CAPÍTULO 7 A superfície do planeta Terra

A superfície do nosso planeta é formada por terras emersas, oceanos e mares.

As terras emersas, ou seja, as partes da superfície terrestre que não estão cobertas por água, são constituídas de continentes e ilhas oceânicas. Os continentes são formados por grandes extensões contínuas de terra e recebem as seguintes denominações: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida. As ilhas, por sua vez, são formadas por porções de terra circundadas por água.

Os oceanos e mares são formados por grandes quantidades de água salgada que ocupam a maior parte da superfície terrestre (aproximadamente 70%). Ainda que constituam uma massa de água contínua sôbre a Terra, cada porção dessas águas recebe uma denominação específica: oceano Pacífico, oceano Atlântico, oceano Índico, oceano Glacial Ártico e oceano Glacial Antártico.

No mapa a seguir, é possível observar como os continentes, os oceanos e os mares estão distribuídos pêla superfície terrestre atualmente.

Continentes e oceanos

Mapa. Continentes e oceanos. 
Continentes - Ásia: porção nordeste com China, Índia e Indonésia. 
África: na região central com Egito e África do Sul. 
Oceania: na porção sudeste com Austrália. 
Europa: na porção centro-norte com Reino Unido e Ucrânia. 
América: na porção oeste com Estados Unidos, Nicarágua e Brasil. 
Antártida: na porção sul. 
Oceanos - Oceano Pacífico: porção oeste e leste
Oceano Atlântico: porção central e oeste.
Oceano Índico: porção central e leste.
Oceano Glacial Ártico: porção norte.
Oceano Glacial Antártico: porção sul.
No canto superior direito a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2125 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

Questão 1.

Localize cada um dos continentes e oceanos da Terra no mapa apresentado.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Em qual dos continentes está localizado o Brasil?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 3.

Qual dos oceanos banha o nosso país?

A origem dos continentes e oceanos da Terra

Os continentes e oceanos que compõem a superfície terrestre começaram a se formar há cêrca de 4,5 bilhões de anos, ainda no início da história geológica do nosso planeta.

Veja a seguir uma sequência de imagens que ilustram, de maneira simplificada, como isso ocorreu.

Ilustração 1. Uma cadeia de vulcões com dois deles em erupção. Ambos jorram lava que também está ocupando todo o solo. Ao fundo, montanhas e o céu alaranjado.

cêrca de 4,5 bilhões de anos, o planeta Terra era muito quente, com a superfície coberta por uma massa incandescente e pastosa, formada por rochas e minerais fundidos. Ao longo de milhões de anos, à medida que a Terra foi lentamente esfriando, a superfície do planeta começou a se enrijecer, formando uma camada rochosa, a chamada litosfera.

Ilustração 2. Um vulcão com lava escorrendo por sua encosta. Há muita fumaça saindo dele e espalhada pelo céu. O solo está seco e ao fundo há mais montanhas.

Por meio de erupções vulcânicas, uma imensa quantidade de gases e água em fórma de vapor foi expelida, formando grandes nuvens de chuva. Essas nuvens foram responsáveis pêla grande quantidade de chuva que caiu durante muito tempo sôbre a superfície da Terra.

Ilustração 3. Uma cadeia de montanhas ao redor de um oceano. No céu há nuvens.

Com o resfriamento da crosta, a água dessas chuvas foi se acumulando nas partes mais baixas do relêvo, dando origem aos primeiros oceanos. As porções mais elevadas da superfície formaram as primeiras porções de terra emersa de nosso planeta.

Estas ilustrações são representações artísticas produzidas com base em: PLANETA Terra. Rio de Janeiro: Abril, 2012. página 6-7.

Geografia e Ciências

O passado geológico da Terra

No decorrer da sua história, a Terra passou por muitas transformações. Essas sucessivas transformações acabaram destruindo ou ocultando muitos registros do passado geológico, quando havia na superfície da Terra paisagens bem diferentes das atuais.

Para conhecer êsse passado geológico, os paleontólogosglossário procuram reconstituir a história da Terra estudando os fósseis, que são restos ou vestígios de animais e de plantas que ficaram conservados em meio às rochas e em resinas como o âmbarglossário , ao longo de milhões de anos.

Fotografia. Dois homens abaixados em um solo arenoso. Ambos escavam o terreno. Um deles com uma picareta. Ao redor deles há objetos espalhados e em frente uma linha protegendo a área. Ao fundo, montanhas cobertas por vegetação.
Paleontólogos em trabalho de campo em iutá, nos Estados Unidos, em 2021.

êsse trabalho é realizado com ferramentas apropriadas para não danificar os fósseis, como pequenas picaretas e martelos, espátulas, luvas e pincéis. Depois de recolherem o material encontrado, os cientistas trabalham na identificação e na datação aproximada de cada fóssil. Em laboratórios, por meio de técnicas que possibilitam medir a quantidade de certos elementos químicos presentes nas rochas e nos fósseis, é possível calcular, aproximadamente, há quantos milhões ou bilhões de anos esses animais e plantas viveram.

Fotografia. Fóssil de um inseto com corpo cilíndrico em âmbar.
Muitos fósseis, como o dêste inseto, que viveu há milhões de anos, foram preservados no âmbar.

Estudando as paisagens do passado

Ao descobrir a idade aproximada dos fósseis, os paleontólogos conseguem identificar as espécies de animais e de plantas que viveram nas épocas mais antigas da história da Terra. Essas informações ajudam a reconstituir as paisagens que existiram ao longo do passado geológico do nosso planeta.

A imagem a seguir mostra a reconstituição de uma dessas antigas paisagens.

Esta ilustração é uma representação artística produzida com base em: PALMER, Douglas. Evolução. Tradução: Ana Catarina Nogueira. São Paulo: Larrússi do Brasil, 2009. página 86-87, 146-147.

Ilustração. Quatro dinossauros grandes e de diferentes tipos reunidos em uma área com solo seco, com um pequeno lago à esquerda. Ao redor do lago há arbustos baixos e ao fundo, árvores altas. Um deles come folhas das árvores, outro de arbustos. Há um deles olhando uma ave no céu e outro de costas para o lago.
Reconstituição de uma provável paisagem que teria existido há aproximadamente 150 milhões de anos, quando os grandes dinossauros viviam na Terra.

Compreendendo as paisagens de hoje

As descobertas paleontológicas são muito importantes para os estudos geográficos. A reconstituição de antigas paisagens terrestres, por exemplo, pode nos ajudar a compreender vários aspectos que observamos nas paisagens atualmente.

Com base em uma paleopaisagem, como são chamadas essas paisagens reconstituídas, podemos conhecer características de determinado ambiente em épocas muito remotas. Por exemplo, o lugar onde hoje existe uma floresta tropical pode ter sido uma região bem mais sêca ou até mesmo um deserto, em épocas passadas.

Isso ajuda a explicar por que podemos encontrar certos tipos de plantas típicas de regiões áridas, como algumas espécies de cactos, em paisagens de clima mais úmido e chuvoso.

Agora, responda à questão a seguir em seu caderno.

• De acôrdo com o que você estudou, escreva um texto explicando como os fósseis são úteis ao estudo da história geológica da Terra.

A história geológica da Terra

O resumo dos principais acontecimentos ocorridos ao longo da formação do nosso planeta pode ser observado a seguir, na tabela do tempo geológico. Nela, as maiores unidades de tempo estão agrupadas em eras geológicas, que se subdividem em períodos geológicos.

Tabela do tempo geológico

Eras

Períodos

Tempo decorrido (aproximado)

Eventos geológicos e biológicos mais significativos

Cenozoico

Quaternário

de 2 milhões de anos até hoje

ocorrência das glaciações, período em que a temperatura média da Terra diminuiu, provocando acúmulo de gelo nas regiões polares e nas altas montanhas;
surgimento dos ancestrais do ser humano (há cerca de 2 milhões de anos);
início do período geológico atual.

Neógeno

23 a 2 milhões de anos

domínio dos mamíferos modernos (macacos, baleias, cavalos, mamutes);

Paleógeno

70 a 23 milhões de anos

formação das grandes cadeias de montanhas do planeta (Andes, Himalaia);
extinção dos dinossauros.

Terciário

de 70 a 2 milhões de anos atrás

domínio dos mamíferos modernos (macacos, baleias, cavalos, mamutes);
formação das grandes cadeias de montanhas do planeta (Andes, Himalaia);
extinção dos dinossauros.

Mesozoico

Cretáceo Jurássico Triássico

de 230 a 70 milhões de anos atrás

surgimento de aves e mamíferos;
domínio dos grandes répteis (dinossauros);
desenvolvimento das florestas de coníferas gigantes;
separação dos continentes.

Paleozoico

Permiano

Carbonífero

Devoniano

Siluriano

Ordoviciano

Cambriano

de 570 a 230 milhões de anos atrás

surgimento dos primeiros répteis;
aparecimento dos peixes e dos anfíbios;
formação de extensas florestas de pinheiros (coníferas);
desenvolvimento dos primeiros animais invertebrados, como os moluscos.

Pré-cambriano

4,5 bilhões de anos atrás

surgimento dos primeiros seres vivos (bactérias, fungos e algas);
origem dos oceanos;
formação da crosta terrestre (rochas mais antigas);
origem da Terra.

Fontes de pesquisa: POPP, José Henrique. Geologia geral. quarta edição São Paulo: Livros Técnicos e Científicos, 1998. página 91-93. leins, Viktor; AMARAL, Sérgio Estanislau do. Geologia geral. décima quarta edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2003. página 388. SERVIÇO Geológico do Brasil. Breve História da Terra. Disponível em: https://oeds.link/z53iI6. Acesso em : 10 maio 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Observe o planisfério da página 84 e responda às questões a seguir.
    1. Qual continente está localizado entre os oceanos Atlântico e Pacífico?
    2. Qual o nome dos continentes onde estão localizados o Brasil, Índia, Austrália e Egito, respectivamente?
    3. Qual oceano banha a porção Léste do continente africano, o sul da Ásia e a porção oeste da Oceania?
    4. Qual continente está localizado no extremo sul? Qual oceano banha êsse continente?
    5. Qual oceano banha os países do extremo norte?
  2. Explique a incorreção que existe na afirmação a seguir.

A alimentação dos primeiros ancestrais do ser humano foi profundamente alterada após o surgimento das aves.

Aprofundando os conhecimentos

3. As palavras a seguir apresentam de maneira desordenada as eras geológicas e alguns de seus importantes acontecimentos. Observe-os.

Fotografia. Livro aberto com os tópicos: 
Pré-cambriano; Mesozoico; Formação da crosta terrestre; Origem da Terra; Aparecimento dos peixes e dos anfíbios; Formação das grandes cadeias de montanhas; Formação de extensas florestas de pinheiros; Paleozoico; Domínio dos grandes répteis; Surgimento dos ancestrais do ser humano; Início do período geológico atual; Cenozoico; Separação dos continentes.

Agora, elabore uma linha do tempo, indicando as eras apresentadas no quadro e ordenando os acontecimentos em relação a elas.

Os movimentos da Terra

A Terra, assim como outros astros do Universo, realiza determinados movimentos no espaço sideral. Vamos conhecer quais são êles.

Movimento de rotação

Um dos movimentos que a Terra realiza chama-se movimento de rotação. Nele, o planeta gira no sentido oeste-Léste ao redór de seu eixo imaginário, que a atravessa de um polo a outro. êsse eixo apresenta uma inclinação de aproximadamente 23 graus.

Para realizar uma volta completa ao redor de seu eixo, a Terra leva 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, ou seja, aproximadamente 24 horas. Durante êsse movimento, acontece a sucessão dos dias e das noites, pois na parte da Terra iluminada pêlo Sol é dia, enquanto na parte oposta, sem iluminação do Sol, é noite.

Observe a representação a seguir.

Movimento de rotação da Terra

Esquema. À esquerda, o Sol, à direita o planeta Terra com o eixo imaginário em posição levemente inclinada e indicando o movimento de rotação em sentido anti-horário. No lado direito do planeta é noite e no lado esquerdo, dia. Estão indicados o Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Linha do Equador, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.

Fonte de pesquisa: LUHR, Djeimes F. Earth: the definitive visual guide. Lôndon: dórlin Kindersley, 2007. página 48.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Movimento aparente do Sol

O movimento de rotação nos passa a impressão de que, ao longo do dia, o Sol é que se movimenta no céu.

Isso acontece porque, durante o dia, vemos que o Sol aparece pêla manhã na direção Léste e, com o passar das horas, vai mudando de posição até o poente, na direção oeste. No entanto, quem se movimenta, de oeste para Léste, é a Terra. êsse trajeto que, aparentemente, o Sol realiza chama-se movimento aparente do Sol. Veja o esquema a seguir.

Esquema. Uma cidade com muitas casas e edifícios. No céu o Sol com uma seta indicando um trajeto para esquerda e a indicação: movimento aparente do Sol. Abaixo, o mar e uma seta indica um trajeto para direita, sinalizado como movimento de rotação da Terra, de Oeste para Leste.

Fusos horários

Em razão do movimento de rotação da Terra, partes da superfície terrestre passam a ser iluminadas pêlo Sol, enquanto outras deixam de receber os raios solares. A partir do movimento de rotação, que provoca a sucessão dos dias e das noites, o ser humano criou um sistema para organizar as diferenças de horários em toda a superfície do planeta: o sistema de fusos horários.

Assim, a superfície do globo terrestre foi dividida em 24 fusos horários. Cada fuso é formado por uma faixa imaginária, com 15° de longitude, que se estende de um polo a outro. Todos os lugares situados em um fuso adotam a mesma hora. Veja o mapa.

Mapa-múndi: fusos horários

Mapa-múndi: fusos horários. 
O mapa mostra os continentes com linhas verticais da esquerda para direita indicadas como: menos 12, menos 11, menos 10, menos 9, menos 8, menos 7, menos 6, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, 0, mais 1, mais 2, mais  3, mais  4, mais  5, mais  6, mais  7, mais 8, mais 9, mais 10, mais 11, mais 12. Estão indicados os pontos: Ponto 1, Meridiano de Greenwich em 0; Ponto 2, em menos 3 no Brasil; e Ponto 3, em mais 9 no Japão. No canto superior direito, a rosa dos ventos e no canto inferior esquerdo, a escala:  2140 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 35.

1.

A contagem das horas em todo o planeta é feita com base em um fuso principal, definido pêlo meridiano de Greenwich. A partir dele, todos os demais fusos localizados a oeste apresentam horas atrasadas. Já os fusos localizados a Léste de Greenwich, ao contrário, têm horas adiantadas.

2.

Enquanto em Londres, localizada no fuso de Greenwich, são 12 horas da manhã, em Brasília, que está três fusos a oeste, são 9 horas da manhã.

3.

No mesmo momento, em Tóquio, no Japão, que está nove fusos a Léste de Greenwich, são 21 horas.

Para evitar transtornos por causa da diferença de horas, muitos países fizeram adaptações nos fusos teóricos (baseados na divisão dos 15 graus) e definiram limites práticos para os fusos horários. Essas alterações fizeram com que os limites dos fusos horários fossem adaptados a alguns limites administrativos dos países, como se observa no mapa da página anterior.

Fusos horários no Brasil

Em razão da grande extensão do seu território, com mais de quatro mil quilômetros no sentido Léste-oeste, o Brasil tem quatro fusos horários.

Todos esses fusos estão situados a oeste de Greenwich e, por isso, apresentam horas atrasadas em relação ao horário dêsse meridiano.

O horário oficial brasileiro é estabelecido pêlo horário de Brasília, no fuso que abrange todos os estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além de algumas ilhas oceânicas, do Distrito Federal, dos estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá. Observe o mapa a seguir.

Fusos horários brasileiros (2018)

Mapa. Fusos horários brasileiros (2018). O mapa mostra o território brasileiro com linhas verticais que indicam o limite prático dos fusos horários, da esquerda para direita determinadas como: Menos 5 horas em relação ao horário de Greenwich: Acre e parte do Amazonas. Menos 4 horas em relação ao horário de Greenwich: Roraima, parte do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. Menos 3 horas em relação ao horário de Greenwich: Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Tocantins, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Menos 2 horas em relação ao horário de Greenwich: Arquipélago Fernando de Noronha. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 405 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 35.

Movimento de translação e as estações do ano

As estações do ano são períodos de aproximadamente três meses que se distinguem por apresentarem certas características de tempo atmosférico.

A ocorrência das estações do ano deve-se à inclinação do eixo de rotação da Terra e também ao movimento de translação, ou seja, o deslocamento que nosso planeta realiza percorrendo uma trajetória ao redór do Sol em um período de 365 dias e seis horas. Ao longo dêsse percurso, cada parte da Terra recebe quantidades diferentes de luz e de calor solar.

Observe a ilustração a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Esquema. A Terra girando ao redor do Sol em sentido anti-horário. Na parte superior, número 1, Terra iluminada; à esquerda, número 2, Terra com o lado esquerdo escuro e o direito iluminado; abaixo, número 3, Terra escura; à direita, número 4, Terra com o lado direito iluminado e o esquerdo escuro.

Fonte de pesquisa: LUHR, Djeimes F. Earth: the definitive visual guide. Lôndon: dórlin Kindersley, 2007. página 48.

1.

Aproximadamente entre 21 de março e 21 de junho, os raios solares incidem de fórma mais igualitária nos hemisférios Norte e Sul da Terra. Essa quantidade equilibrada de luz e calor dá origem ao outono no hemisfério Sul e à primavera no hemisfério Norte.

2.

Aproximadamente entre 21 de junho e 23 de setembro, os raios solares incidem mais diretamente sôbre o hemisfério Norte e têm menor incidência no hemisfério Sul. Nesse período, é verão no hemisfério Norte e inverno no hemisfério Sul.

3.

Aproximadamente entre 23 de setembro e 21 de dezembro, os raios solares incidem de fórma mais igualitária nos hemisférios Norte e Sul do planeta. A quantidade equilibrada de luz e calor dá origem à primavera no hemisfério Sul e ao outono no hemisfério Norte.

4.

Aproximadamente entre 21 de dezembro e 21 de março, os raios solares incidem mais diretamente sôbre o hemisfério Sul e têm menor incidência sôbre o hemisfério Norte. Nesse período, é verão no hemisfério Sul e inverno no hemisfério Norte.

Por causa das estações do ano, as condições atmosféricas da Terra adquirem determinadas características: os dias podem ficar mais quentes ou mais frios, mais secos ou mais úmidos, entre outras. Tais mudanças são sazonais ou periódicas, pois se repetem todos os anos de maneira semelhante.

Além disso, as variações climáticas influenciam no crescimento das flores das plantas, no deslocamento dos animais, no regime dos rios, nos hábitos das pessoas, como o uso de roupas mais quentes no inverno e mais frescas no verão, e também no desenvolvimento de algumas atividades, como a definição da época do plantio e da colheita de certas lavouras.

As zonas térmicas da Terra

As estações do ano (primavera, verão, outono e inverno) são mais facilmente percebidas nas zonas temperadas (veja imagem a seguir) do globo terrestre, onde a incidência dos raios solares varia com maior intensidade durante o ano.

Nessas regiões, durante o inverno, as temperaturas permanecem mais baixas e é comum a ocorrência de neve. Na primavera e no outono, as temperaturas são amenas, nem muito frio, nem muito calor. No verão, as temperaturas se elevam e faz muito calor.

Em outras regiões do planeta, porém, as estações do ano são pouco definidas e mais difíceis de serem percebidas nas paisagens. A zona intertropical, que recebe maior incidência dos raios solares, apresenta temperaturas elevadas praticamente o ano todo. Nessas áreas, as estações do ano diferenciam-se basicamente pêla existência de dois períodos: o das chuvas e o das sêcas. Já nas zonas polares, que recebem menor incidência dos raios solares, as temperaturas são muito baixas praticamente o ano todo, em geral abaixo de 0 graus Célsius.

Observe o esquema a seguir e verifique como a incidência dos raios solares varia entre as regiões da Terra e caracteriza as zonas térmicas do globo.

Incidência de radiação solar na Terra

Esquema. O planeta Terra com uma leve inclinação recebendo focos de luz vindos da direita. A área entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio é sinalizada com número 1, Regiões entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer e Círculo Polar Antártico e o Trópico de Capricórnio, é sinalizado com o número 2, Regiões do Círculo Polar Ártico e Antártico, com o número 3. Ao lado, 1: Na zona intertropical, os raios solares incidem diretamente e com muita intensidade. Por isso, essa região apresenta temperaturas elevadas durante praticamente todo o ano. 2: Nas zonas temperadas, os raios solares incidem de maneira pouco inclinada, mas com maior intensidade do que nas zonas polares. Por isso, essas regiões apresentam temperaturas baixas durante o inverno, altas no verão e amenas no outono e na primavera. 3: Nas zonas polares, os raios  solares incidem de maneira muito inclinada e com pouca intensidade. Por isso, essas regiões apresentam temperaturas muito baixas durante praticamente todo o ano.

Fonte de pesquisa: LUHR, Djeimes F. Earth: the definitive visual guide. Lôndon: dórlin Kindersley, 2007. página 48.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou, qual o movimento da Terra que proporciona as sucessões dos dias e das noites? Como êsse movimento ocorre?
  2. Se alguém lhe dissesse que o Sol realiza um movimento no céu, de Léste para oeste, todos os dias, como você explicaria a essa pessoa que tal movimento não é real, é apenas aparente?
  3. O que são fusos horários? Quantos fusos horários existem no território brasileiro?
  4. Explique a relação entre o movimento de translação da Terra e as estações do ano.
  5. Observe a imagem e, depois, responda às questões.

Zonas térmicas da Terra

Mapa. Zonas térmicas da Terra. Planisfério limitado por faixas horizontais. Letra A, Tropical: Região central entre Trópico de Câncer e do Trópico de Capricórnio. Letra B, Temperada: Regiões entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer e Círculo Polar Antártico e o Trópico de Capricórnio. Letra C, Polar: Parte superior e inferior nas regiões do Círculo Polar Ártico e Antártico. No canto superior direito, a rosa dos ventos e abaixo, a escala: 3650 quilômetros por centímetro.
  1. Quais são as zonas térmicas indicadas pêlas letras A, B e C, respectivamente?
  2. O que explica a ocorrência de temperaturas mais elevadas na zona intertropical e de baixas temperaturas nas zonas polares da Terra?

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava ediçãoRio de Janeiro, í bê gê É 2018. página 58.

Aprofundando os conhecimentos

  1. Observe o mapa Fusos horários brasileiros da página 92 e responda:
  • Uma partida de futebol será transmitida da cidade de São Paulo (ésse pê) para todo o país às 21 horas, horário de Brasília. Em qual horário essa partida terá início em:
    1. Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Cuiabá (Mato Grosso) e Pôrto Velho (Rondônia)?
    2. Salvador (Bahia), Pôrto Alegre (Rio Grande do Sul) e Fortaleza (Ceará)?
    3. Rio Branco (Acre)?
    4. Fernando de Noronha (Pernambuco)?

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Desenhe cinco exemplos de elementos (símbolos, côres ou linhas) utilizados como convenções cartográficas. Para finalizar, escreva o que êles representam.

Versão adaptada acessível

1. Cite cinco exemplos de elementos (símbolos, cores ou linhas) utilizados como convenções cartográficas. Para finalizar, escreva o que eles representam.

  1. Observe atentamente um planisfério e um globo terrestre. Localize neles o Brasil e outros países que você conhece ou sôbre os quais já ouviu falar. Depois, anote em uma folha de papel avulsa o que mais chamou a sua atenção ao observar essas representações. Em seguida, apresente suas conclusões para a turma.
  2. Observe a imagem e responda às questões.

Brasil político (2018)

Mapa. Brasil político (2018). O mapa representa os estados brasileiros e suas respectivas capitais. No mapa, a distância entre Cuiabá e Salvador é de 4,2 centímetros. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala gráfica: 460 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 90.

  1. A representação é um mapa, uma carta ou uma planta? Explique sua resposta.
  2. Que tipo de escala foi utilizada?
  3. A partir das informações do mapa, calcule a distância, em linha reta, entre as capitais Cuiabá e Salvador.
Versão adaptada acessível
  1. A representação é um mapa, uma carta ou uma planta? Explique sua resposta.
  2.  Que tipo de escala foi utilizada?
  3. Com base nas informações do mapa, junte-se a um colega e calculem a distância, em linha reta, entre as capitais Cuiabá e Salvador.

4. Qual é a diferença entre uma maquete e uma planta cartográfica?

5. Observe a imagem.

Planisfério Político (2018)

Mapa. Planisfério Político (2018). 
O mapa mostra a Linha do Equador, Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e o Meridiano de Greenwich. Os seguintes países estão destacados: Estados Unidos, México, Cuba, Brasil, Portugal, Rússia, Irã, Índia, China, Japão, Sudão, Angola, África do Sul, Austrália. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e no direito, a escala: 2530 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

  1. Qual é o principal paralelo terrestre? êsse paralelo divide o planeta Terra em quais hemisférios?
  2. Qual é o principal meridiano terrestre? êsse meridiano divide o planeta Terra em quais hemisférios?

6. Copie o texto substituindo os símbolos pêlas palavras adequadas apresentadas.

oceanos

terras emersas

salgada

água

mares

A superfície do planeta é formada por , e . As terras emersas são aquelas que não estão cobertas por , como os continentes e ilhas oceânicas. Os oceanos e mares são formados por grandes quantidades de água , ocupando a maior parte da superfície terrestre.

  1. Escreva o que diferencia o movimento de rotação e o movimento de translação realizados pêla Terra. Quais são as principais consequência de cada um dêsses movimentos?
  2. Em relação às zonas térmica da Terra, responda às questões.
    1. Em qual zona térmica percebemos mais facilmente as estações do ano?
    2. Em quais zonas do globo terrestre as estações do ano são pouco marcantes, em razão da elevada incidência de raios solares e consequente temperatura alta o ano todo?
    3. Em quais zonas do globo terrestre prevalecem as temperaturas baixas durante grande parte do ano?

Glossário

Paleontólogo
: profissão da pessoa que se especializa em estudos de Paleontologia, também chamado de paleontologista.
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Âmbar
: resina produzida por alguns tipos de plantas, principalmente por pinheiros já extintos. Ao longo de milhões de anos, essa resina se solidificou e manteve conservada grande parte do material preso dentro dela, como pequenos animais e partes de plantas.
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