Página 210

UNIDADE

4

Energia

Fotografia. No chão de um ambiente fechado há várias estruturas cilíndricas altas, enfileiradas, com hastes retangulares na parte de cima e uma estrutura aproximadamente cônica no centro, que também é alta e tem aberturas ao redor. Há grades em volta das estruturas cilíndricas, uma escada que leva a um piso no nível delas e, em cada uma delas, uma escada que leva ao topo da estrutura cônica.
Geradores de energia elétrica no interior de usina hidrelétrica em Nevada, Estados Unidos, em 2020.

Página 211

Para realizar várias atividades em nosso dia a dia, como estudar, caminhar e trabalhar, o corpo humano precisa da energia que é proveniente dos alimentos que ingerimos. Além da energia que proporciona o funcionamento do nosso corpo, existem outros tipos de energia essenciais para realizarmos nossas atividades diárias, como a energia elétrica. Esse tipo de energia possibilita o funcionamento de vários equipamentos elétricos, como computadores, televisores, refrigeradores e aquecedores.

Iniciando a conversa

1. Em sua opinião, de onde provém a energia elétrica que utilizamos em nosso dia a dia?

2. A imagem mostra um gerador de energia elétrica. O seu funcionamento está relacionado a dois fenômenos físicos: eletricidade e magnetismo. Converse com um colega a respeito do que você sabe sobre esses dois fenômenos.

3. Você considera o consumo de energia elétrica em sua residência alto, moderado ou baixo? Justifique a sua resposta exemplificando o modo como vocês utilizam a energia elétrica.

Respostas nas orientações ao professor.

Agora vamos estudar...

  • os tipos e as fontes de energia;
  • o conceito de Eletricidade;
  • a eletrostática;
  • a eletrodinâmica;
  • o conceito de Magnetismo;
  • os conceitos do Eletromagnetismo;
  • o consumo de energia elétrica;
  • geradores de energia;
  • usinas elétricas;
  • diferença de potencial elétrico;
  • resistência e potência elétrica;
  • cuidados com a energia elétrica.

Página 212

CAPÍTULO

9 Eletricidade e magnetismo

A foto a seguir mostra o sistema de transporte maglev (sigla em inglês para magnetic levitation). Esse trem é um meio de transporte que atinge alta velocidade, pois não utiliza rodas. Ele flutua sobre os trilhos por meio de forças de atração e de repulsão, geradas por fenômenos elétricos e magnéticos.

Fotografia. Um trem pontiagudo, que corre sobre uma superfície elevada que sai de uma passagem em um edifício. Abaixo, há trechos de grama, e ao lado, outro prédio.
Trem Maglev em Qingdao, China, em 2021.

Questão 1. Ícone atividade oral. Em sua opinião, qual é a principal vantagem do trem Maglev ao se mover sem contato com os trilhos?

Resposta nas orientações ao professor.

Questão 2. Ícone atividade oral. O trem Maglev flutua sobre os trilhos por meio de forças de atração e de repulsão. Cite outra situação em que é possível observar a atuação dessas forças.

Resposta nas orientações ao professor.

Ao longo do tempo, o ser humano desenvolveu várias tecnologias que facilitaram suas tarefas diárias, como a criação de lâmpadas, que iluminam ambientes, e de aparelhos elétricos e de transporte, como o trem Maglev. A criação desses e de outros objetos foi possível por meio do conhecimento acerca dos fenômenos naturais associados à eletricidade e ao magnetismo, bem como suas relações.

O interesse da humanidade pelos fenômenos elétricos e magnéticos ocorre desde a Antiguidade, quando foram estudados, por exemplo, pelo filósofo grego Tales de Mileto (aproximadamente 624 a.C.-aproximadamente 556 a.C.). Leia a seguir algumas observações feitas por ele.

Gravura do filósofo Tales de Mileto. Ele está representado dos ombros para cima. Possui cabelo ondulado, barba e tecido envolto no corpo.
Imagem de Tales de Mileto, publicada em 1825 no dicionário Histórico de Crabbes.

Em relação à eletricidade, Tales de Mileto observou que, ao esfregar um pedaço de âmbar no pelo de alguns animais, ele adquiria a propriedade de atrair pequenos corpos, como a palha.

Já em relação ao magnetismo, Tales observou que pequenas rochas eram capazes de atrair materiais de ferro (Fe).

Glossário

Observações como essas feitas por Tales de Mileto e por vários pesquisadores ao longo dos anos são a base para a compreensão da eletricidade e do magnetismo, que vamos estudar com mais detalhes neste capítulo.

Professor, professora: Os símbolos dos elementos químicos e as fórmulas químicas das substâncias serão apresentadas na primeira ocorrência, por capítulo.

Página 213

Tipos de energia

Antes de iniciarmos o estudo sobre a eletricidade, é necessário primeiro compreendermos o que é energia, bem como os tipos de energia existentes.

A energia é uma grandeza física que está envolvida nos processos em que um corpo realiza trabalho e pode se manifestar de diferentes formas, como mecânica, térmica e elétrica. A energia pode ser transformada de uma forma para outra, transferida de um corpo para outro e conservada.

Trabalho
: grandeza escalar relacionada com a transferência de energia de um corpo para outro.

Diferentes tipos de energia estão presentes em situações do nosso cotidiano. Por exemplo, os alimentos são formados por várias moléculas que estão ligadas umas às outras. Nessas ligações moleculares, há energia química armazenada.

Quando ingerimos os alimentos, a energia química armazenada neles é transformada em outros tipos de energia. Assim, quando realizamos alguma atividade, como andar de bicicleta, a energia química, obtida dos alimentos em nosso organismo, é transformada em energia de movimento, a chamada energia mecânica.

Fotografia. Duas pessoas andando de bicicleta, lado a lado. Elas estão usando capacete e óculos escuros em um local que tem uma pista e gramado com plantas. Ao fundo, há muitas árvores.
Pessoas andando de bicicleta.

Em aparelhos elétricos, como ventiladores e liquidificadores, a energia elétrica é transformada em energia mecânica, gerando a rotação das hélices, e também em energia térmica.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia. Três ventiladores em diferentes posições. Um deles está virado para frente, outro está virado para a esquerda e o terceiro está virado para trás. Não é possível observar os contornos das hélices.
Ventilador em funcionamento.

Os painéis fotovoltaicos são estruturas capazes de transformar parte da energia luminosa dos raios solares em energia elétrica, utilizada no funcionamento de aparelhos elétricos em residências, por exemplo.

Glossário

Fotografia. Local com placas pretas com contornos quadriculados, voltadas para o céu. À direita, há algumas estruturas retangulares com grades.
Painéis fotovoltaicos para geração de energia solar no telhado de uma escola pública no município de Salvador, BA, em 2022.

Página 214

Fontes de energia

A foto a seguir mostra um carro híbrido, o qual funciona com a combinação de um motor elétrico e um motor de combustão. Analise a imagem.

Glossário

Fotografia da frente de um carro com o capô aberto. Em uma estrutura retangular grande e prateada, está indicado o motor de combustão, e ao lado, uma estrutura retangular preta, o motor elétrico. Ao redor, há tubos e outras peças menores.
Carro híbrido em Hong Kong, China, em 2021.

Questão 3. Ícone atividade oral. Quais são os tipos de energia que os motores de um carro híbrido utilizam em seu funcionamento?

Resposta: O motor elétrico utiliza energia elétrica, e o motor de combustão utiliza energia química.

Questão 4. Ícone atividade oral. Em sua opinião, quais são as fontes de energia que proporcionam o funcionamento de um carro híbrido?

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que o carro híbrido utiliza a energia elétrica proveniente de bateria para o funcionamento do motor elétrico e a energia química proveniente de combustíveis, como a gasolina e o etanol, para o funcionamento do motor de combustão.

Como você pode verificar na foto, o carro híbrido utiliza um motor elétrico e um motor de combustão. A energia elétrica fornecida para o funcionamento do motor elétrico desse carro é obtida por meio das reações químicas que acontecem no interior de uma bateria elétrica. Já o motor de combustão utiliza combustível, como a gasolina ou o etanol, para funcionar.

Os recursos com os quais conseguimos gerar algum tipo de energia são chamados fontes de energia. Elas podem ser classificadas em renováveis e não renováveis. Vamos estudar cada uma delas a seguir.

As fontes de energia não renováveis são aquelas que se regeneram ao longo de milhões de anos em um ritmo bem menor do que são utilizadas e, por isso, podem se esgotar no ambiente.

O petróleo, o carvão mineral, o gás natural e o urânio (U) são exemplos de fontes não renováveis de energia.

Glossário

Fotografia. Uma plataforma de petróleo. Ela está em meio ao oceano e possui estruturas de concreto com uma torre metálica alta, na posição vertical, além de guindastes e outras estruturas metálicas ao lado. Ao fundo, há prédios e montanhas.
Plataforma de exploração de petróleo na baía de Guanabara, no município do Rio de Janeiro, RJ, em 2021.

Os recursos não renováveis são utilizados diariamente, por exemplo, para gerar energia para o funcionamento de máquinas, em indústrias, e para meios de transporte, como automóveis e aviões.

Página 215

As fontes de energia renováveis são aquelas que têm a capacidade de se renovar naturalmente no ambiente a um ritmo capaz de suprir o de sua utilização, evitando que se esgotem.

Ícone Objeto digital

Vamos conhecer a seguir alguns exemplos de fontes renováveis de energia.

Professor, professora: As usinas hidrelétricas, eólicas, solares, termoelétricas e termonucleares serão abordadas com mais detalhes ainda nesta unidade.

A água é um recurso renovável utilizado pelas usinas hidrelétricas para gerar energia elétrica.

Nessas usinas, a energia mecânica do movimento da água é transformada em energia elétrica, que será conduzida até as cidades e suas residências.

Fotografia. Vista aérea de um local com uma região com água em nível alto e outra região com água em nível mais baixo, separadas por uma barragem composta por um muro com estruturas verticais. Em um local da parede há uma estrutura com formato de rampa, com a parte baixa na direção do trecho de água no nível mais baixo. Há trechos de vegetação na parte frontal e na parte posterior.
Vista aérea da usina hidrelétrica de Itaipu, no município de Foz do Iguaçu, PR, em 2021.

A água dos oceanos também é uma fonte de energia renovável.

O movimento de subida e de descida do nível de água do mar gera energia mecânica, que é transformada em energia elétrica pelas usinas chamadas maremotrizes.

Fotografia. Duas hastes metálicas horizontais grandes, ligadas a bases circulares que estão sobre a superfície do mar.
Estrutura de usina maremotriz no município de São Gonçalo do Amarante, CE, em 2012.

Professor, professora: Ao abordar as usinas maremotrizes, explique aos alunos que a subida e a descida do nível de água do mar, a chamada maré, ocorre em razão da atração gravitacional mútua entre a Lua e a Terra.

Outras fontes renováveis de energia são o calor e o vapor de água provenientes do interior da Terra. Nas usinas geotérmicas, parte da energia geotérmica é transformada em energia elétrica.

Geralmente, essas usinas são instaladas em locais que apresentam atividades vulcânicas.

Fotografia. Vista aérea de edifícios rodeados por ruas e vegetação, com algumas das construções liberando uma névoa branca para o ambiente.
Vista aérea da usina geotérmica Kamojang em Java, Indonésia, em 2018.

Página 216

A luz solar também é um recurso renovável. Como estudamos, a energia proveniente do Sol pode ser utilizada para a geração de energia elétrica por meio dos painéis fotovoltaicos.

Além desse uso, a energia proveniente da luz solar também pode ser transformada em energia térmica, em aquecedores solares de água.

Nesse tipo de aquecedor, a luz solar, ao atingir as placas coletoras, aquece a água presente no interior de tubulações. A água aquecida é encaminhada por meio dessas tubulações até o reservatório térmico, no qual é armazenada.

Nas residências, o aquecedor fornece água quente para os chuveiros e piscinas, por exemplo.

Fotografia. Um telhado que possui um painel plano indicado como placa coletora e acima dele há um cilindro indicado como reservatório térmico. De ambos saem tubos pretos.
Aquecedor solar no telhado de uma residência, em Castelo Branco, Portugal, em 2022.

O vento é um recurso renovável utilizado pelas usinas eólicas para gerar energia elétrica.

Nessas usinas, a energia mecânica do movimento das hélices de turbinas pelo vento é transformada em energia elétrica.

Fotografia. Vista aérea de um campo gramado, com algumas árvores, e vários aerogeradores, equipamentos com uma haste vertical alta e três hélices em sua extremidade.
Vista aérea de parque eólico no município de Palmas, TO, em 2022.

Outro exemplo de fonte renovável é a matéria orgânica de origem animal e vegetal, a chamada biomassa.

Nos biodigestores, a decomposição da biomassa produz o biogás. A combustão deste recurso nas usinas elétricas, permite transformar a energia química do biogás em energia elétrica.

Fotografia. Vista aérea de uma área gramada com tanques contendo líquido e um buraco quadrado contendo um material preto. Atrás, há uma construção com telhado e um cilindro abaixo, e outra construção com uma cobertura branca. No fundo, há outro tanque maior contendo líquido e muitas árvores ao redor.
Vista aérea de biodigestor em propriedade rural, no município de Carambeí, PR, em 2021.

Página 217

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Reescreva a frase a seguir em seu caderno, substituindo pelas palavras adequadas a seguir. Existem palavras que não serão usadas para completar a frase.

luminosa

química

elétrica

térmica

mecânica

a) No corpo humano, a energia obtida pela ingestão é transformada em energia . Essa energia é utilizada pelo organismo para manter a temperatura corpórea.

Resposta: química; térmica.

2. Relacione os aparelhos elétricos à principal transformação de energia que ocorre neles. Para isso, forme os pares de letras e números.

A. Fotografia. Uma pessoa está colocando uma pá com terra dentro de uma betoneira, um equipamento com um grande recipiente oval, com uma abertura frontal, que fica preso a hastes nas laterais.
Betoneira.
B. Fotografia. Uma luminária acesa composta por hastes, com a luz voltada para baixo, iluminando uma superfície.
Luminária de LED.
C. Fotografia. Uma forma escura dentro de um forno elétrico com grades no interior e botões na lateral. A forma contém um alimento que está assado.
Forno elétrico.

1. Energia elétrica transformada em energia térmica.

2. Energia elétrica transformada em energia mecânica.

3. Energia elétrica transformada em energia luminosa.

Resposta: A – 2; B – 3; C – 1.

3. Julgue os itens a seguir e identifique a alternativa correta.

1. Todos os combustíveis são produzidos com base em recursos não renováveis.

2. A biomassa e a energia geotérmica são fontes de energia renováveis.

3. Nos aquecedores solares, a energia luminosa da luz solar é transformada em energia elétrica, aquecendo a água das residências.

4. Nas usinas maremotrizes, a subida e a descida do nível da água do mar são utilizadas para gerar energia elétrica.

a) Todos os itens estão corretos.

b) Somente os itens 1 e 2 estão corretos.

c) Somente os itens 2, 3 e 4 estão corretos.

d) Somente os itens 2 e 4 estão corretos.

Resposta: Alternativa d.

Página 218

Eletricidade

Como estudamos, Tales de Mileto esfregou um pedaço de âmbar no pelo de animais, o qual adquiriu a propriedade de atrair pequenos corpos. O que será que acontece se esfregarmos os nossos cabelos com um balão de festa? Para responder a essa questão, em um dia de baixa umidade relativa do ar, faça a atividade a seguir.

Vamos praticar

Materiais

  • folha de papel sulfite
  • balão de festa de látex

A. Pique uma folha de papel sulfite em pedaços bem pequenos e coloque-os sobre uma superfície lisa, como uma mesa.

B. Encha um balão de festa de látex e esfregue-o várias vezes em seus cabelos.

Fotografia de uma pessoa da cintura para cima. Ela tem cabelos longos e lisos, está usando um jaleco branco e segurando um balão de festa próximo ao rosto. Uma mecha do cabelo está grudada no balão.
Pessoa após esfregar um balão de festa de látex em seu cabelo.

C. Aproxime imediatamente o balão dos pedaços de papel dispostos sobre a superfície.

D. Ao realizar a etapa C, observe atentamente o que acontece.

Agora, responda às questões a seguir no caderno.

a) O que aconteceu com os pequenos pedaços de papel?

b) Como você explica o que ocorreu ao realizar a etapa C?

Respostas e instruções nas orientações ao professor.

Ao fazer a atividade anterior, você investigou um fenômeno relacionado à eletricidade, assunto que você estudará a seguir.

Os átomos apresentam duas partículas com propriedades elétricas – os prótons e os elétrons. O estudo dos fenômenos que envolvem cargas elétricas é chamado eletricidade. Essa área é dividida em eletrostática e eletrodinâmica. Vamos estudar cada uma delas a seguir.

Página 219

Eletrostática

Em um dia de inverno com baixa umidade relativa do ar, Ana sentiu um leve choque elétrico quando tocou a porta de seu carro. Observe a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Uma moça está com os olhos e a boca bem abertos, com o braço estendido na direção da maçaneta da porta de um carro, onde há a representação de pequenos raios entre a maçaneta e a sua mão. Ela está usando touca, blusa de frio lilás e segurando uma bolsa azul. Ao fundo, há uma árvore com galhos secos.
Representação de Ana sentindo um leve choque elétrico ao tocar a porta de seu carro.

Questão 5. Em sua opinião, por que isso aconteceu com Ana? Registre sua resposta no caderno.

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos argumentem que isso ocorreu porque o carro ou o corpo de Ana estava carregado eletricamente, de maneira que, ao tocar a porta metálica, ocorreu a transferência de cargas elétricas entre Ana e o carro.

É possível que você já tenha vivenciado a situação ocorrida com Ana, ao tocar um objeto de metal, como a porta do carro e uma torneira, ou uma pessoa. Para compreendermos porque levamos choque ao tocar algo, precisamos conhecer um pouco mais sobre as cargas elétricas e entender os fenômenos decorrentes delas.

Cargas elétricas

Os diferentes materiais que compõem um objeto, bem como os organismos, são compostos por átomos, os quais são constituídos por prótons, nêutrons e elétrons.

Glossário

Analise a seguir a estrutura de um átomo.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Ao centro, um aglomerado de pequenas esferas rosas e azuis, com a indicação: núcleo. As esferas rosas são os prótons e as esferas azuis são os nêutrons. Ao redor do núcleo, há três camadas circulares com bolinhas amarelas, os elétrons. Na linha da primeira camada, há 2 elétrons; na segunda, 8 elétrons; e na terceira, 3 elétrons. Na região onde os elétrons estão há a seguinte indicação: eletrosfera.
Representação esquemática de um átomo.

Fonte de pesquisa: TIPLER, Paul A.; LLEWELLYN, Ralph A. Física moderna. Tradução: Ronaldo Sérgio de Biasi. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. p. 117.

O núcleo do átomo é formado por prótons, os quais têm carga elétrica positiva, e por nêutrons, que são eletricamente neutros.

Ao redor do núcleo, em uma parte do átomo chamada eletrosfera, encontram-se os elétrons, os quais têm carga elétrica negativa.

Página 220

Em seu estado natural, os átomos são eletricamente neutros, ou seja, têm a mesma quantidade de prótons e de elétrons. Em algumas situações, os átomos de um corpo podem ceder ou receber elétrons, ficando eletrizados.

Por exemplo, quando um corpo cede elétrons, a quantidade de prótons torna-se maior do que a de elétrons e ele fica eletricamente positivo. Quando um corpo recebe elétrons, sua quantidade de elétrons torna-se maior do que a de prótons, e, nesse caso, o corpo fica eletricamente negativo.

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade da carga elétrica é o coulomb (C), nome dado em homenagem a Charles Augustin Coulomb (1736-1806), cientista francês que desenvolveu importantes estudos e experimentos em eletrostática.

Pintura do cientista Charles Augustin de Coulomb, representando da cintura para cima, segurando uma folha de papel em uma das mãos e um tubo transparente na outra. Ele tem cabelos brancos curtos e está vestindo um casaco escuro com ombreiras amarelas, botões e uma gola branca.
Charles Augustin de Coulomb, de Louis Hierle. Óleo sobre tela, 73 cm×92 cm, 1894.

As cargas elétricas têm a propriedade de se atraírem ou de se repelirem. Cargas opostas atraem-se e cargas iguais repelem-se. Essa propriedade é chamada interação elétrica ou força elétrica. Analise a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Na parte superior, há um retângulo com ganchos que seguram duas cordas verticais, cada uma com uma esfera na ponta. A esfera da esquerda tem um sinal positivo, enquanto a da direita tem um sinal negativo. As esferas estão próximas uma da outra, quase encostadas.
Representação de corpos com cargas elétricas opostas se atraindo.
Ilustração. Na parte superior, há um retângulo com ganchos que seguram duas cordas verticais, cada uma com uma esfera na ponta. Ambas as esferas possuem o sinal positivo e estão afastadas uma da outra.
Ilustração. Na parte superior, há um retângulo com ganchos que seguram duas cordas verticais, cada uma com uma esfera na ponta. Ambas as esferas possuem o sinal negativo e estão afastadas uma da outra.

Representação de corpos com cargas elétricas iguais se repelindo.

Fonte de pesquisa: HEWITT, Paul G. Física conceitual. Tradução: Trieste Freire Ricci. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. p. 408.

Como estudamos, os processos nos quais os átomos de um corpo podem receber ou ceder elétrons são chamados eletrização. Nesses processos, nenhum elétron é criado ou destruído, pois a carga elétrica é conservada. Os elétrons são transferidos de um corpo para outro.

A eletrização pode ocorrer de três formas diferentes: por atrito, contato ou indução. Vamos estudar cada uma delas a seguir.

Página 221

Eletrização por atrito

Esse tipo de eletrização ocorre quando dois corpos de materiais diferentes são atritados e os elétrons são transferidos de um corpo para o outro, de maneira que os corpos envolvidos fiquem eletrizados com cargas opostas.

Nesse caso, o corpo que cede elétrons se torna eletricamente positivo, e o que recebe elétrons se torna eletricamente negativo.

Eletrização por contato

Esse tipo de eletrização ocorre entre corpos condutores de eletricidade. Assim, quando um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro ou eletrizado, ocorre a transferência de elétrons de um corpo para o outro por meio do contato entre eles.

Eletrização por indução

A eletrização por indução baseia-se no princípio de atração e de repulsão das cargas elétricas. Analise a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

1. Ilustração. Uma esfera cinza na extremidade superior de uma haste vertical que está apoiada em uma base retangular.
2. Ilustração. Uma esfera cinza na extremidade superior de uma haste vertical que está apoiada em uma base retangular. Na esfera, há três sinais positivos à esquerda e três sinais negativos à direita. Há uma barra diagonal à esquerda, próxima da esfera, com cinco sinais negativos.
3. Ilustração. Uma esfera cinza na extremidade superior de uma haste vertical que está apoiada em uma base retangular. Na esfera, há três sinais positivos à esquerda. Há uma barra diagonal à esquerda, próxima da esfera, com cinco sinais negativos. Também há uma haste vertical à direita, que está encostada na esfera e na base retangular. Há sinais negativos nessa haste e uma seta apontando para baixo, em direção à base.
4. Ilustração. Uma esfera cinza na extremidade superior de uma haste vertical que está apoiada em uma base retangular. Na esfera, há três sinais positivos à esquerda e três sinais positivos à direita.

1. Esfera metálica neutra sobre o solo.

2. Quando aproximamos dessa esfera uma barra carregada negativamente, os elétrons da esfera são repelidos e acumulam-se na parte oposta.

3. Se colocarmos um condutor conectado à esfera e ao solo, as cargas negativas deslocam-se para o solo (seta preta) por meio da eletrização por contato, sendo, então, retiradas da esfera.

4. Após retirar o condutor da esfera e afastar a barra, a esfera fica carregada positivamente. Note que, nesse processo, a barra não tocou a esfera.

Fonte de pesquisa: TREFIL, James; HAZEN, Robert M. Física viva: uma introdução à física conceitual. Tradução: Ronaldo Sérgio de Biasi. Rio de Janeiro: LTC, 2006. v. 2. p. 49.

Página 222

Na eletrização por indução, o corpo eletrizado é chamado indutor, e o corpo a ser eletrizado, induzido. Quando um corpo indutor é aproximado de um corpo induzido, ocorre a atração ou a repulsão das cargas elétricas desse corpo. Assim, como você pode observar na representação desse tipo de eletrização, a aproximação da barra carregada negativamente (indutor) da esfera metálica neutra (induzido) resultou na repulsão dos elétrons da esfera para a parte oposta desse objeto.

Quando o corpo induzido é conectado ao solo, ocorre a transferência de elétrons entre eles.

Raios e relâmpagos

Os raios são descargas elétricas que ocorrem na atmosfera quando as nuvens estão eletricamente carregadas. Um dos fatores que causam a eletrização das nuvens são as colisões entre as partículas de gelo e de água em seu interior, que podem desprender elétrons.

A interação elétrica faz com que as cargas elétricas se separem no interior da nuvem. Com isso, a base da nuvem fica com cargas negativas, e o topo, com cargas positivas, formando uma diferença de potencial elétrico.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Esquema. Duas nuvens escuras na parte superior com raios entre as nuvens e raios entre as nuvens e o chão. As nuvens têm sinais positivos na sua parte superior e sinais negativos na parte inferior. No chão há cargas positivas. Em cada nuvem há raios entre a parte de cima, com sinais positivos e a parte de baixo, com sinais negativos. Também há um raio entre a parte negativa da nuvem do lado esquerdo e a parte positiva da nuvem do lado direito, com a seguinte indicação: descarga elétrica entre nuvens. Os sinais negativos da nuvem e os sinais positivos do chão estão indicados com o número 1. Indicado pelo número 2, há um raio entre a nuvem do lado esquerdo e o chão, com uma seta de cima para baixo com a seguinte indicação: descarga elétrica entre a nuvem e o solo. Na nuvem do lado direito, há um raio entre ela e o chão, com uma seta apontando de baixo para cima, com a seguinte indicação: descarga elétrica entre o solo e a nuvem.
Representação da formação dos raios.

Fonte de pesquisa: LIGHTNING & Atmospheric Electricity. Museum of Electricity. Disponível em: https://oeds.link/UK4J3M. Acesso em: 23 jul. 2022.

1. As cargas elétricas acumuladas na base da nuvem podem, por meio da eletrização por indução, provocar uma reorganização das cargas elétricas na superfície da Terra.

2. Quando essas cargas atingem valores elevados, o ar torna-se um condutor elétrico, originando raios entre as nuvens e o solo, e vice-versa. Também pode ocorrer a formação de raios entre nuvens ou dentro delas.

a) Converse com um colega sobre a diferença entre relâmpago e trovão.

Resposta nas orientações ao professor.

Página 223

Materiais condutores elétricos e materiais isolantes

Analise a imagem a seguir.

Fotografia. Um cabo preto com quatro fios finos coloridos dentro: um fio verde e amarelo, um azul, um marrom e um preto. Essas cores são do material plástico que reveste os fios finos. Eles estão com as pontas descascadas, sendo visível fios ainda mais finos nas pontas, feitos de cobre, abre parênteses, C u, fecha parênteses.
Fios elétricos.

Questão 6. Ícone atividade oral. Em sua opinião, qual é a função dos fios elétricos?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que os fios elétricos são essenciais para o funcionamento de um aparelho elétrico, por exemplo.

Questão 7. Ícone atividade oral. Em sua opinião, por que a parte interna dos fios elétricos é feita de cobre e a parte externa é feita de plástico?

Resposta nas orientações ao professor.

Os materiais que compõem objetos, como os fios elétricos, podem ser classificados como condutores elétricos ou isolantes, dependendo da facilidade com que as cargas elétricas se movem no interior desses materiais. Por exemplo, a parte interna dos fios e cabos elétricos geralmente é feita de cobre, um material condutor elétrico, e é revestida com material isolante, como o plástico, para evitar riscos de choques elétricos e curtos-circuitos.

Glossário

O comportamento desses materiais deve-se à sua estrutura atômica, na qual os elétrons se mantêm ligados ao núcleo pela interação elétrica. Por exemplo, nos materiais isolantes, os elétrons encontram-se ligados mais fortemente aos núcleos dos átomos e, consequentemente, não podem se mover livremente pela estrutura do material. São exemplos de materiais isolantes o plástico, o vidro, a borracha e a porcelana. Em materiais condutores, alguns elétrons estão mais afastados do núcleo e ficam praticamente livres para se mover pela estrutura do material. Além do cobre, metais como ouro (Au) e prata (Ag) são exemplos de materiais condutores elétricos.

Sugestões complementares

Acesse os simuladores John Travoltagem e Balões e Eletricidade Estática disponíveis no site PhETInteractive simulations, da University of Colorado Boulder. Esses simuladores possibilitam a interação com modelos sobre a eletricidade estática. Neles, você pode, por exemplo, observar a transferência de carga elétrica, bem como a atração e a repulsão delas em determinados corpos.

PhET. Interactive simulations. Disponível em: https://oeds.link/jWOF8t. Acesso em: 23 jul. 2022.

Página 224

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Explique como ocorrem as três formas de eletrização: por atrito, por contato e por indução.

Resposta nas orientações ao professor.

2. Um colega afirma que, quando um objeto está neutro, significa que ele não tem cargas elétricas. Escreva argumentos que contraponham essa afirmação.

Resposta: Os alunos podem destacar em seus argumentos que um corpo neutro tem a mesma quantidade de cargas elétricas, negativas e positivas, ou seja, a mesma quantidade de elétrons e prótons.

3. Quando uma pessoa penteia os cabelos com um pente de plástico, ocorre um atrito entre esse objeto e os cabelos, que cedem elétrons para o pente. Sabendo disso, o pente ficará carregado positivamente ou negativamente? E os cabelos? Justifique sua resposta.

Fotografia. Uma pessoa penteando os cabelos com um pente de plástico.
Pessoa penteando os cabelos com um pente de plástico.

Resposta: Ao receber elétrons dos cabelos, o pente ficará carregado negativamente, pois terá cargas negativas em excesso. Como o cabelo cedeu elétrons, ocorre redução das cargas negativas, portanto ele ficará carregado positivamente.

4. Escreva as frases a seguir no caderno substituindo o pela palavra correta entre parênteses.

a) As cargas elétricas têm a propriedade de se atraírem ou se repelirem. Cargas (opostas/iguais) atraem-se, e cargas (opostas/iguais) repelem-se. Essa propriedade é chamada interação elétrica.

Resposta: opostas; iguais.

b) Nos materiais (condutores/isolantes), os elétrons encontram-se ligados mais fortemente aos núcleos dos átomos, enquanto nos materiais (condutores/ isolantes), os elétrons estão mais afastados do núcleo.

Resposta: isolantes; condutores.

c) Quando um corpo cede elétrons, a quantidade de prótons torna-se (menor/maior) do que a de elétrons, deixando-o eletricamente positivo. Quando um corpo recebe elétrons, sua quantidade de elétrons torna-se (maior/menor) do que a de prótons, deixando-o, nesse caso, eletricamente negativo.

Resposta: maior; menor.

Página 225

5. Considere os corpos eletrizados 1, 2 e 3 a seguir, com suas respectivas interações eletrostáticas. Em seguida, julgue os itens e identifique a alternativa correta.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração. À esquerda, uma esfera cinza, indicada como corpo 1, localizada na extremidade superior de uma haste vertical que está apoiada em uma base retangular. À direita, uma esfera cinza, indicada como corpo 2, localizada na extremidade superior de uma haste vertical que está apoiada em uma base retangular. Do corpo 1, há uma seta apontando para a direita em direção ao corpo 2. Do corpo 2, há uma seta apontando para a esquerda em direção ao corpo 1.
B. Ilustração. À esquerda, uma esfera cinza, indicada como corpo 1, localizada na extremidade superior de uma haste vertical que está apoiada em uma base retangular. À direita, uma esfera cinza, indicada como corpo 3, localizada na extremidade superior de uma haste vertical que está apoiada em uma base retangular. Do corpo 1, há uma seta apontando para a esquerda. Do corpo 3, há uma seta apontando para a direita.

Representação das interações eletrostáticas entre os corpos 1 e 2 (imagem A) e os corpos 1 e 3 (imagem B). As setas pretas indicam a atração e a repulsão dos corpos.

Fonte de pesquisa: YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A. Física III: eletromagnetismo. Tradução: Daniel Vieira e Lucas Pilar. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. p. 6.

I ) Se o corpo 2 for colocado próximo ao corpo 3, haverá atração, pois ambos apresentam cargas de sinais opostos.

II ) Entre os corpos 1 e 2 há atração, portanto eles têm cargas de sinais opostos.

III ) Entre os corpos 1 e 3 há repulsão, portanto eles têm cargas de sinais iguais.

IV ) Se o corpo 2 for colocado próximo ao corpo 3, haverá repulsão, pois ambos apresentam cargas de sinais iguais.

a) Somente os itens II e III estão corretos.

c) Somente os itens I e IV estão corretos.

b) Somente os itens I, II e III estão corretos.

d) Somente os itens II, III e IV estão corretos.

Resposta: Alternativa b.

6. O para-raios é um equipamento constituído por uma haste metálica conectada ao solo. Essa haste é instalada no ponto mais alto de construções ou torres de transmissão. Sua utilização é de extrema importância para a segurança das pessoas e para a preservação de construções.

Fotografia de um local aberto, com uma haste vertical apoiada em uma base quadrada que se encontra em uma superfície de cor marrom. Ao lado, há uma outra haste vertical, que é curvada e está encostada na primeira haste. Ela vai em direção à superfície do local sem passar pela base quadrada. Em volta, há um muro baixo e acima está o céu.
Para-raios no terraço de um prédio.

a) Com base nas formas de eletrização, explique o objetivo de o para-raios ter uma haste metálica conectada ao solo.

Resposta: O objetivo é direcionar as descargas elétricas dos raios para o solo, diminuindo ou eliminando os danos causados por elas.

Página 226

Eletrodinâmica

Analise os equipamentos elétricos a seguir.

Fotografia. Um local fechado com muitos televisores em prateleiras próximas a uma parede. No centro do local, há mesinhas com televisores em cima. Todos os televisores estão ligados.
Televisores em funcionamento expostos em um estabelecimento comercial.

Questão 8. Ícone atividade oral. Em sua opinião, de onde provém a energia elétrica necessária para o funcionamento desses equipamentos?

Resposta: A energia elétrica é proveniente de uma usina elétrica, que pode ser hidrelétrica, termelétrica, parque eólico ou usina termonuclear, por exemplo.

Questão 9. Ícone atividade oral. Em sua opinião, de que maneira essa energia chega às nossas residências e aos estabelecimentos comerciais, industriais e hospitalares?

Resposta: A energia elétrica chega até nossas residências e estabelecimentos comerciais, industriais e hospitalares por meio da rede de distribuição de energia elétrica.

Questão 10. Ícone atividade oral. Em sua opinião, como podemos relacionar o funcionamento desses equipamentos às cargas elétricas?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que o funcionamento desses equipamentos elétricos está relacionado ao movimento ordenado das cargas elétricas.

Ao responder à questão 10, você provavelmente citou uma característica da eletrodinâmica, que é o ramo da eletricidade que estuda as cargas elétricas em movimento e as implicações desse movimento.

No funcionamento de um equipamento elétrico, como os televisores, ocorre o deslocamento ordenado de elétrons pelos fios condutores e pelos componentes eletrônicos dos aparelhos. Durante seu movimento, os elétrons interagem com os átomos e as moléculas que compõem o condutor, produzindo diferentes resultados. Todas essas questões são estudadas pela eletrodinâmica.

Para prosseguir com o estudo sobre a eletrodinâmica, precisamos conhecer alguns conceitos muito comuns nas situações que envolvem cargas elétricas em movimento, como circuito elétrico e corrente elétrica.

Página 227

Circuito e corrente elétrica

Como estudamos, para que um dispositivo elétrico funcione, um fluxo de cargas elétricas deve passar em seus condutores de forma organizada. Para isso, esse dispositivo deve fazer parte de um circuito elétrico.

Um circuito elétrico é composto basicamente de um gerador elétrico, de fios condutores e de um ou mais dispositivos elétricos a serem acionados. As pilhas ou os geradores conectados à rede elétrica fornecem energia aos equipamentos elétricos, por isso são conhecidos como geradores elétricos.

Muitos circuitos elétricos têm um interruptor que permite ao usuário ligar ou desligar o dispositivo elétrico. Por exemplo, uma lâmpada e a rede elétrica à qual ela está ligada formam um circuito elétrico, que pode estar aberto ou fechado.

Analise o exemplo a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração. Um circuito com o interruptor aberto. Ele é composto por uma alavanca metálica com duas hastes metálicas nas extremidades e uma base retangular. A alavanca está levantada, sem encostar em uma das hastes metálicas. À esquerda, um fio condutor parte em direção a uma pilha com polo negativo à esquerda e polo positivo à direita. O fio condutor está conectado ao polo negativo. À direita da alavanca, outro fio condutor parte em direção a um dispositivo elétrico, uma lâmpada apagada, com o fio condutor enrolado na lateral metálica da lâmpada. Da parte de baixo da lâmpada, outro fio condutor parte em direção ao polo positivo de outra pilha. As duas pilhas estão encostadas uma na outra, com polo positivo e negativo, formando os geradores elétricos.
B. Ilustração. Um circuito com o interruptor fechado. Ele é composto por uma alavanca metálica com duas hastes metálicas nas extremidades e uma base retangular. A alavanca está abaixada, encostando nas duas hastes metálicas. À esquerda, um fio condutor parte em direção ao polo negativo de uma pilha. À direita da alavanca, outro fio condutor parte em direção a um dispositivo elétrico, uma lâmpada acesa, com o fio condutor enrolado na lateral metálica da lâmpada. Da parte de baixo da lâmpada, outro fio condutor parte em direção ao polo positivo de outra pilha. As duas pilhas estão encostadas uma na outra, com polo positivo e negativo, formando os geradores elétricos.

Representação de um circuito elétrico aberto (imagem A) e fechado (imagem B).

Fonte de pesquisa: HEWITT, Paul G. Física conceitual. Tradução: Trieste Freire Ricci. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. p. 442, 444.

A. Quando o circuito elétrico se encontra aberto, não há fluxo de cargas elétricas de forma organizada nos condutores e no dispositivo elétrico, no caso, a lâmpada, e, por isso, ele não funciona. Note que o interruptor está aberto e a lâmpada se encontra apagada.

B. Quando o circuito elétrico se encontra fechado, as cargas elétricas movimentam-se de forma organizada nos condutores e no dispositivo elétrico, e este funciona. Note que o interruptor está fechado e a lâmpada se encontra acesa.

O fluxo ordenado de cargas elétricas por um condutor em um circuito elétrico é chamado corrente elétrica.

Página 228

A unidade de medida utilizada para medir a intensidade da corrente elétrica é o ampere (A). Esse nome foi dado em homenagem ao físico francês André-Marie Ampère (1775-1836), que fez importantes descobertas e contribuições para o estudo do eletromagnetismo, ramo da Física que relaciona fenômenos elétricos e magnéticos.

Ilustração do físico André-Marie Ampère. Ele está retratado dos ombros para cima, com cabelos escuros e cacheados. Ele veste um casaco azul com um colete marrom por dentro e um lenço branco em volta do pescoço.
Representação de André-Marie Ampère, feita em 1900.

Dependendo do dispositivo elétrico de um circuito elétrico, a intensidade de corrente elétrica pode ser maior ou menor. Assim, quanto maior a intensidade de corrente elétrica, mais energia elétrica o dispositivo elétrico consome e mais espessos devem ser os fios condutores.

Em um chuveiro elétrico, por exemplo, a intensidade de corrente elétrica que passa em seus condutores é de cerca de 30  A. Já em uma lâmpada elétrica de uso residencial, a intensidade de corrente elétrica é de, aproximadamente, 0,15  A.

Para medir a intensidade da corrente elétrica em um circuito elétrico, é utilizado um instrumento denominado amperímetro. Os aparelhos podem funcionar com diferentes tipos de corrente elétrica: a contínua e a alternada. Observe a seguir.

Na corrente contínua, os elétrons movimentam-se em um condutor sempre no mesmo sentido. É o que ocorre, por exemplo, em circuitos nos quais os geradores elétricos são pilhas ou baterias.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração de um visor verde com o fundo quadriculado e uma linha reta amarela.
Representação da corrente contínua.

Na corrente alternada, os elétrons movimentam-se alternando o sentido, em um movimento do tipo vaivém. É o que acontece quando ligamos um aparelho conectado a uma tomada, pois a energia elétrica que chega à nossa residência e a outros estabelecimentos é do tipo alternada.

Ilustração de um visor verde com o fundo quadriculado e uma linha ondulada amarela.
Representação da corrente alternada.

Página 229

Ao passar por um condutor, a corrente elétrica produz alguns efeitos, como os mostrados a seguir.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia. Um aparelho retangular com uma tela metálica na parte frontal. No interior há filamentos alaranjados e botões na parte superior.
Aquecedor elétrico ligado.

Efeito térmico

Esse efeito ocorre quando uma corrente elétrica passa por um condutor e ele se aquece.

Entre suas aplicações, podemos citar, por exemplo, o chuveiro elétrico, o aquecedor elétrico, o ferro de passar roupas e o forno elétrico.

Fotografia. Uma mão com o dedo indicador sobre o botão de uma campainha.
Pessoa apertando a campainha de uma residência.

Efeito magnético

Ocorre quando uma corrente elétrica passa por um condutor e produz um campo magnético semelhante ao campo produzido por um ímã.

Entre suas aplicações, podemos citar, por exemplo, a campainha, o portão elétrico, a trava elétrica e o eletroímã.

Fotografia de vários tipos de pilhas cilíndricas com tamanhos diferentes.
Pilhas.

Efeito químico

Ocorre quando uma corrente elétrica passa por algumas substâncias, podendo provocar reações químicas.

Entre suas aplicações, podemos citar, por exemplo, baterias, pilhas e processos industriais de cromação.

Glossário

Fotografia. Um aparelho quadrado com monitor e botões. Há fios em espiral que ligam duas estruturas quadradas ao aparelho.
Aparelho desfibrilador.

Efeito fisiológico

Ocorre quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano ou de outros animais, provocando um choque elétrico. Dependendo das circunstâncias, um choque elétrico pode resultar em morte.

Uma de suas aplicações é quando ocorre a fibrilação do coração, ou seja, quando esse órgão bate de forma desordenada ou quando cessam os batimentos, sendo necessário estimulá-lo artificialmente por meio de corrente elétrica produzida por um desfibrilador.

Glossário

Página 230

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Explique o que é eletrodinâmica e a sua diferença em relação à eletrostática.

Resposta: A eletrodinâmica é uma área de estudo da Física que foca na compreensão dos movimentos das cargas elétricas e de seus efeitos. Já a eletrostática é o estudo das cargas em repouso e de seus efeitos.

2. Qual é a diferença entre a corrente contínua e a corrente alternada? Cite exemplos de equipamentos do seu cotidiano que funcionam com esses tipos de correntes elétricas.

Resposta nas orientações ao professor.

3. Reescreva as frases a seguir no caderno, substituindo o pela palavra adequada.

gerador elétrico

corrente elétrica

dispositivo elétrico

amperímetro

a) A intensidade da corrente elétrica pode ser maior ou menor dependendo do ▲.

Resposta: dispositivo elétrico.

b) , fios condutores e dispositivo elétrico compõem um circuito elétrico.

Resposta: Gerador elétrico.

c) A é o fluxo ordenado de cargas elétricas por um condutor em um circuito elétrico.

Resposta: corrente elétrica.

d) O é um instrumento utilizado para medir a intensidade da corrente elétrica em um circuito elétrico.

Resposta: amperímetro.

4. Em relação aos efeitos produzidos pela passagem da corrente elétrica por um condutor, identifique a alternativa correta.

a) O efeito magnético está relacionado ao uso de aparelhos desfibriladores em casos de batimento desordenado do coração.

b) As baterias e pilhas são aplicações relacionadas ao efeito provocado pela passagem de uma corrente elétrica por um condutor, produzindo um campo magnético.

c) O efeito térmico ocorre quando uma corrente elétrica passa por um condutor e ele se aquece, como no ferro de passar roupas.

d) O efeito químico está relacionado à passagem de uma corrente elétrica que atravessa o corpo humano, provocando um choque elétrico.

Resposta: Alternativa c.

5. Sobre as lâmpadas incandescentes, responda às questões a seguir no caderno.

a) As lâmpadas incandescentes transformam em luz apenas uma pequena porcentagem da energia elétrica. O que acontece com o restante da energia elétrica transformada pela lâmpada? Isso se relaciona a qual efeito da passagem de corrente?

Resposta nas orientações ao professor.

b) Esse tipo de lâmpada geralmente tem um filamento de tungstênio (W), o qual emite luz quando percorrido por corrente elétrica. Após um tempo de uso, esse filamento pode romper-se e podemos considerar que a lâmpada está queimada. Nesse caso, o circuito elétrico está aberto ou fechado? Justifique a sua resposta.

Resposta nas orientações ao professor.

Página 231

6. Analise o circuito elétrico representado a seguir e, de acordo com os seus conhecimentos sobre o assunto, identifique a alternativa correta.

Fotografia. Um circuito elétrico com o interruptor aberto. Há uma alavanca metálica com duas hastes metálicas nas extremidades e uma base retangular. A alavanca está levantada, sem encostar em uma das hastes metálicas. À esquerda, um fio condutor parte em direção ao polo negativo de uma pilha. À direita da alavanca, outro fio condutor parte em direção a um dispositivo elétrico, uma lâmpada apagada, com o fio condutor encostado no suporte dela. Da lâmpada, outro fio condutor parte em direção ao polo positivo e outra pilha. As duas pilhas estão lado a lado em um suporte em que os fios se ligam.
Circuito elétrico.

a) O circuito elétrico está fechado. Por isso, a corrente elétrica flui nele.

b) A pilha utilizada no circuito elétrico é um exemplo de gerador de corrente alternada.

c) O circuito elétrico está aberto. Ao fechá-lo, uma corrente elétrica passará a fluir nele.

d) A pilha usada no circuito elétrico é o dispositivo elétrico, e a lâmpada, o gerador elétrico.

Resposta: Alternativa c.

7. Verifique a foto a seguir e responda às questões propostas.

Fotografia. Vários refrigeradores de portas transparentes lado a lado, repletos de produtos e com luzes em seu interior, iluminando os produtos.
Refrigeradores em funcionamento em um supermercado.

a) Explique o que é necessário para que os equipamentos elétricos mostrados na fotografia funcionem.

Resposta nas orientações ao professor.

b) Desenhe em seu caderno um circuito elétrico que contém um refrigerador ligado.

Resposta nas orientações ao professor.

Versão adaptada acessível

b) Considere que os refrigeradores da fotografia estão conectados a uma tomada que, por sua vez, está conectada à rede elétrica. Identifique o que representa o gerador elétrico, os condutores elétricos e o dispositivo elétrico desse circuito.

Resposta: Espera-se que os alunos citem a usina elétrica como gerador, os fios condutores da usina até o motor do refrigerador como condutores elétricos e o motor do refrigerador como dispositivo elétrico.

Página 232

O tema é ...

Educação ambiental e educação para o consumo

Lixo eletroeletrônico: de quem é a responsabilidade?

Todos os dias, milhares de pessoas descartam aparelhos eletrônicos, em razão da falta de uso ou problemas técnicos, contribuindo para aumentar a quantidade de lixo eletrônico. Além disso, as constantes inovações tecnológicas incentivam o consumo de novos equipamentos. Esse fato, aliado ao elevado custo para o conserto de equipamentos usados, fez a produção de lixo eletroeletrônico crescer muito nos últimos anos.

Leia a seguir mais informações sobre esse assunto.

Por que o lixo eletroeletrônico é um problema ambiental?

Esses equipamentos eliminados podem conter vidro, plástico, metais pesados e alguns materiais cancerígenos. Quando descartados de forma inadequada, eles ficam expostos ao ambiente e, aos poucos, são degradados, liberando resíduos tóxicos que contaminam o solo e os cursos de água.

Outra prática comum e inadequada é a queima desse lixo. Essa ação libera para a atmosfera, por exemplo, metais pesados, como chumbo (Pb), cádmio (Cd) e mercúrio (Hg).

Responsabilidade compartilhada

A Lei Federal sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos reconhece que a responsabilidade pelo destino dos equipamentos eletroeletrônicos deve ser compartilhada com toda a sociedade por meio da criação de um sistema de retorno ao fabricante dos equipamentos que não são mais utilizados, para o reaproveitamento dos componentes eletrônicos.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. À esquerda, um cartaz na parede com três setas circulares em círculo. Ao lado, um adulto de mão dada com uma criança e segurando um saco cinza. À direita, uma pessoa de boné está ao lado de uma grande lixeira com a mensagem 'Deposite aqui seu lixo eletroeletrônico'. Na parte superior da lata, há uma seta para apontando para baixo.
Representação do descarte adequado de lixo eletroeletrônico.

Como é feita a separação dos componentes eletroeletrônicos

Técnicos de empresas especializadas no desmonte desses equipamentos fazem a separação dos materiais não contaminantes. Para a realização desse serviço, os técnicos devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

No Brasil, os materiais não contaminantes são reaproveitados, e as partes altamente tóxicas são exportadas para fora do país.

Página 233

Consumir menos para conservar o ambiente

Antes de trocar de celular e de computador, por exemplo, analise se eles ainda estão funcionando adequadamente e reflita sobre a necessidade da troca. Quando a compra de um novo equipamento eletrônico for realmente necessária, considere como um dos critérios de escolha a responsabilidade que a empresa produtora tem com o ambiente. Procure aumentar o máximo possível a vida útil de seu equipamento eletrônico, lendo o manual para usá-lo de maneira correta e mantê-lo em boas condições.

Fotografia. Duas pessoas segurando ferros de passar roupa ao lado de uma prateleira com diferentes modelos de ferro de passar.
Pessoas comparando ferros de passar roupas antes de decidir pela compra.

Benefícios da reciclagem do lixo eletroeletrônico

Proteção dos recursos naturais, pois, ao reaproveitar a matéria-prima, reduz-se a necessidade de extração de mais recursos do ambiente.

Diminuição da liberação de resíduos tóxicos no ambiente, uma vez que menos lixo eletrônico é produzido.

Geração de oportunidades para o desenvolvimento de novas tecnologias e de empregos para a população.

Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.

1. O que é lixo eletroeletrônico?

2. Algum equipamento eletrônico já parou de funcionar em sua residência? Que atitude sua família teve em relação a isso? Esse equipamento foi consertado ou descartado?

3. Quais problemas o descarte inadequado desse tipo de lixo pode trazer para sua cidade?

4. Qual é o seu papel, o da sua família e o dos demais membros da sociedade na produção e no descarte do lixo eletroeletrônico?

5. Você utiliza um aparelho eletrônico até que ele não funcione mais ou acaba comprando um novo modelo para acompanhar as atualizações e últimos lançamentos de objetos?

6. Ícone em grupo. Organizem-se em quatro grupos. Pesquisem sobre a situação do lixo eletrônico no Brasil, como a quantidade anual de lixo produzido, os pontos de coleta e como é feito o descarte desses equipamentos em nosso país. Produzam um texto resumindo as principais informações. Leiam o texto produzido para o restante dos alunos e discutam seus principais pontos de atenção.

Respostas e instruções nas orientações ao professor.

Página 234

Magnetismo

É comum que, ao viajar para algum lugar, as pessoas tragam objetos de lembranças, como os colocados na porta da geladeira, representados na imagem a seguir. Observe.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia. A porta superior de uma geladeira branca, coberta de ímãs com representações de paisagens, flores e palavras.
Lembranças de viagem na porta de uma geladeira.

Questão 11. Ícone atividade oral. Em sua opinião, de que maneira esses objetos ficam aderidos à porta da geladeira, sem escorregar e cair?

Resposta nas orientações ao professor.

Questão 12. Ícone atividade oral. Em sua opinião, por que não é comum as pessoas colocarem esses objetos em móveis de madeira, como no armário de uma cozinha?

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que os ímãs não atraem materiais como a madeira.

A situação apresentada na imagem está relacionada ao magnetismo. Diversos fenômenos relacionados ao magnetismo ocorrem em nosso cotidiano, mas nem sempre nos damos conta disso.

A maioria dos equipamentos elétricos que utilizamos, como computadores, alto-falantes e motores elétricos, depende do magnetismo para funcionar.

O interesse pelo estudo do magnetismo não é recente. Civilizações antigas já conheciam fenômenos que ocorriam com certas rochas que, quando aproximadas de determinados corpos, tinham a propriedade de atraí-los.

Na região da Magnésia, na Ásia Menor, existe um minério de ferro que atrai alguns materiais. Esse minério ficou conhecido como magnetita ( Fe 3 O 4 ) .

Fotografia de uma rocha com formato irregular, de cor cinza com manchas brancas.
Magnetita em estado bruto.

Página 235

Muitos estudiosos contribuíram para a compreensão dos fenômenos magnéticos. Em 1259, o estudioso francês Petrus Peregrinus (1220-1270) descreveu em sua obra, Epistola de Magnete, algumas propriedades da magnetita. Influenciado por essa obra, em 1600, o físico e médico inglês William Gilbert (1544-1603) publicou a obra De Magnete, na qual sistematizou e registrou suas descobertas relacionadas ao fenômeno do magnetismo.

Gravura do físico e médico inglês William Gilbert, representado da cintura para cima. Ele usa um chapéu preto comprido, uma gola branca e volumosa que cobre todo o pescoço, uma roupa avermelhada com botões e um casaco escuro por cima. Na sua mão direita, segura uma miniatura de globo terrestre.
Gravura representando William Gilbert, feita em 1796.

Neste tópico, vamos conhecer alguns conceitos relacionados ao magnetismo.

Ímãs

Analise as imagens a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Fotografia. Dois ímãs retangulares dispostos lado a lado, com parte de uma espuma amarela comprimida entre eles.
B. Fotografia. Uma mão segura um ímã retangular paralelamente a outro ímã retangular, que está comprimindo um pedaço de espuma contra uma madeira. Os ímãs retangulares não estão encostando um no outro.

Professor, professora: As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometer a realização das atividades.

Questão 13. Ícone atividade oral. O que aconteceu com a espuma na imagem A? Em sua opinião, por que isso aconteceu?

Resposta nas orientações ao professor.

Questão 14. Ícone atividade oral. Se na situação A, a espuma fosse substituída por um pedaço de madeira, em sua opinião, o que aconteceria?

Resposta: Espera-se que os alunos mencionem que, dependendo da espessura da madeira, ela não impediria um ímã de interagir com o outro e que ela não se deformaria tanto quanto a espuma.

Questão 15. Ícone atividade oral. O que aconteceu com a espuma na imagem B? Em sua opinião, por que isso aconteceu?

Resposta: Espera-se que os alunos percebam que, na imagem B, os ímãs se repeliram, pressionando a espuma contra o suporte de madeira.

Os ímãs são materiais com propriedades magnéticas, podendo exercer uma força de atração ou de repulsão em outros ímãs e objetos feitos de determinados metais. Alguns materiais têm, naturalmente, propriedades magnéticas, como a magnetita. No entanto, existem materiais que podem adquirir as propriedades magnéticas por meio de um processo conhecido por imantação.

Página 236

Alguns materiais apresentam maior facilidade para que sejam imantados, como o ferro ( Fe ) , o níquel ( Ni ) , o cobalto ( Co ) e algumas ligas metálicas que contêm esses materiais. Quando um material é imantado e adquire propriedades magnéticas permanentemente, ele é considerado um ímã artificial.

Podemos caracterizar os ímãs pela existência de dois polos magnéticos opostos, que, convencionalmente, são chamados polo norte e polo sul.

Se quebrarmos um ímã ao meio, não isolaremos um polo do outro, ou seja, não criaremos dois ímãs com apenas um polo cada. Nesse caso, formaríamos dois ímãs menores, os quais também têm os dois polos – o norte e o sul. Se os dividirmos novamente, teremos, então, quatro ímãs, e assim sucessivamente.

Analise a seguir.

Professor, professora: Ao abordar os polos magnéticos, comente com os alunos que, na natureza, não há monopolos magnéticos. Todo material magnético é constituído de dois polos magnéticos: o norte (N) e o sul (S).

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Na parte superior, há um ímã retangular com a marcação N na extremidade esquerda e a marcação S na extremidade direita. Abaixo, o ímã partido ao meio. Os dois pedaços tem a marcação N em sua extremidade esquerda e a marcação S em sua extremidade direita. Abaixo, cada pedaço foi divido em dois pedaços menores, totalizando quatro pedaços de ímã. Cada pedaço tem a marcação N em seu lado esquerdo e a marcação S em seu lado direito.
Representação de um ímã partido em quatro pedaços. Quando um ímã é partido, cada pedaço é um novo ímã com dois polos opostos cada.

Fonte de pesquisa: PERUZZO, Jucimar. Experimentos de física básica: eletromagnetismo, física moderna & ciências espaciais. São Paulo: Livraria da Física, 2013. p. 157.

Em seu trabalho com ímãs, William Gilbert notou que eles interagem entre si de acordo com seus polos magnéticos. Verifique a seguir.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração de dois lado a lado. À esquerda, um ímã com o polo norte do lado esquerdo, em vermelho, e o polo sul do lado direito, em verde. Em cima de seu polo soul há uma seta apontando para a direita. À direita, outro ímã com o polo norte do lado esquerdo, em vermelho, e o polo sul do lado direito, em verde. Em cima de seu polo norte há uma seta apontando para a esquerda.
B. Ilustração de dois pares ímãs. No primeiro par, um ímã à esquerda com o polo norte do lado esquerdo, em vermelho, e o polo sul do lado direito, em verde. Em cima de seu polo sul há uma seta apontando para a esquerda. À direita, um ímã com o polo sul do lado esquerdo, em verde, e o polo norte do lado direito, em vermelho. Em cima de seu polo sul há uma seta apontando para a direita. No segundo par de ímãs, há um ímã à esquerda, com o polo sul do lado esquerdo, em verde, e o polo norte do lado direito, em vermelho. Em cima de seu polo norte há uma seta apontando para a esquerda. À direita, um ímã com o polo norte do lado esquerdo, em vermelho, e o polo sul do lado direito, em verde. Há uma seta em cima de seu polo norte, com uma seta apontando para a direita.

Representação da atração (imagem A) e da repulsão (imagem B) de ímãs.

Fonte de pesquisa: PERUZZO, Jucimar. Experimentos de física básica: eletromagnetismo, física moderna & ciências espaciais. São Paulo: Livraria da Física, 2013. p. 156.

A. Quando tentamos aproximar dois ímãs por polos opostos, eles se atraem.

B. Quando tentamos aproximá-los por polos iguais, seja pelos polos norte, seja pelos polos sul, eles se repelem.

Página 237

Campo magnético

João realizou um experimento com ímãs em barra e limalha de ferro. Na primeira situação, ele colocou sobre uma mesa dois ímãs em barra a aproximadamente 3   cm de distância um do outro. Em seguida, espalhou limalha de ferro no espaço entre eles. Na segunda situação, João virou um dos ímãs e novamente espalhou limalha de ferro entre eles. Verifique a seguir.

Limalha de ferro:
partículas de ferro formadas por meio da fricção de uma lima.
Situação 1 Fotografia das extremidades de dois ímãs próximos um do outro. Polo norte em vermelho de uma peça no lado esquerdo e polo sul em azul da outra peça no lado direito. Entre elas, partículas escuras de ferro.
Situação 2 Fotografia das extremidades de dois ímãs próximos um do outro. Polo norte em vermelho de uma peça no lado esquerdo e polo norte em vermelho da outra peça no lado direito. Há partículas escuras de ferro em suas extremidades e um espaço vazio entre elas.

Experimento realizado por João.

Questão 16. Ícone atividade oral. Descreva o formato da disposição da limalha de ferro nas situações 1 e 2.

Resposta: Na situação 1, as limalhas estão mais concentradas entre os dois ímãs em decorrência da atração de polos diferentes. Já na situação 2, as limalhas estão mais concentradas nos polos dos ímãs e menos concentradas entre eles em razão da repulsão entre os polos iguais.

Ao analisar as duas situações do experimento, você deve ter percebido que os ímãs influenciaram a distribuição da limalha de ferro sobre a mesa. Esse fenômeno é explicado pelos efeitos criados pelos ímãs no espaço ao seu redor. O espaço que sofre a influência de um ímã é chamado campo magnético.

Podemos perceber o formato do campo magnético avaliando a organização da limalha de ferro, que se posiciona de acordo com as linhas do campo magnético. Na representação do campo magnético, podemos notar o padrão de linhas em torno de um ímã de barra.

Note que as linhas do campo magnético não se cruzam e que o sentido dessas linhas é do polo norte para o polo sul do ímã.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Um ímã retangular com o polo norte em vermelho na parte superior e o polo sul em verde na parte inferior. Há setas apontando para cima, saindo do polo norte, e setas apontando para cima, entrando no polo sul. Em volta do ímã há setas curvas que saem da extremidade superior do polo norte em direção à extremidade inferior do polo sul.
Representação de campo magnético de um ímã em barra.

Fonte de pesquisa: PERUZZO, Jucimar. Experimentos de física básica: eletromagnetismo, física moderna & ciências espaciais. São Paulo: Livraria da Física, 2013. p. 152.

Página 238

Magnetismo terrestre

Leia o trecho de reportagem a seguir.

Tubarões se orientam pelo campo magnético da Terra, confirma estudo inédito
Cientistas já suspeitavam que os peixes podem navegar sentindo o campo magnético, mas ninguém sabia como – até agora.

VERNIMMEN, Tim. Tubarões se orientam pelo campo magnético da Terra, confirma estudo inédito. National Geographic, 6 maio 2021. Disponível em: https://oeds.link/YIPKIl. Acesso em: 26 jul. 2022.

Questão 17. Ícone atividade oral. De acordo com o trecho de reportagem, qual é a importância do campo magnético para os peixes, como os tubarões?

Resposta: O objetivo desta atividade é incentivar a interpretação do trecho de reportagem. Espera-se que os alunos respondam que os peixes orientam a navegação sentindo o campo magnético.

Questão 18. Ícone atividade oral. O que você sabe sobre o campo magnético da Terra?

Resposta: O objetivo desta atividade é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do campo magnético da Terra.

Quando iniciamos o estudo do magnetismo, falamos que seus fenômenos estão presentes em nosso cotidiano, de maneira que, muitas vezes, nem nos damos conta disso. Essa informação pode ser exemplificada com um fato muito curioso: a Terra tem um campo magnético.

William Gilbert, em sua obra De Magnete, foi o primeiro a afirmar que a Terra tem campo magnético próprio, comportando-se como um imenso ímã. Além disso, ele relacionou o princípio do funcionamento das bússolas ao magnetismo terrestre. De maneira semelhante a um ímã, a Terra tem um polo norte magnético e um polo sul magnético. Esses polos não coincidem com os polos geográficos da Terra, mas se encontram próximo a eles.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as bússolas e o magnetismo terrestre.

Fotografia. Uma placa quadrada e plana que contém caracteres em chinês. No centro da parte superior, há um instrumento semelhante a uma concha, com uma extremidade curva e côncava e a outra extremidade cilíndrica, indicada como: extremidade apontando para o sul geográfico da Terra.
Reprodução de uma bússola primitiva chinesa.

A bússola é um instrumento desenvolvido pelos chineses por volta de 1040 d.C., que, posteriormente, foi muito utilizado para orientação marítima. No entanto, a literatura chinesa antiga relata que, muito antes dessa época, os chineses já conheciam algumas propriedades da magnetita.

Adivinhadores da sorte chineses confeccionavam uma espécie de tábua na qual faziam adivinhações. No centro dela, colocavam uma colher feita de magnetita.

Página 239

A posição da colher na bússola chinesa primitiva auxiliava em decisões do governo e revelava profecias. Os chineses acreditavam que a colher tinha a propriedade "mágica" de sempre apontar o cabo na mesma direção.

Ao longo da história, a colher da bússola foi sendo lapidada até adquirir a forma de uma agulha. Os chineses perceberam que se essa agulha fosse colocada sobre a água, ela se orientava com maior facilidade. Posteriormente, substituíram as agulhas de magnetita pelas magnetizadas.

A bússola utilizada atualmente é um instrumento composto de uma agulha magnetizada, que gira livremente sobre um eixo central, influenciada por um campo magnético externo.

No fundo da bússola, são indicados os pontos cardeais, usados como referência na observação das direções.

Fotografia. Uma bússola, dispositivo circular com argola na parte superior, um ponteiro no centro, indicado como a agulha imantada. Na borda da bússola, há marcações de zero, 20, 40, 60, 80, 100, 120, 140, 160, 180, 200, 220, 240, 260, 280, 300, 320 e 340. No centro, há também, o desenho de uma rosa dos ventos com as indicações dos pontos cardeais.
Bússola.

Dica!

As indicações desta bússola estão em inglês: N (North) – Norte; S (South) – Sul; W (West) – Oeste; E (East) – Leste.

Leia e perceba a seguir o funcionamento de uma bússola.

O funcionamento da bússola pode ser explicado pelo princípio da atração entre polos magnéticos. A agulha imantada atua como um pequeno ímã, girando livremente em um eixo situado no centro da bússola.

Essa agulha é orientada pelo campo magnético da Terra, alinhando-se à direção norte-sul magnética, não importando a direção em que a bússola está.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração de vista do planeta Terra com a América do Norte na parte superior e a América do Sul na parte inferior. Está indicado o eixo magnético da Terra, representado por uma linha laranja na diagonal, passando um pouco à direita da América do Norte e um pouco à esquerda da América do Sul. No meio da linha há a representação de um ímã retangular, com o polo sul na parte superior, em verde, e o polo norte na parte inferior em, vermelho. Há uma linha pontilhada horizontal e uma linha pontilhada vertical, com a indicação do Polo Norte geográfico na parte superior e o Polo Sul geográfico na parte inferior.
Representação do magnetismo terrestre.

Fonte de pesquisa: HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: eletromagnetismo. Tradução: Ronaldo Sérgio de Biasi. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v. 3. p. 344.

Página 240

Eletromagnetismo

Questão 19. Ícone atividade oral. Você já ouviu falar em eletromagnetismo? Em caso afirmativo, conte para os seus colegas o que sabe sobre esse assunto.

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do eletromagnetismo e incentivá-los a compartilhar suas vivências com os colegas.

O fenômeno do eletromagnetismo permitiu a criação de diversos equipamentos presentes em nosso dia a dia, como motores elétricos, campainhas e travas elétricas de carros e de portões.

Fotografia de uma estrutura metálica presente em um portão que está fechado. A estrutura metálica tem uma parte fixada no batente do portão, e a outra parte fixada na extremidade do portão, de forma que elas fiquem sobrepostas.
Trava elétrica de um portão.

Em 1820, o físico e professor dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851) observou que, ao conectar as extremidades de um fio condutor aos polos de uma pilha, a agulha imantada de uma bússola próxima desse fio se movia, estabilizando em uma direção diferente da que estava.

Também percebeu que, ao abrir o circuito elétrico, a agulha retornava à orientação anterior e, ao inverter os polos da pilha, ela se movia novamente, porém estabilizando em uma direção oposta à da primeira situação. Com isso, ele concluiu que a agulha da bússola era influenciada pela corrente elétrica contínua que se estabelece nos circuitos.

Gravura do físico Hans Christian Oersted e seu ajudante. À esquerda, Hans, com cabelos castanhos, em pé usando uma camisa branca, um casaco e uma calça azul, além de botas pretas. Ele está com um joelho apoiado em um banco e suas mãos estão apoiadas em uma mesa de madeira. Ao fundo, há outro homem em pé, atrás da mesa, usando um colete amarelo e um casaco verde, e segurando um objeto que está preso a um fio. Em cima há um objeto cilíndrico, comprido, e alguns livros.
Gravura que representa Hans Christian Oersted e seu ajudante realizando seu experimento, feita em 1880.

De acordo com seu experimento, Oersted percebeu que a corrente elétrica cria um campo magnético ao redor do fio ao percorrê-lo. Com essa descoberta, podemos concluir que cargas elétricas em movimento ordenado produzem campos magnéticos.

A descoberta da relação entre a corrente elétrica e o campo magnético deu início ao eletromagnetismo, um ramo da Física que relaciona fenômenos decorrentes da interação entre o magnetismo e a eletricidade.

O desejo de conhecer o que é novo, de desvendar o mistério do que ainda é desconhecido e de experimentar algo que não se conhece se faz presente na história da humanidade. Na ciência, o despertar da curiosidade move a busca por explicação do que é novo, gerando novos conhecimentos.

Página 241

O campo magnético gerado por uma corrente elétrica em um fio condutor também pode ser representado por linhas de campo magnético, assim como no caso do campo magnético em torno de um ímã.

Verifique a imagem a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Vista superior de parte de um fio cilíndrico, na vertical, indicado como condutor. Há a representação de uma seta no fio, apontando para cima, indicando o sentido da corrente elétrica. Ao redor do fio condutor há a representação de quatro circunferências, uma dentro da outra, com o fio no centro. Nessas circunferências há setas indicando o sentido anti-horário. O conjunto dessas circunferências com setas é o campo magnético.
Representação do campo magnético produzido pela corrente elétrica que percorre um fio condutor.

Fonte de pesquisa: HEWITT, Paul G. Física conceitual. Tradução: Trieste Freire Ricci. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. p. 458.

O sentido indicado nas linhas do campo magnético é dado de acordo com o sentido da corrente elétrica estabelecida no fio condutor. Se o sentido da corrente for invertido, inverte-se também o sentido do campo ao seu redor.

Uma importante aplicação do eletromagnetismo é a possibilidade de imantar objetos. Se enrolarmos um fio condutor em torno de um corpo ferromagnético e fizermos uma corrente elétrica percorrer o fio, o campo magnético produzido imantará esse corpo, o qual passará a se comportar como um ímã. Esse equipamento é conhecido como eletroímã.

Ferromagnético:
refere-se ao material que tem a capacidade de reagir a um campo magnético, originando um ímã permanente.
Ilustração. Uma pilha cilíndrica com polo negativo e positivo, indicada como gerador. Há um fio condutor enrolado em um prego e ligado aos polos da pilha. Nas extremidades do prego há clipes metálicos grudados. Há a seguinte indicação nos clipes e no prego: corpos de metal.
Eletroímã.

Diferentemente de um ímã permanente, o eletroímã perde suas propriedades magnéticas quando a corrente elétrica no fio é interrompida.

Os eletroímãs são utilizados em vários equipamentos, como nos guindastes de ferro-velho e nas fechaduras de portas.

Página 242

Hora de investigar

O eletromagnetismo é aplicado no desenvolvimento de diversos aparelhos que usamos diariamente, como algumas campainhas elétricas de residências. Que tal investigar o funcionamento desse equipamento elétrico?

a) Por que a corrente elétrica é necessária para o funcionamento de algumas campainhas? Registre sua resposta no caderno.

b) Qual é a função do eletroímã no funcionamento da campainha? Registre sua resposta no caderno.

Respostas nas orientações ao professor.

Materiais

  • 1 prego médio
  • 5   m de fio de cobre fino
  • 2 grampos metálicos de pasta
  • placa de madeira de 25   cm × 15   cm
  • martelo
  • 2 pilhas AA
  • suporte para 2 pilhas AA
  • percevejos
  • fita isolante
  • régua

Como proceder

A. Pegue os grampos metálicos e dobre-os como mostram as fotos a seguir.

Fotografia de um grampo de pasta metálico. Ele é retangular e achatado, com duas perfurações no corpo. Indicado como grampo 1, ele é mostrado com duas dobras, uma no meio e outra próximo à extremidade, dobrada no sentido contrário à dobra do meio.
Fotografia de outro grampo de pasta metálico. Indicado como grampo 2, ele é mostrado com duas dobras. Partindo de uma extremidade do grampo, a primeira dobra está um pouco antes do primeiro furo, e seguindo na mesma direção, a segunda dobra é feita um pouco antes do segundo furo, no sentido oposto da primeira dobra.

Imagens referentes à etapa A.

B. Enrole o fio de cobre em torno do prego, deixando 6   cm de cada extremidade do fio sem enrolar e cerca de 1   cm da ponta do prego livre. Utilize a fita isolante para fixar bem o fio ao redor do prego.

Fotografia. Um prego com fita isolante enrolada na parte superior. Abaixo da fita isolante, há um fio de cobre enrolado. Nas laterais do prego, entre a fita isolante, há as duas pontas do fio de cobre, cada uma com 6 centímetros de comprimento. A extremidade inferior do prego está com a ponta exposta, com 1 centímetro de comprimento.
Imagem referente à etapa B.

C. Peça a um adulto que, utilizando o martelo e os percevejos, fixe os grampos metálicos na base de madeira, de modo que suas extremidades superiores fiquem perpendicularmente em contato. O grampo 1 deve ser fixado por meio de sua extremidade menor, e o grampo 2, por qualquer extremidade.

Página 243

D. Não manuseie o martelo, solicite ao adulto que fixe o prego abaixo do ponto de contato entre os grampos. Esse procedimento deve ser realizado com cuidado, a fim de não danificar o fio que está enrolado no prego. As extremidades dos grampos devem ficar em contato, a uma distância de aproximadamente 4   mm da cabeça do prego.

Fotografia. Em cima de uma placa de madeira plana, o grampo 1 está com a extremidade menor fixada na placa, e o grampo 2 está fixado na placa pela extremidade com o buraco, de forma que a outra extremidade dos grampos ficaram perpendiculares e em contato. Abaixo do local de contato dos grampos está o prego, fixado na placa pela ponta sem fio enrolado.
Imagem referente às etapas C e D.

E. Peça ao adulto que desencape as extremidades dos fios do suporte para pilhas e do fio enrolado no prego. Encaixe as pilhas no suporte. A extremidade do fio vermelho (positivo) do suporte para pilhas deve ser enrolada no grampo 1, e a extremidade do fio preto (negativo) deve ser presa em uma das extremidades livres do fio enrolado no prego.

Fotografia. Há duas pilhas encaixadas em um suporte, próximo ao esquema montado com os grampos e o prego. Um fio vermelho está saindo do polo positivo do suporte e está ligado ao grampo 1. Outro fio saindo do polo negativo do suporte, de cor preta, está ligado a uma extremidade do fio laranja enrolado no prego. Uma mão está segurando a outra extremidade do fio laranja, encostando ela no grampo 2.
Imagem referente à etapa E.

F. Encoste a extremidade livre do fio enrolado ao prego no grampo 2 e avalie o que ocorre.

Minhas observações

1. O que ocorreu quando a etapa F foi realizada?

2. Por que o fio de cobre foi enrolado no prego?

3. Explique com suas palavras como ocorre o funcionamento dessa campainha.

Respostas e instruções nas orientações ao professor.

Elaborando nossas conclusões

1. Converse com um colega sobre o que é possível concluir sobre o campo magnético no funcionamento da campainha. Em seguida, elaborem um relatório contendo os materiais usados nessa investigação, as etapas realizadas, os resultados obtidos, a discussão e a conclusão a que você e seu colega chegaram após a realização desse experimento.

Resposta e instruções nas orientações ao professor.

Vamos ampliar a investigação!

1. De que outra maneira é possível perceber o eletromagnetismo? Junte-se a outros quatro colegas para elaborar uma atividade prática de investigação a respeito do eletromagnetismo. Vocês devem detalhar o passo a passo para a realização da atividade, destacando os materiais necessários. Ao final, apresentem os resultados obtidos aos seus colegas.

Resposta e instruções nas orientações ao professor.

Página 244

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Desenhe os ímãs a seguir no caderno e, em seguida, represente com setas a atração ou a repulsão entre eles.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Professor, professora: As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometer a realização da atividade.

A. Ilustração. Dois ímãs lado a lado. No lado esquerdo, um ímã com o polo norte à esquerda em vermelho e o polo sul à direita em verde. No lado direito, um ímã com o polo norte à esquerda em vermelho e o polo sul à direita em verde.
B. Ilustração. Dois ímãs lado a lado. No lado esquerdo, um ímã com o polo norte à esquerda em vermelho e o polo sul à direita em verde. No lado direito, um ímã com o polo sul à esquerda em verde e o polo norte à direita em vermelho.
C. Ilustração. Dois ímãs lado a lado. No lado esquerdo, um ímã com o polo sul à esquerda em verde e o polo norte à direita em vermelho. No lado direito, ímã com o polo sul à esquerda em verde e o polo norte à direita em vermelho.
D. Ilustração. Dois ímãs lado a lado. No lado esquerdo, um ímã com o polo sul à esquerda em verde e o polo norte à direita em vermelho. No lado direito, um ímã com o polo norte à esquerda em vermelho e o polo sul à direita em verde.

Fonte de pesquisa: YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A. Física III: eletromagnetismo. Tradução: Daniel Vieira e Lucas Pilar. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. p. 6.

Resposta: A: atração; B: repulsão; C: atração; D: repulsão.

Versão adaptada acessível

1. Quais letras a seguir apresentam situações em que ocorre a atração entre os pares de ímãs? E quais letras apresentam situações em que ocorre a repulsão entre os pares de ímãs?

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Professor, professora: As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometer a realização da atividade.

A. Ilustração. Dois ímãs lado a lado. No lado esquerdo, um ímã com o polo norte à esquerda em vermelho e o polo sul à direita em verde. No lado direito, um ímã com o polo norte à esquerda em vermelho e o polo sul à direita em verde.
B. Ilustração. Dois ímãs lado a lado. No lado esquerdo, um ímã com o polo norte à esquerda em vermelho e o polo sul à direita em verde. No lado direito, um ímã com o polo sul à esquerda em verde e o polo norte à direita em vermelho.
C. Ilustração. Dois ímãs lado a lado. No lado esquerdo, um ímã com o polo sul à esquerda em verde e o polo norte à direita em vermelho. No lado direito, ímã com o polo sul à esquerda em verde e o polo norte à direita em vermelho.
D. Ilustração. Dois ímãs lado a lado. No lado esquerdo, um ímã com o polo sul à esquerda em verde e o polo norte à direita em vermelho. No lado direito, um ímã com o polo norte à esquerda em vermelho e o polo sul à direita em verde.

Fonte de pesquisa: YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A. Física III: eletromagnetismo. Tradução: Daniel Vieira e Lucas Pilar. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. p. 6.

Resposta: A: atração; B: repulsão; C: atração; D: repulsão.

2. Um aluno quebra um ímã exatamente ao meio a fim de obter em uma metade dele apenas o polo norte e, na outra metade, apenas o polo sul. Justifique se isso é possível ou não.

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que não, pois a quebra de um ímã pela metade resulta em dois novos ímãs, fazendo cada um dos ímãs ter os dois polos magnéticos, norte e sul.

3. Verifique a imagem a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Uma pilha com polos negativo e positivo e um fio que está conectado aos seus polos e enrolado em torno de um prego.
Representação de um eletroímã.

Fonte de pesquisa: PERUZZO, Jucimar. Experimentos de física básica: eletromagnetismo, física moderna & ciências espaciais. São Paulo: Livraria da Física, 2013. p. 174.

a) Para que serve a pilha nesse equipamento?

Resposta: A pilha é usada para criar uma corrente elétrica no fio, necessária para gerar o campo magnético.

b) Cite três objetos que podem ser atraídos por esse dispositivo e justifique sua resposta.

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos citem materiais que tenham ferro, níquel ou cobalto em sua composição, como grampos, clipes, pregos, moedas, entre outros objetos.

c) Explique o funcionamento desse dispositivo e suas aplicações.

Resposta nas orientações ao professor.

Página 245

4. Com base na imagem a seguir e em seus conhecimentos sobre o assunto, julgue as afirmativas como verdadeiras ou falsas, justificando as falsas em seu caderno.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração de vista do planeta Terra, com a América do Norte na parte superior e a América do Sul na parte inferior. Há várias linhas curvas saindo da parte inferior, com setas apontando fora do planeta, e várias linhas na parte superior, com setas apontando em direção ao planeta. Algumas linhas curvas nas laterais estão completamente visíveis, saindo da parte inferior e entrando na parte superior.
Representação das linhas do campo magnético terrestre.

Fonte de pesquisa: HEWITT, Paul G. Física conceitual. Tradução: Trieste Freire Ricci. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. p. 462.

a) O Polo Sul geográfico é indicado, aproximadamente, pelo polo norte magnético.

Resposta: Verdadeira.

b) O polo norte magnético é o próprio Polo Norte geográfico.

Resposta: Falsa. O polo norte magnético está localizado próximo ao Polo Sul geográfico.

c) O polo sul magnético é o próprio Polo Norte geográfico.

Resposta: Falsa. O polo sul magnético está localizado próximo ao Polo Norte geográfico.

d) O Polo Norte geográfico é indicado, aproximadamente, pelo polo sul magnético.

Resposta: Verdadeira.

5. Descreva em seu caderno como funciona uma bússola. Em seguida, explique como o funcionamento da bússola possibilitou ao físico Hans Christian Oersted que identificasse que a passagem de corrente elétrica por um fio condutor gera, em torno dele, um campo magnético.

Resposta nas orientações ao professor.

6. Quando uma bússola é colocada próximo de um ímã, altera-se a direção de sua agulha por causa da interação com o campo magnético dele. Considere o ponto O próximo de um ímã. Caso uma pessoa coloque uma bússola nesse ponto, desenhe em seu caderno a nova orientação que a agulha da bússola terá.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Um ímã retangular na vertical, com o polo sul em verde na parte superior e o polo norte em vermelho na parte inferior. Do lado direito há um ponto preto indicado pela O, que está na metade da altura do ímã.
Representação de um ímã em barra.

Fonte de pesquisa: HEWITT, Paul G. Física conceitual. Tradução: Trieste Freire Ricci. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. p. 455.

Resposta nas orientações ao professor.

Versão adaptada acessível

6. Quando uma bússola é colocada próximo de um ímã, altera-se a direção de sua agulha por causa da interação com o campo magnético dele. Considere o ponto O próximo de um ímã. Descreva como será a nova orientação da agulha caso uma pessoa coloque uma bússola nesse ponto.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Um ímã retangular na vertical, com o polo sul em verde na parte superior e o polo norte em vermelho na parte inferior. Do lado direito há um ponto preto indicado pela O, que está na metade da altura do ímã.
Representação de um ímã em barra.

Fonte de pesquisa: HEWITT, Paul G. Física conceitual. Tradução: Trieste Freire Ricci. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. p. 455.

Resposta: A agulha da bússola ficará alinhada à direção norte-sul do ímã. A extremidade norte da agulha ficará apontada para a direção sul do ímã (nesse caso, para cima); já a extremidade sul da agulha ficará apontada para a direção norte do ímã (nesse caso, para baixo).