Referências bibliográficas comentadas
• ALMEIDA, Rosângela D.; PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2010.
A obra apresenta noções básicas e iniciais de Cartografia para crianças, bem como norteia o desenvolvimento de noções de representação do espaço, de acôrdo com a fase de desenvolvimento cognitivo em que se encontram.
• AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
êsse livro propõe uma introdução aos estudos da climatologia, destacando as regiões tropicais, associando os eventos estudados às ações humanas e às transformações ambientais.
• béri, Rogê G.; tchorli, Ríchard J. Atmosfera, tempo e clima. Pôrto Alegre: búkman, 2013.
O livro introduz temas como processos e fenômenos atmosféricos, condições climáticas, suas mudanças e variações, assim como projeções e tendências futuras.
• BRANCO, Samuel M. Ecologia da cidade. 3. edição São Paulo: Moderna, 2013.
Nesse livro, o autor propõe um debate sôbre a ecologia de florestas e ambientes naturais e apresenta uma discussão acêrca da ecologia em um ambiente que abriga a maior parte da população humana: as cidades.
• BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 5 outubro 1988. Disponível em: https://oeds.link/C1SWga. Acesso em: 16 maio 2022.
Documento que apresenta a legislação máxima do país, promulgado em 5 de outubro de 1988. Nele consta informações sôbre os principais ramos dos direitos brasileiros.
• BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 16 maio 2022.
Documento que regulamenta os conhecimentos essenciais que os alunos devem adquirir durante a educação básica. Apresenta as habilidades e competências fundamentais para o ensino no país.
• BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Méqui: sébi: dicêi, 2013. Disponível em: https://oeds.link/eNKdlH. Acesso em: 16 maio 2022.
Documento que apresenta os fundamentos normativos para as propostas curriculares da educação básica no Brasil.
• CARLOS, Ana Fani Alessandri ( organizador). A geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2018.
Os autores propõem reflexões acêrca do ensino de Geografia na sala de aula. Os temas abordados buscam auxiliar os professores em suas ações pedagógicas, por exemplo com uso variado de recursos.
• CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos ( organizador). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 5. edição Pôrto Alegre: u éfe érre gê ésse, 2010.
O livro é composto por textos de vários geógrafos brasileiros que discutem os desafios de ensinar Geografia nos dias atuais, com os diversos problemas e obstáculos que os estímulos virtuais trouxeram para a sala de aula.
• CAVALCANTI, Lana de Souza ( organizador). Temas da geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013.
êsse livro trata diversos temas relacionados ao ensino de Geografia, como relêvo, solo, rochas, mundo rural, cidade, população, globalização, entre outros, com o intuito de contribuir para a prática docente em sala de aula.
• cristóferson, róbert W. Geossistemas: uma introdução à geografia física. 9. edição Pôrto Alegre: búkman, 2017.
A obra procura explanar sôbre as paisagens terrestres baseando-se no conceito de Geossistemas. São apresentados estudos específicos sôbre as esferas terrestres: atmosfera, hidrosfera, litosfera e a integração entre elas, formando a biosfera.
• DIAS, Genebaldo Freire. Dinâmicas e instrumentação para educação ambiental. São Paulo: Gaia, 2010.
Essa obra apresenta propostas de atividades que envolvem a educação ambiental e os principais problemas ambientais atuais.
• DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos da cartografia. Florianópolis: ú éfe ésse cê, 2006.
Nessa obra, o autor trata assuntos técnicos ligados à Cartografia, propondo reflexões acêrca das principais representações cartográficas e questionando a intencionalidade imbuída nelas. Além disso, são discutidos temas como história dos mapas, rede cartográfica, fórmas e dimensões da Terra, fusos horários, entre outros.
• Rrófman, Jussara M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 34. edição Pôrto Alegre: Mediação, 2014.
O livro aborda o tema avaliação mediadora e busca elucidar como utilizá-la nas atuais condições de ensino e em diversos seguimentos, da Educação Infantil à universidade.
• í bê gê É. Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017. Disponível em: https://oeds.link/ic6ck0. Acesso em: 4 maio 2021.
O documento apresenta diversas informações sôbrea produção agropecuária em nosso país.
• CENSO demográfico 2010. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2011. Disponível em: https://oeds.link/K81SmC. Acesso em: 16 maio 2022.
O documento apresenta várias informações a respeito da população brasileira, número total de habitantes, mortalidade, natalidade, renda, analfabetismo, idade etcétera
• , José Antonio; RODRIGO, Natalia de Fátima. Metodologia de desenvolvimento de competências. Rio de Janeiro: Senáqui, 2017.
Os autores tratam sôbre a metodologia de competências, reunindo diversos métodos de ensino e aprendizagem, visando ao protagonismo do aluno.
• LENCIONI, Sandra. Região e geografia. São Paulo: Edusp, 2003.
O tema central dessa obra é o conceito de Região. Partindo de um resgate histórico, a autora mostra que Região é um tema muito atual nos estudos geográficos.
• MARTINELLI, Marcelo. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998.
O livro oferece informações para pessoas que buscam mais conhecimentos a respeito da cartografia e da produção de mapas e gráficos.
• MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de textos, 2007.
Essa obra apresenta conceitos básicos sôbre climatologia e meteorologia. Além disso, discorre sôbre domínios climáticos e sistemas atmosféricos que influem no tempo e clima do Brasil e do continente sul-americano.
• PASSINI, Elza Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. São Paulo: Cortez, 2012.
O livro trata da metodologia da alfabetização cartográfica e mostra como são os processos que levam à construção do conhecimento que desenvolve a habilidade representativa do espaço nos estudantes.
• POVOS Indígenas no Brasil Mirim. Disponível em: https://oeds.link/JUXwf7. Acesso em: 30 maio 2022.
Nesse sáite estão disponíveis diversas informações sôbre diferentes culturas indígenas brasileiras, demarcação de terras e leis que determinam os direitos indígenas.
• RICARDO, Beto; RICARDO, Fany. Povos indígenas no Brasil: 2011-2016. São Paulo: í ésse á, 2017.
O livro aborda a questão indígena no território brasileiro, como direitos, terras e conflitos.
• RODRIGUES, Rosiane. “Nós” do Brasil: estudos das relações étnico-raciais. São Paulo: Moderna, 2012.
êsse livro aborda contextos históricos da formação étnico-racial do Brasil evidenciando diferentes povos, entre eles os povos africanos e os indígenas.
• TEIXEIRA, Wilson ( organizador). Decifrando a Terra. 2. edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
O livro é uma importante introdução à Geologia, com conceitos básicos explicados com o auxílio de imagens.