CAPÍTULO 19 As paisagens, a sociedade e o tempo

Ícone 'Ciências humanas em foco'.

No decorrer da história da humanidade, diferentes povos foram ocupando os continentes e se espalhando pêla superfície terrestre. À medida que novas áreas do planeta foram habitadas, o ser humano foi modificando os elementos naturais das paisagens para construir suas moradias e desenvolver suas atividades. Com isso, os lugares foram perdendo as características originais e muitas paisagens passaram a apresentar uma predominância cada vez maior de elementos culturais.

Paisagens intensamente alteradas

Os lugares que receberam a interferência mais direta da ação humana, onde predominam os elementos culturais, apresentam paisagens intensamente humanizadas, que mostram como a sociedade ocupa e modifica o espaço em que vive.

Todas essas transformações provocadas nas paisagens foram possíveis somente por meio da utilização de técnicas e instrumentos de trabalho, criados e aperfeiçoados pêlo ser humano no decorrer do tempo.

A foto desta página mostra uma paisagem humanizada.

Fotografia. Vista de cima. À esquerda, floresta densa. À direita e ao fundo, cidade com muitas construções.
As paisagens podem ser transformadas para a construção de grandes cidades. É o caso do que ocorreu com a criação e o crescimento de Manaus, Amazonas, vista nesta foto registrada em 2020.

Paisagens pouco alteradas pêla sociedade

Apesar de o ser humano ter se apropriado de vastas extensões do planeta, atualmente, ainda restam algumas áreas que não foram modificadas diretamente pêla ação humana.

Em geral, lugares são áreas da superfície terrestre que, devido às suas características naturais, dificultam a ocupação e a fixação humana.

No entanto, muitas dessas áreas acabam recebendo algum tipo de influência humana, mesmo que de fórma indireta, como a poluição gerada nos grandes centros urbanos e que é transportada pêlo vento a grandes distâncias. Veja, a seguir, algumas paisagens do planeta ainda pouco transformadas pêla ação da sociedade.

Fotografia. Vista de cima. Floresta com o curso de um rio sinuoso.
Paisagem da floresta Amazônica no município de Carauari, Amazonas, em 2021.
Fotografia. No primeiro plano, o mar. Ao fundo, formações rochosas cobertas por neve.
Paisagem do arquipélago isvalabard, na Noruega, em 2021.
Fotografia. Deserto com dunas de areia e rastro de um rio raso.
Paisagem de deserto na Namíbia, em 2021.

Comparando o tempo geológico e o tempo histórico

Muitas transformações ocorridas na superfície terrestre aconteceram tanto em épocas recentes ou há alguns anos, décadas, séculos e até em épocas remotas, como há centenas de milhões de anos.

Várias delas ocorreram no início da história do nosso planeta, muito antes da existência do ser humano. Desde que se formou, há cêrca de 4,5 bilhões de anos, a Terra passou por várias transformações, resultantes de processos e fenômenos naturais que ocorreram em sua superfície, entre elas o aparecimento e a extinção de espécies vegetais e animais, o surgimento de cadeias montanhosas etcétera

Toda essa história do nosso planeta transcorreu durante um longo período de tempo, chamado tempo geológico.

A história humana teria começado há aproximadamente 2 milhões de anos, quando surgiram os primeiros ancestraisglossário do ser humano, um tempo bastante recente, se comparado ao tempo geológico. Todo êsse período iniciado com o surgimento dos primeiros ancestrais humanos até os dias de hoje é chamado de tempo histórico.

Ilustração. Um dinossauro de corpo alaranjado com uma espécie de chifres ao longo de suas costas.
O surgimento dos dinossauros é um acontecimento relacionado ao tempo geológico. A imagem retrata o kentrossauro, espécie de dinossauro que viveu no planeta entre 160 e 140 milhões de anos atrás.
Pintura. Embarcação a velas, onde há cruzes vermelhas. Há muitas pessoas em seu interior. Ao fundo há outra embarcação.
As explorações marítimas europeias são acontecimentos relacionados ao tempo histórico. A imagem retrata as caravelas portuguesas no período das grandes navegações, entre os séculos quinze e dezesseis.

Geografia em representações

O tempo geológico e o tempo histórico na linha do tempo

Os principais eventos ocorridos ao longo do tempo geológico e do tempo histórico podem ser representados em uma linha do tempo.

A linha do tempo é uma representação gráfica que apresenta diversos eventos organizados cronologicamente, de acôrdo com o momento em que aconteceram ao longo do tempo. Geralmente, ela é construída na fórma de uma reta com segmentos que indicam a data em que o evento aconteceu.

Cada representação desta página apresenta elementos não proporcionais entre si. côres fantasia.

Linha do tempo, Tempo Geológico. Indicações com letras. Início do período Pré-Cambriano indicado com as letras A, B e C. Período Paleozoico, iniciado há 545 milhões de anos, indicados com as letras D e E. Período Mesozoico, iniciado há 245 milhões de anos, indicado com a letra F.

A.

Quando se formou, há 4,5 bilhões de anos, a Terra era muito quente, semelhante a uma bola de fogo. À medida que o planeta foi esfriando, uma fina camada rochosa foi se formando em sua superfície. Com o esfriamento, grande quantidade de gases e vapores foi liberada do interior da Terra, formando chuvas que deram origem aos primeiros oceanos.

B.

Foi nos oceanos, há cêrca de 3,5 bilhões de anos, que surgiram as primeiras fórmasde vida (bactérias e algas).
Fotografia. Trilobita, de corpo arredondado com antenas em frente e filamentos na parte inferior.
Trilobita.

C.

Os primeiros animais marinhos, como trilobitas e -do-mar, apareceram há aproximadamente 545 milhões de anos.

D.

As primeiras plantas terrestres surgiram há cêrca de 400 milhões de anos.

E.

cêrca de 350 milhões de anos tiveram origem os primeiros anfíbios.
Ilustração. Um anfíbio de quatro patas e corpo achatado e acinzentado, ele está caminhando.
Primeiros anfíbios.

F.

As grandes florestas e os répteis gigantes, como os dinossauros, povoaram a Terra há cêrca de 200 milhões de anos.

Cada representação desta página apresenta elementos não proporcionais entre si. côres fantasia.

Linha do tempo, Tempo Geológico. Indicações com letras. Período Mesozoico, indicado com a letra G. Período Cenozoico, iniciado há 66 milhões de anos, assinalado com o início do Tempo histórico, letra H, 2 milhões de anos atrás, letras indicadas l, J e K. Período finalizado no tempo presente.

G.

Os dinossauros desapareceram há cêrca de 70 milhões de anos, mesma época em que surgiram os mamíferos. Algumas grandes cadeias montanhosas começaram a se formar também há cêrca de 70 milhões de anos. Os mamíferos se espalharam pêla superfície terrestre entre 60 e 40 milhões de anos atrás.

Ilustração. Um dinossauro apoiados nas patas traseiras e com as dianteiras curtas. Ele está inclinado com a boca aberta, mostrando as presas.
Dinossauro.

H.

Os primeiros ancestrais do ser humano surgiram há aproximadamente 2 milhões de anos.

Ilustração. Uma figura humana com corpo peludo e braços compridos. Ele está caminhando de perfil.
Ancestral humano.

I.

O ser humano dominou o fogo há cêrca de 200 mil anos.

J.

cêrca de 5 mil anos, o ser humano começou a dominar a escrita.

K.

Nos últimos três mil anos, o ser humano desenvolveu métodos mais avançados de cultivo, como o uso de arado de tração animal. O período em que vivemos atualmente é marcado pelos avanços tecnológicos, pêla existência de grandes cidades e indústrias e pêlo desenvolvimento dos meios de comunicação e de transporte.

Fonte de pesquisa: TEIXEIRA, Wilson êti áli. (organizador). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. página 558559.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Nessa linha do tempo, identifique um evento antigo e outro recente no tempo da natureza e no tempo da sociedade.

Ícone 'Atividade oral'.

2. Observe a linha do tempo e estabeleça outras comparações entre ocorrências nos tempos geológico e histórico.

A seguir, veja outro modo de representar a relação entre o tempo geológico e o tempo histórico. Alguns eventos da história geológica da Terra foram registrados comparativamente nos 365 dias do nosso calendário. Observe.

Ilustração. Página de um calendário com os meses dispostos em três colunas e quatro linhas. Há algumas datas destacadas.

Fonte de pesquisa das informações geológicas: TEIXEIRA, Wilson êti áli. (organizador). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. página 558559.

Destaques do calendário. Há 11 datas e uma descrição para cada uma. São elas: 02/01: Formação da Terra. 13/02: Formação das rochas mais antigas da Terra. 03/03: Surgimento das mais antigas formas de vida. 15/11: Aparecimento dos primeiros animais marinhos. 29/11: Expansão das plantas terrestres. 02/12: Início da formação das grandes montanhas. 03/12: Surgimento dos anfíbios. 04/12: Surgimento das grandes florestas. 14/12: Aparecimento dos dinossauros. 26/12: Extinção dos dinossauros. 31/12 : Surgimento dos primeiros humanos.

Anfíbioglossário

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Explique o que são paisagens humanizadas.
  2. Reescreva, no caderno, os elementos naturais citados a seguir que, no conjunto da paisagem, são considerados elementos culturais.

Área de reflorestamento

Oceano

Cordilheira

Criação de bois em área de pastagem

Lavoura de milho

Flores nativas

  1. Conforme você estudou, ainda restam algumas áreas no planeta que não foram modificadas diretamente pêlo ser humano.
    1. O que tem dificultado a ocupação dessas áreas?
      1. Cite um exemplo de como algumas paisagens do planeta, ainda poucotransformadas pêla ação do ser humano, recebem interferência de miliampér indireta.
  2. Qual é a diferença entre tempo geológico e tempo histórico?

Aprofundando os conhecimentos

  1. Observe a paisagem e depois responda às questões.
    1. Identifique os elementos que compõem a paisagem mostrada na foto.
      1. Essa lavoura, vista como conjunto de pés de milho, pode ser considerada um elemento cultural? Justifique sua resposta.
Fotografia. Uma plantação de milho. Ao fundo, árvores e morros cobertos por vegetação rasteira.
Lavoura de milho no estado de Minas Gerais, em 2020.

Glossário

Ancestral
: indivíduo do qual descendem outros indivíduos, grupos biológicos ou sociais. O mesmo que antecessor ou antepassado.
Voltar para o texto
Anfíbio
: animal que tem dois períodos de vida: quando nasce, é um animal exclusivamente aquático e, ao se tornar adulto, pode viver na terra, respirando ar atmosférico.
Voltar para o texto