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O que eu aprendi?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Observe as imagens a seguir.
a) Classifique as misturas apresentadas nas imagens A e B em homogênea ou heterogênea, justificando sua resposta.
Resposta: Espera-se que os alunos citem que a mistura A é homogênea, pois apresenta uma única fase. Já a mistura B é heterogênea, pois apresenta mais de uma fase – mais especificamente, duas fases.
b) Explique como você faria para separar o sal das misturas apresentadas nas imagens A e B.
Resposta nas orientações ao professor.
2. As afirmativas a seguir se referem às transformações da matéria. Leia-as e classifique-as como verdadeiras ou falsas. Para as afirmativas que você identificar como falsas, elabore uma justificativa.
a) A matéria pode sofrer apenas transformações físicas.
Resposta: Falsa, pois a matéria também pode sofrer transformações químicas.
b) A transformação que ocorre em um fósforo aceso pode ser evidenciada pela produção da chama, por exemplo.
Resposta: Verdadeira.
c) As transformações físicas da matéria envolvem a formação de novos materiais.
Resposta: Falsa, pois são as transformações químicas que envolvem a formação de novas substâncias, com características distintas do material original.
d) Entre as evidências de transformações químicas, podemos citar a formação de gases, a emissão de luz e calor e a mudança de cor.
Resposta: Verdadeira.
e) A liberação de gás carbônico no preparo de um bolo é responsável pelo crescimento da massa e é uma evidência de transformação química da matéria.
Resposta: Verdadeira.
f) O ato de quebrar o ovo para adicioná-lo à massa de bolo representa uma transformação física.
Resposta: Verdadeira.
g) A liberação de calor e a emissão de luz são evidências da ocorrência de uma transformação física.
Resposta: Falsa, pois a liberação de calor e a emissão de luz são evidências da ocorrência de transformação química.
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3. Observe as imagens a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Tradução: Alexandre Lins Verneck et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 119, 147.
a) Identifique o nível de organização do corpo humano representado em cada uma das imagens. Para isso, forme pares com as letras das imagens e os números dos níveis de organização apresentados a seguir.
1. organismo
2. sistema
3. célula
4. tecido
5. órgão
Resposta: A – 2; B – 5; C – 1; D – 4; E – 3.
b) Escolha um outro ser vivo pluricelular, diferente do ser humano, e elabore um esquema mostrando os níveis de organização apresentados no item a, do mais simples ao mais complexo.
Resposta nas orientações ao professor.
Versão adaptada acessível
b) Escolha outro ser vivo pluricelular, diferente do ser humano, e elabore uma explicação incluindo os níveis de organização apresentados no item a, do mais simples ao mais complexo.
Resposta: Espera-se que os alunos sugiram a seguinte organização: célula tecido órgão sistema organismo. É esperado também que mencionem em suas explicações que a organização partiu da célula, pois essa é a unidade básica estrutural e funcional de um ser vivo. Na sequência, foi incluído o termo tecido, pois ele se refere a um conjunto de células semelhantes que atuam juntas para realizar um papel específico. Depois, foi incluído o termo órgão, pois ele é formado por dois ou mais tecidos que atuam conjuntamente na realização de determinado papel. Em seguida, apresentou-se o sistema, pois este é formado por um conjunto de órgãos que contribuem para a realização de determinado papel no organismo. Por fim, há o organismo, que é formado por um conjunto de diferentes sistemas.
4. Observe a imagem a seguir.
a) Como o aparato apresentado na imagem pode auxiliar na contagem do tempo?
Resposta nas orientações ao professor.
b) Por que a sombra projetada pela haste muda ao longo do dia e ao longo do ano?
Resposta: Espera-se que os alunos respondam que isso ocorre porque a projeção da sombra tem relação direta com a posição aparente do Sol no céu. Essa posição muda ao longo do dia, como resultado do movimento de rotação da Terra. Ao longo do ano, a posição aparente do Sol no céu também se altera. Isso ocorre como resultado dos movimentos de rotação e de translação da Terra e do eixo de inclinação de rotação do planeta.
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5. Considere que uma pessoa não acredite que a Terra tenha diferentes camadas, desde sua estrutura interna à atmosfera. Elabore um esquema, com textos e imagens, com o objetivo de convencer essa pessoa da existência dessas camadas, descrevendo e explicando a importância de cada uma delas.
Resposta nas orientações ao professor.
Versão adaptada acessível
5. Considere que uma pessoa não acredite que a Terra tenha diferentes camadas, desde sua estrutura interna à atmosfera. Elabore um texto com o objetivo de convencer essa pessoa da existência dessas camadas, descrevendo e explicando a importância de cada uma delas.
Resposta: O objetivo desta questão é levar os alunos a retomar os conhecimentos a respeito das camadas da Terra e da atmosfera terrestre. Espera-se que mencionem as seguintes camadas formadoras da Terra, partindo da mais interna até a mais externa: núcleo interno, núcleo externo, manto inferior, manto superior e crosta. Com relação à atmosfera terrestre, é esperado que os alunos citem, da camada mais próxima da superfície à mais distante: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
6. Copie as frases a seguir em uma folha de papel avulsa, substituindo os símbolos pelas palavras adequadas entre parênteses.
a) Pessoas com miopia têm dificuldade de enxergar objetos ▲ (próximos/distantes). Isso ocorre porque a imagem é formada◗ (antes/depois) da retina. A correção desse problema de visão é feita com lentes ● (cilíndricas/convexas/côncavas).
Resposta: distantes; antes; côncavas.
b) Pessoas com hipermetropia têm dificuldade de enxergar objetos █ (próximos/distantes). Isso ocorre porque a imagem é formada ◆ (antes/depois) da retina. A correção desse problema de visão é feita com lentes ◖ (cilíndricas/convexas/côncavas).
Resposta: próximos; depois; convexas.
c) Pessoas com astigmatismo enxergam os objetos com pouca nitidez. Isso ocorre porque a ◗ (espessura/curvatura) da córnea é irregular ou porque a lente do olho tem alterações em sua superfície. A correção desse problema de visão é feita com lentes █ (cilíndricas/convexas/côncavas).
Resposta: curvatura; cilíndricas.
7. Observe a situação a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
a) Explique por que as situações representadas nas imagens A e B podem evidenciar a esfericidade da Terra.
Resposta: Espera-se que os alunos mencionem que, por causa do formato aproximadamente esférico da Terra, à medida que a embarcação se afasta do observador, além de a imagem dela diminuir de tamanho, deixamos de enxergar algumas de suas partes, até que ela desapareça no horizonte. Se a Terra tivesse formato plano, isso não aconteceria. Nesse caso, veríamos apenas diminuir de tamanho, até que desaparecesse do nosso campo de visão.
b) Cite outra evidência, diferente da apresentada no item a, de que o formato da Terra é aproximadamente esférico.
Resposta nas orientações ao professor.
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8. As palavras a seguir se referem a diferentes tipos de rochas.
sedimentares
metamórficas
magmáticas
a) Identifique o tipo de rocha a que se refere cada uma das afirmativas a seguir.
Rochas originadas da transformação de outras rochas. Sua formação ocorre, geralmente, em áreas profundas da crosta terrestre, onde são encontradas condições como elevadas temperatura e pressão.
Resposta: Metamórficas.
Rochas originadas do resfriamento do magma. Essas rochas podem se formar tanto na superfície quanto no interior da crosta terrestre.
Resposta: Magmáticas.
Rochas originadas da compactação de fragmentos de outras rochas. Esses fragmentos se depositam, geralmente, em porções mais baixas do terreno e dão origem a camadas.
Resposta: Sedimentares.
b) Qual dos tipos de rocha citados está relacionado com a formação de fósseis? Explique sua resposta.
Resposta: Espera-se que os alunos respondam que as rochas sedimentares estão relacionadas com a formação de fósseis. Isso porque, durante a formação dessas rochas, a deposição de camadas pode aprisionar um ser vivo. Este fica protegido da ação dos organismos decompositores e suas partes ou vestígios são conservados ao longo do tempo.
9. Observe a imagem a seguir.
a) Explique como o sistema nervoso atua na realização da manobra apresentada na imagem.
b) Explique como ocorre a interação entre as articulações e os sistemas muscular, ósseo e nervoso para a realização dessa manobra de skate.
c) O uso de drogas psicoativas poderia interferir na realização de manobras de skate, como a mostrada na foto? Justifique sua resposta.
Respostas nas orientações ao professor.
10. Pense em uma tecnologia que você utiliza em seu dia a dia. Agora, em uma folha de papel avulsa, descreva alguns benefícios que ela traz para o seu cotidiano. Depois, descreva possíveis impactos socioambientais que podem ser associados a essa tecnologia.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levar os alunos a refletir sobre o consumo consciente de bens e tecnologias, reconhecendo os benefícios e os possíveis impactos socioambientais associados a eles.