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O que eu já sei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. A Terra tem formato aproximadamente esférico. Porém, dependendo do objetivo de seu estudo, é comum o planeta, ou parte dele, ser representado por um planisfério, ou seja, uma representação plana dos oceanos e continentes. Confira a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Planisfério terrestre
Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 34.
a) Identifique na imagem as costas brasileira e africana, analisando seus formatos. Com base em seus conhecimentos e em sua análise, o que você pode concluir a respeito do formato dessas costas?
Resposta nas orientações ao professor.
Versão adaptada acessível
a) Com um colega, identifiquem no planisfério terrestre a costa leste brasileira e a costa oeste africana analisando seus formatos, que se complementam. Com base em seus conhecimentos, na análise e discussão, o que vocês podem concluir a respeito dos continentes africano e sul-americano?
Resposta: Espera-se que os alunos concluam que essas duas costas são, aparentemente, complementares, o que configura uma evidência de que, em algum momento da história, elas estiveram unidas.
2. Alguns fenômenos naturais podem causar transformações nos ambientes. Entre esses fenômenos, podemos citar terremotos, tsunamis e vulcanismo. Sobre esse assunto, responda às questões a seguir.
a) Durante cinco minutos, anote o que vier à sua mente sobre cada um dos fenômenos naturais citados.
Resposta: O objetivo desta questão é verificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito de terremotos, tsunamis e vulcanismos, identificando como se originam e os seus impactos no ambiente.
b) Escreva o que você sabe com relação à ocorrência desses fenômenos no Brasil.
Resposta: O objetivo desta questão é identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a ocorrência de terremotos, tsunamis e vulcanismos no Brasil. Espera-se que eles concluam que a ocorrência desses fenômenos é rara no país.
c) Como os fenômenos naturais citados podem afetar as populações humanas e de outros seres vivos?
Resposta nas orientações ao professor.
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3. Analise as imagens a seguir.
a) Qual é composição da atmosfera terrestre? E qual é a importância dessa camada para a existência de vida na Terra?
Resposta nas orientações ao professor.
b) Em sua opinião, a composição da atmosfera terrestre é a mesma nos ambientes representados nas imagem A e B? Justifique sua resposta.
Resposta: Espera-se que os alunos respondam que em ambas as situações a atmosfera apresenta, por exemplo, vapor de água, gás nitrogênio, gás carbônico, poeira e microrganismos. No entanto, na imagem B, há mais liberação de gases poluentes e fuligem, provenientes da atividade industrial, para a atmosfera do que na imagem A, onde essa atividade não é desenvolvida.
c) Além da situação mostrada na imagem B, quais outras podem alterar a composição da atmosfera? Cite situações que ocorrem naturalmente e outras que envolvem a ação humana.
Resposta: Os alunos podem mencionar alterações antrópicas relacionadas à queima de combustíveis fósseis em veículos, a realização de queimadas, entre outras. Já com relação a eventos naturais, podem mencionar o vulcanismo, que libera gases tóxicos, e a ocorrência de incêndios florestais.
d) Cite prejuízos que a situação retratada na imagem B pode causar aos seres vivos.
Resposta nas orientações ao professor.
4. Relacione cada uma das palavras à definição correspondente. Para isso, forme pares de letras e números.
A.
Meio abiótico
B.
Flora
C.
Ecossistema
D.
Fauna
E.
Meio biótico
1. Conjunto de animais de determinada região.
2. Conjunto de componentes não vivos de um ecossistema.
3. Conjunto de plantas de uma região.
4. Conjunto de seres vivos de um ecossistema.
5. Conjunto formado por seres vivos e componentes não vivos do ambiente e pela interação entre eles.
Resposta: A – 2; B – 3; C – 5; D – 1; E – 4.
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5. Leia a seguir o trecho de reportagem.
Aplicativo ajuda a organizar informações para combater a dengue
Métodos lúdicos✚, como quiz e interação dos usuários, ajudam na coleta de informações para elaborar estudos sobre o comportamento da dengue nos estados parceiros ou não do aplicativo
[...] A tecnologia faz a ponte entre a população e os serviços de responsabilidade das prefeituras. [...]
ANDRADE, Tainá. Aplicativo ajuda a organizar informações para combater a dengue. Correio Braziliense, 19 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/M6yMX5. Acesso em: 14 jul. 2022.
- Lúdico
- : refere-se, por exemplo, a procedimentos, objetos e materiais que visam ao divertimento. ↰
Com relação aos objetivos desse aplicativo, leia os itens e, em seguida, identifique a alternativa correta.
1. Fornecer à população informações sobre a dengue.
2. Indicar remédios que uma pessoa com dengue deve usar.
3. Contribuir com a elaboração de estudos sobre o comportamento da dengue nos estados.
4. Auxiliar na comunicação sobre o combate à dengue entre a população e as prefeituras.
a) Todos os itens estão corretos.
b) Somente o item 1 está correto.
c) Os itens 1, 3 e 4 estão corretos.
d) Os itens 2 e 3 estão corretos.
Resposta: Alternativa c.
6. Qual é a importância do desenvolvimento de tecnologias como a citada no texto da atividade anterior para a saúde?
Resposta: O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do desenvolvimento de tecnologias que favorecem, por exemplo, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças.
7. Como é tradicionalmente feita a prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya e de que maneira é realizado o monitoramento de focos do mosquito transmissor dessas doenças?
Resposta nas orientações ao professor.
8. Leia as palavras a seguir e escreva um texto utilizando todas elas. Em seguida, troque o seu texto com um colega, comparando-os.
COVID-19
vírus
vacinação
prevenção
Resposta pessoal. O objetivo desta atividade é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito de uma doença e sua prevenção. Assim, espera-se que eles descrevam que a COVID-19 é uma doença causada por um vírus e uma das formas mais eficazes de prevenção é a vacinação.
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8. Leia as palavras a seguir e escreva um texto utilizando todas elas. Em seguida, leia o seu texto para um colega e peça a ele que faça o mesmo, comparando os textos.
- COVID-19
- vírus
- vacinação
- prevenção
Resposta pessoal. O objetivo desta atividade é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito de uma doença e sua prevenção. Assim, espera-se que eles descrevam que a COVID-19 é uma doença causada por um vírus e uma das formas mais eficazes de prevenção é a vacinação.
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9. Analise a imagem a seguir.
Com base em seus conhecimentos e na análise da imagem, copie as frases a seguir, substituindo corretamente os ▲ por uma das palavras entre parênteses.
a) A parte da panela que entra em contato com a chama do fogão e com o alimento é feita de metal, pois é um material considerado ▲ (condutor/isolante) térmico.
Resposta: Condutor.
b) O cabo da panela é feito de baquelite, pois é um material considerado ▲ (condutor/isolante) térmico.
Resposta: Isolante.
c) Quando a água é colocada na panela para ser aquecida sobre a chama de um fogão, ocorre a propagação de calor por meio da ▲ (irradiação/convecção).
Resposta: Convecção.
10. Analise a manchete a seguir.
São Paulo tem mínima de e sensação térmica chega a
Disponível em: https://oeds.link/cbCx9O. Acesso em: 14 jul. 2022.
Com base na manchete e em seus conhecimentos sobre o assunto, identifique a alternativa correta.
a) Quando a manchete foi publicada, São Paulo marcou nos termômetros uma temperatura de .
b) Na data da publicação da manchete, os termômetros de São Paulo marcavam a temperatura errada. Eles deveriam marcar , pois a sensação térmica dos moradores da cidade era .
c) Quando publicada a manchete, os moradores de São Paulo tiveram a sensação de que a temperatura atmosférica chegava a .
d) Os termômetros em São Paulo registraram no dia em que essa manchete foi publicada, mas os moradores da cidade tiveram a sensação de que a temperatura atmosférica chegava a .
Resposta: Alternativa d.