Página 12

O que eu já sei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Analise a imagem a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si e sem proporção de distância entre os astros. Cores-fantasia.

Ilustração do Sistema Solar. À esquerda, há a metade de uma grande esfera de coloração vermelha alaranjada. À sua direita, envolvendo a grande esfera alaranjada, há 8 arcos com uma esfera menor em cada um deles. As esferas têm cores e tamanhos diferentes: no primeiro arco a partir da grande esfera alaranjada, há uma esfera pequena de coloração cinza; no segundo, uma esfera de tamanho médio com tonalidade amarronzada e manchas amarelas; no terceiro, uma esfera de tamanho médio, com cor azulada e áreas em amarelo, verde e branco; no quarto, uma esfera de tamanho médio de cor amarronzada; na quinta, uma esfera grande, com tonalidades amarelas e listras de cor marrom; no sexto, uma esfera grande de cor amarelada com um disco em volta; no sétimo, uma esfera de tamanho grande de cor azul clara; e no oitavo e último arco, uma esfera grande de cor azul.
Representação de parte do Sistema Solar e alguns de seus astros.

Fonte de pesquisa: NASA. Photojournal Home Page Graphic 2009 (Artist Concept). 7 jul. 2009. Disponível em: https://oeds.link/VyBBfX. Acesso em: 11 maio 2022.

Reproduza o quadro a seguir em uma folha de papel avulsa. Com base na imagem e em seus conhecimentos prévios, complete-o com as características e exemplos dos astros citados.

Características e exemplos de alguns astros do Sistema Solar

Astro do Sistema Solar

Característica(s)

Exemplo(s)

Estrela

Planeta

Satélite natural

Respostas: Estrela (característica) - tem luz própria; estrela (exemplo) – Sol; planeta (característica) - não apresenta luz própria e realiza órbita ao redor de uma estrela; planeta (exemplo) – Terra, Marte, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno; satélite natural (característica) - não apresenta luz própria e realiza órbita ao redor de um planeta; satélite natural (exemplo) – Lua.

2. Leia o trecho de reportagem a seguir.

Além da Lua: onde mais há água no universo
A Nasa anunciou a descoberta de água na Lua, mas o astro não é o primeiro do Sistema Solar além da Terra a ter água
[…]
Pelo menos desde 2006, há evidências de água em estado líquido em Encélado, uma das luas do planeta Saturno. […] Em 2019, outro estudo da Nasa fala sobre Encélado ter um oceano sob sua superfície gelada.
[...]

AGRELA, Lucas. Além da Lua: onde mais há água no universo. Exame, 26 out. 2020. Ciência. Disponível em: https://oeds.link/hdi34N. Acesso em: 9 maio 2022.

a) De acordo com o trecho de reportagem, há evidência de água em estado líquido em outro astro, além da Terra, por que essa descoberta é importante?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que a água no estado líquido é essencial para a vida como a conhecemos. Assim, a presença de água pode ser um indicativo de vida, no caso, fora da Terra.

Página 13

b) Diversas pesquisas têm sido desenvolvidas com o objetivo de verificar a viabilidade de o ser humano colonizar outro planeta que não seja a Terra. De acordo com seus conhecimentos sobre a Terra e os seres vivos, faça uma lista com características que um possível planeta candidato a essa colonização deve ter.

Resposta nas orientações ao professor.

3. Analise as imagens a seguir.

Imagens não proporcionais entre si.

A. Fotografia de um recipiente redondo com cubos de gelo empilhados.
Tigela com cubos de gelo.
B. Fotografia de um copo de vidro transparente com água.
Copo com água.
C. Fotografia de uma chaleira sobre a chama de uma boca fogão, e uma névoa branca saindo do bico lateral.
Chaleira liberando vapor de água no ambiente.

a) Copie as afirmativas a seguir em uma folha de papel avulsa, substituindo os e pelas palavras adequadas entre parênteses.

I ) A água no estado físico (sólido/líquido/gasoso) se caracteriza por não apresentar volume nem formato definidos, como mostrado na imagem (A/B/C).

Resposta: gasoso; C.

II ) A água no estado físico (sólido/líquido/gasoso) se caracteriza por ter volume definido. No entanto, nesse estado, a água pode adquirir o formato do recipiente que a contém, como mostrado na imagem (A/B/C).

Resposta: líquido; B.

III ) A água no estado (sólido/líquido/gasoso) se caracteriza por ter volume e forma definidos, como mostrado na imagem (A/B/C).

Resposta: sólido; A.

b) Explique como é possível a água mudar de um estado físico para outro.

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que as mudanças de estado físico da água são possíveis por meio do ganho ou da perda de calor para o ambiente, pois isso interfere no grau de agitação das moléculas e na ligação entre elas.

4. A fim de produzir pão, foram misturados os seguintes ingredientes: fermento, farinha, água, óleo, sal e açúcar. Após misturá-los, formou-se uma massa, que foi colocada na forma de pão e mantida em repouso por 3 horas. Após esse tempo, a massa havia crescido e o pão, aumentado de tamanho. A massa foi, então, colocada no forno para assar. Ao final, obteve-se um pão delicioso e fofinho.

Página 14

a) Explique com suas palavras se a situação descrita anteriormente envolve transformação física ou química.

Resposta nas orientações ao professor.

b) Liste os reagentes da transformação que você citou no item a.

Resposta: fermento, farinha, água, óleo, sal e açúcar.

5. Copie a frase em uma folha de papel avulsa, completando-a corretamente. Para isso, substitua os símbolos pelas palavras adequadas apresentadas a seguir.

ovócito

espermatozoide

zigoto

fecundação

genéticas

a) Durante a , o gameta masculino, chamado , une-se ao gameta feminino, chamado , para formar um novo ser humano. Esse ser humano em formação apresenta características tanto do pai quanto da mãe. Isso ocorre porque ele se desenvolve a partir do , que contém as informações dos pais.

Durante a fecundação, o gameta masculino, chamado espermatozoide, une-se ao gameta feminino, chamado ovócito, para formar um novo ser humano. Esse ser humano em formação apresenta características tanto do pai quanto da mãe. Isso ocorre porque ele se desenvolve a partir do zigoto, que contém as informações genéticas dos pais.

6. O diagrama a seguir apresenta as cores primárias e secundárias da luz.

Ilustração de três círculos com as cores verde, vermelho e azul, com pedaços deles sobrepostos. A porção sobreposta do verde com o vermelho forma a cor amarela; a porção sobreposta do vermelho com o azul forma a cor magenta; a porção sobreposta do azul com o verde forma a cor ciano. No centro da figura, há uma região em que as três cores, verde, vermelho e azul se sobrepõem, formando a cor branca.
Diagrama representando as cores primárias e secundárias da luz.

Fonte de pesquisa: GRUPO BACCAN DE QUÍMICA ANALÍTICA. Teoria física sobre a luz, a cor e a visão. Disponível em: https://oeds.link/lI7lrO. Acesso em: 11 maio 2022.

a) De acordo com o diagrama, quais cores da luz são primárias e quais são secundárias? Justifique sua resposta.

Resposta nas orientações ao professor.

b) Reescreva as sentenças a seguir substituindo os símbolos pela cor da luz correspondente ao resultado da mistura.

I ) Luz vermelha + luz azul =

II ) Luz vermelha + luz verde =

III ) Luz verde + luz azul =

Resposta: I) luz magenta; II) luz amarela; III) luz ciano.

c) Considere duas fontes de luz, uma vermelha e uma verde, incidindo sobre a mesma região de uma parede branca. De que cor enxergaríamos essa região da parede? Explique.

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que veríamos a região da parede com cor amarela, pois é a cor resultante da mistura de luz vermelha com luz verde. Isso ocorre porque a parede branca reflete todas as cores de luz, de modo que a enxergamos com a cor da luz que a ilumina; nesse caso, a mistura de luz vermelha e verde, que resulta em amarelo.

d) Cite duas situações do cotidiano nas quais são obtidas diferentes cores de luz com a mistura de cores primárias de luz.

Resposta: Os alunos podem citar monitores de computador, telas de televisores, telas de smartphones, entre outros dispositivos.

Página 15

7. A foto a seguir apresenta um fóssil encontrado no Brasil. Analise-a e reflita sobre os fósseis.

Fotografia de um esqueleto de crocodilo sobre uma rocha, com um crânio comprido e corpo e cauda alongados.
Fóssil de crocodilo Caipirasuchus mineirus com cerca de 80 milhões de anos, exposto no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no município de Uberaba, MG, em 2018.

Agora, copie as frases a seguir em uma folha de papel avulsa, classificando-as em verdadeiras ou falsas. Para as que você classificar como falsas, justifique sua resposta.

a) Os fósseis são comumente encontrados associados a rochas sedimentares.

Resposta: Verdadeira.

b) Os fósseis podem revelar informações como a idade aproximada da camada de rocha onde foram encontrados, algumas condições ambientais da época e como eram os seres vivos no passado.

Resposta: Verdadeira.

c) Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que existiram na Terra. Esses seres vivos, embora extintos, são exatamente iguais aos que existem hoje, pois as espécies se mantêm as mesmas desde a origem do planeta Terra.

Resposta nas orientações ao professor.

8. Os calendários lunares têm como base o ciclo da Lua. Esse ciclo possibilitou a elaboração de calendários e também foi utilizado por diferentes povos para a orientação de atividades cotidianas, como a melhor época para pescar, plantar ou colher. A observação do céu e sua influência nas atividades e crenças humanas faz parte de diferentes culturas há muito tempo.

Em uma folha de papel avulsa, produza um breve texto expondo o que você sabe sobre as diferentes leituras do céu feitas em diferentes culturas e como essas observações influenciavam ou ainda influenciam a vida desses povos.

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito das diferentes leituras do céu feitas em diferentes culturas. Eles podem mencionar tanto as observações relacionadas às atividades cotidianas como as relacionadas a mitos e lendas.

9. Os aparelhos apresentados nas fotos a seguir estão envolvidos na transmissão de sons e imagens. Analise-os.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia de uma televisão retangular com a imagem de flores com pétalas roxas em sua tela.
Televisor.
Fotografia de um telefone celular smartphone preto, com botão na parte inferior, e, na tela, uma imagem colorida.
Celular smartphone.

Em uma folha de papel avulsa, elabore um esquema explicativo, com textos e imagens, sobre como é feita a transmissão de som e imagem nesses aparelhos.

Resposta nas orientações ao professor.