O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Faça um desenho que represente cada tipo de intemperismo, conforme listado a seguir.

                                           intemperismo físico intemperismo químico

2. Observe as fotos a seguir, que retratam a praia de Iracema, em Fortaleza, Ceará, em diferentes épocas.

Fotografia em preto e branco. Praia com a orla repleta de rochas. Acima delas há uma via, casas e palmeiras.
Praia de Iracema, em Fortaleza, Ceará, em 1952.
Fotografia. Praia com a margem repleta de rochas. Ao fundo há muitos edifícios.
Praia de Iracema, em Fortaleza, Ceará, em 2020.
  1. Quantos anos se passaram entre os registros das duas imagens e qual foi a principal mudança que ocorreu na paisagem?
  2. Assim como as transformações observadas nas paisagens das fotos, outras paisagens são constantemente modificadas pêlo trabalho das pessoas. Escreva no caderno por que as pessoas provocam essas transformações.
  3. Sabemos que existem dois tempos: o tempo geológico e o tempo histórico. Ao observar as imagens, qual deles se destaca? Justifique sua resposta.
  1. Explique o significado de:
    1. tempo geológico.
    2. tempo histórico.
  2. Escreva dois eventos que fazem parte do tempo geológico e dois eventos que fazem parte do tempo histórico.
  3. Leia e interprete o texto a seguir. Depois, responda às questões.
Fotografia. Rocha de coloração cinza com manchas brancas.
Rocha de .

Rochas de

Sempre que me sinto velho e um pouco abatido, lanço os olhos para uma pedra que fica no canto de minha escrivaninha. É um fragmento cinza-escuro de uma rocha bem semelhante ao granito, chamada salpicada com partículas de feldspato. Ela provém de uma formação com mais de 4 bilhões de anos e apanhei-a na margem do rio Acasta, nos territórios do noroeste do Canadá. É a rocha mais antiga já encontrada na Terra.

reticências

, carl. O balanço do tempo. National Geographic, São Paulo, Abril, número 17, setembro 2001. página 49.

  1. Identifique no texto os trechos que fazem menção ao tempo geo­lógico e os que fazem menção ao tempo histórico e anote-os.
  2. Com base nas diferenças de escala do tempo geológico e do tempo histórico, explique por que, sempre que o narrador do texto se sente velho, ele olha para o fragmento de rocha que fica sôbre sua escrivaninha.