UNIDADE 7 Trabalho e espaço geográfico

Fotografia. Vista de cima. Diversas vias interligadas e retornos em viadutos. Há alguns carros trafegando.
Rodovias em Kyoto, no Japão, em 2020.

O lugar onde vivemos e aqueles que frequentamos fazem parte do chamado espaço geográfico. O ser humano, ao longo do tempo, vem formando e transformando êsse espaço. A paisagem retratada na foto anterior exemplifica uma das transformações que o ser humano realiza no espaço geográfico a fim de atender às suas necessidades.

Iniciando a conversa

  1. Em sua opinião, com qual finalidade o ser humano transformou a paisagem mostrada na foto? Pense no conhecimento e trabalho despendidos para realizar tais alterações.
  2. Observando atentamente os arredores de onde você vive, conte aos colegas quais aspectos são mais marcantes nesse espaço geográfico.
  3. Você saberia dizer como o lugar onde você mora era há alguns anos? O que mudou?

Agora vamos estudar...

  • a ação do ser humano no espaço geográfico;
  • as transformações que a sociedade realiza no espaço geográfico por meio do trabalho e das técnicas;
  • o desenvolvimento das técnicas ao longo da história;
  • o papel da mulher na sociedade atual;
  • as diferentes atividades econômicas;
  • o espaço geográfico em diferentes escalas.

CAPÍTULO 20 O espaço geográfico

Ícone 'Ciências humanas em foco'.

Nossos estudos de Geografia nos levaram, até este momento, a conhecer melhor o lugar onde vivemos, suas paisagens e os elementos naturais e culturais que as compõem. Compreendemos também como e por que as paisagens são modificadas no decorrer do tempo geológico e do tempo histórico. O que estudamos até aqui servirá para o entendimento do espaço geográfico, nosso foco de estudo a partir de agora.

Inicialmente, precisamos saber que todo espaço ocupado pêlo ser humano e nos quais êle interfere, de maneira direta ou indireta, individualmente ou em sociedade, é denominado espaço geográfico. Como a socidade age continuamente na transformação dêsse espaço, o que consequentemente se reflete em suas paisagens, podemos dizer que o espaço geográfico é constantemente construído e transformado.

Conheça exemplos de como o ser humano vem construindo o espaço geo­gráfico.

No espaço geográfico, podemos observar as relações que a sociedade mantém com a natureza. Ao retirar a vegetação original, arar o solo, plantar e depois colhêr a produção, os agricultores estão se relacionando com a natureza e transformando-a, construindo, assim, o espaço geográfico.

Fotografia. Uma colheitadeira passando por uma plantação de soja.
Agricultores utilizando maquinários para trabalhar na colheita de soja em propriedade rural do município de Dourados, Mato Grosso do Sul, em 2021.

No espaço geográfico, podemos observar as relações entre as pessoas. Em uma feira livre, por exemplo, os consumidores se relacionam entre si e com vários comerciantes que trabalham nela, assim como com os produtores do espaço rural.

Fotografia. Destaque para uma barraca de feira com legumes e frutas. Há pessoas ao fundo.
Feira livre na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2021.

Podemos observar no espaço geográfico que o ser humano o transforma de acôrdo com suas necessidades. Para se deslocar, por exemplo, constrói ruas, passarelas, rodovias, pontes e túneis.

Fotografia. Um túnel cercado por árvores. Há carros trafegando na via em frente a ele.
Túnel em rodovia da Romênia, em 2021.

As transformações provocadas pêlo ser humano no presente e em épocas passadas estão registradas no espaço geográfico. Nas ruas de muitas cidades, por exemplo, podemos observar a existência de construções bastante antigas ao lado de prédios modernos.

Fotografia. Vista de cima. Casas e prédios nas margens de um rio. Ao fundo há edifícios.
Construções antigas ao lado de edifícios modernos na cidade de Londres, Inglaterra, em 2021.

Questão 1.

Todos os lugares que você conhece e frequenta em seu dia a dia fazem parte do espaço geográfico. Faça, no caderno, um desenho do lugar onde você vive, identificando a maneira como as pessoas utilizam e transformam êsse espaço. Depois de pronto, mostre o seu desenho para os colegas.

Versão adaptada acessível

Questão 1.

Todos os lugares que você conhece e frequenta em seu dia a dia fazem parte do espaço geográfico. Faça uma representação do lugar onde você vive, descrevendo a maneira como as pessoas utilizam e transformam esse espaço. Depois, apresente sua representação para os colegas.

O trabalho e as transformações do espaço geográfico

Nas fotos das páginas anteriores, foi possível identificar alguns dos diversos aspectos que caracterizam o espaço geográfico e as diferentes fórmas como êsse espaço é transformado. Observando essas imagens, também podemos perceber que todas as transformações provocadas no espaço geográfico envolvem o trabalho e as atividades humanas.

Mas o que é trabalho? De maneira geral, podemos dizer que trabalho é qualquer atividade física ou mental que o ser humano realiza para produzir algo que atenda às suas necessidades.

É por meio do trabalho e das atividades que o ser humano estabelece relações com a natureza, organiza-se e se relaciona em sociedade, transformando constantemente o espaço geográfico. Para isso, utiliza instrumentos e ferramentas adequadas à execução de cada tarefa.

Além disso, o trabalho e as atividades humanas levam as pessoas a manterem relações entre si. Em uma escola, por exemplo, podemos notar a existência de relações entre alunos, professores e demais pessoas da comunidade escolar.

Fotografia. Sala de aula com crianças sentadas em carteiras escolares. Ao fundo, uma professora manuseando um objeto e atrás dela, uma lousa. Há bandeirinhas e um balão pendurados no teto.
Crianças durante uma atividade escolar na cidade de Itaparica, Bahia, em 2019.

As técnicas e o espaço geográfico

O ser humano, por meio do trabalho, tem transformado as paisagens da superfície terrestre. Essas transformações deixam marcas nas paisagens, como as construções, as lavouras etcétera A sequência de imagens a seguir ilustra, de maneira esquemática, um exemplo de como essas transformações podem ocorrer.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

[Narrador]  

O trabalho e a transformação das paisagens   

[Personagem 1] 

[tom de voz carinhoso e cuidadoso] 

Pode sentar na janela. A viagem de ônibus é longa e há muito o que ver na estrada.  

[Personagem 2] 

[tom de voz animado]

[Quebra da Disposição de Texto]

Eu gosto muito de viajar na janela! Quanto tempo até chegar no sítio, vovô? 

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo] 

São seis horas de viagem até a rodoviária da cidade. De lá, mais uma hora de carro até o sítio.   

[Personagem 2] 

[tom de voz surpreso e animado]

Sete horas de viagem! Acho que nunca viajei tanto tempo assim. 

[Personagem 1]

[tom de voz amoroso e animado] 

Você vai gostar muito da viagem. Pela janela do ônibus, veremos a paisagem mudando desde a cidade até o sítio.  

[Personagem 2] 

[tom de voz curioso] 

Essa rodoviária é grande...  

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo e saudoso] 

Sim, ela está grande, hoje em dia. Foi preciso muito trabalho, e de muita gente, para ela ficar assim. Você sabia que quando eu era jovem não existia nada disso aqui?  

[Personagem 2] 

[tom de voz curioso e animado] 

Não existia? Não existia rodoviária? Onde os ônibus paravam? Os ônibus existiam?

[Personagem 1] 

[tom de voz alegre, sorrindo] 

Sim, os ônibus já existiam. Eles paravam em uma rodoviária menor, em outro lugar. A paisagem era bem diferente. 

[Personagem 2] 

[tom de voz pensativo] 

Paisagem é tudo que a gente vê, não é, vô?  

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo] 

Sim, é tudo o que a gente vê. Mas também pode ser o que a gente ouve ou sente. A paisagem lá do sítio é bem diferente da cidade. Lá, além de ver mais árvores, sentimos o ar mais fresco e ouvimos outros sons, o que é raro perceber na cidade, como o canto dos pássaros, o barulho do vento nas folhas das árvores e até os grilos na mata...  

[Personagem 2] 

[tom de voz entusiasmado, interrompendo o avô] 

Olha, vô! A gente está entrando em um túnel! É verdade que seus irmãos construíam túneis?  

[Personagem 1] 

[tom de voz saudoso] 

Sim. Os meus dois irmãos trabalhavam na construção de estradas, túneis, pontes. Foi por isso que eles vieram morar na cidade, para trabalhar na construção civil. 

[Personagem 2] 

[tom de voz curioso] 

E o senhor, vô? Não quis vir trabalhar na cidade?  

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo] 

Eu era mais novo que eles. Eles se casaram, suas esposas vieram trabalhar na cidade. Uma veio para a fábrica, e a outra para ser professora. Eu gostava de ajudar meu pai na lavoura e cuidar dos animais. 

[Personagem 2] 

[tom de voz empolgado] 

Olha, vô, a gente saiu da cidade. Já estamos na estrada. 

[tom de voz curioso] 

O que é lavoura, vô?  

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo] 

É um tipo de trabalho do campo. É o cultivo de vários tipos de produtos, como plantação de frutas, legumes, verduras... Você vai ver muitas paisagens de plantações. 

[Personagem 2] 

[tom de voz curioso] 

A gente vai ver paisagens com florestas e rios?  

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo] 

Sim. Vamos ver paisagens com matas e rios, mas o que veremos mais serão paisagens que foram transformadas pelo trabalho humano. Como é o caso das lavouras e das criações de animais. 

[Personagem 2] 

[tom de voz curioso] Que animais tem no sítio?  

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo] 

Lá criamos galinhas e cabras. 

[Personagem 1] 

[tom de voz pensativo] 

Lembro quando essa estrada era de terra. A gente levava bem mais tempo para chegar no sítio. A paisagem era bem diferente da de agora, com a estrada de asfalto. 

[Personagem 2] 

[tom de voz animado] 

A paisagem do sítio também está diferente de quando o senhor era criança?  

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo] 

Sim. O tempo e o trabalho das pessoas mudam as paisagens. Hoje em dia, no campo onde eu jogava bola com os meus amigos quando eu era criança, construíram uma usina de etanol, que conhecemos como álcool. Ela funciona com a cana-de-açúcar dessas plantações que você está vendo na beira da estrada. 

[Personagem 2] 

[tom de voz surpreso] 

Gosto de viajar porque posso conhecer muitas paisagens diferentes, vô.  

[Personagem 1] 

[tom de voz alegre e carinhoso] 

E eu gosto muito de viajar com você e de ver como as paisagens mudaram com o tempo...  

[Narrador] Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound.   

Ilustração. Curso de um rio entre morros e áreas cobertas por vegetação. Ilustração. Curso de um rio entre morros e áreas com vegetação. À direita, há diversos espaços de plantio e ao centro delas, área com construções. Ilustração. Curso de um rio entre morros e áreas com vegetação. À direita, existem espaços de plantio e duas áreas com construções. Elas estão interligadas por uma estrada que ultrapassa o rio por meio de uma ponte. Ilustração. Curso de um rio, em suas margens, uma cidade com muitas construções. Ao fundo e sobre o morro ao centro, há áreas de plantio.

Esquema elaborado pelos autores.

Todas essas transformações se tornaram possíveis à medida que o ser humano foi aperfeiçoando e desenvolvendo novas técnicas e novos instrumentos de trabalho.

A utilização de instrumentos em diversas atividades mostra as condições técnicas de uma sociedade. Por exemplo, existem sociedades que detêm o domínio de técnicas altamente sofisticadas, enquanto outras dispõem de técnicas menos avançadas. O domínio dessas técnicas depende diretamente das necessidades, dos recursos disponíveis e dos conhecimentos que cada sociedade acumula no decorrer de sua história.

As técnicas e a construção do espaço geográfico

Desde as épocas mais remotas da história, o ser humano vem acumulando conhecimentos, desenvolvendo e aprimorando continuamente suas técnicas o que permitiu explorar e transformar a natureza, alterando o espaço geográfico de maneira cada vez mais intensa. As imagens desta página e da página seguinte exemplificam isso.

Representações sem proporção de tamanho. côres-fantasia.

1.

Os primeiros ancestrais da espécie humana surgiram há cêrca de 2 milhões de anos em algumas regiões da África, de onde se espalharam, posteriormente, para os demais continentes. Eles viviam em pequenos grupos nômades, caçavam e coletavam alimentos e se abrigavam em cavernas. Desenvolveram as primeiras técnicas em razão da capacidade de manipular objetos com certa precisão. Fabricavam artefatos pontiagudos, feitos com ossos de animais e pedras, usados para caçar e cortar galhos e raízes de plantas. Com essas técnicas, o ser humano tinha uma capacidade bastante limitada de intervir na natureza e, por isso, provocava alterações insignificantes no espaço onde vivia.

Pintura. Pessoa nua abaixada entre plantas batendo pedras. Atrás dela há árvores.

2.

cêrca de 200 mil anos, o ser humano já dominava a técnica de produzir fogo esfregando gravetos secos uns nos outros. Com o fogo, êle pôde se proteger do frio, adaptando-se melhor às condições ambientais, cozinhar os alimentos e se proteger dos animais. Nessa época, o ser humano já dominava outras técnicas, produzia suas roupas com peles de animais, fabricava lanças e flechas, entre outros instrumentos de caça. Também construía cabanas para se abrigar usando pedras, peles de animais, galhos e folhas. avanços nas técnicas utilizadas ampliaram a interferência humana na natureza, transformando de modo mais significativo o espaço ao seu redor.

Pintura. Duas pessoas erguendo lanças. Elas estão sentados ao redor de uma fogueira. Ao lado delas há estacas com as pontas unidas.

3.

Há aproximadamente 11 mil anos, o ser humano desenvolveu as primeiras técnicas de produção agrícola e de criação de animais. A partir de então, começou a produzir seus alimentos e a fiar seus tecidos e deixou de se deslocar de um lugar para outro para caçar ou coletar plantas. Nas áreas em que passou a se fixar, houve aumento populacional, formaram-se pequenos povoados que, mais tarde, deram origem às primeiras cidades. êsse novo modo de vida exigiu o desenvolvimento de novas atividades, que estimularam o surgimento de muitas ferramentas de trabalho, como arados, foices e enxadas, utilizadas na agricultura. Com o desenvolvimento dessas técnicas, o ser humano passou a provocar cada vez mais interferência na natureza, modificando de maneira mais intensa o espaço geográfico.

Pintura. Pessoas trabalhando em um campo aberto. Um deles está cortando lenha, outro carrega sacos presos em uma estaca que está sobre seus ombros, outro conduz dois bois. Existe um animal assando sobre uma fogueira, ao fundo há uma casa de madeira e tocos de árvores cortadas. Em frente um pequeno muro, há uma criança correndo e uma mulher sentada com um tecido. Atrás dela há uma plantação.

4.

Em nenhuma outra época da história o ser humano alcançou um desenvolvimento técnico tão expressivo e abrangente como o ocorrido nos últimos 200 anos. Com o domínio de variadas técnicas, o ser humano ergueu grandes cidades e construiu indústrias. êsse processo de urbanização e industrialização transformou intensamente o espaço geográfico. Além disso, desenvolveu os mais avançados meios de transporte e de comunicação, substituiu extensas áreas de florestas por lavouras e pastagens e explorou as mais diversas fontes de energia, como o carvão e o petróleo.

O domínio dessas técnicas deu ao ser humano a possibilidade de intervir de maneira muito mais intensa na natureza, transformando profundamente o espaço geográfico.

Pintura. Um avião passando pela encosta de um morro que está repleto de construções.

Estas ilustrações são representações artísticas produzidas com base em: PALMER, Douglas. Evolução, a história da vida. São Paulo: Larrússi do Brasil, 2009. página 221243.

A sociedade e sua relação com a natureza

Nos últimos séculos, os avanços tecnológicos conseguiram alcançar as mais diferentes paisagens da superfície terrestre.

Extensas áreas de deserto transformadas em áreas cultiváveis, densos aglomerados urbanos e enormes construções, frutos de importantes obras de engenharia moderna, são alguns exemplos.

Fotografia. Vias com carros e palmeiras. Ao fundo, edifícios altos.
Paisagem urbana de Cingapura, em 2022.
Fotografia. Estrutura de metal com rodas irrigando uma vasta plantação.
Paisagem agrícola com uso de irrigação em , na França, em 2021.

Ao longo do tempo, a sociedade passou a interferir mais na natureza, sobretudo em razão do modo de vida urbano, que passou a predominar no planeta.

A expansão das áreas urbanas e o aumento populacional intensificaram a prática do consumo, exigindo, assim, maior utilização dos recursos naturais. A água, o solo e as formações vegetais passaram a ser explorados mais intensamente, visando atender à demanda de consumo da população.

Diferentes técnicas no dia a dia

Um mesmo tipo de atividade pode ser realizado com técnicas muito diferentes.

Na agricultura, muitas lavouras são cultivadas com o emprêgo de técnicas tradicionais ou rudimentares, por exemplo, o plantio e a colheita manuais, com o uso de instrumentos simples, como enxada e tração animal. Outras lavouras, no entanto, são cultivadas com técnicas mais avançadas de preparo do solo, cultivo e colheita. Também empregam tecnologia no uso de maquinários modernos, sistemas de irrigação, fertilizantes, inseticidas etcétera Veja os exemplos nas imagens desta página.

Fotografia. Um homem preparando a terra com um arado, uma ferramenta que um cavalo puxa e um homem conduz. Ao fundo há árvores e morros.
Agricultor utilizando um arado movido por tração animal na Rússia, em 2021.
Fotografia. Um arado acoplado em um trator com rodas grandes. Ao fundo há árvores.
Agricultor utilizando arado mecânico nos Estados Unidos, em 2021.

Com base nesses exemplos, podemos dizer que, do ponto de vista do aumento da produção e da produtividade agrícolaglossário , as técnicas modernas são mais eficazes que as tradicionais ou rudimentares. Mas, se levarmos em consideração os impactos ambientais causados por essas atividades, podemos dizer que as técnicas rudimentares que alteram a natureza em escala menor, como aquelas que não utilizam agrotóxicos em grandes quantidades, são mais compatíveis com a conservação do meio ambiente.

O tema é reticências

Vida familiar e social

Ícone 'Ciências humanas em foco'.

O papel da mulher na atualidade

Nas décadas passadas, o trabalho feminino era relacionado apenas às tarefas domésticas e aos cuidados com a família, principalmente com os filhos. Isso ocorria porque a sociedade sempre considerou que a função natural da mulher se restringia aos papéis de mãe e espôsa, ou seja, de cuidadora. Com isso, a participação das mulheres no mercado de trabalho formalglossário era bastante dificultada.

Entretanto, várias conquistas foram obtidas pêlas mulheres, na sociedade brasileira, a partir de meados do século vinte. Veja as informações a seguir de acôrdo com o í bê gê É.

Mesmo com a crescente participação no mercado de trabalho e das mudanças relacionadas ao seu papel na sociedade, ainda hoje muitas mulheres enfrentam resistência ao reconhecimento de seus direitos e são vítimas de violência doméstica e familiar.

As mulheres somaram 44% das pessoas que trabalhavam no Brasil em 2019, em empregos formais.

Ilustração. Uma mulher em pé segurando notas de dinheiro. Ao fundo há área gramada e edifícios.

Em 2019, 48% das moradias eram chefiadas por mulheres.

Ilustração. Uma mulher sentada à mesa com duas crianças. Há pratos e uma jarra de suco sobre a mesa. Ao fundo, há uma janela.

Em 2017, as mulheres ocupavam 75% da mão de obra empregada nas áreas de educação, saúde e assistência social. Do total de pessoas empregadas na área de comércio e reparação de veículos, em 2017, as mulheres somavam 43%.

As mulheres representaram 57% do total de pessoas que concluiu o ensino superior em 2019. Além disso, muitas mulheres que trabalham fóra de casa enfrentam dupla jornada, pois também assumem os afazeres domésticos e o cuidado com os filhos.

Ilustração. Quatro mulheres caminhando enfileiradas. Elas sobem uma rua. Uma delas usa um capacete e outra uma bengala. Em frente a elas há arbustos.

Fonte de pesquisa: A inserção das mulheres no mercado de trabalho: 3º trimestres de 2019 e de 2020. Dieese. Disponível em: https://oeds.link/Kkl8Ff. Acesso em: 17 maio. 2022.

Responda às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. De acôrdo com as informações do texto, o que tem ocorrido com a participação das mulheres no mercado de trabalho com o passar do tempo?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Em sua opinião, as mulheres ainda sofrem preconceitos? Caso a resposta seja positiva, de que maneira podemos perceber êsse preconceito na sociedade atualmente?

Ícone 'Em grupo'
  1. Promovam uma reflexão sôbre êsse tema na escola. Para isso, elaborem uma campanha de conscientização sôbre a importância da igualdade de gêneros. Definam os seguintes itens.
    1. Nome da campanha.
    2. Frases informativas e de conscientização.           Organizem essas informações em cartazes e, depois de finalizados, colem-nos em locais adequados da escola.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou no decorrer desta unidade, escreva alguns exemplos de como as ações do ser humano constroem e alteram o espaço geográfico.
  2. Dê exemplos de fórmas de trabalho que estão diretamente relacionadas ao seu dia a dia.
  3. Qual a relação entre trabalho e transformação do espaço geográfico?

Aprofundando os conhecimentos

4. Observe atentamente as fotos.

Fotografia. Vista de cima. Uma ponte sobre um rio largo. Ao redor dele há árvores.
Ponte para passagem de trem na Finlândia, em 2021.
Fotografia. Uma barragem em um rio. Há áreas gramadas nas laterais.
Usina hidrelétrica no município de Buritama, São Paulo, em 2021.
  1. Descreva as principais transformações provocadas na natureza pêlo ser humano e que podem ser observadas em cada uma das paisagens mostradas nas imagens.
  2. O ser humano transforma o espaço onde vive para suprir suas mais diversas necessidades. Explique para qual finalidade o ser humano transformou cada uma das paisagens mostradas anteriormente.

5. Com base em estudos sôbre vestígios humanos antigos, como fragmentos de cerâmicas, ruínas de construções, pinturas em rochas, restos de fogueiras e utensílios, tem sido possível saber de que maneira viveram os povos que habitavam a Terra no passado. estudos nos possibilitam descobrir como nossos ancestrais ocupavam e transformavam o espaço geográfico.           Grande parte das informações que os arqueólogosglossário descobrem a respeito dos povos do passado é obtida por meio de escavações em sítios arqueológicosglossário .           No Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (ifãn) identificou aproximadamente 19 mil sítios arqueológicos espalhados por todas as regiões do país. Vários dêsses sítios estão localizados no Parque Nacional da Serra da Capivara.

  1. Pesquise sôbre o Parque Nacional da Serra da Capivara. Nessa pesquisa, procure:
    • a localização do parque no Brasil;
    • os sítios arqueológicos encontrados no parque;
    • as pinturas rupestres existentes nos sítios arqueológicos;
    • a preservação do parque.
  1. Elabore um texto resumindo as informações encontradas na pesquisa, leve para a aula e compartilhe com os colegas. Conheça o resultado das pesquisas deles também.
  2. Converse com os colegas sôbre a importância dos sítios arqueológicos e também de sua preservação, tendo como exemplo o parque pesquisado.
Fotografia. Pinturas rupestres em uma rocha irregular. Há figuras de animais quadrúpedes e traços verticais paralelos.
Pinturas em rocha no Parque Nacional da Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, Piauí, em 2021.

Glossário

Produtividade agrícola
: aumento da produção em uma área de cultivo decorrente da utilização de técnicas sofisticadas, como adubos, fertilizantes, máquinas etcétera, independentemente do aumento da área cultivada.
Voltar para o texto
Trabalho formal
: trabalho realizado de acôrdo com a legislação trabalhista vigente, com registro na carteira profissional.
Voltar para o texto
Arqueólogo
: cientista que estuda vestígios humanos muito antigos.
Voltar para o texto
Sítio arqueológico
: lugar onde se encontram vestígios de ocupação humana.
Voltar para o texto