CAPÍTULO 13 Formações vegetais no mundo

A dinâmica natural do planeta, com seus fenômenos e processos, criou paisagens com as mais variadas feições. Essas paisagens tão diversas são o resultado de como elementos naturais (clima, solo, relêvo, hidrografia e vegetação) interagem e influenciam uns aos outros.

As regiões de clima quente e chuvoso, por exemplo, favorecem o desenvolvimento de vastas florestas tropicais, com rios extensos e volumosos, como a floresta Amazônica, na América do Sul. Nas regiões de clima sêco e árido, ao contrário, vivem plantas adaptadas à escassez de água, como os cactos, que crescem em meio aos desertos.

Observe no planisfério as formações vegetais no mundo. Depois, veja as principais caraterísticas de cada tipo de vegetação nas páginas a seguir.

Formações vegetais no mundo (2019)

Mapa-múndi. Formações vegetais no mundo (2019). Floresta Tropical e Equatorial: sul da América Central, norte e leste da América do Sul, oeste e centro da África, sul e sudeste da Ásia, incluindo suas ilhas, e nordeste da Austrália. Floresta Temperada e Subtropical: leste da América do Norte, centro da América Central, áreas no sul da América do Sul, toda a porção central da Europa, faixa no norte, área no leste e sudeste da Ásia. Floresta Boreal (taiga): Norte da América do Norte, da Europa e da Ásia. Savana: pequena área no norte e faixa no nordeste e centro-oeste da América do Sul, centro e sul da África, pequena área no sul da Ásia e norte da Austrália. Estepe e Pradaria: centro e sul da América do Norte, áreas no oeste e no sul da América do Sul, faixas no norte e áreas no leste e no sul da África, área dispersas no centro e sul da Ásia, e centro e sul da Austrália. Vegetação Mediterrânea: área no oeste da América do Norte e sul, faixa sul da Europa e extremo sul da África. Vegetação de altitude: costa oeste da América do Sul e pequena área no centro-oeste da Europa. Tundra: Norte da América do Norte e faixa no extremo norte da Europa e da Ásia. Deserto (quente ou frio): oeste da América do Norte, e pequenas áreas no oeste e no sul da América do Sul, norte e sudoeste da África, áreas dispersas no centro e no sul da Ásia e oeste da Austrália. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2125 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Helena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2019. página 24.

Floresta Boreal

Encontra-se principalmente nas regiões próximo ao círculo polar Ártico, em áreas de clima frio, com inverno bastante rigoroso e sêco. Essa floresta é bem homogênea, formada basicamente de coníferas, do tipo pinheiro, adaptadas às temperaturas baixas. Também é conhecida como taiga.

Fotografia. Um imenso lago com pinheiros nas margens.
Floresta Boreal no Canadá, em 2021.

Tundra

Desenvolve-se no extremo norte dos continentes americano, europeu e asiático, onde atua o clima polar, com duas estações bem distintas: um prolongado e rigoroso inverno e um verão curto. Parte do solo que permanece congelado, denominado permafrost, está localizado abaixo da vegetação de Tundra. Ela é composta por musgos, líquens e plantas herbáceas adaptadas ao inverno polar e cresce principalmente no verão, quando há degêlo em algumas áreas, pois, no restante do ano, a região fica coberta de neve e gêlo.

Fotografia. O curso de um rio entre montanhas rochosas cobertas com vegetação rasteira. No céu há nuvens.
Vegetação de Tundra no Alasca, Estados Unidos, em 2018.

Floresta Tropical e Equatorial

Localizam-se na região intertropical do planeta, ocupando parte da América do Sul, América Central, África, Ásia e Oceania. Nessas regiões, de clima quente e úmido, as florestas são exuberantes, formadas por uma grande diversidade de plantas, animais e microrganismos. Essas florestas abrigam cêrca da metade de todas as espécies de seres vivos (animais e plantas) conhecidas no mundo. O solo é rico em nutrientes em razão da presença da camada de serrapilheira.

Fotografia. Vista de cima. Uma floresta densa.
Floresta Equatorial no estado do Acre, em 2021.
Floresta Temperada e Subtropical

Encontram-se nas regiões situadas entre os trópicos e os círculos polares, principalmente nos Estados Unidos, Europa, Ásia e sul da América do Sul, em áreas de clima temperado, com estações bem-definidas de clima subtropical. As temperaturas variam bastante entre o verão e o inverno, já a precipitação mostra-se bem-distribuída ao longo do ano. Apresentam diversidade de espécies menor que a das florestas tropicais. Destacam-se as caducifólias, espécies que perdem grande parte das folhas durante o outono e o inverno.

Fotografia. Uma pequena casa cercada por uma vasta floresta com árvores em tons de verde, laranja, e vermelho.
Floresta Temperada nos Estados Unidos, em 2019.
Estepe e Pradaria

Essas formações são compostas, basicamente, por plantas herbáceas, arbustos e gramíneas que se desenvolvem em regiões de clima temperado. Em geral, as estepes desenvolvem-se em áreas mais sêcas e as Pradarias em áreas mais úmidas. As Pradarias são excelentes pastagens naturais, por isso são muito utilizadas para o desenvolvimento da pecuária. Elas se estendem por vastas áreas da América do Norte e da Ásia. Também são encontradas na América do Sul, onde recebem o nome de Pampas, ocupando áreas da Argentina, do Uruguai e do Rio Grande do Sul, no Brasil.

Fotografia. Área plana com vegetação rasteira e arbustos. Ao fundo há morros. O céu está azul com nuvens.
Vegetação de estepe na Mongólia, em 2019.
Savana

Formada basicamente por gramíneas e capins que cobrem os solos, além de árvores e arbustos dispersos na paisagem. êsse tipo de formação vegetal localiza-se em regiões de clima tropical, com duas estações bem-definidas: uma sêca, no inverno, e outra chuvosa, no verão. As Savanas são encontradas em grande parte da América do Sul, África, Ásia e Austrália. No Brasil, a Savana é chamada de Cerrado.

Fotografia. Área plana com vegetação rasteira e animais pastando. Ao fundo há árvores e um morro. No céu há nuvens.
Vegetação da Savana na Tanzânia, em 2020.
Vegetação dos desertos

êsse tipo de vegetação desenvolve-se em regiões de clima muito sêco (desértico). Em geral, as plantas que vivem nessas áreas têm raízes profundas para captar águas subterrâneas. Outras espécies germinam somente em ocasiões raras de chuva. Em poucos dias, essas plantas brotam, florescem e morrem, espalhando novas sementes no solo que vão germinar com as próximas chuvas.

Fotografia. Deserto com pequenos arbustos secos espalhados. Ao fundo, formações rochosas com topo plano.
Vegetação de deserto na Arábia Saudita, em 2020.

Questão 1.

Observe o mapa da página 163 e identifique quais formações vegetais são predominantes na América do Sul?

Oásis

Os oásis são áreas em meio a regiões de deserto onde há água na superfície e vegetação abundante. São verdadeiras ilhas verdes isoladas em meio aos desertos. Mas como poderia existir uma área como essa em uma região tão árida e sem chuva?

Em geral, os oásis se desenvolvem, na superfície, em tôrno de afloramentos de lençóis de água existentes no subsolo.

Fotografia. O curso de um rio estreito em um deserto. Na margem há árvores verdes e algumas construções. À esquerda há um morro.
Oásis na região do deserto do Saara, no Marrocos, em 2019.

Geografia e Ciências

Floresta petrificada

Há mais de 220 milhões de anos, o Parque Nacional da Floresta Petrificada, localizado no Arizona, Estados Unidos, era recoberto por uma floresta pantanosa exuberante, composta principalmente de grandes coníferas. Atualmente, nesse parque, são encontradas partes de árvores que foram transformadas em rochas.

Fotografia. Toras de árvore espalhados em um terreno seco.
Toras de árvores petrificadas no Parque Nacional da Floresta Petrificada, no estado do Arizona, Estados Unidos, em 2020.

Para compreender alguns processos naturais que ocorreram nesse lugar e como essas árvores se transformaram em rochas, a Geografia utiliza os estudos de outras Ciências.

As árvores que caíram ficaram soterradas em locais lamacentos. Posteriormente, elas foram recobertas por cinza vulcânica, que eliminou o oxigênio dêsse material. Isso permitiu que elas se deteriorassem lentamente. Ao longo do tempo, os minerais de sílica presentes na água foram se infiltrando nas estruturas dos troncos e se solidificaram. Outros minerais, como quartzo, ferro e cobalto, também se agregaram a essas estruturas, preservando suas fórmas.

Algumas movimentações do terreno, assim como a ação das águas e dos ventos, deixaram à mostra os fósseisglossário das árvores, revelando um pouco de como era essa paisagem há milhões de anos.

De que maneira as Ciências nos auxiliam a compreender as transformações ocorridas na paisagem atual do Parque Nacional da Floresta Petrificada?

Formações vegetais transformadas

O ser humano tem interferido de modo cada vez mais intenso em grande parte dessas formações vegetais. Essas interferências ocorrem, principalmente, porque as pessoas retiram áreas de vegetação natural para formar lavouras, construir cidades e indústrias ou, ainda, a fim de realizar adaptação nas mais diferentes localidades do mundo e extrair delas o seu sustento.

Praticamente todo o planeta já recebeu algum tipo de interferência humana, direta ou indiretamente. Por isso, apenas alguns locais ainda preservam aspectos originais que podem ser observados em suas paisagens.

Veja, no mapa, as áreas de paisagens naturais que já passaram por alterações provocadas pêlo ser humano.

Alterações humanas nas formações vegetais (2019)

Mapa-múndi. Formações vegetais no mundo (2019). Floresta Tropical e Equatorial: sul da América Central, norte e leste da América do Sul, oeste e centro da África, sul e sudeste da Ásia, incluindo suas ilhas, e nordeste da Austrália. Floresta Temperada e Subtropical: leste da América do Norte, centro da América Central, áreas no sul da América do Sul, toda a porção central da Europa, faixa ao norte, área leste e sudeste da Ásia. Floresta Boreal (taiga): Norte da América do Norte, da Europa e da Ásia. Savana: pequena área ao norte e faixa nordeste e centro-oeste da América do Sul, centro e sul da África, pequena área ao sul da Ásia e norte da Austrália. Estepe e Pradaria: centro e sul da América do Norte, áreas oeste e sul da América do Sul, faixas no norte e áreas no leste e no sul da África, área dispersas no centro e sul da Ásia, e centro e sul da Austrália. Vegetação Mediterrânea: área oeste da América do Norte e sul, faixa sul da Europa e extremo sul da África. Vegetação de altitude: costa oeste da América do Sul e pequena área no centro-oeste da Europa. Tundra: Norte da América do Norte e faixa no extremo norte da Europa e da Ásia. Deserto (quente ou frio): oeste da América do Norte, e pequenas áreas no oeste e no sul da América do Sul, norte e sudoeste da África, áreas dispersas no centro e ao sul da Ásia e oeste da Austrália. Áreas de impacto elevado das atividades humanas: centro-leste da América do Norte, centro da América Central, noroeste, região costeira e sul da América do Sul, quase toda a Europa com exceção da faixa norte, oeste, áreas dispersas no centro, região sul e leste da Ásia, áreas no leste, oeste e sul da África e pequena área no sudeste da Austrália. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2125 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 29. SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2019. página 26.

Questão 2.

Compare o mapa anterior com o mapa Formações vegetais no mundo (página 163) e identifique:

  1. as formações mais alteradas pêla ação humana;
  2. as formações que se encontram mais preservadas.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. O que é um oásis? Onde êles se desenvolvem?
  2. O que é permafrost e a qual formação vegetal, geralmente, está associado?
  3. Quais são as principais atividades pêlas quais o ser humano vem transformando as formações vegetais da superfície terrestre?

Aprofundando os conhecimentos

4. Leia atentamente as informações a seguir e relacione as características indicadas pêlas letras à sua respectiva formação vegetal indicada pelos números.

Formação vegetal

Região onde se desenvolve

Tipo de clima comum

Características da vegetação

A

Região intertropical: América do Sul e Central, África, Ásia e Oceania.

Clima tropical típico, com uma estação seca e outra úmida.

Florestas exuberantes, com grande diversidade de plantas e animais.

B

América do Norte, África, Ásia e Oceania.

Clima seco (desértico).

Poucas plantas com raízes profundas.

C

América do Sul, América Central, África, Ásia e Oceania.

Clima tropical típico, com uma estação seca e outra úmida.

Gramíneas, capim, árvores e arbustos dispersos.

D

Norte da América do Norte, norte da Europa e norte da Ásia.

Clima polar.

Musgos, liquens e plantas herbáceas.

um.

Tundra.

dois.

Floresta Tropical e Equatorial.

três.

Savana.

quatro.

Vegetação dos desertos.

Glossário

Fóssil
: resto ou vestígio de animal ou planta que ficou conservado em meio às rochas, ao longo de milhões de anos.
Voltar para o texto