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CAPÍTULO
5 A reprodução nos diferentes grupos de animais
Analise as fotos a seguir.
Imagens não proporcionais entre si.
Questão 1. Onde se desenvolve o embrião do animal da foto A? E o da foto B?
Resposta: O embrião do animal mostrado na foto A se desenvolve fora do corpo materno, no interior de um ovo com casca rígida depositado no ambiente. Já o animal mostrado na foto B se desenvolve dentro do corpo da mãe, no útero.
Questão 2. Cite uma semelhança e uma diferença entre os modos de reprodução dos seres vivos apresentados nas fotos A e B.
Resposta nas orientações ao professor.
Como estudamos no capítulo anterior, a reprodução é essencial para que sejam gerados novos indivíduos e para a manutenção das espécies nos ambientes. Os seres vivos apresentam diferentes tipos de reprodução, que podem ou não envolver a participação de gametas, ocorrendo por meio de diferentes tipos de desenvolvimento.
Embora os seres vivos apresentem alguns aspectos comuns quanto à reprodução, eles também têm características reprodutivas específicas, que podem variar entre os grupos ou entre as espécies de um mesmo grupo. Por exemplo, algumas espécies de peixe desempenham o cuidado parental dos filhotes, tanto por parte do macho quanto por parte da fêmea, dependendo da espécie. Esse cuidado aumenta a chance de sobrevivência da prole e pode ser feito de diferentes maneiras, como protegendo e incubando os ovos, fornecendo alimento ou construindo ninhos. Outras espécies de peixe, no entanto, depositam os ovos no ambiente e não exercem cuidado parental.
Neste capítulo vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos diferentes grupos de animais.
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Poríferos
Os poríferos podem se reproduzir de maneira sexuada ou assexuada. Na reprodução sexuada ocorre a formação de gametas masculinos e femininos, os quais se fundem e originam o zigoto.
A maioria das espécies de esponjas é hermafrodita, ou seja, um mesmo indivíduo pode produzir ovócitos e espermatozoides. No entanto, a reprodução é geralmente cruzada, isto é, o espermatozoide de um indivíduo fecunda o ovócito de outro, e vice-versa. Analise a seguir um exemplo de reprodução sexuada em poríferos.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Um indivíduo (1) libera espermatozoides (2) na água, que são transportados pelas correntes de água até as proximidades de outra esponja (3). O fluxo de água gerado pelas células flageladas, chamadas coanócitos (4), transporta os espermatozoides até o interior da esponja, onde são encaminhados por células específicas até o local onde se encontra o ovócito (5). Após a fecundação, forma-se uma célula-ovo (6), que se desenvolve e origina uma larva (7). Essa larva é liberada no ambiente, onde se fixa no substrato (8) e se desenvolve, formando um novo indivíduo (9).
Fonte de pesquisa: BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. Tradução: Alvaro Esteves Migotto et al. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. p. 207-208.
Em algumas espécies de esponjas a união entre os gametas masculino e feminino ocorre no ambiente, resultando na formação do zigoto, que pode originar uma larva.
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A reprodução assexuada nos poríferos pode ocorrer de duas maneiras: por fragmentação ou por brotamento.
Na reprodução por fragmentação uma nova esponja se desenvolve do fragmento de outra esponja. Esse fragmento pode se fixar no substrato e regenerar as partes perdidas, dando origem a um novo indivíduo. A fragmentação pode ocorrer por diferentes motivos, como a ação das correntes de água e das ondas ou o ataque de outros animais.
Na reprodução por brotamento uma nova esponja forma-se dos brotos. A esponja formada pode se separar do indivíduo progenitor ou permanecer unida a ele. No último caso, os indivíduos formam uma colônia de esponjas.
Esponja-do-mar: pode atingir aproximadamente de altura.
Cnidários
Os cnidários podem apresentar reprodução sexuada e assexuada, bem como sexos separados, ou seja, os organismos produzem ovócitos ou espermatozoides. Também há espécies hermafroditas.
A reprodução assexuada dos cnidários ocorre, principalmente, por brotamento. Esse tipo de reprodução é comum em algumas espécies de anêmonas e em hidras.
Quando o broto permanece ligado ao indivíduo progenitor, pode ser formada uma colônia.
Obélia: pode atingir aproximadamente de altura.
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Na reprodução sexuada dos cnidários os gametas são liberados na água, onde pode ocorrer a fecundação e a formação do zigoto. Em algumas espécies de cnidários o zigoto se desenvolve e origina um novo indivíduo. Em outras, o zigoto evolui para o estado de larva, a qual dá origem a um novo indivíduo.
Durante o ciclo de vida de algumas espécies de cnidários, como as do gênero Obelia, há uma fase de reprodução assexuada e uma fase de reprodução sexuada. Analise o esquema a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
O pólipo adulto se reproduz assexuadamente por brotamento, gerando uma colônia de pólipos (1). Determinados indivíduos da colônia originam medusas (2), as quais se desprendem como indivíduos livre-natantes.
Quando adultas, as medusas se reproduzem de maneira sexuada, produzindo ovócitos (3) e espermatozoides (4), os quais são liberados na água, onde pode ocorrer a fecundação.
A união dos gametas masculino e feminino gera um zigoto (5), que se desenvolve e origina uma larva (6). Ela se fixa no substrato e também se desenvolve, originando um novo pólipo (7), que representa a fase assexuada. O pólipo adulto (8) pode, então, se reproduzir por meio de brotos.
Fonte de pesquisa: RUPPERT, Edward E.; FOX, Richard S.; BARNES, Robert D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. Tradução: Antonio Carlos Marques (coord.) et al. 7. ed. São Paulo: Roca, 2005. p. 190.
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Platelmintos
Analise o trecho de texto a seguir.
[…]
As planárias são pequenos animais invertebrados de vida livre, pertencentes ao filo dos Platelmintos (Classe Turbellaria, Ordem Tricladida), que há mais de 100 anos fascinam cientistas e não cientistas devido à sua grande capacidade regenerativa.
[...]
A regeneração é um processo fascinante que substitui estruturas danificadas ou perdidas em indivíduos adultos. [...].
A planária pode ser cortada em fragmentos que regeneram um indivíduo completo de menores dimensões. Durante o processo de regeneração, a forma do corpo e as suas proporções são mantidas. Cada fragmento regenera de um modo preciso as partes em falta, em coordenação com o resto do corpo em remodelação, preservando a orientação do seu eixo corporal, originando um animal com as proporções adequadas.
FARIA, Hugo Ferradeira de. Planária. Revista de Ciência Elementar, v. 9, n. 1, mar. 2021. Disponível em: https://oeds.link/qHopDJ. Acesso em: 3 ago. 2022.
Planária: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Questão 3. O texto descreve um tipo de reprodução que ocorre em vermes platelmintos. Essa reprodução é sexuada ou assexuada? Justifique sua resposta.
Resposta: Reprodução assexuada, pois a fissão, divisão em dois, é um tipo de reprodução que não envolve a formação e o encontro de gametas.
Os platelmintos podem se reproduzir tanto de maneira assexuada quanto sexuada. Em geral, esses animais são hermafroditas e sua fecundação é interna. No entanto, cada grupo de platelmintos apresenta suas particularidades com relação à reprodução. A seguir, vamos estudar como alguns representantes dos grupos de platelmintos se reproduzem.
Planárias
A reprodução das planárias pode ocorrer de maneira assexuada ou sexuada. Quando adulta, a planária é hermafrodita. No entanto, na maioria das espécies desse grupo ocorre a reprodução sexuada cruzada, ou seja, com troca de gametas entre os indivíduos.
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Observe o esquema da reprodução assexuada de planárias.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: RUPPERT, Edward E.; FOX, Richard S.; BARNES, Robert D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. Tradução: Antonio Carlos Marques (coord.) et al. 7. ed. São Paulo: Roca, 2005. p. 275.
A reprodução assexuada nas planárias ocorre por fissão transversal. Nesse tipo de reprodução, o animal estica-se e divide-se em dois. Cada uma dessas partes se desenvolve e origina uma nova planária completa. Isso é possível porque as planárias têm grande capacidade de regeneração.
Agora, observe o esquema da reprodução sexuada de planárias.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. Tradução: Alvaro Esteves Migotto et al. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. p. 316.
Duas planárias se unem pela porção ventral do corpo e trocam espermatozoides entre si (1). No interior do corpo da planária os espermatozoides de uma unem-se aos ovócitos da outra.
Os ovos resultantes da fecundação são depositados no ambiente dentro de pequenos casulos (2), que os protegem.
Após o amadurecimento dos ovos, as planárias jovens (3) saem do interior dos casulos. Esses animais apresentam desenvolvimento direto, ou seja, sem estágio larval.
Tênias e esquistossomos
As tênias são hermafroditas e têm o corpo formado por segmentos chamados proglotes ou proglótides. Cada um desses segmentos é dotado de estruturas dos sistemas reprodutores feminino e masculino.
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A reprodução sexuada das tênias pode ocorrer, principalmente, por autofecundação.
Nesse caso, o ovócito e o espermatozoide de um mesmo indivíduo se unem, originando um zigoto.
Após a fecundação, a proglote que contém os zigotos é chamada proglote grávida.
Taenia saginata: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Taenia saginata (A), com destaque para duas proglotes de seu corpo (B).
Os esquistossomos têm sexos separados e se reproduzem de maneira sexuada.
Além disso, esses vermes apresentam dimorfismo sexual, ou seja, há algumas diferenças entre machos e fêmeas. As fêmeas são finas, enquanto os machos têm o corpo mais curto e com um sulco na região ventral, onde as fêmeas podem se alojar.
As tênias e os esquistossomos são parasitas e, portanto, precisam de outros seres vivos como hospedeiros para completar seu ciclo de vida e sua nutrição.
No ciclo de vida de muitos parasitas há dois tipos de hospedeiro. O hospedeiro intermediário abriga o parasita durante sua fase larval. Já o hospedeiro definitivo abriga o parasita durante sua fase adulta e é nele que ocorre a reprodução sexuada.
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Observe a seguir o ciclo de vida de um platelminto parasita.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: NEVES, David Pereira et al. Parasitologia Humana. 11. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2005. p. 232.
1. As tênias adultas são encontradas no intestino do ser humano. As proglotes grávidas desses vermes, localizadas na porção final do corpo da tênia, desprendem-se do verme e são eliminadas com as fezes da pessoa parasitada.
2. No meio externo, as paredes das proglotes se abrem e liberam os ovos.
3. Os ovos presentes no ambiente contaminam o solo e a água.
4. Ao ingerir água ou alimentos contaminados, o porco adquire esses ovos. No estômago do animal o envoltório do ovo se desfaz, liberando a larva, que atravessa a parede do intestino e chega à circulação sanguínea.
5. Por meio do sangue a larva chega aos músculos do porco, onde se aloja e se desenvolve, formando outro tipo de larva, denominada cisticerco.
6. Ao comer carne de porco contaminada e malcozida o ser humano ingere o cisticerco vivo.
7. No intestino humano o cisticerco pode originar um verme adulto e se reproduzir sexuadamente, reiniciando o ciclo.
Questão 4. Com base no ciclo de vida da tênia, apresentado anteriormente, como podemos prevenir a teníase?
Resposta: Os alunos podem citar que a teníase pode ser prevenida evitando o consumo de carne de porco crua ou malcozida e comprando carne inspecionada por órgãos do governo, visando garantir a procedência e a qualidade sanitária da carne.
Questão 5. Com base no esquema do ciclo de vida da Taenia solium, qual é o hospedeiro intermediário e qual é o hospedeiro definitivo desse verme?
Resposta: O hospedeiro intermediário é o porco, e o hospedeiro definitivo é o ser humano.
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Ao parasitar o ser humano as tênias adultas podem provocar uma doença denominada teníase. Em geral, há apenas uma tênia por hospedeiro, por isso são chamadas popularmente de solitárias. Os principais sintomas da teníase são dores abdominais, diarreia, prisão de ventre e perda de massa corpórea.
Já o parasitismo por esquistossomo pode provocar uma doença denominada esquistossomose. Na fase mais avançada dessa doença, o volume do fígado e do baço da pessoa infectada aumenta por causa do acúmulo de líquido na região abdominal, elevando também o volume do abdome do doente. Por isso, a esquistossomose é popularmente conhecida como barriga-d'água.
Sugestões complementares
Você sabia que existem doenças conhecidas como doenças negligenciadas? Elas são assim denominadas porque estão diretamente relacionadas à falta de condições adequadas de higiene para um grupo específico da população, como pessoas de baixa renda e sem acesso a saneamento básico. A esquistossomose é um tipo de doença negligenciada. Para saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo Doenças negligenciadas no site da Fiocruz.
Fiocruz. Disponível em: https://oeds.link/cyj0pH. Acesso em: 4 ago. 2022.
Nematódeos
Em geral, os nematódeos realizam reprodução sexuada, e a maioria deles tem sexos separados e fertilização interna. Alguns nematódeos são parasitas, como o Ascaris lumbricoides, conhecido popularmente como lombriga.
A fêmea dessa espécie de nematódeo é maior do que o macho. Além disso, o macho apresenta uma das extremidades do corpo curvada.
Lombriga: pode atingir aproximadamente (fêmea) e (macho) de comprimento.
Ao parasitar o ser humano a lombriga pode provocar uma doença denominada ascaridíase. Os sintomas envolvem tosse, bronquite e febre, durante a passagem das larvas pelos pulmões, além de dor abdominal, náuseas e perda de apetite, quando o verme se instala no intestino.
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Observe o esquema do ciclo de vida de Ascaris lumbricoides.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: NEVES, David Pereira et al. Parasitologia Básica. 4. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019. p. 162.
1. As lombrigas adultas, macho e fêmea, acasalam-se no interior do intestino humano. Em seguida, a fêmea deposita seus ovos no intestino humano.
2. Os ovos são eliminados no ambiente por meio das fezes da pessoa contaminada.
3. No ambiente, os ovos das lombrigas podem contaminar a água, o solo e os alimentos.
4. Os ovos presentes nos alimentos contaminados contêm os embriões das lombrigas.
5. Ao ingerir alimentos ou água contaminados o ser humano ingere também os ovos, que atingem o sistema digestório humano.
6. No intestino humano as larvas são liberadas dos ovos e atravessam a parede desse órgão, atingindo a circulação sanguínea humana.
7. Por meio dos vasos sanguíneos as larvas migram para outros órgãos, como os pulmões, onde se desenvolvem e se transformam em lombrigas jovens. Essas formas jovens saem do pulmão e alcançam a laringe, sendo deglutidas e atingindo novamente o intestino, onde se tornam vermes adultos capazes de acasalar e reiniciar o ciclo.
Anelídeos
Os poliquetas, em geral, são exemplos de anelídeos que têm sexos separados. Eles liberam seus gametas diretamente na água, onde ocorre a fecundação, que dá origem a um zigoto. Este, por sua vez, forma uma larva, que vai se tornar um animal adulto. Algumas espécies de poliquetas podem se reproduzir assexuadamente por fragmentação e regeneração.
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Já as minhocas e as sanguessugas são exemplos de anelídeos hermafroditas. Apesar disso, esses anelídeos não realizam a autofecundação. Por isso, para haver a reprodução, é necessário que dois indivíduos se encontrem, acasalem e façam a fecundação cruzada. Analise o esquema a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: HICKMAN JR., Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios Integrados de Zoologia. Tradução: Antonio Carlos Marques et al. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. p. 348.
1. Durante o acasalamento as minhocas alinham seus corpos em direções opostas. Cada um dos indivíduos deposita seu esperma no receptáculo seminal do outro, onde esse fluido fica armazenado.
2. Ao redor do clitelo✚ de cada uma das minhocas que estão acasalando forma-se um casulo.
3. Por causa da contração da musculatura da minhoca o casulo desliza em direção à extremidade anterior do animal. À medida que se desloca pelo corpo da minhoca o casulo recebe os óvulos e os espermatozoides provenientes do parceiro, que estavam armazenados. A fecundação ocorre no interior do casulo, formando os ovos.
4. O casulo com os ovos continua a se deslocar pelo corpo do animal até ser liberado pela extremidade anterior do animal, quando se fecha e é depositado no ambiente.
5. Os ovos se desenvolvem no interior do casulo. Após cerca de três semanas, nascem minhocas jovens.
- Clitelo:
- região espessada do corpo das minhocas que secreta material que as mantêm unidas durante o acasalamento.↰
Moluscos
Os moluscos são animais que realizam reprodução sexuada. Eles podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados. A fecundação nesses animais pode ser interna ou externa, dependendo do grupo de moluscos ao qual o animal pertença. Conheça, a seguir, características da reprodução de alguns desses grupos.
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Gastrópodes
A maioria dos gastrópodes marinhos apresenta sexos separados. Nessas espécies os gametas são liberados na água, onde se encontram e formam o zigoto, que, por sua vez, desenvolve-se e origina um novo indivíduo.
As espécies terrestres geralmente são hermafroditas. Durante o acasalamento do caracol, por exemplo, há transferência de espermatozoides de um indivíduo para o outro por meio do poro genital. Em seguida, os caracóis se separam e ocorre a fecundação interna.
Os ovos formados são depositados em um local úmido, onde se desenvolvem e dão origem a novos indivíduos.
Caracol: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Cefalópodes
Os polvos e as lulas são exemplos de cefalópodes. Eles apresentam sexos separados e fecundação interna. Durante o acasalamento desses animais o macho transfere seus espermatozoides para o interior do corpo da fêmea com o auxílio de um de seus braços.
Os ovos fecundados são depositados no ambiente, onde se desenvolvem e dão origem a novos indivíduos.
Bivalves
A maioria dos bivalves tem sexos separados, e a sua fecundação, em geral, é externa. Os gametas são liberados na água, onde se unem e formam o ovo. Nem sempre os indivíduos que nascem são parecidos com os pais, uma vez que muitos bivalves passam por um estágio larval antes de se tornarem adultos.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Com relação à reprodução dos poríferos, identifique a alternativa que contém as palavras que substituem corretamente os números romanos no texto a seguir.
Os poríferos podem se reproduzir de maneira assexuada por meio da I e do brotamento, no qual a esponja produz II. Esses animais também se reproduzem de maneira III, na qual um indivíduo libera IV na água, que são transportados por meio da corrente de água até o interior da outra esponja. Após a fecundação, forma-se uma célula-ovo que se desenvolve em uma V, que sai da esponja e se adere ao substrato, dando origem a uma nova esponja-do-mar.
a) I – fissão transversal; II – larva; III – sexuada; IV – espermatozoides; V – pólipo.
b) I – fragmentação; II – pólipo; III – sexuada; IV – ovócitos; V – larva.
c) I – fissão transversal; II – brotos; III – sexuada; IV – larva; V – colônia.
d) I – fragmentação; II – brotos; III – sexuada; IV – espermatozoides; V – larva.
Resposta: Alternativa d.
2. Com relação à reprodução dos moluscos, analise os itens 1 a 3. Em seguida, identifique a alternativa que apresenta os animais correspondentes às caraterísticas citadas em cada um dos itens.
1. Apresenta sexos separados e a fecundação é interna.
2. Muitos deles passam por um estágio larval antes de se tornarem adultos.
3. Neles, ocorre a transferência de espermatozoides de um indivíduo para o outro por meio do poro genital.
a) 1 – Gastrópode terrestre; 2 – Cefalópode; 3 – Bivalve.
b) 1 – Gastrópode marinho; 2 – Bivalve; 3 – Cefalópode.
c) 1 – Cefalópode; 2 – Bivalve; 3 – Gastrópode terrestre.
d) 1 – Bivalve; 2 – Gastrópode marinho; 2 – Cefalópodes.
Resposta: Alternativa c.
3. Em seu caderno, justifique por que as frases a seguir são incorretas.
a) Todos os platelmintos são hermafroditas e, por causa disso, só se reproduzem de maneira sexuada.
Resposta nas orientações ao professor.
b) A maioria dos nematódeos apresenta sexos separados e dimorfismo sexual. Diferentemente de alguns platelmintos, nematódeos não precisam de hospedeiros para completar seu ciclo de vida.
Resposta: Alguns nematódeos, como Ascaris lumbricoides, são parasitas e precisam de um hospedeiro para completar seu ciclo de vida.
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4. Daiana resolveu organizar uma horta no quintal de sua casa. Ela sabia que a qualidade do solo é essencial para o desenvolvimento adequado das plantas. Por isso, resolveu povoar o solo com minhocas. Sabendo que as minhocas são hermafroditas, Daiana adicionou uma única minhoca no solo para que ela originasse outros indivíduos.
a) A estratégia de Daiana está adequada? Justifique sua resposta.
Resposta nas orientações ao professor.
b) O que é necessário fazer para povoar o solo de minhocas?
Resposta: O objetivo dessa questão é incentivar os alunos a refletir sobre a situação a fim de elaborar uma solução. Para realizar a povoação, seria necessário adicionar pelo menos duas minhocas ao solo para que elas pudessem se reproduzir por meio da troca de gametas.
c) Pesquise sobre a importância das minhocas para o solo. Em seguida, escreva em seu caderno um pequeno texto incentivando essa estratégia para o cultivo de plantas.
Resposta nas orientações ao professor.
5. Por se tratar de uma espécie invasora✚, o coral-sol é responsável pela redução da biodiversidade em muitos recifes de corais.
Coral-sol: pode atingir aproximadamente de diâmetro.
a) Com base na informação do enunciado, como o coral-sol pode interferir na biodiversidade local? Faça uma pesquisa, se necessário.
Resposta nas orientações ao professor.
b) A espécie de coral-sol é hermafrodita e pode se reproduzir tanto de maneira sexuada quanto assexuada por brotamento. Com base nos seus conhecimentos sobre a reprodução dos cnidários, explique como essas características favorecem a invasão dos ambientes.
Resposta nas orientações ao professor.
- Espécie invasora:
- refere-se às espécies que foram introduzidas em um local diferente daquele de sua origem.↰
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Artrópodes
Em geral, os artrópodes realizam reprodução sexuada e fertilização interna, têm sexos separados e podem ser ovíparos ou ovovivíparos. No entanto, os animais dos diferentes grupos de artrópodes apresentam algumas particularidades com relação à reprodução.
A seguir, vamos estudar a reprodução de alguns grupos de artrópodes: crustáceos, aracnídeos e insetos.
Crustáceos
Em muitas espécies de crustáceos, como lagostas e lagostins, os machos utilizam um par de apêndices para inserir os espermatozoides no interior do corpo da fêmea, onde ocorre o encontro dos gametas masculino e feminino.
De maneira geral, após a fecundação os ovos são depositados no ambiente. Algumas espécies, no entanto, incubam seus ovos na superfície externa do corpo da fêmea. A maioria dos crustáceos apresenta um ou mais estágios larvais durante seu ciclo de vida, ou seja, o desenvolvimento é indireto, como representado a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
O ovo (1) origina uma larva (2), que se desenvolve e origina o indivíduo juvenil (3). Este passa por várias mudas até dar origem ao indivíduo adulto (4).
Fonte de pesquisa: CARANGUEJO-UÇÁ. Parnaíba: Embrapa, dez. 2005. Disponível em: https://oeds.link/CuUFsb. Acesso em: 3 ago. 2022.
O corpo dos crustáceos passam por várias mudas porque eles apresentam uma estrutura externa rígida, chamada exoesqueleto, que não acompanha o crescimento do corpo. Portanto, para que o corpo cresça esse exoesqueleto precisa ser trocado por um de tamanho maior.
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Aracnídeos
Na maioria das espécies de escorpiões, o macho deposita no ambiente uma estrutura contendo espermatozoides, chamada espermatóforo. As fêmeas recolhem essa estrutura por meio de seu poro genital. Dessa maneira, ocorre a fecundação interna e a formação dos ovos. A maioria dos escorpiões é ovovivípara.
Nas aranhas, em geral, os pedipalpos dos machos são modificados e utilizados para introduzir os espermatozoides no interior do corpo da fêmea. A maioria das espécies de aranhas é ovípara.
Aranha-saltadora: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Insetos
Nos insetos em geral os machos apresentam um órgão copulador que conduz os espermatozoides até o interior do corpo da fêmea, onde os gametas femininos são fecundados e os ovos são formados. Os ovos são depositados no ambiente e seu desenvolvimento pode ser direto ou indireto. Observe a seguir um exemplo de inseto com desenvolvimento direto.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Do ovo (1), nasce um juvenil de traça (2), semelhante ao adulto. Esse juvenil sofre algumas mudas, que possibilitam a ele aumentar o tamanho do corpo (3) até atingir a fase adulta (4).
Fonte de pesquisa: METAMORPHOSIS in Arthropods. American Museum of Natural History. Disponível em: https://oeds.link/yftmvT. Acesso em: 3 ago. 2022.
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Agora, acompanhe o desenvolvimento indireto de um inseto.
Piolho: pode atingir aproximadamente (macho) e (fêmea) de comprimento.
O ovo (1) do piolho, popularmente chamado lêndea, adere-se a um fio de cabelo. Após um período de 7 a 10 dias de amadurecimento do ovo, eclodem as ninfas (2, 3 e 4), que passam por três estágios de desenvolvimento até originar o piolho adulto macho (5) ou fêmea (6).
Em outras espécies de insetos, como as abelhas, as borboletas, as formigas e os besouros, o desenvolvimento é indireto com metamorfose completa, passando por fases como ovo, larva, pupa e adulto.
Equinodermos
Na maioria dos equinodermos a reprodução ocorre de maneira sexuada.
No entanto, algumas espécies com grande capacidade de regeneração podem se reproduzir assexuadamente, como as estrelas-do-mar, que são capazes de regenerar partes perdidas.
Estrela-do-mar: pode atingir aproximadamente de diâmetro.
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Em geral, os equinodermos apresentam sexos separados, fecundação externa e desenvolvimento indireto.
Assim, machos e fêmeas liberam os gametas na água, onde ocorre a fecundação e a formação dos ovos.
Analise o esquema a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Os indivíduos adultos, fêmea (1) e macho (2), liberam, respectivamente, óvulo (3) e espermatozoides (4) na água. Nesse ambiente, ocorre a fecundação (5) e, consequentemente, a formação do ovo (6), do qual se origina uma larva. A fase larval envolve vários estágios (7, 8 e 9) até originar o indivíduo jovem (10), que origina o indivíduo adulto. As larvas se fixam no substrato durante seu desenvolvimento.
Fonte de pesquisa: BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. Tradução: Alvaro Esteves Migotto et al. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. p. 865.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Observe os animais representados nas imagens a seguir. Em seguida, relacione-as às características correspondentes de cada animal. Para isso, forme pares de letras e números.
Aranha: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Abelha: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Ouriço-do-mar: pode atingir aproximadamente de diâmetro.
Apresenta desenvolvimento indireto com metamorfose completa.
Apresenta desenvolvimento indireto com estágios larvais.
Apresenta desenvolvimento direto, em que o indivíduo jovem tem semelhanças com o animal adulto.
Resposta: A – 3; B – 1; C – 2.
2. Com relação à reprodução dos equinodermos, julgue os itens a seguir e identifique a alternativa adequada.
Todas as espécies apresentam fase larval.
Em geral, apresentam fecundação externa.
As estrelas-do-mar originam novos indivíduos somente por meio da reprodução assexuada, por exemplo, a regeneração.
a) Somente as alternativas 1 e 2 estão corretas.
b) Somente a alternativa 2 está correta.
c) Somente a alternativa 1 está correta.
d) Somente as alternativas 1 e 3 estão corretas.
Resposta: Alternativa b.
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3. Identifique a alternativa adequada em relação à reprodução dos grupos de artrópodes.
a) Em crustáceos, como lagostas e lagostins, a fecundação é externa.
b) Nos piolhos o desenvolvimento é indireto com metamorfose incompleta.
c) A maioria das aranhas é ovovivípara.
d) Os machos das espécies de insetos não têm órgão copulador, sendo a fecundação exclusivamente externa.
Resposta: Alternativa b.
4. Leia o trecho de reportagem a seguir.
Lugares úmidos e escuros servem de abrigo para escorpiões, que têm facilidade de reprodução
[...] o escorpião se reproduz por partenogênese, ou seja, ele não precisa se acasalar para procriar pelo menos duas vezes ao ano, podendo gerar de 20 a 25 filhotes
LEMOS, Simone. Lugares úmidos e escuros servem de abrigo para escorpiões, que têm facilidade de reprodução. Jornal da USP, 7 jan. 2022. Disponível em: https://oeds.link/fIdRdI. Acesso em: 4 ago. 2022.
Escorpião-amarelo (adulto): pode atingir aproximadamente de comprimento.
a) Explique como ocorre a reprodução por partenogênese.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem que, na reprodução por partenogênese, a fêmea gera novos indivíduos sem a participação do macho. Isto é, o ovócito não fecundado origina um novo indivíduo.
b) Explique como ocorre a reprodução sexuada na maioria dos escorpiões.
Resposta: Na reprodução sexuada, na maioria das espécies de escorpiões, o macho deposita no ambiente o espermatóforo, contendo os espermatozoides. Em seguida, as fêmeas recolhem essa estrutura por meio de seu poro genital, ocorrendo fecundação interna e a formação dos ovos.
c) Com base nas características do abrigo dos escorpiões citadas na reportagem, converse com o seu colega sobre atitudes que podem reduzir esses abrigos no ambiente, principalmente dentro de residências e em áreas abertas.
Resposta nas orientações ao professor.
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Peixes
Assim como os demais animais vertebrados, como anfíbios, répteis, aves e mamíferos, os peixes, em geral, têm sexos separados, e a fecundação pode ocorrer interna ou externamente.
No caso, a fecundação interna é mais comum em peixes cartilaginosos✚, como tubarões e raias. Na região genital dos machos desses peixes há duas estruturas externas, chamadas clásperes, que auxiliam na deposição dos gametas masculinos no interior do sistema genital das fêmeas.
Glossário
Raia: pode atingir aproximadamente de envergadura.
Vista ventral de raia (Manta birostris) (A), com destaque para a região genital (B), lugar onde são encontrados os clásperes.
Já a fecundação externa é mais comum em peixes ósseos✚. Nesse caso, tanto os gametas masculinos quanto os femininos são liberados no ambiente, ocorrendo, assim, a fecundação e a formação dos ovos.
Glossário
Truta: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Trutas (Salvelinus fontinalis) macho (1) e fêmea (2) liberando gametas na água. Na imagem A é possível identificar a espécie de nuvem de esperma, liberada pelo macho. Já na imagem B é possível identificar os gametas femininos liberados pela fêmea no ambiente.
Algumas espécies de peixes passam por uma fase larval durante seu desenvolvimento.
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Anfíbios
Leia o trecho de reportagem a seguir e, depois, responda às questões propostas.
[…], pouco se conhece até agora sobre o Melanophryniscus setiba (seu nome científico), para além do fato de sua condição ser extremamente frágil.
Desde 2014, o sapinho-da-restinga figura na lista de espécies de anfíbios ameaçadas de extinção, na categoria de criticamente sob perigo.
[…]
Mas o que torna esses animais tão vulneráveis?
[…]
"Os anfíbios anuros são um dos grupos animais mais vulneráveis ao aquecimento global, por conta, sobretudo, de suas peles finas e permeáveis, bem como sua dependência da água para reprodução", prossegue Andrade.
"Qualquer diminuição nas chuvas tem implicação aos anfíbios, que precisam de áreas úmidas" […].
IDOETA, Paula A. Os sapos do tamanho de uma moeda que Brasil pode perder antes mesmo de conhecer. BBC, 6 out. 2021. Disponível em: https://oeds.link/wEcFmw. Acesso em: 12 ago. 2022.
Questão 6. Qual é o assunto abordado no trecho de reportagem?
Resposta: A reportagem aborda problemas ambientais, como o aquecimento global, que podem tornar espécies de anfíbios ameaçadas de extinção, em razão da sua vulnerabilidade à mudanças climáticas, por exemplo.
Questão 7. Com base no trecho, por que os anfíbios anuros são mais vulneráveis ao aquecimento global e à diminuição das chuvas?
Resposta: Os anfíbios anuros têm peles finas e permeáveis e precisam viver em áreas úmidas para evitar a desidratação do corpo e dos ovos, dependendo da água para reproduzir. Por essa razão, são mais vulneráveis às alterações climáticas, por exemplo.
Questão 8. Em um minuto, anote em uma folha de papel tudo o que você lembra referente ao ambiente onde os sapos vivem e a como é a reprodução desses animais.
Resposta nas orientações ao professor.
O sapinho-da-restinga é uma espécie de anfíbio anuro que, assim como a maioria das espécies desse grupo, depende da água para se reproduzir.
O acasalamento na maioria dos anfíbios, como no caso dos sapos, ocorre na água, enquanto a fecundação pode ser interna ou externa. Em geral, os anfíbios são ovíparos e depositam os ovos em ambientes úmidos e com sombra, como beiras de rios e lagoas, evitando que eles desidratem. Muitas vezes, os ovos têm camadas gelatinosas que os mantêm unidos e protegidos.
Em muitas espécies de anfíbios anuros (rãs, pererecas e sapos) o macho produz um som característico para atrair a fêmea, ação chamada vocalização. Quando a fêmea encontra o macho, ele a estimula a liberar os óvulos na água, ao mesmo tempo que ele libera os espermatozoides. Nesse caso, a fecundação é externa. No entanto, em algumas espécies de anfíbios a fecundação é interna.
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Ao eclodir, a maioria dos ovos de anuros libera uma larva chamada girino, que apresenta diferenças em relação ao animal adulto. Durante o processo de desenvolvimento os girinos da maioria dos anuros sofrem metamorfose completa. No caso de algumas espécies de salamandras, são mantidas algumas características larvais na fase adulta, como as brânquias.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
1. No acasalamento o macho libera os espermatozoides (A), que fertilizam os óvulos (B) liberados pela fêmea. Após a fecundação, forma-se o zigoto (C).
2. Depois de inúmeras divisões celulares, o zigoto dá origem ao embrião (D), que se desenvolve no interior do ovo.
3. Após algumas semanas, o embrião origina o girino (E), que eclode do ovo, apresentando brânquias e cauda envolta por membrana.
4. Ao longo da metamorfose desenvolvem-se os membros, primeiramente os posteriores.
5. Em seguida, desenvolvem-se os membros anteriores.
6. Com o tempo, a cauda acaba diminuindo de tamanho até desaparecer por completo.
7. O ser vivo cresce e, ao final da metamorfose completa, chega à fase adulta (F), quando pode se reproduzir e reiniciar o ciclo de vida.
Fonte de pesquisa: HICKMAN, Cleveland P. Jr.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de zoologia. Tradução: Antonio Carlos Marques et al. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. p. 527.
Diferentemente da maioria dos anuros, tanto as salamandras quanto as cobras-cegas apresentam, geralmente, fecundação interna. No caso das salamandras, são comuns os rituais de acasalamento, em que o macho deposita os espermatozoides em uma superfície e guia a fêmea até o local. Ela recolhe os espermatozoides e guarda-os no interior de seu corpo até a liberação dos óvulos. O encontro dos espermatozoides com os óvulos ocorre no interior do corpo da fêmea.
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Répteis
Observe as imagens a seguir e, depois, leia as respectivas legendas.
Jacaré-do-papo-amarelo (adulto): pode atingir aproximadamente de comprimento.
Questão 9. Com base na imagem A e nas informações da legenda da foto, como ocorre a fecundação dos répteis?
Resposta: A fecundação dos répteis é interna.
Questão 10. Em sua opinião, o órgão copulador e o ovo, apresentados nas fotos A e B, respectivamente, contribuem para a vida no ambiente terrestre? Justifique sua resposta.
Resposta nas orientações ao professor.
Apesar de a maioria das espécies de répteis ser ovípara, algumas delas podem ser ovovivíparas, como é o caso de alguns lagartos. Diferentemente dos anfíbios, os ovos dos répteis são mais resistentes, dotados de uma casca rígida, mais porosa, o que permite realizar a troca de gases com o ambiente. Essas e outras características permitem aos répteis depositar os ovos no ambiente terrestre.
No interior dos ovos de répteis existem reservas de nutrientes utilizadas pelo embrião durante seu desenvolvimento. Além disso, os ovos contêm água no seu interior, o que garante um meio adequado ao desenvolvimento do réptil.
Quando eclodem, os filhotes são semelhantes aos adultos e não sofrem metamorfose durante seu ciclo de vida. Geralmente, logo ao nascer são independentes, não necessitando de cuidados dos progenitores.
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Aves
A foto a seguir apresenta um registro de um casal de fragatas durante o ritual de acasalamento.
Fragata: pode atingir aproximadamente de envergadura.
Questão 11. As fragatas macho e fêmea da imagem apresentam características externas diferentes? Em caso afirmativo, identifique e comente quais são.
Resposta: Espera-se que os alunos respondam que sim. Eles podem citar, por exemplo, a cor das penas e uma estrutura vermelha no macho que pode aumentar de volume.
Questão 12. Você já viu ou conhece alguma estratégia das aves para atrair o parceiro para acasalar? Compartilhe com os seus colegas.
Resposta nas orientações ao professor.
Como é possível perceber na foto, tanto os machos quanto as fêmeas de aves, como as fragatas, geralmente, apresentam diferentes características externas. Por exemplo, os machos de muitas espécies destacam-se pela plumagem mais vistosa, ou seja, mais chamativa por conta de cores e formatos. Além das características externas, na época de reprodução, os machos de aves podem emitir sons característicos e realizar rituais para atrair as fêmeas.
A fecundação nas aves é interna, e na maioria delas, a cópula ocorre por meio do contato das cloacas✚ do macho e da fêmea. Pelo fato de todas as aves serem ovíparas, o desenvolvimento do embrião ocorre no interior dos ovos.
Glossário
Após a postura, os ovos precisam ser aquecidos para que o embrião se desenvolva adequadamente. Em muitas espécies, como o trinca-ferro, tanto o macho quanto a fêmea chocam seus ovos e costumam revezar a busca por alimento. Em outras, como a galinha, somente a fêmea choca os ovos. Já no caso do pinguim-imperador o macho é o responsável por chocar o ovo, enquanto a fêmea busca alimento. A quantidade de ovos postos e o tempo de incubação variam de acordo com a espécie.
Pinguim-imperador: pode atingir aproximadamente de altura.
Muitas aves constroem ninhos para, então, depositar seus ovos e seus filhotes, garantindo, assim, que fiquem protegidos enquanto se desenvolvem. A maioria dessas espécies de aves cuida de seus filhotes, alimentando-os e protegendo-os tanto do frio e do calor excessivos quanto de predadores.
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Mamíferos
Analise a tirinha a seguir.
BECK, Alexandre. Armandinho nove. Florianópolis: A. C. Beck, 2016. p. 74.
Questão 13. A bolsa a que Armandinho se refere na tirinha é a mesma a que seus colegas se referem? Justifique sua resposta.
Resposta nas orientações ao professor.
Questão 14. Qual é o animal silvestre representado na tirinha?
Resposta nas orientações ao professor.
Questão 15. Qual é a importância do marsúpio, a bolsa citada por Armandinho, para o animal silvestre representado na tirinha?
Resposta: O objetivo dessa questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. Espera-se que eles relacionem o marsúpio aos cuidados com os filhotes. Além disso, eles podem dizer que esse animal carrega seus filhotes nessa bolsa.
Questão 16. Você conhece outro animal que tem marsúpio? Em caso afirmativo, cite um exemplo.
Resposta pessoal. Os alunos podem citar outros exemplos de marsupiais, como os cangurus e os coalas.
Assim como o animal silvestre abordado na tirinha, a maioria das espécies de mamíferos é vivípara. No caso, os mamíferos apresentam fecundação interna e um órgão copulador. Após o nascimento, os filhotes são alimentados por certo tempo com o leite, que é produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas. Apesar de terem características em comuns, existem algumas particularidades dos diferentes mamíferos em relação à reprodução, que nos permite organizá-los em grupos: placentários, marsupiais e monotremados.
Placentários
Os mamíferos placentários têm placenta. Trata-se de uma estrutura que liga o embrião e, posteriormente, o feto à mãe, o que permite transferir nutrientes da mãe para o embrião/feto, bem como resíduos e gases. Ligando o embrião/feto à placenta existe o cordão umbilical.
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Questão 17. Cite outro exemplo de mamífero placentário.
Resposta: Os alunos podem citar animais como ser humano, cachorro, cavalo, elefante, rato, baleia, zebra, girafa e onça.
Marsupiais
Nos marsupiais o feto não completa todo o seu desenvolvimento no interior do corpo da fêmea, como é o caso do gambá, animal silvestre retratado na tirinha da página anterior, e do canguru. A nutrição dos embriões em desenvolvimento ocorre por meio de uma placenta menos desenvolvida do que a dos placentários.
Canguru: pode atingir aproximadamente de altura.
Ao nascer, o filhote desses animais não está completamente formado e, por isso, geralmente acaba migrando para o marsúpio, uma expansão externa da pele da fêmea em forma de bolsa, presente em alguns marsupiais. É no marsúpio que os filhotes encontram as glândulas mamárias e completam seu desenvolvimento.
Professor, professora: Ao abordar os marsupiais, comente com os alunos que nem todas as espécies de marsupiais apresentam o marsúpio. No entanto, todos os filhotes nascem prematuros, precisando, assim, de cuidado parental, principalmente da amamentação.
Monotremados
Os monotremados caracterizam-se por ser um pequeno grupo de mamíferos, como os ornitorrincos, em que o embrião se desenvolve no interior de um ovo, que permanece fora do corpo da fêmea.
Ornitorrinco: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Assim como os répteis ovíparos e as aves, os ovos dos monotremados são colocados em ninhos, no caso, no solo e, depois, incubados.
Após a eclosão dos ovos, os filhotes de monotremados são alimentados com leite pelas fêmeas.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Julgue as afirmativas a seguir como falsas ou verdadeiras. Em seguida, reescreva em seu caderno as frases falsas, corrigindo-as.
a) Em geral, nos peixes cartilaginosos a fecundação é externa, pelo fato de os gametas masculino e feminino serem liberados do corpo do animal para o ambiente.
Resposta: Falsa. Em geral, nos peixes ósseos a fecundação é externa, pelo fato de os gametas masculino e feminino serem liberados do corpo do animal para o ambiente.
b) Os machos das aves não apresentam órgão copulador. Por causa disso, a fecundação é interna, e a cópula ocorre pelo contato das cloacas do macho e da fêmea.
Resposta: Verdadeira.
c) Nos anfíbios a fecundação é exclusivamente externa, e em todas as espécies os machos vocalizam para atrair a fêmea.
Resposta: Falsa. Nos anfíbios a fecundação pode ser tanto externa quanto interna. Apenas algumas espécies de anuros machos vocalizam para atrair a fêmea.
d) Após o nascimento, os filhotes de mamíferos são alimentados com o leite produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas, exceto nos monotremados.
Resposta: Falsa. Após o nascimento, todos os filhotes de mamíferos são alimentados com o leite produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas, incluindo os monotremados.
2. Analise as imagens a seguir e, depois, responda às questões propostas.
Rã: pode atingir aproximadamente de comprimento.
a) Os ovos representados nas fotos A e B fazem parte de qual grupo animal estudado neste capítulo?
Resposta: A – Répteis; B – Anfíbios.
b) Relacione as principais características dos ovos apresentados nas fotos A e B às características dos ambientes onde são encontrados.
Resposta nas orientações ao professor.
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3. Em seu caderno, elabore um esquema comparativo entre a reprodução dos animais dos diferentes grupos: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Nesse esquema, explique a importância das estruturas e dos processos citados a seguir para a reprodução e o desenvolvimento dos animais desses grupos.
clásper
vocalização
metamorfose
ovo resistente
incubação
marsúpio
placenta
Resposta nas orientações ao professor.
Versão adaptada acessível
3. Elabore um texto comparativo entre a reprodução dos animais dos diferentes grupos: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Nesse texto, explique a importância das estruturas e dos processos citados a seguir para a reprodução e o desenvolvimento dos animais desses grupos.
- clásper
- vocalização
- metamorfose
- ovo resistente
- incubação
- marsúpio
- placenta
Resposta: Nesta atividade, espera-se que, ao produzir o texto, os alunos escrevam que alguns peixes possuem estruturas externas chamadas clásperes, as quais auxiliam na fecundação interna; que alguns anfíbios produzem sons característicos para atrair a fêmea; que alguns anfíbios e insetos passam pelo processo de metamorfose durante seu desenvolvimento; que os ovos de aves e répteis são dotados de uma casca rígida e porosa, permitindo sua deposição em ambientes terrestres; que alguns animais, como répteis ovíparos, aves, monotremados e crustáceos, podem realizar a incubação dos ovos; que o marsúpio é uma estrutura que alguns marsupiais apresentam, para onde seus filhotes podem migrar para terminar o desenvolvimento; e que a placenta é uma estrutura que liga o embrião/feto à mãe, permitindo a transferência de nutrientes.
4. Leia o texto a seguir, que discorre sobre a reprodução do anuro Pipa pipa. Depois, responda às questões a seguir.
Os anuros da espécie Pipa pipa reproduzem-se de maneira semelhante aos demais anuros até a fase de formação dos ovos. Então, trata-se de uma espécie que apresenta algumas particularidades. No caso, os ovos formados são transferidos pelo macho para o dorso da fêmea. Depois disso, eles são envoltos pela pele da fêmea, ficando incubados no dorso dela. Os ovos e, posteriormente, as larvas ficam protegidos por uma fina camada de pele e mantidos sobre o dorso da fêmea. Quando ocorre a metamorfose, os filhotes rompem essa camada de pele e ficam livres no ambiente.
Pipa pipa: pode atingir aproximadamente de comprimento.
a) Em seu caderno, faça um esquema que represente a reprodução do Pipa pipa. Nesse esquema, você deve elaborar o desenho e incluir textos explicativos.
Resposta nas orientações ao professor.
Versão adaptada acessível
a) Com suas palavras, elabore um texto explicando como ocorre a reprodução do Pipa pipa, incluindo as etapas antes e depois da formação dos ovos.
Resposta: Espera-se que os alunos mencionem as fases de acasalamento entre macho e fêmea, com liberação dos gametas masculino e feminino no ambiente, a formação do ovo no ambiente, a transferência dos ovos para o dorso da mãe, a incubação dos ovos e das larvas e o surgimento dos filhotes após a metamorfose.
b) Qual é a importância de o Pipa pipa incubar os ovos em seu dorso?
Resposta: Trata-se de uma estratégia que auxilia na sobrevivência dos filhotes, uma vez que eles se encontram sob proteção da fêmea.
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5. Leia o trecho de reportagem a seguir e, depois, responda às questões propostas.
Evento raro: Câmeras filmam acasalamento de harpias no sul da BA e pesquisadores falam em registro inédito na mata atlântica
Considerada a maior ave de rapina das Américas, a espécie está classificada como vulnerável à extinção no país e considerada rara na mata atlântica.
EVENTO raro: Câmeras filmam acasalamento de harpias no sul da BA e pesquisadores falam em registro inédito na mata atlântica. G1, 16 abr. 2021. Disponível em: https://oeds.link/SUrjbO. Acesso em: 2 ago. 2022.
a) Em seu caderno, faça um esquema explicativo do processo de reprodução das aves, desde o ritual de acasalamento até a eclosão dos ovos.
Resposta: Espera-se que os alunos abordem em seus esquemas os rituais de acasalamento, como danças, exposição da plumagem e emissão de sons, o momento do acasalamento, o tipo de fecundação que ocorre, o desenvolvimento embrionário, a incubação dos ovos e a eclosão dos ovos.
Versão adaptada acessível
a) Produza um texto explicando o processo de reprodução das aves, desde o ritual de acasalamento até a eclosão dos ovos.
Resposta: Espera-se que os alunos abordem os rituais de acasalamento, como danças, exposição da plumagem e emissão de sons, o momento do acasalamento, o tipo de fecundação que ocorre, o desenvolvimento embrionário, a incubação dos ovos e a eclosão dos ovos.
b) Qual é a importância do evento filmado pelas câmeras e relatado no trecho de reportagem para as harpias e para a Mata Atlântica?
Resposta nas orientações ao professor.
6. No gráfico a seguir é realizada uma comparação dos períodos de gestação e lactação entre animais de dois grupos de mamíferos.
Período de gestação e lactação em mamíferos placentários e marsupiais
Fonte de pesquisa: HICKMAN, Cleveland P. Jr.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de zoologia. Tradução: Antonio Carlos Marques et al. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. p. 594.
a) Com base na leitura do gráfico e nos seus conhecimentos sobre o assunto, qual das letras indicadas no gráfico representa um animal marsupial e qual representa um animal placentário? Justifique sua resposta.
Resposta nas orientações ao professor.
b) Se você fosse construir um gráfico semelhante a esse para representar a reprodução de um monotremado, como ele seria? Justifique sua resposta.
Resposta nas orientações ao professor.