Página 185

CAPÍTULO

8 Reprodução humana

Observe as imagens a seguir, que mostram diferentes etapas do desenvolvimento do embrião e do feto humanos durante a gestação.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Corpo de um embrião humano com formato arredondado preso a um cordão.
Representação de embrião humano com 6 semanas, medindo aproximadamente 1 , 2   cm de comprimento.
Ilustração. Corpo de um embrião humano com formato arredondado, com uma estrutura ovalada acoplada na parte inferior. O corpo está ligado por um cordão.
Representação de embrião humano com 7 semanas, medindo aproximadamente 2   cm de comprimento.
Ilustração. Corpo de um feto humano com a cabeça desproporcionalmente maior em relação ao corpo e as regiões dos olhos em formação. Possui membros pequenos e o corpo está ligado por um cordão.
Representação de feto humano com 9 semanas, medindo aproximadamente 5   cm de comprimento.
Ilustração. Corpo de um feto humano com cabeça, orelhas e braços já desenvolvidos. O feto está ligado por um cordão.
Representação de feto humano com 12 semanas, medindo aproximadamente 14   cm de comprimento.
Ilustração. Corpo de um feto humano com membros mais desenvolvidos, ainda ligado a um cordão e com uma estrutura circular ao fundo ligada a ele.
Representação de feto humano com 14 semanas, medindo aproximadamente 15   cm de comprimento.
Ilustração. Corpo de um feto humano maior, com o cordão sobre a sua barriga e ligado a uma estrutura circular próxima ao seu torso.
Representação de feto humano com 24 semanas, medindo aproximadamente 32   cm de comprimento.

Fonte de pesquisa: MOORE, Keith L.; PERSAUD, T. V. N. Embriologia básica. Tradução: Maria das Graças Fernandes Sales et al. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 5-7.

Questão 1. Ícone atividade oral. Observando as imagens, descreva, com suas palavras, as transformações pelas quais o embrião e o feto humanos passam durante a gestação.

Resposta nas orientações ao professor.

Questão 2. Ícone atividade oral. Explique com suas palavras o que é reprodução e sua importância para as espécies de seres vivos.

Resposta nas orientações ao professor.

O ser humano apresenta reprodução sexuada, ou seja, que envolve a união do gameta masculino (espermatozoide) e do gameta feminino (ovócito), produzidos em órgãos específicos dos sistemas genitais masculino e feminino, respectivamente.

A reprodução humana envolve uma série de processos, os quais vamos estudar em detalhes a partir de agora.

Página 186

Processos que fazem parte da reprodução humana

Em alguns animais, o acasalamento é uma das etapas do processo reprodutivo e ocorre, geralmente, quando a fêmea está apta a gerar filhotes. Em outros animais, como os seres humanos, o ato sexual também pode ser uma forma de obter e dar prazer ao companheiro, envolvendo afeto e troca de carinhos.

Além disso, a reprodução humana envolve processos como a fecundação, a gestação e o parto.

Fecundação

A fecundação é a união do ovócito com o espermatozoide e, geralmente, ocorre nas tubas uterinas. Observe a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração. Silhueta de uma mulher representada dos joelhos para cima. Marcada com a letra B, destaque para a região genital.
B. Ilustração. Destaque para as estruturas internas do sistema genital feminino. Marcada com o número 1, a vagina com muitos espermatozoides dentro dela. Marcado com o número 2, os espermatozoides passam por entre o útero. Marcado com o número 3, os espermatozoides chegam às tubas uterinas, onde há também uma esfera, o ovócito.

Representação de parte de silhueta humana feminina (A) com destaque para as estruturas internas do sistema genital feminino (B), parcialmente em corte.

Fonte de pesquisa: PULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens. (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 2. p. 212.

Durante o ato sexual, os indivíduos do sexo masculino podem liberar sêmen na ejaculação. Esse sêmen contém milhões de espermatozoides, que são depositados pelo pênis na vagina do indivíduo do sexo feminino (1). Graças ao movimento de suas caudas, os espermatozoides se locomovem em direção às tubas uterinas (2), onde encontram o ovócito. Quando os espermatozoides se aproximam do ovócito (3), eles liberam enzimas que auxiliam sua penetração no ovócito. Poucos espermatozoides conseguem atingir o ovócito, e apenas um deles pode fecundá-lo. Após a fecundação, o ovócito se transforma em óvulo.

Página 187

A união do óvulo com o espermatozoide forma uma célula denominada zigoto, que contém os materiais genéticos que estavam presentes tanto no ovócito como no espermatozoide que a originaram. A partir desse momento, inicia-se o processo de desenvolvimento de um novo indivíduo, isto é, a gestação.

Fotografia. Um ovócito, esfera com aspecto poroso e um espermatozoide azul em sua superfície.
Espermatozoide humano penetrando no ovócito. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 700 vezes. Colorizada em computador.

Gêmeos

Existem casos em que ocorre o desenvolvimento de dois embriões em uma mesma gestação. Eles são chamados gêmeos e podem ser idênticos ou fraternos.

No caso dos gêmeos idênticos, o ovócito é fecundado por um único espermatozoide, formando um zigoto. Após esse processo, as células podem se separar em dois embriões, que se desenvolvem ao mesmo tempo e, de modo geral, compartilham uma única placenta.

Fotografia da cintura para cima de duas moças lado a lado. Elas têm a mesma altura e uma grande semelhança na aparência, com a boca, nariz, bochechas, queixo e olhos muito semelhantes.
Gêmeas idênticas.

Assim, os gêmeos idênticos se originam do mesmo zigoto, têm o mesmo sexo e são geneticamente idênticos.

Em alguns casos, ocorre a liberação de dois ovócitos pelos ovários, os quais são fecundados por dois espermatozoides diferentes, formando dois zigotos. Cada um desses zigotos inicia as divisões celulares, formando dois embriões, os chamados gêmeos fraternos.

Fotografia da cintura para cima de um menino e uma menina lado a lado. A menina é um pouco mais alta que o menino e eles são muito parecidos apesar da menina ter um nariz com formato mais arredondado, orelhas menores e sorriso com a gengiva mais aparente.
Gêmeos fraternos.

Em relação à aparência, os gêmeos fraternos podem ser do mesmo sexo ou não, e são geneticamente diferentes entre si. Na maioria dos casos, cada gêmeo se desenvolve associado a uma placenta.

Página 188

Gestação

A gestação se inicia com a fecundação e, geralmente, dura de 38 a 40 semanas. Ela envolve uma sequência de eventos e termina com o nascimento do feto.

Observe, no esquema a seguir, a sequência de eventos que ocorre desde a fecundação até a implantação do embrião humano no útero.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração. Uma silhueta de uma mulher em pé. Marcada com a letra B, destaque para a tuba uterina esquerda e ovário esquerdo.
B. Ilustração em corte de parte do sistema genital feminino. Dentro do ovário há estruturas arredondadas. Marcado com o número 1, o ovócito, pequena esfera com camada esbranquiçada ao redor que está localizada entre a tuba uterina e o ovário. Uma seta aponta para o ovócito com espermatozoides próximos a ele, marcado com o número 2. Depois dele, uma seta aponta para o ovócito fecundado (óvulo). Marcadas com o número 3, há uma sequência com setas apresentando diferentes momentos do óvulo dentro da tuba uterina. Nessa sequência ocorre a formação de esferas menores dentro do óvulo. Marcadas com o número 4, há uma sequência com setas representando a chegada do óvulo na parede do útero. As esferas menores dentro do óvulo formaram uma estrutura arredondada única, que representa o embrião.

Representação de silhueta humana feminina (A) com destaque para corte de parte do útero, tuba uterina esquerda e ovário esquerdo (B).

Fontes de pesquisa: MOORE, Keith L.; PERSAUD, T. V. N. Embriologia básica. Tradução: Maria das Graças Fernandes Sales et al. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 35.

PULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens. (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 2. p. 212.

O ovário libera o ovócito na tuba uterina (1), onde ocorre a fecundação (2). Cerca de um dia após a fecundação e a consequente formação do zigoto, inicia-se a divisão dessa célula, por meio de múltiplas mitoses (3). O zigoto em divisão percorre a tuba uterina e, aproximadamente seis dias após a fecundação, chega ao útero, onde se fixa ao endométrio (4) e continua se dividindo, dando origem ao embrião.

O embrião em desenvolvimento, conectado à parede do útero, inicia o período embrionário, com duração de oito semanas após a fecundação. Depois desse período, o ser humano em desenvolvimento é chamado feto.

No período embrionário, desenvolvem-se estruturas chamadas anexos embrionários, que nutrem e protegem o embrião e, posteriormente, o feto. Algumas dessas estruturas anexas são a placenta, o âmnio e o cordão umbilical.

Página 189

Vamos conhecer sobre alguns anexos embrionários.

Fotografia de um embrião humano durante a gestação. Indicada com o número 1, a placenta, representada por uma mancha avermelhada na parte superior. Indicado com o número 2, o cordão umbilical ligado ao embrião, que tem um corpo pequeno com membros curtos. Indicado com o número 3, o âmnio, camada transparente e esverdeada que envolve o embrião e o cordão umbilical.
Embrião humano com sete semanas de gestação. Nessa fase, o embrião mede, aproximadamente, 4   cm de comprimento.

1. A placenta permite a transporte de nutrientes e excretas entre o embrião/feto e a mãe. Por meio da placenta o ser humano em desenvolvimento recebe o gás oxigênio e nutrientes da mãe, bem como elimina gás carbônico e outras excretas. Além disso, a placenta produz hormônios que ajudam na manutenção da gestação.

2. O cordão umbilical é uma estrutura longa, que conecta o embrião/feto à placenta. Ele é formado principalmente por artérias e veias, e é por meio dele que ocorrem as trocas de nutrientes e outros materiais entre mãe e feto.

3. O âmnio é uma membrana que forma uma bolsa fina e transparente, que contém o líquido amniótico. Durante a gestação, o embrião/feto permanece mergulhado nesse líquido, que o protege contra choques mecânicos e auxilia no controle da sua temperatura.

Antes do início do período fetal, o embrião sofre algumas transformações. Por exemplo, formam-se as principais veias e artérias, e os membros tornam-se distinguíveis, iniciando o processo de ossificação.

Glossário

O período fetal humano se inicia após a oitava semana da fecundação e termina com o nascimento do bebê. No início do período fetal, a maioria dos sistemas do organismo, como o cardiovascular e o nervoso, já estão formados, mas ainda em desenvolvimento.

Sugestões complementares

No livro Pai? Eu?!, você conhecerá mais a respeito da gravidez na adolescência, suas implicações e os desafios encontrados pelos pais e mães adolescentes ao assumir novas responsabilidades. O livro também trata de questões como os métodos contraceptivos e as infecções sexualmente transmissíveis.

Capa do livro 'Pai? Eu?! Há uma ilustração de um homem olhando e apontando para a barriga de uma mulher que está à sua direita.

Pai? Eu?!, de Tânia Alexandre Martinelli. 4. ed. São Paulo: Atual, 2009. (Coleção Entre Linhas: Adolescência).

Página 190

Conheça a seguir, o desenvolvimento de um ser humano no período fetal.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração do corpo de uma mulher, de perfil, com um feto pequeno em desenvolvimento dentro de seu corpo, situado na altura do quadril.

Feto com 9 a 11 semanas

Com 9 semanas, o feto tem cerca de 5   cm de comprimento e, aproximadamente, 8   g de massa corpórea. No final da décima primeira semana de gestação, os olhos do feto estão formados e as pálpebras encontram-se fundidas.

B. Ilustração do corpo de uma mulher, de perfil, com o feto um pouco maior em desenvolvimento, situado na altura do quadril.

Feto com 12 semanas

O feto com 12 semanas apresenta os membros completamente formados e a cabeça é grande em relação ao restante do corpo. Ao final desse período, o ser humano em desenvolvimento tem, aproximadamente, 14   cm de comprimento e 45   g de massa corpórea. Nessa fase do desenvolvimento, em geral, já é possível identificar o sexo do bebê por meio de um exame de ultrassom.

C. Ilustração do corpo de uma mulher, de perfil, com o feto ainda maior em desenvolvimento, situado na parte inferior da barriga. Os braços e as pernas dele já são visíveis, ele está com a cabeça para cima, e a barriga da mulher está mais volumosa.

Feto com 20 a 28 semanas

Com 20 semanas, o feto possui cabelo e os pelos finos são visíveis pelo corpo, além de realizar movimentos perceptíveis pela mãe.

Ao final da vigésima semana, o feto tem cerca de 25   cm de comprimento e 440   g de massa corpórea. Com 26 semanas, as pálpebras se separam e formam-se os cílios. Também há grande ganho de massa corpórea. Com 28 semanas, os olhos estão abertos e a pele está levemente lisa.

D. Ilustração do corpo de uma mulher, de perfil, com o feto mais desenvolvido, posicionado de cabeça para baixo e ocupando uma grande parte da barriga, que está mais volumosa.

Feto com 32 a 38 semanas

Com 32 semanas, as unhas dos pés estão formadas. No caso dos fetos de sexo masculino, os testículos descem para o saco escrotal. Nessa fase, o feto posiciona-se de cabeça para baixo.

Com 36 semanas, o tórax torna-se saliente e as unhas se desenvolvem até as pontas dos dedos. Com cerca de 38 semanas, o feto está pronto para nascer e tem, aproximadamente, 49   cm de comprimento e 3 , 1   kg de massa corpórea.

Representação de parte de silhuetas humanas femininas, com destaques para o desenvolvimento de feto humano durante os seguintes períodos de gestação: 9 a 11 semanas (A), 12 semanas (B), 20 a 28 semanas (C) e 32 a 38 semanas (D).

Fonte de pesquisa: MOORE, Keith L.; PERSAUD, T. V. N. Embriologia básica. Tradução: Maria das Graças Fernandes Sales et al. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 6-7.

Página 191

Cuidados durante a gestação

Durante a gestação ocorrem muitas mudanças no corpo da mulher para que o novo ser humano se desenvolva. Para garantir o crescimento saudável do bebê, assim como a saúde da mãe, é essencial que a mulher tenha alguns cuidados, como o pré-natal.

O pré-natal é o acompanhamento médico durante a gestação, que inclui consultas e exames periódicos a fim de acompanhar o desenvolvimento do bebê, bem como prevenir e tratar possíveis problemas que representem risco à mãe e/ou ao embrião/feto. Durante o pré-natal também é possível identificar certas doenças que podem afetar o bebê, já que algumas podem ser tratadas ainda no útero materno.

Sempre que necessário, o médico pode fazer uma ultrassonografia, que é um exame para obter imagens do embrião/feto por meio de ondas sonoras.

Por meio da ultrassonografia o médico pode detectar possíveis malformações do embrião/feto, diagnosticar problemas na placenta e identificar o sexo do bebê, por exemplo.

Fotografia. À esquerda, uma mulher está sentada olhando para um visor, com a mão esquerda sobre os botões de um aparelho que está à sua frente. Com a mão direita, ela segura um instrumento sobre a barriga de outra mulher, que está deitada à sua direita. No visor, é projetada uma imagem em branco e preto do interior da barriga da mulher deitada.
Médica fazendo ultrassonografia em gestante.

Além do pré-natal, a gestante precisa ter outros cuidados para que o bebê se desenvolva adequadamente. Leia alguns desses cuidados a seguir.

  • Não ingerir bebidas alcoólicas, fumar ou usar drogas.
  • Evitar o consumo excessivo de cafeína.
  • Utilizar apenas medicamentos indicados pelo médico.
  • Evitar choques mecânicos, principalmente no abdome.
  • Evitar esforços físicos excessivos, principalmente nos últimos meses da gestação.
  • Ingerir alimentos variados e em quantidade adequada.
  • Praticar atividades físicas sob orientação de um profissional.

A responsabilidade leva o indivíduo a assumir as consequências de seus atos, que podem afetar outras pessoas ao seu redor. A realização do pré-natal e dos demais cuidados pela gestante é um ato de responsabilidade com a própria vida e com a vida do embrião/feto.

Página 192

Parto

No final da gestação, que geralmente ocorre entre a 38ª e a 40ª semana, o bebê está preparado para sair do útero e continuar seu desenvolvimento fora do corpo da mãe.

O processo pelo qual o bebê é expelido do corpo da mãe, juntamente à placenta e algumas membranas fetais, é chamado parto.

De maneira geral, o parto envolve um conjunto de contrações involuntárias do útero, que auxiliam na saída do bebê, conhecido como trabalho de parto. Essas contrações uterinas empurram o bebê pela vagina. No caso do parto normal, há três estágios. Conheça-os a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração de vista lateral em corte da barriga de uma mulher. No interior do útero, o feto está posicionado de cabeça para baixo, com a cabeça voltada para a direção da vagina, na parte inferior.

Estágio de dilatação

Nesse estágio ocorrem contrações regulares do útero e a completa dilatação do colo do útero.

Nesse estágio, em geral, a bolsa amniótica se rompe.

B. Ilustração de vista lateral em corte da barriga de uma mulher. O feto está com a cabeça encaixada na vagina, prestes a sair, enquanto o restante do corpo ainda está dentro do útero.

Estágio de expulsão

Esse estágio dura da completa dilatação do colo do útero à expulsão do bebê. Durante essa etapa, o bebê é empurrado para a abertura vaginal pelas contrações dos músculos abdominais e do útero, saindo do corpo materno. Após a saída do bebê, corta-se o cordão umbilical.

C. Ilustração de vista lateral em corte da barriga de uma mulher. No interior do útero, encontra-se a placenta, órgão que fica na parte superior do útero. O cordão umbilical está ligado à placenta e possui uma parte que se projeta para fora do corpo, através da vagina.

Estágio placentário

Ocorre logo após a saída do bebê do corpo materno e pode durar 30 minutos ou mais. Nesse estágio a placenta e outras estruturas são eliminadas do organismo da mulher por meio de contrações do útero.

Representação de parte de silhuetas humanas femininas, em corte, mostrando três estágios (A, B e C) do parto normal de um ser humano.

Fonte de pesquisa: MOORE, Keith L.; PERSAUD, T. V. N.; TORCHIA, Mark G. Embriologia Básica. Tradução: Danuza Pinheiro Bastos e Renata Scavone de Oliveira. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. p. 80.

Colo do útero
: região mais estreita do útero e que se abre para o interior da vagina.

Página 193

O parto descrito é chamado normal ou natural, pois o bebê é expulso do corpo da mãe pela vagina. No entanto, existem casos em que algumas condições não possibilitam a ocorrência do parto normal em razão de oferecer riscos ou complicações para a mãe e/ou para o feto. Nesses casos, recomenda-se a cirurgia cesariana, também conhecida como parto cesáreo.

A cesariana consiste em retirar o bebê do corpo da mãe por meio de um corte no abdome dela. Atualmente, esse é o principal método realizado no Brasil. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda evitar a cesariana por se tratar de uma cirurgia, o que representa mais riscos tanto para a mãe quanto para o bebê.

Por conta disso, há incentivos para as gestantes optarem pelo parto normal, quando possível. Leia, a seguir, algumas vantagens do parto normal.

Para a mãe:

recuperação rápida e menor tempo de internação hospitalar;

menor risco de infecção, pois não é um ato cirúrgico;

o útero retorna mais rapidamente ao seu tamanho normal.

Para o bebê:

facilidade na respiração, pois ao passar pelo canal vaginal o tórax é comprimido e os líquidos no interior dos pulmões são expelidos com mais facilidade;

aumento da imunidade, pois o contato do bebê com bactérias e outros microrganismos existentes no canal vaginal estimulam as defesas do recém-nascido;

intensificação de atividades ao nascer, pois, com as alterações hormonais no corpo materno, o trabalho de parto faz o bebê ser mais ativo.

Fotografia. Duas mãos com luvas seguram um bebê sobre uma balança cujo visor indica o número 3,555.
Enfermeira pesando um recém-nascido em uma maternidade.

Página 194

O tema é ...

Direitos da criança e do adolescente

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Os direitos das crianças e dos adolescentes

Toda criança deve receber amor, carinho e todos os cuidados necessários para se desenvolver adequadamente, isso desde o seu desenvolvimento no útero materno.

Aliás, você sabia que as crianças, assim como os adolescentes, têm direitos garantidos por lei, contando com um estatuto elaborado exclusivamente para elas?

O Estatuto da Criança e do Adolescente, chamado popularmente ECA, foi criado pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. O propósito desse estatuto é garantir direitos a todas as crianças de até doze anos de idade incompletos e a todos os adolescentes entre doze e dezoito anos de idade.

A seguir, vamos conhecer alguns dos direitos previstos no ECA.

  • Todas as crianças e adolescentes têm os mesmos direitos.
  • O direito à convivência familiar e comunitária deve ser compartilhado por todas as crianças e todos os adolescentes.
Ilustração de crianças de mãos dadas em um parque com gramado e uma árvore. As crianças apresentam diferentes tons de pele, estatura e formato corporal. À esquerda, há um menino usando óculos escuros e segurando um cão preso a uma guia. Ele está de mãos dadas a outros dois meninos e duas meninas, sendo que uma delas está sentada em uma cadeira de rodas.
Representação de adolescentes interagindo uns com os outros em um parque.
  • Todas as crianças e todos os adolescentes têm direito à liberdade de ir e vir, de se expressar e de brincar.
  • Eles têm direito a uma alimentação adequada.
  • Crianças e adolescentes têm direito à cultura, à dignidade e ao respeito.
  • Todas as crianças e todos os adolescentes têm direito à educação e de ter acesso à escola.
Ilustração. Um garoto sorridente segura um garfo e uma faca diante de uma mesa com um prato contendo pedaços de carne, arroz, feijão e salada, além de um copo ao lado.
Representação de um adolescente tendo uma refeição saudável.

Página 195

  • É proibido o trabalho de menores de 14 anos, salvo na condição de jovem aprendiz.
  • Crianças e adolescentes têm direitos à saúde e ao atendimento médico preferencial, desde antes do nascimento, no pré-natal.
  • Todas as crianças e todos os adolescentes têm o direito de não sofrer discriminação.
  • Eles também têm o direito a não sofrer violência ou sofrimento físico. Caso isso aconteça, crianças e adolescentes têm direito a um encaminhamento adequado.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. À esquerda, um adolescente representado da cintura para cima, com o braço estendido na direção de outra pessoa à direita, também representada da cintura para cima. Essa pessoa está usando jaleco e chapéu branco com um círculo vermelho e uma cruz branca no meio. Ela está segurando o braço do menino, que está coberto por um material branco.
Representação de profissional da saúde prestando atendimento a um adolescente.
Ilustração. Uma família com as pessoas representadas da cintura para cima. À esquerda, uma mulher idosa, de olhos fechados e cabelo branco, abraçando um menino. Ao lado, um homem com o braço no ombro de uma mulher.
Representação de uma criança com sua família.

Fonte de pesquisa: BRASIL. Ministério da Justiça. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: https://oeds.link/xsft2o. Acesso em: 29 jul. 2022.

Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.

1. Você já conhecia o Estatuto da Criança e do Adolescente? Em caso afirmativo, conte aos colegas o que você sabia.

2. Qual é a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente?

3. Em sua opinião, os direitos apresentados nesta seção e os outros previstos no ECA são respeitados e oferecidos a todas as crianças e a todos os adolescentes? Justifique sua resposta.

4. Você acrescentaria ou mudaria algum dos direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente? Converse com um colega sobre suas ideias.

5. De que maneira a população e o poder público podem contribuir para que todas as crianças e todos os adolescentes tenham garantidos os direitos presentes no ECA? Converse com os colegas sobre isso, e façam um relatório em conjunto colocando as suas conclusões.

Respostas e instruções nas orientações ao professor.

Página 196

Sexualidade

A sexualidade humana é complexa e não se refere somente ao ato sexual. Ela também envolve o compartilhamento de sensações, emoções e sentimentos entre as pessoas.

Do ponto de vista biológico, o sexo é definido geneticamente pelos cromossomos sexuais. Eles determinam a formação e o desenvolvimento dos sistemas genitais e a produção de hormônios sexuais em indivíduos do sexo masculino e do sexo feminino.

Afetivamente, a sexualidade estabelece o relacionamento conjugal entre duas pessoas, formando um casal, e envolve carícias, beijos e abraços, bem como o ato sexual.

A sexualidade se relaciona à construção social de modelos de identidade tanto masculina quanto feminina. Geralmente, ela corresponde à forma como nos reconhecemos e queremos ser reconhecidos.

As pessoas são diferentes umas das outras em diversos aspectos, e a sexualidade é um deles. Cada ser humano é criado em um meio com normas e culturas diferenciadas, o que influencia direta e indiretamente sua sexualidade. Assim, vários fatores fazem parte dessa complexidade.

Conhecer a si mesmo e aos outros também faz parte da sexualidade. Dessa maneira, aceitar a si mesmo e cuidar do próprio corpo também são fatores envolvidos com a sexualidade.

É importante compreendermos todas as manifestações da sexualidade a fim de respeitarmos uns aos outros.

Fotografia de um grupo de jovens conversando. Há três moças e um rapaz sentados nos degraus de uma escadaria, e, próximo ao corrimão, há dois rapazes em pé.
Adolescentes conversando.

Página 197

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Leia o texto a seguir e responda às questões propostas.

[…]
Existem dois modos principais de transporte dos espermatozoides pelo colo [do útero]. Um é a fase de transporte inicial rápido, pelo qual alguns espermatozoides podem alcançar as tubas uterinas dentro de 5 a 20 minutos da ejaculação. […] Entretanto, esses primeiros espermatozoides a chegarem parecem não serem capazes de fertilizar um [ovócito] como aqueles que passam mais tempo no trato reprodutivo feminino. O segundo, a fase lenta de transporte dos espermatozoides, envolve a natação dos espermatozoides pelo muco cervical (viajando a uma taxa de 2 a 3   mm/hora ), seu armazenamento nas criptas cervicais e a sua passagem final pelo canal cervical, 2 a 4 dias depois. […] Estimativas sugerem que os espermatozoides mantêm sua função no trato reprodutivo feminino por cerca de 80 horas.
[…]

CARLSON, Bruce M. Embriologia humana e biologia do desenvolvimento. Tradução: Adriana Paulino do Nascimento et al. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. p. 27.

a) Qual é a importância do tempo de sobrevivência dos espermatozoides, citado no texto, para a ocorrência da fecundação?

Resposta nas orientações ao professor.

b) De que maneira os espermatozoides se deslocam até as tubas uterinas?

Resposta nas orientações ao professor.

2. Julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras ou falsas. Em seguida, reescreva em seu caderno os itens falsos, corrigindo-os.

a) A gestação é o período que abrange da fecundação ao parto, incluindo o desenvolvimento do embrião e do feto.

Resposta: Verdadeira.

b) Na gestação as pernas e os braços do ser humano em desenvolvimento só podem ser distinguidos no período fetal.

Resposta: Falsa. Os membros se tornam distinguíveis ainda no período embrionário, que antecede o período fetal.

c) A placenta é o anexo embrionário que protege o bebê de choques mecânicos.

Resposta: Falsa. O anexo embrionário que protege o bebê de choques mecânicos é o âmnio. A placenta permite o fornecimento de nutrientes e gás oxigênio para o embrião/feto pela mãe, bem como a eliminação de excretas do ser humano em desenvolvimento.

d) O acompanhamento médico da gestação por meio de consultas e exames é chamado pré-natal e pode ajudar a prevenir possíveis problemas que prejudiquem a saúde da gestante ou do embrião/feto.

Resposta: Verdadeira.

e) Os exames de ultrassonografia são importantes no período de gestação, pois podem ajudar a identificar malformações do embrião/feto e problemas na placenta, além de possibilitar a identificação do sexo do bebê.

Resposta: Verdadeira.

f) A frase "a bolsa estourou", dita comumente ao final de uma gestação, refere-se à expulsão da placenta no estágio final do trabalho de parto.

Resposta: Falsa. A frase "a bolsa estourou" refere-se ao rompimento da bolsa amniótica, que ocorre geralmente no início do trabalho de parto.

Página 198

3. Alguns casais podem encontrar dificuldade para gerar filhos naturalmente. Isso ocorre por diferentes fatores, entre eles a baixa produção ou mobilidade dos espermatozoides nos indivíduos do sexo masculino, ou por causa da não liberação de ovócitos pelos indivíduos do sexo feminino. Para esses casos, hoje, existem técnicas que auxiliam o desenvolvimento de uma gestação. Uma delas é a fertilização in vitro.

Fotografia. Uma forma arredondada, indicada como ovócito, e uma haste fina e comprida, com a ponta dentro da forma arredondada. Nessa haste há a seguinte indicação: microagulha.
Espermatozoide sendo injetado no interior de um ovócito com o auxílio de uma microagulha durante técnica de fertilização in vitro. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 400 vezes.

a) Pesquise a respeito da técnica de fertilização in vitro. Em seguida, produza um breve texto em seu caderno explicando essa técnica.

Resposta nas orientações ao professor.

b) De que maneira a baixa mobilidade dos espermatozoides pode impedir a fecundação?

Resposta: A mobilidade dos espermatozoides é essencial para que eles alcancem os ovócitos nas tubas uterinas. Com essa dificuldade de mobilidade, as chances de fecundação são reduzidas.

c) Pesquise sobre como a fertilização in vitro pode contribuir para o aumento de nascimentos de gêmeos e trigêmeos, por exemplo. Esses bebês provavelmente serão gêmeos idênticos ou fraternos? Justifique sua resposta.

Resposta: Na fertilização in vitro, geralmente são transferidos mais de um embrião para o interior do útero, a fim de aumentar as chances de haver uma gestação. Assim, é possível que mais de um deles se fixe na parede do útero, o que desenvolveria gêmeos ou trigêmeos. Como esses bebês são formados por meio de diferentes zigotos, pela união de diferentes espermatozoides e ovócitos, eles provavelmente serão gêmeos ou trigêmeos fraternos.

4. Observe o cartaz a seguir e responda às questões.

Cartaz com uma ilustração de um pote tampado contendo um líquido de cor branca. No rótulo, encontram-se as seguintes informações: 'Doe leite materno. Um pouquinho do que você doa é tudo para quem precisa'. Na parte de trás do pote, há vários desenhos coloridos e na parte inferior do cartaz há alguns logos.
Cartaz de campanha de doação de leite materno, Ministério da Saúde, 2017.

a) Qual é o objetivo da campanha proposta no cartaz?

Resposta: O objetivo é incentivar a doação de leite materno.

b) Pesquise sobre qual é a importância do leite materno e da amamentação para os bebês.

Resposta nas orientações ao professor.

c) Em sua opinião, qual é a importância da doação de leite materno?

Resposta nas orientações ao professor.

Página 199

Métodos contraceptivos

Leia a manchete a seguir.

Governo inclui contraceptivos injetáveis mensais na lista do SUS

Disponível em: https://oeds.link/zFhYWi. Acesso em: 29 jul. 2022.

Questão 3. Em sua opinião, o que são métodos contraceptivos e qual a importância deles? Registre sua resposta no caderno.

Resposta nas orientações ao professor.

Questão 4. Ícone atividade oral. A manchete cita a disponibilização gratuita de contraceptivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua opinião, qual é a importância dessa medida?

Resposta nas orientações ao professor.

Nos seres humanos, a relação sexual envolve aspectos como prazer e intimidade. No entanto, sem os cuidados necessários a relação sexual pode resultar em uma gravidez não planejada ou na transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Os métodos contraceptivos ou anticoncepcionais são técnicas ou métodos que podem ajudar a evitar a gravidez. Além disso, alguns deles previnem infecções sexualmente transmissíveis.

Existem diferentes métodos contraceptivos e sua escolha depende das características de cada pessoa e do casal, sendo importante estar seguro e bem orientado quanto à escolha e ao uso adequado desses métodos. Por isso, antes de escolher qualquer método contraceptivo, é essencial consultar um médico para saber qual é o mais adequado.

A seguir, vamos conhecer alguns exemplos de métodos contraceptivos.

Diafragma

O diafragma é uma estrutura de borracha ou de silicone com formato de uma semiesfera. Ele é introduzido pela vagina até a entrada do útero, atuando como uma barreira que impede a chegada do sêmen ao útero e, consequentemente, a fecundação do ovócito.

Fotografia de um diafragma. Ele tem formato de uma cúpula achatada.
Diafragma.

O diafragma deve ser colocado no colo do útero antes do ato sexual e retirado de 6 a 8 horas após o ato. O diafragma deve ser lavado e guardado em local adequado, podendo ser reutilizado. Como não impede o contato com fluidos corporais, o diafragma não protege contra IST.

Página 200

O índice de falha do diafragma é de 6 % a 18 % . Antes de utilizá-lo pela primeira vez, a pessoa deve consultar um médico, que indicará o tamanho mais adequado do diafragma, de acordo com o tamanho do seu colo do útero.

Contraceptivos hormonais

Os contraceptivos hormonais contêm hormônios sintéticos similares àqueles produzidos naturalmente pelo corpo feminino, como o estrógeno e a progesterona. Geralmente, esses métodos atuam impedindo a liberação do ovócito.

Existem diferentes tipos de contraceptivos hormonais, por exemplo, na forma de pílulas, adesivos e soluções injetáveis, como mencionado na manchete da página anterior.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia. Uma cartela com vinte e oito comprimidos, entre os quais há setas. O primeiro comprimido está com a cartela marcada com a cor vermelha.
Cartela com pílulas anticoncepcionais.

Professor, professora: Ao abordar o uso da pílula anticoncepcional, explique aos alunos que as setas presentes na cartela desse medicamento indicam a sequência em que as pílulas devem ser tomadas, para que não seja pulado algum dia, garantindo a eficácia desse método contraceptivo.

Os anticoncepcionais hormonais são bastante eficazes ao serem administrados corretamente, apresentando um índice de falhas de 0,1% a 5%. No entanto, esses métodos têm algumas desvantagens, pois não previnem IST e causam possíveis efeitos colaterais, como dor de cabeça, retenção de líquidos e aumento do risco de trombose.

Glossário

Dispositivo intrauterino

O dispositivo intrauterino (DIU) é uma pequena estrutura, geralmente de cobre ou plástico, introduzido no interior do útero por um médico ginecologista. Esse dispositivo atua liberando hormônios ou substâncias químicas que alteram a mobilidade dos espermatozoides ou provocam mudanças no endométrio. Essas ações dificultam tanto a fecundação do ovócito como a implantação do embrião no útero.

Fotografia de um DIU, dispositivo com formato de T. Ele possui duas pequenas hastes horizontais em uma das extremidades e uma haste vertical revestida por um fio de cobre. Na ponta da haste vertical há um fio.
DIU revestido de cobre.

O DIU é um método contraceptivo muito eficiente, com índice de falhas de apenas 0,5%. No entanto, esse método não protege contra IST e, em geral, não é indicado para mulheres que nunca engravidaram ou sentem cólicas muito fortes durante a menstruação. Por haver vários tipos de DIU, o médico deve indicar o mais adequado para cada pessoa.

Página 201

Preservativos

Os preservativos ou camisinhas são estruturas de látex que atuam como uma barreira, impedindo que o sêmen e outros fluidos corporais entrem em contato com a vagina. Como os espermatozoides não são liberados no interior do sistema genital feminino, a fecundação não ocorre.

Há dois tipos de preservativos, os quais não devem ser utilizados simultaneamente. O preservativo masculino recobre o pênis, o feminino é introduzido na vagina. Observe a seguir.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia. Preservativo masculino, formado por um material de coloração transparente. Ele tem formato cilíndrico e está enrolado. Ao lado, encontra-se a embalagem.
Preservativo masculino.
Fotografia. Preservativo feminino, formado por um material transparente, é comprido e possui argolas em ambas as extremidades.
Preservativo feminino.

Além de prevenir a gravidez, os preservativos são os únicos métodos contraceptivos que também protegem contra IST. Isso porque impedem o contato direto dos órgãos genitais, barrando, consequentemente, a troca de fluidos corporais entre parceiros.

Os preservativos têm um índice de falha que varia entre 3% e 21%. Muitas vezes, essas falhas ocorrem por causa de erros durante a colocação ou retirada da camisinha. Por isso, é preciso usá-los corretamente.

Vasectomia e laqueadura

A vasectomia e a laqueadura são métodos contraceptivos cirúrgicos, feitos em indivíduos dos sexos masculino e feminino, respectivamente.

Na vasectomia, o corte é feito nos ductos deferentes, os quais são amarrados e cauterizados ou fechados com grampos. Esse procedimento impede que os espermatozoides produzidos nos testículos cheguem à uretra.

Já na laqueadura, também chamada ligação tubária, as tubas uterinas são cortadas, amarradas e cauterizadas, ou fechadas com grampos. Esse procedimento impede o encontro dos espermatozoides com o ovócito.

De maneira geral, esses métodos são considerados irreversíveis, incapacitando a reprodução no ato sexual. Portanto, geralmente, são indicados apenas a pessoas com, pelo menos, dois filhos e que sejam maiores de 25 anos de idade.

Página 202

Infecções sexualmente transmissíveis

Leia o trecho de reportagem a seguir.

Infecções sexualmente transmissíveis entre jovens preocupam especialista
[...] em dez anos, os índices das IST cresceram 64,9% na população de 15 a 19 anos e 74,8% nos jovens de 20 a 24 anos

LOURENÇO, Tainá. Infecções sexualmente transmissíveis entre jovens preocupam especialista. Jornal da USP, 16 abr. 2021. Disponível em: https://oeds.link/iKJ9F0. Acesso em: 29 jul. 2022.

Questão 5. Ícone atividade oral. Cite um exemplo de infecção sexualmente transmissível.

Resposta pessoal. Os alunos podem citar aids, sífilis, gonorreia, HPV, entre outras.

Questão 6. Ícone atividade oral. Apesar de haver métodos que previnem a transmissão das IST, muitas pessoas são contaminadas anualmente, e observa-se um aumento preocupante dessas infecções entre jovens e adolescentes. Em sua opinião, quais os possíveis motivos dessa elevada transmissão?

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a prevenção de IST, bem como levá-los a refletir sobre o tema. Eles podem comentar que esse aumento pode estar associado a diferentes fatores, como à falta de informação ou à falta de responsabilidade quanto ao uso de preservativos.

As infecções sexualmente transmissíveis podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários ou fungos. Sua transmissão pode ocorrer de diferentes maneiras. Leia algumas delas a seguir.

  • Durante as relações sexuais sem preservativos ou com o uso incorreto de preservativos.
  • Por meio de sangue contaminado durante transfusões.
  • De mãe para filho, durante gestação, parto ou amamentação.
  • Pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou pela utilização de instrumentos cortantes infectados.

As IST são consideradas graves problemas de saúde pública, uma vez que atingem cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo.

Muitos fatores contribuem para a disseminação dessas infecções. Alguns deles estão relacionados à falta de informação sobre a prevenção e à falta de diálogo entre os parceiros sexuais. Além disso, há pessoas que acreditam que nunca serão afetadas por esse problema, minimizando a importância do uso de preservativos, por exemplo.

Como você estudou, os preservativos são os únicos métodos contraceptivos que, além de prevenir a gravidez não planejada, evitam a transmissão das IST. Portanto, a utilização correta de preservativos durante as relações sexuais é uma medida eficaz para evitar a transmissão dessas infecções.

Página 203

Outra importante forma de prevenir as IST é pela informação, conhecendo os modos de prevenção, os sintomas, os riscos e a possibilidade de tratamento.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais exercem um papel fundamental na luta contra as IST. Por exemplo, esses órgãos públicos promovem campanhas e ações educativas visando a informar, a orientar e a conscientizar a população sobre as IST, bem como possibilitam o acesso gratuito a preservativos.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia. Um caixa retangular com pacotes de preservativos femininos na parte de baixo. Na caixa há a seguinte informação: 'Camisinha feminina. Prazer para dois'. Abaixo, uma fotografia de um casal se beijando e a seguinte informação: 'Retire a sua aqui'. Na parte de baixo da caixa há vários logos do governo.
Campanha de distribuição gratuita de preservativo feminino na Unidade Básica de Saúde de Barra Funda, na cidade de São Paulo, SP, em 2020.

Além do acesso à informação e do uso de preservativos, é preciso responsabilidade para procurar assistência médica nos casos de suspeita de IST.

Quando não tratados adequadamente, os sintomas da IST podem piorar e, em casos graves, causar a morte do infectado. Por isso, é indispensável procurar um médico tão logo haja suspeita de infecção, a fim de realizar exames e o tratamento apropriado.

Fotografia. Mãos de uma pessoa com luvas azuis segurando uma seringa com a agulha no braço esticado de outra pessoa.
Pessoa colhendo sangue para análise.

O modo adequado e eficaz de detectar uma IST é consultar um médico para a realização de exames que comprovem a infecção. O exame de sangue, por exemplo, é uma das formas de detectar algumas IST, como a aids.

No entanto, há alguns sintomas que podem indicar a presença de IST. Leia alguns deles a seguir.

  • Presença de feridas, verrugas nos órgãos genitais.
  • Corrimento com forte odor e coceira nos órgãos genitais.
  • Sensação de ardor ao urinar ou após a relação sexual.

Como em algumas situações não há sintomas de contaminação, é essencial a avaliação de um médico e a realização de exames.

Página 204

Agora que você estudou sobre as IST, vamos conhecer um pouco sobre algumas delas, como aids, sífilis, gonorreia e HPV.

Aids

A aids é causada pelo vírus da imunodeficiência humana, o HIV (sigla em inglês), que ataca as células de defesa do corpo humano, comprometendo a imunidade.

Fotografia. Uma célula azul, com formato aproximadamente esférico e a superfície irregular, com filamentos ao redor dela. Na superfície há pequenos pontos amarelos.
Célula de defesa do corpo humano (em azul) infectada com vírus HIV (em amarelo). Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 6.600 vezes. Colorizada em computador.

Após ser infectada pelo vírus, a pessoa não apresenta imediatamente sintomas da doença. Geralmente, os primeiros sinais são semelhantes aos de uma gripe, incluindo febre e mal-estar. Em uma fase mais avançada, determinadas células de defesa do organismo começam a ser destruídas.

Com a imunidade comprometida, o organismo humano fica mais suscetível a agressões externas, causadas por bactérias, vírus e parasitas em geral. Por isso, pessoas infectadas com o vírus HIV têm mais chances de desenvolver infecções e outras doenças.

O vírus HIV pode ser transmitido de diferentes maneiras:

  • por meio de relações sexuais sem preservativos;
  • pelo uso de seringa contaminada com o vírus;
  • pela transfusão de sangue contaminado;
  • por instrumentos perfurantes não esterilizados e contaminados.

Bebês também podem ser infectados pela mãe durante a gestação, no parto e na amamentação.

A disseminação de informações corretas sobre o vírus HIV é essencial para combater o preconceito contra seus portadores. É importante ressaltar que não há risco de contaminação em um beijo no rosto ou na boca de contaminados, incluindo apertos de mão ou abraços, compartilhamento de talheres, copos e assento do ônibus, contato com suor ou lágrimas, pelo ar, entre outros exemplos.

Há muitos estudos sobre o vírus HIV e a aids, de maneira que diversos medicamentos foram desenvolvidos ao longo do tempo. Esses medicamentos visam, por exemplo, a diminuir a quantidade de vírus no organismo, bem como a amenizar alguns sintomas, garantindo melhora na qualidade de vida do paciente e reduzindo a mortalidade. Apesar de, atualmente, portadores do vírus HIV conseguirem ter melhor qualidade de vida, ainda não há cura para a aids.

Página 205

Aids e gestação

Apesar de o HIV poder ser transmitido ao bebê durante a gestação, parto ou amamentação, também é possível que mulheres portadoras do HIV tenham filhos sem infectá-los. Para isso, tanto durante a gestação quanto após o nascimento é preciso ter alguns cuidados.

Esses cuidados incluem acompanhamento médico ao longo de toda a gestação, uso de medicamentos específicos pela mãe na gestação e pelo bebê após o nascimento, cuidados durante o parto e a não amamentação do bebê. Nesse último caso, é possível recorrer a bancos de leite materno para garantir o acesso do bebê a esse alimento.

Sífilis

A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, sexualmente transmissível ou transmitida da mãe para o feto durante a gestação ou parto.

Fotografia. Um filamento rosa com as extremidades curvas.
Treponema pallidum. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 4.000 vezes. Colorizada em computador.

Essa infecção apresenta diferentes estágios, caracterizados por sintomas específicos. Em sua fase inicial, geralmente, surge uma única ferida no local em que a bactéria penetrou, como no pênis, no pudendo, na vagina, no colo uterino, no ânus, na boca ou em outros locais da pele.

Se a sífilis não for tratada, com o passar do tempo, surgem manchas no corpo, principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés, acompanhadas de febre, mal-estar, dor de cabeça, queda de cabelos, cegueira, problemas no coração e paralisias.

O tratamento dessa doença é feito com antibióticos específicos. Por se tratar de uma IST, a prevenção se dá pelo uso adequado de preservativos e pelo acompanhamento médico no pré-natal de gestantes e parceiros sexuais.

Gonorreia

De acordo com o Ministério da Saúde, entre as IST, a gonorreia é a mais comum. Ela é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que pode atingir os órgãos genitais masculinos e femininos, causando dor ao urinar, corrimento e dor durante as relações sexuais. O tratamento é feito com antibióticos específicos.

Página 206

No sexo feminino, a gonorreia atinge o colo do útero e, caso a infecção não seja tratada adequadamente, podem ocorrer complicações que resultam em infertilidade. Além disso, a gonorreia pode ser transmitida ao bebê durante o nascimento pelo parto normal, causando-lhe conjuntivite. Se não for corretamente tratada, essa inflamação nos olhos do bebê pode resultar na perda da visão.

Fotografia. Várias formas redondas e cilíndricas, com as extremidades arredondadas, aglomeradas umas nas outras.
Neisseria gonorrhoeae. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 10 . 000 vezes. Colorizada em computador.

Condiloma acuminado

O condiloma acuminado é causado pelo papilomavírus humano, conhecido como HPV (sigla em inglês). Ele infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de indivíduos do sexo masculino quanto do sexo feminino, e provoca o aparecimento de verrugas nessas regiões e até mesmo câncer.

Fotografia. Várias formas circulares com a superfície irregular, umas ao lado das outras.
HPV. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 36 . 000 vezes. Colorizada em computador.

A transmissão ocorre pelo contato com pele ou mucosas contaminadas. De forma geral, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas, podendo ficar latente, ou seja, sem manifestar sintomas visíveis, durante meses e até anos. No entanto, mesmo sem sintomas aparentes, a pessoa contaminada é capaz de transmitir o vírus.

Quando as defesas do organismo são prejudicadas, ocorre a multiplicação do HPV no organismo, o que pode provocar o aparecimento de lesões, que se apresentam como verrugas. Alguns tipos de HPV também estão associados a cânceres diversos, incluindo o câncer de colo de útero.

O tratamento do HPV, de forma geral, envolve a remoção das lesões e manutenção das defesas do organismo. Além do uso de preservativos, uma importante forma de prevenção do HPV é a vacinação. A vacina contra o HPV faz parte do calendário de vacinação, distribuída gratuitamente pelo SUS e indicada, principalmente, para indivíduos do sexo feminino de 9 a 14 anos, e indivíduos do sexo masculino de 11 a 14 anos.

Página 207

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Leia as afirmativas a seguir e identifique a alternativa que apresenta informações incorretas. Em seguida, reescreva essa alternativa no caderno, corrigindo-a.

a) Entre os métodos contraceptivos, os preservativos são os únicos que podem prevenir IST, como a aids.

b) Os contraceptivos hormonais são compostos geralmente por hormônios sintéticos e atuam principalmente impedindo a liberação do ovócito nas tubas uterinas.

c) A aids é uma IST que pode ser prevenida pela vacinação.

d) A prevenção do condiloma acuminado é feita pela vacinação contra o HPV e com o uso de preservativos.

e) Sífilis e gonorreia são IST causadas por bactérias que podem ser transmitidas em relações sexuais sem o uso de preservativos ou da mãe para o feto durante a gestação ou o parto.

Resposta: Alternativa c. Ainda não existe uma vacina eficaz contra o HIV distribuída em larga escala para toda a população, sendo o melhor método de prevenção o uso dos preservativos.

2. Leia o trecho de reportagem a seguir.

Aumento de casos de aids entre jovens de 13 a 25 anos no Brasil preocupa, alerta especialista
No Dia Mundial de Luta contra aids, [...] especialista diz que não avista, no médio prazo, uma cura definitiva ou uma vacina para combater o vírus. Mas diz que os avanços no tratamento foram muito grandes e hoje quem recebe um teste positivo de HIV pode ter a mesma expectativa de vida de quem não tem o vírus. A preocupação maior é o contágio entre jovens, que vem crescendo.
[...] a prevenção é crucial, pois um teste positivo para o HIV vai significar ações especiais para o resto da vida. "É uma condição de saúde que demanda cuidados [...]. O indivíduo vai ter que tomar medicações todos os dias, vai ter que fazer exames de sangue pelo menos duas vezes ao ano. [...]

MIURA, Raquel. Aumento de casos de aids entre jovens de 13 a 25 anos no Brasil preocupa, alerta especialista. G1, 1º dez. 2021. Disponível em: https://oeds.link/Luo9Px. Acesso em: 29 jul. 2022.

a) Que atitudes individuais poderiam auxiliar na redução de casos de contaminação por HIV?

Resposta: Espera-se que os alunos mencionem que a transmissão do HIV pode ser evitada com o uso de preservativos e a comunicação entre parceiros sexuais. Além disso, a conscientização das pessoas é fundamental para reduzir a transmissão, bem como a responsabilidade e o autocuidado em procurar assistência médica quando há suspeita de infecção.

Página 208

b) Em sua opinião, o que leva muitos jovens a não utilizar preservativo durante o ato sexual?

Resposta pessoal. Os alunos podem citar a falta de informação, a confiança no parceiro, a falta de responsabilidade com a própria saúde e com a saúde do outro e o fato de acreditarem que a contaminação não acontecerá com eles.

c) De acordo com o texto, por que a prevenção ainda é a melhor opção quando o assunto é aids?

Resposta nas orientações ao professor.

d) Ícone em grupo. Junte-se a outro colega e conversem sobre o que pode ser feito para conscientizar os jovens sobre o HIV, a aids e a importância do sexo responsável e seguro.

Resposta nas orientações ao professor.

3. Responda à questão a seguir sobre as infecções sexualmente transmissíveis. Em seguida, converse com um colega sobre suas respostas e elaborem conclusões para apresentar à turma.

a) Qual é a importância de campanhas de prevenção às IST e qual é o papel da população na redução dos casos de IST?

Resposta nas orientações ao professor.

4. A gravidez na adolescência pode trazer diversas consequências emocionais, físicas e sociais. Sobre esse assunto, leia o trecho do texto a seguir.

[...] Maternidade e paternidade são momentos do ciclo de vida familiar que exigem responsabilidades legais e socioeconômicas perante o filho gerado [...] Muitas vezes, isso não acontece ou é dificultado na adolescência, seja por sua imaturidade ou pela falta de independência [...]
As complicações e gravidade da gestação correlacionam-se à idade da adolescente (maiores riscos para meninas com menos de 16 anos, especialmente menores de 14 anos, ou com menos de dois anos da menarca/primeira menstruação), paridade, início e aderência ao pré-natal, ganho de peso e aspectos nutricionais.
Não se pode esquecer a influência de [...] presença ou ausência do apoio familiar, apoio ou não de companheiro/pai do RN (recém-nato), e fatores ambientais como acesso aos cuidados básicos em saúde, [...] prematuridade e outros achados neonatais, além das complicações maternas obstétricas do parto e pós-parto. [...]
[...] gestantes adolescentes indicam a interrupção dos estudos como a mais frequente e preocupante. O abandono escolar compromete não apenas a continuidade da educação formal, como resulta em menor qualificação e obstáculo nos seus projetos de vida. [...]

PREVENÇÃO da gravidez na adolescência. Sociedade Brasileira de Pediatria, jan. 2019. Disponível em: https://oeds.link/LABq1Y. Acesso em: 29 jul. 2022.

Paridade:
nesse contexto, diz respeito ao número de partos realizados por uma mulher.
Recém-nato:
recém-nascido.

a) De acordo com o texto, quais as mudanças e os riscos que a gravidez precoce pode representar para adolescentes?

Resposta nas orientações ao professor.

b) Converse com os colegas sobre a responsabilidade de ambos os progenitores na prevenção de uma gravidez precoce.

Resposta nas orientações ao professor.

Página 209

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Em uma folha de papel avulsa, elabore um esquema sobre a importância dos hormônios para a reprodução humana. Para isso, inclua em seu esquema as palavras a seguir.

puberdade

transformações no corpo feminino

hipotálamo

reprodução

transformações no corpo masculino

hipófise

estrógeno e progesterona

menstruação

testículos

testosterona

sistema nervoso

ovários

Versão adaptada acessível

1. Produza um pequeno texto sobre a importância dos hormônios para a reprodução humana. Para isso, inclua em seu texto as palavras a seguir.

  • puberdade
  • transformações no corpo feminino
  • hipotálamo
  • reprodução
  • transformações no corpo masculino
  • hipófise
  • estrógeno e progesterona
  • menstruação
  • testículos
  • testosterona
  • sistema nervoso
  • ovários

Sugestão de resposta: A puberdade é um período em que o corpo passa por diversas mudanças que vão prepará-lo para a reprodução. Essas mudanças são controladas por hormônios sexuais: estrógeno e progesterona nas mulheres, e testosterona nos homens. Esses hormônios geram transformações no corpo feminino e a primeira menstruação, por exemplo. Já as transformações no corpo masculino correspondem a alterações na voz, nos músculos e nos órgãos genitais, entre outras. A produção e a secreção dos hormônios sexuais são controladas pelo sistema nervoso e por outros hormônios. O hipotálamo atua controlando a secreção de hormônios pela hipófise. Os hormônios hipofisários agem nos testículos e nos ovários liberando hormônios sexuais para a produção e/ou o amadurecimento dos gametas.

2. Em uma folha de papel avulsa, faça um esquema sobre o caminho dos espermatozoides nos sistemas genitais masculino e feminino, desde sua formação até a fecundação. Do outro lado da folha, faça um esquema com o caminho do ovócito no sistema genital feminino, desde a liberação até a fecundação.

Versão adaptada acessível

2. Descreva o caminho dos espermatozoides nos sistemas genitais masculino e feminino, desde sua formação até a fecundação. Descreva também o caminho do ovócito no sistema genital feminino, desde a liberação até a fecundação.

Resposta: No sistema genital masculino, os alunos devem comentar que os espermatozoides são produzidos nos túbulos seminíferos e passam pelos epidídimos e pelos ductos deferentes até a uretra, de onde saem e seguem para a vagina até as tubas uterinas, onde podem fecundar o ovócito. Já no sistema genital feminino, eles devem comentar que o ovócito é liberado de um dos ovários e desloca-se em direção à tuba uterina, onde pode ser fecundado.

3. Junte-se a três colegas e discutam sobre a sexualidade humana em suas diversas dimensões: biológica, social, afetiva e ética. Em seguida, produzam um relatório com as conclusões do que foi discutido. Visite os outros grupos formados em sala de aula e tomem nota das ideias deles sobre o tema. Ao final, discuta com o seu grupo as ideias anotadas, formulem uma nova conclusão e a apresentem aos demais colegas.

4. Ao iniciar o estudo do tema Métodos contraceptivos, no capítulo 8 (Reprodução humana), você apresentou seus conhecimentos prévios sobre o que são esses métodos e qual a importância deles. Como você responderia a essa questão após o estudo desta unidade?

5. Junte-se a um colega e elaborem em metade de uma folha de papel avulsa uma questão sobre IST. A questão deve abordar os sintomas, modo de transmissão ou tratamento dessas infecções. Do outro lado da folha, formulem quatro possíveis alternativas de respostas, sendo apenas uma verdadeira.

Depositem o papel com a questão e as possíveis respostas sobre a mesa do professor. O professor fará a leitura em voz alta de algumas dessas questões e suas respectivas alternativas de respostas.

Para cada questão, discuta com a sua dupla e anotem a alternativa que julgarem correta. Ao final, o professor fornecerá o gabarito e vocês deverão conversar sobre possíveis erros e acertos.

6. Elabore um esquema relacionando os conteúdos trabalhados nos capítulos 7 e 8 desta unidade. Em seguida, exponha seu esquema à turma.

Respostas nas orientações ao professor.

Versão adaptada acessível

6. Elabore um resumo relacionando os conteúdos trabalhados nos capítulos 7 e 8 desta unidade. Em seguida, apresente seu resumo à turma.

Resposta: O objetivo desta questão é incentivar os alunos a refletir a respeito dos conteúdos trabalhados nesta unidade e a estabelecer relações entre eles, apresentando-as por meio de um resumo. A apresentação dos resumos possibilita que eles conversem sobre suas dúvidas e identifiquem possíveis erros, corrigindo-os.