Os lugares são para todos?

Para viver bem, todo ser humano necessita de uma casa para morar, uma escola para estudar, um trabalho que lhe propicie renda digna e condições para frequentar lugares onde possa ter acesso à cultura e ao lazer. No entanto, atualmente, em diversos países do mundo, milhões de pessoas encontram-se privadas de frequentar locais como .

Mas por que isso ocorre? Uma das principais causas é a desigualdade social existente em muitos países. A desigualdade social é resultado, entre outros fatores, da má distribuição de renda, que promove a concentração de riqueza nas mãos de uma pequena parcela da população. Essa é a realidade de muitos lugares do mundo, inclusive do Brasil.

Observe com atenção as imagens a seguir. Elas mostram lugares que normalmente só podem ser frequentados por pessoas que têm condições financeiras de pagar pêlo acesso. Por isso, as pessoas de renda mais baixa geralmente não conseguem frequentá-los.

Fotografia. Uma orquestra em um palco cercado por fileiras de cadeiras com pessoas assistindo a apresentação.
Pessoas assistindo a uma apresentação de orquestra sinfônica em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2021.
Fotografia. Pessoas em uma imensa piscina. Ao fundo há coqueiros e morros.
Turistas em área de lazer em rizórt localizado no município de Rio Quente, Goiás, em 2018.

Lugares dignos para todos

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Todos nós temos direito à moradia digna, à alimentação de qualidade, à educação, à justiça, à liberdade de expressão etcétera Em nosso país, direitos são assegurados a todos os indivíduos na fórma de leis, que estão reunidas na Constituição Federal.

Leia a seguir um trecho da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza,

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na fórma desta Constituição.

reticências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Casa Civil, Brasília, 1988. Disponível em: https://oeds.link/C1SWga. Acesso em: 21 fevereiro 2022.

Apesar dos direitos garantidos por lei, muitos brasileiros são privados de ter uma alimentação de qualidade, uma moradia digna e acesso a lugares de lazer. Isso ocorre porque, além da desigualdade econômica, o poder público muitas vezes não assume sua responsabilidade de garantir serviços de qualidade à população.

Cabe a nós, cidadãos, lutar para que direitos sejam respeitados. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da organização da comunidade em associações de bairros, sindicatos de trabalhadores ou organizações não governamentais, que devem exigir do poder público o cumprimento das leis.

Fotografia. Vista aérea. À esquerda, casas pequenas com ripas de madeira sobre um córrego. Ao fundo há casas de alvenaria. À direita, terreno amplo de terra com sacos enfileirados e um carro estacionado. Há algumas árvores dispersas. E ao fundo, cidade com muitas casas.
Moradias em condições precárias na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2021.

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

Se o espaço é público, é para todos!

Os espaços públicos são lugares que podem ser vivenciados por todos os cidadãos, independentemente de sua idade, condição socioeconômica, etnia etcétera Mas será que os espaços públicos de nossas cidades são realmente para todos?

Em todo o mundo, há organizações fazendo perguntas como essa a fim de garantir que os espaços públicos sejam acessíveis ou utilizados por toda comunidade.

O Guia do espaço público, criado pêla organização mundial (em português, Projetos para Espaços Públicos), lista os principais pontos a serem considerados na avaliação da utilidade e da qualidade dêsses lugares. Vamos conhecer alguns deles a seguir.

Espaço público de uma praça

Ilustração. Um parque com uma pista de skate, indicado com o número 1, onde há um menino de capacete, luvas e joelheiras. Na calçada em frente, há uma rampa para cadeirantes, indicado com o número 2, em frente a faixa de pedestres, e um faixa com piso tátil no chão. À direita, um homem em uma cadeira de rodas em uma parada de ônibus. Atrás da pista de skate há um casal sentado em um banco, indicado com o número 3, um lago com pedalinhos e um caminho com postes de luz e árvores.

1.

Atividade: existem diferentes atividades e fórmas de utilizar êsse lugar (correr, ler, comer, relaxar, brincar, apreciar a paisagem, assistir a um espetáculo)?

2.

Acessibilidade: o lugar é acessível para todas as pessoas?

Existem pontos de ônibus, ciclovias, rampas de acessibilidade, calçadas e iluminação pública adequados, permitindo que as pessoas cheguem ao lugar?

lustração. Um parque com uma senhora passeando com um cachorro e uma mulher empurrando um carrinho de bebê, indicado com o número 4. Atrás delas duas pessoas sentadas na grama, uma delas tocando um violão. Na sequência, uma mulher correndo por um caminho, onde há um banco, um poste de luz e uma lixeira quebrados. Há lixo no chão.

3

confôrto: o lugar é limpo, organizado e visualmente agradável? Existem acomodações adequadas para as pessoas se sentarem ao Sol ou à sombra?

4

Sociabilidade: o lugar possibilita a interação entre pessoas de todas as idades e etnias? As pessoas se sentem confortáveis, sorriem e se relacionam umas com as outras?

A criatividade é a capacidade que nos auxilia a criar algo novo para situações que precisam de mudança em nosso dia a dia.

Fonte de pesquisa: , Jeniffer; SANTIAGO, Paola Caiuby. Guia do espaço público: para inspirar e transformar. Disponível em: https://oeds.link/ckwxy6. Acesso em: 17 fevereiro 2022.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

  1. Em sua opinião, os espaços públicos são úteis para a população de uma cidade? Explique.
  2. Verifique se a praça representada na imagem contempla as qualidades apresentadas no Guia do espaço público. Comente com os colegas a sua conclusão.
  3. Quais espaços públicos você mais gosta de frequentar na cidade onde mora? Por quê?
  4. Junte-se aos colegas para escolher um dos espaços públicos da cidade onde vocês moram. Combinem com o professor um momento para conhecê-lo. Durante a visita, avaliem a utilidade do lugar para a comunidade. Se êle não for útil e adequado para todos, pensem em como alterar essa realidade.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Faça uma lista com o nome de três lugares que você costuma frequentar. Depois, escreva o nome de três lugares que você não conhece, mas gostaria de conhecer. Explique por quê.
  2. O que faz o lugar onde você mora ser importante para você? Escreva a resposta no caderno.
  3. Leia a afirmação a seguir.

O nosso planeta está repleto de lugares com pessoas vivendo de maneiras muito diferentes.

As imagens da página 22 confirmam essa afirmação? Por quê? Anote a resposta no caderno.

Aprofundando os conhecimentos

4. Observe a foto e responda às questões a seguir no caderno.

Fotografia. Uma cidade vista de cima com casas pequenas amontoadas à direita, e com prédios entre árvores à esquerda.
Vista de parte da cidade de Salvador, Bahia, em 2021.
  1. Descreva o que a foto está retratando.
  2. Dê sua opinião: essa foto mostra a existência de desigualdades em nosso país? Justifique sua resposta.

5. O poema Canção do exílio foi escrito pêlo poeta maranhense Gonçalves Dias, em 1843, quando vivia em Portugal. Nesse poema, êle fala da saudade de sua terra natal. A seguir, leia e interprete um trecho da “Canção do exílio”. Depois, responda às questões no caderno.

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais ,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

reticências

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras;

Onde canta o Sabiá.

DIAS, Gonçalves. Canção do exílio. Domínio público. Disponível em: https://oeds.link/2QH2wN Acesso em: 28 abril 2022

Ilustração. O curso de um rio com rochas e palmeiras nas laterais. Há pássaros em algumas das folhas e ao fundo, o Sol.
  1. Pesquise em um dicionário o significado das palavras que você não conhece no poema.
  2. O poeta faz uma comparação entre o lugar onde nasceu e o lugar onde está vivendo. Identifique as principais diferenças que êle aponta entre lugares.
  3. Explique a maneira como o poeta expressa no poema a saudade que sente do lugar onde nasceu.

6. Produza uma história em quadrinhos mostrando como é um dia da sua vida. Registre os lugares, as atividades e as pessoas com as quais você convive. Para concluir, prepare com o professor e os colegas uma exposição das histórias elaboradas pêla turma.

Versão adaptada acessível

6. Junte-se a um colega e produzam uma história em quadrinhos mostrando como é um dia da vida de vocês. Registrem os lugares, as atividades e as pessoas com as quais vocês convivem. Para concluir, preparem com o professor e os colegas uma exposição das histórias elaboradas pela turma.