UNIDADE 2 Cartografia: representação do espaço geográfico

Fotografia. Dois rapazes em pé montando um quebra-cabeças com a figura de um mapa. Eles posicionam grupos de peças sobre uma mesa de pingue-pongue.
A imagem retrata duas pessoas montando um quebra-cabeça que apresenta uma representação cartográfica.

Diariamente estamos em contato com diferentes representações cartográficas, seja na escola, nas ruas, em locais públicos, como mostra a imagem da página anterior, ou ainda nos meios de comunicação.

Iniciando a conversa

  1. Você já viu uma representação como a dessa imagem? Como ela se chama?
  2. Que outro tipo de representação da superfície terrestre você conhece?
  3. Conte para os colegas da sala uma situação em que você utilizou uma representação cartográfica.

Agora vamos estudar...

  • a importância da Cartografia em nosso dia a dia;
  • os diferentes tipos de representação cartográfica;
  • as convenções cartográficas;
  • os diferentes pontos de vista;
  • o significado da escala nos mapas;
  • como se orientar no espaço geográfico;
  • as coordenadas geográficas;
  • a superfície do planeta Terra;
  • movimentos da Terra;
  • o sistema de fusos horários.

CAPÍTULO 4 A Cartografia

Você já percebeu em quais situações de seu dia a dia utilizou conhecimentos de Cartografia? Por exemplo, quando consultou um mapa para encontrar um local ou quando desenhou o caminho de sua casa para explicá-lo a alguém. Alguns profissionais utilizam conhecimentos cartográficos cotidianamente, como taxistas, arquitetos, geógrafos e guias turísticos.

Ao longo do tempo, a necessidade de registrar os caminhos, assim como as características dos lugares em que vivia, levou o ser humano a desenvolver e aperfeiçoar cada vez mais os conhecimentos sôbre as representações do espaço.

Tanto os conhecimentos cartográficos quanto o domínio de suas técnicas são fundamentais aos estudos da Geografia e de outras ciências, pois representações como mapas, globos terrestres e maquetes possibilitam o registro de aspectos políticos, econômicos, populacionais, históricos ou ambientais do espaço geográfico.

Portanto, em nossos estudos nesta unidade, vamos aprimorar nossos conhecimentos sôbre a Cartografia.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Que tipo de informações as pessoas da foto a seguir podem obter observando o mapa?

Fotografia. Um grupo de pessoas em pé observando uma placa com mapa e fotos. Atrás deles há árvores.
Pessoas observando um mapa na Croácia, em 2021.

Evolução das técnicas cartográficas

Ao longo do tempo, o ser humano percebeu a importância dos conhecimentos cartográficos em seus estudos sôbre a Terra. Dessa maneira, as técnicas cartográficas utilizadas para representar a superfície terrestre foram sendo aperfeiçoadas.

Observe a seguir algumas representações cartográficas que evoluíram ao longo da história da humanidade.

Mapa A. Bloco de coloração alaranjada com entalhes e partes quebradas.
O mapa A, de é o mais antigo de que se tem conhecimento. êle foi elaborado pelos babilônios provavelmente entre 4500 e 5800 anos atrás e feito em um pequeno pedaço de argila cozida, com cêrca de 8 centímetros. Nele está representada uma região da Mesopotâmia (atual Iraque), onde se observam o rio Eufrates e as montanhas vizinhas.
Mapa B. Mapa romano com os continentes da Ásia, Europa e África compondo uma formação arredondada e irregular.
O mapa B mostra uma reprodução do mapa romano mais antigo de que se tem conhecimento. Elaborado por volta do ano 7 a.C.glossário o mapa representa os conjuntos das terras conhecidas naquela época, como a Europa, a Ásia e a África.
Mapa C. Mapa em formato circular com uma divisão em T em seu interior, na parte superior, a Ásia, na porção à esquerda, Europa e à direita, África. Ao redor do círculo há inscrições.
O mapa C foi elaborado aproximadamente no século sete, pêlo bispo espanhol Isidoro de Sevilha. Mais conhecido como mapa , essa representação foi elaborada com base em concepções religiosas da época, quando ainda se imaginava que a superfície do planeta era totalmente plana. Nele estão representadas somente as terras que os europeus conheciam até então, como a Europa, a Ásia e a África, cercadas por apenas um oceano.

As primeiras representações mais exatas da superfície terrestre surgiram a partir das grandes navegações realizadas pelos europeus, sobretudo portugueses e espanhóis, durante os séculos quinze e dezesseis. Essas expedições marítimas contribuíram para a melhoria das técnicas de representação cartográfica, pois os navegadores utilizavam a bússola, o astrolábioglossário e outros instrumentos que permitiam orientações mais precisas. Além disso, as viagens eram acompanhadas por cartógrafos que elaboravam mapas cada vez mais fidedignos das terras encontradas.

Mapa. Planisfério histórico mostrando os continentes nas posições atuais com a região da América, Antártica e Oceania com distorções.
Planisfério produzido pêlo belga Mêrcator, em 1587. êsse planisfério foi uma das primeiras representações mais exatas da superfície terrestre.

Ao longo do século vinte, muitos avanços tecnológicos provocaram uma verdadeira revolução nas técnicas cartográficas, possibilitando, assim, a produção de representações cada vez mais detalhadas e precisas da superfície terrestre.

Essa evolução foi marcada pêlo desenvolvimento de instrumentos de orientação e de localização cada vez mais avançados, como o gê pê ésse (Global Positioning System), cuja sigla em português significa Sistema de Posicionamento Global; e também pêla utilização de fotografias aéreas e de imagens produzidas por satélites artificiaisglossário , que permitiram a representação da superfície do planeta de maneira mais precisa, assunto que estudaremos nas páginas seguintes.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Explique a importância das representações cartográficas para a Geografia. Cite um exemplo de como essas representações estão presentes em seu cotidiano.
  2. O desenvolvimento de instrumentos de orientação e de localização marcou a evolução das técnicas cartográficas. Com base nessa afirmação:
    1. escreva dois exemplos de instrumentos que representam essa evolução.
    2. explique o que instrumentos permitiram.
  3. De que maneira as expedições marítimas, durante os séculos quinze e dezesseis, contribuíram para a melhoria das técnicas de representação cartográfica?

Aprofundando os conhecimentos

4. Observe o planisfério elaborado com base em imagens de satélite e compare-o com o planisfério da página anterior. Em seguida, elabore um texto explicando como o avanço das técnicas tornou mais precisas as representações cartográficas. Sua explicação pode ser baseada nas representações das páginas 51 e 52.

Imagem de satélite. Planisfério mostrando todos os continentes atuais em tons de verde e bege.
Planisfério elaborado com base em imagens de satélite. A côr mais escura representa os oceanos e mares. As áreas continentais estão representadas em verde, tons claros representam os grandes desertos da Terra e o branco mostra a extensão das geleiras polares.

Fotografias aéreas

As fotografias aéreas, na maioria das vezes, são produzidas por meio de câmeras fotográficas especiais instaladas no compartimento inferior de uma aeronave. À medida que a aeronave se desloca, as câmeras fotografam automaticamente a superfície terrestre, registrando cada parte da área sobrevoada, como mostra a imagem a seguir.

Imagem com elementos não proporcionais entre si.

Esquema. Na parte superior um avião em duas posições diferentes, seguindo uma linha de voo. Abaixo à esquerda, cidade com casas, edifícios e à direita, área de campo com morros, árvores e plantações. A primeira posição do avião tira a Foto 1 que abrange parte da cidade e parte do campo. A segunda posição tira a Foto 2 com uma pequena porção da cidade e todo o restante do campo.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 27.

As fotografias aéreas verticais permitem que muitos elementos de uma paisagem sejam analisados em conjunto. Por meio delas, podemos visualizar, por exemplo, o traçado das ruas, a disposição das casas, os tipos de cultivo, as características da vegetação nativa, a fórma dos rios etcétera

Por fornecer informações precisas e detalhadas da superfície terrestre, as fotografias aéreas tornam-se um recurso muito importante para a elaboração de mapas. Essas fotografias são utilizadas por empresas especializadas na elaboração dos mais diversos tipos de mapas.

Observe com atenção a fotografia aérea mostrada a seguir.

Fotografia. Vista aérea. Uma rotatória com uma área gramada à esquerda, e casas à direita, com a via passando ao centro.
Fotografia aérea que mostra parte da cidade de , em Israel, em 2021.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Quais elementos você consegue identificar nessa fotografia aérea?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 3.

De acôrdo com os elementos que você observou, trata-se de uma área rural ou urbana?

Imagens de satélite

As imagens de satélite são obtidas por meio de satélites artificiais, que permanecem em elevadas altitudes ao redór da Terra. satélites geram imagens a partir de sensoresglossário especiais que captam a energia refletida pêla superfície terrestre, como mostra a a.

As imagens captadas pelos satélites registram os elementos existentes na superfície, que no caso da Terra podem ser cidades, lavouras, rios, lagos, florestas, fórmas do relêvo e do litoral. As informações coletadas são enviadas para a Terra e transformadas, por meio de computadores, em mapas extremamente precisos. Veja a imagem de satélite a seguir.

Ilustração A. Um satélite sobre a superfície da Terra. Há um foco sobre uma pequena região no planeta.
Imagem representativa da captura de imagem da superfície terrestre por meio de satélite artificial.
Fotografia. Imagem de satélite mostrando o Rio Solimões e o Rio Negro que se unem compondo um único curso. Na margem central do Rio Negro está Manaus e à direita dela, a Floresta Amazônia. No canto superior direito, seta apontando para o norte, e na parte inferior, a escala: 10 quilômetros por centímetro.
A imagem mostra a cidade de Manaus, Amazonas, e áreas vizinhas, captadas pêlo satélite lêndsát 8, em 2022. A côr mais clara, no centro da imagem, mostra a cidade de Manaus; o verde representa as áreas da floresta Amazônica; a côr escura mostra as águas do rio Negro; e a côr bege, as águas do rio Solimões.

Produzindo mapas

As fotografias aéreas e as imagens de satélites auxiliam na produção de representações cartográficas, como os mapas, pois permitem que muitos elementos de determinada área sejam analisados em conjunto.

O registro da superfície feito por meio de fotografia aérea ou de imagens de satélites possibilita destacar os elementos e, assim, elaborar um mapa.

Veja, na imagem a seguir, que um mapa está sendo elaborado em um programa de computador. Nele foram traçados os elementos da paisagem da fotografia aérea da página 54. Os elementos que apresentavam alguma semelhança, como as árvores e os gramados, os diferentes tipos de construções, as calçadas e as ruas pavimentadas, foram contornados e pintados com côres iguais.

Para que possamos compreender o significado dos elementos representados no mapa, é necessário observar a legenda que o acompanha.

Fotografia. Um homem de camisa xadrez e óculos sentado em frente a um computador com a ilustração de uma cidade. Na mesa há uma luminária e ao fundo, janelas abertas.
Pessoa trabalhando na elaboração de um mapa.

Veja a seguir como ficou a representação dos elementos que apareceram na fotografia aérea.

Parte da cidade de , em Israel

Mapa. Parte da cidade de Rosh Haayan, em Israel. Uma cidade com áreas construídas à esquerda e em maior quantidade à direita; com ruas ao centro, com uma rotatória acima; gramado em uma porção à esquerda; calçamento ao redor das vias; árvores entre as áreas construídas e a área gramada.
Mapa elaborado com base em uma fotografia aérea.

Convenções cartográficas

Os elementos gráficos utilizados na elaboração de um mapa são fundamentais para que possam transmitir diferentes informações por meio dêsse tipo de representação cartográfica. Essas informações podem ser representadas por uma grande variedade de símbolos, côres, figuras geométricas (círculos, triângulos), pontos, traços, linhas, números, letras, entre outras representações.

No entanto, para que os mapas possam ser bem compreendidos, foram criadas as convenções cartográficas, ou seja, algumas fórmas usuais de representar determinadas informações em um mapa. Por exemplo, o uso da côr azul para indicar rios, lagos e oceanos, o verde para as florestas, as linhas contínuas ou tracejadas para as vias de transporte.

Veja a seguir alguns exemplos de elementos gráficos que são utilizados nos mapas.

As convenções cartográficas

Símbolos

Cidades

• Cidades

⦿ Capital do estado

Energia (usinas)

Ícone composto por um círculo vermelho com um estrutura com três abas formando algo semelhante a um triângulo.Energia nuclear

Ícone composto por um círculo azul com um raio.Hidrelétrica

Ícone composto por um círculo verde com uma torre expelindo fumaça.Termelétrica

Indústria

Ícone composto por um círculo marrom com uma cadeira.Mobiliária

Ícone composto por um círculo roxo com um carro.Automóveis

Ícone composto por um círculo verde com uma camiseta.Têxtil

Produtos agropecuários

Ícone composto por um círculo verde com uma espiga de milho.Milho

Ícone composto por um círculo roxo com grãos.Soja

Ícone composto por um círculo roxo com um peixe.Peixes

Ícone composto por um círculo vermelho com um galo.Aves

Ícone composto por um círculo laranja com um boi.Bovinos

Recursos minerais

Ícone composto por um círculo laranja com um losango.Ferro

Ícone composto por um círculo roxo com uma estrutura de quatro lados.Alumínio

Ícone composto por um círculo verde com um diamante.Diamante

Transporte

Ícone composto por um círculo vermelho com um avião.Aeroporto

Ícone composto por um círculo roxo com um navio.Porto

Áreas

Clima

Retângulo laranja.Cerrado

Retângulo rosa.Temperado

Retângulo verde-claro.Tropical

Vegetação natural

Retângulo verde.Floresta

Retângulo vermelho.Campos

Retângulo azul.Caatinga

Linhas

Rios

Linha sinuosa, fina e azul.Rios permanentes

Linha pontilhada azul.Rios temporários

Linha sinuosa grossa e azul.Trechos navegáveis

Vias de transporte

Linha sinuosa com traços.Ferrovia

Linha sinuosa vermelha. Rodovia

Linha sinuosa verde.Hidrovia

Interpretando as convenções cartográficas

As convenções cartográficas, como as apresentadas na página 57, geralmente, podem ser classificadas em símbolos, côres e linhas.

  • Os símbolos são utilizados como pontos sôbre o mapa, indicando a localização de elementos, que podem ser representados individualmente no espaço. Exemplos: a localização de cidades, usinas hidrelétricas, portos e aeroportos etcétera
  • As áreas são utilizadas nos mapas para representar a extensão de certos fenômenos na superfície terrestre, por exemplo, onde ocorrem os diferentes tipos de clima ou formações vegetais, as fórmas do relêvo, o território de estados, países etcétera
  • As linhas traçadas sôbre os mapas representam elementos que se apresentam em fórmas lineares, como o traçado de rodovias, ferrovias, o curso de rios, a divisão política entre países etcétera
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 4.

Observe o mapa a seguir e responda às questões no caderno.

Região Sul (2017)

Mapa. Região Sul (2017). 
Paraná, capital: Curitiba; Santa Catarina, capital: Florianópolis; Rio Grande do Sul, capital: Porto Alegre. 
Símbolo Porto: um na costa de Paraná, dois na costa de Santa Catarina, um em um trecho navegável na região central, e dois na região costeira de Rio Grande do Sul. 
Símbolo Aeroporto: três no Paraná; três em Santa Catarina e dois em Rio Grande do Sul. 
Há linhas que indicam rodovias, em vermelho, e ferrovias, em preto, espalhados por toda a região, interligando os três estados. 
As linhas em azul indicam trechos de rios navegáveis, como: na divisa do estado do Paraná com São Paulo e Mato Grosso do Sul; no interior do estado do Paraná; na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina e a Argentina; e no interior do Rio Grande do Sul.
Na parte superior esquerda, mapa de localização do Brasil com destaque para a região descrita e no canto inferior, rosa dos ventos e a escala: 1120 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 141.

  1. O que o mapa representa?
  2. Que elementos foram utilizados para representar os estados da Região Sul?
  3. O que as linhas representam?
  4. Quais foram os símbolos utilizados e o que eles representam?

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Defina e explique como são obtidas:
    1. as fotografias aéreas;
    2. as imagens de satélite.
  2. Descreva o que são essas convenções cartográficas e para que elas servem.
  3. Pesquise, em um atlas, mapas que apresentam outros exemplos de convenções cartográficas (símbolos, linhas e côres) e escreva a informação que encontrou de cada um deles.

Aprofundando os conhecimentos

4. Observe a imagem a seguir.

Fotografia. Imagem de satélite com diversas casas e construções dispostas em quarteirões ocupando a área central, sudeste e noroeste. Ao redor há áreas cobertas por vegetação.
Área residencial no município de Altamira, Pará, em 2022.
  • Identifique:
    1. que elementos podem ser observados nessa imagem?
    2. quais são os recursos mais utilizados atualmente para a obtenção de imagens como essa?

Glossário

a.C.
: abreviação de “antes de Cristo”, que no calendário gregoriano se refere a datas que antecedem a data estabelecida como a do nascimento de Jesus Cristo.
Voltar para o texto
Astrolábio
: antigo instrumento astronômico utilizado para determinar a altura do Sol e das e medir a latitude e a longitude do lugar onde se encontra o observador.
Voltar para o texto
Satélite artificial
:equipamento, construído pelos seres humanos, que orbita a Terra ou outro astro a fim de captar e transmitir informações.
Voltar para o texto
Sensor
: aparêlhu ou dispositivo capaz de captar, medir e registrar a fórma de um objeto, do terreno ou a ocorrência de fenômenos, a partir da energia por êle refletida.
Voltar para o texto