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O que eu já sei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Sobre as propriedades dos materiais e sua relação com a propagação de energia, complete as frases a seguir, substituindo as letras em destaque pelas palavras a seguir.

metais

plásticos

isolantes

condutores

a) Os A, como o cobre usado nos fios de rede de energia, são excelentes B de energia térmica ou elétrica.

Resposta: A – metais; B – condutores.

b) Os materiais chamados C, como os D e as borrachas, podem ser usados para evitar acidentes em redes elétricas ou facilitar o manuseio de panelas e outros utensílios.

Resposta: C – isolantes; D – plásticos.

2. Analise o trecho de reportagem a seguir e responda às questões.

Pesquisadores brasileiros fabricam fogão solar para substituir botijão de gás
[…]
A ideia do fogão é simples: transformar a radiação solar em calor, criar um efeito estufa e usar esse calor para aquecer água, cozinhar, secar ou assar os alimentos.
[…]
"A energia solar é uma energia social porque está disponível para todos, mas é a que menos tem investimentos porque o modelo de sociedade que nós temos sempre busca concentrar a energia e produzir pra vender e nosso trabalho não está na geração de energia pra vender" […].

GONÇALVES, Josi. Pesquisadores brasileiros fabricam fogão solar para substituir botijão de gás. BBC News Brasil, 25 jun. 2018. Disponível em: https://oeds.link/KE5Pmt. Acesso em: 4 ago. 2022.

a) Explique com suas palavras o seguinte trecho da reportagem: "A energia solar é uma energia social porque está disponível para todos".

Resposta: Espera-se que os alunos mencionem que a energia solar é uma fonte renovável, disponível no ambiente, já o gás de cozinha deve ser comprado em revendas. Por isso, a energia solar é considerada social, pois é um recurso a que todos têm acesso.

b) Explique com suas palavras o princípio de funcionamento do fogão solar.

Resposta: Espera-se que os alunos mencionem que o fogão solar atua como uma estufa. Sendo assim, ele retém parte da energia da radiação solar, que é transferida para a água ou para os alimentos que são colocados em seu interior, aquecendo-os, por exemplo.

c) Analise os tipos de energia apresentados a seguir. Depois, escreva o nome do tipo de energia responsável por aquecer o alimento no fogão solar.

energia elétrica

energia sonora

energia térmica

energia química

Resposta: Energia térmica.

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3. As frases a seguir abordam os tipos de transformação de energia que ocorrem nos equipamentos elétricos. Reescreva-as em uma folha de papel avulsa, completando-as corretamente com uma das palavras entre parênteses.

a) Nos aquecedores, a energia elétrica é transformada principalmente em energia (cinética/sonora/térmica).

Resposta: Nos aquecedores, a energia elétrica é transformada principalmente em energia térmica.

b) No rádio, a energia elétrica é transformada principalmente em energia (luminosa/sonora/térmica).

Resposta: No rádio, a energia elétrica é transformada principalmente em energia sonora.

c) Nas lâmpadas de LED, a energia elétrica é transformada principalmente em energia (luminosa/sonora/térmica).

Resposta: Nas lâmpadas de LED, a energia elétrica é transformada principalmente em energia luminosa.

d) Nos ventiladores, a energia elétrica é transformada principalmente em energia (mecânica/sonora/térmica).

Resposta: Nos ventiladores, a energia elétrica é transformada principalmente em energia mecânica.

4. As imagens a seguir representam processos relacionados à reprodução de diferentes grupos de seres vivos. Analise-as e, depois, responda às questões.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Esquema com ilustrações. Etapas da reprodução da rã. Sobre uma pedra, há duas rãs, uma em cima da outra. Na parte posterior delas, dentro da água, há flagelos com uma extremidade arredondada, esferas e esferas com bolinhas dentro. Há uma seta apontando para esferas aglomeradas com bolinhas dentro. Depois, uma seta apontando para um pequeno animal em destaque, com forma arredondada. Seta apontando para um animal maior, com corpo alongado, achatado e uma cauda longa. Seta apontando para um animal com cauda longa e pernas posteriores começando a se desenvolver. Seta apontando para um animal com cauda longa e com pernas posteriores e anteriores bem desenvolvidas. Seta apontando para um animal com cauda curta e quatro patas achatadas, sendo que as patas posteriores são maiores e dobradas. Depois, a última seta, apontando para um animal sem cauda em uma pedra, com corpo achatado e arredondado, pernas traseiras longas, dobradas, e pernas dianteiras mais curtas. Ele está com metade do corpo dentro da água.
Representação de diferentes etapas da reprodução de uma rã.

Fonte de pesquisa: HICKMAN JR., Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios Integrados de Zoologia. Tradução: Antonio Carlos Marques et al. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. p. 527.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

B. Esquema com ilustrações. Uma estrela-do-mar, um animal com cinco pontas. A estrela está com um risco na ponta inferior esquerda. Na parte superior, da estrela inicial sai uma seta apontando para uma estrela com quatro pontas compridas e uma curta, da qual sai outra seta apontando para uma estrela com cinco pontas compridas do mesmo tamanho. Na parte inferior, da estrela inicial sai uma seta apontando para uma ponta comprida cortada, da qual sai outra seta apontando para uma estrela com quatro pontas curtas e uma comprida. Dela sai uma seta apontando para uma estrela com cinco pontas compridas do mesmo tamanho.
Representação de diferentes etapas da reprodução de uma estrela-do-mar.

Fonte de pesquisa: RUPPERT, Edward E.; FOX, Richard S.; BARNES, Robert D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. Tradução: Antonio Carlos Marques (coord.). 7. ed. São Paulo: Roca, 2005. p. 1.035.

a) Com base na imagem A e em seus conhecimentos sobre reprodução de anfíbios, descreva como ocorre a reprodução em rãs.

Resposta nas orientações ao professor.

b) Com base na imagem B e em seus conhecimentos sobre reprodução de equinodermos, descreva como ocorre a reprodução da estrela-do-mar.

Resposta nas orientações ao professor.

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5. Leia o trecho de reportagem a seguir.

Agência aprova vacina contra varíola dos macacos, que pode virar nova IST
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou […] ter aprovado uma vacina contra a varíola humana para estender seu uso contra a disseminação da chamada varíola dos macacos, que pode receber o mais alto nível de alerta da OMS.
O aumento de casos da doença acendeu o alerta vermelho das autoridades de Saúde dos Estados Unidos, que já preveem que a doença possa se tornar uma infecção sexualmente transmissível (IST) de ampla circulação no país.
[…]

AGÊNCIA aprova vacina contra varíola dos macacos, que pode virar nova IST. Uol, 22 jul. 2022. Disponível em: https://oeds.link/LCN9Ir. Acesso em: 4 ago. 2022.

a) Qual é o assunto abordado no trecho desta reportagem?

Resposta: O trecho da reportagem aborda uma medida de prevenção contra a doença varíola dos macacos e sua possível classificação como infecção sexualmente transmissível (IST).

b) De acordo com o texto, cite uma possível forma de prevenção da varíola dos macacos.

Resposta: Espera-se que os alunos mencionem a vacinação.

c) De acordo com o texto, autoridades de saúde preveem que a varíola dos macacos pode se tornar uma nova IST. Dê outros exemplos de IST.

Resposta: Os alunos podem citar aids, sífilis, gonorreia, condiloma acuminado, entre outras.

d) Por se tratar de uma possível IST, cite outra possível forma de prevenção da varíola dos macacos.

Resposta nas orientações ao professor.

e) O modo de transmissão de IST é bastante variável, pois ocorre de acordo com o tipo de infecção. Cite outros possíveis modos de transmissão de IST.

Resposta: Espera-se que os alunos citem que, além do contato com fluidos corporais durante o ato sexual, as IST podem ser transmitidas pelo compartilhamento de seringas e pelo contato com ferimentos ou secreções de uma pessoa contaminada.

6. A aids é um exemplo de IST. Com relação a essa doença, identifique a afirmativa que apresenta informações falsas. Em seguida, justifique sua escolha, corrigindo a informação incorreta em uma folha de papel avulsa.

a) A aids não tem cura, mas tem tratamento para controle da carga viral, possibilitando melhora na qualidade de vida dos infectados.

b) O abraço e o compartilhamento de talheres são formas de contágio do vírus da aids.

c) O uso de preservativo evita o contágio durante a relação sexual.

d) O HIV ataca o sistema imunológico deixando a pessoa suscetível a adquirir outras infecções oportunistas que podem levar à morte.

Resposta nas orientações ao professor.

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7. Leia as afirmativas e identifique quais das palavras a seguir substituem corretamente cada uma das letras em destaque nas sentenças.

Sol

Terra

translação

órbita

rotação

eixo de rotação

hemisférios

a) Ao longo de um dia, aparentemente o A se move no céu, mudando de posição. Esse movimento aparente acontece porque nós nos movemos junto ao planeta Terra, durante o movimento de B.

Resposta: A – Sol; B – rotação.

b) O planeta Terra percorre uma C elíptica em torno do Sol, no chamado movimento de D, o qual dura cerca de 365 dias.

Resposta: C – órbita; D – translação.

c) Durante o movimento de translação, os E do globo terrestre recebem energia luminosa em diferentes intensidades. Isso ocorre em razão do F inclinado e à curvatura da G.

Resposta: E – hemisférios; F – eixo de rotação; G – Terra.

8. As imagens a seguir representam diferentes momentos do ciclo lunar, para um observador posicionado na superfície da Terra, no hemisfério Sul terrestre. Relacione as imagens A, B, C e D à sua respectiva descrição. Para isso, anote em uma folha de papel avulsa os pares de letras e números.

A. Fotografia. Lua com a metade esquerda iluminada e a outra metade escura.
B. Fotografia. Lua iluminada por completo.
C. Fotografia. Lua com a metade direita iluminada e a outra metade escura.
D. Fotografia. Lua totalmente escura.

Representação de quatro momentos do ciclo lunar: quarto crescente (A), lua cheia (B), quarto minguante (C) e lua nova (D).

1. A face da Lua voltada para a Terra está totalmente iluminada.

2. A face da Lua voltada para a Terra está parcialmente iluminada, formando uma imagem semelhante à letra "C".

3. Neste momento do ciclo lunar não é possível visualizar a Lua no céu.

4. A face da Lua voltada para a Terra está parcialmente iluminada, formando uma imagem semelhante à letra "D".

Resposta: A – 2; B – 1; C – 4; D – 3.

9. Analise as frases a seguir e identifique se elas se referem ao tempo ou ao clima.

a) No período da manhã, o termômetro marcava 18   ° C . Já no período da tarde, a temperatura chegou a 28   ° C .

Resposta: Tempo.

b) A Região Nordeste do Brasil apresenta temperatura média elevada o ano todo, em torno de 26   ° C . Além disso, observa-se longos períodos de seca.

Resposta: Clima.

c) Refere-se às condições atmosféricas de um dia.

Resposta: Tempo.