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O que eu aprendi?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. As frases a seguir abordam informações sobre as características da atmosfera que contribuem para a existência de vida na Terra. Copie-as em uma folha de papel avulsa e complete-as corretamente, substituindo os ▲ pelas palavras corretas apresentadas a seguir.
gás carbônico
gás oxigênio
gás ozônio
vapor de água
efeito estufa natural
camada de ozônio
a) A ▲ apresenta alta concentração de ▲ e se localiza na estratosfera. Ela retém parte da radiação ultravioleta do Sol, que, em excesso, é prejudicial aos seres vivos.
b) Os seres vivos aeróbios utilizam o ▲ na respiração.
c) O ▲ presente na atmosfera pode ser levado pelas correntes de ar e precipitar na forma de chuva, contribuindo para a redistribuição de água na superfície terrestre.
d) As plantas utilizam o ▲ no processo de fotossíntese. Além disso, é um dos gases que contribui para manter a temperatura média da Terra adequada à vida, o chamado ▲.
2. As frases a seguir contêm informações sobre o efeito estufa. Copie-as em uma folha de papel avulsa, classificando-as em verdadeiras ou falsas. Para as que você classificar como falsas, justifique sua resposta.
a) Toda a energia solar que atinge a superfície terrestre fica retida no planeta.
b) Atividades humanas que emitem grande quantidade de gases do efeito estufa natural para a atmosfera, como as queimadas e o uso de combustíveis fósseis, contribuem para manter a temperatura média do planeta constante.
c) A intensificação do efeito estufa resulta no aquecimento global, o que pode causar o derretimento de geleiras e, consequentemente, elevar o nível do mar.
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3. Em uma folha de papel avulsa, escreva um texto justificando a importância da camada de ozônio para a vida na Terra. O seu texto deve apresentar todas as palavras mostradas a seguir.
clorofluorcarbonos
estratosfera
camada de ozônio
raios ultravioletas
buraco
fiscalização
Protocolo de Montreal
gás ozônio
4. Em uma folha de papel avulsa, elabore dois esquemas: um para relacionar o efeito estufa natural ao desenvolvimento da vida na Terra, e outro relacionando o processo de intensificação do efeito estufa às atividades humanas.
5. Em uma folha de papel avulsa, copie as palavras e as frases a seguir e relacione-as. Para isso, forme os pares de número e letras.
1.
Terremotos
2.
Vulcões
3.
Tsunamis
A. Ondas grandes e rápidas que se propagam pela água e que podem ser geradas, por exemplo, pelo deslocamento de placas tectônicas e por erupção vulcânica.
B. Ondas mecânicas que podem ser oriundas do choque ou da ruptura de rochas que formam as placas tectônicas e que se propagam em todas as direções, atingindo a superfície da Terra.
C. Aberturas ou fendas da crosta terrestre por onde o magma extravasa, formando e modificando estruturas na própria crosta.
6. Em folha de papel avulsa, justifique, por meio de esquemas e textos, a rara ocorrência de fenômenos naturais, como terremotos, vulcanismo e tsunamis no Brasil, e o formato das costas sul da América e da África com base na teoria da Deriva Continental.
7. A respeito da dengue, faça uma pesquisa identificando se no município onde você reside há campanhas de prevenção e como elas são feitas, se há fiscalização de imóveis e controle de focos do mosquito vetor e se são armazenados dados relacionados à incidência de dengue na população. Com base no resultado, conclua se é necessário melhorar alguma medida de prevenção ou de assistência à população e como isso pode ser feito.
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8. A pandemia de COVID-19 colocou em foco diversas discussões sobre as vacinas. Mesmo com eficácia comprovada cientificamente, algumas pessoas foram contrárias à utilização da vacina para conter a pandemia. Pensando nisso, em uma folha de papel avulsa, crie um pequeno texto argumentando sobre como a vacina atua no organismo, mencionando sua importância para a erradicação de doenças, bem como para a manutenção da saúde individual e coletiva.
9. Relacione cada um dos biomas apresentados nas fotos à descrição correspondente. Para isso, forme pares de letras e números.
1. Altas temperaturas durante o verão e baixas durante o inverno. Tem vegetação composta principalmente de gramíneas e plantas herbáceas, e apresenta diversas espécies de animais, como o roedor tuco-tuco.
2. Temperatura elevada ao longo do ano, com chuvas intensas durante o verão e amenas durante o inverno. Sua vegetação é composta principalmente de árvores de grande porte e plantas aquáticas. A fauna é diversificada, com jacarés, cervos, diferentes espécies de aves e de peixes, entre outros animais.
3. Temperatura anual média de e chuvas regulares. Tem árvores de grande porte, arbustos e herbáceas, além de uma rica diversidade de animais, como o jacaré-de-papo-amarelo e o mico-leão-dourado.
a) Suponha que no ambiente retratado na imagem C houve contaminação dos corpos de água em razão da exploração humana de recursos naturais locais, prejudicando os seres vivos. Elabore em uma folha de papel avulsa um pequeno texto que descreva as prováveis consequências para o equilíbrio desse bioma.
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10. Leia e analise o texto a seguir.
Carla se exercita todos os dias pela manhã. Hoje, ao se levantar, o termômetro marcava a temperatura de . Mas, ao sair na rua, ela teve a sensação térmica de que a temperatura estava mais elevada, chegando perto dos , inclusive comentou com uma colega: "Nossa, que calor!".
a) Com base nos conhecimentos de Física, diferencie os termos destacados no texto.
11. Em uma folha de papel avulsa, copie as palavras e as frases a seguir e relacione-as. Para isso, forme pares de números e letras.
1.
Roldana
2.
Plano inclinado
3.
Alavanca
A. Diminui a força necessária para elevar o objeto se comparada à força utilizada em um deslocamento vertical.
B. Permite ampliar ou diminuir a intensidade da força aplicada em uma extremidade.
C. Facilita tarefas, como elevar ou transportar objetos utilizando cordas.
a) Cite duas aplicações para cada máquina simples.
12. Observe as fotos a seguir e responda às questões propostas.
a) Qual foto representa a propagação de energia térmica por irradiação?
b) Qual foto mostra um objeto que diminui as trocas de calor entre o líquido e o ambiente?
c) Qual foto mostra um objeto feito de material mau condutor de calor?