UNIDADE 1  Os lugares e suas paisagens

Fotografia. Três crianças correndo em uma área gramada. Elas sorriem. Ao fundo há árvores.
Crianças brincando em um parque na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2018.
Respostas e comentários

A imagem de abertura apresenta três crianças brincando em um lugar que parece ser um parque. Chame a atenção dos alunos para os elementos presentes no lugar, como o gramado verde, a vegetação ao fundo e a expressão de alegria das crianças demonstrando que estão felizes naquele espaço.

Sugestão de avaliação

Antes que os alunos leiam a legenda da foto e respondam às questões da próxima página, peça a eles que analisem a imagem e faça-lhes algumas perguntas a fim de que expressem os conhecimentos prévios.

a) Que lugar está sendo retratado na foto?

b) Identifique os elementos presentes nessa paisagem.

c) De acôrdo com a foto, as crianças parecem gostar dêsse lugar?

Respostas

a) Um parque ou jardim.

b) Crianças, gramado e árvores.

c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que sim, pois elas apresentam expressão de felicidade.

Lugares como o da imagem são especiais porque neles vivenciamos atividades prazerosas ou algum acontecimento importante. Certamente, existem muitos lugares especiais para você, como a escola onde estuda, a rua onde mora, a área externa da sua moradia, como quintal, jardim ou pátio de condomínio, onde você gosta de brincar.

Iniciando a conversa

  1. Descreva, no caderno, o lugar mostrado na página anterior com base na imagem e nas informações da legenda.
  2. Na sua opinião, por que o parque se tornou um lugar especial para essas crianças?
  3. Descreva um lugar que é especial para você. Relate os elementos que o compõem. Ouça com atenção a descrição dos colegas.

Agora vamos estudar...

  • os diferentes lugares que frequentamos em nosso dia a dia;
  • as relações que os lugares estabelecem entre si;
  • as diferentes paisagens dos lugares;
  • os elementos naturais e culturais que formam as paisagens.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho com os assuntos da unidade, proponha a eles a estratégia Brainstorming. Para isso obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Sempre que considerar pertinente, utilize a técnica tempestade de ideias para enriquecer o estudo dos temas abordados ao longo da unidade e complemente anotando na lousa as respostas apresentadas pelos alunos. Uma sugestão é perguntar-lhes os lugares que costumam frequentar em seu dia a dia, com qual finalidade o fazem, quais são as pessoas que geralmente encontram nesses lugares e quais atitudes poderiam ter para cuidar dêsses e de outros ambientes. Peça-lhes que descrevam a paisagem dos lugares citados e seus elementos. O objetivo dêsses questionamentos é verificar o conhecimento prévio dos alunos sôbre o que será abordado na unidade 1.

Respostas

1. A imagem mostra um parque ao ar livre com várias árvores, crianças brincando e um gramado verde.

2. Resposta pessoal. Os alunos devem concluir que o parque se tornou um lugar de descontração entre os amigos. Eles podem desfrutar dele para brincar, conversar e apreciar sua beleza.

3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos descreveram algum lugar que conhecem e que lhes seja especial, como a casa, a escola, a rua ou o bairro onde moram. Peça-lhes que contem para seus colegas o que há de especial nesse lugar. Valorize a diversidade de lugares e de paisagens a que os alunos têm acesso.

CAPÍTULO 1 Lugares que conhecemos

Nossa moradia, a rua e o bairro onde moramos, nossa escola, a moradia de um parente ou amigo, a praça, o cinema... Desde que nascemos, frequentamos diferentes lugares.

Em cada um dêsses lugares, podemos aprender coisas novas, seja brincando, estudando, ajudando nos afazeres domésticos, seja nas relações que estabelecemos com as pessoas à nossa volta.

Por isso, lugares representam nossos espaços de vivência, nos quais mantemos relações de afetividade e de identidade. Veja alguns exemplos.

Fotografia A. Destaque para duas pessoas caminhando na calçada de uma praia. Ao fundo, um homem se exercitando em uma estrutura na areia e coqueiros.
Fotografia B. Crianças brincando em um parquinho com duas pequenas torres ligadas por uma ponte. Há areia no chão e árvores ao fundo.
Fotografia C. Algumas crianças reunidas ao redor de uma carteira escolar. Eles escrevem em um cartaz. Ao fundo, uma lousa e alguns desenhos pregados na parede.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Que lugar está retratado em cada foto?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Cite quais atividades as pessoas podem realizar em cada um dêsses lugares?

Ícone 'Em grupo'.

Questão 3.

Você costuma frequentar lugares como ? Quais? Cite aos colegas exemplos de lugares que você frequenta.

Respostas e comentários

Professor, professora: As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometer a realização da atividade.

Questão 1. Resposta: A – Calçada à beira da praia; B – Um parque; C – Uma sala de aula.

Questão 2. Resposta: A – Banhar-se na água do mar, brincar de bola, caminhar ou descansar na areia etcétera; B – Divertir-se com diferentes brincadeiras, fazer piquenique, praticar esportes, passear com os amigos e familiares etcétera; C – Aprender a ler e escrever, fazer contas, desenhar e pintar etcétera

Questão 3. Resposta pessoal. Incentive os alunos a responder e a interagir com o grupo, contando sôbre os diferentes lugares que frequentam.

Objetivos do capítulo

  • Reconhecer os diversos lugares que frequentamos no dia a dia.
  • Perceber que as pessoas estabelecem vínculos afetivos com os lugares de vivência.
  • Reconhecer e valorizar a importância de cuidar dos lugares.
  • Compreender a importância de usar pontos de referência para auxiliar na orientação, localização e na elaboração de mapas mentais.
  • Compreender que existem pessoas diferentes vivendo nos mais diversos lugares do mundo.
  • Perceber que os lugares refletem o modo de vida das pessoas.

Justificativas

No decorrer das páginas dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de compreender o conceito de lugar, de modo a reconhecer que diariamente frequentam diferentes lugares e realizam variadas atividades, abordagem que permite explorar aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero um.

Os conteúdos abordados são relevantes para que eles reconheçam os vínculos afetivos que estabelecem com os lugares que vivenciam e a maneira como podem contribuir para cuidar dêsses espaços.

Os alunos também terão a possibilidade de perceber que, em diferentes lugares do mundo, vivem pessoas com modos de vida próprios.

Ainda no contexto do tema sôbre lugar, os alunos podem explorar a localização e a orientação espacial por meio dos pontos de referência.

Um texto a mais

Nesta página, é iniciado o estudo do conceito de lugar com base nas relações que estabelecemos no dia a dia, isto é, o lugar vivido e percebido pêlas pessoas. O texto apresentado a seguir contribui para ampliar o entendimento dêsse conceito, visto em diferentes perspectivas.

reticências

Na Geografia Humanística, lugar é o espaço que se torna familiar ao indivíduo, é o espaço do vivido, do experienciado. êsse conceito está, na verdade, no cerne da problemática discutida nessa orientação teórica, como afirma Tuan: “A Geografia Humanística procura um entendimento do mundo humano através do estudo das relações das pessoas com a natureza, do seu comportamento geográfico bem como dos seus sentimentos e ideias a respeito do espaço e do lugar” (1982, página 143).

reticências

Na concepção histórico-dialética, lugar pode ser considerado no contexto do processo de globalização. A globalização indica uma tensão contraditória entre a homogeneização das várias esferas da vida social e fragmentação, diferenciação e antagonismos sociais. Por ser assim, a compreensão da globalização requer a análise das particularidades dos lugares, que permanecem, mas que não podem ser entendidas nelas mesmas. O que há de específico nas particularidades deve ser encarado na mundialidade, ou seja, o problema local deve ser analisado como problema global, pois há na atualidade um “deslocamento” (no sentido de deslocar) das relações sociais.

reticências

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. edição Campinas: Papirus, 2003. página 8990. (Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

Nós nos identificamos com os lugares

Nos lugares que frequentamos, convivemos com diferentes pessoas: familiares, vizinhos, professores e colegas da escola. Quando vamos ao mercado, à padaria, à farmácia ou a outro estabelecimento próximo de onde moramos, também nos relacionamos com as pessoas que ali trabalham.

A convivência com essas pessoas reforça nossa ligação com o lugar onde vivemos, com o qual passamos a nos identificar. Além disso, as amizades que estabelecemos podem aumentar a nossa afeição pêlo lugar, mesmo que êle apresente problemas.

Fotografia. Uma feira com barracas dispostas em uma rua. Há legumes e frutas expostos e pessoas em frente as barracas. Ao fundo, árvores.
Exemplo de convivência entre pessoas, em uma feira da cidade de Taboão da Serra, São Paulo, em 2019.

Cuidar dos lugares

Cuidar dos lugares que frequentamos em nosso dia a dia é uma demonstração de respeito e cidadania, pois lugares são importantes para todos.

Cada um de nós pode colaborar para diminuir os problemas existentes em diversos lugares que frequentamos. Uma das principais maneiras de fazer isso é manter as ruas e os espaços públicos limpos e conservados.

A empatia possibilita nos colocar no lugar do outro compreendendo seus sentimentos, ela nos permite ser capazes de pensar no bem-estar da comunidade e em como é possível ajudar o outro, de acôrdo com suas necessidades.

Sempre que necessário, também podemos solicitar aos órgãos responsáveis melhorias na infraestrutura do bairro em que moramos. Podem ser exigidas ações em relação à iluminação pública, à segurança, ao calçamento e à pavimentação das vias, criação de áreas de lazer, conservação de áreas verdes, entre outras.

Respostas e comentários

Professor, professora: O conteúdo Cuidar dos lugares está relacionado ao tema trabalhado na seção Projeto em ação, dessa maneira ela poderá auxiliar o aluno a refletir e a realizar as atividades que serão desenvolvidas.

  • Nas páginas 18 e 19, a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero um e a Competência específica de Geografia 2 são contempladas nos conteúdos discutidos e nas atividades propostas, pois favorecem a percepção e a comparação das mudanças que ocorrem nos lugares do bairro onde os alunos moram.
  • Ao trabalhar com os alunos o cuidado com os lugares que frequentamos em nossa comunidade, abordamos a Competência geral 9 e promovemos o exercício da empatia. Aproveite êsse momento e oriente a turma a se colocar no lugar do outro e imaginar como êle se sentiria ao frequentar lugares que não são bem cuidados. Em seguida, peça-lhes que citem quais atitudes cada um pode tomar diariamente para tornar espaços mais agradáveis. Liste as ideias da turma em um cartaz e fixe-o no mural, como um lembrete para ser sempre consultado por eles.
  • O tema Cuidar dos lugares é um momento propício para iniciar o trabalho com o Projeto em Ação, na página 296.

Geografia em representações

O mapa mental em nosso dia a dia

Diariamente nos deslocamos para diferentes lugares. Saímos de casa para ir à escola, passear, fazer um trabalho escolar na biblioteca, brincar na casa de um colega ou ainda para trabalhar, fazer compras, entre outras atividades.

Para nos orientar e nos localizar no percurso entre os lugares, podemos utilizar alguns pontos de referência, como praças, estabelecimentos comerciais, semáforos etcétera

Veja a seguir quais foram os pontos de referência no trajeto que Mateus realiza de sua casa até a escola.

Trajeto de Mateus

Ilustração. Uma cidade dividida em quarteirões. À esquerda, no fundo, uma casa com árvores no quintal marcada com o número 1. Há uma linha tracejada que parte dessa casa na horizontal, atravessando uma rua chegando ao final de outro quarteirão em um posto de combustível com o número 2, seguindo na vertical atravessando outra rua até a igreja, onde está o número 3, seguindo na horizontal passando pelo mercado indicado com o número 4, e seguindo para baixo na vertical, em direção a uma escola com o número 5, que está ao lado do mercado.

1.

Residência: Ao sair de casa, Mateus segue à esquerda, atravessa a rua, anda toda a quadra até chegar à esquina onde fica o pôsto de combustível.

2.

pôsto de combustível: No pôsto de combustível, êle vira à direita, atravessa a rua e caminha toda a quadra até chegar à igreja.

3.

Igreja: Na igreja, Mateus vira à esquerda, atravessa a rua e vai em direção ao mercado que fica no meio da quadra.

4.

Mercado: Ao passar pêlo mercado, Mateus caminha até o final da quadra à direita, onde, à esquerda, fica a entrada da escola.

5.

Escola: Logo após o mercado, à esquerda, fica a entrada da escola.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender o que são mapas mentais.
  • Aprender a elaborar mapas mentais.
  • Resgatar noções de pontos de referência.

  • Para complementar êsse assunto, peça aos alunos que citem alguns pontos de referência existentes no caminho de sua casa até um lugar que costumam frequentar, como uma praça, uma lanchonete, um parque ou a casa de algum amigo ou familiar.
  • Se for preciso, caso haja dúvidas em relação à imagem mostrada, resgate com os alunos as noções dos lados do corpo (frente, atrás, direita e esquerda).

Atividade a mais

  • Nesta página, ao trabalhar com mapa mental, lembre-se de que êsse trabalho de elaboração resgata e amplia a noção dos pontos de referência, importante para a orientação e a localização, contemplando a Competência específica de Ciências Humanas 7. Nesta seção, é proposto o contexto do caminho de casa à escola, para que a realidade do aluno seja inserida e valorizada neste momento de aprendizagem, tornando-a mais significativa.
  • Antes de iniciar esta atividade, faça outros exercícios de mapa mental, por exemplo, uma descrição verbal e escrita de algum percurso do cotidiano do aluno em um lugar que seja comum a todos eles, como a escola (o caminho da sala de aula até a cantina, o banheiro, a quadra de esportes). Dessa fórma, os alunos poderão praticar o exercício de fazer a projeção de relações virtuais ou imaginárias entre elementos, o que é necessário para fazer uma representação como essa que foi proposta.

Mateus fez um desenho para mostrar o caminho percorrido de sua casa até a escola, representando nele a imagem mental dêsse trajeto.

A representação produzida por Mateus se chama mapa mental. Produzimos mapas mentais quando representamos os lugares que conhecemos, como o bairro onde moramos, os arredores da escola onde estudamos, um caminho que percorremos diariamente, entre outros.

Mapa mental do trajeto de Mateus

Desenho de uma pequena cidade indicando o trajeto partindo de uma residência no canto superior esquerdo, atravessando uma rua, seguindo na horizontal até um posto e de lá seguindo na vertical, passando pela igreja e virando à direita, chegando na escola que está ao lado do mercado.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

  1. Quais são os pontos de referência que Mateus usou no trajeto que realiza de casa até a escola onde estuda?
  2. Com os colegas, identifiquem dois pontos de referência que existem próximo da escola onde estudam.
  3. Fale para seus colegas dois pontos de referência que existem próximo de sua casa.
  4. Agora é a sua vez de produzir o mapa mental do percurso de sua casa até a escola. Destaque os diferentes pontos de referência que existem nesse caminho e apresente seu desenho para os colegas.
Versão adaptada acessível

4. Agora, é a sua vez. Descreva para os colegas o percurso de sua casa até a escola, destacando os diferentes pontos de referência que há nesse caminho.

Orientação para acessibilidade

4. Resposta pessoal. Oriente os alunos durante a atividade. Auxilie-os pedindo que se lembrem dos pontos de referência que percebem no percurso que vão representar.

Respostas e comentários

Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

A atividade proposta na página é uma oportunidade para desenvolver com os alunos o pensamento computacional. Para isso, oriente-os a ordenar o passo a passo do local de partida e do local de chegada e do melhor percurso a ser realizado, indicando os caminhos que não são adequados, além de estabelecer os pontos de referência mais relevantes que podem ser indicados na representação. Durante a elaboração, oriente os alunos a comparar padrões nos mapas elaborados pêla turma.

Respostas

1. pôsto, igreja e mercado.

2. Resposta pessoal.

3. Resposta pessoal.

4. Resposta pessoal. Oriente os alunos na produção do mapa mental. Auxilie-os pedindo que se lembrem dos pontos de referência que percebem no percurso que vão representar.

Um texto a mais

Para ampliar seus conhecimentos sôbre os mapas mentais, leia o texto a seguir.

Mapas mentais são imagens espaciais que as pessoas têm de lugares conhecidos, direta ou indiretamente. As representações espaciais mentais podem ser do espaço vivido no cotidiano, como, por exemplo, os lugares construídos do presente ou do passado; de localidades espaciais distantes ou, ainda, formadas a partir de acontecimentos sociais, culturais, históricos e econômicos, divulgados nos meios de comunicação. reticências Os mapas mentais são representações do vivido, são os mapas que trocamos ao longo de nossa história com os lugares experienciados. No mapa mental (representação do saber percebido), o lugar se apresenta tal como êle é, com sua fórma, histórias concretas e simbólicas, cujo imaginário é reconhecido como uma fórma de apreensão do lugar (NOGUEIRA, 1994 ápud SIMIELLI, 1999). Os mapas mentais revelam como o lugar é compreendido e vivido. reticências

ARCHELA, Rosely Sampaio; GRATÃO, Lucia Helena B; , Maria A. S. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Geografia, Londrina, volume 13, número 1, página 127-141, janeiro/junho 2004. Disponível em: https://oeds.link/qtcb65. Acesso em: 2 maio 2022. página 127128.

Os lugares e os diferentes modos de vida

Questão 4.

Além do lugar onde vive, que outros lugares do mundo lhe interessam ou você já visitou? Escolha um deles e descreva-o para os colegas.

Em um planeta tão grande como a Terra, há muitos lugares diferentes.

Você já deve ter visto em viagens, filmes, livros ou na internet, que, além dos lugares que vivenciamos, existe uma infinidade de outros lugares em nosso país e no mundo que são ocupados, vivenciados e transformados pêlo ser humano.

As fotos a seguir retratam pessoas vivendo de maneiras muito diferentes em diversos lugares do mundo.

Fotografia A. Uma cidade com pequenas casas coloridas parcialmente cobertas por neve. Ao fundo, montanhas rochosas também cobertas por neve.
A foto A, registrada em 2019, retrata moradias cobertas de neve em , cidade da Groenlândia, onde as temperaturas são baixas durante a maior parte do ano.
Fotografia B. Uma larga avenida repleta de veículos. Há construções nas laterais.
A foto B mostra uma avenida com grande movimentação de pessoas e veículos em Nova York, nos Estados Unidos, em 2019.
Fotografia C. Rua larga repleta de carros, com muitas pessoas nas calçadas. Há construções amplas nas laterais.
A foto C destaca a cidade de Cairo, no Egito, em 2019.
Fotografia D. Colheitadeiras passando por uma plantação de soja.
A foto D mostra colheita de soja no município de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul, em 2020.
Respostas e comentários

Questão 4. Resposta pessoal: Professor, professora: Verifique se os alunos descrevem elementos existentes nos lugares. A participação de todos deve ocorrer de maneira respeitosa.

  • Ao trabalhar Os lugares e os diferentes modos de vida, pergunte aos alunos quais são seus lugares preferidos. Diante das respostas, trabalhe o conceito de lugar relacionando-o à afetividade, mostrando que, geralmente, escolhemos um lugar do qual gostamos para firmar vínculo. Explique a eles que, em razão de algumas modificações na paisagem, como no caso da construção de uma usina hidrelétrica, por exemplo, algumas pessoas são obrigadas a deixar sua casa e, por vezes, sua cidade para viver em outros locais. Isso implica uma grande mudança na vida da pessoa ou do grupo de pessoas.
  • Aproveite para relacionar Os lugares e os diferentes modos de vida, das páginas 22 e 23, ao tema contemporâneo transversal Diversidade cultural. Solicite aos alunos que analisem as figuras presentes nessas duas páginas e peça-lhes que descrevam se já vivenciaram alguma situação parecida com as das fotos. Peça-lhes também que associem as figuras a livros ou filmes que já tenham lido ou visto, no intuito de perceber quão diverso é o mundo em que vivemos e que existem culturas, povos, lugares e modos de vida muito diferentes.

Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.

Em diversos lugares do mundo existem povos com histórias, tradições, costumes, religiões e línguas que os diferenciam de outros. Além disso, eles têm características naturais próprias que os distinguem dos demais, como o tipo de relêvo (áreas montanhosas ou planas), a temperatura predominante (elevada ou baixa, com ou sem ocorrência de neve). Tais características também influenciam o modo de vida de cada povo. As pessoas realizam modificações e adaptações nos lugares em que vivem para atender a algumas de suas necessidades.

Agora, observe novamente os lugares mostrados nas fotos anteriores e verifique a localização aproximada de cada um deles no mapa a seguir. Na sequência, responda às questões.

Planisfério político (2018)

Mapa. Planisfério político (2018). Destacando Groenlândia, Estados Unidos, Brasil e Egito. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e à direita, a escala: 1880 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 5.

Compare as características dêsses lugares e conclua: eles são parecidos? Quais são as diferenças entre eles?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 6.

Observe os lugares mostrados anteriormente e cite uma transformação ou adaptação realizada pêlas pessoas em cada um deles a fim de adequar espaços às suas necessidades.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 7.

Qual dos lugares mostrados na página anterior tem semelhanças com o lugar onde você mora? Conte para seus colegas.

Respostas e comentários

Questão 5. Resposta pessoal. Peça aos alunos que exponham suas ideias, destacando as diferenças existentes entre os lugares mostrados.

Questão 6. Resposta: Os alunos podem citar que, na imagem A, as pessoas precisaram construir casas que suportassem as baixas temperaturas. Nas imagens B e C, eles podem indicar que as pessoas construíram grandes cidades e utilizam automóveis para se deslocarem por elas. Na imagem D, eles podem indicar que o plantio de lavouras é necessário para a produção de alimentos.

Questão 7. Resposta pessoal. Verifique se os alunos identificam movimento de automóveis, concentração de construções, lavoura, várias moradias próximas uma das outras etcétera

  • Articule as discussões a respeito dos países indicados no planisfério (Brasil, Estados Unidos, Groenlândia e Egito) com o componente curricular de História. Por meio dele é possível explicar as diferenças culturais entre os povos que habitam essas diferentes regiões do mundo. Divida os alunos da turma em três grupos e proponha que façam uma pesquisa acêrca de cada país apresentado, levantando dados sôbre sua população, língua, moeda, principais hábitos alimentares, festividades realizadas e alguns pontos sôbre folclore e cultura. Após a realização da pesquisa, peça aos grupos que elaborem cartazes, escrevendo os principais pontos que pesquisaram. Depois, eles deverão apresentá-los aos colegas e, ao fim da atividade, todos poderão conversar a respeito dos aspectos culturais descobertos na pesquisa.
  • As questões propostas na página podem ser realizadas em duplas. Peça aos alunos que troquem ideias conforme forem identificando as respostas corretas. Ao fazer as atividades, promova uma conversa e cuide para que todos respeitem a exposição de ideias dos demais colegas.