Página 278

Projeto em ação

Cuidando do ambiente do bairro

Bate-papo inicial

a) No bairro de sua escola, você já percebeu problemas ambientais, como resíduos sólidos acumulados em terrenos, poluição sonora e áreas extensas sem árvores plantadas? Quais seriam as causas desses problemas?

b) O que você gostaria que melhorasse no bairro onde mora? Justifique sua resposta.

Diversas ações antrópicas podem prejudicar o ambiente e os seres vivos que vivem nele, incluindo o próprio ser humano. Por isso, é importante termos consciência das consequências de cada ação que realizamos em nosso dia a dia, bem como incentivar as pessoas do nosso convívio a refletir sobre suas atitudes com relação à conservação dos ambientes que frequentam. Acerca desse assunto, confira a história em quadrinhos a seguir.

Tirinha com cinco quadrinhos. Apresenta uma menina de cabelos ondulados marrom, vestindo uma camiseta amarela, shorts cor-de-rosa e tênis, segurando uma pasta com um braço e canetas na outra mão; a outra personagem é uma pessoa adulta com cabelos longos amarelos. Q1: a menina está caminhando sobre um chão de terra com muitos resíduos espalhados por ele, como cascas de banana, restos de maçã, um pé de meia, papel, uma lata aberta, uma garrafa e caco de vidro. Ao fundo há indústrias com chaminés liberando uma fumaça escura para o céu. Ela está olhando para poluição no céu. Q2: a menina continua andando por um chão de terra com resíduos e olhando com feição preocupada para o ambiente ao lado, que é gramado e tem diversos tocos de árvore e um passarinho sobre um deles. Q3: a menina está na beira de um rio com feição espantada, olhando para resíduos que estão boiando na água, como um pneu, uma garrafa, uma lata aberta e um peixe. Há pequenas nuvens saindo da água, representando mal cheiro. Q4: a menina, com feição triste, está caminhando por um local gramado com resíduos espalhados, como uma lata aberta, um pedaço de pirulito e o resto de uma maçã. À sua frente, há uma construção com a parede pichada e uma lata cheia de lixo. Q5: a menina está de frente para uma pessoa dentro de uma cabine, com uma placa acima escrito 'Achados e perdidos'. Ela está conversando com a pessoa, e no balão de fala há a imagem de uma paisagem de um rio com um peixe e um pato, árvores e grama ao redor, pássaros no céu, montanhas ao fundo e atrás delas o Sol.

SOUSA, Mauricio de. Mônica, São Paulo, Globo, n. 232, out. 2005. p. 49.

Página 279

Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.

1. Cite os problemas ambientais observados pela personagem Marina na história em quadrinhos.

2. O que o autor quis mostrar no último quadrinho da história?

3. Quais ações individuais ou coletivas podem ser realizadas para reduzir os problemas ambientais observados pela personagem Marina?

Mão na massa

Agora é a sua vez! Você e seus colegas estão convidados a fazer um passeio pelo bairro onde a escola de vocês está localizada. Vocês vão identificar possíveis problemas ambientais presentes nesse local e propor ações para solucioná-los ou amenizá-los. Depois, vão produzir um livro com fotos, ilustrações e texto apresentando essas análises e as propostas elaboradas por vocês. Esse livro deverá ser produzido em duas versões, uma impressa e outra digital, e disponibilizado para os membros da escola e da comunidade do bairro. O objetivo desta atividade é avaliar a conservação do bairro e propor soluções para os possíveis problemas, incentivando as pessoas a refletir sobre a importância das ações individuais e coletivas para a conservação desse e de outros ambientes. Sigam o passo a passo e as orientações do professor.

1º passo Planejamento

Preparação para o trabalho de campo

Antes da visita ao bairro, é importante que esteja claro para você e seus colegas o que deve ser observado ao longo do passeio. Desse modo, definam os problemas que vão investigar e façam uma lista. Vocês podem verificar, por exemplo, se há resíduos sólidos descartados de maneira inadequada em ruas, calçadas e terrenos, se há poluição sonora, se falta arborização no bairro, se há fezes de animais nas vias, entre outros problemas.

Organizem-se em grupos de cinco alunos. Como parte do projeto, elaborem, com o professor do componente curricular de Geografia, um mapa do bairro e dividam-no em setores ou regiões. Para isso, vocês podem acessar em sites da internet uma ferramenta de localização e encontrar o endereço da escola, delimitando as ruas que fazem parte do bairro. Esse mapa poderá ser impresso ou reproduzido em uma cartolina e, com o auxílio do professor de Geografia e o de Matemática, ter a escala e a orientação geográfica incluídos.

Página 280

No dia da coleta de dados, cada região deverá ser visitada por um dos grupos e cada um deles deverá dispor de câmera fotográfica ou celular com esse recurso, assim como folhas de papel avulsas, prancheta e caneta ou um tablet para anotações. Convidem, antecipadamente, um ou dois pais ou responsáveis para acompanhar cada grupo.

2º passo Execução

Dia de observação e coleta de dados

Acompanhados pelos adultos responsáveis e utilizando o mapa do bairro, cada grupo deverá seguir para a região determinada, analisando o ambiente das áreas públicas e verificando pontos positivos e negativos com relação à conservação do ambiente. É importante fotografar cada situação e, em seguida, anotar as observações na folha de papel avulsa ou no tablet.

Questionário após a coleta de dados

Depois de coletarem as informações, reúnam-se e conversem sobre os questionamentos a seguir.

1. Com relação à análise feita no bairro, quais situações mais chamaram a atenção do grupo? Destaquem as ocorrências positivas e as negativas.

2. A respeito das situações negativas, pensem em ações que poderiam contribuir para solucioná-las, amenizá-las ou mudá-las.

3. Vocês identificaram se há ações de conservação sendo desenvolvidas no bairro? Se sim, quais? Quem as desenvolve?

4. Quais consequências os problemas identificados acarretam ao ambiente e à comunidade local? Exemplifique a resposta.

Após responderem aos questionamentos, separem as imagens referentes às situações que mais chamaram a atenção do grupo. Escolham imagens de situações positivas e negativas.

Um integrante do grupo deverá ficar responsável pela impressão dessas imagens. Levem-nas no dia combinado para realizar o próximo passo.

Página 281

Produção do livro

Para essa etapa, cada grupo vai precisar das fotos impressas, das informações anotadas, de folhas de papel A4 cortadas ao meio, cola branca, lápis, lápis de cor e canetas coloridas.

Organizem-se para colar cada foto representando uma situação positiva na metade do papel A4. Depois, escrevam acima da foto uma frase que aborde a importância da situação retratada para a conservação do ambiente ou que incentive as pessoas a realizá-la. Na outra metade do papel A4, escrevam ou façam desenhos que representem os benefícios dessa situação positiva para o ambiente e para a comunidade do bairro.

Esse procedimento deve ser repetido nas situações negativas. Para isso, colem cada foto na metade de papel A4 e, em seguida, escrevam acima da foto uma frase sobre as consequências dessa situação para o ambiente e para a população. Na outra metade do papel, escrevam ou façam desenhos que representem uma ação que evita, ameniza ou soluciona o problema apresentado. Enfatizem a importância da consciência ambiental.

Ao final da atividade, toda a turma deverá se reunir para montar o livro que será organizado em duas partes: uma com imagens e frases que representam as situações positivas identificadas durante a visita ao bairro e outra com imagens e frases que representam as situações negativas, seguidas das sugestões de como amenizá-las ou solucioná-las.

Após juntarem todas as páginas do livro, pensem em um título e, depois, elaborem uma capa criativa. Para compor a contracapa, coletem a assinatura dos alunos envolvidos nessa produção. Por fim, o professor deve encadernar o livro.

Digitalizem o livro impresso para ser disponibilizado de forma digital nas redes sociais da escola ou do bairro. Ou, se preferirem, elaborem o livro diretamente no formato digital, utilizando programas de computador.

3º passo Divulgação

Exposição dos resultados e ação na comunidade

Combinem com o professor um dia para a exposição do livro. Definam a data e organizem um local para expor o livro. Convidem toda a comunidade escolar e a vizinhança do bairro para conhecer os resultados desta atividade.

Durante a exposição

Divulguem o livro e partilhem suas experiências com a comunidade escolar. Expliquem às pessoas que o objetivo do trabalho realizado foi fazer um diagnóstico dos problemas ambientais do bairro e propor soluções e melhorias.

Página 282

Conversem com as pessoas, incentivando-as a expor seus pontos de vista com relação aos resultados e às soluções apontados no trabalho. Aproveitem para discutir sobre outras soluções para os problemas encontrados no bairro, como mutirão de limpeza ou de plantio de mudas de árvores e separação de resíduos sólidos no bairro. Anotem as ideias diferentes das apresentas no livro e elaborem uma lista que pode ser levada posteriormente a uma reunião com os representantes do bairro.

Verifiquem as ações que cabem à comunidade e aquelas que são de responsabilidade das esferas governamentais. Para essas ações, elaborem uma carta para ser enviada pela coordenação da escola ao setor responsável. Incluam nessa carta as imagens dos problemas encontrados e as possíveis soluções sugeridas pela comunidade.

Aproveitem o momento para valorizar as situações positivas identificadas no bairro e incentivar a consciência ambiental na comunidade escolar.

Durante a exposição, façam também o lançamento da versão digital do livro, publicando-o nas redes sociais da escola e da comunidade.

Avaliação

Conversem sobre as facilidades e as dificuldades vivenciadas durante todo o desenvolvimento desse projeto, desde as discussões iniciais até a divulgação do livro. Os questionamentos a seguir podem orientá-los durante essa avaliação. Respondam a eles em uma folha avulsa e entreguem-na ao professor.

1. Qual foi o cenário encontrado no ambiente ao redor da escola? Como você espera encontrá-lo tempos depois da ação realizada?

2. Como foi seu trabalho durante as atividades em grupo? Respeitou a opinião dos colegas? Foi responsável com os prazos e a organização do trabalho? Ajudou algum colega que teve dificuldades?

3. Como foi a percepção da comunidade escolar com relação ao material produzido pela turma? As pessoas se mostraram interessadas pelo assunto abordado?

4. Após esta atividade, o que mudou na sua maneira de pensar sobre a conservação do bairro? Retome suas respostas às questões do bate-papo inicial e verifique se alguma delas mudou.