CAPÍTULO 9 As águas na superfície terrestre

Extensas massas de água recobrem 70% da superfície terrestre, formando oceanos, mares, rios, lagos e geleiras. Os 30% restantes da superfície do nosso planeta são constituídos por ilhas e continentes.

Do total das águas existentes na Terra, 97,5% são salgadas e estão presentes nos mares e oceanos. Apenas 2,5% da massa de água existente na Terra é doce, localizada em rios, lagos, geleiras e em reservatórios subterrâneos. Veja o gráfico.

Distribuição de água no planeta

Gráfico. Distribuição de água no planeta. O globo terrestre mostra: Água salgada: 97,5 por cento. Água doce: 2,5 por cento. Dessa, corresponde a: Calotas polares e geleiras representam: 68,9 por cento. Água subterrânea: 29,9 por cento. Água nos rios e lagos: 0,3 por cento. Outros reservatórios: 0,9 por cento.

Fonte de pesquisa: REBOUÇAS, Aldo da C.; BRAGA, Benedito; TUNDISI, José Galizia. (organizador). Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. quarta edição São Paulo: Escrituras, 2015. página 8.

Conforme representado no gráfico, do total de água doce do planeta, 68,9% encontram-se em estado sólido nas calotas polaresglossário e geleiras. Outros 29,9% encontram-se no subsolo, formando as reservas subterrâneas de água, 0,3% está disponível em rios e lagos, constituindo as principais fontes de água potável, e 0,9%, em outros reservatórios.

Dessa maneira, uma pequena parte da água doce está localizada em áreas de fácil acesso. A maior parte dessa água encontra-se nos aquíferos ou nos lençóis freáticos, ou seja, nos reservatórios subterrâneos de água doce. Por isso, é muito importante pensarmos sôbre a preservação dêsse recurso natural.

Fotografia. Formações rochosas cobertas por neve e cercados pelo mar. O céu está azul com nuvens.
Calotas polares na Antártida, em 2020.

O ciclo da água

Titulo do Infografico

Texto do Infografico

Preenchido dinamicamente
Legenda da imagem
    Imagem meramente ilustrativa

    Gire o seu dispositivo para a posição vertical

    A água está presente na natureza nos seguintes estados físicos: sólido, líquido e gasoso. O calor proveniente da radiação solar e a fôrça da gravidade desencadeiam o processo chamado ciclo hidrológico ou ciclo da água. Nesse ciclo, a água passa de um estado físico para outro, preservando sempre o mesmo volume total existente no planeta. Veja o esquema a seguir.

    1.

    Evaporação e transpiração: o calor proveniente da radiação solar evapora a água de rios, lagos, mares e oceanos e provoca a transpiração das plantas. O vapor de água resultante dêsses processos se eleva na atmosfera.

    2.

    Condensação: na atmosfera, o vapor de água se condensa, formando nuvens de diversas fórmas e tamanhos.

    3.

    Precipitação: nas nuvens, ao se condensar, a água se precipita na fórma de chuva ou de neve e atinge a superfície terrestre.

    4.

    Infiltração: parte da água que atinge a superfície se infiltra no solo, podendo ser absorvida pêlas plantas ou atingir as reservas subterrâneas de água.

    5.

    Escoamento: parte da água que atinge a Terra escoa pêla superfície, seguindo a declividade do relêvo, até atingir corpos d’água como rios e lagos, de onde parte é levada aos mares e oceanos.

    Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

    Esquema. À esquerda, o mar, em frente, uma faixa de areia seguido por uma pequena cidade. Atrás dela, a encosta de um morro coberto por vegetação e com o curso de um rio que deságua no mar. À direita, uma montanha. Por toda a cena há setas e números. O número 1 indica setas acima do mar, da cidade e da vegetação que se direcionam às nuvens acima. O número 2 aponta nuvens sobre o mar com setas que se direcionam às nuvens sobre a cidade, a vegetação e as montanhas. O número 3, de onde parte uma seta para baixo sobre a nascente do rio. O número 4, indica setas do subsolo partem em direção ao mar. Por fim, o número 5, aponta setas do rio desaguando no mar.

    Fonte de pesquisa: prés, frênqui êti áli Para entender a Terra. Tradução: Rualdo Menegat êti áli quarta edição Pôrto Alegre: búkman, 2006. página 315.

    Águas continentais

    As águas continentais, também conhecidas como águas doces, correspondem a 2,5% do total de água no planeta, como estudamos. Elas estão distribuídas pelos continentes em rios, lagos, águas subterrâneas e geleiras.

    As geleiras

    As geleiras são imensas massas de gêlo permanente formadas pêlo congelamento de águas doces, localizadas em regiões polares e áreas montanhosas. Nas regiões polares, onde as temperaturas são baixas em razão da fraca incidência dos raios solares nas elevadas latitudes, as geleiras são denominadas geleiras continentais ou de latitude. Já em áreas montanhosas, em razão das baixas temperaturas decorrentes da elevada altitude, as geleiras recebem o nome de geleiras de altitude ou alpinas.

    Fotografia. Uma grande geleira cercada pelo mar que reflete sua paisagem.
    Geleira de latitude localizada na Groenlândia, em 2020.

    Os rios

    Os rios são formados por porções de água doce que escoam em cursos naturais na superfície dos continentes. Muitos dêsses cursos já passaram pêla interferência humana. As águas de um rio podem ter origem no derretimento de geleiras, no afloramento de águas subterrâneas ou no escoamento superficial das chuvas.

    Os rios são utilizados pêlas pessoas no abastecimento de água para as populações, fornecimento de alimentos, produção de energia elétrica, entre outras atividades.

    Fotografia. Vista de cima. Uma cidade com muitos prédios e algumas construções com cúpulas. Há um rio largo cortando a cidade e pontes sobre ele.
    Parte do curso do rio Nilo, no Egito, em 2021.
    Os lagos

    Quando as águas provenientes de chuvas, rios, afloramentos de fontes subterrâneas ou derretimento de geleiras se acumulam em determinadas depressões da superfície terrestre, formam-se lagos. Os lagos podem se originar naturalmente ou ser construídos artificialmente. êles variam de tamanho e profundidade, podendo ser de água salgada ou doce.

    Fotografia. Um lago cercado por montanhas e pinheiros. Há uma via com carros à esquerda.
    Lago em , no Canadá, em 2020.
    Ícone 'Atividade oral'

    Questão 1.

    Você conhece algum rio ou lago? êles são bem cuidados ou estão poluídos? Converse com os colegas sôbre o que cada um sabe.

    As águas subterrâneas

    As águas subterrâneas são reservatórios naturais de água doce, localizadas abaixo da superfície terrestre.

    reservatórios de água formam-se quando a água na fórma de chuva cai sôbre a superfície e se infiltra pêlo solo e entre as camadas de rochas permeáveis (rochas porosas), até atingir uma camada de rocha impermeável. Dessa maneira, a água preenche os espaços vazios entre as rochas, ficando armazenada.

    As águas no subsolo

    Esquema. Recorte de um terreno com as seguintes camadas, de cima para baixo: solo e rochas permeáveis; lençol de água superficial; três camadas diferentes de rochas impermeáveis; lençol de água profundo e por último, rochas impermeáveis. Sobre o solo há o ponto A. poço de água que chega até o lençol de água superficial, e ao lado o ponto B. poço subterrâneo que chega até o lençol de água profundo. Ao lado dos poços há uma árvore. Ao lado do esquema, texto: Quando os aquíferos se encontram próximo à superfície, sua captação é mais fácil, sendo  realizada por meio de perfuração de poços A. . Já os aquíferos localizados em camadas mais profundas do subsolo são alcançados por meio de máquinas e equipamentos  especializados B. .

    Fonte de pesquisa: , rid; Mônrou, sem Djeimes. Fundamentos da geologia. São Paulo: Cêngueij lãrnin, 2009. página 308.

    A importância das águas doces

    Questão 2.

    Você já observou a enorme quantidade de atividades que realizamos com a água todos os dias? Conte para seus colegas três dessas atividades.

    A água doce é um componente essencial tanto para a vida de plantas quanto para a vida do ser humano e de outros animais da Terra. Atividades como limpeza residencial, higiene pessoal, lavagem de roupas e preparo de alimentos e bebidas envolvem o uso de água.

    Além do consumo direto, muitos objetos que usamos diariamente, como roupas, calçados e eletrodomésticos, utilizam água em seu processo produtivo nas indústrias.

    Veja no gráfico sôbre o consumo mundial de água nas principais atividades desenvolvidas pêlo ser humano.

    Uso mundial de água (2019)

    Gráfico. Uso mundial de água (2019). 
Agropecuário (ilustração de uma pequena planta): 69%. Industrial (ilustração de engrenagens): 19%. 
Doméstico (ilustração de uma casa): 12%.

    Fonte de pesquisa: UN WATER. The United Nations World Water Development Report 2019: leaving no one behind. Disponível em: https://oeds.link/NA7M8r. Acesso em: 9 março 2022.

    Agropecuária

    A atividade que mais consome água doce é a agropecuária. Nessa atividade, a água é utilizada tanto na criação de animais como na irrigação de lavouras.

    Gasta-se um elevado volume de água para produzir diferentes produtos no campo. Muitas vezes, milhares de litros de água são perdidos com irrigações desnecessárias, em vazamentos ou em instalações precárias nas áreas agrícolas.

    Fotografia. Gado bovino bebendo água, reunido ao redor de uma bebedouro circular. Ao fundo, pasto e árvores.
    Animais bebendo água em uma propriedade rural na Nova Zelândia, em 2020.

    Atividades domésticas

    Depois da agropecuária e da atividade industrial, a atividade que mais consome água é o uso doméstico.

    O consumo de água doce para as atividades domésticas diárias pode variar de acôrdo com as necessidades de cada pessoa e a disponibilidade de água de cada país. Observe no gráfico a seguir a disponibilidade de água per cápita de alguns países.

    Disponibilidade de água per cápita por ano (2018)

    Gráfico. Disponibilidade de água per capita por ano (2018). Disponibilidade hídrica (em metros cúbicos por habitante ao ano). Nova Zelândia: 68942. Brasil: 41281. Rússia: 31053. Suécia: 17449. Estados Unidos: 9383. Sudão do Sul: 4510.

    Fonte de pesquisa: Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. acua-stat. Disponível em: https://oeds.link/M6cr2o. Acesso em: 9 março 2022.

    Indústria

    Conforme o gráfico da página anterior, 19% de toda a água doce consumida no mundo é para uso industrial. Nesse caso, a água geralmente é utilizada para a limpeza das instalações industriais, das matérias-primas que chegam para ser processadas, para o funcionamento dos equipamentos industriais e também diretamente para a fabricação do produto.

    Veja no esquema um exemplo da quantidade aproximada de água consumida na indústria de papel.

    Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

    Ilustração. À esquerda, uma caixa de água com 210 litros de água. À direita, uma caderneta com 1 kg.
    São utilizados 210 litros de água para a produção de 1 quilograma de papel A4.

    SCHYNS, Joep F.; BOOIJ, Martijn J.; HOEKSTRA, Arjen Y. The water footprint of wood for lumber, pulp, paper, fuel and firewood. in. Advances in Water Resources, v. 107, p. 490-501, 17 maio 2017. Disponível em: https://oeds.link/eLWlbh. Acesso em: 11 maio 2022.

    Outras utilizações

    A água doce também é muito utilizada como via de transporte (de pessoas e de mercadorias) e para a produção de energia hidrelétrica.

    Em vários países do mundo, muitos rios e lagos apresentam trechos navegáveis. Geralmente, rios e lagos têm grande profundidade e volume de água e estão em áreas onde o relêvo é plano ou com poucos desníveis de altitude. Isso facilita que pessoas e mercadorias sejam transportadas por embarcações.

    Fotografia. Vista de cima. Uma embarcação extensa e repleta de contêineres, navegando em um largo rio. Ao fundo, na margem, áreas cobertas por vegetação.
    Embarcação de carga navegando em rio da Alemanha, em 2020.

    Alguns rios que percorrem áreas onde o relêvo apresenta grandes desníveis têm suas águas represadas e utilizadas para girar as turbinas de usinas hidrelétricas, produzindo assim energia elétrica.

    Uso racional da água

    O crescente aumento da população mundial e o intenso uso dos recursos hídricos têm provocado a escassez de água nas mais diferentes partes do mundo. E êsse não é um problema distante dos brasileiros. Diferentes regiões do nosso país, mesmo aquelas em que as chuvas sempre foram abundantes, têm experimentado redução das chuvas e a consequente falta de água para o uso da população. No entanto, grande parte dela faz uso racional (sem desperdícios) da água apenas nos períodos de escassez.

    Fotografia. Margem de uma represa com terra seca e árvores ao fundo.
    Represa do Jaguari, no município de São José dos Campos, em 2021.
    Ícone 'Atividade oral'

    O uso racional da água é uma questão sôbre a qual todos nós devemos refletir. Converse com os colegas sôbre êsse assunto.

    Atividades

    Faça as atividades no caderno.

    Organizando os conhecimentos

    1. Onde se encontra a maior parte da água doce existente no planeta?
    2. Em seu caderno, defina o que são: geleiras, rios e lagos.
    3. Substitua as letras em destaque pêlas palavras a seguir e complete corretamente o texto sôbre as principais etapas do ciclo da água.

    O calor proveniente do A aquece a água presente na superfície terrestre, que se transforma em vapor por meio da B. O vapor de água então se acumula na atmosfera na fórma de C. Após a condensação, ocorre a D da água em fórma de chuva. Ao atingir a E, a água escoa pêlo solo ou se infiltra nele, formando as reservas F de água.

    precipitação    evaporação    Sol    nuvens    superfície terrestre subterrâneas

    Aprofundando os conhecimentos

    4. Analise a imagem e responda às questões a seguir.

    Fotografia. Estruturas paralelas despejando jatos de água sobre uma plataforma com vagens.
    Uso de água em uma atividade econômica nos Estados Unidos, em 2020.
    1. Qual atividade econômica está representada na imagem retratada na foto?
    2. De que maneira a água está sendo utilizada nessa atividade?
    3. Qual atividade econômica utiliza mais água para ser desenvolvida? Explique.

    5. Converse com seus pais ou responsáveis sôbre a importância de economizar água no dia a dia. Definam ou reforcem maneiras pêlas quais vocês podem economizar água em atividades domésticas. Conte aos colegas ou escreva um resumo para ler em sala, o passo a passo sôbre uma ou mais maneiras que vocês desenvolveram, em casa, para economizar água.

    Glossário

    Calotas polares
    : camadas de gêlo que se acumulam na superfície de lugares com baixas temperaturas, como as regiões polares e as altas montanhas.
    Voltar para o texto