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CAPÍTULO

6 Doenças transmissíveis e doenças não transmissíveis

Leia o trecho de reportagem a seguir.

Falta de saneamento básico causa mais de 273 mil internações em 2019

[...]
No Brasil, a falta de saneamento básico sobrecarregou o sistema de saúde com 273.403 internações por doenças de veiculação hídrica em 2019, um aumento de 30 mil hospitalizações na comparação com ano anterior, além de 2.734 mortes. A incidência de internações foi de 13,01 casos por 10 mil habitantes, o que gerou gastos de R$ 108 milhões ao país naquele ano.
[...]

BOEHM, Camila. Falta de saneamento básico causa mais de 273 mil internações em 2019. Agência Brasil, 5 out. 2021. Disponível em: https://oeds.link/9ep3iD. Acesso em: 30 jun. 2022.

Questão 1. Ícone atividade oral. Cite os principais serviços de saneamento básico.

Questão 2. Ícone atividade oral. Em sua opinião, por que a falta de acesso a saneamento básico pode interferir na saúde da população?

Questão 3. Ícone atividade oral. Por que a falta de saneamento básico, mesmo que por parte da população, pode ser considerada um problema de saúde pública no país?

Ao responder às questões propostas e ao estudar o capítulo anterior, você deve ter percebido que o acesso a serviços de saneamento básico é fundamental para a manutenção da saúde humana. Além disso, outros cuidados também são essenciais para nos mantermos saudáveis, como ter bons hábitos de higiene pessoal, manter a limpeza dos ambientes que frequentamos, ter uma alimentação variada e equilibrada, praticar atividade física regularmente e incluir na rotina atividades de lazer que promovam o bem-estar social e emocional.

Mesmo que tenhamos hábitos que ajudem a manter a saúde, há momentos em que ficamos doentes. As doenças podem ou não ser transmitidas de uma pessoa para outra e apresentam causas e tratamentos distintos. Neste capítulo, vamos estudar mais a respeito desse assunto.

Doença:
condição caracterizada por um conjunto reconhecível de sinais e sintomas.

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Doenças transmissíveis

Leia o trecho da história em quadrinhos a seguir.

Tirinha com cinco quadrinhos. Q1. Um cacique diz: 'Agora quem falta eu enfrentar?'.  Q2. O cacique está olhando para uma pessoa com roupas de caçador, botas, capacete e uma rede nas costas. O cacique diz: 'Um caraíba!'. A palavra 'Caraíba' está destacada.  Q3. A pessoa espirra na direção do cacique, e dela saem balões com a onomatopeia: 'Atchim!', 'Atchim!'.  Q4. O cacique está desorientado, com várias espirais desenhadas ao redor dele.  Q5. No interior de uma oca, o cacique está desacordado, deitado e coberto com uma coberta. Um indígena com um chocalho na mão e um cocar de penas está dizendo para várias pessoas e crianças na entrada da oca: 'Pra derrotar o nosso cacique, só mesmo um caraíba cheio de maus espíritos!'.
Na imagem, a palavra caraíba está destacada.

SOUSA, Mauricio de. O invencível cacique Ubiraci. Chico Bento, São Paulo, Globo, abr. 1990. p. 18.

Caraíba:
entre os indígenas do século XVI e falantes do tupi antigo, esse termo se refere ao homem branco, europeu.

Questão 4. Descreva no caderno o que pode ter acontecido com o cacique nessa história.

Questão 5. Ícone atividade oral. Em sua opinião, no último quadrinho, o que o pajé quis dizer com derrotar? Ao ser derrotado, como o cacique ficou?

Questão 6. Ícone atividade oral. Explique se você considera que a situação mostrada na história em quadrinhos pode acontecer com outras pessoas, como você.

Ao longo dos anos, diferentes argumentos foram utilizados para explicar as doenças. Durante a Antiguidade, por exemplo, acreditava-se que as doenças tinham causas sobrenaturais. Pensava-se que elas eram enviadas por deuses como castigo pela desobediência e pecados cometidos. Ainda hoje, alguns povos, como certos grupos indígenas, acreditam na causa sobrenatural das doenças.

Também na Antiguidade, o médico grego Hipócrates (460 a.C.-370 a.C.) começou a relacionar fatores ambientais à causa das doenças.

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No final do século XVII, o cientista holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723) observou, com o auxílio de um microscópio, a presença de seres vivos microscópicos em uma gota de água, provavelmente bactérias e protozoários. Com essa observação, Leeuwenhoek revelou um mundo microscópico que até então era desconhecido pela comunidade científica.

A relação entre seres vivos microscópicos e determinadas doenças foi demonstrada na segunda metade do século XIX, pelo médico alemão Robert Koch (1843-1910). Essa relação é estudada, por exemplo, nas chamadas doenças transmissíveis, as quais são causadas por agentes infecciosos ou seus produtos tóxicos e podem ser transmitidas de uma pessoa para outra, como a doença adquirida pelo cacique na história em quadrinhos.

As doenças transmissíveis podem ser causadas por agentes infecciosos, como vírus, algumas bactérias, alguns protozoários e alguns vermes.

Vírus:
estruturas microscópicas que não são capazes de se reproduzirem fora de uma célula hospedeira e que causam doenças infecciosas.

Doenças causadas por vírus

Questão 7. Ícone atividade oral. Conte aos colegas o que você sabe sobre os vírus.

As doenças transmissíveis causadas por vírus são chamadas viroses. Recentemente, uma virose que afeta principalmente o sistema respiratório infectou e causou a morte de milhões de seres humanos, a COVID-19. Essa doença é causada por um tipo de vírus, o coronavírus, denominado SARS-CoV-2.

Glossário

O primeiro caso de COVID-19 foi notificado na China, em dezembro de 2019. No entanto, em poucos meses se espalhou para diversas regiões do mundo e, no início de 2020, foi considerada uma pandemia.

Fotografia. Uma forma esférica laranja e marrom com projeções irregulares em forma de haste ao redor. Ela está sobre um fundo verde.
Coronavírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 72.000 vezes. Colorizada em computador.

Questão 8. Ícone atividade oral. Qual é a forma de transmissão da COVID-19 e como é possível preveni-la?

Questão 9. Ícone atividade oral. Você ou algum familiar já foi infectado pelo vírus da COVID-19? Se sim, comente com os colegas quais sintomas você ou esse parente apresentou e quais cuidados foram necessários.

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Os vírus são estruturas microscópicas que, de modo geral, contêm material genético (DNA ou RNA), são envoltos por uma cápsula proteica (capsídeo) e não têm mecanismos próprios para produzir cópias de si, ou seja, replicar-se. Por isso, os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, eles dependem das células dos seres vivos para se replicarem. Alguns vírus, como o SARS-CoV-2, também têm um envelope, composto de lipídios, carboidratos e proteínas.

No SARS-CoV-2, o capsídeo encontra-se intimamente ligado ao material genético (RNA), sendo chamado nucleocapsídeo.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Uma esfera, em corte, de coloração cinza irregular, com estruturas de formato aproximadamente cônico, formada por filamentos vermelhos, que atravessam a superfície da esfera, chamado de envelope, ficando com a parte estreita do lado de dentro da esfera e parte larga para fora. No interior da esfera há vários filamentos de cor amarela e rosa, com a seguinte indicação: nucleocapsídeo contendo em seu interior o material genético, abre parênteses, RNA, fecha parênteses, do vírus.
Representação da estrutura do SARS-CoV-2 em corte.

Fonte de pesquisa: UZUNIAN, Armênio. Coronavírus SARS-CoV-2 e Covid-19. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, n. 56, 2020. Disponível em: https://oeds.link/lA0tdO. Acesso em: 5 ago. 2022.

Devido a essas e outras características, atualmente, os vírus não são considerados seres vivos pela maioria dos cientistas. No entanto, essa questão continua em discussão no meio científico.

A seguir, vamos estudar alguns exemplos de viroses.

A gripe é uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida por meio de gotículas de saliva contaminadas com o vírus da gripe. Essas gotículas podem ser inaladas ou entrar em contato com as mucosas, como a dos olhos e da boca, de outra pessoa, infectando-a.

A pessoa infectada pelo vírus da gripe pode manifestar sintomas, como cansaço, dor de garganta, dor de cabeça e febre.

Fotografia. Duas formas circulares azuis com uma região de coloração escura bem definida ao redor de cada uma delas. Elas estão sobre um fundo preto e branco.
Vírus influenza B, um dos causadores da gripe. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 220.000 vezes. Colorizada em computador.

O vírus HIV é o agente causador da síndrome da imunodeficiência adquirida (aids). Ele pode ser transmitido de uma pessoa para outra, por meio do contato sexual sem o uso de preservativos, pelo compartilhamento de seringas contaminadas, por meio de transfusão de sangue contaminado, da mãe contaminada para o feto durante a gestação, entre outras maneiras.

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Quando o vírus HIV entra em contato com o organismo, ele ataca células de defesa específicas do corpo humano, deixando o organismo suscetível ao desenvolvimento de outras doenças. Analise a imagem a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Recorte de uma célula do corpo humano sendo invadida por um vírus. Marcada com o número 1, a célula do vírus, que é uma forma circular com várias estruturas pequenas em formato de 'T' na sua superfície, está em contato com outra forma circular maior, a célula do corpo humano, que possui algumas estruturas aproximadamente retangulares em parte de sua superfície, no local em que há o contato com o vírus. Dentro do vírus, marcado com a letra A, há uma estrutura oval com dois filamentos laranjas em zigue-zague em seu interior. Marcado com a letra B, a forma circular maior, é composta por uma esfera com dois filamentos azuis em zigue-zague em seu interior, que está ligada a estruturas alongadas e curvadas. Ao lado, há três estruturas ovaladas, cada uma contendo um filamento rosa em zigue-zague.
Ilustração. Recorte de uma célula do corpo humano sendo invadida por um vírus. Marcado com o número 2, metade da forma circular menor se integrou a forma circular maior, formando uma única estrutura circular com um semicírculo em sua lateral. A superfície externa desse semicírculo ainda contém as estruturas em formato de 'T'. Marcado com a letra C, a forma oval do vírus se rompeu e os filamentos laranjas estão indo em direção à esfera com os filamentos azuis, marcados com a letra D.
Ilustração. Recorte de uma célula do corpo humano sendo invadida por um vírus. Marcado com o número 3 está a forma circular com o semicírculo contendo as estruturas em formato de 'T' na superfície externa. A esfera no interior dessa forma contém dois filamentos em zigue-zague mais longos, cada um deles apresentando uma metade laranja e a outra azul. Uma seta partindo da esfera aponta para outros dois filamentos laranjas em zigue-zague, que estão indo em direção ao semicírculo e apresentam o início da formação de uma estrutura oval em volta deles. Marcado com a letra E, uma seta partindo do semicírculo aponta para uma nova forma circular pequena, com as estruturas em formato de 'T' em sua superfície e uma forma oval com filamentos laranjas em zigue-zague em seu interior.

Representação simplificada da invasão do vírus HIV em uma célula do corpo humano.

1. Ao infectar o corpo humano, o vírus HIV (A) invade determinados leucócitos (B).

2. Após determinados processos metabólicos, o material genético do vírus (C) se integra ao material genético da célula infectada (D).

3. Utilizando as estruturas da célula humana, o HIV passa a se multiplicar em seu interior, formando novos vírus (E), que são liberados da célula infectada.

Fonte de pesquisa: ABBAS, Abul K.; LICHTMAN Andrew H.; PILLAI, Shiv. Imunologia básica: funções e distúrbios do sistema imunológico. Tradução: Bárbara A. L. Martins. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. p. 236.

Leucócito:
célula sanguínea que participa do processo de defesa e imunidade do organismo.

Embora os cientistas continuem estudando o vírus HIV e a aids, ainda não existe uma cura definitiva para a doença. No entanto, os tratamentos existentes diminuíram a mortalidade das pessoas com HIV e permitem que elas convivam com o vírus sem desenvolver grande parte dos sintomas, melhorando sua qualidade de vida.

O sarampo é uma virose que causa febre, tosse, secreção lacrimal e manchas avermelhadas na pele. Ela é considerada altamente transmissível e pode ser transmitida pelo contato direto com pessoas infectadas e pelo contato com gotículas de saliva contaminadas.

Fotografia de vários vírus com formato arredondado. O interior deles é amarelo, com alguns filamentos laranjas, e suas bordas tem três camadas em sequência com coloração diferente: roxo, amarelo e vermelho, de dentro para fora. Um dos vírus, marcado com a letra A, está ligado a uma estrutura maior, de coloração cinza e borda amarela, que aparece parcialmente na imagem e esta indicada com a letra B.
Morbilivírus, causador do sarampo, em meio a células hospedeiras. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 107.000 vezes. Colorizada em computador. Nessa imagem, uma cópia do vírus (A) está sendo liberada da célula infectada (B).

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Doenças causadas por bactérias

O corpo humano tem uma grande quantidade de bactérias. Muitas delas são essenciais ao bom funcionamento do organismo. Por exemplo, há bactérias que vivem nos intestinos, onde auxiliam em atividades como a digestão dos alimentos e a formação das fezes.

Porém, também existem espécies de bactérias que podem prejudicar o organismo, causando doenças. Por exemplo, as bactérias que causam a cólera e a leptospirose.

O ser humano pode desenvolver cólera ao ingerir água e alimentos contaminados pela bactéria Vibrio cholerae.

Alguns sintomas da cólera incluem diarreia intensa, vômitos e dor abdominal. A diarreia e o vômito podem causar a desidratação e, em casos mais graves, provocar a morte.

Fotografia de uma bactéria com forma alongada e cilíndrica de cor laranja, levemente curvada, com extremidades arredondadas e um filamento comprido e fino em uma de suas extremidades.
Vibrio cholerae, bactéria causadora da cólera. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 6.000 vezes. Colorizada em computador.

A leptospirose é uma doença causada pela bactéria Leptospira interrogans, presente na urina de animais infectados, como ratos.

A maior ocorrência da doença está relacionada a centros urbanos que costumam ser afetados por enchentes. Nesses casos, a água da chuva acumulada é contaminada ao se misturar com a urina de ratos infectados que habitam as tubulações de esgoto, por exemplo.

A infecção do ser humano ocorre pelo contato da pele e de mucosas com a água contaminada pela bactéria Leptospira interrogans.

A pessoa com leptospirose pode apresentar sintomas como febre e dores de cabeça e no corpo. As formas mais graves da doença podem, por exemplo, prejudicar o funcionamento dos rins e causar hemorragias, levando à morte.

Fotografia de uma bactéria com forma espiralada e alongada de cor laranja e vermelha.
Leptospira interrogans, bactéria causadora da leptospirose. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 15.000 vezes. Colorizada em computador.

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Doenças causadas por protozoários

Alguns protozoários são parasitas de seres humanos e causam doenças. Em muitos casos, esses protozoários são transmitidos ao ser humano pela picada de um inseto, como é o caso da doença de Chagas e da malária.

O protozoário Trypanosoma cruzi é o responsável por causar a doença de Chagas. Em geral, ele é transmitido ao ser humano por meio das fezes do inseto conhecido como barbeiro ou chupança. Ao picar o ser humano, o inseto defeca próximo ao local da picada. Caso as fezes estejam contaminadas com o protozoário, ele pode penetrar no corpo humano pelo orifício da picada e infectar o organismo.

Fotografia. Um inseto ovalado e achatado, de cor preta com listras vermelhas. Possui uma cabeça pequena três pares de pernas longas e finas. Ele está sobre a folha de uma planta.
Inseto barbeiro (Triatoma infestans).

Inseto barbeiro: pode atingir aproximadamente 39 , 5   mm de comprimento.

Fotografia de um protozoário de coloração avermelhada e forma irregular.
Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 52.000 vezes. Colorizada em computador.

Doenças causadas por vermes

Algumas doenças transmissíveis são causadas por animais invertebrados, conhecidos popularmente como vermes. No corpo humano, os vermes causam doenças conhecidas como verminoses, por exemplo, a esquistossomose, a teníase, a ascaridíase e a ancilostomose.

A esquistossomose é causada pelo verme Schistosoma mansoni. Os ovos desse verme são eliminados nas fezes de pessoas contaminadas. Em um ambiente aquático contaminado por essas fezes, as larvas do verme eclodem dos ovos e infectam caramujos que vivem nesse ambiente. Quando um ser humano entra em contato com esse corpo de água, as larvas de S. mansoni podem penetrar na pele ou nas mucosas, contaminando-o.

Fotografia. Dois vermes, um está em cima do outro. Marcado com a letra A, um verme cilíndrico, alongado e fino de cor rosa, que está em cima de um verme maior, marcado com a letra B. Ele também possui formato cilíndrico, coloração cor azul e uma abertura superficial na parte de cima, ao longo da seção mais longa. Em uma das extremidades há uma ventosa e uma ponta afunilada.
Fêmea (A) e macho (B) de Schistosoma mansoni. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 50 vezes. Colorizada artificialmente.

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Geralmente, a pessoa com esquistossomose apresenta sintomas como o aumento do tamanho do baço e do fígado em razão das inflamações causadas pela presença do verme e de seus ovos. Por esse motivo, essa doença é conhecida popularmente como barriga-d'água.

A teníase é uma doença causada por vermes chamados tênias, pertencentes ao gênero Taenia.

Fotografia. Um verme com forma aproximadamente cilíndrica, segmentada da metade para cima,  com uma cabeça contendo ventosas e uma estrutura côncava com pontas similares à ganchos.
Taenia solium. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 20 vezes. Colorizada artificialmente.

O ser humano adquire a teníase ao ingerir carnes de boi ou porco cruas ou malcozidas contendo larvas do verme. Essas larvas se deslocam até o intestino humano, onde se desenvolvem até a fase adulta.

Os sintomas da teníase incluem náuseas, vômitos, dores abdominais, alterações de apetite, cansaço e perda de peso.

A ascaridíase é uma doença causada pela lombriga (Ascaris lumbricoides), que se instala no intestino dos seres humanos.

Fotografia. Dois parasitas cilíndricos e alongados, com as pontas afuniladas, com coloração amarelada. Marcado com a letra A, um parasita maior. Marcado com a letra B, um parasita menor, que esta mais curvado e com uma de suas pontas enrolada.
Fêmea (A) e macho (B) de Ascaris lumbricoides.

Ascaris lumbricoides: pode atingir, aproximadamente, 30   cm (macho) e 35   cm (fêmea) de comprimento.

Essa doença pode ser adquirida pela ingestão de água ou alimentos contaminados com os ovos de A. lumbricoides. No organismo humano, as larvas eclodem dos ovos e passam a maior parte do tempo no intestino, onde se alimentam dos nutrientes ingeridos pela pessoa contaminada. Por isso, um dos possíveis sintomas da ascaridíase é a subnutrição.

Durante seu desenvolvimento no corpo humano, o verme pode migrar para outras partes do corpo, como os pulmões, e provocar tosse, pneumonia e febre.

A ancilostomose é uma doença causada por ancilóstomos, como Ancylostoma duodenale e Necator americanus, que parasitam o intestino delgado do ser humano.

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A fixação do verme na parede intestinal pode causar lesões e sangramento, que, por sua vez, deixam a pessoa anêmica e, consequentemente, com a pele amarelada. Por causa disso, a ancilostomose é popularmente conhecida como amarelão.

A contaminação acontece quando larvas do verme, presentes em solo contaminado, penetram a pele do corpo humano, atingem a circulação sanguínea e passam por diversos órgãos até chegar ao intestino.

A ingestão de água e de alimentos com as larvas do verme causador da ancilostomose também pode causar a contaminação.

Fotografia da uma extremidade de um verme, aproximadamente cilíndrico e de com coloração cinza. Marcado com a letra A, a cabeça do verme, que apresenta uma abertura com quatro estruturas pontiagudas na parte de cima.
Parte do corpo de Ancylostoma duodenale com destaque para a estrutura cortante que possibilita a fixação do verme na parede intestinal (A). Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 250 vezes. Colorizada em computador.

Ancylostoma duodenale: pode atingir aproximadamente 13   mm de comprimento.

Prevenção de doenças transmissíveis

A prevenção das doenças transmissíveis envolve diferentes medidas, a depender do seu modo de transmissão. A seguir, vamos estudar alguns modos de prevenção de doenças transmissíveis.

Higiene pessoal

Algumas doenças, como certas verminoses, viroses e algumas causadas por bactérias, podem ser prevenidas com medidas de higiene pessoal. Entre essas medidas está a lavagem das mãos.

Durante a pandemia de COVID-19, uma das orientações para se evitar a contaminação pelo vírus SARS-CoV-2 foi a lavagem das mãos com água e sabão. Afinal, qual é a importância dessas medidas?

Ao lavar as mãos, sujeira e possíveis agentes causadores de doenças são eliminados delas. Isso evita, por exemplo, que esses agentes penetrem no corpo humano ao encostar as mãos em mucosas, como a da boca e dos olhos, ou ao manipular alimentos.

Fotografia das mãos de uma pessoa. Elas estão ensaboadas, em uma pia, sendo enxaguadas sob a água corrente de uma torneira aberta.
Pessoa lavando as mãos com água e sabão.

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A lavagem das mãos também é essencial após ir ao banheiro e antes das refeições. Isso é importante para evitar que possíveis agentes infecciosos, presentes nas fezes, sejam mantidos nas mãos e contaminem objetos e alimentos, por exemplo, que forem manipulados por essa pessoa.

Outros cuidados, como o uso de calçados, também ajudam a evitar algumas doenças transmissíveis, por exemplo, a ancilostomose, pois evita o contato com as larvas do verme – que estão presentes em solo contaminado – com alguma parte do corpo do indivíduo.

Acesso a saneamento básico

Algumas doenças, como cólera, ancilostomose, ascaridíase, teníase e esquistossomose estão relacionadas à falta de acesso a saneamento básico. De modo geral, a disseminação dessas e de tantas outras doenças está relacionada à contaminação da água, do solo e dos alimentos pelas fezes de pessoas doentes, contendo o parasito ou seus ovos.

Dessa forma, a coleta e o tratamento de esgoto, bem como o tratamento da água, são essenciais para evitar a infecção do ambiente e, consequentemente, das pessoas.

Mesmo em locais com acesso à água tratada, é necessário realizar o tratamento caseiro da água. Esse tratamento pode ser feito por meio da fervura ou do uso de filtros domésticos, por exemplo. Essas medidas ajudam a eliminar possíveis agentes causadores de doenças que não tenham sido eliminados durante o tratamento de água nas Estações de Tratamento ou que tenham contaminado a água ao longo do seu percurso até as residências.

Fotografia. Uma mão segurando um copo que está sendo preenchido com água retirada da torneira de um filtro.
Pessoa retirando água para beber de um filtro.

Outras doenças, como a leptospirose, podem estar associadas à falta de outros serviços de saneamento básico, por exemplo, a coleta de resíduos sólidos e o manejo das águas pluviais.

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O descarte inadequado de resíduos sólidos, aliado à falta de coleta desses materiais, promove o acúmulo de resíduos no ambiente, o que pode atrair ratos para os centros urbanos. Além disso, esses resíduos sólidos podem entupir bueiros e a rede de drenagem da água das chuvas, agravando o problema das enchentes em períodos de alta pluviosidade.

Pluviosidade:
refere-se ao volume de chuva que cai em determinado local.
Fotografia. Um local alagado com água marrom e uma estrutura de concreto ao fundo, com aberturas retangulares, cercado por uma grande quantidade de resíduos sólidos. Há árvores, motos e carros nas proximidades.
Resíduos sólidos acumulados na comporta do canal Ponte de Tabuas e alagamento durante forte chuva, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 2019.

Cuidados com os alimentos

Alguns alimentos que ingerimos podem estar contaminados com agentes causadores de doenças. Entre as principais causas de contaminação por alimentos estão aquelas relacionadas à falta de higiene durante o preparo e a ingestão desses alimentos. Portanto, é preciso ter alguns cuidados com os alimentos, a fim de evitar certas doenças transmissíveis, como ascaridíase. Leia alguns desses cuidados a seguir.

  • Alguns agentes, que causam doenças, como certos vírus e algumas bactérias, podem permanecer no alimento mesmo após a lavagem. Por isso, orienta-se deixar frutas, legumes e verduras em repouso por cerca de 15 minutos em uma mistura de água potável e solução de hipoclorito de sódio, também chamada água sanitária. Essa mistura pode ser feita adicionando 1 colher de sopa de água sanitária a 1   L de água potável.
  • Os alimentos devem ser mantidos protegidos de insetos, como moscas. Isso porque eles podem pousar em fezes contaminadas e, consequentemente, transportar em suas pernas ou asas agentes causadores de doenças, transferindo-os aos alimentos.
Fotografia de duas mãos vestidas com luvas lavando diversas frutas que estão em um recipiente cheio de líquido incolor.
Pessoa higienizando frutas em solução de água potável com hipoclorito de sódio.

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  • Alguns alimentos, como carnes, leites e seus derivados, devem ser mantidos sob refrigeração. Além de evitar o contato com moscas e outros insetos, o crescimento de diversos microrganismos é reduzido ou inibido em baixas temperaturas.
  • Alguns alimentos, como carnes, devem ser consumidos bem cozidos ou assados, pois isso ajuda a eliminar possíveis agentes causadores de infecções alimentares e outras doenças, como a teníase. Além disso, é preciso atentar para que as carnes apresentem o selo de fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que garante, por exemplo, as condições sanitárias do produto.
Fotografia de parte de uma embalagem com um selo escrito: Ministério da Agricultura. Brasil. Inspecionado. 1686. S I F.
Embalagem de carne com o selo de fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Controle e eliminação de vetores

A transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya, bem como doença de Chagas, envolve vetores, os quais são essenciais para que o ciclo de vida do parasito se complete. Sendo assim, uma das maneiras de se evitar a transmissão dessas e outras doenças de transmissão semelhante é controlando e eliminando esses vetores.

Esse controle depende de características do ciclo de vida de cada vetor. Por exemplo, no caso do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, os ovos são depositados na água, onde eclodem as larvas. Sendo assim, não deixar acumular água no ambiente, eliminando seus possíveis criadouros, é uma importante medida de controle desse inseto, uma vez que ela impede que novos indivíduos sejam formados.

Fotografia. Duas mãos, uma segurando um pequeno vaso com uma planta e a outra despejando água de um recipiente circular.
Pessoa eliminando água acumulada em vaso de planta.

Questão 10. Ícone atividade oral. Converse com os colegas sobre quais das medidas de prevenção de doenças transmissíveis, estudadas até o momento, você costuma realizar em seu dia a dia.

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Vacinação

Leia as manchetes a seguir.

Após início da vacinação, casos de Covid-19 em profissionais de saúde caem 36%

Disponível em: https://oeds.link/1ocYoL. Acesso em: 22 jun. 2022.

Fiocruz: com avanço da vacinação, mortes e ocupação de UTIs têm queda

Disponível em: https://oeds.link/BEQekV. Acesso em: 22 jun. 2022.

Vacinação explica queda expressiva de números da Covid-19, diz infectologista

Disponível em: https://oeds.link/217FAk. Acesso em: 22 jun. 2022.

Questão 11. Ícone atividade oral. O que você pode concluir após a leitura das manchetes?

Questão 12. Ícone atividade oral. Explique com suas palavras como a vacina contra o SARS-CoV-2 contribuiu para o controle da pandemia de COVID-19.

Como você deve ter percebido nas manchetes, a prevenção de certas doenças transmissíveis, como a COVID-19, pode ser feita por meio da vacinação. Além de prevenir, algumas vacinas também ajudam a tornar os casos de infecção menos graves.

Atualmente, diversas doenças podem ser prevenidas por meio da vacinação. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, anualmente, de 2 a 3 milhões de mortes são evitadas por meio da vacinação contra quatro doenças: difteria, tétano, coqueluche e sarampo.

A vacinação é um direito de todo cidadão e indicada a todas as faixas etárias, desde o nascimento.

Sugestões complementares

No site Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, você tem acesso ao artigo "Doenças preveníveis por meio da vacinação". Além disso, é possível conhecer mais sobre o Programa Nacional de Imunização (PNI).

DOENÇAS preveníveis por meio da vacinação. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: https://oeds.link/g23JDT. Acesso em: 23 jun. 2022.

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Como as vacinas atuam no corpo humano?

As vacinas atuam no sistema imunológico do corpo humano, estimulando o organismo a produzir anticorpos específicos para determinado agente causador de doença. Dessa maneira, o organismo fica preparado para se defender e responder mais rapidamente, caso entre em contato com esse agente. Confira o esquema a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Esquema com ilustrações. Uma silhueta humana representada da cintura para cima, com ilustrações em seu interior, representando a ação de uma vacina. Marcado com o número 1, uma seringa com líquido amarelo, cuja agulha está inserida no braço esquerdo da silhueta. Marcado com o número 2, formas circulares amarelas com cinco semicírculos em sua superfície. Marcado com o número 3, uma esfera roxa dentro de um círculo. Na superfície desse círculo há três estruturas em forma de Y. Uma haste dessa estrutura é reta e está ligada ao círculo; e as outras duas apresentam arcos em suas pontas. Em um desses arcos está encaixado um semicírculo de uma das formas circulares amarelas. Uma seta aponta para a estrutura marcada com o número 4, que é uma forma oval roxa contendo uma esfera dentro e várias estruturas cilíndricas e curvas ao seu lado. Marcado com o número 5, próximo a forma oval, estão estruturas soltas em forma de Y, com duas pontas contendo arcos. Marcado com o número 6, uma das estruturas soltas em forma de Y está com o semicírculo de uma forma circular amarela encaixada em um de seus arcos.
Representação da ação de uma vacina no organismo humano. Nessa imagem, a ativação da célula de defesa está representada pela seta vermelha.

Glossário

As vacinas (1) contêm os agentes infecciosos mortos, atenuados ou seus antígenos. Quando são introduzidos no corpo humano, esses agentes ou seus antígenos (2) são reconhecidos por células de defesa (3). Essas células se tornam ativas (4) e passam a produzir anticorpos específicos (5) contra aquele agente ou antígeno. As células de defesa que foram ativadas podem produzir anticorpos por longos períodos de tempo, proporcionando proteção ao organismo. No caso de uma nova infecção por esse agente ou antígeno, as células de defesa estão aptas a produzir anticorpos específicos, que são capazes de neutralizar rapidamente esse agente infeccioso (6).

Atenuado:
neste caso, refere-se à produção de vacina com agente causador de doença vivo, mas enfraquecido, ou seja, sem a capacidade de causar a doença.

Fonte de pesquisa: ABBAS, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H.; PILLAI, Shiv. Imunologia básica: funções e distúrbios do sistema imunológico. Tradução: Bárbara A. L. Martins. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. p. 8, 10.

De forma geral, uma vacina age apenas contra um agente infeccioso. Por exemplo, a vacina da poliomielite não protege a pessoa contra o sarampo, e vice-versa. No entanto, há vacinas que podem ser unidas em uma única dose, como é o caso da tríplice viral, que é composta por três vacinas e protege o organismo contra sarampo, rubéola e caxumba. No caso desse tipo de vacina, o sistema imunológico é estimulado a produzir anticorpos específicos para cada um dos três vírus, mas nem toda vacina pode ser administrada de forma conjunta.

Embora não existam vacinas para todas as doenças, elas continuam sendo desenvolvidas com o auxílio de pesquisas científicas e da tecnologia.

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O desenvolvimento de vacinas

Leia a manchete a seguir.

10 anos em 10 meses: como cientistas de Oxford criaram em tempo recorde um novo modelo de vacina contra o coronavírus

Disponível em: https://oeds.link/ToRqWq. Acesso em: 23 jun. 2022.

Questão 13. Ícone atividade oral. Converse com um colega sobre como as informações trazidas nas manchetes podem ser relacionadas com a ciência e a tecnologia.

Anualmente, a vacinação é responsável por evitar milhões de mortes ao redor do mundo. A primeira vacina foi idealizada pelo médico britânico Edward Jenner (1749-1823), ainda no século XVIII. Nessa época, a infecção por varíola, um tipo de virose, matava muitas pessoas e era um grave problema de saúde pública.

Na época, Jenner observou que o gado tinha uma doença semelhante à varíola humana e que as pessoas que lidavam com esses animais tinham uma forma mais branda de varíola do que a forma da doença que, geralmente, atingia os seres humanos.

Gravura em preto e branco do médico Edward Jenner. Ele está representado da cintura para cima e seu rosto está levemente virado para a esquerda. Ele tem cabelos claros e está vestindo uma roupa escura com vários botões e um lenço claro enrolado no pescoço.
Gravura de Edward Jenner feita em 1870.

Com base nessas informações, o médico aplicou a secreção de feridas provocadas pela varíola bovina em ferimentos de uma criança de 8 anos, que manifestou a doença de forma branda, com febre e pequenas lesões. Depois, Jenner expôs a mesma criança a secreções contaminadas com o vírus da varíola humana e verificou que a criança não manifestava os sintomas da doença, descobrindo, então, a primeira vacina.

A partir do estudo de Jenner, diversas outras vacinas para diferentes doenças foram desenvolvidas ao longo dos anos. A tecnologia foi e ainda é uma importante aliada dos cientistas no desenvolvimento desses imunizantes. Por exemplo, a tecnologia possibilitou a elaboração de instrumentos que permitiram observar os microrganismos causadores de doenças. Com base nessas informações, os cientistas são capazes de desenvolver vacinas cada vez mais eficazes e em tempo cada vez menor, como mencionado na manchete.

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Para entendermos melhor sobre o desenvolvimento de vacinas ao longo do tempo, analise o gráfico a seguir. Nele, as barras horizontais (laranjas) representam o tempo transcorrido desde o ano em que o agente infeccioso foi relacionado com a doença específica (indicação roxa), até a aprovação da primeira vacina nos Estados Unidos (indicação verde).

Tempo de desenvolvimento de algumas vacinas (1880-2019)

Gráfico de barras horizontais. No eixo horizontal o ano, que vai de 1880 a 2020. No eixo vertical a doença, representadas por letras, que vão de A até L. Os dados são: A: 1880 até depois de 2020; B: 1882 até depois de 2020; C: 1889 até 1981. D: 1907 até depois de 2020; E: 1908 até 1955. F: 1947 até depois de 2020; G: 1953 até 1995; H: 1953 até 1963; I: 1976 até 2019; J: 1981 até 2006; K: 1983 até depois de 2020; L: 2020 até 2020.

Fonte de pesquisa: VANDERSLOTT, Samantha; DADONAITE, Bernadeta; ROSER, Max. Vaccination. Our World in Data, jul. 2015. Disponível em: https://oeds.link/se2X3u. Acesso em: 23 jun. 2022.

A. Malária.

B. Tuberculose.

C. Meningite.

D. Dengue.

E. Poliomielite.

F. Zika.

G. Varicela.

H. Sarampo.

I. Ebola.

J. Papilomavírus humano.

K. Aids.

L. COVID-19.

Como você pôde perceber, embora algumas vacinas ainda estejam sendo desenvolvidas, ao longo dos anos, muitas delas foram produzidas em um período de tempo cada vez menor, com destaque para a da COVID-19.

Durante a pandemia de COVID-19, diferentes vacinas para prevenção da doença foram elaboradas em tempo recorde. Isso foi possível graças à tecnologia e ao conhecimento construído ao longo de séculos, em especial sobre genética.

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Formas de transmissão de doenças

Como você estudou anteriormente, as doenças podem ser transmitidas de diferentes maneiras aos seres humanos. Podemos classificar os modos de transmissão das doenças em direta ou indireta.

A transmissão direta é aquela em que há transferência do agente infeccioso (vírus, bactéria, fungo ou protozoário) diretamente para o ser humano, sem a intervenção de um vetor, ou seja, de outro ser vivo. Essa transmissão pode ocorrer de forma imediata ou mediata.

A transmissão direta imediata é aquela que envolve o contato físico entre a fonte infecciosa e o hospedeiro. É o caso, por exemplo, das infecções sexualmente transmissíveis (IST).

A transmissão direta mediata é aquela em que não existe contato físico direto com a fonte infecciosa e o hospedeiro. Assim, a doença é transmitida por meio de secreções corporais, como a saliva, presentes no ar ou em objetos contaminados. É o caso, por exemplo, da catapora. Verifique a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Esquema representando a transmissão de catapora. Marcado com número 1, uma ilustração de uma pessoa com manchas em toda a pele dando um espirro. Marcado com o número 2, gotículas sendo expelidas pela boca da pessoa. Marcado com o número 3, fotografia do vírus, que tem uma forma circular de cor azul no centro e entorno roxo. Marcado com o número 4, uma pessoa com uma expressão assustada olhando para a pessoa que está espirrando.

3. Vírus varicela-zoster. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 110.000 vezes. Colorizada em computador.

Representação da transmissão da catapora, uma doença transmitida de forma direta mediata.

A catapora é uma virose. Uma pessoa infectada (1) pode espalhar gotículas de saliva contaminadas ao falar, tossir ou espirrar (2). Essas gotículas contêm os vírus causadores da catapora (3), que, ao entrarem em contato com as mucosas de uma pessoa suscetível (4), a contaminam. Assim, a transmissão da doença ocorre pelo contato com secreções contaminadas presentes no ar.

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A transmissão indireta é aquela em que o agente que causa a doença é transmitido de uma pessoa para outra por meio de um propagador, que pode ser um vetor, o solo ou a água contaminados.

A dengue, a chikungunya e a zika são doenças transmitidas de forma indireta. Os vírus que causam essas doenças são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, considerado o vetor delas.

Ao se alimentar do sangue de uma pessoa infectada com o vírus, a fêmea do mosquito adquire esse vírus. Ao picar outras pessoas, esse inseto transmite o vírus a elas por meio de sua saliva contaminada.

Fotografia. Um mosquito sobre a pele de uma pessoa. Ele tem asas na parte de cima do corpo, pernas longas e finas, torax pequeno e abdome comprido com cor vermelha na parte de baixo. Ele tem listras brancas e pretas no corpo e nas pernas. Há uma estrutura longa e fina que se estende da parte frontal da cabeça e que está em contato com a pele da pessoa.
Aedes aegypti se alimentando do sangue de uma pessoa.

Aedes aegypti: pode atingir aproximadamente  7 mm de comprimento.

Fotografia de vírus com formas circulares amarelas com duas camadas ao redor, uma azul e a mais externa vermelha.
Vírus causador da dengue. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 170.000 vezes. Colorizada em computador.

Questão 14. Ícone atividade oral. Qual é a responsabilidade de cada cidadão na prevenção contra a dengue?

A responsabilidade é uma competência que leva o indivíduo a assumir as consequências de seus atos, tendo consciência de que eles podem afetar outras pessoas ao seu redor. Seja responsável! Mantenha limpos os ambientes que você frequenta e a residência em que vive, dando o destino adequado aos resíduos sólidos gerados, a fim de evitar o acúmulo de água. Dessa forma, você previne diversas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Há casos de doenças transmitidas de forma indireta, como a esquistossomose, em que o parasito necessita de um hospedeiro intermediário para se desenvolver antes de se abrigar no hospedeiro definitivo.

Hospedeiro intermediário:
ser vivo que abriga o parasito em sua fase larval.
Hospedeiro definitivo:
ser vivo que abriga o parasito em sua fase adulta.

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Analise a seguir como ocorre o contágio pelo verme causador da esquistossomose.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Esquema com ilustrações. Na margem de um rio há um menino observando um homem pescar. Marcado com o número 1 há um destaque para o abdome do menino, com vermes adultos cilíndricos e curvados, um em cima do outro. Marcado com o número 2, fezes no chão, ao lado do menino. Das fezes, sai uma seta apontando para baixo em direção à água, com destaque para uma estrutura aproximadamente oval, o ovo. Do ovo, sai uma seta apontando para baixo, em direção ao fundo da água, onde está destacado o miracídio, uma larva com formato aproximadamente oval, que está marcada com o número 3. Dele sai uma seta apontando para a esquerda, onde está destacado um caramujo marcado com o número 4. Dele sai uma seta apontando para a esquerda, com destaque para uma estrutura com formato de 'Y', a cercária, com a extremidade da haste mais longa apresentando uma forma oval. Dela sai uma seta apontando para a esquerda, onde está o pé descalço do pescador, marcado com o número 5.
Representação do ciclo de vida do esquistossomo.

Fonte de pesquisa: REY, Luís. Parasitologia: parasitos e doenças parasitárias do homem nos trópicos ocidentais. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. p. 437.

1. No interior do corpo do ser humano parasitado, os vermes se acasalam e ocorre a formação dos ovos. As fêmeas depositam seus ovos nos vasos sanguíneos do intestino da pessoa contaminada.

2. Esses ovos perfuram os vasos sanguíneos, penetram o intestino e são eliminados do corpo da pessoa parasitada por meio das fezes, podendo contaminar os corpos de água existentes no ambiente.

3. Em contato com a água, os ovos se abrem e liberam larvas chamadas miracídios.

4. Os miracídios se movimentam ativamente na água e penetram nas partes moles do corpo do caramujo do gênero Biomphalaria, considerado o hospedeiro intermediário. Nesse hospedeiro, os miracídios se multiplicam e se transformam em outro tipo de larva, chamada cercária.

5 . As cercárias saem do caramujo e se movimentam na água. Essas larvas penetram no corpo do ser humano, considerado o hospedeiro definitivo, por meio da pele. Em seguida, as cercárias migram para o sistema cardiovascular, instalando-se, principalmente, nas veias do intestino e do fígado. Elas crescem e se tornam vermes adultos, reiniciando o ciclo.

Questão 15. Ícone atividade oral. Considerando o ciclo de vida do esquistossomo, quais medidas podem prevenir a esquistossomose?

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O tema é ...

Saúde

Superbactérias

a) Conte aos colegas o que você sabe sobre superbactérias.

Você já deve ter ouvido falar na importância de se tomar medicamentos somente com prescrição médica e seguindo rigorosamente as orientações do profissional da saúde. Além de auxiliar no tratamento da doença, essas recomendações estão relacionadas às superbactérias. Para entender essa relação, leia as informações a seguir.

O que são?

As superbactérias são bactérias que demonstram resistência a diversos tipos de antibióticos e, por isso, é difícil controlar sua proliferação ou eliminá-las do organismo. Elas podem causar diversos problemas de saúde, como pneumonias, infecções do trato urinário, infecções em feridas cirúrgicas e até mesmo evoluir para uma infecção generalizada, levando à morte.

A bactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase é um exemplo de superbactéria. Ela se originou da Klebsiella pneumoniae, bactéria associada a casos de pneumonia e infecções hospitalares. A superbactéria apresenta capacidade de produzir uma enzima que neutraliza a ação de diversos antibióticos.

Fotografia. Uma forma cilíndrica azul-escuro com as extremidades arredondadas, semelhante a uma cápsula. Há uma camada externa envolvendo a forma azul.
Klebsiella pneumoniae. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 92.000 vezes. Colorizada em computador.

Como se desenvolvem as populações de superbactérias?

O surgimento das populações de superbactérias, geralmente, está relacionado ao uso excessivo e inadequado de antibióticos. Quando um tratamento é interrompido antes do tempo ou a dose administrada não é a correta, por exemplo, o medicamento elimina apenas as bactérias mais sensíveis a ele. Enquanto isso, as bactérias mais resistentes permanecem no organismo e se multiplicam, fazendo que esse medicamento se torne ineficaz contra aquelas bactérias.

Outro fator que contribui para o surgimento das superbactérias é a utilização desnecessária de antibióticos, que deve ter seu uso limitado apenas a situações indispensáveis. Os antibióticos devem ser usados apenas quando forem receitados pelo médico, e o tratamento deve seguir exatamente as orientações dadas por ele.

Como ocorre o contágio?

O contágio por superbactérias, geralmente, ocorre pelo contato físico com pacientes portadores dessas bactérias ou com objetos contaminados por elas.

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Onde são encontradas?

As superbactérias são encontradas, principalmente, em ambientes hospitalares. Nesses locais, muitos pacientes são medicados com antibióticos e, algumas vezes, bactérias resistentes podem não ser eliminadas por esses medicamentos. O uso frequente de antibiótico combinado à saúde frágil dos pacientes de um hospital cria um ambiente favorável para a proliferação das superbactérias. Porém, há registros dessas bactérias em outros ambientes, como em rios e praias.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Um ambiente hospitalar contendo uma cama ao centro, um painel acima dela com três objetos circulares, cada um com um ponteiro vermelho. De dois dos objetos circulares saem fios e o outro está acoplado a um pequeno cilindro. Há uma tomada em cada lado do painel. À esquerda, há um monitor na parede e abaixo, uma lixeira com o símbolo de risco biológico. À direita, há outro monitor acoplado a um braço mecânico preso a um objeto quadrado com uma haste no chão.
Representação de ambiente hospitalar que pode conter superbactérias.

Como prevenir?

Alguns cuidados podem ser tomados para prevenir a disseminação das superbactérias no ambiente hospitalar. Por exemplo: isolar o paciente contaminado, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool, limpar e desinfetar equipamentos médicos, e dispor em lixeiras diferenciadas os aventais e os materiais descartáveis imediatamente após o uso. Além disso, é importante que os pacientes sigam as prescrições médicas quanto ao uso do antibiótico, respeitando-se a dosagem e a quantidade de dias do tratamento recomendadas.

Ilustração. Uma pessoa de pé diante de uma pia, com uma das mãos em direção a uma torneira sem registro. Ela está usando uma touca e uma máscara que cobre o nariz e a boca. Na parede, há um porta-toalhas de papel e um porta-detergente. No chão, há um pedal com frisos.
Representação de médico próximo a uma pia para higienizar as mãos.

Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.

1. Explique com suas palavras o que são superbactérias.

2. Que cuidados uma pessoa deve ter ao visitar um paciente no hospital, a fim de prevenir que esse paciente seja infectado por superbactérias?

3. Junte-se a dois colegas e pesquisem sobre a Resolução RDC nº 44, de 326 de outubro de 2010. Em seguida, elaborem um folheto informativo a respeito das superbactérias, incluindo as seguintes informações: como surgem suas populações, quais os riscos desse tipo de bactéria à saúde pública, qual é a importância da resolução pesquisada para o controle das superbactérias e como cada cidadão pode auxiliar nesse controle. Faça cópias dos folhetos e os distribuam para a comunidade escolar, seus familiares ou responsáveis e amigos.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Reescreva em seu caderno apenas a afirmativa correta sobre os vírus.

a) A COVID-19 é uma infecção respiratória causada por bactéria.

b) Vírus são estruturas microscópicas causadoras de doenças capazes de se reproduzirem fora de uma célula hospedeira.

c) Todos os vírus são envoltos por uma cápsula proteica e por um envelope.

d) O vírus causador da aids é o influenza.

e) A vacinação é uma medida preventiva eficaz para doenças causadas por vírus, como o sarampo e a COVID-19.

2. Relacione as formas de transmissão de doenças (A a C) às respectivas definições (1 a 3).

Para isso, forme os pares corretos de letras e números.

A.

Indireta

B.

Direta mediata

C.

Direta imediata

1. Forma de transmissão de doença em que o agente infeccioso é transmitido por meio de secreções corporais contaminadas.

2. Forma de transmissão de doença que envolve o contato físico entre a fonte infecciosa e o hospedeiro.

3. Forma de transmissão de doença em que o agente infeccioso é transmitido de uma pessoa para outra por meio de um propagador (inseto, água ou solo) contaminado.

a) Cite um exemplo de doença transmitida pelas formas citadas nos quadros.

3. Leia o texto a seguir.

"A esquistossomose não pode ser prevenida por medidas de saneamento básico, uma vez que a contaminação ocorre por meio da penetração da larva do esquistossomo no corpo humano e, portanto, a única medida de prevenção é não nadar em água contaminada".

a) Esse texto está parcialmente incorreto. Por quê?

b) Faça em seu caderno um esquema explicativo sobre como ocorre o contágio pelo verme causador da esquistossomose. Indique o hospedeiro intermediário e o definitivo.

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4. Muitas doenças causadas por agentes infecciosos são transmitidas por meio de água e alimentos contaminados.

a) Que medidas podem ser adotadas para melhorar as condições de saneamento do ambiente apresentado na foto?

Fotografia de um córrego. Esse curso de água está no meio de uma cidade, com vegetação em suas laterais e uma saída de esgoto em um de seus lados. Ao redor e dentro do córrego há muito lixo espalhado.
Córrego com resíduos sólidos descartados de maneira inadequada no ambiente e esgoto irregular a céu aberto, no município de São Paulo, SP, em 2019.

b) Que relação existe entre as condições precárias de saneamento e o aumento de doenças transmissíveis? Cite algumas dessas doenças.

5. Leia o trecho de reportagem a seguir e responda às questões propostas.

Falsas teorias sobre a varíola dos macacos circulam na internet

Publicações sugerem que a varíola do macaco estaria relacionada à vacina anticovid [...]. A afirmação é uma falácia, segundo especialistas.

FALSAS teorias sobre a varíola dos macacos circulam na internet. Correio Braziliense, 7 jun. 2022. Disponível em: https://oeds.link/LEykOZ. Acesso em: 25 jun. 2022.

a) Faça em seu caderno um esquema explicativo sobre como a vacina atua no corpo humano.

b) Ao ocorrer disseminação de fake news, como a mostrada no trecho de reportagem, quais são as consequências disso para a saúde do ser humano?

c) De que maneira podemos evitar que esse tipo de falácia seja disseminado entre as pessoas?

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Doenças não transmissíveis

Leia as manchetes a seguir.

OMS alerta para aumento de risco de mortes precoces por diabetes no mundo

Disponível em: https://oeds.link/Kd0dP2. Acesso em: 22 jun. 2022.

Números crescentes de casos de obesidade infantil aumentam risco de diabetes tipo 2 em 50%, aponta estudo

Disponível em: https://oeds.link/RgTvpa. Acesso em: 22 jun. 2022.

Questão 16. Ícone atividade oral. Quais doenças são citadas nas manchetes?

Questão 17. Ícone atividade oral. Explique com suas palavras se é possível uma pessoa diabética ou obesa transmitir a doença a outra pessoa por meio de transmissão direta ou indireta.

Algumas doenças, como diabetes e obesidade, não podem ser transmitidas de uma pessoa para outra e, por isso, são chamadas doenças não transmissíveis. Essas doenças estão relacionadas a diferentes fatores, como os hereditários e os relacionados ao estilo de vida da pessoa, o que inclui alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo, por exemplo.

A diabetes é uma doença caracterizada pela incapacidade do organismo de produzir em quantidades adequadas a insulina, bem como a incapacidade de utilizá-la de modo adequado, o que resulta no excesso de açúcar no sangue. De modo geral, os sintomas incluem aumento na produção de urina e sede excessiva. Além disso, o excesso de açúcar no sangue, a longo prazo, pode prejudicar o funcionamento de vários órgãos e sistemas do corpo. O tratamento pode incluir alimentação adequada e administração de insulina.

Glossário

Já a obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo. A obesidade está associada a diversos fatores, como os genéticos e aqueles referentes ao estilo de vida. Nesse último caso, o consumo exagerado de alguns alimentos – como aqueles ricos em carboidratos e lipídios –, associado ao sedentarismo, pode causar a obesidade. Além de ser uma doença, a obesidade pode estar associada à ocorrência de diversas outras doenças não transmissíveis, como a diabetes e a hipertensão arterial.

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A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pela pressão elevada do sangue no interior das artérias. Ela pode incluir sintomas, como dores de cabeça e no peito, tonturas e visão embaçada. Embora não tenha cura, a hipertensão pode ser controlada com medicamentos e hábitos saudáveis.

Outros exemplos de doenças não transmissíveis incluem asma, cânceres e depressão.

Prevenção de doenças não transmissíveis

Embora algumas doenças não transmissíveis tenham causas diversas, muitas das quais não podem ser controladas, o estilo de vida contemporâneo tem grande influência na ocorrência de muitas delas. Por isso, a principal forma de prevenir diversas doenças desse tipo é adotar atitudes saudáveis. Leia a seguir algumas dessas atitudes.

  • Praticar atividades físicas regularmente. Isso contribui, por exemplo, para diminuir os níveis de gordura no sangue, aumentar a resistência física e a capacidade respiratória, melhorar a frequência cardíaca, a pressão arterial e o funcionamento do sistema digestório.
  • Não fumar. Isso diminui as chances de problemas cardiovasculares e pulmonares, bem como o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, entre eles de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga urinária, colo de útero, estômago e fígado.
  • Ter uma alimentação variada e equilibrada, evitando o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos e lipídios. Isso contribui para que menos gordura se acumule no organismo.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas. Isso evita diversos problemas de saúde, como cirrose hepática, distúrbios neurológicos e câncer.
Fotografia. Duas pessoas correndo em um parque com árvores ao redor.
Pessoas praticando atividade física ao ar livre.

Questão 18. Ícone atividade oral. Você se considera uma pessoa comprometida com a manutenção da sua saúde? Justifique sua resposta citando exemplos.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Reescreva o texto em seu caderno, substituindo os símbolos pelas palavras adequadas mostradas a seguir.

gordura

diabetes

sedentarismo

obesidade

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), a é um grave problema de saúde pública da atualidade e atinge todas as faixas etárias, inclusive crianças. Ela se caracteriza pelo acúmulo excessivo de no corpo e manifesta diferentes causas, como alimentação inadequada e . Além disso, ela pode ser associada à ocorrência de outras doenças não transmissíveis, como .

2. Julgue as sentenças a seguir em verdadeiras ou falsas. Depois, reescreva as falsas em seu caderno, corrigindo-as.

a) As doenças não transmissíveis ocorrem apenas por causas hereditárias e não têm relação com o modo de vida das pessoas.

b) A obesidade pode apresentar relação com outras doenças, como a diabetes e a hipertensão arterial.

c) O tratamento da diabetes deve ser realizado somente com a administração de insulina.

3. Julgue os itens a seguir e identifique a alternativa correta.

1. A prevenção das doenças não transmissíveis está associada a hábitos saudáveis, que promovam o bem-estar físico e mental.

2. A prática de exercícios físicos está associada à prevenção de doenças não transmissíveis, como obesidade e doenças cardiovasculares.

3. O hábito de fumar pode levar a complicações pulmonares. No entanto, não existem estudos que relacionem esse hábito ao desenvolvimento de câncer.

a) Somente os itens 1 e 2 estão corretos.

b) Somente os itens 2 e 3 estão corretos.

c) Os itens 1, 2 e 3 estão corretos.

d) Somente os itens 1 e 3 estão corretos.

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4. O hábito de fumar pode causar muitos problemas e doenças ao ser humano que fuma e àqueles que convivem com fumantes, principalmente em ambientes fechados. O cigarro é uma droga que contém mais de 4.720 substâncias nocivas à saúde.

a) Que influências o tabagismo tem na saúde das pessoas?

b) O número de fumantes vem diminuindo no Brasil. Em 1989, esse número era de 34,8% entre pessoas de 18 anos ou mais. Em 2019, ele caiu para 12,6%. Levante hipóteses sobre a que se deve a redução no percentual de fumantes. Faça uma pesquisa a respeito do assunto.

5. Analise o cartaz a seguir e responda às questões propostas.

Cartaz com um laço em formato de coração e o fundo rosa. Há as seguintes informações: Disque saúde 136. hashtag Saúde Todo Dia. Para o controle do câncer de mama, todo dia é dia de cuidar da saúde e ter um gesto de carinho pelo seu corpo. Abaixo há um retângulo rosa com as seguintes informações: Fique sempre atenta às suas mamas. Olhe, apalpe e sinta suas mamas no dia a dia. Se identificar qualquer suspeita, como caroços endurecidos ou alterações na pele e no mamilo, procure uma Unidade de Saúde. Na parte inferior estão os seguintes logos: INCA, SUS e Ministério da Saúde.
Cartaz para campanha de combate ao câncer, Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020.

a) Explique como o câncer se desenvolve. Faça uma pesquisa.

b) De que maneira ocorre a prevenção do câncer citado no cartaz?

c) Qual é a importância da campanha representada no cartaz?

6. Junte-se a três colegas e escolham uma das doenças não transmissíveis a seguir: diabetes, hipertensão arterial, câncer ou obesidade. Após a escolha, façam uma pesquisa sobre a incidência dessa doença no Brasil, os principais sintomas, o tratamento e a prevenção dela. Feita a pesquisa, produzam um cartaz utilizando recortes de revistas, fotos, desenhos, infográficos e gráficos para expor os resultados de sua pesquisa. Exponham o cartaz e apresentem as informações referentes a essa doença para o restante da turma.