UNIDADE 1  Os lugares e suas paisagens

Fotografia. Três crianças correndo em uma área gramada. Elas sorriem. Ao fundo há árvores.
Crianças brincando em um parque na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2018.

Lugares como o da imagem são especiais porque neles vivenciamos atividades prazerosas ou algum acontecimento importante. Certamente, existem muitos lugares especiais para você, como a escola onde estuda, a rua onde mora, a área externa da sua moradia, como quintal, jardim ou pátio de condomínio, onde você gosta de brincar.

Iniciando a conversa

  1. Descreva, no caderno, o lugar mostrado na página anterior com base na imagem e nas informações da legenda.
  2. Na sua opinião, por que o parque se tornou um lugar especial para essas crianças?
  3. Descreva um lugar que é especial para você. Relate os elementos que o compõem. Ouça com atenção a descrição dos colegas.

Agora vamos estudar...

  • os diferentes lugares que frequentamos em nosso dia a dia;
  • as relações que os lugares estabelecem entre si;
  • as diferentes paisagens dos lugares;
  • os elementos naturais e culturais que formam as paisagens.

CAPÍTULO 1 Lugares que conhecemos

Nossa moradia, a rua e o bairro onde moramos, nossa escola, a moradia de um parente ou amigo, a praça, o cinema... Desde que nascemos, frequentamos diferentes lugares.

Em cada um dêsses lugares, podemos aprender coisas novas, seja brincando, estudando, ajudando nos afazeres domésticos, seja nas relações que estabelecemos com as pessoas à nossa volta.

Por isso, lugares representam nossos espaços de vivência, nos quais mantemos relações de afetividade e de identidade. Veja alguns exemplos.

Fotografia A. Destaque para duas pessoas caminhando na calçada de uma praia. Ao fundo, um homem se exercitando em uma estrutura na areia e coqueiros.
Fotografia B. Crianças brincando em um parquinho com duas pequenas torres ligadas por uma ponte. Há areia no chão e árvores ao fundo.
Fotografia C. Algumas crianças reunidas ao redor de uma carteira escolar. Eles escrevem em um cartaz. Ao fundo, uma lousa e alguns desenhos pregados na parede.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Que lugar está retratado em cada foto?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Cite quais atividades as pessoas podem realizar em cada um dêsses lugares?

Ícone 'Em grupo'.

Questão 3.

Você costuma frequentar lugares como ? Quais? Cite aos colegas exemplos de lugares que você frequenta.

Nós nos identificamos com os lugares

Nos lugares que frequentamos, convivemos com diferentes pessoas: familiares, vizinhos, professores e colegas da escola. Quando vamos ao mercado, à padaria, à farmácia ou a outro estabelecimento próximo de onde moramos, também nos relacionamos com as pessoas que ali trabalham.

A convivência com essas pessoas reforça nossa ligação com o lugar onde vivemos, com o qual passamos a nos identificar. Além disso, as amizades que estabelecemos podem aumentar a nossa afeição pêlo lugar, mesmo que êle apresente problemas.

Fotografia. Uma feira com barracas dispostas em uma rua. Há legumes e frutas expostos e pessoas em frente as barracas. Ao fundo, árvores.
Exemplo de convivência entre pessoas, em uma feira da cidade de Taboão da Serra, São Paulo, em 2019.

Cuidar dos lugares

Cuidar dos lugares que frequentamos em nosso dia a dia é uma demonstração de respeito e cidadania, pois lugares são importantes para todos.

Cada um de nós pode colaborar para diminuir os problemas existentes em diversos lugares que frequentamos. Uma das principais maneiras de fazer isso é manter as ruas e os espaços públicos limpos e conservados.

A empatia possibilita nos colocar no lugar do outro compreendendo seus sentimentos, ela nos permite ser capazes de pensar no bem-estar da comunidade e em como é possível ajudar o outro, de acôrdo com suas necessidades.

Sempre que necessário, também podemos solicitar aos órgãos responsáveis melhorias na infraestrutura do bairro em que moramos. Podem ser exigidas ações em relação à iluminação pública, à segurança, ao calçamento e à pavimentação das vias, criação de áreas de lazer, conservação de áreas verdes, entre outras.

Geografia em representações

O mapa mental em nosso dia a dia

Diariamente nos deslocamos para diferentes lugares. Saímos de casa para ir à escola, passear, fazer um trabalho escolar na biblioteca, brincar na casa de um colega ou ainda para trabalhar, fazer compras, entre outras atividades.

Para nos orientar e nos localizar no percurso entre os lugares, podemos utilizar alguns pontos de referência, como praças, estabelecimentos comerciais, semáforos etcétera

Veja a seguir quais foram os pontos de referência no trajeto que Mateus realiza de sua casa até a escola.

Trajeto de Mateus

Ilustração. Uma cidade dividida em quarteirões. À esquerda, no fundo, uma casa com árvores no quintal marcada com o número 1. Há uma linha tracejada que parte dessa casa na horizontal, atravessando uma rua chegando ao final de outro quarteirão em um posto de combustível com o número 2, seguindo na vertical atravessando outra rua até a igreja, onde está o número 3, seguindo na horizontal passando pelo mercado indicado com o número 4, e seguindo para baixo na vertical, em direção a uma escola com o número 5, que está ao lado do mercado.

1.

Residência: Ao sair de casa, Mateus segue à esquerda, atravessa a rua, anda toda a quadra até chegar à esquina onde fica o pôsto de combustível.

2.

pôsto de combustível: No pôsto de combustível, êle vira à direita, atravessa a rua e caminha toda a quadra até chegar à igreja.

3.

Igreja: Na igreja, Mateus vira à esquerda, atravessa a rua e vai em direção ao mercado que fica no meio da quadra.

4.

Mercado: Ao passar pêlo mercado, Mateus caminha até o final da quadra à direita, onde, à esquerda, fica a entrada da escola.

5.

Escola: Logo após o mercado, à esquerda, fica a entrada da escola.

Mateus fez um desenho para mostrar o caminho percorrido de sua casa até a escola, representando nele a imagem mental dêsse trajeto.

A representação produzida por Mateus se chama mapa mental. Produzimos mapas mentais quando representamos os lugares que conhecemos, como o bairro onde moramos, os arredores da escola onde estudamos, um caminho que percorremos diariamente, entre outros.

Mapa mental do trajeto de Mateus

Desenho de uma pequena cidade indicando o trajeto partindo de uma residência no canto superior esquerdo, atravessando uma rua, seguindo na horizontal até um posto e de lá seguindo na vertical, passando pela igreja e virando à direita, chegando na escola que está ao lado do mercado.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

  1. Quais são os pontos de referência que Mateus usou no trajeto que realiza de casa até a escola onde estuda?
  2. Com os colegas, identifiquem dois pontos de referência que existem próximo da escola onde estudam.
  3. Fale para seus colegas dois pontos de referência que existem próximo de sua casa.
  4. Agora é a sua vez de produzir o mapa mental do percurso de sua casa até a escola. Destaque os diferentes pontos de referência que existem nesse caminho e apresente seu desenho para os colegas.
Versão adaptada acessível

4. Agora, é a sua vez. Descreva para os colegas o percurso de sua casa até a escola, destacando os diferentes pontos de referência que há nesse caminho.

Os lugares e os diferentes modos de vida

Questão 4.

Além do lugar onde vive, que outros lugares do mundo lhe interessam ou você já visitou? Escolha um deles e descreva-o para os colegas.

Em um planeta tão grande como a Terra, há muitos lugares diferentes.

Você já deve ter visto em viagens, filmes, livros ou na internet, que, além dos lugares que vivenciamos, existe uma infinidade de outros lugares em nosso país e no mundo que são ocupados, vivenciados e transformados pêlo ser humano.

As fotos a seguir retratam pessoas vivendo de maneiras muito diferentes em diversos lugares do mundo.

Fotografia A. Uma cidade com pequenas casas coloridas parcialmente cobertas por neve. Ao fundo, montanhas rochosas também cobertas por neve.
A foto A, registrada em 2019, retrata moradias cobertas de neve em , cidade da Groenlândia, onde as temperaturas são baixas durante a maior parte do ano.
Fotografia B. Uma larga avenida repleta de veículos. Há construções nas laterais.
A foto B mostra uma avenida com grande movimentação de pessoas e veículos em Nova York, nos Estados Unidos, em 2019.
Fotografia C. Rua larga repleta de carros, com muitas pessoas nas calçadas. Há construções amplas nas laterais.
A foto C destaca a cidade de Cairo, no Egito, em 2019.
Fotografia D. Colheitadeiras passando por uma plantação de soja.
A foto D mostra colheita de soja no município de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul, em 2020.

Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.

Em diversos lugares do mundo existem povos com histórias, tradições, costumes, religiões e línguas que os diferenciam de outros. Além disso, eles têm características naturais próprias que os distinguem dos demais, como o tipo de relêvo (áreas montanhosas ou planas), a temperatura predominante (elevada ou baixa, com ou sem ocorrência de neve). Tais características também influenciam o modo de vida de cada povo. As pessoas realizam modificações e adaptações nos lugares em que vivem para atender a algumas de suas necessidades.

Agora, observe novamente os lugares mostrados nas fotos anteriores e verifique a localização aproximada de cada um deles no mapa a seguir. Na sequência, responda às questões.

Planisfério político (2018)

Mapa. Planisfério político (2018). Destacando Groenlândia, Estados Unidos, Brasil e Egito. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e à direita, a escala: 1880 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 5.

Compare as características dêsses lugares e conclua: eles são parecidos? Quais são as diferenças entre eles?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 6.

Observe os lugares mostrados anteriormente e cite uma transformação ou adaptação realizada pêlas pessoas em cada um deles a fim de adequar espaços às suas necessidades.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 7.

Qual dos lugares mostrados na página anterior tem semelhanças com o lugar onde você mora? Conte para seus colegas.