O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Faça um desenho que represente cada tipo de intemperismo, conforme listado a seguir.
intemperismo físico • intemperismo químico
2. Observe as fotos a seguir, que retratam a praia de Iracema, em Fortaleza, Ceará, em diferentes épocas.
- Quantos anos se passaram entre os registros das duas imagens e qual foi a principal mudança que ocorreu na paisagem?
- Assim como as transformações observadas nas paisagens das fotos, outras paisagens são constantemente modificadas pêlo trabalho das pessoas. Escreva no caderno por que as pessoas provocam essas transformações.
- Sabemos que existem dois tempos: o tempo geológico e o tempo histórico. Ao observar as imagens, qual deles se destaca? Justifique sua resposta.
- Explique o significado de:
- tempo geológico.
- tempo histórico.
- Escreva dois eventos que fazem parte do tempo geológico e dois eventos que fazem parte do tempo histórico.
- Leia e interprete o texto a seguir. Depois, responda às questões.
Rochas de
Sempre que me sinto velho e um pouco abatido, lanço os olhos para uma pedra que fica no canto de minha escrivaninha. É um fragmento cinza-escuro de uma rocha bem semelhante ao granito, chamada salpicada com partículas de feldspato. Ela provém de uma formação com mais de 4 bilhões de anos e apanhei-a na margem do rio Acasta, nos territórios do noroeste do Canadá. É a rocha mais antiga já encontrada na Terra.
reticências
, carl. O balanço do tempo. National Geographic, São Paulo, Abril, número 17, setembro 2001. página 49.
- Identifique no texto os trechos que fazem menção ao tempo geológico e os que fazem menção ao tempo histórico e anote-os.
- Com base nas diferenças de escala do tempo geológico e do tempo histórico, explique por que, sempre que o narrador do texto se sente velho, ele olha para o fragmento de rocha que fica sôbre sua escrivaninha.