UNIDADE 4 O clima e as formações vegetais

Fotografia. Área com terreno arenoso com cactos e arbustos baixos. Ao fundo, céu com nuvens escuras.
Paisagem de uma área de deserto no Arizona, nos Estados Unidos, em 2017.

Ao analisar uma paisagem, podemos perceber as relações que existem entre os elementos da natureza. Na paisagem mostrada na página anterior, por exemplo, é possível verificar que a chuva retratada é um momento raro e por isso tão belo, pois a vegetação escassa indica que o clima local é sêco. Trata-se de um deserto nos Estados Unidos.

Iniciando a conversa

  1. Quais elementos naturais estão representados na foto da página anterior?
  2. Converse com seus colegas sôbre como o clima influencia o desenvolvimento das formações vegetais.
  3. O ser humano tem transformado cada vez mais as formações vegetais existentes na superfície do planeta. Conte para seus colegas o que você sabe sôbre êsse assunto.

Agora vamos estudar...

  • a diferença entre tempo e clima;
  • os tipos de climas presentes na superfície terrestre;
  • o que são climogramas;
  • a relação entre o clima e a sociedade;
  • a interdependência entre as formações vegetais e os tipos de clima;
  • as diferentes formações vegetais e sua transformação pêlo ser humano.

CAPÍTULO 11 Tempo atmosférico e clima

Você sabia que tempo atmosférico e clima são diferentes? Por exemplo, olhe por uma janela e veja como está o tempo hoje. Está chovendo? Faz Sol? Está frio ou calor? A sua resposta já explica o que é o tempo atmosférico, ou seja, é o estado momentâneo das condições atmosféricas em determinado local.

Já o clima é definido pêlo registro e estudo do conjunto das condições do tempo atmosférico que ocorrem em determinado lugar durante certo período de tempo, no mínimo 30 anos. Para avaliarmos as condições do tempo são medidos os totais de pluviosidade (quantidade de chuva, granizo ou neve que precipita), temperatura (mais altas ou mais baixas, proporcionando, respectivamente, mais calor ou mais frio), velocidade e constância dos ventos, pressão atmosféricaglossário glossário e umidade do ar (quantidade de água em fórma de vapor presente no ar).

Fotografia. Uma mulher em pé sobre uma estrutura observando um equipamento que está protegido por armários. No chão ao redor dela há neve e ao fundo, árvores secas.
Pesquisadora observando as condições do tempo atmosférico em Moscou, na Rússia, em 2020.

Atmosfera terrestre

A interação dos elementos atmosféricos, que são a temperatura, a pressão e a umidade, caracteriza as condições do tempo e do clima em nosso planeta.

A atmosfera terrestre é formada por um conjunto de gases que envolvem o planeta. gases são importantes para a vida na Terra, pois absorvem a radiação solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor e proporcionando uma temperatura favorável para o desenvolvimento da fauna e da flora.

A atmosfera tem camadas, que apresentam variações de temperatura e composição. Observe cada uma delas na imagem a seguir, fazendo a leitura de baixo para cima.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Camadas da atmosfera

Esquema mostrando cinco camadas da atmosfera, na camada 4, há um balão no céu, na camada 5, mais próxima de superfície, há montanhas com o curso de um rio e nuvens.
Fonte de pesquisa: béri, Rogê Atmosfera, tempo e clima. Tradução: Ronaldo Catalgo Costa. nona edição Pôrto Alegre: búkman, 2013. página 3236.

1.

Exosfera – acima da termosfera e sem limite definido. Na exosfera, o ar torna-se tão rarefeito que vai desaparecendo ao atingir o espaço sideral.

2.

Termosfera do final da mesosfera até aproximadamente 500 quilômetros. Nessa camada percorrem as ondas de radiotelefonia. A temperatura aumenta conforme se eleva a altitude.

3.

Mesosfera – do final da estratosfera até aproximadamente 90 quilômetros. A temperatura nessa camada diminui conforme aumenta a altitude, atingindo cêrca de –133 °C aos 90 quilômetros.

4.

Estratosfera – do final da troposfera até aproximadamente 50 quilômetros. Nela encontra-se grande parte do ozônio (O3) presente na atmosfera, gás que absorve parte dos raios ultravioleta do Sol; por êsse motivo, a temperatura nessa camada se eleva conforme aumenta a altitude.

5.

Troposfera entre 0 e aproximadamente 16 quilômetros. Camada inferior da atmosfera onde se encontra cêrca de 75% da massa de gases da atmosfera, do vapor de água e da poluição do ar. É nela que vivemos e onde acontece a maior parte dos fenômenos que caracterizam o tempo atmosférico, como nuvens, chuvas e ventos. Sua temperatura diminui conforme aumenta a altitude, em média 6,5 ​°C​ a cada quilômetro.

Os ventos na atmosfera

É na troposfera que ocorre grande parte dos fenômenos que definem o tempo atmosférico, entre êles o vento.

O vento é o ar em movimento. A diferença entre pressão e temperatura interfere no deslocamento do ar de determinada localidade. O esquema a seguir mostra como o vento se desloca em escala local.

De modo geral, os ventos se deslocam das áreas de alta pressão para as de baixa pressão, ou seja, das chamadas áreas dispersoras de ventos em direção às receptoras de ventos.

Deslocamento de ventos locais

Esquema. Bloco com plantações, um rio entre floresta e uma cidade com prédios e vias. No céu há uma seta para esquerda, indicada pela letra A, da esquerda parte uma seta para baixo, acima das casas, seta para direita, indicada com letra B, e na direita seta para cima. Embaixo, A: alta pressão. B: baixa pressão.

Fonte de pesquisa: TEMPO & clima. Rio de Janeiro: Abril Livros, 1995. página 141. (Ciência & Natureza).

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Os ventos também se deslocam em escala global. As três grandes correntes de vento na atmosfera terrestre formam o que chamamos de circulação geral da atmosfera. Veja quais são elas na imagem da página a seguir.

Correntes de ventos globais

Esquema. Globo terrestre com correntes de ventos polares no norte e no sul; correntes de ventos do oeste acima e abaixo e correntes de ventos alísios na região central. Acima setas indicam a rotação do país em sentido anti-horário. Abaixo estão as seguintes informações textuais: Correntes de ventos polares: partem dos polos em direção aos trópicos. Correntes de ventos de oeste: partem dos trópicos em direção aos polos. Correntes de ventos alísios: partem dos trópicos em direção à linha do Equador.
Fonte de pesquisa: TEMPO & clima. Rio de Janeiro: Abril Livros, 1995. página 35. (Ciência & Natureza).

Em razão do movimento de rotação da Terra no hemisfério Norte, os ventos da circulação geral da atmosfera movem-se no sentido nordeste-sudoeste e no hemisfério Sul movem-se no sentido sudeste-noroeste. êsse fenômeno é denominado efeito de ou fôrça de .

Climas do mundo

O clima interage com diferentes elementos naturais. êle influencia, por exemplo, o desenvolvimento da vegetação, o regime dos rios, as fórmas do relêvo, entre outros elementos da natureza. Vamos conhecer na próxima página as características dos diferentes tipos de clima no mundo.

Tipos de clima no mundo (2019)

Mapa-múndi. Tipos de clima no mundo (2019). Clima equatorial: áreas no sul da América Central, norte da América do Sul, oeste da África, sudeste da Ásia, e ilhas. Clima tropical: norte da América Central, norte, centro-leste e nordeste da América do Sul; centro-sul da África, sudeste da Ásia, e norte da Austrália. Clima subtropical: sudeste da América do Norte, sul da América do Sul, extremo sul da África, sudeste da Ásia, e leste da Austrália. Clima desértico: área no sudoeste da América do Norte, costa oeste e área no sul da América do Sul, porção norte, pequena área no leste e no sul da África, sudeste, centro-sul e pequena área no sul da Ásia, centro-oeste da Austrália. Clima semiárido: áreas no oeste da América do Norte, extremo norte, área no nordeste e no sul da América do Sul, faixas na porção norte, áreas no leste e no sul da África, faixa na região central e áreas dispersas no sul e sudoeste da Ásia, faixa no norte, área no leste e faixa no sul da Austrália. Clima temperado: região central da América do Norte, áreas no interior da América Central, quase todo o norte da Europa, faixa no noroeste, leste da Ásia e interior de suas ilhas, pequenas áreas dispersas no leste e no sul da África; e sudeste da Austrália e toda a Nova Zelândia. Clima mediterrâneo: sul da Europa áreas no interior sudoeste da Ásia, extremo norte e sul da África e áreas no sul da Austrália. Clima polar: Norte da América do Norte, toda a Groenlândia, norte da Europa e da Ásia e toda a Antártica. Clima frio: norte da América do Norte, e da Ásia. Clima frio de montanha: áreas no noroeste da América do Norte, costa oeste da América do Sul, áreas dispersas na Europa, no nordeste, sudoeste, e grande porção no sul da Ásia. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, escala: 2060 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 20.

Clima equatorial

altas temperaturas e chuva durante a maior parte do ano.

Clima tropical

duas estações bem definidas, o verão com muita chuva e o inverno sêco.

Clima subtropical

altas temperaturas e chuva durante a maior parte do ano. No inverno e no outono, podem ocorrer temperaturas baixas.

Clima temperado

com as quatro estações bem definidas. Nas áreas do interior do continente, os verões são quentes e no inverno chega a nevar.

Clima mediterrâneo

altas temperaturas e pouca chuva no verão. O inverno é bastante chuvoso e as temperaturas são amenas.

Clima desértico

pouca ou nenhuma chuva durante o ano todo. Alguns climas desérticos são frios, como no deserto da Patagônia, e outros são quentes, como no deserto do Saara.

Clima semiárido

altas temperaturas e pouca chuva durante o ano.

Clima frio

temperaturas baixas na maior parte do ano, com verão curto e inverno com intensa precipitação de neve.

Clima polar

temperaturas muito baixas durante o ano todo, e a maior parte das precipitações ocorre em fórma de neve.

Clima frio de montanha

ocorre em áreas de elevada altitude, com predomínio de baixas temperaturas durante grande parte do ano.

Os climogramas

Cada tipo de clima apresenta características próprias de temperatura e precipitação no decorrer do ano. Alguns são mais quentes, outros são mais chuvosos, uns têm períodos mais frios, outros apresentam épocas mais sêcas. As características de temperatura e pluviosidade (chuvas) de um tipo de clima podem ser registradas em um gráfico chamado climograma. Nesse tipo de gráfico, são representadas a quantidade de chuvas e a temperatura que são verificadas em determinado local no decorrer do ano.

Por meio do climograma, podemos identificar quais são os meses do ano em que as temperaturas permanecem mais baixas ou mais altas e também os meses em que há maior ou menor ocorrência de chuvas. Veja o exemplo a seguir.

Climograma – Goiânia, Goiás

Gráfico. Climograma – Goiânia, Goiás. Gráfico numerado de 1 a 4. O gráfico mostra a precipitação (em milímetros), indicada com o número 1, representada em barras com número 3 e a temperatura (em graus Celsius), indicada com o número 2, em linha ao longo do ano com o número 4. Os valores são aproximados. Janeiro. Precipitação: 225 milímetros; Temperatura: 24 graus Celsius. Fevereiro. Precipitação: 175; Temperatura: 24. Março. Precipitação: 190; Temperatura: 24. Abril. Precipitação: 75; Temperatura: 23. Maio. Precipitação: 20; Temperatura: 22. Junho. Precipitação: 10; Temperatura: 22. Julho. Precipitação: 10; Temperatura: 22. Agosto. Precipitação: 20; Temperatura: 23. Setembro. Precipitação: 40; Temperatura: 25. Outubro. Precipitação: 175; Temperatura: 26. Novembro. Precipitação: 200; Temperatura: 25. Dezembro. Precipitação: 240; Temperatura: 24.

Fonte de pesquisa: CLIMATEMPO. Disponível em: https://oeds.link/oYEABe. Acesso em: 10 março 2022.

1.

Eixo da precipitação: indica a quantidade de chuvas em milímetros (milímetros).

2.

Eixo da temperatura: indica a temperatura em graus Celsius (°C).

3.

Barras: as barras azuis mostram a quantidade média de chuvas que ocorre em cada mês.

4.

Linha: a linha vermelha mostra a temperatura média registrada em cada mês.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Quais são os meses mais chuvosos e os meses mais secos em Goiânia?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Quais são os meses em que as temperaturas se mantêm mais elevadas? E em quais meses elas permanecem mais baixas?

Observando o climograma percebemos que o município de Goiânia apresenta um clima marcado por duas estações bem definidas, uma mais quente e chuvosa, entre os meses de outubro e março (verão), e outra mais fria e sêca, entre os meses de abril e setembro (inverno).

Embora essas sejam as características climáticas predominantes em Goiânia, isso não significa que durante o verão não possa haver dias mais frios ou que durante o inverno não possam existir dias mais quentes.

Os climogramas mostram apenas uma média das temperaturas e das precipitações que são registradas em determinado lugar. Essas médias são obtidas por meio de medições diárias realizadas ao longo de vários anos seguidos.

A pluviosidade média de janeiro, por exemplo, foi calculada somando-se a quantidade de chuvas que caiu nesse mês nos últimos anos e, depois, foi dividida pêlo número de anos em que foram feitas as medições.

Veja, a seguir, como calcular a temperatura média diária de determinado lugar.

Para obter a temperatura média é preciso:

1.

medir a temperatura 4 vezes durante um dia, em intervalos regulares de 6 horas;

Hora da medição

Ilustração. Quatro relógios analógicos marcando respectivamente: 6 horas; 12 horas; 18 horas e 24 horas.

Temperatura registrada

Ilustração. Quatro termômetros que registram temperaturas que vão de 20 graus Celsius negativos a 50 graus Celsius positivos, marcando respectivamente: 12 graus Celsius; 23 graus Celsius; 17 graus Celsius e 14 graus Celsius.

2.

somar todas as temperaturas registradas;

12 + 23 + 17 + 14 = 66

3.

dividir o resultado pêlo número de medições realizadas;

66 : 4 = 16,5

4.

a temperatura média do dia foi 16,5 grauscélsius.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais são as camadas da atmosfera terrestre?
  2. Identifique a quais principais correntes de ventos cada frase se refere.
    1. Partem dos trópicos em direção aos polos.
    2. Partem dos trópicos em direção à linha do Equador.
    3. Partem dos polos em direção aos trópicos.
  3. De acôrdo com o que você estudou neste capítulo, explique a diferença entre clima e tempo atmosférico.

Aprofundando os conhecimentos

  1. Observe o mapa da página 144. Em seguida, escolha um dos climas e descreva suas características no caderno.
  2. Analise o climograma a seguir e responda às questões.

, Alasca (Estados Unidos da América)

Gráfico. Fairbanks, Alasca (Estados Unidos). O gráfico mostra a precipitação (em milímetros) e a temperatura (em graus Celsius) ao longo do ano. Os valores são aproximados. Janeiro. Precipitação: 20 milímetros; Temperatura: 20 graus Celsius positivos. Fevereiro. Precipitação: 20 milímetros; Temperatura: 15 graus Celsius negativos. Março. Precipitação: 10 milímetros; Temperatura: 10 graus Celsius negativos. Abril. Precipitação: 10 milímetros; Temperatura: 0 graus Celsius. Maio. Precipitação: 30 milímetros; Temperatura: 10 graus Celsius positivos. Junho. Precipitação: 50 milímetros; Temperatura: 15 graus Celsius positivos. Julho. Precipitação: 60 milímetros; Temperatura: 18 graus Celsius positivos. Agosto. Precipitação: 50 milímetros; Temperatura: 15 graus Celsius positivos. Setembro. Precipitação: 35 milímetros; Temperatura: 5 graus Celsius positivos. Outubro. Precipitação: 30 milímetros; Temperatura: 5 graus Celsius negativos. Novembro. Precipitação: 20 milímetros; Temperatura: 15 graus Celsius negativos. Dezembro. Precipitação: 20 milímetros; Temperatura: 20 graus Celsius negativos.

Fonte de pesquisa: . World weather information service. Disponível em: https://oeds.link/40raqO. Acesso em: 10 março 2022.

  1. Quais são os meses que registram maior volume de chuvas?
  2. Quais são os meses em que as temperaturas se mantêm mais elevadas? E em quais meses elas permanecem mais baixas?
  3. De acôrdo com as principais características climáticas dessa cidade, qual tipo de clima mostrado na página 144 podemos atribuir? Justifique sua resposta.

Glossário

Pressão atmosférica
: fôrça exercida pelos gases atmosféricos sôbre a superfície terrestre. A pressão atmosférica varia de acôrdo com a altitude. Quanto maior é a altitude, menor é a pressão atmosférica, e vice-versa.
Voltar para o texto