Tipos de escalas cartográficas

A escala de uma carta, planta ou mapa pode ser indicada de duas maneiras:

Escala numérica

É indicada por uma fração ou proporção da seguinte fórma: 

Início de fração, numerador: 1, denominador: 1000, fim de fração.

 (lemos “um sôbre mil”) ou ​1 : 1 000​  (lemos “um por mil”). Veja o que cada elemento da escala numérica representa.

Escala numérica. Um sobre mil. Nesta escala, o número 1, que é o numerador, indica a medida no mapa em centímetros. Já o denominador, nessa escala representado pelo número 1000, indica a medida na realidade, em centímetros.

Escala gráfica

É indicada por uma reta horizontal dividida em partes iguais. Nesse tipo de escala, as distâncias correspondentes no mapa são indicadas de maneira direta, em metros ou quilômetros. Veja o que cada elemento da escala gráfica representa.

Escala gráfica em dois segmentos, 10 e 20 quilômetros por centímetro.

Neste exemplo, a escala gráfica está constituída de segmentos de 1 centímetro cada. dêsse modo, um centímetro no mapa equivale a 10 quilômetros na realidade.

No mapa da Região Centro-Oeste, podemos constatar que a escala numérica 1 : 26000 000 indica que cada centímetro no mapa equivale a 260 quilômetros na realidade.

Para transformar centímetros em quilômetros, basta deslocar cinco casas decimais. Veja como isso é feito:

26000 000 cm = 260 km

Utilizando a escala do mapa, podemos calcular a distância entre as cidades. Veja o exemplo: a distância, em linha reta, entre as cidades de Cuiabá (Mato Grosso) e Campo Grande (Mato Grosso do Sul), no mapa, é de 2 cm, o que corresponde a 520 km na realidade.

Região Centro-Oeste (2016)

Mapa. Região Centro-Oeste (2016). O mapa apresenta os estados: Mato Grosso, capital: Cuiabá, Goiás, capital: Goiânia, Distrito Federal, com a capital do país: Brasília, Mato Grosso do Sul, capital: Campo Grande. À esquerda, mapa de localização com destaque para a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e no canto inferior direito, a escala: 260 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 92.

Questão 4.

Calcule no caderno a distância em linha reta, em quilômetros, entre as cidades a seguir.

  1. Brasília e Cuiabá.
  2. Campo Grande e Goiânia.
  3. Goiânia e Cuiabá.
  4. Brasília e Campo Grande.
Versão adaptada acessível

Questão 4.

Junte-se a um colega e calculem no caderno a distância em linha reta, em quilômetros, entre as cidades a seguir.

  1. Brasília e Cuiabá.
  2. Campo Grande e Goiânia.
  3. Goiânia e Cuiabá.
  4. Brasília e Campo Grande.

Representações cartográficas

As representações cartográficas são diferentes maneiras de reprodução da superfície da Terra. Existem diversas fórmasde representar a superfície terrestre. Vamos conhecer as principais delas.

Mapas são representações planas que podem apresentar características físicas, como clima e vegetação, e também características culturais, como divisão política, rede de transportes e distribuição das atividades econômicas. Os mapas podem representar toda a superfície do planeta ou apenas parte dela, como continentes, países e municípios. Quando um mapa representa toda a superfície terrestre, é chamado de planisfério.

Mapa político da América do Sul

Mapa político da América do Sul.  O mapa apresenta os países: Brasil, Guiana Francesa (França), Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina, Uruguai. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita, no canto direito, a rosa dos ventos e a escala: 820 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 41.

Plantas são representações planas de pequenas áreas da superfície terrestre que possibilitam a observação de muitos detalhes. As plantas são importantes na representação de espaços urbanos para fins administrativos. Também são utilizadas por engenheiros ou arquitetos na representação de espaços como jardins e interior de residências.

Planta de parte da cidade de Curitiba (Paraná)

Mapa. Planta de parte da cidade de Curitiba (Paraná). Estão representadas ruas e quarteirões. Com ícones indicando o Memorial de Curitiba no noroeste, a Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz na região central, a Praça Tiradentes na porção sul e o Paço da Liberdade no sudeste. À direita, a rosa dos ventos e abaixo, a escala: 40 metros por centímetro.

Fonte de pesquisa: INSTITUTO de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Disponível em: https://oeds.link/QQRL8o. Acesso em: 23 fevereiro 2022.

Cartas são representações planas de aspectos naturais e culturais da superfície da Terra. As cartas, em geral, representam porções médias e pequenas da superfície terrestre, em tamanho que permite visualizar maior nível de detalhes, se comparadas aos mapas. Os mapas e as cartas costumam ser considerados sinônimos, no entanto as cartas são mais comumente utilizadas para cálculos de distâncias e, principalmente, para navegação naval e aérea.

Carta náutica de parte de Búzios (Rio de Janeiro)

Mapa. Carta náutica de parte de Búzios (Rio de Janeiro). 
Lagos: na região sul. 
Curvas de nível e altitude determinada do pico: No sudoeste com pico de 40; no sudeste com pico de 35 e no nordeste com pico de 26. 
Área costeira levantada: porção curva do sudoeste até o nordeste. 
Profundidade na posição verdadeira: entre 55 e 175 com áreas mais rasas próximo à costa. 
Linha de perigo: áreas na costa sudoeste, sudeste e leste. 
Área de perigo: área no sudeste. 
Rocha não perigosa à navegação: Duas na região sudeste. 
Fundeadouro recomendado: Na região central, indicada como ENSEADA DE BÚZIOS. 
Rocha (ilhota) sempre descoberta: Na região sudeste. 
Linha de baixa-mar (áreas mais rasas): Em verde, na região leste. 
Áreas mais profundas do que as de cor verde: Em azul-escuro, regiões próximas a costa sudoeste, sudeste e leste. 
Áreas mais profundas do que as de cor azul-escuro: Em azul-claro, área no sul e nordeste. 
Áreas mais profundas: toda a porção centro-norte, noroeste e parte nordeste. 
No canto superior esquerdo, a rosa dos ventos, na parte inferior, a escala: 275 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: BRASIL. Ministério da Defesa Marinha do Brasil. Disponível em: https://oeds.link/HTheis. Acesso em: 23 fevereiro 2022.

Além de mapas, cartas e plantas, a superfície da Terra também pode ser representada por maquetes. As maquetes são uma representação de um lugar, como uma casa, em tamanho reduzido e em formato tridimensional. Isso quer dizer que êsse tipo de representação apresenta três dimensões: altura, comprimento e largura. Veja o exemplo.

Fotografia. Maquete de uma cidade com casas, edifícios e carros trafegando. À direita há um rio e áreas com vegetação.
Maquete produzida em Londrina, Paraná, em 2018, representando um bairro residencial.

Questão 5.

Reúna-se com três colegas e pesquisem, em um atlas ou na internet, representações da superfície da Terra. Identifiquem cada uma delas entre as classificações: mapas, cartas, plantas, croquis e maquetes. Depois, exponham o trabalho para o professor e os demais grupos.

Os mapas são para todos

Você sabia que os povos indígenas registram os espaços conhecidos por meio de mapas? Essas representações podem ou não utilizar elementos cartográficos convencionais.

Observe o etnomapa a seguir. Ele foi produzido por indígenas que vivem no Parque Indígena do Xingu.

Desenho do Parque Indígena do Xingu. Área delimitada retratando vegetação e rios, com indicações de ícones. Estão representados diversos elementos como várias aldeias (em formato de oca), pista de pouso (retângulo vermelho), escola (casa amarela), farmácia (símbolo vertical azul), campo de futebol (bola), posto indígena (casa vermelha), rio (linha azul), posto de vigilância (casa verde), porto (símbolo horizontal azul), limite de demarcação (linha vermelha), roça (círculo verde) e estrada (linha marrom). À esquerda, uma legenda representando os símbolos utilizados.

Responda no caderno às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. O que o mapa representa?

Ícone 'Atividade oral'.

2. De que maneira os indígenas representaram a escola no mapa?

Ícone 'Atividade oral'.

3. De acôrdo com o mapa, existe apenas uma aldeia no parque representado?

Os povos indígenas e outros povos tradicionais, como quilombolas, caiçaras, ribeirinhos, registram um pouco da tradição e da vida de seu povo para as próximas gerações por meio de mapas. Em muitas dessas representações, estão presentes, por exemplo, conhecimentos construídos ao longo das gerações em relação ao espaço vivido, como melhores áreas para caça, para exploração de recursos florestais, caminhos em meio ao território ocupado.

Ícone 'Em grupo'.

4. Em duplas, realizem uma pesquisa na internet sôbre mapas produzidos por povos tradicionais, como os indígenas. Depois que a pesquisa estiver finalizada, façam uma apresentação dos mapas e, juntos, promovam uma conversa sôbre o tema: Os mapas são para todos.

Planisfério e globo terrestre

Tanto os globos terrestres quanto os planisférios representam a distribuição dos continentes e dos oceanos, a divisão política dos países, a localização dos grandes desertos e das altas montanhas, entre várias outras informações sôbre a Terra.

Fotografia. Um globo terrestre em um suporte de madeira.
Esta imagem mostra um globo terrestre, também chamado de globo geográfico.

O globo terrestre é uma representação em miniatura do nosso planeta. Com seu formato esférico, êle representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério, ou seja, representa a fórma, o tamanho e a distribuição dos continentes e oceanos mais próximo do real.

Sua fórma arredondada, porém, não permite visualizar toda a superfície terrestre ao mesmo tempo. Se observarmos o Brasil, por exemplo, não conseguiremos ver, simultaneamente, o Japão, que, no globo, fica no lado ao do Brasil.

O planisfério, também conhecido como mapa-múndi, representa todos os continentes e oceanos da Terra em uma superfície plana, permitindo a visualização simultânea de áreas localizadas em extremos opostos, como é o caso do Brasil e do Japão. Observe o planisfério a seguir.

Planisfério político

Mapa. Planisfério político com destaque para os países: Estados Unidos, México, Cuba, Portugal, Brasil, Sudão, Angola, África do Sul, Irã, Rússia, China, Índia, Japão e Austrália. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 1880 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

Mapa tátil: promovendo a igualdade na leitura de mapas

Conforme estudamos, os mapas apresentam informações sociais, culturais, econômicas, físicas, ambientais, entre outras. Para compreender o conteúdo dos mapas, usar a visão é fundamental. Por êsse motivo, foram criados os chamados mapas táteis, com o objetivo de promover a igualdade de acesso a essas informações para as pessoas com deficiência visual. Assim, ao ler mapas por meio do tato, elas podem obter as informações disponíveis em tais representações.

Fotografia. Algumas pessoas sentadas atrás de uma mesa, tocando em mapas táteis. Eles usam óculos escuros e em frente a eles há pessoas em pé.
Pessoas com deficiência visual utilizando mapas táteis na cidade de Calcutá, na Índia, em 2019.

O mapa tátil é uma representação gráfica que pode apresentar diferentes texturas ou informações em braileglossário , o que, por meio do tato, permite às pessoas com deficiência visual conhecerem as informações normalmente representadas nos mapas.

Com o intuito de facilitar a orientação e a mobilidade dessas pessoas em lugares públicos, mapas geralmente são encontrados em terminais rodoviários, shopping centers e universidades.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Conversem sôbre a importância da igualdade de acesso às informações para pessoas com deficiência visual.

Ícone 'Atividade oral'.

2. Você já presenciou alguma situação em que pessoas com deficiência visual tiveram dificuldade em acessar alguma informação? Relate aos colegas.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Explique a função e a importância da escala em um mapa.
  2. De que fórmas a escala cartográfica pode ser indicada?
  3. Qual a relação entre a escala usada em um mapa e o detalhamento das informações representadas nele?
  4. Represente as proporções a seguir.
    1. Na escala gráfica: 1 centímetro na representação corresponde a 100 quilômetros na realidade.
    2. Na escala numérica: 1 centímetro na representação corresponde a 25 000 centímetros na realidade.
  5. Tanto o planisfério quanto o globo terrestre são representações cartográficas do planeta Terra. Identifique a principal diferença entre eles.

Aprofundando os conhecimentos

  1. Observe o mapa e responda às questões.
    1. Identifique o tipo de escala utilizada no mapa.
    2. Verifique, neste mapa, o valor que 1 centímetro equivale em quilômetros na realidade.
    3. Calcule a distância real, em linha reta, entre as cidades de:
    • Salvador e Barreiras;
    • Juazeiro e Vitória da Conquista.
Versão adaptada acessível
  1. Observe o mapa e responda às questões.
    1. Identifique o tipo de escala utilizada no mapa.
    2. Verifique nesse mapa o valor que 1 centímetro equivale em quilômetros na realidade.
    3. Junte-se a um colega e calculem a distância real, em linha reta, entre as cidades de:· Salvador e Barreiras;· Juazeiro e Vitória da Conquista.

Estado da Bahia (2018)

Mapa. Estado da Bahia (2018), com destaque para a Bahia, com a capital: Salvador e as cidades: Juazeiro, Irecê, Barreiras, Vitória da Conquista e Ilhéus. As cidades de Salvador e Barreiras possuem 5,95 centímetros de distância no mapa. Juazeiro e Vitória da Conquista possuem 5,17 centímetros de distância no mapa. No canto inferior esquerdo, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala gráfica: 120 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 90.

Glossário

Braile
: código de escrita com pontos em alto-relêvo que possibilita a leitura por meio do tato da ponta dos dedos.
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