Página 278
Projeto em ação
Aproveitando a luz solar
Professor, professora: Este projeto será desenvolvido integrando saberes de outros componentes curriculares. Sugestões de como realizá-lo nas orientações ao professor.
Bate-papo inicial
a) Explique a importância da luz solar para a vida na Terra.
b) Cite alguns exemplos de aproveitamento da luz solar pelo ser humano.
c) Em sua opinião, é possível desenvolver tecnologias menos prejudiciais ao ambiente? Converse com seus colegas sobre esse assunto.
Respostas nas orientações ao professor.
Além de ser essencial à vida, a luz e o calor provenientes do Sol podem ser aproveitados como fonte de energia. A energia solar é considerada renovável e sustentável e não se restringe em ser apenas um empreendimento comercial. Os benefícios da luz solar podem ser aproveitados dentro das residências, visando proporcionar uma vida mais sustentável em relação ao uso dos recursos naturais disponíveis no ambiente, sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
Atitudes simples, como a instalação de janelas que possibilitam maior entrada de luz solar e ventilação dos ambientes e a pintura de paredes internas e dos tetos da casa de cores claras para melhor aproveitamento da iluminação natural, contribuem com a economia de energia.
A respeito desse assunto, analise a tirinha a seguir.
BECK, Alexandre. Armandinho doze. Florianópolis: A. C. Beck, 2019. p. 93.
Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.
1. De acordo com a tirinha, as contas a que Armandinho se refere são do mesmo tipo das quais o pai dele não gosta? Justifique sua resposta.
Resposta: Espera-se que os alunos respondam que não, pois Armandinho não gosta de realizar cálculos matemáticos, já o pai dele não gosta de pagar as faturas referentes aos serviços prestados pelas operadoras de água, luz e telefone.
Página 279
2. Como é possível aproveitar a luz e a energia do Sol nas residências e em outros espaços, reduzindo, assim, o valor a ser pago na fatura de luz elétrica?
Resposta nas orientações ao professor.
3. Em sua opinião, como o aproveitamento da luz solar tanto em residências quanto em outros ambientes pode contribuir para a redução do consumo de outras formas de energia? Explique sua resposta.
Resposta nas orientações ao professor.
Mão na massa
Com base nas informações abordadas anteriormente, você e seus colegas de turma vão avaliar se os hábitos da comunidade escolar contribuem ou não para o aproveitamento da luz solar e, consequentemente, para a conservação ambiental e propor melhorias, caso necessário.
Para isso, vocês aplicarão um questionário para alguns profissionais e alunos da escola e, após a análise das respostas, deverão produzir uma cartilha informativa (impressa e, ou, digital). Nessa cartilha deve conter orientações sobre atitudes que contribuem para o melhor aproveitamento da luz solar. Além disso, devem apresentar à comunidade escolar informações sobre o funcionamento e benefício de tecnologias, como os painéis solares fotovoltaicos, usados para a geração de energia elétrica, e os painéis solares, usados para o aquecimento de água.
O objetivo desta atividade é promover a conscientização sobre a melhor maneira de aproveitar a luz solar e, consequentemente, reduzir o consumo de energia elétrica. Além disso, promover a reflexão sobre a contribuição dos cidadãos para o desenvolvimento sustentável.
1º passo Planejamento
Pesquisa
Reúna-se com seus colegas e formem quatro grupos para pesquisarem sobre os seguintes assuntos: a) hábitos que contribuem para o aproveitamento da luz e do calor solar em residências e demais locais, como escolas; b) tecnologias como painéis solares para aquecedor e fotovoltaicos para geração de energia elétrica; c) tecnologias simples que podem ser construídas com materiais reaproveitados, como pontos de luz feitos de garrafas PET e fornos solares; d) hábitos gerais que contribuem para economizar energia elétrica.
Organizem um momento para socializarem as informações obtidas, as quais vão ser utilizadas na produção das cartilhas.
Instruções sobre como realizar essa pesquisa nas orientações ao professor.
Página 280
Preparando o questionário
O primeiro passo para realizar esta atividade é se organizarem em grupos. Reúnem-se em cinco grupos e entrevistem professores, funcionários que trabalham na secretaria, na coordenação e na direção, funcionários dos serviços gerais e, por fim, alunos de outras turmas da escola. O ideal seria que fossem entrevistadas, pelo menos, dez pessoas por grupo que compõem a comunidade escolar.
O questionário a ser aplicado é apresentado a seguir. Ele é composto de cinco perguntas que permitem analisar como, e se, as pessoas aproveitam a luz solar, tanto em seu ambiente de trabalho e de estudo como em sua moradia.
O professor entregará algumas cópias desse questionário a cada um dos grupos. Ao entregar aos entrevistados, oriente-os a responder sim ou não para as perguntas, explicando a eles o objetivo da atividade.
Questão |
Resposta |
|
---|---|---|
a) |
A residência onde você vive, o seu ambiente de trabalho ou a escola que frequenta foram construídos de maneira a aproveitar a iluminação e a ventilação naturais? |
|
b) |
Quanto à escolha das cores para os ambientes da questão anterior, você acha que elas foram escolhidas visando ao melhor aproveitamento da luz solar? |
|
c) |
Você costuma abrir as janelas para aproveitar a luz solar e evitar o uso da iluminação artificial, sempre que possível? |
|
d) |
A forma mais comum de utilização da energia solar é para o aquecimento de água em residências ou indústrias. Em seu cotidiano, é comum ver a aplicação desse tipo de tecnologia? |
|
e) |
Nos últimos anos, tem crescido o número de residências que utilizam painéis solares fotovoltaicos para gerar energia elétrica. Em seu cotidiano, é comum ver a aplicação desse tipo de tecnologia? |
Se possível, produzam um questionário digital utilizando ferramentas de sites da internet, a fim de que esse questionário possa ser divulgado por meio de link nas redes sociais da escola. Orientem as pessoas a responder ao questionário apenas uma vez. Desse modo, elas poderão escolher se vão responder ao questionário físico ou digital.
2º passo Execução
Aplicação do questionário, análise das respostas e elaboração da cartilha
De posse dos questionários respondidos, cada grupo deverá analisar as respostas obtidas. Em seguida, a turma deverá conversar sobre esses dados e traçar um perfil dos entrevistados quanto ao uso da energia solar. Esse perfil orientará quais informações deverão ser incluídas na cartilha.
Página 281
A cartilha deverá conter orientações a todos os membros da comunidade escolar e da comunidade em geral (da rua, do bairro etc.) sobre os hábitos que podem ser adotados no cotidiano para aproveitar a luz solar, evitar o desperdício e reduzir o consumo de energia elétrica. Espera-se que essas informações incentivem práticas sustentáveis.
Para a produção da cartilha impressa serão necessários materiais simples, como folhas de papel sulfite A4 (o ideal seria usar as de papel reciclado), cola branca, canetas coloridas, tesoura com pontas arredondadas, folhas de papel-cartão (para a capa) e um grampeador.
Sob a orientação do professor, cada grupo deverá produzir uma cartilha, utilizando papel cartão para fazer a capa e as folhas de papel sulfite para fazer as páginas internas. Na primeira página da cartilha, deverá ser inserido um título. Na contracapa, deverão ser registrados o nome da escola, a turma que realizou a atividade, os nomes dos integrantes do grupo e o nome do professor.
Utilizem as páginas restantes para apresentar dicas e orientar a comunidade escolar sobre como adotar hábitos diários que contribuam para o aproveitamento da luz solar e para a redução no consumo de energia elétrica. Apresentem informações sobre o funcionamento e benefícios dos painéis solares para aquecimento da água e dos painéis solares fotovoltaicos para a geração de energia elétrica nas indústrias e nas residências. Se possível, pesquisem e imprimam imagens que façam referência às informações e colem-nas ao lado das dicas e orientações correspondentes.
Observem, a seguir, como vocês podem organizar as sugestões de dicas a serem inseridas na cartilha.
Professor, professora: Na etapa de execução, oriente os alunos na escolha das imagens e quanto às dicas que serão inseridas na cartilha.
Dicas de iluminação |
Dicas gerais |
---|---|
Escolha cores claras para pintar as paredes internas e o teto das residências ou outros estabelecimentos, pois elas melhoram o aproveitamento da luz solar. |
Reduza o tempo de banho com chuveiro elétrico e mantenha o registro do chuveiro fechado enquanto estiver se ensaboando. |
Para a cartilha digital, utilizem as orientações dadas anteriormente, mas a produzam em um editor de apresentação de slides. Aproveitem para incluir diversas imagens. Ao final, o arquivo deve ser salvo em formato pdf.
3º passo Divulgação
Exposição dos resultados e ação na comunidade escolar
Chegou o momento de apresentar para a comunidade escolar os resultados do questionário aplicado e a cartilha produzida, a fim de incentivar os leitores a colocar em prática as dicas de mudanças de hábitos do cotidiano em casa, no trabalho e na escola.
Página 282
O professor agendará um dia para realizarem uma exposição dos resultados dos questionários e para a apresentação da cartilha para a comunidade escolar.
A divulgação da atividade pode ser dividida em quatro partes: um primeiro grupo fica responsável pela apresentação da análise das respostas do questionário. O segundo grupo deverá indicar as formas de melhorar as práticas diárias, principalmente quanto à utilização da luz solar para iluminação natural do ambiente, e mostrar dicas para economizar energia elétrica. O terceiro grupo deverá apresentar construções simples e tecnologias que contribuem para o aproveitamento da luz e do calor solar. Por fim, o quarto grupo deverá divulgar a cartilha produzida para a comunidade escolar, enfatizando que economizar energia elétrica significa, além de poupar gastos, ajudar a conservar o planeta.
Ao final dessa exposição, as cartilhas no formato pdf podem ser disponibilizadas para a população por meio das redes sociais da escola.
Professor, professora: Na etapa de divulgação, enfatize aos alunos que é importante que todos cheguem ao local escolhido para o evento com antecedência. Além disso, é fundamental que todos os participantes colaborem para manter a organização do evento e ajudem a divulgá-lo para a comunidade escolar, para as famílias dos alunos e para a comunidade externa.
Avaliação
Na sala de aula, conversem sobre todas as etapas de realização da atividade, desde a aplicação dos questionários para os membros da comunidade escolar até a elaboração e divulgação das cartilhas. Promovam uma discussão sobre os pontos positivos e os negativos da realização do trabalho. Os questionamentos a seguir podem orientar essa avaliação.
1. O perfil dos entrevistados, traçado com base nos dados obtidos na aplicação do questionário, era esperado por vocês ou surpreendeu a turma? Expliquem suas respostas.
2. Como vocês analisaram a contribuição de cada participante para o desenvolvimento dessa atividade?
3. Ao realizar o trabalho em grupo, vocês respeitaram a opinião dos colegas e os prazos e mantiveram o trabalho organizado?
4. Vocês esperam que os membros da comunidade escolar e da comunidade em geral se conscientizem e mudem suas práticas diárias, ampliando o aproveitamento da luz solar?
5. Após a realização da atividade, os seus conhecimentos e a sua opinião mudaram com relação ao que respondeu no bate-papo inicial? Retorne às suas respostas e avalie os conhecimentos que adquiriu com o desenvolvimento deste projeto.
Respostas e instruções nas orientações ao professor.
Lembre-se de que as atividades desenvolvidas até aqui fazem parte apenas do início de um processo de mudança. Para mudarmos nossos hábitos diários em relação ao consumo de energia elétrica, o primeiro passo é reconhecer o que precisa e pode ser melhorado.