CAPÍTULO 23 Sociedade e natureza

Ao explorar a natureza apenas como fonte de recursos, o ser humano tem causado uma série de problemas ambientais. Veja alguns exemplos disso.

A devastação de extensas áreas de florestas e de outros ecossistemasglossário naturais, provocada pelos desmatamentos e pêlas queimadas, ocorre em razão da exploração madeireira, muitas vezes feita de fórma ilegal, e também da abertura de novas áreas tanto para a formação de lavouras quanto de pastagens. Uma das consequências dessa devastação é a perda de biodiversidadeglossário .

Fotografia. Resto de uma fogueira com toras de madeira. Ao redor há tocos de árvores cortadas e ao fundo, floresta.
Área de desmatamento na Amazônia, em 2019.

Os gases e fuligens expelidos no ar pelos escapamentos dos veículos, pêlas chaminés de fábricas e pêlas queimadas aumentam a concentração de substâncias tóxicas e de poluentes na atmosfera. A concentração dêsses poluentes na baixa atmosferaglossário piora as condições do ar, comprometendo a saúde das pessoas.

Fotografia. No primeiro plano, área coberta por vegetação. Ao fundo, uma usina com diversas torres expelindo fumaça. No céu há nuvens.
Usina termoelétrica que produz energia a partir da queima do carvão, na Polônia, em 2021.

A pulverização com agrotóxico é uma prática muito comum para proteger as plantações de algumas pragas e conseguir aumento na produtividade. No entanto, a utilização indiscriminada dessas substâncias e de adubos químicos provoca a contaminação dos solos, dos rios e das águas subterrâneas. Existem casos em que os rios são contaminados com agrotóxicos por causa da lavagem direta dos tanques pulverizadores em seus cursos.

Fotografia. Um trator com uma estrutura pulverizando uma vasta plantação. Ao fundo existem árvores. No há céu, nuvens.
Pulverização de agrotóxico em área agrícola na Bulgária, em 2021.

A água dos rios e das represas, utilizada na agricultura, na indústria e no abastecimento dos domicílios, tem sido devolvida para a natureza sem o tratamento adequado. O lançamento de esgôto industrial e doméstico e o despejo de resíduos sólidos (lixo) contaminam rios, lagos e oceanos e provocam a morte de peixes, plantas e outros animais.

Fotografia. Curso de um rio repleto de lixo nas duas margens. Ao fundo, vegetação rasteira e árvores.
Poluição de um rio localizado na Índia, em 2020.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 1.

Você se considera uma pessoa responsável pêla conservação da natureza? Converse com os colegas sôbre atitudes que podemos tomar a respeito disso.

A responsabilidade permite sermos capazes de cumprir o que combinamos ao nos envolver em compromissos de ordem pessoal, social ou profissional.

A poluição do ar, causada pêla emissão intensa de gases tóxicos na atmosfera, pode provocar mudanças no efeito estufa natural de nosso planeta e ainda contribuir para a ocorrência de um fenômeno conhecido como ilhas de calor. Vamos conhecer como cada um dêsses fenômenos acontece.

Efeito estufa e aquecimento global

O aquecimento natural do nosso planeta ocorre devido à incidência de radiação solar sôbre a superfície terrestre. Uma parte dessa radiação é refletida pêla superfície terrestre, outra é absorvida pêla superfície na fórma de calor. Depois de absorver calor, a superfície terrestre o propaga, aquecendo a atmosfera. Outra parte dêsse calor escapa para o espaço sideral.

Na atmosfera terrestre estão presentes vapores de água, gases e partículas de poeira em suspensão, que funcionam como uma estufa natural, ou seja, eles retêm parte da radiação solar e também parte da irradiação emitida pêla superfície. êsse processo, que aquece a atmosfera nas proximidades da superfície terrestre, é chamado de efeito estufa natural, fenômeno que garante o equilíbrio térmico do planeta.

Entretanto, o lançamento excessivo de gases poluentes, como dióxido de carbono ​​(​CO​ 2​​ ) ​​, dióxido de enxofre ​​(​SO​ 2​​ ) ​​ e metano ​​(​CH​4​​ ) ​​, está intensificando o efeito estufa. Em excesso na atmosfera, gases têm maior capacidade de reter calor, provocando o que denominamos efeito estufa artificial.

Representação sem proporção de tamanho. côres-fantasia.

Efeito estufa natural

Esquema. Efeito estufa natural. À direita, o sol. Abaixo, uma cidade com prédios, casas, vias e um rio à direita. Ao fundo, área plana coberta por vegetação e morros. Do céu partem setas, com a letra A, indicando o calor retido. Do sol, seta em direção ao solo, letra B, indicando: Radiação solar absorvida pela superfície; do solo para cima, letra C, indicando: Calor irradiado pela Terra; do sol seta para baixo e depois para cima, letra D, indicando: Radiação solar refletida pela atmosfera.

Fonte de pesquisa: prés, frênqui êti áli. Para entender a Terra. Pôrto Alegre: Artmed, 2006. página 592.

De acôrdo com pesquisas recentes, o efeito estufa artificial vem aumentando a temperatura média do planeta, causando o chamado aquecimento global, que pode provocar mudanças climáticas em todo o planeta Terra. Veja o gráfico.

Temperatura média e concentração de CO2 na atmosfera

Gráfico. Temperatura média e concentração de dióxido de carbono na atmosfera. 
O gráfico mostra dióxido de carbono (em Partículas por milhão) e a Temperatura (em graus Celsius). No ano de 1900: havia 300 Partículas por milhão, com temperatura de 14 graus Celsius; em 1950: 300 Partículas por milhão, com 14 graus Celsius; em 2000: 350 Partículas por milhão, com 15 graus Celsius; Projeções: em 2050: 500 Partículas por milhão, com 16 graus Celsius; em 2100: 750 Partículas por milhão com 18 graus Celsius.

Fonte de pesquisa: . Disponível em: https://oeds.link/qZHPSA. Acesso em: 17 março 2022.

Algumas consequências do aquecimento global:

  • derretimento das geleiras polares e aumento do nível dos oceanos;
  • algumas regiões da superfície terrestre tiveram aumento significativo na quantidade de chuva, enquanto outras áreas apresentaram sêcas severas;
  • maior ocorrência de tempestades e furacões.

Representação sem proporção de tamanho. côres-fantasia.

Efeito estufa artificial

Esquema. Efeito estufa artificial. À esquerda, o sol. Abaixo, uma cidade com muitos edifícios, casas, e vias. Ao fundo, área plana coberta por vegetação. Do céu partem grandes setas, letra A, indicando o calor retido. Do sol, seta em direção ao solo, letra B, indicando: Radiação solar absorvida pela superfície; do solo para cima, letra C, seta indicando: Calor irradiado pela Terra; e dela, seta fina pra cima, letra D, indicando: Radiação solar refletida pela atmosfera.

Fonte de pesquisa: prés, frênqui . Para entender a Terra. Pôrto Alegre: Artmed, 2006. página 592.

Ilhas de calor

êsse fenômeno consiste no aumento da temperatura média da região central de uma cidade, comparada com a das áreas de sua periferia. É o que acontece em grandes centros urbanos, como Belém, Curitiba, Goiânia, Recife e São Paulo. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os termômetros chegam a registrar nas áreas centrais da capital, em um mesmo momento do dia, uma temperatura de 10 centésima a mais que nas regiões da periferia.

O que acontece é que na região central a grande quantidade de construções (casas, prédios, ruas, avenidas etcétera) absorve mais calor, o que naturalmente aumenta a temperatura. Além disso, a concentração de edifícios atrapalha a circulação dos ventos, o que contribui para que a temperatura da região central permaneça elevada, pois o calor não é dissipado.

Já a concentração de gases poluentes na região central acaba retendo parte do calor na atmosfera, contribuindo para o aumento da temperatura nestas regiões da cidade. Veja a imagem a seguir.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

 Consequências das ilhas de calor  

Cimento, concreto, asfalto... esses elementos são comuns nas cidades de diferentes países. 

Eles são alguns dos responsáveis pelo aumento da temperatura das áreas urbanas em relação às áreas menos povoadas do entorno.  

Esse fenômeno é conhecido como ilha de calor, e é muito fácil percebê-lo na prática.

Neste episódio do podcast, vamos discutir esse fenômeno. 

Você, alguma vez, já caminhou em um dia quente por uma grande cidade, por entre os prédios, em uma rua com poucas árvores, e sentiu uma sensação de calor e abafamento? Isso é o resultado da ilha de calor. 

As maiores temperaturas em algumas áreas da cidade se devem ao fato de as superfícies absorverem a energia do Sol de diferentes maneiras. 

Em um local com áreas que possuem maior quantidade de vegetação, a maior parte dos raios solares que alcança a superfície é refletida novamente para a atmosfera, pois há maior presença de cores mais claras, além de pouco concreto e asfalto, ou seja, áreas impermeáveis. Isso faz com que o solo não esquente tanto e, por consequência, o ar que está sobre ele não aqueça além do normal. 

Nas áreas urbanas, no entanto, existem muitos objetos com grande capacidade de absorção de calor, como o cimento, o concreto e o asfalto. 

Assim, quando a energia solar chega a essas superfícies, parte dela fica retida nessas estruturas, o que leva à elevação da temperatura média da área, pois o calor armazenado por esses objetos aquece ainda mais o ar.  

Além disso, a existência de edifícios altos e uns colados ao outros prejudica a circulação do ar, amplificando ainda mais o problema, pois o ar quente fica preso nessas áreas. 

Isso acontece, inclusive, durante a noite, pois a aglomeração de prédios impede a dissipação do ar quente produzido ao longo do dia, colaborando com a persistência das altas temperaturas mesmo após o pôr do sol. 

Outros fatores são a diminuição significativa da vegetação no espaço urbano, responsável pela criação de sombra e pela reflexão de calor. 

E a supressão de recursos hídricos, como lagos e rios, muitas vezes drenados ou canalizados em dutos subterrâneos. 

Sem esses elementos naturais, a temperatura das cidades tende a aumentar. Estima-se que as áreas urbanas possam ficar de um a dez graus Celsius mais quentes que as áreas periféricas, onde há mais árvores e menos áreas construídas. 

Os impactos da ilha de calor não se resumem ao desconforto térmico de quem circula pelas ruas. 

Com o ar da cidade mais quente, multiplica-se o uso dos aparelhos de ar condicionado e, consequentemente, o consumo de energia elétrica. 

O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consome energia elétrica, por exemplo, em residências e escritórios. Sua popularização pressiona a um aumento na produção de energia. Em países cuja matriz energética é baseada na queima de combustíveis fósseis, isso constitui um incremento significativo na emissão de dióxido de carbono na atmosfera, que causa as mudanças climáticas globais. 

Em automóveis, o uso de ar-condicionado aumenta o consumo de combustível e a liberação de gases poluentes pelos escapamentos desses veículos. Sem contar que a falta de árvores e o calor excessivo pode desencorajar o transporte a pé ou de bicicleta e estimular o uso de carros, o que contribui para a piora na qualidade do ar. 

Como vimos, as ilhas de calor são resultado da ação humana. Mas podemos fazer algo para atenuá-las? A resposta é sim. 

A multiplicação de áreas verdes nos centros urbanos, como praças, parques, canteiros das avenidas, jardins verticais e telhados, auxilia no aumento da reflexão de energia solar e gera sombra, reduzindo a sensação de calor. 

Outra estratégia é a preservação de recursos hídricos, que auxiliam na elevação da umidade e diminuição da temperatura média do ar.  Além disso, a existência de um planejamento urbano responsável e sustentável é fundamental, de modo a pensar numa organização das estruturas urbanas que permita a circulação do ar, reduza o número de carros nas avenidas e incentive os espaços arborizados.  Por hoje é só! Até mais!  

Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound.   

Representação sem proporção de tamanho. côres-fantasia.

Esquema. No céu, o sol e algumas nuvens. Abaixo, à esquerda, letra A, um domo ao redor de uma cidade com muitos edifícios, uma fábricas e carros, com uma seta para cima. À direita, letra B. Um domo ao redor de uma pequena cidade com casas, árvores e uma vaca.

Fonte de pesquisa: PIVETTA, Marcos. Ilha de calor na Amazônia. Pesquisa fapésp, São Paulo, número 200, página 7881, outubro 2012. Disponível em: https://oeds.link/j09kDx. Acesso em: 18 março 2022.

A.

Área urbana: maior temperatura.

B.

Área periférica e rural: menor temperatura.

Escassez de recursos naturais

Observe o mapa desta página. êle mostra a cobertura original e os atuais remanescentes de florestas nativas na superfície terrestre.

Distribuição original e atual das florestas nativas no mundo (2019)

Mapa-múndi. Distribuição original e atual das florestas nativas no mundo (2019). 
Distribuição original de florestas nativas: costa leste e oeste da América do Norte; norte e centro da América Central; norte, centro e costa leste da América do Sul; toda a Europa, norte e sudeste da Ásia e região costeira de suas ilhas, e leste da Austrália; Centro-sul da África. 
Áreas remanescentes de florestas nativas: norte da América do Norte; áreas dispersas na América Central, norte da América do Sul; pequenas áreas no centro da África, norte e pequenas áreas no sudeste da Ásia e áreas dispersas em suas ilhas. No canto superior direito, rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2060 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. 5. ê de. São Paulo: Moderna, 2019. . 23.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

O que podemos concluir ao observar a distribuição das florestas nativas na Terra e os atuais remanescentes?

Nos dias atuais, os recursos naturais da Terra, como as florestas, encontram-se cada vez mais ameaçados por práticas de exploração predatória e, portanto, incompatíveis com a conservação ou mesmo a manutenção dêsses ecossistemas.

A disponibilidade de muitos outros recursos naturais renováveis está diminuindo em várias regiões do mundo. É o caso das reservas de água potável, reduzidas em diferentes lugares do planeta, especialmente por causa do desperdício e da poluição.

A perda da fertilidade e de grande quantidade de solo próprio para agricultura também é outro exemplo que retrata a escassez de recursos naturais renováveis.

As reservas de alguns recursos naturais não renováveis, como o petróleo, o carvão e os minerais, entre eles o ferro, o manganês e o níquel, também estão diminuindo gradativamente. recursos existem em quantidade limitada na natureza e podem levar milhares e até milhões de anos para se formar.

Rotação de culturas

A rotação de culturas é uma técnica adotada por muitos produtores rurais, e seu objetivo é proteger o solo na prática da agricultura e até mesmo reduzir o seu desgaste.

Essa técnica consiste em alternar diferentes culturas, de modo planejado e ordenado e em determinada área por certo período de tempo. Por exemplo, um agricultor que planta sucessivamente milho em uma área terá um desgaste de certos nutrientes, como nitrogênio, potássio e zinco, ao longo dos anos. Além disso, pragas e doenças típicas da lavoura de milho se fortalecerão no local.

Com a rotação de culturas, ao fazer a alternância com outros cultivos no mesmo espaço, pode-se interromper o desgaste contínuo de nutrientes específicos e outros podem ser deixados pêla nova cultura. Sem contar que a proliferação das pragas que atacam aquele tipo de lavoura também sofre redução.

Fotografia. Vista aérea. Plantações curvas seguindo a ondulação do terreno. Ao fundo, uma cidade.
Área com rotação de cultura no município de Londrina, Paraná, em 2019.

Biosfera, a esfera da vida

Conforme os problemas ambientais vêm se intensificando ao longo dos anos, seus efeitos passam a afetar toda a biosfera com consequências imprevisíveis, que podem colocar em risco até mesmo o equilíbrio natural do planeta.

A vida em nosso planeta tem sido garantida por um conjunto de condições, como a existência de temperaturas apropriadas, a quantidade ideal de gases, sobretudo de oxigênio, e a presença de água.

Essas condições favorecem ambientes propícios para o desenvolvimento de variadas fórmas de vida, dando origem à biosfera, a esfera da vida. Essa combinação resulta da interação entre as partes que compõem a biosfera: a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera. Vamos conhecer cada uma dessas esferas.

1.

Fotografia. Céu azul com nuvens.

1.

Atmosfera: camada de gases que envolve todo o planeta, estendendo-se da superfície até cêrca de 500 quilômetros de altitude. A atmosfera apresenta a seguinte combinação de gases próximo à superfície: 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases, como ozônio, argônio e dióxido de carbono.

2.

Fotografia. Mar azul sem ondas.

2.

Hidrosfera: corresponde a toda porção de água existente na Terra, encontrada nos oceanos, rios, lagos e lençóis subterrâneos (na fórma líquida), nas geleiras e neve (na fórma sólida) e suspensa na atmosfera (na fórma de vapor de água).

3.

Fotografia. Solo de terra seca.

3.

Litosfera: parte sólida e externa do planeta, formada basicamente por rochas e solo.

Possui uma espessura média de aproximadamente 40 quilômetros e sua superfície apresenta fórmas variadas, como vales, montanhas e planícies, que constituem o relêvo continental e o relêvo oceânico.

Em busca de uma sociedade sustentável

Desde as últimas décadas do século passado, uma parcela crescente da sociedade tem se preocupado cada vez mais com o meio ambiente, atuando no sentido de evitar ou minimizar os problemas ambientais. Algumas das principais organizações ambientalistas ou ecológicas são o grin píce, a Fundação ésse ó ésse Mata Atlântica, o dáblio dáblio éfe (em inglês, World Wide Fund for Nature ou Fundo Mundial para a Natureza), entre outras.

movimentos passaram a atuar em inúmeras frentes, como a proteção de florestas e outros ecossistemas, a defesa de animais silvestres ameaçados de extinção, a preservação do patrimônio natural e o combate à poluição e aos crimes ambientais.

Pessoas que têm consciência ambiental são a base para a construção de uma sociedade ecologicamente sustentável, ou seja, que garanta as necessidades da população atual sem comprometer o futuro das próximas gerações. Isso dependerá da participação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a manutenção da vida em nosso planeta, por exemplo, mudando hábitos, consumindo menos, optando por produtos fabricados por meio de processos ecologicamente corretos.

Fotografia. Destaque para uma manifestação com uma pessoa segurando um cartaz que diz: S. O. S. AMAZZONIA.
Ativistas protestam contra o desmatamento da Amazônia, em Turim, na Itália, em 2020.
Ícone 'Em grupo'. Ícone 'Ciências humanas em foco'.

Questão 3.

Com os colegas, conversem sôbre o que poderia ser feito para evitar o esgotamento dos recursos naturais.

A importância de repensar nossas atitudes

Diante de vários problemas ambientais que estudamos nas páginas anteriores, é necessário repensar nossa percepção em relação à natureza, de modo a considerar nossa própria sobrevivência e a de outros seres vivos.

Mas, para conseguirmos mudar nossa fórma de perceber a natureza, é fundamental refletirmos a respeito de nossas atitudes e da importância de incorporarmos mudanças necessárias no nosso modo de vida, entre as quais:

  • evitar o consumo desnecessário de recursos naturais, como a água;
  • avaliar nossos hábitos de consumo, evitando comprar o que não necessitamos;
  • economizar a energia elétrica, utilizando o máximo possível a iluminação natural dos ambientes.

Vamos nos propor o seguinte desafio: refletir sôbre nosso modo de pensar e agir, em relação ao meio ambiente.

Fotografia. Alunos reunidos em uma sala de aula. Eles estão uniformizados e sentados em carteiras escolares posicionadas em formato circular. Um deles está em pé e lê uma folha de papel.
Sala de aula na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2018.

Responda às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Alguns dos materiais que você descarta no lixo poderiam ter outra finalidade?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Antes de adquirir algum produto, você costuma pensar sôbre a real necessidade de comprá-lo?

Ícone 'Atividade oral'. Ícone 'Ciências humanas em foco'.

3. Quais atitudes você poderia tomar para reduzir a quantidade de lixo que produz?

Ícone 'Em grupo'.

4. Depois de refletir sôbre essas questões escreva em uma folha de papel sulfite uma frase a respeito da importância de mudarmos nossas atitudes em relação à natureza. Em seguida, exponha sua frase e as de seus colegas no mural da escola.

O tema é reticências

Saúde

O filtro em um canudo

Os problemas ambientais gerados pêlo uso inadequado dos recursos naturais atingem diretamente a saúde humana, e a água que bebemos já é um reflexo dessas consequências.

Um dos fatores mais preocupantes refere-se ao consumo de água contaminada por esgotos domésticos e industriais, por exemplo. Há o risco de transmitir doenças intestinais infecciosas, como a cóleraglossário e as verminoses, além de hepatiteglossário e febre tifoideglossário , entre outras que causam sérios danos à saúde.

Buscando minimizar o contágio de doenças e melhorar as condições de saúde de pessoas com acesso apenas a águas poluídas, foi desenvolvido, na Suíça, um equipamento que filtra elementos nocivos à saúde contidos na água contaminada. Conhecido em português como canudo da vida, o mecanismo consiste em um tubo com filtros que eliminam aproximadamente 100% das bactérias e 99% dos vírus.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (ó ême ésse), no ano de 2019, aproximadamente 297 mil crianças menores de 5 anos morreram de doenças diarreicas relacionadas à utilização de água imprópria.

Ilustração. Uma mulher e um garotinho abaixados em um lago. Eles seguram estruturas cilíndricas em suas bocas. Ao fundo, habitações e árvores entre vegetação rasteira.

Partes do canudo

Esquema. Canudo com um bocal na parte superior, indicado pela letra A, seguido por uma estrutura cilíndrica, letra B, com membranas em seu interior, letra C, na parte inferior há uma abertura com tela, letra D, que está posicionada sobre a água.

Fonte de pesquisa: unêsco. Disponível em: https://oeds.link/l21AzL. Acesso em: 17 março 2022.

A.

Bocal por onde a água purificada sai.

B.

O canudo possui pouco menos de 25 centímetros de comprimento e pode filtrar cêrca de .4000 litros de água.

C.

Membranas formadas por fibras que filtram as bactérias, os parasitas e os protozoários presentes na água.

D.

Abertura por onde a água é captada.

Responda às questões a seguir.

  1. É possível que o canudo da vida melhore a qualidade da água consumida por pessoas com acesso apenas a águas contaminadas? Justifique sua resposta.
  2. A água que você e seus familiares consomem é potávelglossário ? Para isso, pesquise os processos de tratamento de água em seu município.
Ícone 'Em grupo'.
  1. Você e seus colegas têm acesso à água tratada? Como é a disponibilidade de água onde você vive: abundante ou escassa? Com base nas respostas dessas perguntas, reflita sôbre as dificuldades pêlas quais passam as pessoas que não tem acesso à água de qualidade e em abundância.
  2. Para que se obtenha um mecanismo como o canudo da vida, que auxilie na melhoria das condições de saúde da população, é necessário investimento em pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, é possível afirmar que êsse tipo de investimento tem sido feito pelos governos? Pesquise e reflita sôbre as informações encontradas.

Geografia e Língua Portuguesa

Ícone 'Ciências humanas em foco'.

Informações em crônicas

Em jornais, livros, revistas e na internet, tomamos conhecimento dos mais diversos e até mesmo muito graves problemas ambientais existentes em nosso planeta na atualidade. Conhecê-los e compreender melhor por que eles ocorrem provoca, em cada um de nós, questionamentos e reflexões sôbre como nossa sociedade vem tratando a natureza.

Em muitos casos, essas informações são publicadas nos mais diferentes veículos de comunicação por meio de crônicas. A crônica é um gênero textual que apresenta a opinião do autor sôbre assuntos cotidianos e polêmicos.

Leia a crônica a seguir, escrita por Darcy Ribeiro, importante antropólogo brasileiro, e reflita sôbre essas questões.

Nós somos bichinhos da terra

reticências

O Universo, dizem os sábios, tem uns cinco bilhões de anos. A Terra, com quatro bilhões e meio, é pouco mais jovem. A vida surgiu aqui há seiscentos milhões de anos; os peixes, há quatrocentos milhões; os répteis e as aves há duzentos e vinte e cinco milhões. Os hominídeos, nossos avós mais longínquos, há três milhões de anos. Nós mesmos, os Omo sápiens, tal como somos agora, surgimos muito recentemente, há uns cinquenta mil anos. reticências

Alinhavei todos números para mostrar como somos pequeninos. Você e eu somos uns bichinhos da Terra, insignificantes, de vida brevíssima e muito enfezados. Tão briguentos uns contra os outros e tão desastrados no convívio com as outras fórmas de vida, vegetais e animais, que até podemos acabar com a vida no planeta. Não precisava nem devia ser assim, mesmo porque é perfeitamente provável melhorar muito a vida, a nossa vida em geral.

Ilustração. Algumas pessoas realizando diferentes atividades. Há uma mulher plantando uma árvore, ao lado dela, uma mulher segura um regador e um rapaz segura uma pá. À direita, uma mulher e um homem caminham em direção a uma lata de lixo reciclável. Eles carregam sacos verdes. Ao fundo, globo terrestre com ramos de folhas nas laterais.
Ilustração. Algumas pessoas realizando diferentes atividades. Há um homem segurando um saco de lixo, uma mulher segurando uma muda de planta, uma mulher passando um pano e um homem passando um espanador sobre o globo terrestre que está ao fundo com ramos de folhas nas laterais.

É claro que continuaremos cultivando plantas para comer, criando bichos para matar e devorar, derrubando árvores para fazer coisas etcétera reticências

Reclamo é contra a destruição insensata das terras, é contra a poluição das águas, é contra o envenenamento dos ares, que debilitam todas as fórmas de vida, inclusive a nossa. O ideal seria fazer do planeta Terra o jardim dos homens, o santuário das plantas e dos bichos e, nele, um mundo mais justo e belo, em que toda a gente comesse todo dia e cada um respeitasse os direitos de todos os outros. Compor uma sociedade em que se cultivassem as ciências e as artes e na qual cada criança pudesse se fazer herdeira do patrimônio de sabedoria e de beleza da humanidade. Isto tudo num esfôrço conjunto de fazer vicejar todas as fórmas de vida. reticências Essa é a obra dos homens no Cosmos, uns bichinhos inteligentes e laboriosos.

RIBEIRO, Darcy. Nós somos bichinhos da terra. ín: Noções de coisas. São Paulo: FTD, 2014. página 72. ©Fundação Darcy Ribeiro. Publicado mediante autorização.

Agora, responda no caderno às questões a seguir.

  1. Verifique como o autor descreve o ser humano no texto.
  2. Encontre no texto a crítica do autor ao modo como cuidamos da Terra.
  3. Explique como seria o mundo ideal, segundo o autor.
  4. O autor utiliza duas expressões diferentes para caracterizar a humanidade: A bichinhos insignificantes e B bichinhos inteligentes e laboriosos. Relacione-as ao sentido que elas expressam.
    1. – Expressão utilizada para se referir à condição atual da humanidade.
    2. – Condição considerada ideal e pêla qual a humanidade deveria se empenhar para atingir.
  5. Qual é a mensagem principal da crônica? Você concorda com essa opinião?

Geografia em representações

As imagens de satélite

Vimos, na unidade 2, o que são as imagens de satélite.

As imagens da superfície terrestre produzidas por satélites artificiais são muito importantes para a sociedade. Por exemplo, com base nessas imagens, podem-se produzir mapas, obter informações sôbre a previsão do tempo e monitorar desmatamentos e queimadas em áreas florestais. A seguir, vamos conhecer com detalhes um esquema que explica como as imagens de satélites são obtidas. Leia-o seguindo a ordem dos números.

Representação sem proporção de tamanho. côres-fantasia.

Esquema. À esquerda, um satélite artificial, indicado o número 1, que recebe um sinal do solo, e emite uma resposta; à direita, o Sol, número 2, emitindo raios solares sobre uma cidade e para o solo que está abaixo. No solo, à esquerda há uma estação com antenas, número 3. Ao fundo, montanhas rochosas. Há setas do solo para a camada abaixo da superfície.

Fonte de pesquisa: FLORENZANO, Tereza Galloti. Imagens de satélite para estudos ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2002. página 9.

1.

Os satélites artificiais são lançados na órbita terrestre por meio de foguetes.

2.

A energia do Sol ilumina a superfície do planeta. Parte dessa energia é refletida pêla superfície terrestre. Sensores eletrônicos instalados nos satélites artificiais captam a energia refletida pêla superfície terrestre e a transformam em sinais elétricos.

3.

As estações de recepções na Terra são equipadas com antenas parabólicas que recebem os sinais elétricos emitidos pelos satélites artificiais. sinais elétricos são transformados em imagens, gráficos ou tabelas que, depois de interpretados, geram diversas informações sôbre a superfície terrestre.

As imagens de satélite desta página retratam a evolução do desmatamento de parte da floresta Amazônica, em razão da ocupação humana. Captadas pêlo satélite lêndsát, as imagens representam a mesma área do estado de Rondônia em duas épocas diferentes. As áreas ocupadas estão representadas nas imagens pêla côr marrom, as áreas da floresta remanescente aparecem em verde e o rio aparece em azul.

Fotografia. Vista aérea. Imagem de satélite de área completamente coberta por vegetação com o curso de um rio na diagonal, da porção norte. No canto superior esquerda, seta apontando para o norte e no canto inferior direito, a escala: 20 quilômetros por centímetro.
Imagem de parte do norte do estado de Rondônia, captada em 1972.
Fotografia. Vista aérea. Imagem de satélite de áreas cobertas por vegetação e áreas desmatadas, com o curso de um rio na diagonal, ao centro e outro ao sul em direção ao centro. No canto superior esquerda, seta apontando para o norte e no canto inferior direito, a escala: 20 quilômetros por centímetro.
Imagem de parte do norte do estado de Rondônia, captada em 2021.

Agora, responda no caderno à questão a seguir.

De acôrdo com a análise dessas imagens de satélite, podemos dizer que houve desmatamento da floresta Amazônica no estado de Rondônia entre os anos de 1972 e 2021? Anote sua resposta, justificando quais elementos das imagens favoreceram a sua análise.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou sôbre o aproveitamento e a escassez dos recursos naturais, é possível afirmar que recursos (renováveis e não renováveis) estão se tornando cada vez mais escassos? Justifique sua resposta.
  2. Cite exemplos de como a disponibilidade dos recursos naturais (renováveis e não renováveis) tem diminuído.
  3. Explique por que a natureza é vista como uma fonte de recursos econômicos por nossa sociedade.
  4. De acôrdo com o que você estudou, como a poluição tem intensificado a ação do efeito estufa natural? Qual é o nome dado a êsse fenômeno?
  5. Por que as organizações ambientalistas estão contribuindo para o fortalecimento de uma consciência ambiental em escala planetária?

Aprofundando os conhecimentos

6. Observe na foto as partes dessa representação que compõem a biosfera. Depois, responda à questão a seguir.

Fotografia. Orla de uma praia com um morro coberto por vegetação, ao fundo, céu azul com algumas nuvens, indicado com a letra A. Mar com a cor esverdeada, letra B, e a faixa de areia à esquerda, letra C.
Praia no arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco, em 2021.
  • As letras indicadas na imagem representam as três esferas que compõem a biosfera. Quais são as partes indicadas, respectivamente, pêlas letras A, B e C?
  1. Observe novamente as fotos apresentadas nas páginas 272 e 273 e, com os colegas, investigue se ou outros problemas ambientais também ocorrem no lugar onde vocês vivem. Procurem identificar quais são as causas e as consequências provocadas por problemas. Discutam também sôbre como problemas ambientais podem ser evitados. Enumerem algumas propostas e medidas que poderiam solucioná-los e escrevam um texto coletivo com as ideias de vocês.
  2. A imagem desta página é de um cartaz de campanha publicitária promovida por uma ó êne gê ambiental. Observe-a com atenção e responda às questões propostas.
Cartaz. Um pequeno macaco em um galho, cobrindo os olhos de outro que está junto a ele. Ao fundo há árvores. No canto inferior direito, a frase: O QUE OS OLHOS NÃO VEEM, A NATUREZA SENTE. No canto superior direito, logotipo do GREENPEACE.
Imagem da campanha O que os olhos não veem, a natureza sente, promovida pêlo grin píce, em 2018.
  1. Qual é a mensagem que a campanha transmite por meio dêsse cartaz?
  2. Você considera importantes campanhas como essa? Por quê?

Glossário

Ecossistema
: sistema formado pêlo conjunto dos elementos físicos (água, clima, relêvo, solo etcétera) e os seres vivos (animais, plantas e microrganismos) e pêla inter-relação entre eles, em determinada porção da superfície terrestre. As florestas, os desertos, as geleiras e os oceanos são exemplos de grandes ecossistemas.
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Biodiversidade
: variedade ou diversidade de espécies vivas presentes em determinada área.
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Baixa atmosfera
: camada da atmosfera que se encontra mais próximo à superfície terrestre. Nela, ocorre a maior parte dos fenômenos meteorológicos (chuvas, ventos, nuvens, tempestades etcétera).
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Cólera
: doença causada pêlo vibrião colérico, uma bactéria transmitida pêla ingestão de água contaminada. Essa bactéria se multiplica no intestino, produzindo uma potente toxina que provoca intensa diarreia.
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Hepatite
: doença causada por um vírus contraído pêla ingestão de água contaminada, que acarreta sérios problemas no fígado. A fórma mais comum dessa doença é conhecida como hepatite A.
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Febre tifoide
: doença contraída pêla ingestão de água contaminada que causa, principalmente, febre prolongada e aumento do fígado e do baço.
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Potável
: substância apropriada para o consumo das pessoas e de outros animais.
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