Página 312

Projeto em ação

Estilo de vida e bem-estar

Bate-papo inicial

a) Cite alguns fatores que, em sua opinião, podem influenciar a saúde de uma pessoa.

Em nosso cotidiano, colocamos em prática hábitos e costumes que refletem o nosso estilo de vida, o qual pode ser influenciado pela maneira de agir, de pensar e de se comportar compartilhados pela sociedade em que vivemos.

Estudamos que o estilo de vida influencia na saúde e no bem-estar do corpo. Vários estudos têm demostrado que mudanças no estilo de vida podem aumentar ou reduzir o risco de desenvolvermos determinadas doenças.

Leia a tira a seguir.

Tirinha com três quadrinhos. Q1. Há um menino e um sapo no chão. O menino diz: Criar o hábito de lavar sempre as mãos! Q2. Há uma menina e um sapo no chão. A menina diz: Tentar comer bem e descansar... Pra não baixar a imunidade! Q3. Há um menino, um sapo e duas meninas. A menina à direita do quadrinho diz: Defender o SUS... E a pesquisa da universidade pública!.

BECK, Alexandre. Armandinho. Diário de Santa Maria, Santa Maria, 2020.

Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.

1. Explique como os hábitos citados no primeiro e no segundo quadrinhos podem contribuir para a saúde.

2. Escreva um texto argumentando sobre a importância das atitudes citadas no último quadrinho para a manutenção da saúde da população.

Página 313

Mão na massa

Agora é com vocês! Com a aplicação de um questionário, representado em uma figura chamada de Pentáculo do Bem-Estar, você e os colegas vão conhecer e avaliar o estilo de vida da comunidade escolar. Como parte do projeto, em parceria com o professor de Matemática, vocês vão elaborar gráficos com os dados levantados e cartazes com dicas de possíveis mudanças de hábito.

Em seguida, vão apresentar esses recursos para a comunidade escolar. O objetivo desta atividade é conhecer o estilo de vida dos funcionários e dos alunos de sua escola, além de incentivá-los a avaliar seus hábitos. Siga o passo a passo e as orientações do professor.

1º passo Planejamento

Conhecendo o Pentáculo do Bem-Estar

O Pentáculo do Bem-Estar é uma ferramenta utilizada por profissionais da saúde para apresentar visualmente os resultados de um questionário aplicado para avaliar o estilo de vida de cada pessoa. Esse questionário é composto por 15 perguntas, que possuem respostas predeterminadas: não, às vezes, quase sempre e sempre.

Conheça a seguir as três perguntas referentes ao fator nutrição.

Fator: nutrição

Questões

Respostas

A.

Sua alimentação diária inclui ao menos 5 porções de frutas e verduras?

B.

Você evita ingerir alimentos gordurosos (carnes gordas, frituras) e doces?

C.

Você faz 4 a 5 refeições variadas ao dia, incluindo café da manhã completo?

Fonte de pesquisa: NAHAS, Markus Vinicius; BARROS, Mauro V. G. de; FRANCALACCI, Vanessa. O pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 5, n. 2, 2000. Disponível em: https://oeds.link/rZiq72. Acesso em: 5 jul. 2022

O Pentáculo do Bem-Estar é representado por uma estrela, cujas pontas apresentam os cinco fatores do nosso estilo de vida que mais influenciam nosso bem-estar. Leia-os a seguir.

  • Nutrição.
  • Atividade física.
  • Comportamento preventivo.
  • Relacionamento social e controle do estresse.

Página 314

Ilustração. Um pentáculo do bem-estar. É composto por uma estrela de cinco pontas. Em cada ponta, há uma palavra e três letras, em que cada letra corresponde a uma parte da figura interna, em cada um dos 3 níveis. Na palavra nutrição, no primeiro nível as letra a, b e c estão preenchidas na cor azul; o segundo e terceiro níveis não estão preenchidos. Nas palavras atividade física, no primeiro e segundo níveis as letra d, e e d estão preenchidas na cor verde; o terceiro nível a letra e está preenchida na cor verde. Nas palavras comportamento preventivo, no primeiro e segundo níveis as letra g, h e i estão preenchidas na cor rosa; o terceiro nível as letras h e i estão preenchidas na cor rosa. Na palavra relacionamentos, nos três níveis as letras j, k e l estão preenchidas na cor amarela. Nas palavras controle de estresse, no primeiro e segundo níveis as letra m, n e o estão preenchidas na cor vermelha; o terceiro nível a letra m está preenchida na cor vermelha.
1. Ilustração. O primeiro nível é composto por uma figura circular dividida em 15 partes iguais: três partes azuis, três partes verdes, três partes rosas, três partes amarelas e três partes vermelhas.
2. Ilustração. O segundo nível é composto por uma figura circular dividida em 15 partes iguais. 12 partes estão preenchidas: três partes verdes, três partes rosas, três partes amarelas e três partes vermelhas.
3. Ilustração. O terceiro nível é composto por uma figura dividida em 15 partes iguais. 7 partes estão preenchidas: uma parte verde, duas partes rosas, três partes amarelas e uma parte vermelha.

Fonte de pesquisa: NAHAS, Markus Vinicius; BARROS, Mauro V. G. de; FRANCALACCI, Vanessa. O pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 5, n. 2, 2000. Disponível em: https://oeds.link/rZiq72. Acesso em: 5 jul. 2022

Cada fator relaciona-se a três questões do questionário, que são representadas por letras na figura.

Cada letra está relacionada a uma área dividida em três níveis, que devem ser pintados conforme as respostas dadas para as questões. Leia a seguir como proceder com as possíveis respostas dos entrevistados.

  • Não: nada é pintado.
  • Às vezes: o primeiro nível, de dentro para fora, deve ser pintado.
  • Quase sempre: os dois primeiros níveis, de dentro para fora, devem ser pintados.
  • Sempre: os três níveis devem ser pintados.

Quanto mais colorido o gráfico estiver, mais saudável é o estilo de vida da pessoa naquela área.

Página 315

Pesquisa

Com o professor e os colegas, organizem-se em cinco grupos para pesquisar sobre os fatores que compõem o Pentáculo do Bem-Estar.

Grupo 1: Nutrição.

Grupo 2: Atividade física.

Grupo 3: Relacionamento social.

Grupo 4: Comportamento preventivo.

Grupo 5: Controle do estresse.

As informações coletadas vão colaborar para a produção dos cartazes com dicas de mudança de hábitos.

Aplicação do questionário

Chegou a hora de ir a campo e coletar os dados do questionário. Cada grupo deve entrevistar os seguintes grupos de pessoas.

Grupo 1: professores.

Grupo 2: profissionais da secretaria, coordenação e serviços gerais da escola.

Grupos 3, 4 e 5: alunos de outras turmas.

O professor entregará a cada grupo algumas cópias do questionário e a figura do Pentáculo do Bem-Estar. Leiam atentamente cada questão. Ao abordar o entrevistado, expliquem a ele o objetivo da atividade. Pintem os níveis de cada letra da figura de acordo com as respostas.

Após a conversa, mostrem a figura ao entrevistado e expliquem como ele deve interpretá-la. Exponham os pontos críticos e positivos do estilo de vida dele. Convidem-no a participar do evento no qual serão divulgados os resultados das entrevistas. Informem que nesse dia os grupos vão expor painéis com detalhes sobre cada um dos fatores do Pentáculo do Bem-Estar.

2º passo Execução

Elaboração dos gráficos, cartazes e painéis

Vamos organizar as informações coletadas! Os integrantes dos grupos devem se dividir para executar as tarefas. Alguns vão elaborar os gráficos, enquanto outros vão produzir os cartazes com as informações sobre o tema pesquisado.

Os integrantes responsáveis pelos gráficos deverão organizar os dados dos questionários em uma tabela e, em seguida, calcular a porcentagem do tipo de resposta para cada questão.

Finalizada a organização dos dados, elaborem gráficos de barras para cada fator de acordo com as frequências encontradas. Os três grupos que entrevistaram os alunos podem juntar seus dados e elaborar também apenas um gráfico para cada fator.

Página 316

O grupo responsável por produzir os cartazes com os resultados da pesquisa e com orientações de estilo de vida saudável pode produzir textos, tabelas e ilustrações, utilizar recortes de imagens, entre outros elementos que colaborem para deixar os cartazes visualmente atrativos ao público-alvo.

3º passo Divulgação

Finalmente, vocês vão apresentar os painéis para a comunidade escolar. O primeiro grupo a se apresentar deve explicar brevemente como foi realizada a atividade, mencionando as partes que compõem o Pentáculo do Bem-Estar e como os resultados desse diagrama são interpretados, destacando que, quanto mais colorido o resultado, mais fortes são os indícios de que a pessoa entrevistada tem hábitos saudáveis. A partir daí, cada grupo deverá apresentar seus resultados, indicando também algumas possibilidades de levar uma vida mais saudável com base na pesquisa realizada. Após as apresentações, os painéis podem ficar expostos para a comunidade escolar.

Avaliação

Conversem sobre todos os passos da atividade realizada – das discussões iniciais à apresentação dos painéis. Discutam os pontos positivos e os negativos. Os questionamentos a seguir podem orientar a conversa de vocês.

1. Antes de iniciar este trabalho, vocês conheciam os fatores apresentados no Pentáculo do Bem-Estar? Em caso afirmativo, quais?

2. Houve diferenças entre os resultados obtidos das entrevistas com os diferentes grupos? Em caso afirmativo, como vocês analisam essas diferenças?

3. Como os entrevistados reagiram ao questionário e à explicação do grupo sobre cada um dos fatores do Pentáculo do Bem-Estar?

4. Durante a realização do trabalho, vocês se dedicaram, compreenderam os objetivos e o assunto, e participaram de todas as etapas?

5. Como foi a realização do trabalho em grupo? Vocês respeitaram a opinião dos colegas, os prazos e trabalharam juntos?

6. Como seria o seu Pentáculo do Bem-Estar e o de sua família? O que você poderia fazer para melhorar sua saúde e a de seus familiares?