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CAPÍTULO

7 Tabela periódica

Analise a seguir as imagens de uma mesma tela de computador em datas diferentes.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração da janela de uma pasta de arquivos aberta em um computador. Dentro da janela há 10 arquivos, quatro com ícones de música, três com ícones de vídeo e três com ícones de imagem. Eles estão distribuídos de forma aleatória na pasta.
Representação da tela de um computador em 20 de fevereiro de 2022.
B. Ilustração da janela de uma pasta de arquivos aberta em um computador. Dentro da janela há três subpastas, uma com as miniaturas de três ícones de imagem, a segunda com quatro miniaturas de ícones de música e a terceira com três miniaturas de ícones de vídeo.
Representação da tela de um computador em 20 de março de 2022.

Questão 1. Ícone atividade oral. Quais são os tipos de arquivos que podem ser identificados nas telas dos computadores A e B?

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam vídeos, músicas e imagens.

Questão 2. Ícone atividade oral. Que modificações você verifica na tela B em relação à A? Qual é o objetivo dessa mudança?

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que a tela B está organizada em pastas que contêm tipos específicos de arquivos, e o objetivo da mudança é facilitar a localização dos tipos de arquivos.

Questão 3. Ícone atividade oral. Qual foi o critério usado para organizar os arquivos?

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que os arquivos foram organizados de acordo com o tipo de cada um.

Como você pôde conferir na imagem A, os arquivos no computador estão misturados, sem critério de organização. Nesse modo de distribuição, sempre que fosse necessário procurar um arquivo, demoraria certo tempo para encontrá-lo. Já na imagem B, os arquivos estão organizados em pastas, cada uma agrupando apenas um tipo de arquivo – imagem, vídeo ou música. Essa organização facilita a localização dos arquivos.

Assim, a organização facilita o desenvolvimento de nossas tarefas. Nesse contexto, a fim de facilitar a identificação e a compreensão das propriedades dos mais de 60 elementos químicos descobertos até a metade do século XIX, vários pesquisadores se dedicaram à criação de um método que pudesse organizá-los.

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Vamos conhecer a seguir alguns desses métodos de organização dos elementos químicos.

  • No início do século XIX, o químico inglês John Dalton (1766-1844) listou os elementos químicos de acordo com a massa atômica ( M A ) conhecida na época. No entanto, não obteve sucesso porque os dados estavam imprecisos.
  • Em 1829, o químico alemão Johann Wolfgang Döbereiner (1780-1849) propôs a formação de grupos de três elementos químicos, de acordo com a semelhança de massas atômicas.
  • Em 1864, o químico inglês John Alexander Reina Newlands (1837-1898) ordenou os elementos químicos conhecidos na época em sete grupos dispostos em colunas, seguindo a ordem crescente de massa atômica.
  • Em 1869, o químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907) propôs organizar os 63 elementos químicos até então conhecidos de acordo com sua massa atômica. Enquanto estava preparando seu livro de química inorgânica, Mendeleev deduziu que os elementos químicos tinham propriedades semelhantes.
Fotografia em preto e branco do químico Dmitri Ivanovich Mendeleev, da barriga para cima. Ele tem cabelos até os ombros e barba grande. Ele está vestindo um terno escuro.
Retrato de Dmitri Ivanovich Mendeleev.
Fotografia de uma tabela com um título na parte superior. À esquerda, há duas colunas com números gregos e romanos. Próximo ao título, há uma linha com números gregos. Nas interseções desses números há quadros com letras e números.
Tabela periódica baseada na original de Mendeleev, desenvolvida em 1869.

Em 1913, o físico inglês Henry Gwyn Jeffreys Moseley (1887-1915) propôs a ordenação dos elementos químicos em função de seu número atômico ( Z ) , e não de sua massa atômica, como proposto por Mendeleev. Moseley percebeu que com essa organização os elementos químicos ficavam arranjados de forma mais regular.

Fotografia em preto e branco do físico Henry Gwyn Jeffreys Moseley, da barriga para cima. Ele possui cabelo curto, bigode e está vestindo uma camisa clara, uma gravata escura e um casaco.
Retrato de Henry Gwyn Jeffreys Moseley.

Questão 4. Ícone atividade oral. Contraponha a organização dos elementos químicos feita por Mendeleev à organização feita por Moseley.

Resposta: Mendeleev propôs organizar os elementos químicos com base na massa atômica deles. Já Moseley organizou os elementos químicos com base em seus números atômicos.

Atualmente, a tabela periódica é organizada em ordem crescente do número atômico dos elementos químicos. Nela, há 118 elementos oficialmente reconhecidos pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac). Verifique essa tabela na próxima página. Você poderá consultá-la sempre que for necessário.

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Tabela periódica dos elementos químicos

Com massas atômicas referidas ao isótopo 12 do carbono

  • As massas atômicas com mais de uma casa decimal tiveram seus valores arredondados.
  • Observação: as cores utilizadas nesta tabela não têm significado científico; são apenas recursos visuais pedagógicos.
  • Para elementos que não apresentam átomos estáveis, apresenta-se a massa atômica do isótopo com maior tempo de vida entre colchetes.
Ilustração. Tabela periódica dos elementos químicos, com 18 colunas e 7 linhas. Na parte inferior há uma legenda com cores: em verde-escuro e claro, os metais de transição interna; em azul, os gases nobres; em vermelho, os não metais; e em amarelo, os metais. Na parte inferior esquerda, há um quadrado indicando quais informações estão presentes na tabela, de cima para baixo: número atômico, símbolo, nome e massa atômica. As informações para cada elemento serão apresentadas nessa ordem, iniciando pela cor.  linha 1, coluna 1, em branco: 1, H, hidrogênio, 1,0; coluna 18, em azul: 2, H e, hélio, 4,0;  linha 2, coluna 1, em amarelo: 3, L i, lítio, 6,9; coluna 2, em amarelo: 4, B e, berílio, 9,0; coluna 13, em vermelho: 5, B, boro, 10,8; coluna 14, em vermelho: 6, C, carbono, 12,0; coluna 15, em vermelho: 7, N, nitrogênio, 14,0; coluna 16, em vermelho: 8, O, oxigênio, 16,0; coluna 17, em vermelho: 9, F, flúor, 19,0; coluna 18, em azul: 10, N e, neônio, 20,2;  linha 3, coluna 1, em amarelo: 11, N a, sódio, 23,0; coluna 2, em amarelo: 12, M g, magnésio, 24,3; coluna 13, em amarelo: 13, A l, alumínio, 27,0; coluna 14, em vermelho: 14, S i, silício, 28,1; coluna 15, em vermelho: 15, P, fósforo, 31,0; coluna 16, em vermelho: 16, S, enxofre, 32,1; coluna 17, em vermelho: 17, C l, cloro, 35,5; coluna 18, em azul: 18, A r, argônio, 40,0;   linha 4, coluna 1, em amarelo: 19, K, potássio, 39,1; coluna 2, em amarelo: 20, C a, cálcio, 40,1; coluna 3, em amarelo: 21, S c, escândio, 45,0; coluna 4, em amarelo: 22, T i, titânio, 47,9; coluna 5, em amarelo: 23, V, vanádio, 50,9; coluna 6, em amarelo: 24, C r, crômio, 52,0; coluna 7, em amarelo: 25, M n, manganês, 54,9; coluna 8, em amarelo: 26, F e, ferro, 55,8; coluna 9, em amarelo: 27, C o, cobalto, 58,9; coluna 10, em amarelo: 28, N i, níquel, 58,7; coluna 11, em amarelo: 29, C u, cobre, 63,5; coluna 12, em amarelo: 30, Z n, zinco, 65,4; coluna 13, em amarelo: 31, G a, gálio, 69,7; coluna 14, em

Tabela organizada com informações de:

ATKINS, Peter; JONES, Loretta; LAVERMAN, Leroy. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018.

BROWN, Theodore L. et al. Chemistry: the central science. 15. ed. Expanded edition. Pearson, 2022.

IUPAC COMMISSION ON ISOTOPIC ABUNDANCES AND ATOMIC WEIGHTS. Atomic weights of the elements 2021. Disponível em: https://oeds.link/ZANVkZ. Acesso em: 4 mar. 2022.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. Tabela Periódica dos Elementos. 2022. Disponível em: https://oeds.link/2QCPW4. Acesso em: 4 mar. 2022.

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Estudando a tabela periódica atual

Como estudamos, os elementos químicos estão organizados sequencialmente na tabela periódica em ordem crescente do número atômico. Além dessa organização, os elementos com propriedades químicas e físicas semelhantes, que variam gradualmente, estão ordenados em colunas verticais chamadas grupos. A tabela periódica atual apresenta 18 grupos. Observe a seguir.

Ilustração da tabela periódica. No topo de cada coluna há uma seta vertical apontando para baixo, até o final da coluna.
Representação da tabela periódica dos elementos químicos. As setas verticais indicam os 18 grupos dessa tabela.

Existem tabelas periódicas que dividem os grupos em "A", "B" e "zero". No entanto, a Iupac recomenda numerar os grupos da esquerda para a direita, de 1 a 18.

Alguns grupos, inclusive, recebem nomes especiais. Verifique no quadro a seguir.

Nomes de alguns grupos da tabela periódica
Grupo Nome de grupo
1 metais alcalinos
2 metais alcalinos terrosos
3 a 12 metais de transição
13 grupo do boro
14 grupo do carbono ( C )
15 grupo do nitrogênio ( N )
16 calcogênios
17 halogênios
18 gases nobres

Professor, professora: Os símbolos dos elementos químicos e as fórmulas químicas das substâncias serão apresentadas na primeira ocorrência, por capítulo.

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Para agrupar em colunas os elementos com propriedades químicas e físicas semelhantes, foi necessário formar algumas linhas na tabela periódica. Cada uma delas é chamada período e mantém a organização dos elementos químicos em ordem crescente de número atômico. A tabela periódica atual apresenta sete períodos. Observe a seguir.

Ilustração da tabela periódica. No início de cada linha há uma seta horizontal apontando para direita, até o final da linha.
Representação da tabela periódica dos elementos químicos. As setas horizontais indicam os sete períodos dessa tabela.

O sexto período corresponde à série dos lantanídios, que inicia com o elemento lantânio ( La ) e encerra com o lutécio ( Lu ) . A outra série ocupa o sétimo período e corresponde à dos actinídios, iniciando com o elemento químico actínio ( Ac ) e encerrando com o laurêncio ( Lr ) . Essas duas séries referem-se aos metais de transição interna. Optou-se por essa organização para evitar que a tabela periódica ficasse com linhas extensas.

Questão 5. Ícone atividade oral. Qual é o grupo e o período do elemento químico telúrio ( Te ) ?

Resposta: Grupo 16 (calcogênios) e período 5.

Questão 6. Ícone atividade oral. Qual é o nome e o símbolo do elemento que ocupa o quarto período e o grupo dos metais alcalinos terrosos?

Resposta: Cálcio ( Ca ) .

Na tabela periódica, há também divisões de acordo com algumas propriedades específicas dos elementos. Essa divisão é normalmente indicada por cores distintas, classificando os elementos em metais, não metais e gases nobres.

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Observe a seguir.

Ilustração da tabela periódica com destaque para a legenda que contém informações referentes às cores: em verde-escuro e claro, os metais de transição interna; em azul, os gases nobres; em vermelho, os não metais; e em amarelo, os metais.
Representação da tabela periódica com destaque para as divisões em metais, não metais e gases nobres.

Com exceção do mercúrio ( Hg ) , os metais são sólidos à temperatura ambiente, 25   ° C , e são bons condutores de eletricidade e de calor. Eles também são dúcteis, ou seja, podem ser moldados em fios. Por isso, podem formar liga metálica com outras substâncias e ser transformados em lâminas. Outra propriedade dos metais é a tendência que eles têm a de ceder elétrons, formando cátions.

Por causa dessas características, os metais são usados em diversas finalidades. O ferro ( Fe ) e o alumínio ( A l ) , por exemplo, são frequentemente utilizados na fabricação de peças de automóveis, pois são maleáveis e apresentam baixo custo em relação a outros metais.

Os elementos químicos que não têm as propriedades dos metais são classificados como não metais. Tanto a aparência quanto os estados físicos deles são variados. Por exemplo, à temperatura ambiente, o carbono encontra-se no estado sólido, o bromo ( Br ) , no estado líquido e o cloro ( C l ) , no estado gasoso.
Os não metais não são bons condutores de corrente elétrica nem de calor. Além disso, têm a tendência de receber elétrons, formando ânions.

Os gases nobres são elementos químicos que se caracterizam por serem pouco reativos, ou seja, não reagem facilmente com outros elementos químicos. A maioria deles é encontrada em pequenas concentrações na atmosfera, sendo o argônio ( Ar ) o mais abundante.

O hidrogênio ( H ) apresenta propriedades distintas e não se enquadra em outros grupos da tabela periódica. Ele se encontra no grupo dos metais alcalinos por apresentar um elétron em sua última camada, de forma semelhante aos elementos desse grupo. No entanto, não pertence a esse grupo.

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Utilizando a tabela periódica

A tabela periódica é uma ferramenta que oferece diversas informações sobre os elementos químicos. A seguir, vamos aprender como identificar essas informações.

Além da disposição dos elementos químicos, a tabela periódica padroniza a nomenclatura deles. O símbolo que designa cada elemento químico é escrito com a primeira letra maiúscula. Se houver segunda letra, ela deverá ser sempre minúscula.

Os quadros da tabela periódica apresentam diversas informações sobre os elementos químicos. Confira a seguir a disposição padronizada dessas informações por meio da representação do elemento químico berílio (Be) .

A. Ilustração da tabela periódica.
B. Ilustração do quadro referente ao elemento química berílio, da tabela periódica. Ele tem a cor amarela, e no topo, há o número 4 com a indicação: número atômico. Abaixo, as letras B e, com a indicação: símbolo do elemento químico. Abaixo, está escrito berílio, com a seguinte indicação: nome do elemento químico. Abaixo, o número 9,0, com a indicação; massa atômica.
Representação da tabela periódica dos elementos químicos (imagem A), com destaque na disposição das informações do elemento químico berílio (imagem B).

Questão 7. Consulte a tabela periódica e escreva em seu caderno o símbolo, o número atômico e a massa atômica dos elementos químicos sódio e kriptônio.

Resposta: Para o sódio: Na ; Z = 1 1 ; M A = 23   u . Para o kriptônio: Kr ; Z = 3 6 ; M A = 83 , 80   u .

Questão 8. Ícone atividade oral. Vire-se para um colega e conversem sobre as principais dificuldades e facilidades que tiveram ao consultar a tabela periódica.

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levar os alunos a fazer uma autoavaliação sobre o uso da tabela periódica, relatar a sua vivência com relação à utilização desse recurso e escutar o relato do colega, de maneira empática.

Sugestões complementares

No site Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (Labi), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), você encontra uma tabela periódica virtual com informações a respeito da descoberta de cada elemento químico e de suas principais propriedades e aplicações. Além disso, é possível acessar jogos digitais sobre a tabela e seus elementos químicos.

Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico. Disponível em: https://oeds.link/UDfY9k. Acesso em: 13 abr. 2022.

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O papel das cientistas na descoberta de elementos químicos

Ao organizar os elementos químicos na tabela periódica, Mendeleev acreditava que novos elementos químicos ainda poderiam ser descobertos pelos cientistas.

Essa previsão de Mendeleev foi confirmada ao longo dos anos por meio de estudos realizados por vários cientistas. A descoberta de alguns desses elementos químicos teve a participação de muitas cientistas mulheres. Confira a seguir.

A física polonesa Marie Curie (1867-1934), apresentada na imagem A, e seu marido, o físico francês Pierre Curie (1859-1906), descobriram o polônio ( Po ) e o rádio ( Ra ) , em 1898.

A física nuclear canadense Harriet Brooks (1876-1933) e seu orientador, o físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937), descobriram o radônio ( Rn ) , em 1901.

A física austríaca Lise Meitner (1878-1968) e o químico alemão Otto Hahn (1879-1968) descobriram o protactínio ( Pa ) , em 1918.

A química alemã Ida Noddack (1896-1978) e seu marido, o químico alemão Walter Noddack (1893-1960), descobriram o elemento químico rênio ( Re ) , em 1925.

A química francesa Marguerite Perey (1909-1975), apresentada na imagem B, descobriu o frâncio ( Fr ) .

A química nuclear estadunidense Darleane Hoffman (1926 -) e um grupo de pesquisadores descobriram o seabórgio ( Sg ) , em 1974.

A química nuclear estadunidense Clarice Phelps, apresentada na imagem C, participou da descoberta do tennesso ( Ts ) , em 2010.

A química nuclear estadunidense Dawn Shaughnessy liderou a equipe de cientistas que descobriu e confirmou a existência do livermório ( Lv ) , do nihônio ( Nh ) , do fleróvio ( F l ) , do tennesso e do oganessônio ( Og ) .

A. Fotografia em preto e branco da física Marie Curie, em pé em seu laboratório. Ela possui cabelo curto e está vestindo um vestido longo escuro. Ela está em frente a um objeto alto e retangular com hastes. Ao fundo, há uma mesa com objetos em cima.
Retrato de Marie Curie em seu laboratório, em 1912.
B. Fotografia em preto e branco da química Marguerite Perey, da barriga para cima. Ela possui cabelo curto e está vestindo uma camisa clara e um paletó escuro.
Retrato de Marguerite Perey.
C. Fotografia da química Clarice Phelps. Ela possui cabelo curto e está usando óculos de proteção, jaleco branco e luvas azuis. Está em frente a uma estrutura com vidro de proteção, com as mãos passando por debaixo do vidro e segurando um objeto arredondado com um tubo na parte superior.
Clarice Phelps realizando experimentos em um laboratório.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. A tabela periódica atual apresenta um total de quantos grupos e quantos períodos?

Resposta: A tabela periódica atual apresenta um total de 18 grupos e 7 períodos.

2. Mendeleev sugeriu uma organização para os elementos químicos em 1869. Com suas palavras, descreva como ela era e como se encontra atualmente.

Resposta: Em 1869, Mendeleev propôs uma organização dos elementos químicos com base em sua massa atômica. No entanto, em 1913, Moseley propôs outra forma de organização, agora com base no número atômico dos elementos químicos. Essa organização se mantém na tabela periódica atual: ordem crescente do número atômico.

3. Se um elemento hipotético X for considerado isótopo do rubídio ( R b ) , quantos prótons ele apresentará? Consulte a tabela periódica.

Resposta: Ser isótopo de um elemento químico significa apresentar o mesmo número de prótons que ele. O rubídio ( R b ) apresenta número atômico 37; portanto, ele tem 37 prótons. Nesse caso, o elemento hipotético X deve apresentar 37 prótons.

4. Utilizando a tabela periódica, identifique o nome do grupo ao qual pertence cada um dos elementos químicos que formam os compostos a seguir.

a) Sulfato de bário ( B a S O 4 ) : composto utilizado como contraste em radiografias.

Resposta: Ba – metais alcalinos terrosos; S – calcogênios; O – calcogênios.

b) Fluoreto de sódio ( NaF ) : composto utilizado na prevenção de cáries.

Resposta: Na – metais alcalinos; F – halogênios.

c) Bromato de potássio ( KBrO ) : era muito utilizado na panificação, mas atualmente está proibido porque libera compostos carcinogênicos.

Resposta: K – metais alcalinos; Br – halogênios; O – calcogênios.

d) Ácido clorídrico ( HC l ) : utilizado nas indústrias e também faz parte do suco gástrico.

Resposta: H – não se enquadra em grupo; C l – halogênios.

5. O mercúrio era muito utilizado na fabricação de termômetros. No entanto, a partir de 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu sua fabricação e comercialização, bem como seu uso em serviços de saúde. Atualmente, são utilizados termômetros de álcool ou digitais.

Fotografia de um termômetro. Ele possui formato cilíndrico, com uma extremidade mais fina, de coloração prateada. Na parte interna há uma região estreita que se inicia na porção prateada em vai em direção à outra extremidade do termômetro. Essa região está parcialmente preenchida na cor cinza. Também há uma escala de temperatura na parte interna.
Termômetro de mercúrio.

Identifique a alternativa correta a respeito do elemento químico mercúrio.

a) O mercúrio é um não metal.

b) O mercúrio pertence ao grupo 15 e ao quarto período da tabela periódica.

c) O símbolo químico desse elemento químico é Mc .

d) O mercúrio é sólido em temperatura ambiente.

e) O número atômico do mercúrio é 80.

Resposta: Alternativa e.

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6. O nêonio ( Ne ) é um elemento químico utilizado em letreiros luminosos. Ao ser percorrido por correntes elétricas, ele emite luz na cor laranja.

Fotografia de um letreiro luminoso com a palavra 'PIZZA' brilhando, em vermelho.
Letreiro de uma pizzaria.

Identifique a alternativa correta a respeito da posição do elemento químico neônio na tabela periódica.

a) Sexto período, grupo 15.

b) Segundo período, grupo 18.

c) Sétimo período, grupo 16.

d) Sexto período, grupo 6.

e) Terceiro período, grupo 14.

Resposta: Alternativa b.

7. Considere os elementos químicos hipotéticos a seguir.

A 2 0 4 0 - sólido à temperatura ambiente e com brilho.

B 2 3 3 5 - gasoso à temperatura ambiente e não conduz eletricidade.

C 3 0 4 5 - sólido à temperatura ambiente e bom condutor de calor.

D 3 2 4 8 - líquido à temperatura ambiente e bom condutor de calor.

E 2 6 3 1 - sólido à temperatura ambiente e não conduz calor nem eletricidade.

F 2 9 5 1 - líquido à temperatura ambiente e não conduz calor nem eletricidade.

G 2 4 3 7 - sólido à temperatura ambiente e bom condutor de eletricidade.

Imagine que a tabela periódica ainda não tenha sido inventada e você precise criar uma maneira de classificar os elementos químicos hipotéticos apresentados.

No caderno, organize esses elementos químicos de acordo com critérios específicos. Depois apresente aos seus colegas, comparando suas classificações.

Resposta: Os alunos podem escolher critérios como número atômico, massa atômica ou as propriedades dos elementos.

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Ligações químicas

Observe a foto a seguir.

Fotografia de uma praia. Local com muita areia e o mar ao fundo. Acima, há várias nuvens e o céu azul.
Praia do Buraquinho, no município de Camaçari, BA, em 2022.

Quando analisamos a imagem de uma praia, percebemos que há elementos químicos em toda parte desse ambiente.

O ar atmosférico é uma mistura de gases composta principalmente de gás nitrogênio ( N 2 ) , gás oxigênio ( O 2 ) , argônio e gás carbônico ( CO 2 ) . A água do mar também é uma mistura, composta principalmente de água ( H 2 O ) e cloreto de sódio ( NaC l ) . Já a areia é uma mistura composta basicamente de dióxido de silício ( SiO 2 ) .

Questão 9. Ícone atividade oral. Quais elementos químicos compõem o gás carbônico, o cloreto de sódio e o dióxido de silício?

Resposta: O gás carbônico é formado por carbono e oxigênio; o cloreto de sódio, por sódio e cloro; o dióxido de silício, por silício e oxigênio.

Assim como o ar atmosférico, a água do mar e a areia, a maioria das substâncias encontradas na Terra é composta de mais de um elemento químico. Para formar essas substâncias, os átomos de um elemento químico se unem a outros.

Por exemplo, cada molécula de água é formada pela combinação dos elementos químicos oxigênio ( O ) e hidrogênio ( H ) , em uma proporção de dois átomos de hidrogênio para cada átomo de oxigênio. Essa combinação é possível por causa da capacidade que os elementos químicos têm de realizar ligações químicas.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Uma esfera vermelha, com a seguinte indicação: oxigênio. Grudada a ela, duas esferas cinzas com a seguinte indicação: hidrogênios. As esferas cinzas estão levemente separadas uma da outra.
Representação de uma molécula de água.

Fonte de pesquisa: BROWN, Theodore L. et al. Química: a ciência central. Tradução: Eloiza Lopes, Tiago Jonas e Sonia Midori Yamamoto. 13. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. p. 58.

Os elétrons situados no último nível energético dos átomos ligam-se uns aos outros e são denominados elétrons de valência. As ligações químicas ocorrem até que os átomos fiquem estáveis. Isso ocorre quando eles têm oito elétrons na camada de valência.

Assim, as ligações químicas ocorrem entre os átomos e criam os diversos compostos, tanto naturais quanto sintéticos.

Vamos estudar a seguir como ocorrem os três tipos de ligações químicas: a iônica, a covalente e a metálica.

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Ligação iônica

Alguns elementos químicos têm a tendência de ceder seus elétrons de valência mais facilmente; outros, de receber elétrons.

O átomo que cede elétrons se torna um cátion, pois passa a ser eletricamente positivo. Já o que recebe elétrons se torna um ânion, ficando eletricamente negativo.

Representação com elementos não proporcionais entre si e sem proporção de distância. Cores-fantasia.

Ilustração. Existem 14 esferas verdes com sinal negativo, representando os átomos de cloro, que formam um cubo. Há uma esfera em cada vértice e no centro de cada face. Entre cada esfera verde há uma esfera roxa com um sinal de mais, representando os átomos de sódio. Há linhas pretas ligando as esferas verdes às esferas roxas mais próximas.

Representação simplificada da estrutura do cloreto de sódio. Nessa imagem, as barras representam as ligações iônicas entre os átomos.

Fonte de pesquisa: RUSSELL, John B. Química geral. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1994. v. 1. p. 344.

Na ligação iônica do cloreto de sódio, por exemplo, o cloro recebe um elétron e o sódio ( Na ) cede um elétron.

Os dois íons formados interagem por causa das forças de atração de cargas, gerando uma ligação iônica. Geralmente esse tipo de ligação ocorre entre metais e não metais ou entre metais e hidrogênio.

Em geral, os compostos iônicos são sólidos à temperatura ambiente, estado físico em que são maus condutores elétricos. Do contrário, quando estão dissolvidos em água ou fundidos, apresentam boa condutividade elétrica.

Ligação covalente

Na ligação covalente, os átomos competem igualmente pelos elétrons de valência. Dessa forma, os elétrons são compartilhados entre os átomos. Geralmente esse tipo de ligação existe entre não metais ou entre não metais e hidrogênio.

Após a ligação covalente se estabelecer, a estrutura que se forma é chamada molécula. As substâncias moleculares podem se encontrar nos estados físicos sólido, líquido e gasoso, em temperatura ambiente, e são maus condutores elétricos.

As moléculas de água e de gás oxigênio, por exemplo, são formadas por ligação covalente. Portanto, há compartilhamento de elétrons entre os átomos constituintes delas.

Representação com elementos não proporcionais entre si e sem proporção de distância. Cores-fantasia.

Ilustração da estrutura de dois átomos lado a lado. No centro de cada átomo há um aglomerado de esferas rosas e azuis. Ao redor de cada aglomerado há duas camadas circulares com bolinhas amarelas, os elétrons. Na primeira camada de cada átomo, há 2 elétrons, e na segunda, 6 elétrons. Os átomos estão próximos, e uma parte da segunda camada circular deles se sobrepõe, de forma que 2 elétrons da segunda camada de cada átomo fiquem próximos. Esses elétrons estão indicados como elétrons compartilhados.
Representação simplificada do compartilhamento de elétrons entre os átomos de oxigênio em uma molécula de gás oxigênio.

Fonte de pesquisa: COVALENT bonds. Brooklyn College. Disponível em: https://oeds.link/t9NaPi. Acesso em: 27 fev. 2022.

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Ligação metálica

A ligação metálica ocorre apenas entre metais. Os átomos dos metais apresentam os elétrons de sua camada de valência parcialmente livres para se movimentar, de acordo com o modelo chamado "mar de elétrons". A força de atração entre os núcleos dos átomos e o "mar de elétrons" é o que mantém os átomos dos metais unidos, formando a ligação metálica.

Observe o exemplo a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si e sem proporção de distância. Cores-fantasia.

Ilustração. Há diversas esferas alaranjadas enfileiradas umas ao lado das outras. Elas estão representadas com um sinal positivo no centro e há a seguinte indicação nelas: cátions metálicos. Entre as esferas alaranjadas há pequenas esferas amarelas, representadas com um sinal negativo no centro. Elas estão indicadas como elétrons parcialmente livres.
Representação simplificada do modelo de ligações metálicas.

Fonte de pesquisa: BROWN, Theodore L. et al. Química: a ciência central. Tradução: Eloiza Lopes, Tiago Jonas e Sonia Midori Yamamoto. 13. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. p. 521.

Neste modelo de ligação metálica, note que os cátions metálicos estão mergulhados no "mar de elétrons". Os elétrons estão livres para se movimentar entre os cátions metálicos, gerando estabilidade e organização entre esses cátions.

O tipo de ligação química entre os átomos explica por que os metais apresentam boa condutividade elétrica e térmica, no estado sólido e no estado líquido. O movimento dos elétrons livres auxilia na condução de calor e de energia elétrica.

Ligas metálicas

Grande parte dos objetos metálicos que utilizamos no dia a dia não é feita de apenas um metal, e sim de uma mistura homogênea formada por mais de um elemento químico, com propriedades características dos metais. Essas misturas são chamadas ligas metálicas e são obtidas com base em ligações químicas.

Geralmente o ser humano cria ligas metálicas para obter algumas características específicas de que necessita para determinados materiais, por exemplo, maior durabilidade, menor massa e maior resistência a altas temperaturas.

O aço é uma liga metálica formada por ferro e carbono. Ele é utilizado para fabricar a carroceria de muitos automóveis, por ser mais duro e resistente que o ferro puro.

Fotografia. Um carro parado ao lado de uma calçada. No seu para-lama há a seguinte indicação: aço. Na parte metálica envolta pelo pneu há a seguinte indicação: roda de liga leve.
Automóvel em Belarus, Europa, em 2019.

As rodas de liga leve dos automóveis geralmente são compostas por uma liga de alumínio, silício ( Si ) , magnésio ( Mg ) , titânio ( Ti ) e estrôncio ( Sr ) , entre outros metais. Essa combinação oferece menor massa e maior resistência e maleabilidade ao material.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Analise as substâncias químicas a seguir e escreva no caderno qual tipo de ligação química elas realizam, justificando sua resposta. Para fazer essa atividade, consulte a tabela periódica.

a) Dióxido de carbono ( CO 2 ) .

Resposta: Ligação covalente, pois ocorre entre não metais ( C  e  O ) .

b) Ácido sulfúrico ( H 2 SO 4 ) .

Resposta: Ligação covalente, pois ocorre entre não metais ( S  e  O ) e o hidrogênio.

c) Prata ( Ag ) .

Resposta: Ligação metálica, pois ocorre entre metais ( A g ) .

d) Hidreto de sódio ( NaH ) .

Resposta: Ligação iônica, pois ocorre entre metais ( N a ) e o hidrogênio.

e) Brometo de potássio ( KBr ) .

Resposta: Ligação iônica, pois ocorre entre metais ( K ) e não metais ( B r ) .

2. Julgue as afirmativas a seguir em verdadeiras ou falsas, corrigindo as falsas em seu caderno.

a) O composto químico H 2 S , chamado ácido sulfídrico, é formado pela ligação metálica entre seus átomos.

Resposta: Falsa. O composto químico H 2 S , chamado ácido sulfídrico, é formado pela ligação covalente entre seus átomos.

b) As ligações químicas entre os átomos do composto ( AgBr ) são ligações metálicas.

Resposta: Falsa. As ligações entre os átomos do composto ( AgBr ) são ligações iônicas.

c) As ligações químicas no composto ( CaC l 2 ) são do tipo iônicas.

Resposta: Verdadeira.

3. Analise a distribuição eletrônica dos elementos químicos a seguir. Em seguida, indique, em seu caderno, qual(is) deve(m) perder e qual(is) deve(m) ganhar elétrons para se tornar(em) estável(eis).

a) Co 2 7

Distribuição eletrônica de alguns elementos químicos
K L M N
2 8 15 2

Resposta: Deve perder 2 elétrons.

b) K 1 9

Distribuição eletrônica de alguns elementos químicos
K L M N
2 8 8 1

Resposta: Deve perder 1 elétron.

c) O 8

Distribuição eletrônica de alguns elementos químicos
K L
2 6

Resposta: Deve ganhar 2 elétrons.

d) I 53

Distribuição eletrônica de alguns elementos químicos
K L M N O
2 8 18 18 7

Resposta: Deve ganhar 1 elétron.