Águas oceânicas
As águas oceânicas são formadas por grandes extensões de água salgada, distribuídas em mares e oceanos. Veja a seguir algumas caraterísticas das águas oceânicas.
- Salinidade: os oceanos apresentam em média 35 gramas de cloreto de sódio (sal de cozinha) para cada 1 litro de água, podendo variar de um oceano para outro. A salinidade é proveniente da dissolução de rochas do fundo dos oceanos e também de sedimentos trazidos pêlas águas dos rios.
- Temperatura: varia de acôrdo com a latitude e a profundidade. As áreas próximas à linha do Equador (baixas latitudes) têm as águas mais aquecidas, pois recebem a radiação solar com mais intensidade que as áreas polares (elevadas latitudes). Já as águas superficiais são mais aquecidas que as águas de regiões profundas dos oceanos, onde os raios solares não conseguem chegar.
Localize cada um dos oceanos no mapa a seguir e conheça algumas de suas características na próxima página.
Oceanos e mares (2018)
Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.
Os mares são porções dos oceanos dispostas nas proximidades dos continentes ou no interior deles. Localize cada um dos mares no mapa da página anterior e conheça algumas de suas características.
1 Aberto: apresenta extensa ligação com o oceano.
2 Fechado: não apresenta ligação direta com o oceano.
3 Interior: apresenta ligação restrita com o oceano.
A.
Oceano Atlântico
Com área de aproximadamente 85 milhões de quilômetros quadrados, é o segundo maior oceano do mundo. Estende-se desde o oceano glacial Ártico até o oceano glacial Antártico. A oeste, está o continente americano e, a Léste, os continentes europeu e africano. êsse oceano banha o litoral brasileiro e faz parte das paisagens do nosso país.
B.
Oceano Pacífico
Com aproximadamente 161 milhões de quilômetros quadrados, é o maior de todos os oceanos da Terra. Localiza-se entre a Ásia, a Oceania e a América.
C.
Oceano Índico
Estende-se por aproximadamente 70 milhões de quilômetros e é o terceiro maior oceano do mundo. êsse oceano se localiza entre África, Ásia, Oceania e Antártida.
D.
Oceano glacial Ártico
Com extensão de aproximadamente 15 milhões de quilômetros quadrados, é o menor dos oceanos. Está localizado no extremo norte da Terra, banha parte da Europa, da Ásia e da América. êsse oceano é parcialmente recoberto por gêlo durante quase todo o ano.
E.
Oceano glacial Antártico
Com uma extensão de aproximadamente 22 milhões de quilômetros quadrados, é o quarto maior do mundo. Está localizado no extremo sul do planeta, o que inclui as águas ao sul da latitude 55° Sul.
Importância das águas oceânicas
Os oceanos e mares são muito importantes para o planeta, pois apresentam grande biodiversidade, tanto de animais quanto de plantas. As algas ganham destaque por produzirem grandes quantidades de oxigênio, gás essencial para a vida humana. Vamos conhecer a seguir alguns usos das águas oceânicas.
Extração animal
A pesca oceânica é uma atividade realizada tanto nos mares próximo ao litoral quanto em áreas mais afastadas da costa, em alto-mar. Essa atividade pode ser realizada de modo artesanal ou industrial.
- Pesca artesanal: geralmente praticada em áreas próximo ao litoral com o uso de embarcações de pequeno porte e equipamentos simples.
- Pesca industrial: realizada em áreas afastadas do litoral por meio de embarcações equipadas com instrumentos sofisticados que facilitam tanto a localização de cardumes quanto a retirada de grandes quantidades de peixes do mar. Grande parte dos pescados provenientes da pesca industrial é destinada para fins comerciais dentro do próprio país de origem ou para exportação.
Países |
Produção em toneladas |
---|---|
China |
82.593.752 |
Indonésia |
23.418.105 |
Índia |
13.277.400 |
Estados Unidos |
5.293.935 |
Peru |
4.929.520 |
Fonte de pesquisa: éfi á ó. Fishery and aquaculture statistics. Disponível em: https://oeds.link/eRU1Hx. Acesso em: 15 dezembro 2021.
A maior parte dos pescados provenientes da pesca artesanal é voltada para o consumo familiar do próprio pescador ou para o comércio local.
Extração mineral e energética
As águas oceânicas fornecem uma grande quantidade de sais minerais. Para a obtenção dêsse mineral, que se encontra diluído nas águas oceânicas, são realizados processos industriais específicos de evaporação da água salgada e separação de seus elementos químicos. Os locais onde acontecem processos são chamados de salinas.
Outra atividade econômica realizada em áreas oceânicas é a extração de recursos energéticos, como petróleo e gás natural. A extração dêsses recursos acontece por meio de perfurações profundas, realizadas no subsolo oceânico, onde estão localizadas as jazidas dêsses recursos.
Entre as jazidas de petróleo e gás natural exploradas atualmente, podemos citar as localizadas no Mar do Norte e as do litoral brasileiro.
As águas oceânicas também são muito utilizadas para o transporte, sobretudo de mercadorias destinadas ao comércio entre diferentes países.
Poluição dos rios e oceanos
Tanto as águas dos rios quanto as dos oceanos vêm sendo poluídas ao longo do tempo por diversas atividades humanas.
Nas áreas rurais, as águas dos rios, por exemplo, são contaminadas por produtos químicos (agrotóxicos) utilizados na agropecuária. Isso ocorre porque parte dêsses produtos aplicados sôbre as plantações é levada pêla água das chuvas até os rios. Além disso, certa quantidade da água poluída infiltrada no solo atinge as águas subterrâneas, contaminando os aquíferos.
Já nas cidades, as enxurradas que carregam parte dos resíduos descartados inadequadamente nas ruas, ao atingirem algum rio, poluem as águas.
Outra fórma de poluição nas áreas urbanas são os resíduos industriais e domésticos despejados diretamente nos rios, sem nenhum tipo de tratamento. Essa prática causa intensa poluição nos cursos de água.
Em 2019, de acôrdo com o í bê gê É, aproximadamente 32% das residências do Brasil não tinham coleta de esgôto, o que impossibilitava seu tratamento. Quando isso ocorre, o esgôto com altos níveis de agentes poluidores alcança os cursos de água, contaminando muitos rios e praias em nosso país.
Muitos rios já alcançam o oceano com águas intensamente poluídas. Além disso, muitas vezes, os esgotos doméstico e industrial de cidades litorâneas são despejados diretamente no mar.
Os maus hábitos de banhistas em praias de todo o mundo também causam danos, sobretudo aos animais marinhos. Os resíduos jogados nas praias e carregados para o mar são confundidos com alimentos pelos peixes e outros animais, que morrem ao ingeri-los.
Outra poluição bastante comum é a contaminação das águas oceânicas causada por embarcações, seja por vazamento de combustível, seja pêlo despejo de resíduos sólidos (lixo) no mar. Os vazamentos de petróleo representam um grande risco para a vida marinha.
A vida ameaçada nos manguezais
Nos manguezaisglossário , a vegetação e a grande riqueza de matéria orgânica propiciam o desenvolvimento de várias espécies de animais marinhos, entre êles caranguejos e peixes. A degradação dos manguezais pode causar um desequilíbrio da vida marinha, pois muitas espécies que se desenvolvem nos mangues são fontes de alimentação para animais que habitam os oceanos.
O tema é reticências
Educação ambiental
A escassez de água na atualidade
Sabemos que 70% da superfície terrestre é coberta por água. Por ser um recurso renovável e ter essa aparente abundância, poderíamos acreditar que as reservas de água nunca se esgotariam no planeta. Entretanto, apenas uma pequena parcela dessa água está disponível para o consumo e, além disso, encontra-se distribuída de maneira bastante desigual pêlo planeta, conforme podemos observar no mapa sôbre disponibilidade de água no mundo.
Atualmente, a água se tornou um recurso escasso em várias regiões, devido principalmente ao aumento do consumo pêla população, que cresceu e também ampliou seus gastos per cápita, e ao desenvolvimento das atividades econômicas. Na imagem a seguir, podemos verificar a quantidade aproximada de água gasta para a produção de alguns alimentos que consumimos.
Fonte de pesquisa: WATER Footprint Network. Disponível em: https://oeds.link/tHTDZM. Acesso em: 4 março 2022.
Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.
- Observando o mapa a seguir, identifique uma região que apresente maior disponibilidade de água e uma com menor disponibilidade.
- De acôrdo com as informações apresentadas nesta unidade, qual é a relação dos hábitos de consumo e o modo de vida da população atual com a redução de água potável nas reservas?
- Em sua opinião, racionalizarglossário o uso da água é um dever apenas de quem enfrenta dificuldades com a escassez dêsse recurso? Por quê?
- Tratar dêsses problemas que envolvem a água influencia o seu comportamento no dia a dia? Como? Converse com os colegas e conheça a opinião deles sôbre êsse assunto.
Disponibilidade de água no mundo (2017)
Fonte de pesquisa: éfi á ó. acua-stat. Disponível em: https://oeds.link/dBnun1. Acesso em: 9 março 2022.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
- O que são oceanos? Quais são os oceanos da Terra?
- O que são mares? Como podem ser caracterizados?
- Qual é a explicação para a salinidade das águas oceânicas?
- Quais são os principais recursos extraídos das águas oceânicas?
Aprofundando os conhecimentos
5. A salinidade do Mar Morto, de aproximadamente 270 gramas de cloreto de sódio em cada 1 litro de água, é explicada por outros fatores, além dos que são comuns aos demais oceanos e mares da Terra. Com mais dois colegas, pesquise em livros, revistas ou na internet quais são fatores e anote-os no caderno.
6. Leia e analise as manchetes a seguir. Depois, responda às questões a seguir.
Poluição no oceano: baleia é encontrada morta com 40 quilogramas de plástico no estômago
Disponível em: https://oeds.link/Axl7WN. Acesso em: 9 março 2022.
Plástico corresponde a 48,5% dos itens encontrados no mar do Brasil
Disponível em: https://oeds.link/DitfTe. Acesso em: 9 março 2022.
- Qual o assunto principal abordado pêlas manchetes de jornal?
- Por que os animais marinhos estão comendo plástico?
- Qual a provável origem dos materiais ingeridos pelos animais nos oceanos?
- Converse com os colegas da sala de aula sôbre a relação entre o seu dia a dia e a poluição dos rios e mares.
- Reúnam-se em grupo e elaborem uma campanha pêla responsabilidade que todos temos de combater o desperdício de água. Essa tarefa pode começar com simples atitudes, como economizar água na escola e em casa. Para isso, vocês podem realizar as seguintes ações:
- confeccionem cartazes sôbre as consequências do desperdício e colem em diferentes partes da escola;
- com os professores de Língua Portuguesa e Arte, produzam pequenos panfletos com dicas sôbre como economizar água na escola e em casa;
- promovam um concurso de frases sôbre a importância de combater o desperdício de água;
- montem um mural com notícias recentes relativas aos problemas ocasionados pêla falta de água em diferentes lugares do mundo.
Glossário
- Manguezal
- :tipo de vegetação caracterizada por plantas e arbustos que apresentam raízes aéreas; desenvolve-se em porções litorâneas onde há o encontro entre a água doce de algum rio e a salgada do mar, criando um ambiente rico em nutrientes.
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- Racionalizar
- : neste caso, utilizar a água de maneira planejada, prática e eficaz, a fim de obter o máximo de rendimento com o mínimo de gasto, ou seja, evitando desperdício.
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