UNIDADE 1 Os lugares e suas paisagens
Lugares como o da imagem são especiais porque neles vivenciamos atividades prazerosas ou algum acontecimento importante. Certamente, existem muitos lugares especiais para você, como a escola onde estuda, a rua onde mora, a área externa da sua moradia, como quintal, jardim ou pátio de condomínio, onde você gosta de brincar.
Iniciando a conversa
- Descreva, no caderno, o lugar mostrado na página anterior com base na imagem e nas informações da legenda.
- Na sua opinião, por que o parque se tornou um lugar especial para essas crianças?
- Descreva um lugar que é especial para você. Relate os elementos que o compõem. Ouça com atenção a descrição dos colegas.
Agora vamos estudar...
- os diferentes lugares que frequentamos em nosso dia a dia;
- as relações que os lugares estabelecem entre si;
- as diferentes paisagens dos lugares;
- os elementos naturais e culturais que formam as paisagens.
CAPÍTULO 1 Lugares que conhecemos
Nossa moradia, a rua e o bairro onde moramos, nossa escola, a moradia de um parente ou amigo, a praça, o cinema... Desde que nascemos, frequentamos diferentes lugares.
Em cada um dêsses lugares, podemos aprender coisas novas, seja brincando, estudando, ajudando nos afazeres domésticos, seja nas relações que estabelecemos com as pessoas à nossa volta.
Por isso, lugares representam nossos espaços de vivência, nos quais mantemos relações de afetividade e de identidade. Veja alguns exemplos.
Questão 1.
Que lugar está retratado em cada foto?
Questão 2.
Cite quais atividades as pessoas podem realizar em cada um dêsses lugares?
Questão 3.
Você costuma frequentar lugares como ? Quais? Cite aos colegas exemplos de lugares que você frequenta.
Nós nos identificamos com os lugares
Nos lugares que frequentamos, convivemos com diferentes pessoas: familiares, vizinhos, professores e colegas da escola. Quando vamos ao mercado, à padaria, à farmácia ou a outro estabelecimento próximo de onde moramos, também nos relacionamos com as pessoas que ali trabalham.
A convivência com essas pessoas reforça nossa ligação com o lugar onde vivemos, com o qual passamos a nos identificar. Além disso, as amizades que estabelecemos podem aumentar a nossa afeição pêlo lugar, mesmo que êle apresente problemas.
Cuidar dos lugares
Cuidar dos lugares que frequentamos em nosso dia a dia é uma demonstração de respeito e cidadania, pois lugares são importantes para todos.
Cada um de nós pode colaborar para diminuir os problemas existentes em diversos lugares que frequentamos. Uma das principais maneiras de fazer isso é manter as ruas e os espaços públicos limpos e conservados.
A empatia possibilita nos colocar no lugar do outro compreendendo seus sentimentos, ela nos permite ser capazes de pensar no bem-estar da comunidade e em como é possível ajudar o outro, de acôrdo com suas necessidades.
Sempre que necessário, também podemos solicitar aos órgãos responsáveis melhorias na infraestrutura do bairro em que moramos. Podem ser exigidas ações em relação à iluminação pública, à segurança, ao calçamento e à pavimentação das vias, criação de áreas de lazer, conservação de áreas verdes, entre outras.
Geografia em representações
O mapa mental em nosso dia a dia
Diariamente nos deslocamos para diferentes lugares. Saímos de casa para ir à escola, passear, fazer um trabalho escolar na biblioteca, brincar na casa de um colega ou ainda para trabalhar, fazer compras, entre outras atividades.
Para nos orientar e nos localizar no percurso entre os lugares, podemos utilizar alguns pontos de referência, como praças, estabelecimentos comerciais, semáforos etcétera
Veja a seguir quais foram os pontos de referência no trajeto que Mateus realiza de sua casa até a escola.
Trajeto de Mateus
1.
Residência: Ao sair de casa, Mateus segue à esquerda, atravessa a rua, anda toda a quadra até chegar à esquina onde fica o pôsto de combustível.
2.
pôsto de combustível: No pôsto de combustível, êle vira à direita, atravessa a rua e caminha toda a quadra até chegar à igreja.
3.
Igreja: Na igreja, Mateus vira à esquerda, atravessa a rua e vai em direção ao mercado que fica no meio da quadra.
4.
Mercado: Ao passar pêlo mercado, Mateus caminha até o final da quadra à direita, onde, à esquerda, fica a entrada da escola.
5.
Escola: Logo após o mercado, à esquerda, fica a entrada da escola.
Mateus fez um desenho para mostrar o caminho percorrido de sua casa até a escola, representando nele a imagem mental dêsse trajeto.
A representação produzida por Mateus se chama mapa mental. Produzimos mapas mentais quando representamos os lugares que conhecemos, como o bairro onde moramos, os arredores da escola onde estudamos, um caminho que percorremos diariamente, entre outros.
Mapa mental do trajeto de Mateus
Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.
- Quais são os pontos de referência que Mateus usou no trajeto que realiza de casa até a escola onde estuda?
- Com os colegas, identifiquem dois pontos de referência que existem próximo da escola onde estudam.
- Fale para seus colegas dois pontos de referência que existem próximo de sua casa.
- Agora é a sua vez de produzir o mapa mental do percurso de sua casa até a escola. Destaque os diferentes pontos de referência que existem nesse caminho e apresente seu desenho para os colegas.
Versão adaptada acessível
4. Agora, é a sua vez. Descreva para os colegas o percurso de sua casa até a escola, destacando os diferentes pontos de referência que há nesse caminho.
Os lugares e os diferentes modos de vida
Questão 4.
Além do lugar onde vive, que outros lugares do mundo lhe interessam ou você já visitou? Escolha um deles e descreva-o para os colegas.
Em um planeta tão grande como a Terra, há muitos lugares diferentes.
Você já deve ter visto em viagens, filmes, livros ou na internet, que, além dos lugares que vivenciamos, existe uma infinidade de outros lugares em nosso país e no mundo que são ocupados, vivenciados e transformados pêlo ser humano.
As fotos a seguir retratam pessoas vivendo de maneiras muito diferentes em diversos lugares do mundo.
Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.
Em diversos lugares do mundo existem povos com histórias, tradições, costumes, religiões e línguas que os diferenciam de outros. Além disso, eles têm características naturais próprias que os distinguem dos demais, como o tipo de relêvo (áreas montanhosas ou planas), a temperatura predominante (elevada ou baixa, com ou sem ocorrência de neve). Tais características também influenciam o modo de vida de cada povo. As pessoas realizam modificações e adaptações nos lugares em que vivem para atender a algumas de suas necessidades.
Agora, observe novamente os lugares mostrados nas fotos anteriores e verifique a localização aproximada de cada um deles no mapa a seguir. Na sequência, responda às questões.
Planisfério político (2018)
Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.
Questão 5.
Compare as características dêsses lugares e conclua: eles são parecidos? Quais são as diferenças entre eles?
Questão 6.
Observe os lugares mostrados anteriormente e cite uma transformação ou adaptação realizada pêlas pessoas em cada um deles a fim de adequar espaços às suas necessidades.
Questão 7.
Qual dos lugares mostrados na página anterior tem semelhanças com o lugar onde você mora? Conte para seus colegas.