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O que eu aprendi?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. A professora de Ciências da Natureza está organizando uma feira de Ciências com o tema Energia. Os alunos da turma foram organizados em grupos e cada um deles recebeu uma tarefa. Um dos grupos ficou encarregado de listar e classificar algumas fontes de energia.

a) Ajude o grupo de alunos a realizar a tarefa mencionada. Para isso, elabore em uma folha de papel avulsa, um quadro como o apresentado a seguir, completando-o com exemplos de fontes de energia renováveis e de não renováveis.

Fontes de energia

Renováveis

Não renováveis

b) Das fontes de energia que você listou no item a, identifique pelo menos uma fonte renovável e uma não renovável utilizadas no município onde você vive.

c) Pesquise o principal tipo de usina que fornece energia elétrica para o estado onde você vive. Em seguida, cite vantagens e desvantagens desse tipo de usina considerando os impactos socioambientais.

d) Com base em sua resposta ao item c, descreva como a energia gerada nesse tipo de usina elétrica chega até as residências do município onde você vive.

2. Considere um circuito elétrico fechado, construído com os materiais a seguir.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia. Um fio verde enrolado, com a ponta descascada e o fio de cobre visível em seu interior.
Fio condutor.
Fotografia. Duas pilhas dispostas lado a lado. Uma está com o polo positivo à esquerda e a outra com o polo positivo à direita.
Pilhas.
Fotografia de um LED. Ele tem duas hastes metálicas paralelas e próximas uma da outra, e as extremidades de um lado entram em um material com formato cilíndrico e ponta arredondada.
LED.

a) Descreva a função de cada um dos materiais no circuito elétrico.

b) Considere o circuito construído em funcionamento, em que o LED esteja aceso. Como você poderia desligá-lo? Justifique sua resposta.

Respostas nas orientações ao professor.

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c) Compare o circuito elétrico simples, citado nesta atividade, com a instalação elétrica de uma residência. Qual dispositivo é usado nas residências para abrir e fechar circuitos elétricos para, por exemplo, acender e apagar uma lâmpada elétrica? Justifique sua resposta.

3. Artur precisa trocar a ducha elétrica de sua residência. Em uma pesquisa rápida, ele selecionou dois modelos de seu interesse. Analise a seguir as informações sobre esses modelos e, depois, responda às questões.

Informações de duas duchas elétricas

Ducha elétrica A

Ducha elétrica B

Potência: 5 . 500   W

Tensão elétrica: 220   V

Potência: 6 . 800   W

Tensão elétrica: 220   V

a) Qual ducha (A ou B) seria a escolha mais econômica? Justifique sua resposta.

b) Identifique a alternativa que descreve o principal tipo de transformação de energia que ocorre em uma ducha elétrica.

I ) De energia elétrica para energia luminosa.

II ) De energia elétrica para energia térmica.

III ) De energia cinética para energia térmica.

IV ) De energia elétrica para energia cinética.

c) Após a instalação da nova ducha e com a redução do tempo de banho, Artur e sua esposa conseguiram reduzir o consumo de energia elétrica da residência de 230   kWh para 170   kWh . Considerando o valor de R$ 0,80 por kWh , cobrados pela companhia de energia elétrica da região, identifique a alternativa com a informação correta quanto à redução no consumo de energia elétrica, em kWh , e à economia, em reais, na residência.

I ) Houve redução de 60   kWh e economia de R$ 50,00.

II ) Houve redução de 48   kWh e economia de R$ 60,00.

III ) Houve redução de 60   kWh e economia de R$ 48,00.

IV ) Houve redução de 170   kWh e economia de R$ 136,00.

d) A atitude de Artur está relacionada ao consumo responsável de energia elétrica. Agora, reflita sobre o consumo de energia elétrica na residência onde você vive, na escola e na comunidade. Em seguida, elabore propostas de hábitos diários visando ao consumo consciente e responsável de energia elétrica.

Respostas nas orientações ao professor.

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4. Analise o trecho de reportagem a seguir e responda às questões.

Como fêmeas de algumas espécies conseguem engravidar sem macho
[...]
Os eventos que desencadeiam a partenogênese ainda não são totalmente compreendidos pela ciência, mas parecem incluir mudanças ambientais. Em espécies que são capazes de reprodução sexuada e partenogênese, como os pulgões, fatores estressantes como aglomeração e predação podem fazer com que as fêmeas mudem da partenogênese para a reprodução sexuada, mas não o contrário. Em pelo menos um tipo de plâncton de água doce, a alta salinidade parece causar a mesma mudança.
[...]
Os biólogos observaram, por longos períodos de tempo, que as espécies que se reproduzem por partenogênese frequentemente morrem de doenças, parasitismo ou mudanças no habitat. [...]

BURNS, Mercedes. Como fêmeas de algumas espécies conseguem engravidar sem macho. BBC News Brasil, 1º jan. 2022. Disponível em: https://oeds.link/AvfRU7. Acesso em: 5 ago. 2022.

a) De acordo com o texto, que fator poderia levar as espécies que são capazes de se reproduzir sexuada e assexuadamente a mudar da reprodução assexuada para a sexuada?

b) Relacione o fator que você citou no item a às possíveis vantagens da reprodução sexuada.

c) Em uma folha de papel avulsa, escreva um breve texto justificando a afirmação apresentada no segundo parágrafo do trecho de reportagem, considerando as vantagens e desvantagens da reprodução assexuada.

5. As afirmativas a seguir se referem a aspectos das diferentes dimensões da sexualidade humana. Identifique a qual das dimensões da sexualidade apresentadas a seguir cada uma das afirmativas se refere.

I. biológica

II. sociocultural

III. afetiva

IV. ética

a) A sexualidade se relaciona com a forma como nos reconhecemos e queremos ser reconhecidos.

b) A sexualidade envolve sensações, emoções e sentimentos que proporcionam prazer ao ser humano.

c) O sexo é determinado geneticamente. Assim, uma pessoa nasce com sistema genital masculino ou com sistema genital feminino.

Respostas nas orientações ao professor.

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d) É importante compreendermos todas as manifestações da sexualidade e respeitarmos uns aos outros.

6. Escolha dois dos métodos contraceptivos estudados. Em uma folha de papel avulsa, organize um quadro comparando esses métodos em relação ao modo de ação e à eficácia. Em seguida, identifique se eles ajudam a prevenir IST.

7. Escolha uma IST que você estudou nessa unidade e elabore uma ficha contendo as seguintes informações: nome da infecção, agente causador, formas de contágio, sintomas, prevenção e tratamentos. Em seguida, troque sua ficha com a de um colega para que as informações apresentadas sejam avaliadas.

8. Reflita sobre as mudanças que seu corpo já passou durante a puberdade e pelas quais ele ainda vai passar. Depois, produza um breve texto relacionando-as aos hormônios que atuam para que essas transformações ocorram.

9. Confira a imagem a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si e sem proporção de distância entre os astros. Cores-fantasia.

Ilustração. À esquerda, o Sol, ao centro, a Lua, com apenas o lado esquerdo iluminado, e, à direita, o planeta Terra, com seu lado direito não iluminado e o lado esquerdo parcialmente iluminado. De cada extremidade do Sol, superior e inferior, partem três linhas em direção às extremidades da Lua e da Terra, formando, no lado esquerdo da Terra, regiões de sombra. As linhas formam duas regiões com formato aproximadamente cônico entre a Lua e a Terra. Uma delas, mais escura, tem a ponta do cone projetada na Terra; e a outra, menos escura, tem a base do cone projetada na Terra.
Representação de posição relativa entre Sol, Lua e Terra.

Fonte de pesquisa: ECLIPSES. Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://oeds.link/y4s9Ka. Acesso em: 6 ago. 2022

a) Identifique o tipo de eclipse representado na imagem e explique sua ocorrência.

b) O que causa a variação na posição relativa entre Sol, Terra e Lua?

10. Em uma folha de papel avulsa, elabore uma breve explicação com textos e desenhos a respeito da ocorrência das estações do ano no planeta Terra.

11. Julgue as afirmativas a seguir em verdadeiras ou falsas, corrigindo as que forem falsas em uma folha de papel avulsa.

a) Para a previsão do tempo, são consideradas as variações de temperatura ao longo de um dia em um determinado local, mensuradas por meio de termômetro ambiente.

b) As massas de ar se deslocam pela atmosfera de regiões de baixa pressão para regiões de alta pressão.

c) A umidade do ar se refere à quantidade de vapor de água presente nele e é influenciada pela temperatura.

12. Diversas ações humanas estão envolvidas nas mudanças climáticas globais. Acerca desse assunto, descreva duas iniciativas que contribuem para o reestabelecimento do equilíbrio ambiental.

Respostas nas orientações ao professor.