CAPÍTULO 21 O trabalho e as atividades econômicas

O trabalho de produzir alimentos, calçados, roupas e outros produtos e serviços de que necessitamos demanda a realização de diferentes tarefas. Essas tarefas, ligadas à produção e distribuição de mercadorias e à prestação de serviços, compõem as atividades econômicas.

As atividades econômicas são classificadas em três setores: primário, secundário e terciário.

  • Setor primário: agrupa atividades do extrativismo (mineral, vegetal e animal), da agricultura e da pecuária.
  • Setor secundário: reúne variadas áreas das atividades industriais.
  • Setor terciário: abrange as atividades do comércio e de serviços (saúde, educação, saneamento básico, transportes, administração pública, entre outras).

Os setores da economia encontram-se interligados. Conheça um exemplo na agricultura.

Fotografia. Uma colheitadeira passando por uma vasta plantação e despejando o conteúdo em um trator que segue ao lado dela.
Colheita mecanizada de soja em Girov, na Romênia, em 2021.
Ilustração. Uma mulher de cabelos escuros e colete em meio a uma plantação.
Os agricultores utilizam o conhecimento de técnicos agrícolas e de agrônomos, que fornecem orientações técnicas sôbre as lavouras, o solo e o contrôle de pragas.
Ilustração. Um homem de fones de ouvido manuseando uma alavanca em um trator.
O trabalho dos agricultores depende de instrumentos, tratores, implementos agrícolasglossário , adubos e fertilizantes fabricados pelos operários das indústrias.
Ilustração. Uma homem sentado em frente a um monitor com a figura do mapa do Brasil.
Muitos agricultores necessitam dos serviços dos meteorologistas, que fornecem informações sôbre as condições do tempo.

Extrativismo

Por meio do extrativismo, o ser humano retira diferentes recursos diretamente da natureza.

Conheça os três tipos de extrativismo: mineral, animal e vegetal.

Extrativismo mineral

Nesse tipo de extrativismo é realizada a extração de produtos de origem mineral, como o minério de ferro, ­cobre, chumbo, ouro, carvão mineral, petróleo e sal. Os produtos derivados do extrativismo mineral normalmente são utilizados como matéria-primaglossário nas indústrias ou, então, como fonte de energia. A extração mineral pode ocorrer tanto no continente quanto no mar.

Fotografia. Amontoados de sal paralelos em uma área plana. Ao fundo há pessoas trabalhando.
Extração de sal em uma salina na Tailândia, em 2019.

Extrativismo animal

O extrativismo animal consiste na pesca e na caça de animais, o que proporciona ao ser humano obter produtos como carne e óleos, utilizados como fonte de alimentação ou matéria-prima para a fabricação de medicamentos, cosméticos, entre outras produções.

Fotografia. Pescadores esticando uma rede de pesca vermelha em uma praia. Ao fundo, o mar.
Pessoas preparando rede para pesca na cidade de Cananor, na Índia, em 2020.
Extrativismo vegetal

No extrativismo vegetal ocorre a extração de produtos vegetais da ­natureza, como a coleta do látex da seringueira, utilizado para a produção da borracha, e a retirada de árvores para o aproveitamento da madeira, da celulose e de outras partes, como folhas, raízes e frutos, para a fabricação de diversos produtos, como medicamentos ou cosméticos.

A exploração cada vez mais intensa dos diversos materiais disponíveis na natureza nos leva a refletir sôbre o acesso das futuras gerações a essas riquezas naturais.

Fotografia. Um homem escalando uma palmeira-açaí. Há palha amarrada em seus pés e ele segura um galho com açaís.
Extração de açaí, fruto utilizado como matéria-prima de bebidas, sorvetes, doces, entre outros, no município de Mocajuba, Pará, em 2020.

Agricultura

Assim como ocorre no extrativismo, é da agricultura e da pecuária que provêm diversos produtos que consumimos diariamente.

A agricultura é a prática de cultivar o solo para a produção de vegetais, uma das atividades responsáveis pêla produção de alimentos e de matérias-primas para muitas indústrias.

Considerando o tipo de produção, as técnicas utilizadas e o destino dos produtos, a agricultura pode se diferenciar entre si das maneiras a seguir.

Agricultura tradicional: as técnicas empregadas são tradicionais ou rudimentares, com a utilização de instrumentos manuais como o arado e a enxada. êsse modo de produção faz pouco uso de equipamentos mecânicos, agrotóxicos e fertilizantes. Por ser bastante artesanal, em muitos casos, apresentam baixa produtividade e menor impacto ambiental.

Agricultura moderna: as técnicas são modernas, utilizando sistemas de irrigação e maquinário especializado, como arado mecânico e colheitadeiras. êsse modo de produção utiliza pouca mão de obra, além de fertilizantes, sementes melhoradas, entre outros produtos tecnologicamente mais avançados.

Fotografia. Colheitadeiras trafegando em uma imensa plantação de algodão.
Colheita de algodão em propriedade com agricultura moderna no município de Correntina, Bahia, em 2019.
  • Agricultura comercial: os produtos são destinados ao comércio nacional e internacional, por isso são produzidos em grande quantidade, além de utilizar técnicas mais modernas de produção que aumentam a produtividade.
  • Agricultura familiar: os produtos são destinados ao consumo das famílias produtoras, e parte é comercializada pelos agricultores em feiras livres ou estabelecimentos comerciais mais próximos. De modo geral, a agricultura familiar faz uso de técnicas tradicionais de cultivo e é responsável pêla maior parte da alimentação da população brasileira.
Fotografia. Alguns homens em meio a uma plantação. Ao fundo há árvores.
Produção de hortaliças por meio da agricultura familiar no município de Mogi das Cruzes, São Paulo, em 2021.

Pecuária

A pecuária envolve atividades relacionadas à criação de animais e, assim como a agricultura, está relacionada ao abastecimento de alimentos para a população, além de fornecer matéria-prima para indústrias. Considerando o tipo de produção, as técnicas utilizadas e o destino dos produtos, a pecuária se diferencia entre si das maneiras a seguir.

  • Pecuária extensiva: ocorre em grandes extensões de terras, em pastagens nas quais os animais são criados soltos. Em geral, os cuidados veterinários são menos rigorosos e os animais, normalmente, têm baixa produtividade em razão das doenças contraídas e do aumento no tempo que essas criações levam para crescer e engordar.
  • Pecuária intensiva: ocorre com a utilização de técnicas modernas de criação, ou seja, com uso intenso de tratamentos veterinários e investimento em tecnologia de reprodução animal, o que permite uma elevada produtividade. Os animais ficam confinados em estábulos ou granjas, onde recebem tratamento e alimentação adequados durante a vida. A produção é destinada ao comércio nacional e internacional de carnes, leite e derivados.

No Brasil, os principais rebanhos são de bovinos, embora também sejam criados outros animais de grande porte, como cavalos e mulas; de médio porte, como porcos, ovelhas e cabras; e de pequeno porte, como aves e rãs.

Fotografia. Gado pastando em uma grande área gramada. Ao fundo há uma árvore. No céu, nuvens.
Criação de gado bovino em propriedade rural do município de Campanha, Minas Gerais, em 2021.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 1.

Qual dessas atividades mais se destaca em seu município: extrativismo, agricultura ou pecuária? Com os colegas e o professor, converse sôbre as principais características dessa atividade em seu município.

Indústria

Alguns produtos são consumidos em seu estado natural, como é o caso das frutas e verduras. Outros passam por um processo de transformação na indústria, resultando, por exemplo, no extrato de tomate, no chocolate, em camisetas e calçados. Com base nisso, você já pensou em como determinados produtos que consumimos diariamente são fabricados?

A indústria é uma atividade responsável pêla transformação de matérias-primas em diferentes produtos para o consumo humano ou para outras atividades industriais. Elas podem ser classificadas da maneira a seguir.

Indústria de base: fabricam materiais que servirão de base para a produção de outras indústrias. Em suas instalações, matérias-primas em estado bruto são transformadas em produtos, por exemplo, dos minerais são produzidas barras e chapas metálicas. São exemplos as siderúrgicas, metalúrgicas e fábricas de celulose.

Fotografia. Canaletas com ferro incandescente. Ao fundo há estruturas sobre elas.
Produção de barras de aço no interior de uma indústria siderúrgica em Marabá, Pará, em 2019.

Indústria de bens intermediários: produzem máquinas e equipamentos necessários para a produção de outros bens. Essas indústrias utilizam os bens produzidos pêlas indústrias de base. São exemplos as indústrias mecânicas, naval e de autopeças.

Fotografia. Três homens ao redor de um motor que está suspenso entre eles. Há equipamentos ao redor e outro motor pendurado ao fundo.
Linha de montagem de motores para automóveis, em indústria localizada na Malásia, em 2019.

Indústria de bens de consumo: produzem bens consumidos diretamente pêla população. Pode ser dividida em: bens de consumo durável, cujos produtos têm maior durabilidade, como automóveis e eletrodomésticos; e bens de consumo não durável, cujos produtos têm pouca durabilidade, como alimentos, roupas e calçados.

Fotografia. Um homem ao lado da carcaça de um carro em uma linha de produção. Há maquinário ao redor e outras carcaças ao fundo.
Automóveis sendo fabricados em uma indústria da Rússia, em 2019.
Fotografia. Um homem de macacão, touca, luvas e máscara analisando máscaras ao lado de um equipamento. Ao fundo há mais pessoas com roupas semelhantes.
Máscaras sendo produzidas em uma indústria da Índia, em 2020.

Comércio e prestação de serviços

Você já observou se existem diferentes atividades comerciais e de prestação de serviços nos percursos que realiza em seu dia a dia? Essas atividades, em geral, fazem parte do nosso cotidiano, seja quando consumimos um produto, seja quando utilizamos algum tipo de serviço.

O comércio é a atividade de compra e venda de produtos, como alimentos, roupas e calçados. A atividade do comércio é classificada da maneira a seguir.

Comércio varejista: caracteriza-se pêla venda de mercadorias diretamente aos consumidores finais. êsse tipo de comércio, de modo geral, está localizado próximo aos locais de maior circulação da população a fim de atender diretamente ao consumidor, como na área central das cidades e nas ruas de maior movimentação dos bairros. Pode ser encontrado também em estabelecimentos como shoppings centers e galerias comerciais, que costumam reunir grande número de frequentadores.

Fotografia. Pessoas caminhando em uma via com comércios.
Comércio varejista na cidade de Bauru, São Paulo, em 2019.

Comércio atacadista: caracteriza-se pêla venda de mercadorias em grande quantidade realizada entre o fabricante e os estabelecimentos comerciais, como lojas ou supermercados. Há também grandes lojas de atacado que vendem aos consumidores finais.

Fotografia. Corredor de um mercado atacadista com prateleiras até o teto e mercadorias expostas.
Comércio atacadista localizado na cidade de Londrina, Paraná, em 2021.

A atividade de prestação de serviços consiste no trabalho realizado por alguma pessoa ou empresa. Os advogados, professores, mecânicos e médicos são exemplos de prestadores de serviços. As escolas, os hospitais, as academias de ginástica são exemplos de empresas que prestam serviços aos consumidores.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Cite alguns tipos de estabelecimentos comerciais que existem nas proximidades de onde você mora.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 3.

Cite também tipos de prestadores de serviço que você ou sua família costumam contratar.

Geografia em representações

Os estudos em diferentes escalas

A Geografia se preocupa em estudar o espaço em diferentes escalas, da local à global. Isso significa que, de acôrdo com a extensão e influência do tema de estudo, podemos recorrer a diferentes escalas de análise para visualizar detalhes e compreender melhor o que estamos estudando. Veja os exemplos mostrados a seguir.

Escala de análise local

Podemos utilizar uma escala de análise local quando estudamos:

  • a configuração e a organização do espaço urbano de uma cidade (distribuição dos bairros residenciais, comerciais e industriais, áreas de lazer, parques e bosques);
  • transformações espaciais locais (construção de moradias em áreas de risco, como nas encostas de morros e fundos de vale, poluição dos cursos de água, monitoramento do trânsito, de cultivos agrícolas etcétera).
Fotografia. Vista aérea. Uma cidade com uma fileira de prédios, identificado pela letra A, divididos por um canteiro central coberto por vegetação. À esquerda, construção retangular, identificada pela letra B, em frente ao canteiro. Ao redor há muitas construções.
Imagem de satélite de Brasília, capital federal do Brasil, localizada no Distrito Federal, em 2022.

A.

Esplanada dos Ministérios.

B.

Congresso Nacional.

Na escala local, observamos a área onde está localizada a Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional em uma visão vertical. Nela, é possível verificar principalmente a organização espacial com base na disposição dos edifícios, no traçado das ruas, na localização do lago próximo à área residencial e também na presença de áreas ainda não ocupadas.

Escala de análise regional

Podemos utilizar uma escala de análise regional quando estudamos:

  • a ocupação e a organização do espaço geográfico de um município e suas regiões vizinhas;
  • as características físicas ou naturais predominantes na região, tipos de vegetação, fórmas do relêvo, traçados dos rios etcétera
Fotografia. Vista aérea. Uma cidade com construções com um formato semelhante a asas. Ao redor há outras construções, áreas cobertas por vegetação e rios.
Imagem de satélite de Brasília e regiões vizinhas, em 2022.

Na escala regional, observamos a cidade de Brasília e suas regiões vizinhas. Nela, é possível observar a área urbana do plano pilotoglossário e também parte das regiões administrativas que integram o Distrito Federal, além dos espaços destinados à agropecuária. Alguns aspectos físicos são visualizados nessa escala. Veja as fórmas de relêvo, a presença da vegetação e do lago Paranoá.

Escala de análise global

Podemos utilizar uma escala de análise global quando estudamos:

  • a distribuição dos países, continentes e oceanos pêla superfície terrestre;
  • as grandes florestas nativas do planeta;
  • a distribuição da população no espaço geográfico mundial;
  • a circulação dos ventos e das massas de ar.
Fotografia. Imagem de satélite do planeta Terra com nuvens sobre ele.
Na escala global, observamos a localização do Brasil no mundo. Nela, é possível visualizar a distribuição de alguns continentes pêla superfície terrestre, como a América e parte da África, bem como parte dos oceanos Atlântico e Pacífico. Algumas das grandes formações vegetais do planeta, como os desertos e as florestas tropicais, e grandes cadeias de montanhas também podem ser visualizadas nesta escala.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

  1. Se você precisasse pesquisar sôbre a distribuição dos bairros residenciais e comerciais da cidade onde mora, qual escala de análise utilizaria? Justifique sua resposta com base nos estudos destas páginas.
  2. Agora, se você fosse estudar a distribuição das principais rodovias no estado onde mora, qual escala de análise usaria?

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais são os três setores da economia?
  2. Escreva as principais características de cada setor da economia.
  3. Pense no consumo diário de sua família em relação a produtos provenientes do extrativismo mineral, animal e vegetal. Cite um exemplo de cada um, caso façam parte do consumo familiar.

Aprofundando os conhecimentos

4. Leia e interprete os textos a seguir, que retratam a atividade econômica desenvolvida em duas propriedades rurais.

Texto A: Amélia cria gado em uma grande propriedade rural e investe em cuidados veterinários de elevada tecnologia para reprodução animal. A maior parte da produção da propriedade é destinada ao comércio internacional de carnes.

Texto B: João tem uma pequena propriedade rural onde cria gado. êle solicita pouco auxílio de tratamento veterinário e seus animais são criados soltos, alimentando-se na pastagem natural. A sua produção destina-se parte ao consumo familiar, enquanto a outra parte é comercializada no mercado consumidor das proximidades do município.

  1. Qual atividade econômica é descrita nos textos?
  2. Em qual setor da economia a atividade econômica descrita se enquadra?
  3. Em qual propriedade a atividade desenvolvida é extensiva? E em qual ela é intensiva? Por quê?

5. Observe a foto a seguir.

Fotografia. Duas mulheres em uma bancada manuseando biscoitos. Ambas usam coletes e toucas. Ao fundo há mais pessoas manuseando caixas.
Produção de biscoitos no Cazaquistão, em 2021.
  1. Identifique a atividade econômica retratada na foto.
  2. Essa atividade pertence a qual setor da economia?
  3. Qual a relação dessa atividade com outros setores da economia?

Glossário

Implemento agrícola
: equipamento, como arado, plantadeira ou pulverizador, que auxilia nas tarefas agrícolas.
Voltar para o texto
Matéria-prima
: produto em estado natural ou manufaturado utilizado na fabricação de algum produto.
Voltar para o texto
Plano piloto
: planejamento inicial de uma obra. No caso de Brasília, a área delimitada inicialmente para ser a capital do Brasil também é chamada de plano piloto.
Voltar para o texto