CAPÍTULO 6 A orientação espacial

Frequentamos diferentes lugares e precisamos nos orientar espacialmente para chegarmos até êles. Para isso, podemos utilizar pontos de referência, como já estudamos.

Agora, imagine que você esteja no meio de uma floresta. Como poderia orientar-se espacialmente? Existem determinados locais, como desertos, florestas e oceanos, onde é difícil a identificação de pontos de referência. Nesses casos, podemos nos orientar pelos astros, como o Sol e as constelaçõesglossário , ou por instrumentos, como a bússola e o gê pê ésse (Global Positioning System).

Fotografia. Destaque para uma pessoa segurando um aparelho GPS mostrando vias. Ao fundo, uma floresta.
aparêlhu de gê pê ésse.

Vamos ver a seguir como podemos utilizar cada uma dessas fórmas de orientação.

A orientação a partir do Sol

Tendo conhecimento da direção cardeal em que o Sol surge e em que o Sol se põe no horizonte, podemos identificar as demais direções cardeais e nos orientarmos espacialmente.

Ao amanhecer, o Sol aparece no horizonte na direção Léste. Na direção oposta ao Léste está a direção Oeste, onde o Sol se põe ao anoitecer. Sabendo dessas duas direções, identificamos as direções Norte e Sul.

Se nos posicionamos com o braço direito para o Léste e o braço esquerdo para o Oeste, atrás de nós ficará o Sul e à nossa frente ficará o Norte.

Veja a imagem a seguir.

Esquema. Ao centro uma pessoa em pé de braços abertos ao fundo está o Sol, na direção do braço direito da pessoa, no chão uma seta indica o leste, o braço esquerdo aponta para o oeste, suas costas o sul e seu rosto o norte. À direita há uma construção com uma varanda. Ao fundo, um banco e em frente, uma árvore.

A rosa dos ventos

As direções Norte, Sul, Léste e Oeste são conhecidas como pontos cardeais. A partir dessas direções, foram estabelecidos outros pontos, chamados de colaterais e subcolaterais. Tanto as direções cardeais quanto as colaterais e subcolaterais são representadas em uma figura denominada rosa dos ventos.

Ilustração. Rosa dos ventos, estrela de várias pontas que apontam em sentido horário para os pontos cardeais: N, S, L e O. Os pontos colaterais são: N E, S E, S O e N O. Os pontos subcolaterais: N N E, L N E, L S E, S S E, S S O, O S O, O N O e N N O.

Pontos cardeais

Pontos colaterais

Pontos subcolaterais

L − Leste
O − Oeste
N - Norte
S - Sul

NE − Nordeste
SE − Sudeste
SO − Sudoeste
NO - Noroeste

NNE − Norte-nordeste
LNE − Leste-nordeste
LSE − Leste-sudeste
SSE − Sul-sudeste

SSO − Sul-sudoeste
OSO − Oeste-sudoeste
ONO − Oeste-noroeste
NNO − Norte-noroeste

Orientação pela bússola

A bússola é um importante instrumento utilizado para orientação e localização. Chegou à Europa no século treze, mas acredita-se que sua origem seja chinesa e mais antiga. Com o passar do tempo, foi sendo aprimorada por outros povos, como árabes e europeus.

êsse instrumento é composto por uma agulha imantadaglossário , que gira sôbre o eixo de uma superfície plana, onde geralmente há um mostrador com a figura da rosa dos ventos.

O magnetismo terrestre atrai o ponteiro da agulha imantada, que se volta para a direção norte. Sabendo dessa direção, é possível encontrar as demais direções cardeais e colaterais.

Como utilizar a bússola?

Agora, vamos saber como utilizar a bússola para nos localizar. Veja as orientações a seguir.

  • Não utilize a bússola perto de objetos metálicos, pois êles interferem no magnetismo do ponteiro, alterando a medição correta.
  • Segure a bússola na posição horizontal e espere o ponteiro parar de girar.
  • Sabendo que o ponteiro sempre marcará a direção norte da Terra, gire a base da bússola devagar, até que o mostrador da direção norte coincida com o ponteiro.
  • Com a bússola posicionada dessa maneira, encontramos a direção norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais do mostrador estarão apontando para as direções corretas.
Fotografia. Destaque para uma pessoa em frente ao mar segurando uma bússola na palma da mão.
Pessoa utilizando bússola.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 1.

Com a ajuda do professor e dos colegas, identifique as direções cardeais a partir da sala onde estudam. Em seguida, anote no caderno os nomes dos colegas que estão ao seu redór, classificando cada um de acôrdo com a posição em que se encontra em relação a você, usando as direções cardeais ou colaterais.

Norte geográfico e norte magnético

Quando dizemos que a agulha imantada da bússola aponta para a direção Norte, estamos nos referindo ao norte magnético, e não ao norte geográfico, como muitas pessoas devem pensar.

O planeta Terra tem propriedade magnética e, por isso, funciona como um grande ímã.

Na bússola, a ponta da agulha imantada sempre se direciona para o polo norte magnético. dêsse modo, a agulha da bússola se alinha ao eixo norte-sul magnético do planeta, como podemos observar na imagem a seguir.

Fotomontagem. O planeta Terra com uma haste inclinada indicada como eixo norte-sul magnético e dois ponteiros na vertical indicando o eixo norte-sul geográfico.

Fonte de pesquisa: TREFIL, Djeimes; Rázen, róbert M. Física viva: uma introdução à física conceitual. Rio de Janeiro: éle tê cê, 2006. volume 2. página 56.

O polo norte magnético localiza-se a aproximadamente 1 400 quilômetros do polo norte geográfico. A distância entre o polo norte magnético e o polo norte geográfico é chamada de declinação magnética.

Coordenadas geográficas

Para encontrar a localização exata de um lugar (país, cidade) no globo terrestre, foram criados os paralelos e os meridianos, que são linhas imaginárias dispostas sôbre uma representação da superfície do planeta.

Paralelos e latitudes

Os paralelos são linhas que circundam a superfície do globo terrestre no sentido Léste-oeste, como podemos observar na imagem.

Esquema. O planeta Terra dividido em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul, com linhas horizontais indicadas como: 90 graus, Círculo Polar Ártico, 60 graus, 40 graus, Trópico de Câncer, 20 graus e 0 graus ao centro, na linha do Equador, na sequência 20 graus, Trópico de Capricórnio, 40 graus, 60 graus, Círculo Polar Antártico e 90 graus.

1.

Os paralelos mais importantes são o círculo polar Ártico, o Trópico de Câncer, a linha do Equador, o Trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico. A linha do Equador, principal paralelo, circunda a Terra em sua porção mais larga, dividindo o planeta em: hemisfério Norte e hemisfério Sul.

2.

Cada paralelo tem uma latitude, ou seja, uma medida que indica a sua distância, em graus (°), em relação à linha do Equador. A medida das latitudes vai de na linha do Equador até 90° norte e 90° sul nos polos.

Meridianos e longitudes

Os meridianos são semicírculos traçados de um polo a outro do planeta no sentido norte-sul, como é possível observar a seguir.

Esquema. O planeta Terra dividido em Hemisfério Ocidental e Hemisfério Oriental com linhas verticais indicadas como: 80 graus, 60 graus, 40 graus, 20 graus, ao centro, o Meridiano de Greenwich, 20 graus, 40 graus, 60 graus e 80 graus.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 18.

1.

O meridiano de referência () é o de Greenwich, que divide o planeta em: hemisfério Ocidental e hemisfério Oriental.

2.

Cada meridiano tem uma longitude: medida que indica sua distância em graus (°) em relação ao meridiano de Greenwich. A medida das longitudes vai de no meridiano de Greenwich até 180° a Léste e 180° a oeste dêsse meridiano.

Quando conhecemos a latitude e a longitude de um certo local, podemos determinar suas coordenadas geográficas e descobrir sua localização exata na superfície terrestre.

A coordenada geográfica de um local é identificada no cruzamento entre a latitude e a longitude. Veja o mapa a seguir.

Mapa-múndi: coordenadas geográficas

Mapa-múndi: coordenadas geográficas. O planisfério está destacando: Letra A, Los Angeles (Estados Unidos): latitude 34 graus norte e longitude 118 graus oeste, Letra B, Cidade do Cabo (África do Sul): latitude 33 graus sul e longitude 18 graus leste, Tóquio (Japão): latitude 35 graus norte e longitude 139 graus leste, Cairo (Egito): latitude 30 graus norte e longitude 31 graus leste, Madri (Espanha): latitude 40 graus norte e longitude 3 graus oeste, Moscou (Rússia): latitude 55 graus norte e longitude 37 graus leste, Roma (Itália): latitude 41 graus norte e longitude 12 graus leste, Santiago (Chile): latitude 33 graus sul e longitude 70 graus oeste. Rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2490 quilômetros por centímetro. Abaixo, A: A cidade de Los Angeles está localizada no cruzamento entre a latitude 34° norte (ao norte da linha do Equador) e a longitude 118° oeste (a oeste de Greenwich). Dessa maneira, sua coordenada geográfica é 34° latitude norte e 118° longitude oeste. B: A Cidade do Cabo está localizada, aproximadamente, no cruzamento entre a latitude 33° sul (ao sul da linha do Equador) e a longitude 18° leste (a leste de Greenwich). Dessa maneira, sua coordenada geográfica é 33° latitude sul e longitude 18° longitude leste.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 18.

Questão 2.

Agora, identifique as coordenadas geográficas aproximadas das cidades indicadas no planisfério e anote-as no caderno.

O tema é reticências

Ciência e tecnologia

O gê pê ésse no dia a dia

O gê pê ésse é uma ferramenta que recebe e envia sinais de informações da superfície terrestre aos satélites que orbitam a Terra. Essa ferramenta identifica a localização geográfica de algo (objeto, local) na superfície terrestre. Com o auxílio de um programa de computador, orienta o usuário a encontrar um enderêço, indicando a direção correta, a rota mais rápida, o tempo gasto no trajeto, entre outras informações.

Atualmente, existem aplicativos, ou programas de computador, que unem as funções de navegação do gê pê ésse e das redes sociais.

Esses aplicativos estão presentes em grande parte dos smartphonesglossário , o que tem tornado frequente o uso dêsses equipamentos. Observe na imagem exemplos de uso dêsse tipo de aplicativo.

Informações por meio de gê pê ésse

Ilustração. Uma cidade com casas e carros trafegando. Há marcadores vermelhos com ícones em lugares específicos: como aeroporto, posto de gasolina, hospital, supermercado, acidente de trânsito. Ao redor há alguns pontos sinalizados. A. um carro amarelo; B. acidente de carro; C. posto de combustíveis; D. um carro azul; E. um ponto verde com o desenho de um cifrão.

A.

Com informações fornecidas em tempo real por outros usuários, os motoristas podem evitar os congestionamentos e escolher rotas mais rápidas.

Ilustração A. Destaque para o carro amarelo em uma via.

B.

Alertas de acidentes, avisos de mudanças de sentido nas vias ou de engarrafamentos no trajeto tornam o tráfego de pessoas e veículos mais seguro e ágil para todos.

Ilustração B. Destaque para um marcador vermelho com ícone indicando a colisão de dois carros.

C.

Além da localização de postos de combustíveis no trajeto do usuário, é possível saber antecipadamente o preço do combustível antes mesmo de chegar ao pôsto.

Ilustração C. Destaque para um marcador vermelho com ícone indicando uma bomba de gasolina.

D.

O aplicativo também permite o compartilhamento do trajeto ou da localização do usuário com seus contatos. Com isso, é possível informar a localização do usuário ou identificar pessoas que percorrem trajetos semelhantes, facilitando o encontro com amigos que estejam próximos ou a troca de caronas.

Ilustração D. Destaque para o carro azul em uma via.

E.

Por meio do registro pessoal e dos dados coletados pêlo gê pê ésse, é possível armazenar dados das movimentações do usuário e, com isso, conhecer diversas informações, como hábitos, comportamentos, tempo de permanência.

Ilustração E. Destaque para um ponto verde com um cifrão e uma pequena estrela.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

  1. De acôrdo com as informações apresentadas, em quais situações o gê pê ésse pode ser útil no seu dia a dia?
  2. Qual é a sua opinião sôbre o fato de ferramentas como essa armazenarem os dados de seus usuários? Você considera isso uma invasão de privacidade? Converse com os colegas.
  3. Pesquise outros aplicativos que utilizam as funções de navegação do gê pê ésse e das redes sociais. Verifique como eles funcionam e quais são as suas utilidades para as tarefas realizadas no dia a dia.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Explique de que maneira uma pessoa pode se orientar espacialmente com base na observação do movimento aparente do Sol.
  2. De acôrdo com o que você estudou neste capítulo defina:
    1. paralelos;
    2. meridianos;
    3. latitude;
    4. longitude.
  3. O que são coordenadas geográficas?

Aprofundando os conhecimentos

4. Observe o mapa a seguir.

Brasil: coordenadas geográficas

Mapa. Brasil: coordenadas geográficas. 
O mapa mostra o Brasil com destaque para as seguintes capitais: Manaus, coordenadas 3 graus Sul e 60 graus Oeste; São Luís, 2 graus Sul e 44 graus Oeste; Rio Branco, 9 graus Sul e 67 graus Oeste; Cuiabá,15 graus Sul e 56 graus Oeste, Goiânia 16 graus e Sul, 49 graus Oeste; Vitória, 20 graus Sul e 40 graus Oeste; Curitiba, 25 graus Sul e 49 graus Oeste; e Porto Alegre, 30 graus Sul e 51 graus Oeste. À direita mapa de localização, planisfério destacando a região descrita, no canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e à direita, a escala: 485 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 90.

  1. Com base no mapa anterior, identifique e escreva, em seu caderno, quais cidades brasileiras estão localizadas nas coordenadas geográficas apresentadas a seguir.
    • 25° S​, ​49° O​.     
    • 3° S​, ​60° O​. 
    • 20° S​, ​40° O​.
    • 16° S​, ​49° O​.
  1. Observe novamente o mapa da página anterior e, com base na rosa dos ventos, descubra as direções cardeais e colaterais entre algumas das cidades. Para isso, escreva em qual direção uma pessoa se desloca ao viajar:
    • de Goiânia para Curitiba.
    • de Cuiabá para São Luís.
    • de Pôrto Alegre para Goiânia.
    • de São Luís para Cuiabá.
    • de Manaus para Vitória.
Versão adaptada acessível
  1. Com base no mapa anterior, identifique e escreva, em seu caderno, quais cidades brasileiras estão localizadas nas coordenadas geográficas apresentadas a seguir.· 25° S, 49° O.· 3° S, 60° O.· 20° S, 40° O.· 16° S, 49° O.
  2. Junte-se a um colega, observem novamente o mapa da página anterior e, com base na rosa dos ventos, descubram as direções cardeais e colaterais entre algumas das cidades. Para isso, escrevam em qual direção uma pessoa se desloca ao viajar:· de Goiânia para Curitiba.· de Cuiabá para São Luís.· de Porto Alegre para Goiânia.· de São Luís para Cuiabá.· de Manaus para Vitória.

5. Observe as coordenadas geográficas indicadas no mapa a seguir.

Planisfério: coordenadas geográficas

Planisfério: coordenadas geográficas. 
O mapa mostra os seguintes pontos: 
A: 20 graus Sul e 60 graus Oeste (entre Paraguai e Bolívia). 
B: 40 graus Norte e 90 graus Leste (China). 
C: 60 graus Norte e 90 graus Oeste (Canadá). 
D: 20 graus Sul e 150 graus Leste (Austrália). No canto superior direito, rosa dos ventos e abaixo, a escala: 2070 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: REFERENCE atlas of the world. nona edição Lôndon: dórlin Kindersley, 2013. página vinte e oito-vinte e nove.

  1. Escreva no caderno as coordenadas geográficas dos pontos indicados no mapa. Veja o exemplo do ponto A: ​20° S​ e ​60° O​.
  2. Qual dêsses pontos se localiza nos hemisférios:

Norte e oriental

Sul e oriental

Norte e ocidental

Sul e ocidental

Glossário

Constelação
: grupo de estrelas que, vistas da Terra, aparentam estar próximo umas das outras, e que, ligadas por linhas imaginárias, formam diferentes figuras.
Voltar para o texto
Imantada
: que recebeu magnetização.
Voltar para o texto
Smartphones
: aparelhos celulares que permitem acessar a internet, baixar, armazenar e escutar músicas, fotografar, enviar e receber e-mails, entre outras funções.
Voltar para o texto