CAPÍTULO 15 Dinâmica interna e as formas do relevo

Ao se moverem, as placas tectônicas agem formando e transformando o relevo terrestre. Essas formas de relevo têm origem principalmente nas deformações da crosta, que podem ser provocadas por dobras ou falhas. Veja a seguir como isso ocorre.

Dobras

A ocorrência de movimentos convergentes das placas tectônicas provoca fortes pressões horizontais nas rochas de menor resistência, ocasionando deformações como se estivessem sendo dobradas. Veja a imagem a.

êsse fenômeno dá origem a formações montanhosas, como as cadeias de montanhas dos Andes, na América do Sul, do Himalaia, na Ásia, e dos Alpes, na Europa.

movimentos ocorrem muito lentamente, e levam séculos para que as montanhas aumentem alguns centímetros.

A.

Esquema de dobra

Ilustração A. Esquema de dobra. Bloco com solo com dobras formando cadeia de montanhas. Abaixo da superfície setas indicam que as camadas se aproximam.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: 2018. página 57.

Fotografia. No primeiro plano o mar, seguido por uma área plana coberta por vegetação, casas, prédios e ao fundo, grandes montanhas rochosas cobertas por neve.
Paisagem da cidade de , na Suíça, com destaque para os Alpes, em 2021.

O ritmo da formação das montanhas

A formação de cadeias montanhosas, ocasionada pêlo enrugamento da crosta terrestre, ocorre de maneira muito lenta, de modo que o tempo de uma vida humana não é suficiente para perceber todas as mudanças na paisagem provocada por êsse fenômeno.

Por exemplo, o processo de formação de cadeias montanhosas, como a do Himalaia, na Ásia, a dos Alpes, na Europa, e a dos Andes, na América do Sul, teve início há cêrca de 70 milhões de anos e ainda hoje não cessou. A cada ano essas cadeias ficam um pouco mais altas em razão das fôrças provenientes do interior do planeta.

Falhas

As falhas se formam quando os movimentos das placas provocam fortes pressões horizontais ou verticais sôbre rochas mais rígidas, que sofrem fraturas, ou seja, se rompem, e acabam deslizando uma ao lado das outras, como vemos na imagem a.

Provocados por movimentos, os grandes conjuntos de falhas da crosta terrestre dão origem às escarpasglossário de planaltos, vales e serras, como a serra do mar.

A.

Esquema de falha

Ilustração A. Esquema de falha. Blocos com solo gramado se dividindo. Uma parte vai para cima e a outra para baixo, formando um desnível brusco.

Fonte de pesquisa: TEIXEIRA, Wilson êti áli (organizador). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. página 415.

Fotografia. Vales profundos entre morros.
Paisagem de serra entre os municípios de São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul, e de Timbé do Sul, Santa Catarina, em 2021.

Terremotos

Os terremotos e as erupções vulcânicas são fenômenos que podem transformar intensamente uma paisagem em um curto período de tempo.

Os terremotos ou abalos sísmicos são vibrações provocadas por movimentos da crosta terrestre. No caso de tremores mais intensos, as vibrações podem alterar as características do relêvo de uma área, provocando, por exemplo, fissuras nas rochas e no solo, além de elevação ou rebaixamento de terrenos.

A magnitude dos terremotos

A fôrça dos terremotos é medida por uma escala criada pêlo sismólogo estadunidense chárlis ríchiter, em 1935. Essa escala, denominada Magnitude ríchiter ou Escala ríchiter, registra a quantidade de energia liberada no momento inicial do tremor.

A Escala ríchiter pode medir desde microtremores até grandes abalos sísmicos. Os terremotos de maior fôrça registrados até hoje alcançaram magnitude entre 8,5 e 9,5 na Escala ríchiter.

Fotografia. Ruínas de prédios. À direita há um trator.
Construções destruídas por terremoto em Elazig, na Turquia, em 2020.
Escala Richter

Magnitude

Descrição

Menor que 2,5

Normalmente não sentido, mas registrado.

2,5 a 6,0

Geralmente sentido; danos pequenos a moderados às estruturas.

6,1 a 6,9

Potencialmente destrutivo.

7,0 a 7,9

Grandes terremotos; resultam em grandes danos.

Maior que 8

Grandes terremotos; geralmente resultam em destruição total.

Fonte de pesquisa: , rid; Mônrou, Djeimes sem Fundamentos de Geologia. Tradução: . São Paulo: Cêngueij lãrnin, 2009. página 195.

Falha de San Andreas

Grande parte dos terremotos ou abalos sísmicos que atingem a superfície terrestre também tem origem nas áreas de contato entre as placas tectônicas. Isso acontece quando o movimento das placas consegue romper a resistência das rochas, produzindo intensas vibrações, que se propagam no interior da crosta. Essas vibrações fazem a superfície terrestre tremer, gerando abalos que podem ser perceptíveis ou não aos seres humanos.

As cidades de lôs Angêlis e São Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos, estão localizadas nas proximidades do encontro entre duas placas tectônicas: a placa do Pacífico e a placa Norte-Americana. O encontro dessas duas placas originou a falha de sân . Famosa por produzir grandes terremotos, essa falha se estende por mais de .1200 quilômetros pêlo estado da Califórnia.

As placas se deslocam lateralmente, produzindo terremotos de grandes proporções, como o que ocorreu em 1906, quando um forte abalo atingiu a cidade.

Encontro de placas tectônicas nos Estados Unidos

Mapa. Encontro de placas tectônicas nos Estados Unidos. Limite entre as placas litosféricas: na costa oeste dos Estados Unidos e México. Direção do movimento entre as placas tectônicas: setas indicam o movimento de cima para baixo no oeste e se afastando ao sul. Cidades principais: São Francisco e Los Angeles (ambas no limite entre as placas). À direita, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. Na parte superior, a rosa dos ventos e no canto inferior direito, a escala: 680 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava ediçãoRio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 12.

cristóferson, róbert ; , Geossistemas: uma introdução à geografia física. sétima ediçãoPôrto Alegre: búkman, 2016. página 371.

Fotografia. Vista aérea. Região plana e deserta, ao centro ondulações e uma fenda entre eles.
Falha de sân , Estados Unidos, em 2015.

Geografia em representações

Representando falhas e dobras geológicas na sala de aula

Por meio de uma atividade prática, é possível representarmos as deformações do relêvo terrestre que você estudou nas páginas anteriores.

Utilizando pedaços de espumas coloridas, podemos simular os movimentos tectônicos que resultam na formação de dobramentos e de falhamentos na crosta terrestre.

Veja a seguir como realizar esta atividade.

Materiais necessários

  • três pedaços de espuma colorida medindo, aproximadamente, 85 centímetros de comprimento por 1 centímetros de largura cada um;
  • três pedaços de espuma colorida medindo, aproximadamente, 30 centímetros de comprimento por 5 centímetros de largura cada um;
  • cola.
Fotografia. Um bloco de espuma com duas camadas pretas e uma bege entre elas, um tubo de cola e uma folha retangular com duas camadas pretas e uma bege entre elas.

Para representar o movimento das dobras geológicas

Fotografia 1. Destaque para uma pessoa com as mãos sobre as folhas de espuma.

Para simular o movimento das dobras, sobreponha algumas camadas de espumas coloridas.

Fotografia 2. Destaque para uma pessoa com as mãos sobre as folhas de espuma. Setas indicam um movimento de aproximação formando uma elevação central das espumas.

Depois, pressione lateralmente as extremidades em sentido contrário.

Assim, pode-se observar que o soerguimentoglossário das espumas simula a formação dos dobramentos nas rochas.

Para representar o movimento das falhas geológicas

Fotografia 1. Destaque para o bloco de espuma com um corte diagonal.

Para representarmos o movimento das falhas, sobreponha algumas camadas de espumas coloridas.

Em seguida, com o auxílio de um adulto, córte o bloco de espumas em dois pedaços, fazendo um plano transversal inclinado.

Fotografia 2. Destaque para uma pessoa segurando o bloco com corte diagonal, com setas indicando a elevação do lado direito e abaixando o esquerdo.

Depois, pressione lateralmente e verticalmente as espumas, de modo que os blocos deslizem um sôbre o outro ao longo do plano transversal inclinado.

Fotografia 3. Destaque para uma pessoa segurando o bloco com corte diagonal e setas indicando o movimento para trás e para frente respectivamente.

Em seguida, pressione lateralmente e horizontalmente as espumas de modo que os blocos se desloquem lateralmente um ao longo do outro.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Por que é possível dizer que as grandes cadeias montanhosas, como o Himalaia, permanecem em constante crescimento?
  2. Explique como se formam as falhas geológicas.

Aprofundando os conhecimentos

3. Observe a foto e responda às questões.

Fotografia. Uma grande rocha com ranhuras e camadas em formato arqueado, com árvores no topo e algumas pessoas a frente.
Formação rochosa na Bélgica, em 2021.
  1. Identifique a fórma de relêvo retratada na foto. Qual fenômeno proveniente do interior da Terra ocasiona êsse tipo de formação?
  2. Explique como êsse processo de deformação ocorre na superfície do planeta.

4. Leia a manchete e responda às questões.

Terremoto de 7,3 graus na escala ríchiter atinge o Peru

Disponível em: https://oeds.link/pHNzTg. Acesso em: 17 março 2022.

  1. Qual o fenômeno natural apresentado na manchete?
  2. De acôrdo com o que você estudou, explique êsse fenômeno natural.
  3. Além da destruição de construções em áreas povoadas, como êsse fenômeno natural pode transformar uma paisagem?

Glossário

Escarpa
: terreno íngreme, geralmente localizado nas extremidades de fórmas de relêvo como serras e planaltos.
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Soerguimento
: referente à elevação da superfície terrestre decorrente de processos tectônicos.
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