UNIDADE 6 A dinâmica externa da Terra

Fotografia. Formações rochosas irregulares e verticais em solo seco e arenoso. Ao fundo há montanhas.
Paisagem do Parque Goreme, na região da Capadócia, na Turquia, em 2018. êsse relêvo é o resultado da ação erosiva da água e do vento em rochas de origem vulcânicas e calcárias, ao longo de milhões de anos.

Mesmo sem percebermos, as paisagens estão em constante transformação. A ação do vento e da água, a variação de temperatura e a atividade dos seres vivos são exemplos de elementos que transformam as paisagens da superfície terrestre ao longo do tempo.

Iniciando a conversa

  1. O que mais lhe chamou a atenção na paisagem da página anterior?
  2. Quais elementos da natureza foram responsáveis pêla formação do relêvo mostrado?
  3. Algumas transformações nas paisagens ocorrem de maneira repentina, outras ocorrem bem lentamente. Na sua opinião, as fórmas de relêvo retratada nessa paisagem foram esculpidas lentamente ou formaram-se rapidamente?

Agora vamos estudar...

  • a dinâmica externa da Terra na transformação das paisagens;
  • que a sociedade transforma as paisagens constantemente;
  • que as paisagens são transformadas em ritmos diferentes;
  • a linha do tempo como possibilidade de representar eventos históricos;
  • a diferença entre tempo geológico e tempo histórico.

CAPÍTULO 17 A dinâmica externa e as transformações das paisagens

Além da dinâmica interna do planeta, as paisagens são transformadas pêlas atividades do ser humano, de outros animais e ainda pêla ação isolada ou conjunta de outros elementos da natureza, como as plantas, a variação das temperaturas, a ação da água e do vento. agentes são responsáveis pêla dinâmica externa do planeta, atuando no modelado do relêvo terrestre e na transformação das paisagens.

Os principais processos da dinâmica externa do planeta são: o intemperismo, a erosão e a sedimentação.

O intemperismo é o processo de desgaste ou decomposição gradual das rochas da superfície causado por agentes, como a água, o calor do Sol e os ventos, que alteram as propriedades físicas e químicas dos minerais que compõem as rochas. O intemperismo, portanto, pode ser físico ou químico.

O intemperismo físico causa a fragmentação das rochas em pedaços de vários tamanhos ou em partículas, principalmente pêla fôrça, como o crescimento da raiz de uma planta entre as rachaduras das rochas ou ainda a variação contínua de temperatura, fazendo com que as rochas se dilatem e se contraiam sucessivamente, causando fraturas e fragmentação nesses materiais.

Fotografia. Uma árvore em uma fenda de grande rocha. Ao fundo há mais árvores.
Vegetação crescendo entre as fendas das rochas, na cidade de Seul, na Coreia do Sul, em 2020.

O intemperismo químico age sôbre os componentes químicos formadores das rochas, alterando-os ou dissolvendo-os. A água, por exemplo, age na decomposição química dos minerais presentes nas rochas. Os ácidos provenientes da decomposição da matéria orgânicaglossário também contribuem para a ocorrência do intemperismo químico.

A erosão ocorre depois do intemperismo, quando as rochas já estão decompostas. O processo de erosão consiste no deslocamento das partes decompostas das rochas, chamadas de sedimentosglossário , e também da matéria orgânica. êsse deslocamento pode ser realizado, principalmente, pêlo vento e pêla água. Nas páginas seguintes, vamos conhecer com detalhes os diferentes tipos de erosão.

A sedimentação ocorre após a erosão, quando materiais, como as partículas fragmentadas de rochas e a matéria orgânica, são depositados em áreas mais baixas do relêvo. Após milhares de anos, sucessivas camadas de sedimentos vão sendo compactadas pêla pressão das camadas superiores, dando origem às rochas sedimentares.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Quais agentes externos atuam sôbre as rochas, o solo e o relêvo do lugar onde você vive? Comente suas observações com os colegas.

Fotografia. Área plana com rochas sedimentares arredondadas e cobertas com musgo. Há algumas pessoas entre elas e ao fundo uma grande elevação rochosa com topo plano.
Paisagem de rochas sedimentares formada pêlo processo de sedimentação de materiais provenientes da erosão, na cidade de , na Inglaterra, em 2019.

Formação do solo

O solo está presente na camada superficial da Terra. É sôbre êle que realizamos grande parte das atividades econômicas, principalmente aquelas voltadas para a alimentação das sociedades, como a agricultura e a criação de animais.

O solo é constituído de materiais orgânicos e minerais provenientes do intemperismo físico e químico das rochas. Veja a seguir como ocorre a formação dos solos.

Esquema 1. Bloco de solo com diversas camada. Há nuvens e chuva caindo sobre a superfície. Esquema 2. As camadas estão mais espaçadas e sobre a superfície há plantas nascendo. Acima delas, nuvens e chuva. Esquema 3. Há rochas espaçadas nas primeiras camadas e na superfície, grama, plantas e folhas secas. No céu, sol e nuvens. Esquema 4. Algumas rochas entre as primeiras camadas na superfície, grama, plantas e folhas secas. No céu, Sol, nuvens e chuva.

Fonte de pesquisa: SANTOMAURO, Beatriz. Saber subterrâneo. Nova Escola, São Paulo, Abril, número 218, página 6465, dezembro 2008.

1.

As rochas passam pêlo processo de intemperismo, fragmentando-se e gerando sedimentos.

2.

sedimentos vão se unindo a materiais orgânicos, como restos de animais e plantas, dando origem aos solos.

3.

Em geral, as camadas superiores do solo apresentam maior quantidade de matéria orgânica.

4.

Já as camadas mais profundas do solo têm menor quantidade de matéria orgânica. Nessas camadas as rochas e seus fragmentos são menos alterados.

Representações com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Fotografia. Destaque para uma pessoa segurando uma porção de terra marrom nas mãos.
Solo.

Erosão pêla ação das águas

As águas das chuvas, rios, mares e geleiras atuam como importantes agentes de erosão, que também podem ser chamados agentes erosivos. Veja a seguir alguns exemplos.

Água da chuva

Nas épocas de chuvas mais intensas, a água em excesso deixa o solo encharcado e pesado, podendo ocasionar deslizamento de terras e outros materiais, como rochas e vegetação, sobretudo em terrenos de relêvo mais íngreme. Além disso, as enxurradas provocadas pêla maior quantidade e velocidade da água podem carregar parte do solo por onde passam, principalmente quando não há cobertura vegetal.

Água do rio

As águas dos rios atuam na transformação do relêvo e, consequentemente, das paisagens. Em regiões de relêvo plano, essas transformações podem resultar na formação de ilhas e de bancos de areia ao longo do curso dos rios. Isso ocorre por causa da baixa velocidade das águas dêsses rios, que ocasiona a deposição dos sedimentos trazidos por elas.

Outro exemplo de transformação da paisagem pêla ação das águas dos rios é a formação de cânions, nome dado aos vales profundos e relativamente estreitos. vales são cavados pêla ação das águas fluviais, em um processo que pode levar milhares de anos.

Fotografia. Vista aérea. Rio curvo entre cânions rochosos com árvores.
Vista de cânion em , na Turquia, em 2021.
Água do mar

O impacto das ondas do mar nas rochas que compõem o relêvo litorâneo pode esculpir grandes paredões chamados falésias. As rochas costeiras também são desgastadas pêla água do mar, adquirindo fórmas variadas, como se tivessem sido esculpidas. Os sedimentos originados pêla erosão marinha são depositados nas praias e no fundo do mar.

Fotografia. Uma formação rochosa com vegetação rasteira em frente ao mar.
fórmas de relêvo na paisagem de uma ilha localizada na Irlanda, em 2021.
Geleiras

A ação do gêlo também atua na erosão das rochas da superfície terrestre. A baixa temperatura e a formação do gêlo em meio às fraturas das rochas contribuem para aumentar a quantidade e largura dessas fendas. Além disso, ao se desprender das rochas, em terrenos mais elevados, os blocos de gêlo deslizam para áreas mais baixas, carregando consigo fragmentos rochosos. êsse processo, ao longo do tempo, vai desgastando e esculpindo o relêvo.

Fotografia. Montanha rochosa com neve.
Ação das geleiras nas fórmas de relêvo nos Alpes, Suíça, em 2021.

Erosão pêla ação dos ventos

Os ventos carregam muitas partículas sólidas, como areia, que se choca contra a superfície de montanhas e morros, provocando, lentamente, o desgaste dessas superfícies.

A imagem da próxima página mostra um exemplo de formação rochosa conhecida como arco. Formações como essa resultam principalmente da ação eólica, ou seja, dos ventos, que, ao longo de milhões de anos, foram lançando partículas sôbre a superfície dêsse relêvo, desgastando-o e alterando suas fórmas.

Outro exemplo de como o vento pode provocar mudanças na paisagem é o deslocamento de dunas em áreas litorâneas e em áreas desérticas. Nesses lugares, os ventos sopram de maneira contínua, carregando a areia das dunas de um lugar e depositando-a em outros, dando fórma a novas dunas.

Fotografia. Formação rochosa com um buraco ao centro. No chão, árvores.
fórma de relêvo resultante da ação do vento no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, 2019.

Erosão pêla ação humana

A erosão antrópica é aquela provocada pêla ação humana e que constantemente ocasiona transformações nas paisagens terrestres. Alguns exemplos dêsse tipo de erosão são as escavações feitas para a extração de minérios, como ferro e cobre, o desgaste de morros com a finalidade de construir rodovias, ferrovias ou aeroportos. Os túneis abertos para a construção de estradas também são exemplos de erosão antrópica.

A erosão também pode ser decorrente de outras ações humanas, como a retirada da vegetação natural para a exploração de madeira ou para a expansão das áreas de lavouras e pastagens.

Fotografia. Tratores em uma mina com resíduos e rochas de cor cinza.
Área de exploração de carvão mineral, na Indonésia, em 2021.
Fotografia. Um túnel com uma extensa parede de cimento.
Construção de túnel na Tailândia, em 2021.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Descreva as principais características da dinâmica interna e da dinâmica externa da Terra.
  2. Explique o que é intemperismo, utilizando as palavras a seguir.

• desgaste      • superfície terrestre      • agentes      • rochas     • físico  • químico

  1. Cite um exemplo de erosão pêla ação das águas das chuvas. Explique como essa erosão acontece.
  2. Como são esculpidas as formações rochosas chamadas arcos? Essa formação tem origem de maneira lenta ou repentina?
  3. Explique o que é erosão antrópica. Cite alguns exemplos.

Aprofundando os conhecimentos

6. Em áreas muito frias, a água presente entre as fissuras da rocha congela e se expande, causando ou ampliando a fratura nas rochas e o desprendimento de seus fragmentos. Observe a foto.

Fotografia. Rochas sobrepostas com neve sobre elas.
Camada de gêlo sôbre rochas na Áustria, em 2021.
  1. Identifique o agente natural que ocasionou a transformação da rocha mostrada na imagem. êsse é um agente interno ou externo?
  2. A foto retrata qual tipo de intemperismo: físico ou químico? Explique sua resposta.

Glossário

Matéria orgânica
: material originado dos restos de organismos vivos, como vegetais (folhas, raízes, flores, entre outros) e animais.
Voltar para o texto
Sedimento
: partículas sólidas originadas do desgaste de rochas.
Voltar para o texto