O que eu já sei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Observe o mapa a seguir. Em seguida, escreva a alternativa que identifica corretamente o nome dos continentes terrestres.

Continentes terrestres

Mapa. Continentes terrestres. 
No oeste, em rosa, indicado com a letra A; no centro da porção norte, em roxo, indicado com a letra B; ao lado ocupando a porção nordeste, em verde, indicado com a letra C. Na região central, em laranja, indicado com a letra D; na região sudeste, em amarelo, indicado com a letra E; e ocupando toda a faixa no sul, em branco, indicado com a letra F. No canto inferior direito, a escala: 2455 quilômetros por centímetro e acima a rosa dos ventos.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

  1. Europa (A), América (B), África (C), Ásia (D), Oceania (E) e Antártida (F).
  2. América (A), Europa (B), Ásia (C), África (D), Oceania (E) e Antártida (F).
  3. Antártida (A), África (B), América (C), Europa (D), Ásia (E) e Oceania (F).
  4. Antártida (A), Ásia (B), África (C), América (D), Oceania (E) e Europa (F).

2. Considerando a linha do Equador e o meridiano de representados no mapa da questão anterior, qual par de palavras substitui corretamente a frase a seguir, tornando-a verdadeira? Copie-a em uma folha de papel avulsa, fazendo essa substituição.

Sul / OrientalNorte / SulNorte / OcidentalSul / Ocidental

  • A maior parte do território brasileiro está localizada no hemisfério e no hemisfério da Terra.
  1. Observe o que Mirela está falando.
    • Assim como a garota, escreva onde você mora.
Fotografia. Menina de cabelos médios, e óculos, sorrindo. Ela diz: Eu moro na área rural do município de Maringá, no estado do Paraná, localizado no Brasil. E você, onde mora?
Respostas e comentários

1. Resposta: Alternativa b: América (A), Europa (B), Ásia (C), África (D), Oceania (E) e Antártida (F).

2. Resposta: Sul / Ocidental.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos identifiquem corretamente os nomes do município, do estado e do país onde vivem.

Objetivos das atividades

1. Identificar e localizar os continentes da Terra.

2. Identificar e relacionar os hemisférios terrestres.

3. Identificar seu espaço vivido em suas diferentes escalas.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos demonstrem alguma dificuldade, promova uma prática com a construção de um jôgo da memória com os continentes da Terra. Para isso, distribua a eles molduras impressas dos seis continentes e solicite-lhes que as pintem com côres diferentes, formando seis cartões. Para completar o material do jôgo, oriente-os a construir outros seis cartões, cada um com o nome de um continente. O jôgo pode ser feito em duplas ou em pequenos grupos.

2. Se houver dúvidas, promova uma prática com a construção de um quebra-cabeça do mapa-múndi. Comece distribuindo aos alunos o desenho do mapa-múndi para colorir. Em seguida, oriente-os a recortá-lo sôbre os traçados da linha do Equador e do meridiano de Greenwich, formando quatro peças. Com o material finalizado, pergunte-lhes qual é o hemisfério das peças recortadas acima e abaixo da linha do Equador. Faça o mesmo questionamento acêrca das peças recortadas à direita e à esquerda do meridiano de Greenwich. Para complementar a atividade, indique alguns países (ou regiões) e solicite-lhes que identifiquem em quais das quatro peças eles estão localizados e quais são seus respectivos hemisférios.

3. Caso os alunos tenham alguma dificuldade, elaborem uma prática simulando o envio de uma carta pelos correios. Para isso, solicite a eles que elaborarem um envelope de carta, que pode ser feito com dobraduras em uma folha de caderno. Em seguida, questione-os sôbre as informações necessárias para que uma pessoa envie uma correspondência a um parente ou amigo que more em outro local. Após reconhecida a necessidade de um destinatário e um remetente, peça-lhes que preencham essas informações nos envelopes.

4. Observe as imagens a seguir.

A.

Fotografia A. Vista aérea. Área plana com lagos dispersos e em diferentes tamanhos.
Paisagem do município de Boa Vista, Roraima, em 2021.

B.

Fotografia B. Área com montanhas rochosas cobertas por neve.
Paisagem de Engelberg, na Suíça, em 2021.
  • Qual é a fórma de relêvo retratada em cada uma das fotos?

5. O texto a seguir descreve um tipo de clima existente em nosso país.

            Ao longo do ano, as temperaturas registradas são elevadas, com médias de 27 ​°C ​, e há pouca quantidade de chuvas nesse período, ocorrendo de modo irregular nas áreas onde êsse clima atua.
  • Qual é o clima descrito no texto: clima equatorial, clima tropical típico, clima tropical semiárido, clima subtropical ou clima tropical úmido?

6. Leia as manchetes de jornal a seguir.

A.

Desmatamento ameaça áreas protegidas da Bacia do Rio Xingu

Disponível em: https://oeds.link/bZcXzA. Acesso em 12 abril 2022.

B.

Município notifica estabelecimento por poluição da lagoa do Parque Milton Prates

Disponível em: https://oeds.link/U93bgH. Acesso em: 12 abril 2022.

  1. Quais problemas ambientais as manchetes apresentam?
  2. Escreva uma ou mais atitudes praticadas pêlas pessoas, individual ou coletivamente, que podem causar o problema ambiental citado na manchete B.
  3. Em sua opinião, quais são os motivos que levam as pessoas a provocar o problema ambiental mencionado na manchete A?
Respostas e comentários

4. Resposta: A foto A retrata o relêvo de planície e a foto B mostra uma área de montanha.

5. Resposta: Clima tropical semiárido.

6. a) Resposta: A manchete A trata do desmatamento e a manchete B cita a poluição de lagoa.

6. b) Possível resposta: Os alunos podem escrever despejo de esgôto doméstico ou resíduos industriais nas águas do rio, aplicação de agrotóxico em lavouras etcétera

6. c) Reposta pessoal. Os alunos podem indicar motivos como a necessidade de obter madeira para a construção de móveis e de moradias etcétera e a abertura de áreas para a prática da agropecuária ou a expansão de bairros na área urbana.

Objetivos das atividades

4. Caracterizar diferentes tipos de relêvo.

5. Diferenciar tipos climáticos do Brasil.

6. Identificar e relacionar os problemas ambientais à ação humana.

Como proceder nas atividades

4. Se os alunos não estabelecerem relações adequadas acêrca das fórmas de relêvo, esboce na lousa com giz colorido o perfil topográfico das principais fórmas do relêvo: planície, planalto, depressão e montanhas. Solicite a eles que copiem êsse perfil no caderno e descrevam as principais características de cada um.

5. Caso haja dúvidas, promova uma prática cartográfica com a construção do mapa dos tipos de clima do Brasil. Para complementar as informações cartográficas, solicite aos alunos que construam um quadro relacionando cada tipo climático à sua respectiva característica (temperatura, pluviosidade etcétera).

6. Se os alunos demonstrarem alguma dificuldade em responder aos itens da questão, conduza uma atividade complementar na qual eles deverão fazer ilustrações dos problemas ambientais descritos nas manchetes. Um dêsses desenhos terá como tema o desmatamento, já o outro será sôbre a poluição das águas (lagos ou rios). Oriente-os a destacar na ilustração o problema ambiental, suas causas e consequências, além de possíveis alternativas para o enfrentamento dessa situação. Por fim, solicite-lhes que atribuam um título ao desenho e que elaborem um pequeno texto explicativo.

7. As imagens a seguir mostram as transformações em uma paisagem da cidade de São Paulo. Observe-as com atenção.

Fotografia em preto e branco. Extensa avenida com muitas árvores nas margens e casarões nas duas laterais.
Avenida Paulista na cidade de São Paulo, ésse pê, por volta de 1910.
Fotografia. Extensa avenida com muitas pessoas trafegando, calçadas com algumas árvores e repleta de edifícios nas margens.
Avenida Paulista na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2021.
  1. Escreva as principais transformações ocorridas na paisagem retratada.
  2. As fotos retratam uma paisagem da área rural ou da área urbana?
  3. Escreva cinco elementos da paisagem registrada no ano de 2021.
  4. A maior parte dos elementos presentes nessa paisagem é natural ou cultural? Justifique sua resposta.

8. Observe as imagens a seguir.

A.

Fotografia A. Uma colheitadeira verde passando por uma plantação. Ao fundo, céu com azul com nuvens.
Colheita de soja no município de Pederneiras, São Paulo, em 2021.

B.

Fotografia B. Uma mulher em um caixa de supermercado digitando em teclas. Há uma fila de pessoas em frente a ela e ao fundo, pessoas entre prateleiras com produtos.
Funcionária atendendo clientes em um supermercado na Tailândia, em 2019.

C.

Fotografia C. Vista de cima. À esquerda algumas pessoas em frente a bancadas manuseando tecidos. Ao centro há cestos e à direita, mais pessoas enfileiradas cortando tecidos.
Produção de vestuários em Kaluga, na Rússia, em 2021.
Respostas e comentários

7. a) Resposta: A quantidade de vegetação diminuiu e as construções aumentaram, principalmente de edifícios.

7. b) Resposta: Uma paisagem da área urbana.

7. c) Resposta: Os alunos podem responder prédios, avenida, calçadas, árvores e pessoas.

7. d) Resposta: A maior parte dos elementos presentes é cultural. Os elementos culturais são produzidos pêlo trabalho humano.

Objetivos das atividades

7. Identificar elementos que componham a paisagem; reconhecer o espaço urbano; reconhecer transformações ocorridas na paisagem ao longo dos anos.

8. Identificar diferentes tipos de atividade econômica.

Como proceder nas atividades

7. Caso os alunos demonstrem alguma dificuldade, elabore uma prática que envolva a pesquisa das transformações nas paisagens do seu espaço vivido. Para tanto, oriente-os a pesquisar a respeito da história da rua ou do bairro onde moram, buscando fotos e informações com a ajuda dos familiares e moradores mais antigos do local. As informações históricas poderão ser coletadas por meio de entrevistas a três ou quatro moradores. No que se refere às questões, os alunos poderão perguntar como era a rua antigamente, quais elementos compunham aquele local, se o entrevistado percebe como positivas ou negativas as transformações ocorridas etcétera Por fim, eles deverão reunir as entrevistas, bem como as fotos antigas e atuais, e produzir um texto acêrca das transformações geográficas do local em que vivem.

8. Caso os alunos não identifiquem as atividades, esboce na lousa o circuito produtivo do leite, destacando todo o processo envolvido, desde pecuária, passando pêla indústria de beneficiamento até o comércio. Para complementar, solicite-lhes que esbocem no caderno o circuito produtivo do suco de laranja.

  1. Quais são as atividades econômicas retratadas nas fotos da página anterior?
  2. Escolha dois produtos que você utiliza em seu dia a dia e que sejam provenientes de cada uma dessas atividades econômicas.
  3. Escreva três atividades econômicas desenvolvidas por familiares ou pessoas que você conhece.

9. Observe a imagem de satélite a seguir. Depois, identifique quais são os elementos da imagem indicados pêlas letras A, B, C, D e E.

Fotografia. Vista aérea de um município com construções à esquerda, marcada com a letra A, com uma pequena área de mata à direita, indicada como B, e abaixo, áreas de agricultura, marcada como C, acima dela, uma estrada marcada como D, e um rio marcado como E cortando toda a região em uma linha curva.
Imagem de satélite de parte do município de Cuiabá, Mato Grosso, em 2022.

10. O encontro de diferentes povos na formação da população brasileira (indígenas, europeus, africanos e asiáticos) resultou na diversidade cultural do nosso povo. Sabendo disso, escreva duas ou mais características culturais presentes no modo de vida dos brasileiros que têm origem na cultura de algum dêsses povos.

Respostas e comentários

8. a) Resposta: A foto A retrata a atividade da agricultura, a foto B mostra a atividade do comércio e a foto C expõe a atividade industrial.

8. b) Resposta pessoal.

8. c) Resposta pessoal.

9. Resposta: A – construções; B – mata; C – lavoura ou agricultura; D – estrada; E – rio.

10. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos citem o vocabulário, a culinária, a religião, o idioma etcétera Eles também podem citar elementos culturais locais que sejam mais expressivos com relação a algum dêsses povos ou ao lugar onde vivem.

Objetivos das atividades

9. Identificar elementos da paisagem com base em uma imagem de satélite.

10. Reconhecer características da diversidade cultural na formação da população brasileira.

Como proceder nas atividades

9. Caso os alunos demonstrem alguma dificuldade, promova um estudo dirigido da imagem de satélite. Chame a atenção deles para os diferentes aspectos de cada porção da imagem, como as texturas, côres e fórmas, questionando-os sôbre quais elementos da paisagem apresentam as características observadas na imagem. Para complementar, faça uma prática cartográfica com o mapeamento da imagem de satélite. Explore a identificação dos elementos por meio da construção da legenda.

10. Caso haja dúvidas, conduza uma prática com recursos audiovisuais. Para tanto, apresente aos alunos vídeos em que possam ser reconhecidos aspectos culturais originados dos povos indígenas, europeus, africanos e asiáticos, como a culinária, a arte, a arquitetura, a religião e o esporte. Com base nesses vídeos, solicite a eles que identifiquem os aspectos culturais presentes no contexto atual.