Projeto em ação
Uma atitude pêlo meio ambiente
Bate-papo inicial
- Você e os colegas acham importante tomar atitudes que conservam o meio ambiente? Por quê?
- Que tipo de ações do dia a dia ajudam a cuidar bem do meio ambiente? Você reconhece algumas dessas ações na escola onde estuda? Você pratica algumas delas? Quais? Conte para os colegas.
Hoje em dia, muitas pessoas defendem o meio ambiente ao reconhecer e praticar atitudes que protegem a natureza. Mas ainda é grande a quantidade de pessoas que precisa conhecer e agir melhor a respeito da conservação do meio ambiente.
Leia com atenção a tirinha a seguir a fim de refletir sôbre a nossa responsabilidade com o meio ambiente.
uáterson, Bill. Calvin e Haroldo: iucão ! 2. edição São Paulo: Conrad, 2010. página 32.
Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.
- Qual problema ambiental é citado na tirinha? De acôrdo com as informações apresentadas pela personagem, ela conhece êsse problema e suas consequências?
- Ao afirmar: “Que belo planeta vocês estão deixando para mim, hein?”, a quem a personagem Calvin se refere?
- As atitudes de Calvin estão coerentes com as cobranças que fez? Por quê?
Conhecer a importância da conservação do meio ambiente e refletir sôbre ela é um passo importante para compreender e assumir nossa responsabilidade com a natureza. Mas, para que as mudanças realmente ocorram, é preciso analisarmos nossas próprias atitudes.
Na tirinha estudada, o menino Calvin não reconhece a sua responsabilidade, apenas aponta e critica o modo de vida das pessoas. Assim como Calvin, cada um de nós pode contribuir para a conservação do meio ambiente. Podemos propor a prática de atitudes sustentáveis, começando na escola!
Mão na massa
Vamos investigar situações que envolvam questões de sustentabilidade na escola e pensar em soluções possíveis. Depois, podemos apresentá-las aos responsáveis pêla escola e colocá-las em prática.
1º passo
Planejamento
Organizando informações iniciais
Podemos pensar em diferentes exemplos sustentáveis a serem implantados em uma escola. Veja alguns deles.
Alguns dos exemplos mostrados já são praticados em sua escola? Você poderia citar outras ideias de práticas sustentáveis que podem fazer parte do dia a dia de uma escola?
Com os colegas, pensem nas respostas a essas questões. Para isso, vocês podem caminhar pêla escola, observando diferentes aspectos a serem melhorados por meio de práticas mais sustentáveis. Anotem no caderno as ideias e observações que fizerem.
Em busca de mais informações
Com os colegas, formem grupos e, com o auxílio do professor, reflitam a respeito das situações levantadas na escola e identifiquem aquelas para as quais vocês gostariam de propor mudanças.
Para isso, façam observações durante um período (uma ou duas semanas) da situação escolhida a fim de conhecer bem suas características. Assim, vocês poderão sugerir as melhorias que julgarem mais adequadas.
Provavelmente, será necessário pesquisar informações de acôrdo com as situações observadas na escola. Organizem-se para acessar essas informações pêla e utilizando a biblioteca da escola.
2º passo
Execução
Produzindo documentos
Reúnam-se em grupo para avaliar suas observações e elaborar as propostas que considerarem pertinentes, levando em conta os seguintes itens:
- situação observada;
- objetivos a serem alcançados;
- novas práticas a serem adotadas;
- recursos necessários para a implantação.
Colocando em prática
É necessário colocar em prática as sugestões propostas e orientar a comunidade escolar sôbre o que cada um poderá fazer e quais os benefícios das novas práticas.
Verifiquem com os responsáveis quais sugestões poderão ser implantadas, como os recursos podem ser obtidos, quais são os prazos necessários para a implantação e como vocês podem proceder.
3º passo
Divulgação
Acompanhem os resultados observando durante certo período (um ou dois meses) as práticas implantadas. Se necessário, conversem novamente com as pessoas envolvidas para conferir se os objetivos foram alcançados.
Também será necessário divulgar o trabalho. Para isso, utilizem cartazes, desenhos, gráficos, slides e esquemas, a fim de esclarecer aos demais a proposta de vocês.
Avaliação
Para avaliar o desenvolvimento do projeto, reúnam-se e conversem sôbre todo o processo para relembrar e avaliar os respectivos passos. Os questionamentos a seguir podem orientá-los nessa conversa.
- Após o desenvolvimento do projeto, mudei o modo de pensar e de agir com relação à conservação dos recursos da natureza?
- O planejamento e a execução das tarefas definidas foram colocados em prática de maneira satisfatória? O que ainda pode melhorar?
- Meu envolvimento e minha dedicação ao processo planejado foram adequados para cada etapa das atividades?
- Respeitei a opinião dos colegas? Cumpri os prazos e colaborei para a realização das atividades?
- Qual é a importância do que eu aprendi sôbre práticas sustentáveis? É possível aplicar o que aprendi em outros espaços, como o lugar onde moro, praças e parques?
É importante estar consciente de que os estudos e as práticas implantadas na escola foram o início de um processo de mudança. Assim, é necessário continuar a praticá-las diariamente em todos os lugares que vocês frequentam.
Boas práticas de sustentabilidade podem fazer a diferença se cada um de nós optar por essas atitudes, ainda que simples ou pequenas. No conjunto, a natureza, seus recursos e as gerações futuras poderão sentir a diferença.