Projeto em ação

Uma atitude pêlo meio ambiente

Bate-papo inicial

  • Você e os colegas acham importante tomar atitudes que conservam o meio ambiente? Por quê?
  • Que tipo de ações do dia a dia ajudam a cuidar bem do meio ambiente? Você reconhece algumas dessas ações na escola onde estuda? Você pratica algumas delas? Quais? Conte para os colegas.

Hoje em dia, muitas pessoas defendem o meio ambiente ao reconhecer e praticar atitudes que protegem a natureza. Mas ainda é grande a quantidade de pessoas que precisa conhecer e agir melhor a respeito da conservação do meio ambiente.

Leia com atenção a tirinha a seguir a fim de refletir sôbre a nossa responsabilidade com o meio ambiente.

Tirinha em preto e branco, com quatro quadros com Calvin, garotinho de cabelos arrepiados, camiseta listrada, shorts e tênis e sua mãe, mulher de cabelos curtos, usando camiseta e saia. Q 1 – Calvin se aproxima de sua mãe que está regando plantas. Ele está irritado e pergunta: MÃE, O QUE É ESSE TAL DE EFEITO ESTUFA? Q 2 – Sua mãe o olha segurando o regador enquanto Calvin continua: DIZEM QUE OS POLUENTES QUE LANÇAMOS NO AR IRÃO RETER O CALOR DO SOL E DERRETER AS CALOTAS POLARES! Q 3 – Ele aponta para si e continua: CLARO QUE VOCÊ JÁ VAI TER BATIDO AS BOTAS, MAS EU NÃO. QUE BELO PLANETA VOCÊS ESTÃO DEIXANDO PARA MIM, HEIN? Q 4 – Sua mãe com uma das mãos na cintura olha para frente e diz: ISSO VINDO DE UM MOLEQUE QUE QUER IR DE CARRO A QUALQUER LUGAR MAIS LONGE QUE UM QUARTEIRÃO. Calvin ergue os braços e diz: EI, NÃO ME FALARAM NADA SOBRE AS CALOTAS POLARES, TÁ?

uáterson, Bill. Calvin e Haroldo: iucão ! 2. edição São Paulo: Conrad, 2010. página 32.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

  1. Qual problema ambiental é citado na tirinha? De acôrdo com as informações apresentadas pela personagem, ela conhece êsse problema e suas consequências?
  2. Ao afirmar: “Que belo planeta vocês estão deixando para mim, hein?”, a quem a personagem Calvin se refere?
  3. As atitudes de Calvin estão coerentes com as cobranças que fez? Por quê?

Conhecer a importância da conservação do meio ambiente e refletir sôbre ela é um passo importante para compreender e assumir nossa responsabilidade com a natureza. Mas, para que as mudanças realmente ocorram, é preciso analisarmos nossas próprias atitudes.

Na tirinha estudada, o menino Calvin não reconhece a sua responsabilidade, apenas aponta e critica o modo de vida das pessoas. Assim como Calvin, cada um de nós pode contribuir para a conservação do meio ambiente. Podemos propor a prática de atitudes sustentáveis, começando na escola!

Mão na massa

Vamos investigar situações que envolvam questões de sustentabilidade na escola e pensar em soluções possíveis. Depois, podemos apresentá-las aos responsáveis pêla escola e colocá-las em prática.

1º passo

Planejamento

Organizando informações iniciais

Podemos pensar em diferentes exemplos sustentáveis a serem implantados em uma escola. Veja alguns deles.

Ilustração. Uma lata de lixo verde com seta compondo um ciclo triangular.
Coleta seletiva de lixo, incentivando a reciclagem.
Ilustração. Árvores com troncos altos.
Cuidado com as plantas da escola e plantio de novas mudas, trazendo a natureza para mais perto.
Ilustração. Uma caixa d’água azul com o desenho de uma gota.
Aproveitamento de água da chuva, que pode ser coletada, bem-acondicionada e utilizada para regar plantas, lavar o pátio etc.
Ilustração. Uma janela aberta com o sol brilhando ao fundo.
Utilizar iluminação natural o máximo possível em sala de aula, na biblioteca etc.
Ilustração. Destaque para uma pessoa desligando um interruptor em uma moldura triangular.
Economia de energia apagando lâmpadas em cômodos que estiverem vazios.
Ilustração. Uma torneira pingando água.
Economia de água fechando torneiras enquanto não estiver usando e substituindo a mangueira pêla vassoura.

Alguns dos exemplos mostrados já são praticados em sua escola? Você poderia citar outras ideias de práticas sustentáveis que podem fazer parte do dia a dia de uma escola?

Com os colegas, pensem nas respostas a essas questões. Para isso, vocês podem caminhar pêla escola, observando diferentes aspectos a serem melhorados por meio de práticas mais sustentáveis. Anotem no caderno as ideias e observações que fizerem.

Em busca de mais informações

Com os colegas, formem grupos e, com o auxílio do professor, reflitam a respeito das situações levantadas na escola e identifiquem aquelas para as quais vocês gostariam de propor mudanças.

Para isso, façam observações durante um período (uma ou duas semanas) da situação escolhida a fim de conhecer bem suas características. Assim, vocês poderão sugerir as melhorias que julgarem mais adequadas.

Provavelmente, será necessário pesquisar informações de acôrdo com as situações observadas na escola. Organizem-se para acessar essas informações pêla e utilizando a biblioteca da escola.

2º passo

Execução

Produzindo documentos

Reúnam-se em grupo para avaliar suas observações e elaborar as propostas que considerarem pertinentes, levando em conta os seguintes itens:

  • situação observada;
  • objetivos a serem alcançados;
  • novas práticas a serem adotadas;
  • recursos necessários para a implantação.

Colocando em prática

É necessário colocar em prática as sugestões propostas e orientar a comunidade escolar sôbre o que cada um poderá fazer e quais os benefícios das novas práticas.

Verifiquem com os responsáveis quais sugestões poderão ser implantadas, como os recursos podem ser obtidos, quais são os prazos necessários para a implantação e como vocês podem proceder.

3º passo

Divulgação

Acompanhem os resultados observando durante certo período (um ou dois meses) as práticas implantadas. Se necessário, conversem novamente com as pessoas envolvidas para conferir se os objetivos foram alcançados.

Também será necessário divulgar o trabalho. Para isso, utilizem cartazes, desenhos, gráficos, slides e esquemas, a fim de esclarecer aos demais a proposta de vocês.

Avaliação

Para avaliar o desenvolvimento do projeto, reúnam-se e conversem sôbre todo o processo para relembrar e avaliar os respectivos passos. Os questionamentos a seguir podem orientá-los nessa conversa.

  • Após o desenvolvimento do projeto, mudei o modo de pensar e de agir com relação à conservação dos recursos da natureza?
  • O planejamento e a execução das tarefas definidas foram colocados em prática de maneira satisfatória? O que ainda pode melhorar?
  • Meu envolvimento e minha dedicação ao processo planejado foram adequados para cada etapa das atividades?
  • Respeitei a opinião dos colegas? Cumpri os prazos e colaborei para a realização das atividades?
  • Qual é a importância do que eu aprendi sôbre práticas sustentáveis? É possível aplicar o que aprendi em outros espaços, como o lugar onde moro, praças e parques?

É importante estar consciente de que os estudos e as práticas implantadas na escola foram o início de um processo de mudança. Assim, é necessário continuar a praticá-las diariamente em todos os lugares que vocês frequentam.

Boas práticas de sustentabilidade podem fazer a diferença se cada um de nós optar por essas atitudes, ainda que simples ou pequenas. No conjunto, a natureza, seus recursos e as gerações futuras poderão sentir a diferença.