Quadro de conteúdos

Este volume foi organizado com base na abordagem teórico-metodológica da coleção, que busca transmitir os conhecimentos dêste componente curricular e oferecer subsídios para que os alunos possam, de maneira cada vez mais autônoma, analisar, selecionar, organizar e questionar as informações que farão parte tanto de seu processo de aprendizagem quanto de sua formação cidadã. De acôrdo com essa proposta, consta a seguir um quadro com a organização dos principais conteúdos e conceitos trabalhados no volume, além dos objetos de conhecimento, das habilidades, das competências gerais e específicas e dos temas contemporâneos transversais. elementos foram organizados com base no trabalho desenvolvido em cada unidade, permitindo uma progressão da aprendizagem de acôrdo com as necessidades reais da sala de aula. As justificativas referentes aos objetivos de ensino encontram-se nas páginas de início de capítulo, na parte da reprodução do livro do aluno.

Unidade 1 • Os lugares e suas paisagens

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 1 • Lugares que conhecemos

• Identidade sociocultural

•EF06GE01

•EF06GE02

• Competências gerais 3, 9 e 10.

• Competências específicas de Geografia 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

• Competências específicas de Ciências Humanas 3, 4, 5, 6 e 7.

• Diversidade cultural.

• Educação em direitos humanos.

• Trabalho.

• Lugar.

• Paisagem.

• Identificação de aspectos naturais e culturais da paisagem.

• Homem, cultura e sua relação com a paisagem.

• Elementos naturais e culturais da paisagem.

• Cidadania, empatia, respeito e valorização dos diferentes lugares e pessoas.

Capítulo 2 • Os lugares se relacionam

• Transformação da paisagem por intermédio de técnicas empregadas pelo ser humano.

• Fatores naturais e culturais e identificação das particularidades das paisagens.

Capítulo 3 • Os elementos da paisagem

• Identidade dos lugares.

• Lugar.

Unidade 2 • Cartografia: representação do espaço geográfico

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 4 • A Cartografia

• Relação entre os componentes físico-naturais.

• Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras.

• Biodiversidade e ciclo hidrológico.

EF06GE03

EF06GE08

EF06GE09

EF06GE11

• Competências específicas de Geografia 2, 4 e 5.

• Competências específicas de Ciências Humanas 5.

• Ciência e tecnologia.

• Localização.

• Evolução da cartografia.

• Evolução das técnicas empregadas para a representação e conhecimento do espaço geográfico.

• O uso da tecnologia como agente de representação e conhecimento do espaço.

• Convenções cartográficas.

Capítulo 5 • Da visão vertical aos mapas

• Diferentes noções e visões do espaço.

• O espaço a partir das diferentes perspectivas.

• A relação entre os conhecimentos matemáticos e geográficos.

Capítulo 6 • A orientação espacial

• Orientação e lugar no mundo, a importância

de saber se localizar no espaço.

• Pontos cardeais.

• Coordenadas geográficas.

• Escala.

Capítulo 7 • A superfície do planeta Terra

• Superfície da Terra.

• Movimentos da Terra.

• Continentes e oceanos.

• Tempo geológico.

• Fuso horário.

• Estações do ano.

Unidade 3 • O relevo e a hidrografia

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 8 • O relevo terrestre

• Identidade sociocultural.

• Relações entre os componentes físico-naturais.

• Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras.

• Biodiversidade e ciclo hidrológico.

EF06GE01

EF06GE04

EF06GE09

EF06GE11

EF06GE12

• Competências gerais 1, 3, 5 e 7.

• Competências específicas de Geografia 1, 2, 3, 6 e 7.

• Competências específicas de Ciências Humanas 7.

• Educação ambiental.

• Relevo terrestre.

• Mapa altimétrico.

• Ações humanas e naturais e sua interferência no relevo.

Capítulo 9 • As águas na superfície terrestre

• Águas continentais.

• A importância das águas doces.

• Apropriação e utilização das águas doces pelo ser humano.

• A importância das águas nas atividades cotidianas.

• A importância das águas nos setores econômicos.

Capítulo 10 • Os rios na superfície terrestre

• Hidrografia.

• O relevo e sua influência na hidrografia.

• Águas oceânicas.

• A importância das águas oceânicas.

• A importância dos recursos hídricos nas atividades humanas e as diferentes formas de sua utilização.

• Os impactos causados a partir da intervenção humana no meio ambiente.

• Conscientização para a minimização dos impactos ambientais e preservação do meio ambiente.

Unidade 4 • O clima e as formações vegetais

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 11 • Tempo atmosférico e clima

• Identidade sociocultural.

• Relações entre os componentes físico-naturais.

• Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras.

• Biodiversidade e ciclo hidrológico.

EF06GE02

EF06GE03

EF06GE05

EF06GE09

EF06GE10

EF06GE11

• Competências gerais 1, 2 e 6.

• Competências específicas de Geografia 1, 2, 3, 4 e 5.

• Competências específicas de Ciências Humanas 5 e 7.

• Ciência e tecnologia.

• Clima.

• Tempo.

• Compreensão da diferença conceitual entre tempo e clima.

• Atmosfera terrestre.

•As diferentes dinâmicas que ocorrem na atmosfera.

•Climogramas e sua interpretação.

Capítulo 12 • Fatores do clima

• Os diferentes climas, suas relações e influências na superfície terrestre.

• O emprego de tecnologias para a percepção das diferenças climáticas existentes na superfície terrestre.

• O clima como agente auxiliador das diferentes atividades humanas no espaço.

Capítulo 13 • Formações vegetais no mundo

• Formações vegetais.

• A ação humana e sua interferência no clima e na vegetação da superfície terrestre.

Unidade 5 • A dinâmica interna da Terra

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 14 • Estrutura interna da Terra

• Identidade sociocultural.

• Relações entre os componentes físico-naturais.

EF06GE01

EF06GE05

EF06GE09

EF06GE11

• Competências gerais 1, 2, 6, 8 e 10.

• Competências específicas de Geografia 1 e 5.

• Ciência e tecnologia.

• Diversidade cultural.

• Estrutura interna da Terra.

• As diferentes atividades e dinâmicas que ocorrem no interior da superfície terrestre.

Unidade 5 • A dinâmica interna da Terra

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 15 • Dinâmica interna

e as formas do relevo

• Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras.

• Biodiversidade e ciclo hidrológico.

• Competência específica de Ciências Humanas 5.

• Placas tectônicas.

• A dinâmica das placas tectônicas e a forma como estas se apresentam no exterior da Terra.

Capítulo 16 • Vulcanismo

• Vulcanismo.

• Catástrofes decorrentes de agentes endógenos e sua repercussão no exterior da superfície terrestre.

• Sensibilização da sociedade frente às ações catastróficas decorrentes de ações endógenas da Terra.

• As ações endógenas da superfície terrestre e seus impactos, especificamente, no Brasil.

• As diferentes interpretações dos processos físicos- -endógenos da superfície terrestre, baseadas em aspectos culturais da sociedade.

Unidade 6 • A dinâmica externa da Terra

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 17 • A dinâmica externa e as transformações das paisagens

• Identidade sociocultural.

• Relações entre os componentes físico-naturais.

• Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

• Biodiversidade e ciclo hidrológico.

EF06GE01

EF06GE02

EF06GE05

EF06GE07

EF06GE11

• Competência geral 2.

• Competências específicas de Geografia 1, 2, 3, 4 e 5.

• Competências específicas de Ciências Humanas 3, 5 e 7.

• Educação ambiental.

• A dinâmica externa da Terra.

• A interação entre os agentes externos na superfície terrestre.

• A ação humana associada aos agentes exógenos na transformação do espaço.

Capítulo 18 • A sociedade e as mudanças nas paisagens

• As ações dos seres humanos como fator de transformação das paisagens.

Unidade 6 • A dinâmica externa da Terra

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 19 • As paisagens, a sociedade e o tempo

• A interferência humana na transformação da paisagem nos diferentes períodos de tempo.

• Tempo histórico e tempo geológico.

• A transformação da paisagem correlacionada aos tempos histórico e geológico.

Unidade 7 • Trabalho e espaço geográfico

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 20 • O espaço geográfico

• Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

EF06GE06

EF06GE07

• Competências gerais 2, 4, 5, 7 e 9.

• Competências específicas de Geografia 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 3, 5, 6 e 7.

• Trabalho.

• Vida familiar e social.

• Educação em direitos humanos.

• Direitos da criança e do adolescente.

• Educação financeira.

• Espaço geográfico.

• O trabalho como agente de transformação do espaço geográfico.

• A utilização de técnicas para a modificação do espaço geográfico.

• Interação entre homem e natureza.

• Conscientização e valorização da igualdade entre os gêneros.

Capítulo 21 • O trabalho e as atividades econômicas

• As diferentes atividades econômicas existentes e sua relação com espaço geográfico.

• A compreensão do espaço a partir das diferentes escalas.

Unidade 8 • Recursos naturais e o meio ambiente

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 22 • Recursos naturais e fontes de energia

• Identidade sociocultural.

• Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

• Biodiversidade e ciclo hidrológico.

• Atividades humanas e dinâmica climática

EF06GE01

EF06GE06

EF06GE07

EF06GE10

EF06GE11

EF06GE12

EF06GE13

• Competências gerais 4, 6, 7, 8, 9 e 10.

• Competências específicas de Geografia 1, 2, 4, 5, 6 e 7.

• Competências específicas de Ciências Humanas 3, 6 e 7.

• Educação ambiental.

• Saúde.

• Recursos naturais e fontes de energia.

• Recursos naturais renováveis e não renováveis.

• A relação dos recursos naturais na geração de energias.

Capítulo 23 • Sociedade e natureza

• Sociedade e natureza.

• As ações humanas no espaço e suas consequências espelhadas na natureza.

• Sustentabilidade.

• A conscientização da sociedade a favor de ações sustentáveis.

• Imagens de satélite.

• O emprego de novas tecnologias no ensino de Geografia.

Sugestões de cronograma

O cronograma a seguir sugere possibilidades de distribuição do conteúdo curricular dêste volume durante o ano letivo. Todos os volumes são estruturados considerando a autonomia em sua prática pedagógica. Assim, torna-se possível analisar e verificar diferentes e melhores maneiras de conduzir os estudos junto aos alunos, pois a sequência dos conteúdos pode ser organizada da maneira que julgar conveniente.

Sugestões de cronograma

Bimestral

1º bimestre

O que eu já sei?

Unidade 1

Unidade 2

2º bimestre

Unidade 3

Unidade 4

3º bimestre

Unidade 5

Unidade 6

4º bimestre

Unidade 7

Unidade 8

O que eu aprendi?

Trimestral

1º trimestre

O que eu já sei?

Unidade 1

Unidade 2

Unidade 3

2º trimestre

Unidade 4

Unidade 5

3º trimestre

Unidade 6

Unidade 7

Unidade 8

O que eu aprendi?

Referências bibliográficas comentadas

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. (Caminhos da Geografia).

Nesse livro, a autora aborda como o aluno, por meio de seus desenhos, pode desenvolver noções de conceitos geográficos, dando ênfase aos elementos básicos de Cartografia.

ALTET, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. ín PAQUAY, Léopold êti áliponto (organizador). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? 2. edição Pôrto Alegre: Artmed, 2001. Disponível em: https://oeds.link/PW5Q8P. Acesso em: 12 maio 2022.

Este documento apresenta contribuições para a formação de professores, com estudos internacionais e nacionais, que promovem a capacitação de docentes às competências profissionais de sua área. Traz entrevistas que revelam práticas pedagógicas com base em conhecimentos, experiências profissionais de outros professores.

ARAÚJO, Ulisses F. êti áli. Adoção da estratégia de mentoria fishbowl em projetos integradores em curso de graduação. Disponível em: https://oeds.link/ZFmza4. Acesso em: 21 fevereiro 2022.

êsse documento relata a experiência da aprendizagem de alunos por meio da metodologia ativa fishbowl, que norteou os passos da construção de projetos e da aprendizagem através da solução de problemas, demonstrando também a relação de trabalho com outras metodologias ativas para o desenvolvimento da aprendizagem.

BERKELEY. Center for Teaching & Learning. Active Learning. Disponível em: https://oeds.link/IoDydB. Acesso em: 25 fevereiro 2022.

êsse site explora os benefícios de trabalhar com metodologias ativas para desenvolver nos alunos a chamada aprendizagem ativa em seu processo de ensino e aborda metodologias ativas que podem ser aplicadas em sala de aula, diferentes recursos que podem ser trabalhados e planejados.

BLOOM, Benjamin S.; , J. Thomas; MADAUS, George F. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Editora Pioneira, 1971.

No livro o professor encontra uma fórma de como avaliar e o que melhorar no processo de avaliação, considerando as diversas fórmas de avaliação proposta no livro, que foram pensadas se preocupando também com os diferentes contextos educacionais em que acontece a prática de avaliação.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 17 dezembro 2021.

êsse link apresenta a Base Nacional Comum Curricular. Nele, é possível acessar e navegar pêlo documento consultando o que êsse material de referência auxilia na abordagem dos conteúdos curriculares.

BRETAS, Maria Luiza Batista. Leitura é fundamental: desafios na formação de jovens leitores. Belo Horizonte: érre agá jota, 2012.

êsse livro busca compreender como a prática leitora é desafiadora para o professor ensinar a ler com visão crítica, argumentativa e reflexiva. Contudo, a obra apresenta como o docente pode incentivar os alunos a ler, a contar e ouvir histórias, a ter o domínio da leitura e o uso da escrita em função social, produzindo conhecimento e significação para o ato de ler.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Pôrto Alegre: Penso, 2018.

Os autores dêsse livro apresentam variadas metodologias ativas dando o conceito de cada uma delas, demonstrando a maneira como podem funcionar na sala de aula e modos de avaliar a metodologia aplicada.

CAMAS, Nuria Pons Vilardell. Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar. Entrevista ao Portal Brasil, 10 julho 2014. Disponível em: https://oeds.link/8APWPV. Acesso em: 17 maio 2022.

Essa entrevista traz informações sôbre o uso e a importância da tecnologia para a aprendizagem. Relata conceitos, menciona benefícios, comenta a realidade de uma sala de aula e fala do papel do professor em meio a êsse recurso. Todas as informações estão apresentadas de maneira sucinta, porém clara.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: , 1996.

A autora apresenta nesse livro o conceito de lugar, utilizando, para isso, análises espaciais em meio ao mundo moderno onde vivemos.

CASTELLAR, Sonia (organizador). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.

Essa obra traz uma série de pesquisas relacionadas ao ensino de Geografia, desde Biogeografia até Psicologia. Aborda a importância de ensinar a ciência geográfica, o papel do educador e a busca em colocar as teorias em prática, assim como sugere o título.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (organizador). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Pôrto Alegre: Mediação, 2000.

Nesse livro, os autores trazem abordagens para ensinar Geografia partindo do espaço vivido e do diálogo com os alunos, com práticas de ensino mais criativas e que buscam viabilizar a formação do conhecimento geográfico, tornando-o mais atraente.

CRAVEIRO, Clélia B. A.; MEDEIROS, Simone (organizador). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais de Educação Básica: diversidade e inclusão. Brasília: Méqui, 2013. página 7.

O material em questão foi construído com a participação de vários autores. dêsse modo, em diferentes capítulos são apresentados temas que procuram incluir diferentes culturas e modalidades de ensino.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (organizador). Didática e interdisciplinaridade. 13. edição Campinas: Papirus, 1998.

Os autores dêsse livro analisam e refletem a interdisciplinaridade que se articula com as questões pedagógicas.

FERREIRA, Taís. Estudos culturais, recepção e teatro: uma articulação possível? Revista Fênix, Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – , ano 3, volume 3, número 4, 2006. Disponível em: https://oeds.link/MePvzs. Acesso em: 27 abril 2022.

êsse artigo apresenta a prática de pesquisa como estudo de recepção, com enfoque no estudo de produções culturais.

FITZ, Paulo Roberto. Cartografia básica. Canoas: Centro Universitário La Salle, 2005.

Obra que explana os principais conceitos da Cartografia por meio de ilustrações gráficas, projeções, mapas e outras variantes, para que, assim, profissionais de diferentes áreas possam compreender essa área da ciência geográfica.

FONSECA, Fernanda Padovesi; OLIVA, Jaime. Cartografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

Nesse livro, são contempladas importantes características da evolução da Cartografia, além de abordar variadas possibilidades de representações do mundo e como estas são cabíveis para representar os elementos da Geografia.

FONTELLES, Mauro José (organizador). Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Disponível em: https://oeds.link/U8Br6L. Acesso em: 26 abril 2022.

êsse artigo mostra a organização de uma pesquisa que busca solucionar um problema e descreve todos os procedimentos necessários para a prática de pesquisa. O autor aponta o levantamento do problema, a descrição e elaboração dos objetivos a ser alcançado, o método utilizado para resolução, a construção de hipóteses, entre outros passos que se estruturam uma pesquisa.

Rrófman, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Pôrto Alegre: Mediação, 2001.

O livro sugere a proposta de avaliação que se contextualize com os meios físicos e sociais, uma vez que, para a autora, o ato de avaliar é uma maneira de transformar a realidade. Nesse livro, ela leva o leitor/professor a refletir para modificar as práticas pedagógicas em seu ato avaliativo, buscando sempre considerar o contexto educacional.

, Nestor André. Desafios e utopias no ensino de geografia. 3. edição Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2001.

Nesse livro, o autor usa seu conhecimento como professor para instigar os educadores a refletir em como o ato de ensinar está muito além de transmitir conteúdo. Para Nestor , o docente deve também ensinar o educando a olhar para o outro.

KIMURA, . Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

Livro que aponta a importância dos elementos que viabilizam o processo de ensinar e aprender, como os materiais escolares, com destaque para o livro didático e a participação da comunidade e da família, em uma relação recíproca com a escola.

córh, inguedór G. Villaça. Argumentação e linguagem. 12. edição São Paulo: Cortez, 2009.

A análise da autora dêsse livro é voltada para o ato de argumentar como fórma de discurso, assim, apresenta em sua obra textos, ilustrações e esquemas que permitem ao leitor refletir acêrca da noção da argumentação oral e escrita.

LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál. Florianópolis, volume 10, número , 2007. página 37-45. Disponível em: https://oeds.link/w1MvUA. Acesso em: 27 abril 2022.

O artigo apresenta a pesquisa bibliográfica como um método de prática de pesquisa, conceitua-o, traz as características do método, como êle deve ser organizado e os objetivos que devem ser considerados, além de apresentar etapas exemplificadas do procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18. edição São Paulo: Cortez, 2006.

Nesse livro são apresentados estudos sôbre a avaliação da aprendizagem escolar feitos pêlo autor que propõe que a avaliação não seja mais pensada apenas como um serviço teórico obrigatório da educação e imposta de fórma autoritária, mas sim como uma prática a favor do conhecimento de todos de fórma construtiva e social.

MARTINELLI, Marcelo. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998.

êsse livro tem como proposta o ensino da produção de gráficos e mapas, não apenas como ilustrações, mas também como instrumentos que auxiliam a coletar informações que são potencializadas para adquirir novos conhecimentos.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. 21. edição São Paulo: Annablume, 2007.

Nesse livro, o autor buscar explicar os principais momentos da evolução do pensamento geográfico, inclusive no Brasil.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; bêrrãns, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2017.

O livro reconhece o papel do professor enquanto mediador entre aluno e conhecimento e, somado a isso, faz menção à nova realidade em que a tecnologia se insere no contexto escolar. Compreende-se a necessidade do uso dela no decorrer das aulas, mas é necessária a clareza de como utilizá-la para que a aprendizagem não seja voltada para a diversão, sem o devido proveito.

MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico?: por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

O autor busca fazer nesse livro uma análise da Geografia na contemporaneidade, traçando um perfil histórico desde sua sistematização como ciência, caminhando por importantes transformações junto à sociedade.

PRETTE, Zilda Aparecida Pereira Del; PRETTE, Almir Del (organizador). Habilidades sociais e competência social para uma vida melhor. São Carlos: edufiscar, 2017.

êsse livro apresenta diferentes capítulos com contribuições de vários autores tratando de maneira teórica e prática as habilidades sociais e as competências sociais. Conceitua os comportamentos interpessoais e oferece exercício sôbre as tarefas de mesmo cunho.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6. edição São Paulo: Edusp, 2014.

Milton Santos aborda nesse livro os principais conceitos e categorias da ciência geográfica, como espaço, território, região, lugar e paisagem. No decorrer de suas páginas, trabalha as transformações espaciais realizadas pêlo ser humano, influenciadas principalmente pêlo período técnico-científico informacional.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Pôrto Alegre: Artmed, 1998.

Nesse livro a autora mostra a importância da leitura e como esta ação é necessária para o alcance da interpretação, compreensão e autonomia dos alunos no decorrer da leitura de diferentes textos.

TEIXEIRA, Wilson êti áli. (organizador). Decifrando a Terra. 2. edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

êsse livro apresenta temas essenciais para compreender a formação da Terra ao longo do tempo geológico, bem como as dinâmicas interna e externa no decorrer de sua história.

TUAN, . Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: , 2012.

O autor aborda nesse livro o conceito de topofilia, enfatizando a relação do ser humano com o ambiente em espaços onde há culturas distintas.

, Cristina. A cultura de paz. São Paulo: Peirópolis, 2014.

Nesse livro, a autora apresenta diferentes temáticas de cunho sensível. Todos voltados às reflexões sôbre igualdade, respeito às diferenças e de como isso pode ser trabalhado nos alunos na escola e na sociedade em geral.

Referências bibliográficas complementares comentadas

CARLOS, Ana Fani A.; CRUZ, Rita de Cássia (organizador). A necessidade da geografia. São Paulo: Contexto, 2019.

Essa obra responde a questionamentos essenciais sôbre a necessidade de saber Geografia nos dias atuais e justifica a importância dessa área de conhecimento para as Ciências Humanas. Seus textos deixam claro o papel que a Geografia tem para compreendermos a realidade que nos cérca, abordam conceitos fundamentais para a análise geográfica e trazem temas sôbre as transformações da natureza e debates sôbre os assuntos que envolvem a problemática ambiental. Assim, essa é uma obra voltada a professores e alunos da área, além de geógrafos.

COUTO, Marcos Antônio Campos. Ensinar a geografia ou ensinar com a geografia?: das práticas e dos saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico na escola. Terra Livre, São Paulo, ano 26, volume 1, número 34, janeiro até junho 2010. página 109-124. Disponível em: https://oeds.link/o9F7ki. Acesso em: 15 junho 2022.

O texto em questão dá ênfase à preocupação em trabalhar a Geografia com os alunos. Metodologias e práticas pedagógicas alinhadas aos conhecimentos prévios deles são itens pontuados. É sugerido que, em meio à metodologia, haja uma ascensão da abstração para o concreto, com relação tanto aos conhecimentos prévios da turma quanto aos próprios conhecimentos geográficos, cada um em suas particularidades, mas ambos com as devidas qualidades. Juntos, saberes devem se entrelaçar para construir o conhecimento concreto (conceitos e conteúdos) relativo a essa área.

FERNANDES, Maria Lídia Bueno; LOPES, Jader Janer Moreira; TEBET, Gabriela Guarnieri de C. (organizador). Geografia das crianças, dos jovens e das famílias: temas, fronteiras e conexões. Brasília: Editora ú êne bê, 2021. volume 1.

A obra analisa a infância, a juventude e as famílias mediante uma perspectiva do conhecimento geográfico, enfatizando que essas vertentes compõem um vasto campo científico de grande importância para as Ciências Humanas.

FIGUEIREDO, Adma Hamam de (organizador). Uma visão geográfica e ambiental no início do século vinte e um. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2016.

Obra organizada em nove capítulos que mostra assuntos antigos de fórma atualizada, apresentando aos seus leitores a formação do território brasileiro, o processo demográfico, a evolução do espaço rural, várias questões ambientais e uma diversidade de assuntos que caracterizam nosso país. Para isso, seus textos tomam como base diferentes pontos de vista: global, nacional, regional e local. Tais vertentes auxiliam a compreender o presente para pensar no futuro. êsse livro dialoga com os assuntos “Sujeito e seu lugar no mundo” e “Conexões e escalas”, trazidos pêla Bê êne cê cê.

FONSECA, Eugênio Pacceli da. Cartografia escolar: a cartografia da sala de aula. São Paulo: Boreal Edições, 2016.

O autor apresenta em seu livro as variadas fórmas de o professor trabalhar em sala de aula as representações cartográficas buscando desenvolver em seus alunos habilidades e competências de leitura e interpretação de mapas. Além disso, exemplifica como reproduzir representações cartográficas por meio de diversos recursos didáticos.

NOVA Cartografia Social da Amazônia. Disponível em: https://oeds.link/8dHQn5. Acesso em: 15 junho 2022.

O site traz diversos conteúdos como projetos, revistas, livros, pesquisas, artigos, cadernos cartográficos e bibliográficos sôbre a Cartografia Social da Amazônia.

RIZZATTI, Maurício; CASSOL, Roberto; BECKER, Léia . Cartografia escolar e inteligências múltiplas. Curitiba: Appris, 2020.

O livro aponta a relação entre a teoria de inteligências múltiplas, abrangendo todas as habilidades cognitivas, com o ensino da Cartografia escolar. Os autores apresentam exemplos de atividades e dão sugestões de recursos tecnológicos e geotecnológicos que colaboram para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e da aprendizagem das representações cartográficas.

TAVEIRA, Bruna Daniela de Araujo; CUBAS, Monyra Guttervill; FOGAÇA, Thiago Kich. Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2017.

Essa obra apresenta a situação de escassez de recursos naturais que constantemente tem aumentado mundialmente. Por essa preocupação, os autores trazem à reflexão ações emergenciais de preservação e conservação da natureza, uma vez que essas atitudes são urgentes para a sustentabilidade dêsses recursos.