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CAPÍTULO

3 Condições atmosféricas – tempo e clima

Leia a tirinha a seguir.

Tirinha com três quadrinhos. Q1. Há pernas de uma pessoa adulta que está dizendo: 'Tá meio nublado...Não sei se levo o guarda-chuva...' . Q2. A pessoa adulta continua dizendo: 'Me ajuda com a previsão do tempo, Dinho?' Armadinho segurando um jornal na mão responde: 'Claro!'. Q3. Armandinho está olhando para o relógio e segurando o jornal. Ele diz: 'Daqui a dez minutos vai dar dez e meia!'.

BECK, Alexandre. Armadinho dois. Florianópolis: A. C. Beck, 2014. p. 42.

Questão 1. Ícone atividade oral. Em sua opinião, por que a resposta de Armandinho no terceiro quadro da tirinha não está de acordo com a pergunta feita por seu pai no segundo quadrinho?

Resposta nas orientações ao professor.

Questão 2. Ícone atividade oral. Qual é a condição do tempo observada pelo pai de Armandinho?

Resposta: Segundo o pai de Armandinho, o tempo está nublado com possibilidade de chuva.

Questão 3. Ícone atividade oral. Em sua opinião, de que maneira é possível realizar a previsão do tempo ao longo de um dia ou para os próximos dias?

Resposta nas orientações ao professor.

Questão 4. Ícone atividade oral. Conte aos colegas se você já consultou a previsão do tempo e em que situação fez essa consulta.

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é aproximar o conteúdo trabalhado em sala de aula da vivência dos alunos. Eles podem citar que consultaram a previsão do tempo antes de fazer uma viagem, uma atividade ou de ir à escola, por exemplo.

Você já deve ter percebido que, ao longo de um dia, podem ocorrer variações nas condições da atmosfera terrestre. Por exemplo, o dia pode amanhecer nublado e, logo em seguida, chover, mas no período da tarde, o dia pode ficar ensolarado.

A tirinha retrata uma situação que envolve variações nas condições atmosféricas, as quais podem acontecer ao longo de um mesmo dia. Em nosso dia a dia, comumente ouvimos falar em tempo e clima. Apesar de muitas vezes serem incorretamente considerados sinônimos, são dois conceitos diferentes.

Questão 5. Considerando as condições da atmosfera terrestre, para você, qual é a diferença entre tempo e clima? Anote a resposta no caderno.

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema.

As variações nas condições atmosféricas em determinado momento e local e em um curto intervalo de tempo, como ao longo de um mesmo dia, referem-se ao tempo. Já o clima refere-se às condições atmosféricas que caracterizam determinada região. Para a determinação do clima, é preciso acompanhar as condições atmosféricas por um longo período de tempo, pelo menos 30 anos.

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O Brasil apresenta diferentes tipos de clima. Essa variedade climática é resultado de diversos fatores. Por exemplo, o Brasil é um país de grande extensão territorial, abrangendo tanto áreas intertropicais quanto temperadas, como abordado anteriormente. Além disso, as diferentes regiões brasileiras podem sofrer influência de outros fatores, como relevo, vegetação, altitude, latitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas.

A seguir, estudaremos alguns dos fatores que interferem nos climas do Brasil.

Fatores que interferem no clima

Como citado anteriormente, o clima de determinada região pode sofrer influência de diferentes fatores. A distância em relação aos grandes volumes de água, como mares e oceanos, pode influenciar no clima de determinada região.

Isso ocorre porque o continente se aquece mais rapidamente que a água, mas também dissipa esse calor mais rapidamente. Assim, áreas localizadas no continente estão sujeitas à ação da continentalidade e sofrem maior variação de temperatura.

A água, por sua vez, demora mais tempo para se aquecer e dissipa o calor mais lentamente. Por isso, regiões costeiras sofrem influência da maritimidade, com menor variação de temperatura entre os períodos do dia e da noite.

A latitude e a altitude também são fatores que podem influenciar no clima de uma região.

A latitude é uma coordenada geográfica que se refere à distância em relação à linha do Equador, para Norte ou para Sul. Devido à inclinação do eixo imaginário de rotação da Terra e ao formato aproximadamente esférico do planeta, quanto mais distante da linha do Equador, menor é a intensidade de radiação solar e, consequentemente, de calor. Como resultado, regiões localizadas em grandes latitudes apresentam menor temperatura média.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Globo terrestre contendo as latitudes. O norte está na extremidade superior do eixo de rotação onde está o Círculo Polar Ártico, e o sul na extremidade inferior, onde está o Círculo Polar Antártico. Ao centro do globo, encontra-se a linha do Equador. Na parte superior, há a linha que indica o Trópico de Câncer e, na parte inferior, a linha que indica o Trópico de Capricórnio. Do Equador para cima está o hemisfério norte e, do Equador para baixo, o hemisfério sul. À esquerda, na linha do Equador, está a indicação de 0 graus. No Trópico de Câncer, a indicação é de 20 graus; na linha acima, a indicação é de 40 graus; e, na próxima linha, a indicação é de 60 graus. No topo do globo, a indicação é de 90 graus. No Trópico de Capricórnio, a indicação é de 20 graus; na linha inferior, a indicação é de 40 graus; e, na próxima linha, a indicação é de 60 graus. Na extremidade inferior do globo, a indicação é de 90 graus.
Representação do globo terrestre e da latitude.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 6. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p. 18.

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A altitude, por sua vez, refere-se à distância vertical em relação ao nível do mar. Quanto maior a altitude, menor é a temperatura. Isso ocorre devido à menor retenção de calor, influenciada pela composição da atmosfera em grandes altitudes. Nos locais de grande altitude, o ar é mais rarefeito, ou seja, há menor concentração de gases em determinado volume de ar e, consequentemente, menor retenção de calor.

Fotografia. Vista de um amplo lugar com água, com uma montanha ao fundo com gelo no topo e abaixo algumas árvores e construções.
Monte Fuji (ao fundo), localizado no Japão, em 2020.

O monte Fuji tem aproximadamente 3 . 770   m de altura. Montanhas muito elevadas, como o monte Fuji, geralmente, apresentam neve em seu cume. Essa característica é resultado do ar rarefeito encontrado nessas áreas, que retém menos calor, resultando em baixas temperaturas e possibilitando a formação de neve.

As massas de ar também interferem no clima. Elas são grandes porções de ar que se deslocam pela atmosfera terrestre e apresentam características como temperatura, pressão e umidade uniformes em toda sua extensão. Leia os exemplos a seguir.

  • Massa de ar polar continental: geralmente fria, seca e estável.
  • Massa polar marítima: geralmente fria, úmida e instável.
  • Massa tropical marítima: geralmente quente, úmida e instável.
  • Massa tropical continental: geralmente quente, seca e instável.
  • Massa equatorial marítima: geralmente, quente e úmida.
  • Massa equatorial continental: geralmente quente e menos úmida.
Imagem de satélite do planeta Terra com o Brasil em destaque. O país está localizado no meio do oceano azul, com uma tonalidade verde. Há várias nuvens em tons de branco e cinza sobrepostas, espalhadas tanto na parte superior quanto inferior da imagem.
Imagem de satélite mostrando nuvens (porções em tons de branco e cinza) que se formaram no encontro de massas de ar sobre a América do Sul, em 1º de junho de 2022.

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Ao se deslocarem, as massas de ar carregam consigo as características dos locais em que se formaram e provocam grandes modificações nas condições atmosféricas dos lugares por onde passam. Elas podem provocar instabilidades na atmosfera terrestre, favorecendo a formação de nuvens que geram chuvas e tempestades, a formação de ventos, de nevoeiros, entre outras condições atmosféricas.

Outro fator que interfere no clima é o relevo, que se refere às formas observadas na superfície terrestre, como planaltos e planícies. O relevo é capaz de influenciar a temperatura e, consequentemente, o clima das diferentes regiões. Isso porque, além da variação de altitude, as formas observadas na superfície terrestre podem dificultar ou facilitar a circulação das massas de ar.

As correntes marítimas são fluxos de água que se deslocam pelos oceanos e mares do planeta, podendo ou não ser ordenados, e também interferem no clima. Essas correntes apresentam características específicas, como temperatura. Por isso, influenciam na temperatura e na umidade do ar atmosférico sobre esses corpos de água.

As correntes marítimas contribuem para determinar as características das massas de ar próximas e, consequentemente, as condições atmosféricas por onde essas massas de ar se deslocam. Observe no mapa a seguir alguns exemplos de correntes marítimas, quentes e frias, existentes na Terra.

Correntes marítimas

Mapa mundial que apresenta as correntes quentes e frias. Correntes quentes em vermelho ocorrem à oeste na costa americana: corrente do Pacífico Norte, Corrente Norte Equatorial, Corrente Sul Equatorial. Ao centro, entre as américas e a África: Corrente do Golfo, Corrente do Atlântico Norte, Corrente das Guianas, Corrente das Falklands e Corrente do Brasil. Na costa leste da África, ao sul da Ásia: Corrente de Madagascar, Corrente Sul. Ao leste da Ásia e Oceania: Corrente da Austrália, Corrente do Sul, Corrente do Norte. Correntes frias em azul: Na costa americana: Corrente do Peru ou de Humboldt, Corrente da Califórnia. Costa oeste do Ártico: Corrente do Labrador e Corrente da Groelândia. Na costa oeste da África: Corrente das Canárias e Corrente de Benguela, Corrente da Antártida. Acima, a corrente Oeste. Ao leste da Ásia: Corrente Oya-Sivo. No canto superior direito, encontra-se uma rosa dos ventos, enquanto no canto inferior direito, há uma escala que varia de zero a 2.440 e de 4.880 quilômetros.

Fonte de pesquisa: REFERENCE atlas of the world. 9. ed. London: Dorling Kindersley, 2013. p. XX-XXI.

A vegetação, principalmente a de grande porte, dificulta a incidência direta dos raios solares sobre o solo. Além disso, as plantas liberam vapor de água para a atmosfera terrestre. Assim, a presença de vegetação pode interferir na temperatura e na umidade do ar atmosférico, por exemplo. Por isso, locais com pouca ou nenhuma vegetação tendem a ser mais quentes e com umidade do ar mais reduzida.

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Climas do Brasil

O Brasil apresenta cinco principais tipos de clima: equatorial, semiárido, tropical úmido, tropical típico e subtropical. Analise o mapa a seguir.

Climas do Brasil

Mapa do Brasil com climas em destaque. Equatorial em verde: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará e norte do Mato Grosso. Tropical típico em laranja: sul do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, grande parte do Ceará, oeste e sul do Piauí, grande parte da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, maior parte de São Paulo, Minas Gerais, pequena parte ao norte do Paraná. Tropical úmido em roxo: toda a costa leste do Brasil, com leste do Rio Grande do Norte, leste da Paraíba, leste de Pernambuco, leste do Alagoas, leste de Sergipe, leste da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e pequena parte de São Paulo. Semiárido em amarelo: leste do Piauí, sul do Ceará, norte da Bahia, grande parte de Pernambuco, oeste de Alagoas, oeste de Sergipe. Subtropical em rosa: leste e sul de São Paulo, grande parte do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. No canto inferior direito, há uma rosa dos ventos e uma escala de zero a 500 quilômetros. No canto inferior, há um mapa do mundo com destaque para a região descrita.

Fonte de pesquisa: STEINKE, Ercília Torres. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. p. 18.

Questão 6. Ícone atividade oral. Reflita a respeito das características do clima na região em que você reside. Com o professor e os colegas, listem na lousa essas características.

Resposta pessoal. Essa resposta depende da região onde os alunos residem. O objetivo é reconhecer características do clima regional.

Questão 7. Ícone atividade oral. De acordo com o mapa, qual é o nome do tipo de clima predominante na região onde você vive?

Resposta pessoal. Essa resposta depende da região onde os alunos residem.

Questão 8. Ícone atividade oral. Identifique, nas informações climáticas a seguir, a descrição do clima da região onde você mora e verifique se ela está de acordo com as características que vocês anotaram na lousa. Se necessário, corrija ou complemente as informações.

Resposta pessoal. Essa resposta depende da região onde os alunos residem. O objetivo desta questão é contextualizá-los a respeito do assunto a ser trabalhado, levando-os a reconhecer em suas descrições padrões climáticos referentes à região em que residem.

Agora, vamos conhecer algumas características e a localização em que predomina cada um dos climas apresentados no mapa.

Clima Equatorial

O clima Equatorial é predominante em grande parte da Região Norte do país, principalmente na região da floresta Amazônica, compreendendo os estados do Amazonas, do Pará, de Roraima, do Acre, do Amapá e parte do Mato Grosso, de Rondônia, do Maranhão e do Tocantins.

Fotografia. Vista aérea de uma área montanhosa coberta por vegetação.
Vista aérea de floresta Amazônica no município de Mâncio Lima, AC, em 2021. Região de clima Equatorial.

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O clima Equatorial caracteriza-se por temperaturas elevadas praticamente o ano todo, com médias entre 27   °C e 28   °C . Isso ocorre em razão da localização na região equatorial, na qual há intensa incidência de raios solares e influência das massas de ar equatoriais. Nesse clima, ocorrem chuvas abundantes, com índice pluviométrico médio de 2 . 300   mm ao ano, podendo chegar até 3 . 500   mm .

Glossário

Clima Tropical Típico

O clima Tropical Típico é predominante em grande parte da região central do país. Ele é caracterizado por temperaturas médias de 24   °C , chuvas abundantes no verão e estiagem no inverno, com índice pluviométrico médio de 1 . 500   mm ao ano.

Esse clima ocorre em uma região de transição entre o Cerrado, a floresta Amazônica (Noroeste e Norte), o Pantanal (Sudoeste e Oeste), a Caatinga (Nordeste) e a Mata Atlântica (Leste, Sudeste e Sul), cujo clima recebe influências das massas de ar equatoriais e tropicais.

Fotografia. Vista de um local com chão de terra e vegetação rasteira amarela, ao fundo, há árvores de tronco alto e montanhas amarronzadas.
Cerrado no município de Alto Paraíso de Goiás, GO, em 2019. Região de clima Tropical Típico.

Clima Tropical Úmido

O clima Tropical Úmido é predominante nas áreas litorâneas do Brasil. Apresenta temperatura média de 24   ° C e chuvas abundantes ao longo do ano, com índice pluviométrico médio de 1 . 800   mm .

As temperaturas nesse tipo de clima tendem a ser mais amenas durante o inverno, por conta da atuação da massa de ar polar.

Fotografia. Vista aérea de um local com vegetação, areia e mar. Ao fundo, outro trecho de terra com vegetação.
Vista aérea de praia no município de Maragogi, AL, em 2022. Região de clima Tropical Úmido.

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Clima Subtropical

O clima Subtropical é predominante na maioria dos estados da região Sul do país. Ele caracteriza-se por verões quentes e chuvas bem distribuídas durante o ano, com índice pluviométrico médio de 1 . 500   mm .

Em razão da influência de massas de ar polares, originadas de médias e elevadas latitudes, durante o inverno, as temperaturas registradas nas regiões de clima Subtropical são mais amenas, com média de 18   °C . Nos períodos de inverno, pode ocorrer geada e neve em algumas áreas de clima Subtropical.

Fotografia. Vista de um local com vegetação rasteira coberta de gelo. Ao fundo, há uma árvore com galhos laterais e horizontais, que está com folhas.
Geada no município de São José dos Ausentes, RS, em 2021. Região de clima Subtropical.

Clima Semiárido

O clima Semiárido é predominante no interior da Região Nordeste do país e caracteriza-se por apresentar temperaturas elevadas, com média de 26   °C , durante o ano todo. Além disso, observa-se a ocorrência de estiagem, ou seja, períodos prolongados com baixa ocorrência de chuvas ou sem pluviosidade.

Nas regiões de clima Semiárido, as chuvas ocorrem em poucos meses do ano, resultando em índice pluviométrico médio de 500   mm . Um dos fatores para essa baixa pluviosidade é a irregularidade da ação das massas de ar.

Esse tipo de clima influencia a vegetação de transição entre a floresta Amazônica e a Caatinga, a denominada Mata dos Cocais.

Fotografia. Vista aérea de um local com chão de terra, cactos e muitos arbustos com folhas secas, e ao fundo, uma montanha.
Caatinga no município de Ibotirama, BA, em 2022. Região de clima Semiárido.

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O tema é ...

Educação ambiental

Rios voadores e floresta Amazônica

A ocorrência de chuvas, considerada uma das características dos tipos de clima, está intimamente relacionada com a quantidade de vapor de água existente na atmosfera terrestre. No Brasil, observa-se um fenômeno natural chamado rios voadores, que está relacionado à ocorrência de chuvas em diferentes regiões do país.

Os rios voadores são massas de ar carregadas de vapor de água que se originam no oceano Atlântico e se dissipam para diferentes regiões do Brasil, carregando umidade; a qual, em condições adequadas, resulta na ocorrência de chuvas. Analise a imagem a seguir.

Rios voadores

Mapa da América do Sul indicando o fenômeno dos rios voadores. Marcada com o número 1 ao norte, próximo à linha do Equador, há uma seta em direção à floresta Amazônica debaixo de uma nuvem com chuva. Ao lado direito desta seta, há três pequenas setas apontando para cima. Marcada com o número 2, ao centro, há uma seta direcionada para leste com uma nuvem em cima. Acima da nuvem, há cinco pequenas setas apontando para cima. Marcada com o número 3 ao norte, há uma nuvem com uma seta direcionada para à Cordilheira dos Andes, na costa oeste da América do Sul. Marcada com o número 4, No centro, há nuvens e setas direcionadas para o centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. No canto inferior direito, há uma rosa dos ventos e uma escala de zero a 700 quilômetros.

Fonte de pesquisa: FENÔMENO dos rios voadores. Expedição rios voadores. Disponível em: https://oeds.link/M0uKRU. Acesso em: 24 jul. 2022.

1. A umidade proveniente do oceano Atlântico movimenta-se em direção à floresta Amazônica, onde precipita em forma de chuva.

2. A intensa evapotranspiração da floresta possibilita que grande quantidade de vapor de água retorne para a atmosfera.

3. O ar carregado de umidade dissipa-se na atmosfera terrestre, chegando até a Cordilheira dos Andes. Nela, parte da umidade precipita como chuva, formando as cabeceiras dos rios da Amazônia.

Glossário

4. As massas de ar continuam movimentando-se pelo Brasil, carregando umidade para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, onde provocam chuvas que recarregam os reservatórios dessas regiões.

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A floresta Amazônica tem papel fundamental na formação e manutenção dos rios voadores. Nesse sentido, ela não garante apenas a ocorrência de chuvas na região em que ela se localiza, como também em outras regiões do Brasil.

A vegetação da floresta Amazônica também exerce papel fundamental no ciclo hidrológico. Isso porque grande parte da água das chuvas que infiltra nos solos é devolvida à atmosfera graças à atuação das plantas, que a absorvem do meio e a injetam na atmosfera sob a forma de vapor de água.

Fotografia. vista aérea de uma densa floresta com muitas árvores de folhas verde-escuras.
Vista aérea da floresta Amazônica, PA, em 2018. Nessa imagem, é possível observar névoa sobre as plantas, referente ao vapor de água liberado por elas no ambiente.

A chuva decorrente dos rios voadores recarrega fontes de água superficiais e subterrâneas. Além disso, favorece as plantações de alimentos e pastos e recarrega reservatórios de água, tanto para o uso humano como para a geração de energia elétrica em usinas hidrelétricas, entre tantas outras vantagens.

Apesar de sua importância, a floresta Amazônica vem sendo devastada pelo ser humano por meio de diversas atividades, como desmatamento, queimadas, mineração e atividade madeireira.

Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.

1. De acordo com o texto, o que são rios voadores?

2. Qual é a relação entre a evapotranspiração da floresta Amazônica e o regime de chuvas em diferentes regiões brasileiras?

3. Explique, com suas palavras, por que podemos dizer que a floresta Amazônica é essencial para a formação e a manutenção dos rios voadores.

4. Em sua opinião, podemos afirmar que a devastação da floresta Amazônica pode interferir no clima das demais regiões do Brasil? Justifique sua resposta.

5. Nos anos de 2014 e 2015, o município de São Paulo sofreu com uma grave escassez de água. Pesquisadores sugerem que o desmatamento na Amazônia teria relação direta com esse fenômeno. Cite dois argumentos que apoiam essa hipótese. Justifique sua resposta.

6. Ícone em grupo. Com base na importância da floresta Amazônica para o clima de diferentes regiões, converse com um colega a respeito do que poderia ser feito para combater o desmatamento nessa floresta. Depois, compartilhem suas ideias com os demais colegas.

Respostas e instruções nas orientações ao professor.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Clima e tempo são conceitos diferentes. Com base nessa afirmativa, identifique a alternativa que retrata as condições do tempo.

a) Em janeiro, costuma chover muito na região de São Paulo.

b) Na Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas médias anuais são superiores a 18   °C , e a amplitude térmica, ou seja, a diferença entre as temperaturas máxima e mínima, atinge até 7   °C .

c) Hoje o dia será ensolarado e com temperaturas elevadas em Cuiabá.

d) Na região Sul, as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.

e) Na região Norte, as temperaturas são elevadas o ano todo.

Resposta: Alternativa c.

2. Com base no mapa Climas do Brasil, responda às questões propostas a seguir.

a) Qual é o clima predominante nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul?

Resposta: Na Região Norte, predomina o clima Equatorial; nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, predomina o clima Tropical Típico; na Região Sul, há predomínio do clima Subtropical.

b) Qual é o clima que apresenta maior índice pluviométrico? E qual exibe menor índice pluviométrico?

Resposta: O que apresenta maior índice pluviométrico é o Equatorial, e o que exibe menor índice pluviométrico é o Semiárido.

c) Qual é o clima observado na maioria dos estados brasileiros?

Resposta: O clima Tropical Típico.

3. Leia o trecho de reportagem a seguir.

Safra do pinhão deve ter colheita melhor do que o esperado em Santa Catarina
[...]
Com o início da colheita em abril, a demanda aumenta de forma gradativa com a proximidade do inverno, elevando também os preços pagos aos produtores e nas gôndolas, mas que se tornam mais estáveis nessa época do ano, com oferta também mais abundante. [...]

SAFRA do pinhão deve ter colheita melhor do que o esperado em Santa Catarina. G1, 10 jun. 2022. Disponível em: https://oeds.link/Ng21Z8. Acesso em: 24 jul. 2022.

Fotografia. Vários pinhões estão sobre uma superfície. São sementes ovaladas, amarronzadas e avermelhadas, com extremidade fina.
Pinhões.

a) O pinhão é a semente da araucária (Araucaria angustifolia), uma planta típica do clima predominante na Região Sul do Brasil. Que clima é esse?

Resposta: As araucárias são típicas do clima Subtropical.

b) De acordo com o trecho de reportagem, podemos afirmar que as condições meteorológicas podem influenciar as atividades econômicas relacionadas ao consumo de alimentos, como o pinhão?

Resposta nas orientações ao professor.

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4. Leia as manchetes a seguir.

Inverno no Brasil que aquece o turismo

Disponível em: https://oeds.link/jb2eW7. Acesso em: 24 jul. 2022.

Ondas de frio antes do inverno aumentam vendas entre 10%e 35%

Disponível em: https://oeds.link/jEY61E. Acesso em: 2 ago. 2022.

a) Com base nas manchetes apresentadas, explique, com suas palavras, como o clima pode influenciar a economia no Brasil.

Resposta nas orientações ao professor.

5. Observe as imagens e analise as informações das legendas. Em seguida, responda às questões.

Fotografia. Vista de um local aberto com chão de terra e palmas plantadas. Elas são plantas verdes e achatadas que crescem verticalmente.
Plantação de palma no município de Canudos, BA, em 2021.
Fotografia. Vista de um amplo espaço com uma plantação verde de trigo. Ao fundo, há uma pequena área com árvores.
Plantação de trigo no município de Arapoti, PR, em 2017.

a) Pesquise a localização dos municípios representados nas imagens e identifique o clima em cada um deles.

Resposta: No município de Canudos, o clima é o Semiárido e, em Arapoti, ocorre o clima Subtropical.

b) Cite algumas das principais influências das massas de ar na caracterização dos climas identificados no item a.

Resposta: Os alunos podem citar que o clima Semiárido (município de Canudos, BA) apresenta longos períodos de estiagem, sofrendo influências irregulares das massas de ar. Já o clima Subtropical (município de Arapoti, PR) sofre influência de massas de ar polares, originadas de médias e elevadas latitudes, apresentando temperaturas mais amenas e períodos de inverno com temperaturas baixas.

c) Explique, com suas palavras, como o clima pode influenciar a agricultura. Se necessário, faça uma pesquisa.

Resposta nas orientações ao professor.

d) Pesquise acerca das produções agrícolas que são adequadas ao clima da região em que você reside.

Resposta pessoal. A resposta depende da região em que o aluno reside.

6. Fenômenos meteorológicos podem afetar a agricultura e a economia de todo um estado. Em 1975, por exemplo, o Paraná registrou a pior geada de sua história, que dizimou plantações de café. Faça uma pesquisa a respeito do tema e comente de que forma esse evento afetou a vida das famílias de agricultores que dependiam da produção do café na época.

Resposta nas orientações ao professor.

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Alterações climáticas e atividades humanas

Muitas das atividades desenvolvidas pelo ser humano provocam a emissão de diversos gases que intensificam o efeito estufa natural do planeta Terra. Embora o efeito estufa natural seja essencial para manter a temperatura terrestre adequada à vida, sua intensificação resulta no aumento das temperaturas médias da Terra, caracterizando o aquecimento global.

Esse aquecimento, por sua vez, interfere em diversos processos naturais da Terra, como na ocorrência e distribuição de chuvas, e, a longo prazo, pode interferir no clima. A seguir, estudaremos algumas atividades humanas que podem interferir no clima.

Professor, professora: Os símbolos dos elementos químicos e as fórmulas químicas das substâncias serão apresentadas na primeira ocorrência, por capítulo.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Vista aérea de um  local com vegetação. Marcada com a letra A, há chamas em muitas árvores. Marcado com a letra B, no centro, um espaço com chão de terra e árvores cortadas. Há um carro com estrutura de garra que carrega troncos de árvores. Na extremidade direita, um caminhão com várias árvores cortadas na carreta.
Representação de queimada e desmatamento em ambiente florestal.

As queimadas (A) liberam diversos gases poluentes na atmosfera terrestre que intensificam o efeito estufa natural, como o dióxido de carbono ( CO 2 ) , o metano ( CH 4 ) , o monóxido de carbono ( CO ) e o óxido nitroso ( N 2 O ) . Além disso, as queimadas podem resultar em incêndios descontrolados que destroem grande área de vegetação.

O desmatamento (B) envolve a remoção da cobertura vegetal para os mais variados fins. Entre eles, a obtenção de madeira, a criação de áreas para plantio de culturas alimentícias e a ampliação de áreas de pastagem para a criação animal.

A remoção dessa cobertura vegetal, tanto no desmatamento quanto nas queimadas, prejudica a liberação de vapor de água no ambiente e, consequentemente, a ocorrência de chuvas. A falta de cobertura vegetal também torna o solo mais exposto à luz solar, favorecendo a evaporação da água existente nele, por exemplo.

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Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Vista de uma região urbana com ruas, casas, prédios, carros, trechos de terra e áreas gramadas, além de um rio com uma ponte. Marcado com a letra A na parte superior esquerda, há torres expelindo fumaça. Abaixo, marcado com a letra B, vários carros na rua estão expelindo fumaça pelos escapamentos. Ao lado, encontram-se algumas casas. Na parte inferior direita, marcado com a letra C, há um trecho gramado cercado, com bovinos dentro. Na parte superior direita, marcado com a letra D, há um trecho de terra com torres e um caminhão com baú despejando conteúdo no chão.
Representação de ambiente com atividade industrial, uso de veículos, criação de animais e aterro sanitário.

A atividade industrial (A) e o uso de veículos (B) são atividades que podem envolver a queima de combustíveis fósseis e, portanto, emitem diversos gases poluentes na atmosfera terrestre, que contribuem para a intensificação do efeito estufa natural. Os combustíveis fósseis também são fonte de energia em usinas termelétricas de geração de energia elétrica.

A criação de determinados animais (C), como bovinos, ovelhas e cabras, também contribui com a emissão de gases de intensificação do efeito estufa natural. Isso porque esse tipo de criação libera grande quantidade de gás metano no ambiente, devido aos processos digestivos desses animais. Por isso, atualmente, a pecuária é considerada uma importante fonte de gás metano, que tem elevada capacidade de retenção de calor na atmosfera terrestre, auxiliando no aumento da temperatura global.

O gás metano também é produzido durante os processos de decomposição de matéria orgânica. Os aterros sanitários (D) são locais onde são depositados os resíduos sólidos produzidos nas residências. Como eles contêm matéria orgânica, esses aterros são locais de produção de gás metano.

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Contribuindo para o equilíbrio ambiental

Nas páginas anteriores, você conheceu algumas atividades realizadas pelos seres humanos que podem interferir no clima. No entanto, o ser humano também pode atuar reduzindo essa interferência. Tão importante quanto conhecer essas atividades é aprendermos algumas atitudes que podemos ter em nosso cotidiano e que ajudam a reduzir a emissão de gases que podem interferir no clima da Terra, favorecendo o equilíbrio ambiental. A seguir, vamos conhecer alguns exemplos dessas atitudes.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Vista aérea de um local que mostra uma avenida, construções, carros, pessoas e uma área gramada com uma árvore. Marcado com o número 1, destaque para o interior de um carro com motorista, passageiro e pessoas no banco de trás, todos com cinto de segurança. Marcadas com o número 2, pessoas em um ponto de ônibus subindo no transporte coletivo. Marcada com o número 3, em meio à avenida, há uma ciclovia com pessoas andando de bicicleta. Marcada com o número 4, uma pessoa jogando uma garrafa em uma lata de lixo vermelha.
Representação de vista aérea de parte de uma cidade com algumas atitudes que ajudam a diminuir a emissão de gases que contribuem para alterar o clima terrestre.

1. Oferecer ou pegar carona com colegas a fim de aproveitar a capacidade máxima do veículo.

2. Preferir o transporte coletivo, evitando a circulação excessiva de automóveis.

3. Sempre que possível, andar a pé ou de bicicleta.

4. Descartar os resíduos recicláveis nas lixeiras de coleta seletiva adequadas, de acordo com o material de que são feitos: vidro, plástico, metal e papel.

Além das atitudes citadas anteriormente, podemos atentar para outros cuidados em nosso cotidiano, como evitar o desperdício de alimentos. Isso porque os alimentos de origem animal e vegetal que não consumimos são descartados no ambiente, onde sofrem decomposição. Por isso, é importante, sempre que possível, reaproveitar partes de alimentos que seriam descartados para a produção de outros alimentos; evitando, assim, seu descarte.

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Leia a seguir mais alguns exemplos de atitudes que reduzem as interferências no clima.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Vista aérea de um local aberto com praça, prédios, casas e ruas. Marcadas com o número 1, quatro casas coloridas, uma ao lado da outra. Ao redor delas, há ruas e árvores. Marcada com o número 2, uma praça com grama e várias árvores, onde há pessoas sentadas em bancos, caminhando e um conjunto de cinco lixeiras: uma azul, uma vermelha, uma amarela, uma verde e uma marrom.
Representação de área urbana arborizada.

1. Devemos sempre economizar energia elétrica, não apenas nas residências, mas também no trabalho, na escola, nos estabelecimentos comerciais e nas indústrias. Essa economia deve ocorrer principalmente nos períodos de estiagem. Isso porque, nesses períodos, pode haver redução dos níveis dos reservatórios de água das hidrelétricas, prejudicando a geração de energia elétrica nessas usinas. Como resultado, para suprir a demanda energética, são acionadas as usinas termelétricas, aumentando a emissão de gases poluentes na atmosfera, devido à queima de combustíveis fósseis.

2. Nas áreas urbanas, é importante manter a arborização, ou seja, incluir árvores e outras plantas na paisagem de parques, praças, jardins e vias públicas, como calçadas e canteiros de ruas e avenidas. A existência de vegetação nos ambientes urbanos ajuda a reduzir a temperatura local e a aumentar a umidade. Além disso, as plantas auxiliam na captura do dióxido de carbono do ambiente, utilizado na realização da fotossíntese.

A responsabilidade é a capacidade de gerenciar e organizar o nosso tempo cumprindo com os nossos compromissos e assumindo as consequências dos nossos atos. Planeje-se e organize-se para ter atitudes que contribuam para o equilíbrio ambiental. Ao ter atitudes que ajudam a promover o equilíbrio do meio ambiente, você agirá com responsabilidade com a sua geração e com as gerações futuras.

As indústrias são importantes fontes emissoras de poluentes atmosféricos. Assim, é necessário que elas sejam estruturadas com equipamentos e processos que visem diminuir os impactos ambientais, como a instalação de filtros e a preferência por combustíveis que liberem menos poluentes. A cada cidadão, cabe praticar o consumo consciente de produtos.

Os agricultores também podem ajudar a reduzir as possíveis interferências no clima. Eles devem adotar sistemas de produção sustentáveis que promovem, por exemplo, a recuperação de áreas de pastagem, a proteção do solo, a redução da necessidade de criação de novas áreas para agricultura ou pecuária e a diminuição do uso de agrotóxicos.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Algumas atividades antrópicas podem promover a intensificação do efeito estufa natural da Terra, contribuindo para mudanças climáticas que levam ao desequilíbrio ambiental. Leia as afirmações a seguir e identifique a alternativa que apresenta atitudes que ajudam a prevenir as alterações climáticas e a promover o restabelecimento do equilíbrio ambiental.

a) Utilizar combustíveis fósseis no transporte diário.

b) Optar por embalagens plásticas de uso único.

c) Pavimentar áreas verdes.

d) Consumir carne bovina diariamente.

e) Utilizar transporte coletivo.

Resposta: Alternativa e.

2. Explique, com suas palavras, como as mudanças climáticas podem afetar a agricultura e, consequentemente, a disponibilidade de alimentos aos seres humanos.

Resposta pessoal. Os alunos podem comentar que, de maneira geral, as mudanças climáticas interferem na temperatura média terrestre e na distribuição e ocorrência de chuvas. Assim, temperaturas mais elevadas e longos períodos de seca ou de chuvas torrenciais podem prejudicar o crescimento e o desenvolvimento de plantas cultivadas pelas atividades agrícolas. Além disso, considerando que grande parte dos alimentos consumidos pelos seres humanos provém direta ou indiretamente da agricultura, os prejuízos no cultivo de plantas afetam a disponibilidade de alimentos aos seres humanos.

3. Leia a manchete a seguir.

Preocupação com mudanças climáticas faz surgir mercado de créditos de carbono [...]

Disponível em: https://oeds.link/nElkon. Acesso em: 24 jul. 2022.

a) Junte-se a outros quatro colegas e pesquisem sobre os chamados créditos de carbono, identificando informações referentes à sua origem, funcionamento e possíveis prós e contras dessa medida, por exemplo. Em seguida, elaborem um seminário a respeito do assunto e o apresentem aos colegas. Por fim, conversem com os demais colegas sobre os trabalhos apresentados e a opinião de vocês a respeito da estratégia citada na manchete para combater as mudanças climáticas. Incluam nessa conversa outras possíveis medidas que os cidadãos podem ter para minimizar as mudanças climáticas.

Resposta nas orientações ao professor.

A assertividade é uma competência relacionada à capacidade de a pessoa saber se expressar e se fazer compreender com segurança, de maneira clara e objetiva. É saber dialogar, expor opiniões, ideias e sentimentos de maneira adequada e respeitosa. Seja assertivo durante a elaboração do seminário e durante a conversa com os colegas. É preciso saber se fazer entender e também entender os colegas.

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Previsão do tempo

Analise o mapa a seguir.

Previsão do tempo no Brasil para um dia específico

Mapa do Brasil com previsão de tempo. De acordo com a legenda do mapa, temos: parcialmente nublado, representado com um sol atrás de uma nuvem; nublado e pancadas de chuva, representados com uma nuvem caindo chuva; pancadas de chuva, representado por uma nuvem preta caindo chuva atrás de uma nuvem cinza caindo chuva e um raio; predomínio de sol, representado por um sol; pancadas de chuva à tarde, representado por uma nuvem caindo chuva e um sol atrás dela. As informações são: Parcialmente nublado: Rondônia e Bahia. Nublado e pancadas de chuva: Paraíba. Pancadas de chuva: Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Maranhão, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Predomínio de sol: Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul. Pancadas de chuva à tarde: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul. No canto esquerdo, há um mapa do mundo com destaque para a região descrita. No canto inferior direito, há uma rosa dos ventos e uma escala de zero a 550 quilômetros.

Fonte de pesquisa: dados fictícios.

Questão 9. Ícone atividade oral. De acordo com o mapa, como está o tempo no estado em que você mora?

Resposta pessoal. A resposta depende da localidade em que o aluno reside.

Questão 10. Ícone atividade oral. Você já consultou um mapa semelhante a esse? Em caso afirmativo, em que situação?

Resposta pessoal. Os alunos podem comentar que consultaram esse tipo de mapa antes de sair de casa, antes de viajar com seus pais ou responsáveis. Caso algum aluno nunca tenha consultado um mapa de previsão do tempo, questione-o se ele já viu seus pais ou responsáveis fazendo essa consulta ou em que situação ele consultaria esse tipo de mapa.

Questão 11. Ícone atividade oral. Cite exemplos de situações do dia a dia que podem ser influenciadas pela previsão do tempo.

Resposta nas orientações ao professor.

É comum, ao sair de casa, olharmos para o céu com a intenção de verificar se choverá ou não. Se houver muitas nuvens escuras no céu, provavelmente você levará um guarda-chuva para se proteger de uma possível chuva. Se o dia estiver ensolarado, provavelmente você vestirá roupas leves e se protegerá da ação nociva dos raios solares, usando óculos de sol e protetor solar, por exemplo. Essas e outras situações cotidianas envolvem a previsão do tempo.

A ciência que estuda as condições atmosféricas e auxilia na previsão do tempo é chamada Meteorologia, e os profissionais que trabalham nessa área são chamados meteorologistas.

Há milhares de anos, os seres humanos já tinham o costume de observar as nuvens no horizonte e o comportamento de outros animais na intenção de prever as condições do tempo. O conhecimento dessas condições era necessário para saber quando e como buscar alimento e abrigo, por exemplo.

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Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), um dos mais importantes filósofos gregos, desenvolveu também estudos sobre os fenômenos meteorológicos. Naquela época, mesmo sem instrumentos adequados, como o termômetro, ele foi capaz de fazer previsões acerca da ocorrência de chuvas.

Fotografia. Um busto de estátua de um homem com cabelo curto e barba volumosa.
Busto de Aristóteles.

Os fenômenos atmosféricos, como precipitação, furacões, granizo e tornados, influenciam diretamente as atividades humanas, como a agricultura, a aviação e a navegação. Considere os exemplos a seguir.

Na agricultura, a previsão do tempo é importante para planejar o plantio e a colheita, e também para prevenir contra geadas, granizo e secas.

Fotografia. Vista aérea de uma extensa plantação coberta por tecido. Ao fundo, há montanhas com vegetação.
Plantação de macieiras com telas de proteção contra granizo no município de Bom Retiro, SC, em 2020.

Ventos muito fortes e tempestades podem comprometer a segurança das embarcações. Por isso, a previsão do tempo é importante para a pesca.

Fotografia. Em meio ao mar, há um barco com hastes nas laterais, equipado com redes e vários pássaros pousados sobre elas. No centro do barco, há uma estrutura com janelas.
Embarcação de pesca em alto-mar, na baía da Ilha Grande, próximo ao município de Paraty, RJ, em 2021.

Fatores que influenciam a previsão do tempo

Para fazer previsões consistentes sobre o tempo, é necessário analisar diversos fatores que interferem nas condições atmosféricas, como temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica e movimento das massas de ar.

Temperatura do ar

Para a previsão do tempo, são consideradas as variações de temperatura ao longo do dia em um determinado local. Para isso, são registradas as temperaturas mínimas e máximas com o auxílio de um termômetro instalado nas estações meteorológicas.

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Umidade do ar

A umidade do ar representa a quantidade de vapor de água presente nele. A quantidade máxima de vapor de água que o ar pode reter depende da temperatura atmosférica. Assim, de modo geral, o ar torna-se menos úmido com o aumento da temperatura atmosférica.

A umidade do ar pode ser medida com o uso de aparelhos, como o higrômetro, que apresenta a umidade em porcentagem.

Fotografia. Duas mãos segurando um aparelho composto por uma base retangular com seis botões e um visor que indica a medida de umidade, marcando 77,4, e a medida de temperatura, marcando 27,5. Há também um aparelho cilíndrico preso à base por um fio.
Pessoa utilizando um higrômetro. O instrumento mostrado na imagem também é equipado com um termômetro.

Imagens não proporcionais entre si.

Pressão atmosférica

A pressão atmosférica é uma das propriedades do ar. Antes de estudar como ela influencia na previsão do tempo, vamos conhecer outras duas propriedades do ar, a massa e o volume. Para isso, observe a imagem e responda à questão.

Fotografia. Quatro bexigas vermelhas estão presas por um fio a um cabide, que por sua vez está na extremidade de uma haste vertical com base apoiada no chão. Duas das bexigas estão do lado esquerdo do cabide e as outras duas estão no lado direito.
Cabide com bexigas de festa presas em suas extremidades.

Questão 12. Ícone atividade oral. Se esvaziarmos todas as bexigas de festa de apenas um dos lados do cabide na situação mostrada na foto, o que vai acontecer?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que o cabide penderá para o lado que ficou com os balões cheios.

Se, ao responder à questão anterior, você citou que o cabide penderá para o lado dos balões cheios de ar, mesmo que intuitivamente, você admitiu que o ar tem massa. Essa é uma das propriedades do ar que comprovam a sua existência.

O ar é matéria e, portanto, ocupa lugar no espaço. Se você observar um copo preenchido com água até a metade de sua capacidade, por exemplo, verificará que a outra metade está ocupada por ar. Como o volume se refere ao espaço ocupado por um corpo ou matéria, conclui-se que o ar tem volume.

Sugestões complementares

Acesse o site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e obtenha informações sobre o tempo, como temperatura, umidade do ar e pressão, para o município em que você mora.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em: https://oeds.link/OFTK4E. Acesso em: 24 jul. 2022.

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A atmosfera terrestre é composta de gases, vapor de água e partículas em suspensão, por exemplo. Por isso, ela tem massa e exerce pressão tanto sobre a superfície terrestre quanto sobre os corpos presentes nessa superfície. A pressão exercida pela atmosfera terrestre é chamada pressão atmosférica e atua sobre os corpos em todas as direções.

Fotografia. Uma mulher correndo em pé em um ambiente gramado, ao lado dela está um cachorro. Há várias setas contornando a imagem, apontando para a mulher e para o cachorro.
Representação da pressão atmosférica agindo sobre o corpo de uma pessoa e de um cachorro. Nessa imagem, a atuação da pressão está representada pelas setas.

As massas de ar deslocam-se das áreas de alta pressão atmosférica para as de baixa pressão. Ao se movimentar, essas massas de ar carregam a umidade do local.

Desconsiderando a temperatura do ar, quanto maior a quantidade de vapor de água, menor é a pressão atmosférica. O ar rico em umidade sobe para as camadas superiores da atmosfera terrestre, onde as temperaturas são mais baixas, condensando a água presente nesse vapor e precipitando na forma de chuva.

O barômetro é o instrumento que mede a pressão do ar.

Fotografia. Há um aparelho redondo com dois ponteiros na frente, apontando para números ao redor. Ele possui escalas para pressão e temperatura.
Barômetro. O instrumento mostrado na imagem também é equipado com um termômetro.

Formação de frentes frias e frentes quentes

Como você estudou anteriormente, as massas de ar são grandes porções de ar que têm características específicas, como temperatura, pressão e umidade, uniformes em toda sua extensão.

As massas de ar podem se formar em diferentes regiões, deslocando-se de regiões de alta pressão para as de baixa pressão. Quando duas massas de ar com características diferentes, como de temperatura, se encontram, há a formação de uma região limite entre elas, a chamada frente. Essas frentes podem ser de dois tipos, frias ou quentes.

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De modo geral, a passagem de frentes é associada a variações na direção dos ventos, na temperatura, na umidade e na pressão locais.

Analise os esquemas a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Esquema. Um local aberto com frente fria na parte inferior onde há área gramada com montanhas. À esquerda, há uma área com nuvem que tem setas em cima, apontadas para baixo. Abaixo da nuvem, há uma seta azul apontando para a direita, indicando o ar mais frio. À direita, há setas vermelhas apontando para cima, em meio a nuvens com chuva, indicando ar mais quente. No canto superior esquerdo, há uma seta roxa apontando para a direita, indicando os ventos no alto.
Representação da formação da frente fria.

Nas chamadas frentes frias, as características do ar mais frio fazem-no empurrar a massa de ar quente para cima e se posicionar abaixo dela. As frentes frias, geralmente, provocam alterações nas condições do tempo, como formação de névoa e de nuvens baixas e escuras, fortes chuvas e diminuição da temperatura e da umidade.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

B. Esquema. À direita, há uma área azul com uma seta azul apontando para a direita, indicando ar mais frio. Acima, há uma área amarela com nuvens e setas vermelhas em diagonal apontando para cima, indicando ar mais quente. No canto superior esquerdo, há uma seta roxa apontando para a direita, indicando os ventos no alto.
Representação da formação da frente quente.

Fonte de pesquisa das imagens: BASIC discussion on pressure: a basic discussion on pressure systems, fronts, jet streams, and precipitation. National Weather Service - National Oceanic and Atmospheric Administration. Disponível em: https://oeds.link/FMRxYy. Acesso em: 24 jul. 2022.

Nas chamadas frentes quentes, as características do ar mais quente fazem-no deslizar por cima da massa de ar frio, posicionando-se acima dela. De modo geral, a passagem das frentes quentes é menos pronunciada que a passagem de frente fria e se caracteriza por provocar alterações nas condições atmosféricas, como formação de nuvens altas e brancas, precipitação e aumento da temperatura e da umidade.

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Monitoramento das condições atmosféricas

Para realizar a previsão do tempo, bem como prever fenômenos naturais, como tempestades, é necessário monitorar as condições atmosféricas. Esse monitoramento é feito continuamente em diversas organizações nacionais e internacionais.

Em escala mundial, o monitoramento das condições atmosféricas é realizado pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM), das Nações Unidas, que divulga os dados meteorológicos de várias regiões do planeta e organiza aqueles recebidos de 169 países associados. Para fazer esse monitoramento em escala mundial, a OMM recebe informações meteorológicas, simultaneamente, de diversas fontes de dados. Analise a seguir a representação de algumas dessas fontes.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Esquema com ilustrações. Vista de um local com gramado, com construções à direita e um mar à esquerda. Marcada com o número 1, uma estação meteorológica, construção com antenas no teto. Ao lado, há um cercado com cisternas, uma pequena construção e postes. Marcado com o número 2, um radar, construção cilíndrica com antenas que emitem sinais em cima. Há também uma pequena construção ao lado. Marcado com o número 3, um avião sobrevoando o mar. Marcado com o número 4, um balão meteorológico, forma oval branca com uma corda na parte inferior e um objeto preso a ela. Marcada com o número 5, uma boia meteorológica sobre o mar, forma redonda com hastes verticais em cima. Marcado com o número 6, um navio de grande porte, com uma antena em sua parte superior. Marcado com o número 7, um satélite meteorológico, estrutura quadrada que está no céu, com uma placa quadrada acoplada. Do satélite, sai um feixe de luz que atinge o solo. Marcado com o número 8, um satélite artificial, estrutura cilíndrica com placas quadradas em suas laterais. Marcado com o número 9, destaque para o OMM, um ambiente com uma mesa contendo monitores e uma pessoa em frente a um deles. Ao fundo, nas paredes, há imagens do planeta Terra. Em outra parede, há gráficos de linhas. No centro da área gramada, há uma antena redonda. Da antena, dos números 1 e 2, há setas apontando para o número 9. Dos números 3, 5 e 6, há setas tracejadas apontando para o número 8. Do número 4, há uma seta tracejada apontando para o número 2. Dos números 7 e 8, há setas tracejadas apontando para a antena que está no centro.
Representação de algumas fontes de informações meteorológicas que auxiliam na previsão do tempo e de fenômenos atmosféricos. Trata-se de uma cena hipotética.

Fonte de pesquisa: CAPACITAÇÃO em gestão de riscos. Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres. 2. ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: https://oeds.link/7l1tFk. Acesso em: 24 jul. 2022.

1. Estações meteorológicas.

2. Radares.

3. Aviões comerciais conveniados à OMM.

4. Balões meteorológicos.

5. Boias meteorológicas.

6. Navios meteorológicos.

7. Satélites meteorológicos.

8. Satélites artificiais.

9. OMM.

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Agora, vamos conhecer um pouco a respeito de cada uma das fontes de informações meteorológicas apresentadas anteriormente.

  • As estações meteorológicas (1) são equipadas com diferentes instrumentos que permitem a coleta de informações atmosféricas, como temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica e velocidade e direção dos ventos.
  • Os radares (2) permitem identificar a presença e a aproximação de nuvens que podem ser relacionadas com a ocorrência de chuvas.
  • Os equipamentos localizados na superfície terrestre, de maneira geral, não são capazes de captar informações de grandes altitudes. Nesses casos, os dados podem ser fornecidos por aviões comerciais (3), conveniados à OMM e que trafegam a grandes altitudes, como de aproximadamente 11 mil metros. Os dados também podem ser obtidos por balões meteorológicos (4), que podem alcançar até 30 mil metros de altura.
  • A captação de dados das regiões localizadas sobre mares e oceanos pode ser realizada por boias meteorológicas (5) e navios meteorológicos (6).
  • Outra ferramenta essencial são os satélites meteorológicos (7), que fornecem imagens que permitem monitorar a temperatura, a umidade e a movimentação das nuvens, por exemplo, ajudando a compreender a dinâmica das chuvas.
  • Todos os dados coletados são repassados, diretamente ou via satélites artificiais (8), à OMM (9), que os disponibiliza para as instituições associadas, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesses locais, meteorologistas, auxiliados por computadores, analisam os dados e geram a previsão do tempo para todas as áreas do Brasil.

No Brasil, o monitoramento das condições atmosféricas é feito por instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o Inmet e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

Sugestões complementares

No site do Inmet, você pode ter acesso a diversas informações sobre o tempo e o clima da região onde você vive e de todo o país, como previsão do tempo, imagens de monitoramento por satélite artificial, alertas de riscos associados a condições meteorológicas, entre muitas outras informações.

INSTITUTO Nacional de Meteorologia. Disponível em: https://oeds.link/fNoJr8. Acesso em: 24 jul. 2022.

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Hora de investigar

O vento é a movimentação horizontal do ar na atmosfera terrestre, das áreas de maior pressão para as de menor pressão atmosférica.

a) Em sua opinião, como a temperatura interfere na formação e na velocidade dos ventos? Registre sua resposta no caderno.

Resposta nas orientações ao professor.

Materiais

  • cartolina
  • compasso
  • fósforo
  • lápis
  • régua
  • vela
  • palito de dente
  • tesoura com pontas arredondadas
  • 20   cm de linha para costura

Como proceder

A. Utilizando o compasso, faça um círculo de 5   cm de raio na cartolina.

B. Utilizando a régua, trace quatro linhas no círculo, dividindo-o em 8 partes iguais. Em seguida, recorte o círculo.

Fotografia. Um círculo de cartolina cor-de-rosa com oito partes iguais e raio de 5 centímetros.
Imagem referente às etapas A e B.

C. Com a tesoura, recorte todas as 8 linhas divisórias, deixando uma distância de 0 , 5   cm do corte até o centro do círculo.

D. Dobre cada uma das divisórias para o mesmo lado, de forma semelhante à hélice de um cata-vento.

1. Fotografia. Destaque para uma mão dobrando as partes do círculo de cartolina cor-de-rosa, que foram previamente cortadas.
2. Fotografia. As oito partes do círculo de cartolina estão dobradas ao meio. A distância entre o centro do círculo e o início da dobradura é de 0,5 centímetros.

Imagens referentes à etapa D, durante a dobra das divisórias (1) e após a dobra de todas as divisórias (2).

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E. Amarre a linha de costura no palito de dente e, em seguida, encaixe a ponta do palito no centro da estrutura com hélice obtida na etapa D.

Fotografia. As oito partes do círculo de cartolina foram dobradas ao meio e fixadas com um palito de dente no centro. Há uma linha amarrada ao palito.
Imagem referente à etapa E.

F. Peça a um adulto que acenda a vela. Em seguida, solicite a ele que segure a estrutura com hélice pela linha e suspenda-a a uma altura de cerca de 15   cm acima da chama da vela.

G. Avalie o que acontece, anotando suas observações no caderno.

Cuidado!

Oriente o adulto a manter a distância especificada na etapa F. A redução dela pode queimar sua montagem e causar acidentes.

Fotografia. Uma mão segurando a linha que está presa ao palito, encaixado no meio do círculo de cartolina cor-de-rosa. Abaixo do círculo, uma vela acesa sobre um prato. A distância entre o círculo e a vela é de 15 centímetros.
Imagem referente à etapa F.

Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.

Minhas observações

1. O que aconteceu com a estrutura com hélice após ser posicionada acima da chama da vela?

2. Explique a relação do que você observou nessa atividade com a formação dos ventos.

3. Cite alguns objetos nos quais podemos perceber a formação de correntes de ar durante seu funcionamento.

4. Qual é a principal forma de transferência de calor envolvida na movimentação da estrutura com hélice? Explique sua resposta.

Respostas e instruções nas orientações ao professor.

Elaborando nossas conclusões

1. Ícone em grupo. Junte-se a outros dois colegas e analisem as respostas dadas à questão inicial, corrigindo-a ou completando-a, caso necessário. Em seguida, elaborem um cartaz com os resultados, a discussão e a conclusão do experimento realizado. Por fim, elejam um integrante do grupo para explicar o cartaz aos demais colegas.

Resposta nas orientações ao professor.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Analise as frases a seguir e identifique a que apresenta informações incorretas. Em seguida, reescreva essa afirmativa em seu caderno, corrigindo-a.

a) A umidade do ar pode ser medida com um instrumento chamado barômetro.

Resposta: Falsa. A umidade do ar é medida com o higrômetro. O barômetro é um instrumento utilizado para medir a pressão do ar.

b) As condições meteorológicas influenciam diretamente atividades humanas como a agricultura, a aviação e a navegação.

Resposta: Verdadeira.

c) O monitoramento das condições atmosféricas é realizado por diversas organizações, como a OMM, que organiza os dados atmosféricos em escala mundial, e por institutos como o Inpe e o Inmet, responsáveis por fornecer dados meteorológicos em escala nacional.

Resposta: Verdadeira.

d) Meteorologia é o nome dado à ciência que estuda as condições e os fenômenos da atmosfera.

Resposta: Verdadeira.

2. Identifique a alternativa que contém exemplos de condições atmosféricas que são monitoradas para determinar a previsão do tempo.

a) Temperatura e umidade do ar, altitude e latitude.

b) Pressão atmosférica, movimento das massas de ar, relevo e vegetação.

c) Altitude, latitude, relevo e vegetação.

d) Pressão atmosférica, movimento das massas de ar, temperatura e umidade do ar.

e) Todas as alternativas anteriores estão incorretas.

Resposta: Alternativa d.

3. Leia a manchete a seguir.

Frente fria deve mudar tempo no ES na quinta-feira (5)

Disponível em: https://oeds.link/ps6KKE. Acesso em: 24 jul. 2022.

a) Quais são as possíveis mudanças no tempo causadas pela chegada de uma frente fria?

Resposta: A chegada de uma frente fria em determinada região pode causar a formação de névoa e de nuvens baixas e escuras, fortes chuvas e diminuição da temperatura e da umidade.

b) Explique, com suas palavras, como se formam as frentes frias.

Resposta: As frentes frias são formadas com a chegada de uma massa de ar frio em determinado local, a qual empurra a massa de ar quente para cima e se posiciona abaixo dela.

c) Geralmente, qual das frentes, fria ou quente, está relacionada com mudanças mais intensas nas condições do tempo?

Resposta: Frente fria.

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4. Pesquise em um site de Meteorologia, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para os próximos cinco dias consecutivos no município onde você mora. Em seu caderno, organize as informações em um quadro, como o apresentado a seguir, completando inicialmente as colunas referentes à previsão do tempo para cada um dos dias. Diariamente, ao longo dos cinco dias, complete o quadro com informações referentes à ocorrência.

Dica!

Para as informações referentes à ocorrência de temperaturas máxima e mínima, você pode utilizar um termômetro ambiente. Já no caso da umidade relativa do ar, você pode fazer uso de higrômetros. Caso não tenha acesso a esses instrumentos de medição, consulte o site de previsão do tempo que mostra as condições em tempo real.

Previsão do tempo

Informações

1º dia

2º dia

Previsão

Ocorrência

Previsão

Ocorrência

Temperatura

máxima/mínima ( ° C )

Umidade relativa do ar

Condições do tempo (ensolarado, chuvoso, encoberto)

Fenômenos atmosféricos

(geadas, tempestades etc.)

a) Analise as informações da previsão do tempo ao longo dos cinco dias e elabore uma síntese a respeito de como será o tempo nesse período.

Resposta nas orientações ao professor.

b) O que você pode dizer a respeito da previsão do tempo e das condições atmosféricas observadas?

Resposta nas orientações ao professor.

5. Leia a manchete a seguir.

Aeroporto de Guarulhos registra 43 voos cancelados após nevoeiro em SP

Disponível em: https://oeds.link/KXreoz. Acesso em: 24 jul. 2022.

Fotografia. Vista de uma pista de um aeroporto com vários aviões estacionados. Há neblina entre as aeronaves.
Aeronaves em solo, por causa do atraso em voos, devido às más condições do tempo no Aeroporto Internacional de Guarulhos, SP, em 2019.

a) De acordo com a manchete, de que maneira as condições atmosféricas estão interferindo nas atividades humanas?

Resposta nas orientações ao professor.

b) Por que a previsão do tempo é essencial para a aviação?

Resposta nas orientações ao professor.

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6. Analise a imagem a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

O alpinista A está iniciando sua escalada, enquanto o alpinista B já alcançou o topo da montanha, a 8 . 850 metros de altitude.

Ilustração. Marcada com a letra A, à esquerda, há uma pessoa em pé com uma mochila nas costas, segurando uma haste vertical apoiada no chão. Ela está localizada na parte inferior de uma montanha coberta de gelo, e uma grande seta aponta do céu em direção a essa pessoa. Marcada com a letra B, no topo da montanha coberta de gelo, há outra pessoa com uma mochila nas costas, e uma seta mais curta, saindo do céu, aponta para essa pessoa.
Representação de alpinistas escalando montanha.

a) A massa da coluna de ar sobre o alpinista A é menor ou maior que a massa da coluna de ar sobre o alpinista B?

Resposta: A massa da coluna de ar sobre o alpinista A é maior que a massa da coluna de ar sobre o alpinista B.

b) Explique o que é possível concluir a respeito da pressão atmosférica exercida sobre o alpinista A e da pressão atmosférica exercida sobre o alpinista B.

Resposta: A pressão atmosférica sobre o alpinista A é maior que a pressão atmosférica exercida sobre o alpinista B, uma vez que a pressão exercida pela coluna de ar diminui à medida que a altitude aumenta, como resultado da rarefação do ar.

7. A biruta é um instrumento utilizado em aeroportos e heliportos, por exemplo, para indicar a direção dos ventos. Ele é composto de uma estrutura circular rígida e de um cone de tecido. Observe as fotos a seguir.

A. Fotografia. Uma estrutura rígida com uma haste vertical, indicada com estrutura rígida. Na parte posterior, há indicado um cone de tecido alaranjado caído, com uma abertura circular à esquerda e uma extremidade menor à direita.
Biruta em dia de pouco vento no município de Goiatuba, GO, em 2021.
B. Fotografia. Uma estrutura rígida com um cone alaranjado estendendo-se para a direita.
Biruta estendida pelo vento em Salisbury, Inglaterra, em 2019.

a) Analisando as imagens, explique, com suas palavras, o funcionamento de uma biruta.

Resposta nas orientações ao professor.

b) Em sua opinião, em qual dos ambientes (A ou B) o vento tem maior velocidade? Justifique sua resposta.

Resposta: O vento tem maior velocidade na foto B, pois a estrutura de tecido da biruta está mais estendida e mais horizontal.

c) Qual é a importância da utilização da biruta nos aeroportos e heliportos?

Resposta: A biruta fornece ao piloto informações de direção e velocidade do vento, facilitando o pouso e a decolagem, que devem ser feitos contra o vento.

d) A biruta também pode ser utilizada por brigadistas em incêndios florestais. Nesse caso, qual é a importância desse instrumento?

Resposta nas orientações ao professor.

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O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Com base nas informações levantadas na seção Hora de investigar sobre a ocorrência dos eclipses, elabore um desenho representando a posição da Lua e da Terra em relação ao Sol nos eclipses solar e lunar.

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1. Com base nas informações levantadas na seção Hora de investigar sobre a ocorrência dos eclipses, explique a posição da Lua e da Terra em relação ao Sol nos eclipses solar e lunar.

Resposta: Espera-se que os alunos expliquem que, no eclipse lunar, a Terra se encontra entre o Sol e a Lua. Já no eclipse solar, espera-se que eles comentem que a Lua se encontra entre o Sol e a Terra.

2. Analise a imagem e explique a afirmativa a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si e sem proporção de distância entre os astros. Cores-fantasia.

Ilustração. À esquerda, há um sol alaranjado com raios. À direita, há uma representação da Terra com um eixo diagonal. Em volta da Terra, há quatro luas numeradas de 1 a 4, com setas que representam a rotação em órbita para a direita.
Representação do Sol, da Terra e da Lua em quatro momentos (1 a 4) do ciclo lunar.

Fonte de pesquisa: FASES da Lua. Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF/UFRGS). Disponível em: https://oeds.link/cip6pN. Acesso em: 24 jul. 2022.

"A variação aparente no formato da porção iluminada da Lua, voltada para Terra, é resultado da posição relativa entre o Sol, a Terra e a Lua."

3. Em uma folha de papel avulsa, desenhe um esquema que represente os movimentos da Terra e liste as principais consequências deles para a vida terrestre.

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3. Descreva os movimentos da Terra e liste as principais consequências deles para a vida terrestre.

Resposta: Espera-se que eles incluam em suas descrições o Sol, a Terra levemente inclinada, a órbita de translação com o movimento do planeta por ela, e o eixo de rotação, com o movimento do planeta em torno dele. Eles devem relacionar a periodicidade dos dias e das noites ao movimento de rotação e a ocorrência das estações do ano ao movimento de translação da Terra. Além disso, o formato aproximadamente esférico do planeta e a inclinação do seu eixo de rotação resultam em variação na intensidade de luz solar que atinge as diferentes regiões da Terra ao longo do ano.

4. No início do capítulo 3 (Condições atmosféricas – tempo e clima), você descreveu o que sabia a respeito da diferença entre clima e tempo. Como você faria essa distinção após o estudo desta unidade? Exemplifique sua resposta com uma situação de seu cotidiano para o tempo e outra para o clima.

5. Junte-se a um colega e escrevam em um pedaço de papel o nome da capital do estado brasileiro que o professor determinar para vocês. Coloquem-no sobre a mesa do professor. Em seguida, cada dupla deve sortear um papel e realizar as seguintes etapas: ler em voz alta o nome da capital, identificar o estado ao qual ela pertence, citar o clima predominante nesse estado e as principais características desse clima, como a temperatura média, a pluviosidade e a influência da latitude e das massas de ar.

6. Reflita sobre o bairro e o município em que você vive e as atividades desenvolvidas nele. Em seguida, faça uma lista de situações que contribuem para a ocorrência das mudanças climáticas, bem como atitudes que podem ajudar a minimizar esses danos. Compartilhe sua lista com os colegas da turma.

7. Na parte superior de uma folha de papel avulsa, escreva todas as palavras referentes aos conteúdos estudados nos capítulos 1, 2 e 3 que vierem à sua cabeça, no intervalo de tempo de um minuto. Em seguida, troque-a com um colega. Ele deverá elaborar um esquema nessa folha relacionando essas palavras umas com as outras. Em seguida, troquem os esquemas entre si e conversem sobre eles, complementando-os ou corrigindo-os, se necessário.

Respostas nas orientações ao professor.

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7. No intervalo de um minuto, escreva as palavras referentes aos conteúdos estudados nos capítulos 1, 2 e 3 que vierem à sua cabeça. Em seguida, leia essas palavras para um colega e peça a ele que faça o mesmo. Depois, cada um deverá escrever um texto utilizando as palavras citadas pelo outro. Por fim, conversem sobre os textos que você e seu colega fizeram, complementando-os ou corrigindo-os, se necessário.

Resposta: O objetivo desta questão é levar os alunos a refletir sobre os conteúdos trabalhados nesta unidade e a estabelecer relações entre eles, apresentando-as por meio de um texto. A troca dos textos possibilita que eles conversem sobre suas dúvidas e identifiquem possíveis erros, corrigindo-os.