Página 274
O que eu aprendi?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Pedro realizou dois experimentos na aula de Ciências. Leia a seguir algumas considerações que ele fez a respeito deles.
Experimento 1. Ao fornecer energia térmica gradualmente a um cubo de parafina, ele passa do estado físico sólido para o líquido. Se pudéssemos ver suas partículas a olho nu, no estado físico sólido, essas partículas de parafina estariam mais distantes entre si do que no estado físico líquido.
Experimento 2. Ao queimar 100 gramas de madeira, obtemos cinzas em um peso inferior ao inicial. Isso ocorre porque parte da massa é liberada na forma de vapor de água, gases e fuligem, por exemplo.
a) Durante suas considerações, Pedro cometeu alguns equívocos e anotou algumas informações de forma incorreta. Identifique essas informações e as reescreva, corrigindo-as.
2. As frases a seguir estão relacionadas ao conceito de ondas. Reescreva-as em uma folha de papel avulsa substituindo os símbolos pelas palavras adequadas a seguir.
ondas eletromagnéticas
ondas de rádio
ondas mecânicas
ondas sonoras
a) As se propagam em um meio material. As são exemplo desse tipo de onda.
b) As não necessitam de meio material e podem se propagar no vácuo. As são exemplo desse tipo de onda e revolucionaram o modo de a sociedade se comunicar, pois o rádio, a televisão e a internet móvel utilizam essa faixa de onda.
3. Em uma folha de papel avulsa, represente por meio de desenhos os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr, identificando as estruturas presentes nesses modelos.
Depois, compare-os e elabore uma conclusão a respeito do desenvolvimento dos conhecimentos sobre átomos ao longo da história da ciência.
Versão adaptada acessível
3. Cite as principais características dos modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr, identificando as estruturas presentes nesses modelos. Em seguida, elabore uma conclusão a respeito do desenvolvimento dos conhecimentos sobre átomos ao longo da história da ciência.
Resposta: Espera-se que os alunos evidenciem nos modelos as seguintes características: modelo de Dalton – esfera maciça; modelo de Thomson – esfera maciça carregada positivamente com algumas partículas com cargas negativas imersas; modelo de Rutherford – átomo formado por um pequeno núcleo com prótons, ao redor do qual há espaços vazios onde elétrons se movimentam; modelo de Rutherford-Bohr – núcleo central e, ao redor, elétrons distribuídos em níveis de energia. Ao final, espera-se que os alunos abordem em suas conclusões que os conhecimentos sobre átomos foram modificados e complementados ao longo do tempo, de modo que o modelo atômico aceito atualmente é resultado de uma construção coletiva de diversos cientistas.
4. De acordo com o que você estudou acerca da radiação eletromagnética, escreva um parágrafo em uma folha de papel avulsa explicando a importância dos avanços tecnológicos na aplicação das radiações na Medicina diagnóstica e no tratamento de doenças. Contextualize sua explicação citando exemplos de aparelhos e técnicas que utilizam radiação eletromagnética.
Respostas nas orientações ao professor.
Página 275
5. As informações a seguir se referem à transmissão de características aos descendentes. Relacione os termos da coluna da esquerda aos seus respectivos conceitos, apresentados na coluna da direita. Para isso, forme pares de letras e números romanos.
A.
Hereditariedade.
B.
Gameta.
C.
DNA.
D.
Fecundação.
E.
Zigoto.
I. Molécula que armazena informações genéticas de um indivíduo.
II. União do gameta masculino com o feminino, formando o zigoto.
III. Transmissão de características determinadas geneticamente de uma geração à outra.
IV. Célula reprodutora que carrega informações genéticas do progenitor para a prole.
V. Célula resultante da fecundação, que contém as informações genéticas dos progenitores e que dá origem ao novo indivíduo.
6. Em seres humanos, a capacidade de enrolar ou não a língua é condicionada por um gene. O alelo D está relacionado à capacidade do indivíduo de enrolar a língua. Já o alelo d, à incapacidade de enrolá-la. A respeito disso, responda às questões a seguir.
a) Qual é o fenótipo dominante e qual é o fenótipo recessivo?
b) Identifique os gametas produzidos por indivíduos portadores dos genótipos apresentados a seguir.
DD
Dd
dd
c) Considere o cruzamento entre um homem e uma mulher, ambos heterozigotos para a capacidade de enrolar a língua. Qual é a proporção genotípica e fenotípica esperada para a prole, desconsiderando o sexo dos descendentes?
7. Identifique a categoria de unidade de conservação – Uso Sustentável ou de Proteção Integral – a que se refere a descrição a seguir.
a) Visa à preservação dos ambientes naturais, sendo proibida a ocupação humana e permitido apenas o uso indireto de seus recursos, como para pesquisas científicas. Exemplo: Estação ecológica e Reserva biológica.
Respostas nas orientações ao professor.
Página 276
8. O tamanduá-bandeira é um mamífero que se alimenta de cupins e formigas. Ele tem algumas características que favorecem esse tipo de alimentação, como a língua comprida, que o ajuda a capturar suas presas dentro de formigueiros ou cupinzeiros.
Tamanduá-bandeira: pode atingir aproximadamente de comprimento.
a) Elabore uma possível explicação para a língua comprida do tamanduá-bandeira com base na teoria de Lamarck.
b) Elabore uma possível explicação para a língua comprida do tamanduá-bandeira com base na teoria de Darwin e Wallace.
9. A maioria dos gafanhotos que encontramos na natureza tem coloração verde. Porém, existem alguns com outras colorações, como cor-de-rosa, resultado de uma alteração em um gene relacionado a essa característica. O primeiro gafanhoto cor-de-rosa foi encontrado em 1887, e, desde então, alguns indivíduos com essa coloração têm sido vistos nos ambientes, mas sempre em número muito inferior em relação aos verdes.
Gafanhoto: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Em uma folha de papel avulsa, elabore um esquema com textos e imagens com uma possível explicação para a predominância de gafanhotos verdes no ambiente em relação aos cor-de-rosa. Essa explicação deve ser baseada na teoria da seleção natural.
10. Pense no bairro onde você mora. Elabore uma lista propondo iniciativas individuais e coletivas que auxiliem você e os demais moradores dele a ter um consumo consciente e a atuar na conservação do bairro onde vivem.
Respostas nas orientações ao professor.
Página 277
11. Copie as frases a seguir em uma folha de papel avulsa e identifique a qual componente do Universo elas se referem.
a) É formado pela estrela Sol e mais oito planetas, além de planetas-anões, satélites naturais, asteroides, meteoroides e cometas.
b) São caracterizados por ter grande quantidade de rochas em sua superfície, ser de tamanhos menores e apresentar menor densidade em relação a outros planetas. Exemplos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
c) São constituídos principalmente de gases, são maiores que os demais planetas e têm muitos satélites naturais e anéis. Exemplos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
d) São corpos luminosos, com temperaturas muito elevadas. Em seu interior, ocorrem reações que liberam grande quantidade de energia.
12. Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração quando se avalia a possibilidade de existência de vida além da Terra. Em uma folha de papel avulsa, escreva um parágrafo acerca desse assunto utilizando todas as palavras apresentadas a seguir.
temperatura
água no estado líquido
zona habitável
atmosfera
estrela
13. Para comemorar a formatura do 9º ano, foi organizada uma festa com o tema luzes e cores. Nela, a pista de dança foi equipada com canhões de luzes nas cores vermelha, verde e azul. Os alunos combinaram de usar roupas brancas no evento.
Sabendo disso, copie as afirmativas a seguir em uma folha de papel avulsa, substituindo os símbolos pelas palavras adequadas entre parênteses.
a) Ana estava no centro da pista de dança e foi iluminada com uma sobreposição das três cores de luz. Por isso, sua roupa foi vista na cor (branca/preta).
b) Rafael e Lia rodopiaram pela pista, e a luz vermelha iluminou suas roupas. Nesse momento, as roupas de ambos foram vistas na cor (branca/vermelha).
c) Um funcionário do buffet com terno preto passou por um local iluminado com as luzes verde e azul. Nesse momento, o terno dele foi avistado na coloração (preta/verde).
Respostas nas orientações ao professor.