CAPÍTULO 2 Os lugares se relacionam

A intensa troca de informações e de produtos que atualmente ocorre entre diversos lugares do mundo tornou-se possível devido aos avanços tecnológicos alcançados pelos meios de comunicação e de transporte.

Ao ligar a televisão ou o computador, podemos acessar notícias de fatos que ocorreram do outro lado do planeta quase no mesmo instante em que eles aconteceram. Usando celular ou computador conectados à internet, por exemplo, pessoas dos mais diversos lugares do mundo estabelecem contato entre si. dêsse modo, temos a impressão de que as distâncias se tornaram mais curtas.

O avanço da tecnologia aplicada aos meios de transporte também permitiu que produtos e pessoas chegassem aos mais distantes e isolados lugares do planeta. A construção de ferrovias e rodovias proporcionou o acesso a áreas remotas, às vezes pouco povoadas, da Terra, sobretudo àquelas localizadas no interior dos continentes.

O desenvolvimento de navios e aviões cada vez maiores e mais velozes favoreceu a interligação entre os diferentes continentes, tornando mais rápida a circulação de pessoas e mercadorias entre diversos lugares do mundo.

Fotomontagem. Destaque para uma pessoa mexendo em um celular em frente a um notebook. Ao redor do celular há botões com carrinhos de compras e cifrões flutuando.
Pessoa utilizando celular e computador conectados à internet.
Fotografia. Um navio repleto de contêineres empilhados.
Navio cargueiro no Pôrto de Itajaí, Santa Catarina, em 2019.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Dê exemplos de como você estabelece relações com outros lugares utilizando meios de comunicação ou de transporte.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal. Podem ser citados os tipos de veículos que utilizam, assim como meios de comunicação.

Objetivos do capítulo

  • Reconhecer que os lugares estabelecem relações entre si.
  • Perceber que as relações entre os lugares envolvem o trabalho de muitas pessoas.
  • Identificar relações entre lugares próximos e distantes entre si.
  • Reconhecer-se participante das relações entre lugares, pessoas e produtos.

Justificativa

No decorrer das páginas dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de perceber que seu cotidiano não é isolado, mas os lugares, inclusive onde eles vivem, estabelecem relações entre si, as quais acontecem entre locais próximos e distantes. Além disso, os alunos verificarão que a relação entre os lugares acontecem, sobretudo, devido a diferentes atividades humanas, como o trabalho.


  • Ao desenvolver o estudo dos temas apresentados nesta página, promova uma reflexão sôbre as diversas possibilidades de conhecer os lugares sem sair de casa, seja por meio dos programas de televisão e da internet, seja nas páginas de jornais, livros e revistas. Comente com os alunos que, por intermédio dêsses diferentes meios de comunicação, podemos nos manter informados sôbre os mais variados fatos ocorridos no mundo e conhecer melhor as características de diversos lugares da superfície terrestre, como as condições de vida de uma população, seus hábitos, tradições etcétera
  • Peça aos alunos que analisem a imagem desta página. Comente com eles que muitos portos brasileiros recebem encomendas em contêineres e que o fluxo comercial entre o Brasil e países como a China, entre outros, é bastante intenso.

As relações entre os lugares e o trabalho das pessoas

Os diferentes lugares do mundo estabelecem relações entre si e envolvem o trabalho de muitas pessoas que realizam diversas atividades, como o cultivo e a colheita nas lavouras, o trabalho nas indústrias, o transporte e o comércio dos produtos nos estabelecimentos.

1.

Fotografia 1. Troncos de madeira empilhados. Ao fundo há árvores.
Madeira.

2.

Fotografia 2. Lápis de cor em prateleiras separados por cores.
Fabricação de lápis de côr.

3.

Fotografia 3. Uma menina pegando uma caixa de lápis de cor em uma prateleira.
Comercialização de lápis de côr.

4.

Fotografia 4. Destaque para potes repletos de lápis de cor em um sala de aula. Ao fundo, alunos sentados em carteiras escolares de frente para a professora e para a lousa.
Lápis de côr para uso.

A madeira cultivada no espaço rural (foto 1.) é utilizada na indústria para a fabricação de lápis para colorir (foto 2.), entre outras finalidades. Depois de produzidos e embalados, os lápis são transportados, comercializados nas papelarias (foto 3.) e utilizados, por exemplo, pelos alunos nas escolas (foto 4.).

Ícone 'Em grupo'.

Questão 2.

Você já pensou em quantas pessoas trabalham na fabricação dos produtos que você consome em seu dia a dia? Escolha um produto e procure saber em quais lugares os profissionais envolvidos trabalham. Troque ideias sôbre isso com os colegas.

Quando compramos um pacote de arroz ou farinha, por exemplo, dificilmente imaginamos quantas pessoas trabalharam no plantio, no cultivo, na colheita, no beneficiamentoglossário , na industrialização, no transporte e na comercialização dêsses produtos.

É por meio do trabalho que garantimos a produção de artigos dos quais precisamos diariamente e também obtemos remuneração para comprar alimentos, roupas, calçados e remédios, para pagar as contas de água, energia elétrica e telefone, desfrutar de atividades de lazer, entre outras finalidades.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta pessoal. Uma sugestão é ajudar os alunos a escolher um produto que todos consumam (ou pêlo menos a maioria).

  • Enriqueça as explicações sôbre As relações entre os lugares e o trabalho das pessoas, comentando que os meios de comunicação nos ajudam a conhecer diferentes lugares do mundo, permitindo, assim, que estabeleçamos certa relação com os locais que nos são apresentados. Entretanto, êsse tipo de relação pode ocorrer de maneira direta. Para percebê-la, podemos, por exemplo, verificar que vários produtos que usamos diariamente, como o lápis de colorir, provêm de diversos lugares do mundo. Dê outros exemplos, como as gôndolas dos supermercados, em que encontramos desde um pacote de macarrão, açúcar ou café produzidos em alguma indústria localizada nas proximidades de onde vivemos até um chocolate ou biscoito feito em outro país. Nas grandes lojas do comércio, encontramos um calçado italiano, um perfume francês, um televisor japonês, uma máquina fotográfica coreana ou chinesa etcétera
  • Ao propor aos alunos que pesquisem os lugares de trabalho dos profissionais que produzem elementos consumidos pelos alunos em seu dia a dia, atendem-se às orientações da Competência específica de Geografia 5. Nesse sentido, incentive a percepção de que vários produtos que os alunos consomem podem ter vindo de longe ou ter sido fabricados muito perto de suas casas. Com isso, eles entenderão que o processo de globalização permite que tenhamos acesso a produtos de diversas origens em apenas um clique, ao adquiri-los pêla internet, por exemplo.
  • O estudo desta página favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero um da Bê êne cê cê, pois estabelece comparações entre as paisagens nos lugares de vivência e os usos dêsses lugares.

As relações entre lugares próximos ou distantes

As relações entre os lugares podem ocorrer entre pessoas que se localizam em lugares bem próximos ou muito distantes entre si. Muitos produtos que consumimos em nosso dia a dia podem ter sido produzidos nas proximidades do lugar onde moramos. Veja um exemplo disso.

Em muitas propriedades rurais, as pessoas produzem frutas, verduras e legumes para atender ao mercado consumidor das cidades.

Fotografia. Destaque para um homem com o braço esticado colhendo pêssegos de uma árvore.
Trabalhador rural realizando colheita de pêssegos no município de Ribeirão Branco, São Paulo, em 2021.

Boa parte dêsses produtos é colhida nas propriedades e levada até as centrais de distribuição, como as Centrais Estaduais de Abastecimento (Ceasas), onde são comercializados.

Fotografia. Um armazém repleto de caixas com verduras e muitas pessoas caminhando entre elas.
Vista panorâmica da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (ceagéspi), em São Paulo, ésse pê, em 2017.

Os produtos comercializados nas Ceasas atendem, principalmente, aos comerciantes de feiras livres, supermercados etcétera, que vendem essas mercadorias para a população.

Fotografia. Vista aérea de um supermercado com frutas e legumes expostos em caixas verdes em uma área sinalizada como: HORTIFRÚTI. Ao redor há mais prateleiras.
Supermercado na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2019.
Respostas e comentários
  • O tema contemporâneo transversal Trabalho é discutido com ênfase neste capítulo. Ao estudar as relações entre o trabalho das pessoas e a produção de alguns produtos, ressalte aos alunos a importância dêsse assunto. Informe a eles que por meio das escolhas que realizamos é que vamos nos dedicar a algum trabalho e que, para isso, cada um deverá analisar suas aptidões.
  • Uma fórma interessante de tratar dêsse tema seria elencar algumas profissões e o trabalho desenvolvido pelos respectivos profissionais, apresentando essas informações aos alunos. Com isso, eles podem vislumbrar possibilidades de trabalho no futuro.
  • É possível explorar a articulação entre os componentes curriculares de Geografia, Matemática e Ciências ao trabalhar os conteúdos desta página. Trabalhe a relação entre produtos consumidos para uma alimentação mais saudável, o desperdício de alimentos nos centros de distribuição e o impacto gerado no orçamento das pessoas devido às intempéries climáticas (sêca ou excesso de chuva) que atingem os plantios e diminuem a oferta de produtos. Também é possível analisar as condições de trabalho dos agricultores, que algumas vezes cumprem exaustivas jornadas diárias de trabalho na terra. É possível utilizar músicas, filmes, redação de um tema em comum, elaboração de pesquisa, confecção de cartazes etcétera

Atividade a mais

Para complementar o trabalho com o conteúdo desta página, sôbre o consumo de produtos em nosso dia a dia, desenvolva uma atividade de leitura de rótulos de diferentes produtos. Para isso, peça aos alunos que levem de casa rótulos de bolachas, massas, arroz, feijão, produtos de higiene e limpeza etcétera Solicite também que anotem no caderno a localidade (cidade ou país) onde foram produzidos alguns dos aparelhos eletroeletrônicos que eles têm em casa (televisão, aparelhos de som ou vídeo, microcomputador etcétera). Em sala de aula, oriente-os a identificar a procedência dêsses produtos e, com o auxílio de um atlas, a conferir a distância que percorreram e os prová-veis meios de transporte que usaram para chegar às lojas. Uma sugestão é construir um quadro, como o modêlo a seguir, para organizar as informações obtidas.

Produto

Origem (cidade/estado/país)

Possível transporte até o consumidor

Iogurte

Araras - SP - Brasil

Caminhão

Televisor

Manaus - AM - Brasil

Caminhão/navio/avião

Sapato

Franca - SP - Brasil

Caminhão

Outros produtos podem ser provenientes de locais mais distantes: município situado a algumas centenas de quilômetros, outro estado ou outra região do país.

Há ainda produtos que são trazidos de lugares muito mais distantes de nós, vindos de países situados a milhares de quilômetros do Brasil. Observe.

Muitos dos brinquedos que divertem as crianças brasileiras são fabricados em países distantes, como a China.

Fotografia. Uma mulher de touca, macacão e luvas organizando ursinhos de pelúcia em prateleiras. Ao fundo há caixas amontoadas.
Interior de uma indústria de brinquedos na China, em 2021.

Depois de viajar por milhares de quilômetros em imensos navios, os brinquedos são desembarcados nos portos brasileiros. Dos portos, eles são levados para lojas de comércio espalhadas por todo o país, onde são adquiridos pelos consumidores.

Fotografia. Destaque para um etiqueta com a informação MADE IN CHINA em um ursinho de pelúcia.
Etiqueta de brinquedo fabricado na China e comercializado no Brasil, em 2022.

Questão 3.

Escolha um produto que utiliza na sala de aula e, com os colegas, identifiquem a relação entre os lugares existentes até que você o use.

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta pessoal. Professor, professora: Auxilie os alunos a identificar um produto, como lápis, caderno, livro, etcétera

Algo a mais

No link disponível em: https://oeds.link/1QWFT7watch?v=shPzNguzSLw (acesso em: 30 julho 2022), você encontra uma reportagem telejornalística que explica a importação e a exportação de produtos no Brasil. A discussão se refere à nossa produção de laranja, por exemplo, e à importação do suco de laranja. Com isso, há aumento nos custos para adquirir o produto final, além de o país deixar de arrecadar o valor agregado.

Geografia e Língua Portuguesa

Uma menina, sua vila e o mundo

O texto a seguir descreve o dia a dia de uma garota que vive em uma pequena vila na Inglaterra e mostra como êsse lugar, aparentemente isolado, mantém relações com muitos outros lugares do mundo. Leia-o atentamente.

Emília tem apenas catorze anos. Ela viveu toda sua vida em uma pequena vila, bastante isolada, nas Reservas de Iórquichãr do Norte, na Inglaterra. reticências

Emília raramente viaja para muito longe de sua casa. A maioria de seus amigos e parentes vive em cidades e vilas espalhadas ao longo dos limites das Reservas. reticências

Seu djins preferido, o pulôver e a blusa tóp foram comprados por ela mesma, com o dinheiro ganho em seu aniversário. reticências

À primeira impressão, o mundo de Emília pode parecer pequeno, fechado e, apesar da beleza e do relativo isolamento da região, comum. Mas se olharmos mais profundamente, descobriremos um mundo pessoal rico em têrmus de conexões com o mundo mais amplo. Considere, por exemplo, os presentes de aniversário e os objetos comprados recentemente por Emília. Seu rádio-gravador foi fabricado por uma empresa japonesa transnacionalglossário em uma de suas filiais da América do Sul; seu pulôver foi feito nas Ilhas Maurícios [Maurício] e seu djins em uma fábrica da República Tcheca, por encomenda do maior fabricante de djins do Reino Unido. Sua blusa veio das Filipinas reticências.

O mesmo acontece com as caixas de mantimentos que lotam o porta-malas do carro da família, quando os pais voltam para casa depois de um dia típico de compras no supermercado.

Ilustração. Uma menina de cabelos médios e castanhos deitada, com fones de ouvido, segurando um celular. Ela está de olhos fechados e com as pernas cobertas.
Respostas e comentários
  • Aproveite a oportunidade e explore a competência leitora dos alunos. Para isso, faça diferentes leituras, como em conjunto com os alunos e em duplas ou individualmente. Ao explorar a leitura e a interpretação do texto como recurso de aprendizagem, são considerados os processos gerais de interpretar e relacionar ideias e informação.
  • Durante a atividade, incentive os alunos a desenvolver a leitura inferencial. Para isso, faça questionamentos como o da questão b, levando-os a compreender o texto por meio de indícios encontrados.
  • Após a leitura do texto desta página e da página 35, entregue a cada aluno uma folha de papel sulfite, para que possam desenhar um produto ou objeto que considerem ser importado. Quando todos tiverem terminado, peça a cada aluno que apresente o produto que desenhou e explique por que acha que êle é importado. Você poderá auxiliar na atividade explicando quando o produto é produzido no Brasil ou quando há grandes chances de ser importado. Avance nas explicações expondo como o processo de globalização permitiu que os países intercambiassem produtos de vários tipos, valores e utilidades.

As laranjas são de Israel; o chá é de Sri Lanka; os potes de geleia são da Bélgica e da Polônia; a manteiga [de amendoim] foi feita com amendoins cultivados nos Estados Unidos; o café embalado com uma marca do Reino Unido vem de empresas exportadoras do Brasil e do Quênia. O carro da família, por acaso, é “britânico”, mas contém 40% de peças fabricadas em outros países e feitas de matérias-primas originárias de setenta países, aproximadamente. reticências

Ela também está ligada ao sistema global de comunicações reticências. Assistindo a programas no televisor japonês de sua família, com frequência ela é informada de acontecimentos que ocorreram, há poucos minutos, do outro lado do mundo. reticências

PIKE, greém; sélbi, Deivid. Educação global:o aprendizado global. São Paulo: Textonovo, 1999. página 20-21.

Planisfério político (2018)

Mapa. Planisfério político (2018), com destaque para Estados Unidos, incluindo o Alasca, Brasil, Reino Unido, Bélgica, República Tcheca, Polônia, Israel, Quênia, Sri Lanka, ilhas Maurício, Filipinas e Japão. No canto superior direito, a rosa dos ventos e no canto inferior esquerdo, a escala: 2130 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. edição. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

Responda às questões a seguir no caderno.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Quem é a personagem do texto e onde ela vive?

Ícone 'Atividade oral'.

2. O texto destaca que o “mundo” de Emília possui muitas conexões com o “mundo” mais amplo. Como isso ocorre?

Ícone 'Atividade oral'.
Ícone 'Em grupo'.

3. Será que o “mundo” em que você vive também estabelece conexões com o “mundo” mais amplo? Converse com os colegas sôbre isso.

Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

A argumentação proposta na questão 3 possibilita que os alunos exercitem a Competência específica de Ciências Humanas 5, pois os incentiva a refletir e comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados.

Respostas

1. A garota se chama Emília e mora na Inglaterra.

2. Muitos produtos que ela tem e consome são provenientes de outros países e adquiridos pêla internet, os meios de transporte e as negociações, ou seja, as redes que conectam os diferentes lugares no mundo.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam positivamente e expliquem como essa relação ocorre.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Explique os benefícios que os avanços tecnológicos dos meios de comunicação proporcionaram à população mundial.
  2. “As relações entre os lugares envolvem o trabalho de muitas pessoas.” Dê um exemplo de como isso ocorre.
  3. Pense em exemplos de relações que você estabelece, em seu dia a dia, com lugares próximos e lugares distantes de onde vive. Descreva um exemplo para cada situação.

Aprofundando os conhecimentos

4. Observe atentamente as imagens a seguir. Identifique os lugares, os elementos que os compõem e o processo representado. Em seguida, produza um texto descrevendo cada etapa do processo e explique as relações estabelecidas entre os lugares, com base no trabalho das pessoas e nas atividades econômicas desenvolvidas neles. Se necessário, realize uma pesquisa.

Ilustração A. Homem em pé segurando uma laranja ainda presa em um galho. Ele usa camisa com um chapéu cobrindo as orelhas. Ao fundo há árvores com mais frutos e bacias contendo laranjas. Ilustração B. Um homem manuseia as laranjas que estão em uma esteira sendo lavadas com jatos de água. Ele usa macacão vermelho, touca e luvas.  Ilustração C. Uma mulher de avental empilhando caixas de suco de laranja em prateleiras. Ilustração D. Destaque para uma mulher segurando um copo, tomando suco de laranja.
Respostas e comentários

1. Resposta: O avanço do desenvolvimento tecnológico permitiu que os meios de comunicação tornassem a troca de informação entre pessoas e lugares mais rápida e intensa.

2. Resposta pessoal. Verifique se os alunos percebem que os lugares se relacionam por meio do trabalho de pessoas interligadas principalmente por meios de transporte e de comunicação. O trabalho de pessoas envolvidas na entrega de um produto comprado pêla internet e na transmissão de um acontecimento importante de influência mundial é um exemplo de como isso ocorre.

3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos estabelecem relações entre os lugares e seu cotidiano.

4. Resposta pessoal. Peça aos alunos que leiam o texto para os colegas. Verifique se eles identificaram a colheita das laranjas no campo, depois a produção do suco na indústria, na sequência a venda no comércio e por fim o consumo pêla pessoa.

  • Caso considere interessante, solicite aos alunos que realizem as atividades 1 a 3 em duplas. Depois, faça uma rodada de apresentações de respostas. Estas atividades contribuem para o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 3 ao promover reflexões voltadas a princípios como conexão, distribuição e localização.
  • A argumentação proposta na questão 3 possibilita que os alunos exercitem a Competência específica de Ciências Humanas 5, pois os incentiva a refletir e comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados.
  • A produção de texto proposta na página 36 possibilita desenvolver o pensamento computacional. Para isso, oriente os alunos a analisar cada etapa e processo separadamente, procurando informações detalhadas sôbre cada uma delas. Na sequência, explique aos alunos que eles precisam escolher informações relevantes a serem apresentadas no texto. Por fim, diga-lhes que devem organizar os elementos dele de modo que tenha uma estrutura textual compreensível ao leitor.
  • Outra possibilidade para essa atividade é solicitar aos alunos que produzam uma paródia com informações presentes no texto, explorando, dessa maneira, aspectos da cultura juvenil com os alunos. Deixe que a turma escolha o ritmo e o gênero musical que preferem usar.

Algo a mais

  • Por meio do livro Novas tecnologias, trabalho e educação, você poderá adquirir mais conhecimento sôbre as novas tecnologias e seus impactos, a educação adequada à modernidade, a qualificação profissional e o trabalho humano.
  • MADEIRA, Felicia Reicher et al. Novas tecnologias, trabalho e educação. São Paulo: Vozes, 2001.

5. A obra a seguir, chamada Café, foi produzida por Candido Portinari em 1934. Portinari é considerado um dos mais expressivos pintores brasileiros, com reconhecimento internacional. Observe a imagem e faça as atividades no caderno.

Pintura. À esquerda, um homem de calça, regata e chapéu, colhendo café. À direita, três homens carregando sacos em suas cabeças. Em frente a eles há mais sacos empilhados. Um deles está aberto com os grãos expostos.

Café, de Candido Portinari. Óleo sôbre tela, 43 centímetros por 49 centímetros, 1934.

  1. Identifique o trabalho que as pessoas representadas na tela estão realizando e o produto que é obtido com êle.
  2. Escreva o nome do lugar onde geralmente êsse tipo de trabalho é realizado, se no campo ou na cidade. Dê exemplos de outros tipos de trabalho que geralmente são realizados nesse lugar.
  3. Explique uma possível relação entre o trabalho da colheita de café e o lugar onde você mora.
  4. Escolha um trabalho que estabeleça uma relação com o seu cotidiano no lugar onde mora. Elabore um desenho representando essa relação. Para concluir, combine com o professor e os colegas a realização de uma exposição dos desenhos elaborados pêla turma.
Versão adaptada acessível
  1. Identifique o trabalho que as pessoas representadas na tela estão realizando e o produto que é obtido com ele.
  2. Escreva o nome do lugar onde geralmente esse tipo de trabalho é realizado, se no campo ou na cidade. Dê exemplos de outros tipos de trabalho que geralmente são realizados nesse lugar.
  3. Explique uma possível relação entre o trabalho da colheita de café e o lugar onde você mora.
  4. Escolha um trabalho que estabeleça uma relação com o seu cotidiano no lugar onde mora e represente essa relação. Para concluir, combine com o professor e os colegas a realização de uma exposição das representações elaboradas pela turma.
Respostas e comentários

5. a) Resposta: As pessoas estão trabalhando na colheita de café. Grãos de café.

5. b) Em uma lavoura, no campo. Outros tipos de trabalho, por exemplo, o plantio e colheita de laranja, criação de gado bovino, aves e outros animais.

5. c) Resposta pessoal. Possível resposta: Ao consumir bebidas, bôlos e doces preparados à base de café ou até mesmo cosméticos.

5. d) Resposta pessoal. Verifique se os alunos relacionaram o lugar onde vivem e o seu cotidiano com o trabalho retratado por eles no desenho.

  • A atividade 5 desta página promove o contato com diferentes manifestações artístico-culturais, incentivando o respeito, o reconhecimento e a valorização do trabalho dos artistas. Ainda, a elaboração de um desenho incentiva a análise do cotidiano do aluno na sua produção artístico-cultural, contemplando a Competência geral 3.
  • A proposta da atividade também propicia a oportunidade de trabalhar noções introdutórias de práticas de pesquisa ao desenvolver com os alunos um estudo de recepção. Dessa maneira, antes de realizarem as questões da atividade 5, proponha-lhes uma análise da obra de arte perguntando, por exemplo, o que mais chamou a atenção deles naquela tela e o motivo, que mensagem o artista procura transmitir, se a percepção das pessoas que viviam no ano em que a tela foi produzida (1934) é a mesma atual e, se não, o que mudou etcétera

Glossário

Beneficiamento
: processo de lavagem, descasque, descaroçamento e outras etapas pêlas quais alguns produtos passam antes de serem industrializados ou direcionados para o consumo.
Voltar para o texto
Transnacional
: empresa de grande porte que instala filiais em outros países com o objetivo de conquistar novos mercados.
Voltar para o texto