Os lugares são para todos?

Para viver bem, todo ser humano necessita de uma casa para morar, uma escola para estudar, um trabalho que lhe propicie renda digna e condições para frequentar lugares onde possa ter acesso à cultura e ao lazer. No entanto, atualmente, em diversos países do mundo, milhões de pessoas encontram-se privadas de frequentar locais como .

Mas por que isso ocorre? Uma das principais causas é a desigualdade social existente em muitos países. A desigualdade social é resultado, entre outros fatores, da má distribuição de renda, que promove a concentração de riqueza nas mãos de uma pequena parcela da população. Essa é a realidade de muitos lugares do mundo, inclusive do Brasil.

Observe com atenção as imagens a seguir. Elas mostram lugares que normalmente só podem ser frequentados por pessoas que têm condições financeiras de pagar pêlo acesso. Por isso, as pessoas de renda mais baixa geralmente não conseguem frequentá-los.

Fotografia. Uma orquestra em um palco cercado por fileiras de cadeiras com pessoas assistindo a apresentação.
Pessoas assistindo a uma apresentação de orquestra sinfônica em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2021.
Fotografia. Pessoas em uma imensa piscina. Ao fundo há coqueiros e morros.
Turistas em área de lazer em rizórt localizado no município de Rio Quente, Goiás, em 2018.
Respostas e comentários

Ao trabalhar o conteúdo Os lugares são para todos?, comente com os alunos a importância de conhecer a causa da desigualdade social existente no Brasil, principalmente a má distribuição de renda. Ela resulta em inúmeras situações, inclusive é a que determina o nosso local de moradia. Pergunte aos alunos se eles percebem as diferenças entre os bairros da cidade onde vivem e como eles acreditam que essa situação poderia ser resolvida. êsse debate favorece a abordagem de conteúdos sôbre fome, acesso a lazer, consumo etcétera, os quais estão diretamente ligados à renda, contemplando a Competência específica de Ciências Humanas 6, pois incentiva a formulação de argumentos, ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos e a construção de uma sociedade justa.

Lugares dignos para todos

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

Todos nós temos direito à moradia digna, à alimentação de qualidade, à educação, à justiça, à liberdade de expressão etcétera Em nosso país, direitos são assegurados a todos os indivíduos na fórma de leis, que estão reunidas na Constituição Federal.

Leia a seguir um trecho da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza,

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na fórma desta Constituição.

reticências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Casa Civil, Brasília, 1988. Disponível em: https://oeds.link/C1SWga. Acesso em: 21 fevereiro 2022.

Apesar dos direitos garantidos por lei, muitos brasileiros são privados de ter uma alimentação de qualidade, uma moradia digna e acesso a lugares de lazer. Isso ocorre porque, além da desigualdade econômica, o poder público muitas vezes não assume sua responsabilidade de garantir serviços de qualidade à população.

Cabe a nós, cidadãos, lutar para que direitos sejam respeitados. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da organização da comunidade em associações de bairros, sindicatos de trabalhadores ou organizações não governamentais, que devem exigir do poder público o cumprimento das leis.

Fotografia. Vista aérea. À esquerda, casas pequenas com ripas de madeira sobre um córrego. Ao fundo há casas de alvenaria. À direita, terreno amplo de terra com sacos enfileirados e um carro estacionado. Há algumas árvores dispersas. E ao fundo, cidade com muitas casas.
Moradias em condições precárias na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2021.
Respostas e comentários
  • O conteúdo desta página está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História, além de explorar aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 3, pois possibilita identificar e refletir sôbre a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade.
  • A leitura do trecho da Constituição Federativa do Brasil proposta na página é uma oportunidade de trabalhar noções introdutórias de práticas de pesquisa ao explorar a análise documental. Dessa maneira, oriente os alunos a perceber que o texto foi retirado de uma fonte primária de pesquisa, ou seja, da própria Constituição do Brasil. Chame a atenção deles para a linguagem e os conceitos apresentados levando em consideração o contexto histórico em que êle foi produzido. Além disso, destaque que a leitura proposta corresponde a um recorte de um documento maior, que tem os próprios contextos.
  • Aproveite o tema abordado na página e pergunte-lhes se, ao estudar êsse tema, eles se sentiram incentivados a participar de alguma associação de bairro que lute pelos direitos dos cidadãos.

O tema é reticências

Educação em direitos humanos

Se o espaço é público, é para todos!

Os espaços públicos são lugares que podem ser vivenciados por todos os cidadãos, independentemente de sua idade, condição socioeconômica, etnia etcétera Mas será que os espaços públicos de nossas cidades são realmente para todos?

Em todo o mundo, há organizações fazendo perguntas como essa a fim de garantir que os espaços públicos sejam acessíveis ou utilizados por toda comunidade.

O Guia do espaço público, criado pêla organização mundial (em português, Projetos para Espaços Públicos), lista os principais pontos a serem considerados na avaliação da utilidade e da qualidade dêsses lugares. Vamos conhecer alguns deles a seguir.

Espaço público de uma praça

Ilustração. Um parque com uma pista de skate, indicado com o número 1, onde há um menino de capacete, luvas e joelheiras. Na calçada em frente, há uma rampa para cadeirantes, indicado com o número 2, em frente a faixa de pedestres, e um faixa com piso tátil no chão. À direita, um homem em uma cadeira de rodas em uma parada de ônibus. Atrás da pista de skate há um casal sentado em um banco, indicado com o número 3, um lago com pedalinhos e um caminho com postes de luz e árvores.

1.

Atividade: existem diferentes atividades e fórmas de utilizar êsse lugar (correr, ler, comer, relaxar, brincar, apreciar a paisagem, assistir a um espetáculo)?

2.

Acessibilidade: o lugar é acessível para todas as pessoas?

Existem pontos de ônibus, ciclovias, rampas de acessibilidade, calçadas e iluminação pública adequados, permitindo que as pessoas cheguem ao lugar?

Respostas e comentários

Professor, professora: O conteúdo Se o espaço é público, é para todos! está relacionado ao tema trabalhado na seção Projeto em ação, dessa maneira êle poderá auxiliar o aluno a refletir e a realizar as atividades que serão desenvolvidas.

Objetivos

  • Compreender que todas as pessoas têm o direito de frequentar os espaços públicos.
  • Identificar aspectos que dão acessibilidade a todos nos espaços públicos.
  • Conhecer os principais critérios de avaliação dêsses espaços.

  • É possível articular esta atividade aos conceitos de elementos naturais e culturais e à noção dos que dão identidade a um local. Ou seja, antes de avaliar o espaço público com base nos critérios propostos, os alunos poderiam descrever os elementos dêsse lugar.
  • A abordagem promovida nesta seção explora o tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos, pois trata dos direitos de todo ser humano de frequentar lugares públicos para a realização de diversas atividades. Ela também contribui para o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 7, uma vez que favorece a reflexão e a tomada de decisões, com base em princípios éticos e no interêsse coletivo.

Algo a mais

  • Para maiores esclarecimentos sôbre o uso do espaço urbano pelos cidadãos, leia o artigo: Espaço público e periferia na cidade contemporânea: entre as necessidades e as possibilidades, de Carlos Roberto Loboda. Nele, o autor mostra, por meio de um estudo de caso, as principais funções dos espaços públicos no município de Guarapuava – Paraná.
  • LOBODA, Carlos Roberto. Espaço público e periferia na cidade contemporânea: entre as necessidades e as possibilidades. Disponível em: https://oeds.link/G94hcg Acesso em: 3 junho 2022.

O tema Se o espaço é público, é para todos é um momento propício para iniciar o trabalho com o Projeto em Ação, na página 296.

lustração. Um parque com uma senhora passeando com um cachorro e uma mulher empurrando um carrinho de bebê, indicado com o número 4. Atrás delas duas pessoas sentadas na grama, uma delas tocando um violão. Na sequência, uma mulher correndo por um caminho, onde há um banco, um poste de luz e uma lixeira quebrados. Há lixo no chão.

3

confôrto: o lugar é limpo, organizado e visualmente agradável? Existem acomodações adequadas para as pessoas se sentarem ao Sol ou à sombra?

4

Sociabilidade: o lugar possibilita a interação entre pessoas de todas as idades e etnias? As pessoas se sentem confortáveis, sorriem e se relacionam umas com as outras?

A criatividade é a capacidade que nos auxilia a criar algo novo para situações que precisam de mudança em nosso dia a dia.

Fonte de pesquisa: , Jeniffer; SANTIAGO, Paola Caiuby. Guia do espaço público: para inspirar e transformar. Disponível em: https://oeds.link/ckwxy6. Acesso em: 17 fevereiro 2022.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

  1. Em sua opinião, os espaços públicos são úteis para a população de uma cidade? Explique.
  2. Verifique se a praça representada na imagem contempla as qualidades apresentadas no Guia do espaço público. Comente com os colegas a sua conclusão.
  3. Quais espaços públicos você mais gosta de frequentar na cidade onde mora? Por quê?
  4. Junte-se aos colegas para escolher um dos espaços públicos da cidade onde vocês moram. Combinem com o professor um momento para conhecê-lo. Durante a visita, avaliem a utilidade do lugar para a comunidade. Se êle não for útil e adequado para todos, pensem em como alterar essa realidade.
Respostas e comentários

Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

  • Aproveite a oportunidade e explore o desenvolvimento da argumentação dos alunos nas respostas das questões 1 a 3. A atividade 4 possibilita que eles utilizem ferramentas que fazem parte das culturas juvenis para divulgar o trabalho realizado. Nesse caso, eles podem produzir um podcast ou gravar um vídeo relatando o que perceberam no espaço público visitado.
  • O tema tratado nesta seção favorece também o trabalho com a Competência geral 10 e a atividade 4 promove o desenvolvimento da criatividade. Ao trabalhar os espaços públicos, explique aos alunos que nas cidades, geralmente, existem locais que têm o objetivo de acolher a população para a prática de esportes, recreação e lazer. São exemplos: parques, praças, museus, observatórios etcétera Incentive-os a pensar em soluções práticas e criativas, verificando a função do espaço analisado para a comunidade, o que as pessoas sentem falta nesse espaço, o que precisa ser reformado e o que pode torná-lo mais atrativo e funcional.

Respostas

1. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno responda que sim, pois nesses espaços há a oportunidade de fazer amizades, usá-lo para lazer, descanso, aprendizados culturais etcétera

2. Sim, contempla as solicitações do guia, portanto, é um espaço preparado para atender a diversas pessoas e oferecer a elas qualidade de vida.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos relatem que frequentam parques, shopping centers, praças ou outros espaços de lazer ou de vivência. Se possível, elabore na lousa uma lista dêsses espaços e incentive-os a conhecê-los acompanhados de seus familiares e amigos.

4. Para realizar esta atividade, planeje-a com antecedência. Verifique a necessidade de autorização para a saída dos alunos, além de outras providências relacionadas à segurança. De preferência, escolha um lugar próximo à escola. Oriente os alunos a levar lápis e caderno para fazer anotações do que considerarem pertinente. êsse trabalho pode ser desenvolvido em uma praça, um museu ou outra área de interêsse coletivo que a cidade ofereça. Verifique as potencialidades e os problemas, caso existam, como a falta de acessibilidade.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Faça uma lista com o nome de três lugares que você costuma frequentar. Depois, escreva o nome de três lugares que você não conhece, mas gostaria de conhecer. Explique por quê.
  2. O que faz o lugar onde você mora ser importante para você? Escreva a resposta no caderno.
  3. Leia a afirmação a seguir.

O nosso planeta está repleto de lugares com pessoas vivendo de maneiras muito diferentes.

As imagens da página 22 confirmam essa afirmação? Por quê? Anote a resposta no caderno.

Aprofundando os conhecimentos

4. Observe a foto e responda às questões a seguir no caderno.

Fotografia. Uma cidade vista de cima com casas pequenas amontoadas à direita, e com prédios entre árvores à esquerda.
Vista de parte da cidade de Salvador, Bahia, em 2021.
  1. Descreva o que a foto está retratando.
  2. Dê sua opinião: essa foto mostra a existência de desigualdades em nosso país? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Verifique se os alunos mencionam os aspectos dos lugares que gostariam de conhecer.

2. Resposta: O aluno pode responder que nesse lugar êle vive muitos momentos importantes, convive com as pessoas da família, com os amigos e vizinhos. Além disso, as características do lugar podem aumentar sua ligação com êle.

3. Resposta: Sim, porque, de acôrdo com o que estudamos, existem muitas pessoas vivendo de maneiras diferentes nos mais diversos lugares do mundo, com histórias, tradições, costumes, religiões e línguas diferentes. Os lugares também se diferenciam por suas características naturais, o que pode influenciar o modo de vida de cada povo.

4. a) Resposta: A foto retrata diferentes condições de moradias: edifícios residenciais ao lado de moradias precárias.

4. b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos digam que sim e relacionem as diferenças entre as moradias (edifícios residenciais ao lado de moradias carentes) às desigualdades sociais existentes em nosso país, provocadas principalmente pêla distribuição desigual da renda entre a população.

Atividade a mais

Para aprofundar o trabalho com os assuntos desta página, proponha aos alunos ouvir a música Aquele abraço, de Gilberto Gil. A letra dessa música permite fazer uma analogia ao conteúdo sôbre os lugares, trabalhado ao longo do capítulo. Após ouvirem a música, peça aos alunos, reunidos em grupos de até quatro pessoas, que façam uma paródia sôbre o lugar onde vivem. Depois poderão cantar para os colegas em uma apresentação, em data previamente estabelecida.


  • Caso considere interessante, organize a turma em um semicírculo para desenvolver as atividades 1 e 2. Explore a argumentação dos alunos durante o momento das respostas.
  • A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 4, pois lhes permite refletir sôbre a importância da diversidade presente no mundo contemporâneo.
  • A questão 4 possibilita que o aluno explore as Competências específicas de Geografia 4 e 6 ao desenvolver o pensamento espacial com base na imagem, além de apresentar argumentos e defender ideias com base em informações geográficas.

5. O poema Canção do exílio foi escrito pêlo poeta maranhense Gonçalves Dias, em 1843, quando vivia em Portugal. Nesse poema, êle fala da saudade de sua terra natal. A seguir, leia e interprete um trecho da “Canção do exílio”. Depois, responda às questões no caderno.

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais ,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

reticências

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras;

Onde canta o Sabiá.

DIAS, Gonçalves. Canção do exílio. Domínio público. Disponível em: https://oeds.link/2QH2wN Acesso em: 28 abril 2022

Ilustração. O curso de um rio com rochas e palmeiras nas laterais. Há pássaros em algumas das folhas e ao fundo, o Sol.
  1. Pesquise em um dicionário o significado das palavras que você não conhece no poema.
  2. O poeta faz uma comparação entre o lugar onde nasceu e o lugar onde está vivendo. Identifique as principais diferenças que êle aponta entre lugares.
  3. Explique a maneira como o poeta expressa no poema a saudade que sente do lugar onde nasceu.

6. Produza uma história em quadrinhos mostrando como é um dia da sua vida. Registre os lugares, as atividades e as pessoas com as quais você convive. Para concluir, prepare com o professor e os colegas uma exposição das histórias elaboradas pêla turma.

Versão adaptada acessível

6. Junte-se a um colega e produzam uma história em quadrinhos mostrando como é um dia da vida de vocês. Registrem os lugares, as atividades e as pessoas com as quais vocês convivem. Para concluir, preparem com o professor e os colegas uma exposição das histórias elaboradas pela turma.

Orientação para acessibilidade

6. Resposta pessoal. Professor, professora: Auxilie os alunos nesta tarefa, ajudando-os a selecionar os lugares e as atividades que serão transformados em cenas desenhadas. Se julgar necessário, estabeleça um limite de tamanho para garantir que eles consigam terminar a atividade.

Respostas e comentários

5. a) Resposta pessoal. Auxilie os alunos, se considerar necessário.

5. b) Resposta: O poeta afirma que as aves de onde êle mora não cantam como as de sua terra; as paisagens do lugar onde o poeta nasceu são mais belas, as várzeas são mais floridas e os bosques têm mais vida.

5. c) Resposta: Além de exaltar as belezas e a riqueza da fauna e da flora de sua terra natal, pede a Deus que o deixe voltar à sua terra antes de morrer.

6. Resposta pessoal. Professor, professora: Auxilie os alunos nessa tarefa, ajudando-os a selecionar os lugares e as atividades que serão transformadas em cenas desenhadas. Se julgar necessário, estabeleça limite de tamanho para garantir que os alunos consigam terminar a atividade.

  • Após os alunos realizarem a leitura da poesia desta página, peça a eles que escrevam uma poesia com memórias do seu lugar preferido, ou de outro que seja relevante. Esta atividade pode ser realizada em conjunto com o componente curricular de Língua Portuguesa, em que é possível trabalhar as características do gênero textual poesia, sua estrutura etcétera
  • Ao apresentar o texto para os alunos, permita a eles que desenvolvam a competência leitora realizando diferentes momentos de leitura, ou seja, primeiro em conjunto, depois individualmente, em seguida, declamando a poesia etcétera Além disso, promova uma leitura inferencial, na qual eles poderão compreender o texto por meio de indícios apresentados pêlo autor e ou ou relacionando o texto com possíveis conhecimentos prévios.
  • A questão 6 oferece um momento propício para o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 7 ao explorar a linguagem da história em quadrinhos na representação do dia a dia do aluno.