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UNIDADE
2
Reprodução
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Você sabia que uma galinha doméstica leva cerca de para produzir um ovo? Como será que essa estrutura tão curiosa se forma?
Tudo acontece no sistema reprodutor das fêmeas, onde primeiro é formada a gema e, depois, a porção que dará origem à clara. É nessa fase que, se a galinha se acasalou com o galo, há a união do gameta masculino com o feminino, em um processo chamado fecundação. Depois de formada a clara, desenvolve-se a película que envolve a parte interna da casca do ovo. Então, o ovo recebe uma massa viscosa, que se solidifica e dá origem à casca – essa é a etapa mais longa, podendo durar cerca de . Assim, em cerca de , o ovo estará pronto e será expelido do corpo da fêmea por meio de uma abertura chamada cloaca.
Iniciando a conversa
1. Analisando a imagem, como você descreveria a reprodução das aves?
2. Qual é a importância do ovo para o animal em desenvolvimento?
3. Assim como outros animais, as aves habitam o ambiente terrestre. Durante dois minutos, pense na importância da estrutura do ovo para o desenvolvimento embrionário nesse tipo de ambiente. Em seguida, converse com um colega sobre esse assunto. Ao final, compartilhem suas conclusões com a turma.
4. Cite outro exemplo de animal que se reproduz de modo semelhante às aves.
Respostas nas orientações ao professor.
Agora vamos estudar...
- a importância da reprodução;
- as divisões celulares: mitose e meiose;
- as reproduções assexuada e sexuada;
- as fecundações interna e externa;
- os tipos de desenvolvimento embrionário;
- as características gerais da reprodução em diferentes grupos de animais;
- as características gerais da reprodução em diferentes grupos de plantas.
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CAPÍTULO
4 Aspectos gerais da reprodução dos seres vivos
Leia o trecho da história em quadrinhos a seguir.
[...]
[...]
SOUSA, Mauricio de. Faltando um...Chico Bento: natal interior, São Paulo, Panini Comics, n. 96, dez. 2014. p. 39.
Questão 1. O que os animais que Chico Bento está observando estão fazendo? Qual é importância dessa ação?
Resposta nas orientações ao professor.
Questão 2. Por que a ação representada pelos animais observados por Chico Bento pode ser relacionada à reprodução dos mamíferos?
Resposta: Trata-se, pois, de uma atitude (amamentação) que está relacionada à nutrição dos filhotes recém-nascidos, que necessitam de cuidados com a alimentação para que, então, possam viver sem auxílio dos progenitores futuramente.
Em determinado período do ciclo de vida, os seres vivos podem se reproduzir, ou seja, podem gerar outros indivíduos. Trata-se de um processo essencial para a continuidade das espécies e que pode ocorrer de diferentes maneiras.
Existem seres vivos que produzem células reprodutivas chamadas gametas. Quando dois gametas se unem, eles dão origem a uma nova célula, denominada célula-ovo ou zigoto, a qual formará um novo indivíduo. A reprodução que envolve a união de gametas é chamada sexuada.
Contudo, há animais que podem se reproduzir sem a união de gametas, em uma forma de reprodução denominada assexuada.
Ao longo deste capítulo, vamos estudar os diferentes tipos de reprodução dos animais. No entanto, antes de ampliar os conhecimentos sobre esse assunto, é necessário estudar as divisões celulares, que são processos necessários para que ocorra a reprodução, tanto a sexuada quanto a assexuada.
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Divisão celular
Questão 3. Durante dois minutos, escreva em seu caderno todas as palavras relacionadas à divisão celular de que você se recordar.
Resposta: O objetivo dessa questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito das divisões celulares. Eles podem citar palavras relacionadas ao crescimento, ao desenvolvimento dos seres vivos e ao reparo de tecidos, bem como citar a formação de um indivíduo composto de milhões de células a partir de uma única célula, o zigoto, por exemplo.
Em organismos pluricelulares, como os animais, o processo de formação e desenvolvimento de tecidos e órgãos ocorre pelo aumento da quantidade de células e sua diferenciação em células especializadas, tecidos e/ou órgãos.
O aumento do número de células em um organismo pode ocorrer por meio de sucessivas divisões celulares. Já na diferenciação celular, as células se especializam em realizar determinados papéis no organismo.
As células contêm o material genético (DNA), que contém informações essenciais ao funcionamento da célula e, consequentemente, do organismo. Por isso, quando ocorre a multiplicação celular, uma cópia desse material genético precisa ser distribuída às células-filhas, formadas após a divisão celular.
O DNA está associado a proteínas, formando, assim, a cromatina, que compõe o cromossomo. Entre outros benefícios, essa organização facilita tanto a divisão quanto a distribuição do DNA entre as novas células durante a divisão celular. Para compreender melhor, confira a representação da estrutura de um cromossomo.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Representação de cromossomo (A),com destaque para trecho de cromatina (B).
Fonte de pesquisa: SADAVA, David et al. Vida: a ciência da biologia: Constituintes químicos da vida, células e genética. Tradução: Ardala Katzfuss et al. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. p. 220.
Vamos estudar a seguir dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose.
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Mitose
A mitose é um tipo de divisão celular em que uma célula-mãe dá origem a duas células-filhas idênticas a ela.
Por meio da mitose, aumenta-se a quantidade de células do organismo, o que é necessário ao desenvolvimento e ao crescimento dos seres vivos pluricelulares. Além disso, esse processo é responsável pela reposição de células mortas e pela regeneração de alguns tecidos que foram lesionados. Já nos organismos unicelulares, a mitose é uma forma de geração de novos indivíduos.
Analise o esquema a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: REECE, Jane B. et al. Biologia de Campbell. Tradução: Anne D. Villela et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 236-237.
1. Antes de iniciar a divisão, a célula-mãe duplica cada um de seus cromossomos (A). No início da divisão celular (B), o envoltório nuclear se desfaz e ocorre a duplicação dos centríolos, estruturas que migram para os polos opostos da célula.
2. Sem o envoltório nuclear, determinadas proteínas presentes no citoplasma se ligam aos cromossomos, puxando-os e separando-os. Cada cromátide-irmã✚ dos cromossomos é puxada para uma extremidade da célula-mãe. Ao final desse processo, ocorre a divisão do citoplasma e a formação da membrana plasmática.
Glossário
3. Por fim, formam-se duas células-filhas (C e D), cada uma com a mesma quantidade de cromossomos que a célula-mãe. O envoltório nuclear é novamente produzido, delimitando o núcleo em cada célula-filha.
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Tanto a mitose quanto a meiose não são exclusivas dos animais, ou seja, elas ocorrem em outros seres vivos, como as plantas, permitindo, assim, que se reproduzam e se desenvolvam. Durante a divisão celular, os cromossomos se tornam altamente condensados, ou seja, eles se tornam mais compactos e menores, facilitando sua separação e movimentação durante as divisões celulares. Além disso, pelo fato de ficarem mais compactos, os cromossomos se tornam facilmente observáveis na célula com auxílio de um microscópio.
Observe a imagem a seguir.
Questão 4. Com suas palavras, explique os momentos da divisão celular representados em A, B, C e D.
Resposta: Nessa imagem: A – os cromossomos duplicados estão se condensando; B – os cromossomos alinham-se no centro da célula; C – ocorre a separação das cromátides-irmãs dos cromossomos; D – formam-se duas células-filhas independentes após a divisão do citoplasma.
Meiose
Na divisão celular do tipo meiose, uma célula-mãe dá origem a quatro células-filhas, que são diferentes entre si e da célula-mãe. Essas células formadas apresentam metade do número de cromossomos da célula-mãe. Esse tipo de divisão ocorre nas células que originam os gametas, portanto a meiose é essencial para que ocorra a reprodução sexuada.
Pelo fato de terem somente metade da quantidade de cromossomos da célula-mãe, as células-filhas apresentam um único conjunto de cromossomos, sendo chamadas haploides. Já a célula-mãe é chamada diploide, visto que apresenta dois conjuntos de cromossomos.
No caso dos seres humanos, as células diploides, que não são gametas, apresentam 23 pares de cromossomos, ou seja, 46 cromossomos no total. Já as células haploides, representadas pelos gametas, apresentam metade do material genético, ou seja, 23 cromossomos no total.
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Observe o esquema a seguir que representa, de forma simplificada, a meiose.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: REECE, Jane B. et al. Biologia de Campbell. Tradução: Anne D. Villela et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 258-259.
1. Antes de iniciar a meiose, a célula-mãe duplica seus cromossomos.
2. Durante a meiose, o envoltório nuclear se desfaz. Os pares de cromossomos homólogos, já duplicados (A), pareiam-se, ou seja, ficam lado a lado. Proteínas presentes no citoplasma ligam-se a cada um dos cromossomos duplicados e aos centríolos, separando os pares de cromossomos (B).
3. Ao final dessa primeira fase da meiose, formam-se duas células (C e D), cada uma delas com um dos cromossomos de cada par. Perceba que cada cromossomo está duplicado.
4. Em cada uma das células-filhas, ocorre uma nova divisão celular, em que se observa a separação de cada uma das cromátides-irmãs dos cromossomos duplicados.
5. Ao final da meiose, formam-se quatro células-filhas (E, F, G e H), cada uma com metade da quantidade de cromossomos da célula-mãe. Isso acontece pelo fato de cada célula-filha receber apenas um cromossomo de cada par.
Sugestões complementares
Assista ao vídeo da meiose em células reprodutivas da mosca Nephrotoma suturalis no site Cell Image Library.
Cell Image Library. Disponível em: https://oeds.link/S5RgyU. Acesso em: 3 ago. 2022.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Analise a seguir um esquema simplificado que representa a formação e o desenvolvimento inicial do ser humano.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: MOORE, Keith L.; Persaud, T. V. N. (Vid); TORCHIA, Mark G. Embriologia básica. Tradução: Danuza Pinheiro Bastos e Renata Scavone de Oliveira. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. p. 2, 3, 12.
a) A divisão celular que deu origem ao ovócito e ao espermatozoide é a mesma que deu origem à mórula? Justifique sua resposta.
Resposta nas orientações ao professor.
b) Explique o que ocorreu com a quantidade de cromossomos após a formação do zigoto e por quê.
Resposta: Após a formação do zigoto, a quantidade de cromossomos dobrou, passando de 23 para 46 cromossomos. Isso ocorreu porque houve a união entre os gametas, cada um portando 23 cromossomos.
c) Quantos cromossomos teria o feto (D), caso a formação dos gametas (A) não envolvesse a divisão celular citada no item a? Justifique sua resposta.
Resposta nas orientações ao professor.
d) Qual divisão celular possibilitou o aumento na quantidade de células do zigoto (B) ao feto (D)? Com suas palavras, descreva como ocorreu essa divisão.
Resposta nas orientações ao professor.
2. Reproduza o quadro a seguir no caderno completando-o com as informações corretas. Para isso, é necessário diferenciar a mitose e a meiose nas células humanas.
Característica |
Mitose |
Meiose |
---|---|---|
Quantidade de cromossomos nas células-mães |
||
Quantidade de células-filhas formadas |
||
Quantidade de cromossomos nas células-filhas |
Resposta: Quantidade de cromossomos nas células-mães: 46 na mitose e 46 na meiose; Quantidade de células-filhas formadas: 2 na mitose e 4 na meiose; Quantidade de cromossomos nas células-filhas: 46 na mitose e 23 na meiose.
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Reprodução assexuada dos seres vivos
Alguns seres vivos, como certos animais invertebrados, protozoários e bactérias, podem se reproduzir sem a união de gametas, ou seja, realizam reprodução assexuada. Nos casos em que seres vivos apresentam esse tipo de reprodução, nota-se a divisão celular do tipo mitose, e os novos seres vivos originam-se de um único indivíduo.
Tanto a reprodução sexuada quanto a assexuada representam vantagens e desvantagens aos seres vivos. No caso da reprodução sexuada, o processo envolve grande investimento de tempo e energia pelo fato de envolver a participação de outro indivíduo. Isso não ocorre no caso da reprodução assexuada, uma vez que o número de indivíduos de uma população poder aumentar rapidamente sem precisar da participação de outro indivíduo. Trata-se de um processo mais simples se comparado com a reprodução sexuada, e o período de desenvolvimento, de maneira geral, é mais curto.
No entanto, a reprodução assexuada gera clones, ou seja, seres vivos com as mesmas características e material genético do indivíduo que lhes deu origem. Isso pode ser uma desvantagem em um ambiente em mudança.
Existem vários tipos de reprodução assexuada, como brotamento, fissão binária, fragmentação e partenogênese. A seguir, vamos estudar cada um desses tipos.
Brotamento
Na reprodução assexuada por brotamento, um pequeno broto se desenvolve preso ao animal adulto. Após certo tempo, o broto, já com tecidos formados e corpo organizado, desprende-se do animal adulto e se desenvolve em um novo indivíduo, geneticamente idêntico ao progenitor.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Representação de reprodução de hidra por brotamento.
Fonte de pesquisa: PECHENIK, Jan A. Biologia dos invertebrados. Tradução: Aline Barcellos Prates dos Santos et al. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. p. 112.
1. Um broto (A) se desenvolve no corpo da hidra adulta (B). Após certo tempo, esse broto se desprende do corpo da hidra adulta.
2. O broto de hidra se fixa no substrato, geralmente próximo ao indivíduo adulto, e continua seu desenvolvimento.
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Fissão binária
Na reprodução por fissão binária, um organismo unicelular se divide por mitose, formando, assim, duas partes semelhantes, que se desenvolvem e dão origem a dois indivíduos, idênticos ao progenitor. Esse tipo de reprodução é comum em protozoários e bactérias. Analise o esquema a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. Tradução: Alvaro Esteves Migotto et al. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. p. 136.
1. O material genético e algumas organelas e estruturas, como o flagelo, começam a se duplicar.
2. O núcleo se divide e inicia a divisão do citoplasma.
3. O citoplasma se divide completamente, gerando dois indivíduos (A e B), cada um com um núcleo.
Fragmentação
Na reprodução por fragmentação, um organismo se divide em duas ou mais partes e cada uma delas é capaz de originar um indivíduo por meio da regeneração das partes perdidas. Observe o esquema a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: RUPPERT, Edward E.; FOX, Richard S.; BARNES, Robert D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. Tradução: Antonio Carlos Marques (coord.). 7. ed. São Paulo: Roca, 2005. p. 1035.
Uma estrela-do-mar é dividida em duas partes (A e B). Cada uma dessas partes regenera as porções perdidas e dá origem a um novo indivíduo (C e D).
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Partenogênese
Na reprodução por partenogênese, o embrião se desenvolve de um ovócito não fecundado. Esse tipo de reprodução pode ocorrer em alguns vermes e insetos, como abelhas, vespas e formigas.
Para compreender esse tipo de reprodução assexuada, vamos analisar como ocorre a partenogênese em abelhas.
As fêmeas férteis de abelhas, chamadas rainhas, produzem ovócitos que podem ou não ser fecundados pelos machos. Quando não são fecundados pode ocorrer a partenogênese, que origina machos haploides, os zangões. Observe o esquema a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: GULLAN, P. J.; CRASTON, P. S. Os insetos: um resumo de entomologia. Tradução: Sonia Maria Marques Hoenen. 3. ed. São Paulo: Roca, 2007. p. 272.
O indivíduo adulto pluricelular, no caso, a rainha (A), fornece uma célula-mãe (B), que, por sua vez, sofre meiose e dá origem a duas células-filhas: os ovócitos (C e D). Essas células têm metade da quantidade de cromossomos que a célula de origem (B).
Os ovócitos não são fecundados e sofrem inúmeras divisões celulares por mitose, resultando em indivíduos adultos pluricelulares, nesse caso, os zangões (E e F).
Quando os ovócitos são fecundados pelo espermatozoide, originam as abelhas fêmeas, que podem se tornar operárias ou rainhas, dependendo do tipo de alimento que recebem na fase de larvas.
As abelhas operárias se originam de larvas que são alimentadas com mel e pólen. Já as abelhas rainhas se originam de larvas que receberam geleia real durante seu desenvolvimento.
Abelha: pode atingir aproximadamente de comprimento.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Leia as afirmativas e identifique a que apresenta informações incorretas sobre a reprodução assexuada. Depois, reescreva-a em seu caderno, corrigindo-a.
a) A reprodução assexuada não envolve a união de gametas. Assim, um único indivíduo é capaz de gerar um novo ser vivo.
b) Uma das vantagens da reprodução assexuada é não necessitar de um parceiro para se reproduzir, o que reduz o gasto de energia nesse processo.
c) A reprodução assexuada gera indivíduos conhecidos como clones, ou seja, indivíduos geneticamente diferentes, o que pode ser uma grande vantagem para a espécie se manter em um ambiente em transformação.
d) Brotamento, fissão binária e fragmentação são exemplos de tipos de reprodução assexuada.
Resposta nas orientações ao professor.
2. Leia o trecho da reportagem a seguir.
Dados indicam que mudança climática já afeta vida do planeta
[…]
A pulga-de-água depende da temperatura como poucos animais. [...] As células sexuais femininas se desenvolvem sem terem sido fecundadas. Esse mecanismo de reprodução assexuada, conhecido como █, é iniciado por um sinal ambiental ou químico. No caso das pulgas-de-água, é o calor do ambiente. Durante os meses quentes, se reproduzem mais e as crias são fêmeas. No inverno, a taxa de reprodução é menor e são machos. […]
CRIADO, Miguel Ángel. Dados indicam que mudança climática já afeta vida do planeta. El País, 15 nov. 2016. Disponível em: https://oeds.link/Q4iJAe. Acesso em: 3 ago. 2022.
Pulga-de-água: pode atingir aproximadamente de comprimento.
a) Qual termo substitui corretamente o símbolo em destaque no trecho de reportagem, de acordo com o tipo de reprodução descrito?
Resposta: partenogênese.
b) O tipo de reprodução que você identificou no item a é do tipo sexuada ou assexuada? Justifique sua resposta.
Resposta: Espera-se que os alunos reconheçam que a partenogênese é um tipo de reprodução assexuada, visto que não envolve a união de gametas.
c) Com base nas informações citadas no texto, qual seria uma possível consequência na composição da população de pulgas-de-água se houvesse uma mudança climática no ambiente onde vivem?
Resposta: O objetivo dessa questão é que os alunos interpretem as informações apresentadas no texto. Espera-se que comentem que o aumento da temperatura da água alteraria a composição da população de pulgas-de-água, a qual se tornaria maior por causa do aumento na geração de indivíduos, assim como seria composta basicamente de fêmeas.
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Reprodução sexuada dos seres vivos
Observe as imagens a seguir.
Faisão comum: pode atingir aproximadamente (macho) e (fêmea) de comprimento.
Questão 5. Em sua opinião, como o filhote de faisão (imagem B) foi gerado?
Resposta nas orientações ao professor.
Questão 6. Onde o embrião do faisão se desenvolve?
Resposta: O embrião do faisão se desenvolve no interior de um ovo depositado no ambiente, ou seja, fora do corpo da fêmea.
Animais como o faisão comum se reproduzem de maneira sexuada, ou seja, pela união de gametas. Os machos produzem o gameta masculino e as fêmeas, o gameta feminino. Conforme estudado anteriormente, a união desses gametas origina a célula-ovo ou o zigoto, por meio da qual o novo indivíduo se desenvolve.
No caso do faisão comum, o zigoto se desenvolve no interior de um ovo, que é depositado no ambiente, ou seja, o desenvolvimento do embrião/feto ocorre fora do corpo da fêmea. Além do desenvolvimento no interior do ovo, há outros tipos de desenvolvimento que ocorrem nos seres vivos. Vamos estudar alguns deles mais adiante.
Diferentemente da reprodução assexuada, na reprodução sexuada os indivíduos gerados não são clones. Eles apresentam características específicas, resultantes de informações provenientes dos dois progenitores. Por isso, é possível afirmar que a reprodução sexuada possibilita o aumento da diversidade dos seres vivos.
Apesar de favorecer a variação genética entre os indivíduos, a reprodução sexuada produz menor quantidade de indivíduos em determinado intervalo de tempo, o que resulta em um aumento populacional menos acelerado, se comparado com a reprodução assexuada.
A reprodução sexuada envolve alguns processos, como a produção de gametas, a fecundação e o desenvolvimento do novo ser vivo. A seguir, vamos estudar cada um desses processos.
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Produção de gametas
Conforme estudado anteriormente, os gametas são células formadas por meiose e são haploides, ou seja, possuem apenas um conjunto de cromossomos. Nos animais, os gametas são produzidos em órgãos específicos, chamados gônadas, em um processo denominado gametogênese.
Os gametas recebem nomes específicos dependendo do ser vivo em que são produzidos. Nos animais, por exemplo, os gametas masculinos são chamados espermatozoides e os femininos, ovócitos.
Fecundação
O zigoto se forma da união do gameta masculino com o gameta feminino, a chamada fecundação.
Algumas espécies de animais realizam um ritual chamado acasalamento. Nesse ritual, esses seres vivos apresentam comportamentos específicos para atrair o indivíduo do sexo oposto. Geralmente, o macho busca impressionar a fêmea para se acasalarem.
Para atrair as fêmeas, os machos utilizam diferentes estratégias, como cantos, danças e disputas com outros machos. Além disso, eles costumam exibir chifres, jubas e caudas chamativas.
Na época do acasalamento, o macho de faisão, por exemplo, emite um som rouco, briga com outros machos e exibe suas penas para a fêmea.
Faisão-lady: pode atingir aproximadamente (macho) e (fêmea) de comprimento.
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Após o encontro dos parceiros para o acasalamento e a reprodução, a fecundação pode ocorrer de maneira interna ou externa, ou seja, dentro ou fora do sistema genital.
No caso da fecundação interna, ocorre a união do gameta masculino com o gameta feminino no interior do sistema genital feminino. Para isso, o macho insere seus gametas no corpo da fêmea durante o acasalamento.
No interior do sistema genital feminino, os gametas estão protegidos da desidratação, ou seja, da perda excessiva de água, o que auxilia na fecundação.
Esse tipo de fecundação ocorre em animais, como seres humanos, gatos, cachorros, porcos, golfinhos, leões, cágados, cascavéis e onças-pintadas.
Onça-pintada: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Já na fecundação externa a união do gameta masculino com o feminino ocorre no ambiente, ou seja, fora do corpo da fêmea. Esse tipo de fecundação ocorre em algumas espécies de anfíbios, como sapos, rãs e pererecas. Nesses animais, geralmente, o macho abraça a fêmea e a estimula a liberar seus ovócitos no ambiente. Em seguida, o macho libera os espermatozoides sobre os ovócitos, possibilitando, assim, a fecundação e a formação dos ovos.
Rã-comum: pode atingir aproximadamente de comprimento.
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Os animais que realizam fecundação externa produzem grande quantidade de gametas masculinos e femininos, aumentando, assim, as chances de ocorrer a fecundação no ambiente e de gerar indivíduos.
Os seres vivos que realizam a fecundação interna, por sua vez, produzem menor quantidade de gametas e, de maneira geral, geram menor quantidade de descendentes, quando comparado com espécies que realizam fecundação externa.
Desenvolvimento embrionário
Após a formação do zigoto, inicia-se o processo de desenvolvimento do novo ser vivo. No caso, o embrião formado pode se desenvolver de diferentes maneiras, de acordo com a espécie de ser vivo.
Professor, professora: Ao abordar sobre a classificação dos animais de acordo com o desenvolvimento do embrião, comente com os alunos que os seres ovovivíparos também são conhecidos como vivíparos lecitotróficos.
Dependendo do tipo de desenvolvimento do embrião, os animais podem ser classificados em ovíparos, ovovivíparos ou vivíparos.
Animais ovíparos são aqueles cujo embrião se desenvolve e é nutrido no interior de um ovo, mantido fora do corpo da fêmea até o nascimento do novo ser vivo.
Diversos animais ovíparos apresentam fecundação interna, como o pássaro tordo-zornal. Assim, ovos fecundados são depositados no ambiente. Já animais ovíparos, como sapos, rãs, pererecas e algumas espécies de peixes, como a piranha-vermelha, apresentam fecundação externa.
Tordo-zornal (adulto): pode atingir aproximadamente de comprimento.
Piranha-vermelha: pode atingir aproximadamente de comprimento.
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Animais vivíparos apresentam fecundação interna e o desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo da fêmea até o nascimento.
Nesses animais, o embrião pode ser totalmente ou parcialmente nutrido pela fêmea. Em algumas espécies, como os seres humanos, todos os nutrientes são provenientes da fêmea. Em outras, parte dos nutrientes é fornecida por estruturas de reserva ligadas ao embrião e semelhantes às observadas no interior de ovos.
Escorpião-imperador (adulto): pode atingir aproximadamente de comprimento.
Animais ovovivíparos apresentam fecundação interna e o desenvolvimento embrionário ocorre dentro de ovos que permanecem no interior do corpo da fêmea até o nascimento. Nesse caso, o embrião obtém os nutrientes do ovo.
Alguns peixes, como o lebiste e o peixe-mosquito, a maioria dos tubarões e das raias e algumas espécies de lagartos e de serpentes, como a cascavel, são animais ovovivíparos.
Peixe-mosquito (adulto): pode atingir aproximadamente de comprimento.
Desenvolvimento direto e desenvolvimento indireto
É provável que você já tenha visto um filhote de cachorro ou de gato. Esses filhotes são semelhantes ao animal adulto da mesma espécie quanto ao número de membros e à presença de determinadas estruturas no corpo, por exemplo. No entanto, em outras espécies, os filhotes são muito diferentes dos animais adultos.
A aparência do animal ao nascer, quando comparada com a do indivíduo adulto da espécie, permite identificar dois tipos de desenvolvimento: o direto e o indireto.
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No desenvolvimento direto, o filhote apresenta muitas semelhanças na organização da estrutura corpórea com o animal adulto da mesma espécie. No caso, o animal nasce, cresce e se desenvolve até chegar à forma adulta, sem que haja alteração extrema de seu corpo nesse processo. Esse tipo de desenvolvimento é observado em animais, como o ser humano e outros mamíferos, aves e alguns répteis. Peixes como o cavalo-marinho também apresentam desenvolvimento direto.
No desenvolvimento indireto, o filhote apresenta muitas diferenças em relação ao animal adulto da mesma espécie. Por isso, após o nascimento, ocorrem várias mudanças no ser vivo jovem até ele atingir a fase adulta. Essas mudanças caracterizam a chamada metamorfose. Esse tipo de desenvolvimento é observado em insetos, como borboletas e algumas moscas, em sapos, rãs, pererecas e em algumas espécies de peixes. Observe o esquema a seguir.
Rã-comum: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Diferentes etapas do desenvolvimento indireto da rã-comum (Rana temporaria): ovos (1), girino (2), juvenis (3) e adulto (4).
O ciclo de vida da rã-comum se inicia com o ovo (1), do qual eclode a fase larval dos anfíbios, conhecido como girino (2). Logo após o nascimento, os girinos apresentam algumas características específicas, como ausência de membros e presença de cauda e de brânquias, que são responsáveis pelas trocas gasosas do animal com o ambiente.
Ao longo de seu desenvolvimento, os girinos sofrem algumas transformações, por exemplo, a cauda é absorvida e os membros se desenvolvem (3). Ao atingir a fase adulta (4), o sapo apresenta membros anteriores e posteriores bem desenvolvidos e adequados à locomoção no ambiente terrestre, as brânquias são absorvidas pelo organismo e as trocas gasosas passam a ser realizadas por meio da pele e dos pulmões.
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O tema é ...
Educação ambiental
Atividades humanas e a reprodução das tartarugas marinhas
Leia a manchete a seguir.
Filhotes de tartaruga-de-pente nascem no litoral do município do Paulista
Disponível em: https://oeds.link/OHclKx. Acesso em: 3 ago. 2022.
As tartarugas são répteis ovíparos. Anualmente, entre os meses de setembro a dezembro, cinco espécies de tartarugas marinhas fazem a postura dos ovos nas praias do litoral do Brasil. Entre essas espécies, está a tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), citada na manchete. Na época de reprodução, as tartarugas marinhas cavam buracos na areia, botam centenas de ovos e voltam para o mar. Cerca de dois meses depois da postura, nascem os filhotes, que se deslocam em direção ao mar.
Apesar dos milhares de ovos depositados nas areias do litoral brasileiro, a quantidade de filhotes que atinge a fase adulta é bem reduzida. Acredita-se que, em média, a cada mil tartarugas marinhas que nascem, apenas duas ou três chegam à idade adulta.
A baixa sobrevivência das tartarugas marinhas está relacionada a diferentes fatores naturais, como a captura por predadores. Contudo, além das ameaças naturais, as atividades humanas também têm ameaçado a sobrevivência desses animais. A seguir, vamos conhecer algumas dessas atividades.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Luzes da beira-mar: as luzes artificiais dos postes e estabelecimentos próximos às praias podem confundir os filhotes que saem dos ovos. Dessa forma, eles se movimentam em direção oposta à do mar, ficando mais expostos a riscos, como atropelamento, desidratação e ataque de outros animais, como cães e aves.
Poluição do hábitat: A poluição desses ambientes por resíduos sólidos, como o plástico, propicia a ingestão desses materiais pelas tartarugas marinhas, prejudicando sua nutrição.
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Pisoteio das áreas de desova: a presença de pessoas e de veículos na praia compacta a areia, dificultando a construção dos ninhos pelas tartarugas marinhas e prejudicando a saída dos filhotes após a eclosão.
Sombreamento: a determinação do sexo dos filhotes de tartarugas marinhas é influenciada pela temperatura da areia em que os ovos são incubados. Dessa forma, construções que provocam o sombreamento dos locais de desova reduzem a temperatura da areia, resultando em aumento na geração de machos, o que pode provocar o desequilíbrio entre as populações de machos e fêmeas da espécie.
Pesca incidental: as tartarugas marinhas ficam presas em redes de pesca ou anzóis utilizados para a pesca de outros animais marinhos. Por isso, muitas delas não conseguem subir à superfície da água para respirar ou não conseguem se alimentar adequadamente, prejudicando sua sobrevivência.
Coleta de ovos e caça: em alguns locais do Brasil, tanto os ovos de tartaruga marinha quanto os animais adultos são coletados para alimentação humana.
Sugestões complementares
Apesar de algumas atividades humanas serem prejudiciais às tartarugas marinhas, outras atividades realizadas pelo ser humano podem ajudar a proteger esses seres vivos, como as desenvolvidas no Projeto Tamar.
Acesse o site do Projeto Tamar e conheça mais sobre os programas de proteção às tartarugas-marinhas, pesquisas realizadas e ações de conscientização da população.
Tamar. Disponível em: https://oeds.link/z6INob. Acesso em: 3 ago. 2022.
Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.
1. Quando você vai à praia ou a outro ambiente natural, você costuma identificar danos ambientais nesses locais ou ameaças à sobrevivência de seres vivos? Em caso afirmativo, compartilhe essas informações com os colegas, comentando as possíveis maneiras de reverter a(s) situação(ões) observada(s).
2. A informação é uma importante ferramenta na proteção dos ambientes e das espécies de seres vivos. Junte-se a dois colegas e produzam um panfleto com algumas curiosidades e alguns dados a respeito das tartarugas marinhas, sua conservação e risco de extinção. Em seguida, apresente o material produzido aos demais colegas.
3. Sabendo que o sexo das tartarugas é influenciado pela temperatura da areia onde os ovos são depositados, como o aquecimento global pode interferir nas populações desses animais?
4. Converse com um colega sobre atitudes tanto individuais quanto coletivas que poderiam auxiliar na proteção das tartarugas marinhas. Depois, compartilhem as ideias com a turma.
Respostas e instruções nas orientações ao professor.
Página 98
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Identifique a alternativa que apresenta informações incorretas sobre a reprodução sexuada. Em seguida, reescreva-a em seu caderno, corrigindo-a.
a) A reprodução sexuada, em geral, envolve menor gasto de energia para o indivíduo que a realiza do que a reprodução assexuada.
b) Produção de gametas, fecundação e desenvolvimento de um novo ser vivo são alguns dos processos que fazem parte da reprodução sexuada.
c) A reprodução sexuada envolve a união dos gametas masculino e feminino, formando uma célula chamada zigoto, que se desenvolve e origina um novo ser vivo.
d) Uma das vantagens da reprodução sexuada é originar indivíduos geneticamente diferentes dos genitores, contribuindo para aumentar diversidade dos seres vivos.
Resposta: Alternativa a. A reprodução sexuada, em geral, envolve maior gasto de energia para o indivíduo que a realiza do que para aquele que realiza a reprodução assexuada. Isso ocorre pelo fato de que, na reprodução sexuada, em geral, é necessário a busca por parceiros para se reproduzir, o que demanda maior gasto de tempo e energia.
2. O dicloro-difenil-tricloroetano (DDT) é um inseticida que foi amplamente utilizado no século XX em todo o mundo. Entretanto, seu uso indiscriminado causou danos aos seres humanos e a várias outras espécies de seres vivos.
Em 1962, a cientista estadunidense Rachel Carson (1907-1964) publicou o livro Primavera silenciosa, denunciando os efeitos tóxicos do DDT.
Carson atribuiu esse título à sua obra pelo fato de haver evidências de que o DDT teria sido responsável pela mortalidade de aves e, por isso, quase não se ouvia os sons emitidos por elas.
Entre os diversos efeitos, o DDT fragilizava os ovos das aves, tornando-os menos resistentes, o que afetava sua reprodução. A águia-careca é um exemplo de ave que foi bastante prejudicada pelo uso indiscriminado desse inseticida.
Águia-careca: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Por causa do trabalho de Carson e de outros cientistas, o uso do DDT passou a ser regularizado e até mesmo proibido em diversos países.
a) Com base no texto e em seus conhecimentos sobre a reprodução das aves, por que o DDT causava danos às populações desses seres vivos?
Resposta nas orientações ao professor.
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b) O DDT também tem efeitos sobre o desenvolvimento embrionário e fetal do ser humano. Explique por que a exposição da gestante ao DDT poderia afetar o desenvolvimento do embrião/feto.
Resposta: Como o ser humano é um animal vivíparo, substâncias absorvidas ou ingeridas pela mãe podem ser transferidas para o embrião/feto, prejudicando seu desenvolvimento.
c) Converse com seus colegas sobre a importância de pesquisas de cientistas como Rachel Carson e de seu legado para a sociedade.
Resposta nas orientações ao professor.
3. Leia o texto e analise a imagem a seguir.
Tracajá é uma espécie de tartaruga tradicionalmente utilizada como alimento pelos povos indígenas do Parque do Xingu, no Mato Grosso. Nos últimos anos, a população desse réptil vem diminuindo por causa do aumento da caça, do desmatamento e da poluição dos rios.
Em 2006, a comunidade Kamaiurá-Morená iniciou um projeto de recuperação das populações de tracajá. Desde 2007, esse projeto conta com o apoio da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Tracajá: pode atingir aproximadamente de comprimento.
a) Uma das ações do projeto desenvolvido pela comunidade indígena é proteger os ovos, os filhotes e as fêmeas adultas de tracajás. Explique como essa estratégia pode contribuir para a preservação desse animal.
Resposta nas orientações ao professor.
4. Leia o texto a seguir sobre a reprodução do cavalo-marinho.
Durante o acasalamento, a fêmea transfere seus gametas para o interior da bolsa incubadora, presente no macho, que libera os espermatozoides no interior dessa bolsa, onde ocorre a fecundação. Os embriões formados são nutridos pelo macho. Durante o período de incubação, ou seja, de desenvolvimento do embrião e nascimento do filhote, o macho permanece preso por meio de sua cauda a estruturas no ambiente, como corais ou algas.
Cavalo-marinho: pode atingir aproximadamente de comprimento.
a) Com relação à fecundação e ao desenvolvimento, como o cavalo-marinho pode ser classificado?
Resposta: A fecundação é interna. Já o desenvolvimento é ovovivíparo e ocorre no interior do corpo do macho.
b) Por que a reprodução em cavalos-marinhos pode ser considerada um exemplo peculiar entre os animais?
Resposta: Porque em espécies com desenvolvimento interno, os embriões se desenvolvem, geralmente, no interior do corpo da fêmea.