CAPÍTULO 3 Os elementos da paisagem

As paisagens resultam da combinação de um conjunto de diferentes elementos, que podem ser naturais ou culturais.

Os elementos naturais são formados por processos e fenômenos da natureza, como as fórmas do relêvo, os rios, os lagos, os mares e oceanos, as florestas e a fauna nativa. Já os elementos culturais são construídos pêlo ser humano, como casas e edifícios, plantações, indústrias, rodovias e ferrovias.

Observe as paisagens mostradas nas fotos a seguir.

A.

Fotografia. Um amplo vale coberto por vegetação. Ao fundo, nas laterais há morros rochosos.
Paisagem do Parque Nacional da Chapada Diamantina, em Mucugê, Bahia, 2021.

B.

Fotografia. Vista aérea de uma cidade repleta de prédios e casas, com uma praça central. Há árvores dispersas entre as construções e as ruas.
Vista aérea de parte da cidade de Goiânia, Goiás, em 2021.

Questão 1.

De acôrdo com o que você observou nas fotos anteriores, faça uma lista no caderno, identificando:

  1. os elementos naturais que mais se destacam na paisagem A;
  2. os elementos culturais presentes na paisagem B.
Respostas e comentários

Questão 1. a) Resposta: Vegetação, relêvo e rochas.

Questão 1. b) Resposta: Prédios, ruas, praça e outras construções.

Objetivos do capítulo

  • Distinguir os elementos naturais e culturais presentes nas paisagens.
  • Reconhecer que os elementos da paisagem podem ser percebidos pelos outros sentidos humanos, além da visão.
  • Compreender que os elementos dão identidade aos lugares.
  • Perceber que as paisagens estão em constante transformação.
  • Desenvolver a observação dos planos de uma paisagem.
  • Reconhecer que uma paisagem pode ser representada em um croqui.

Justificativas

Neste capítulo, os alunos avançarão nos estudos geográficos explorando, agora, o conceito de paisagem. Ao longo dêsse estudo, verificarão que as paisagens são formadas por elementos que podem ser naturais ou culturais e que, além de serem vistos, podem ser percebidos por outros sentidos humanos, como a audição e o olfato. Ao longo das páginas, os alunos estudarão que os elementos das paisagens são constantemente transformados, mudando, assim, a paisagem e a percepção do observador, estudo que favorece o desenvolvimento de aspectos das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero um e ê éfe zero seis gê ê zero dois. O capítulo também apresenta a foto e o croqui como possibilidades de representarmos as paisagens e seus elementos.

Um texto a mais

O tema abordado nas páginas 38 e 39 traz um enfoque privilegiado do conceito de paisagem. Antes de iniciá-lo, leia o texto a seguir, que auxilia no entendimento teórico dêsse conceito.

reticências Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volume, mas também de côres, movimentos, odores, sons etcétera reticências Não há, na verdade, paisagem parada, inerme, e se usamos este conceito é apenas como recurso analítico. A paisagem é materialidade, formada por objetos materiais e não materiais. reticências A paisagem é diferente do espaço. A primeira é materialização de um instante da sociedade. Seria, numa comparação ousada, a realidade de homens fixos, parados como numa fotografia. O espaço resulta do casamento da sociedade com a paisagem. O espaço contém o movimento. Por isso, paisagem e espaço são um par dialético. reticências

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. quinta edição São Paulo: Hucitec, 1997. página 61, 7172.

Percebendo os elementos da paisagem

Uma paisagem compreende tudo o que podemos observar momentaneamente em determinado lugar. Além dos elementos visíveis da paisagem, existe uma variedade de outros elementos que são percebidos pelos outros sentidos humanos: os odores (olfato), os sons (audição), as texturas (tato) e os sabores (paladar). Por exemplo, o som das ondas do mar na praia, o barulho das fábricas ou dos automóveis, o vento e a umidade do ar, o cheiro das matas ou da poluição do ar.

Assim, podemos identificar e analisar os elementos visíveis e os elementos invisíveis de cada paisagem.

Observe com atenção a paisagem retratada a seguir.

Fotografia. Vista de cima. Vasta plantação de flores em fileiras. No final delas há uma pessoa abaixada.
Paisagem de campos floridos na cidade de Flevoland, na Holanda, em 2020.

Questão 2.

A julgar pêla paisagem retratada na foto, qual cheiro possivelmente predomina nesse parque?

Ícone 'Em grupo'.

Questão 3.

Que aspectos da paisagem dos arredores de sua escola é possível perceber, além daqueles observados pêla visão? Quais são os diferentes tipos de sons que fazem parte dessa paisagem? Você consegue identificar algum cheiro característico dela? Converse com os colegas sôbre isso.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: O perfume das flores.

Questão 3. Resposta pessoal. Incentive os alunos a se lembrarem do que há nos arredores da escola e a pensar quais são os odores e os sons que também caracterizam lugares. Se necessário, caminhe com eles em tôrno da escola, pêlo lado interno, para que eles exercitem os sentidos para essa percepção, sem que a visão desvende cada elemento.

O estudo do tema Percebendo os elementos da paisagem explora a importância da percepção na análise geográfica das paisagens. Mais recentemente, ela tem sido utilizada nos estudos geográficos, sobretudo pelos geógrafos da tendência humanista. O texto a seguir fornece informações importantes para o entendimento da percepção nos estudos geográficos.

Um texto a mais

reticências Um ser humano percebe o mundo simultaneamente através de todos os seus sentidos. Que órgão do sentido seja mais exercitado varia com o indivíduo e sua cultura. Na sociedade moderna, o homem tem que confiar mais e mais na visão. Para êle, o espaço é limitado e estático, um quadro ou matriz para os objetos. Sem objetos e sem fronteiras, o espaço é vazio. E vazio porque não há nada para ver, embora possa estar cheio de vento. reticênciasEmbora todos os seres humanos tenham órgãos dos sentidos similares, o modo como as suas capacidades são usadas e desenvolvidas começa a divergir numa idade bem precoce.

Como resultado, não somente as atitudes para com o meio ambiente diferem, mas difere a capacidade real dos sentidos, de modo que uma pessoa em determinada cultura pode desenvolver um olfato aguçado para perfumes, enquanto os de outra cultura adquirem profunda visão estereoscópica. Ambos os mundos são predominantemente visuais: um será enriquecido por fragrâncias, o outro, pêla agudeza tridimensional dos objetos e espaços. reticências

, . Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução: Livia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012. página 2830.

Atividade a mais

Se possível, realize a leitura do livro Vendo sem enxergar, de Mauricio de Sousa, e desenvolva uma atividade de socialização das impressões de cada um sôbre a leitura, que pode ser uma dramatização ou a elaboração de um desenho.

Cada paisagem é de um jeito

Na superfície terrestre, existe uma infinidade de lugares com paisagens diferentes. No entanto, cada uma apresenta uma combinação de elementos que a torna única, o que significa dizer que não existem paisagens exatamente idênticas na superfície terrestre. Isso porque os elementos que constituem uma paisagem nunca se repetem exatamente com as mesmas características em outro lugar, o que torna cada uma diferente. O modo de vida de cada povo, em cada lugar, também resulta em paisagens diferentes.

No caso de uma área agrícola, por exemplo, as paisagens se diferenciam pelos diferentes tipos de cultivo ou de criação, nas fórmas do relêvo, no aspecto da vegetação etcétera (foto A). Já no caso das áreas urbanas, as paisagens vão se diferenciar quanto ao tipo de construções, ao movimento de pessoas e veículos, aos espaços públicos, como praças, parques e áreas verdes, e assim por diante (foto B).

Veja os exemplos a seguir.

A.

Fotografia. Vista do alto. Plantação de arroz na extensão de um morro, formando degraus.
Vista de terraços de arroz em , no Vietnã, em 2021.

B.

Fotografia. Ao centro, um rio largo que corta uma cidade com diversos prédios coloridos que estão nas laterais.
Paisagem da cidade de Amsterdã, Holanda, em 2021.
Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Trabalhe o tema Cada paisagem é de um jeito, propondo aos alunos uma análise sôbre as paisagens urbana e rural. Peça a eles que desenhem no caderno um exemplo de cada. Depois, peça-lhes que realizem a leitura dos desenhos para os colegas, expondo os conteúdos de cada um e o significado dos elementos da paisagem desenhada. Após todos exporem, proponha um debate sôbre as diferenças nos desenhos. Dessa fórma, eles perceberão que, embora se trate de uma mesma atividade, cada aluno tem uma percepção e uma maneira diferente de desenhar as paisagens solicitadas. Atente para que todos respeitem as opiniões dos colegas, sabendo ouvir e conversar aceitando as diferenças.
  • Analise também com os alunos quais transformações as paisagens podem sofrer pelos impactos ambientais causados pêlo ser humano. Eles podem elaborar uma lista com o seguinte conteúdo: remoção da vegetação, poluição dos rios, poluição atmosférica, construções em áreas irregulares etcétera

A paisagem e o observador

Cada pessoa tem sua própria maneira de perceber e compreender uma paisagem. Quando alguns aspectos da paisagem chamam mais a atenção de um observador, significa que todos os conhecimentos que êle construiu ao longo da vida estão influenciando sua percepção naquele momento.

A paisagem de uma grande cidade pode passar quase despercebida para os seus moradores, já acostumados com os grandes edifícios, a intensa movimentação de veículos, o trânsito de pessoas e a excessiva emissão de diferentes tipos de sons. No entanto, essa mesma paisagem pode parecer estranha, e até mesmo curiosa, para uma pessoa acostumada a viver em uma pacata cidade do interior ou em uma propriedade rural.

Além disso, a maneira de perceber uma paisagem também depende da intenção, isto é, do interêsse de quem a observa. Veja os exemplos a seguir, que indicam diferentes interêssis em relação à mesma floresta.

Fotomontagem A. Ilustração de um homem de capacete, colete, calça e camiseta, carregando uma motosserra. Ao fundo, foto de uma floresta com diversas árvores. Fotomontagem B. Ilustração de um homem indígena de camisa e bermuda carregando uma cesta com objetos. Ao fundo, foto de uma floresta com diversas árvores. Fotomontagem C. Ilustração de uma mulher de boné, botas, camiseta, colete e calça, em pé segurando uma prancheta e um binóculos. Ela olha para cima. Ao fundo, foto de uma floresta com diversas árvores.
Paisagem de parte da floresta Amazônica, no município de Carauari, Amazonas, em 2021.

A.

Para o madeireiro, a floresta é uma fonte de recursos, pois a madeira extraída de lá tem grande potencial econômico.

B.

Para um indígena nativo dessa floresta, ela faz parte da sua vida, influenciando os seus hábitos alimentares, as suas atividades, os seus costumes e as suas crenças.

C.

Para uma pesquisadora, essa mesma floresta é fonte de estudo e conhecimento científico.

Respostas e comentários

Algo a mais

  • Para complementar os exemplos apresentados sôbre o tema A paisagem e o observador, que trata das diferentes maneiras de perceber e compreender a paisagem, sugerimos a leitura do livro de Daniel Mundukuru, Coisas de índio, que aborda a maneira como os povos indígenas percebem o ambiente em que vivem, entre outras curiosidades.
  • MUNDURUKU, Daniel. Coisas de índio. São Paulo: Callis, 2000.

Atualmente, o uso de têrmus como escravo e índio tem sido questionado por historiadores, por representarem interpretações equivocadas sôbre grupos sociais. Nesta coleção, usamos escravizado (ou pessoa escravizada) e indígena. Porém, os têrmus escravo e índio que eventualmente aparecem em textos citados de terceiros e em títulos de obras foram mantidos. Nesses casos, é interessante que você aproveite essas ocorrências para contextualizar com os alunos as discussões atuais com relação a essas nomenclaturas.

As mudanças nas paisagens

Os diferentes elementos que constituem uma paisagem podem passar por transformações. A vegetação, as lavouras e as construções, por exemplo, podem ser alteradas ou substituídas. A circulação de pessoas, a movimentação dos veículos, a revoada dos pássaros e a brisa que agita as folhas das árvores também dão aspectos diferentes a uma paisagem a cada momento.

Algumas alterações podem ocorrer rapidamente, como por meio da demolição de uma construção, de um deslizamento de terra ou da erupção de um vulcão. Outras transformações ocorrem lentamente, como ao longo do tempo da formação de uma floresta ou da escavação de um vale pêlas águas de um rio.

Veja, a seguir, exemplos de mudanças que podemos observar cotidianamente em algumas paisagens.

A.

Fotografia A. Uma colheitadeira passando por uma plantação de cana-de-açúcar e despejando um conteúdo na caçamba de um caminhão que o acompanha.
Colheita de cana-de-açúcar no município de Pederneiras, São Paulo, em 2021.
Respostas e comentários
  • O conteúdo sôbre As mudanças nas paisagens desta página favorece o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero um e ê éfe zero seis gê ê zero dois ao tratar as transformações nas paisagens e propicia o trabalho com a Competência específica de Geografia 1, pois promove o entendimento de conceitos geográficos que levarão os alunos à resolução de problemas em relação às intervenções e alterações realizadas pêla sociedade na natureza.
  • As páginas estudadas permitem o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 2, pois propiciam que haja compreensão sôbre como as sociedades utilizam os recursos da natureza por meio da técnica que desenvolveram ao longo do tempo.

B.

Fotografia B. Homens de uniformes cinza e capacetes trabalhando em uma avenida. Eles usam pás e estão entre amontoados de areia. Ao fundo, a via plana com mais pessoas.
Avenida da cidade de Salvador, Bahia, em 2021.

Observe novamente as imagens desta página e da página anterior e, depois, responda no caderno às questões a seguir.

Questão 4.

Qual transformação está ocorrendo na paisagem A?

Questão 5.

Que elementos indicam transformações ocorrendo na paisagem B?

Ícone 'Em grupo'.

Questão 6.

Imagine como eram essas paisagens antes das transformações mostradas nas fotos. Descrevam-nas aos colegas.

Os elementos são naturais, mas a paisagem é cultural

Na paisagem de um campo de flores, assim como na paisagem da lavoura de cana-de-açúcar, vista na foto A, predominam elementos naturais. Porém, nesses dois casos, essas não são paisagens naturais, e sim paisagens culturais. Isso porque os elementos naturais que as compõem não existiriam nesse lugar, nessa quantidade e nessa disposição sem a ação do ser humano.

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta: A colheita de uma lavoura de cana-de-açúcar.

Questão 5. Resposta: Obras em uma avenida.

Questão 6. Resposta pessoal. Incentive os alunos a observar outros elementos dos arredores para recompor mentalmente a paisagem anterior à transformação em processo. No caso da lavoura, a plantação repleta de cana-de-açúcar ou mesmo o terreno sem as plantas desenvolvidas. Na paisagem do bairro, área sem casas ou sem vegetação, como a que se vê em terceiro plano na foto.

sôbre o tema Os elementos são naturais, mas a paisagem é cultural, proponha uma reflexão a respeito do conceito de educação ambiental. Quando tratamos do tema Educação ambiental, é comum usarmos o têrmu preservação ambiental para nos referirmos a uma paisagem alterada que precisa ser “preservada”, como um rio em uma área urbana. Nesse caso, o correto seria dizer conservação ambiental, pois algo só pode ser preservado quando não houver mais interferência humana no ambiente em questão. Como grande parte das paisagens é apropriada pêlo ser humano, nesse caso, deverão ser conservadas pêla população, e não preservadas. Portanto, o têrmu preservação deve ser substituído por conservação.

Atividade a mais

Aproveite a oportunidade e apresente aos alunos a música “Saudosa maloca”, de Adoniran Barbosa (19121982). Oriente os alunos a ler a letra da música fazendo inferências sempre que pertinentes. Para isso, faça-lhes questionamentos como: “O que é maloca?”; “O que o compositor quis dizer com ‘cada táuba que caía?”; “O que significa a expressão ‘Deus dá o frio conforme o cobertor’?”. Chame a atenção dos alunos para o fato de que a letra descreve uma transformação na paisagem e para linguagem informal apresentada em alguns trechos da canção. Na sequência, explore aspectos da cultura juvenil propondo à turma que se organizem em grupos de três alunos para produzir uma paródia descrevendo a transformação de uma paisagem que conhecem.

Geografia em representações

A foto e a leitura da paisagem

Ao observar a foto de uma grande cidade, podemos identificar os diversos elementos presentes naquela paisagem, como ruas, avenidas e construções, e perceber a movimentação que nela ocorre observando o trânsito de pessoas e de veículos. Essas percepções mostram que a foto é um importante recurso no estudo geográfico da paisagem, pois auxilia na análise detalhada de seus elementos e na observação de sua dinâmica.

Em geral, os elementos de uma paisagem aparecem dispostos em diferentes planos, dos mais próximos aos mais distantes de quem a observa. Veja como podemos observar planos na foto a seguir.

Fotografia. No primeiro plano, o mar. Em segundo plano, praia com árvores e prédios. Ao fundo, uma morro rochoso e o céu azul com nuvens.
Paisagem da cidade de , Espanha, em 2018.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Observar paisagens em fotos.
  • Compreender o que é croqui.
  • Representar uma paisagem por meio de um croqui.
  • Identificar os planos de uma paisagem.

  • Auxilie os alunos no trabalho de identificação dos planos da paisagem e dos elementos presentes em cada um deles.
  • Outra possibilidade é solicitar aos alunos que levem algumas fotos de paisagens para delimitar os planos na paisagem escolhida.
  • A proposta de trabalhar A fotografia e a leitura da paisagem permite a articulação entre os componentes curriculares de Geografia e de Arte. Assim, poderá ser desenvolvido um trabalho em conjunto, por exemplo, a construção de um quadro com texturas de elementos da natureza, como folhas, galhos, terra, rochas etcétera

Algo a mais

  • Sebastião Salgado é um dos maiores fotógrafos brasileiros e seu trabalho tem um enfoque social bastante pronunciado e interessante. Seus principais trabalhos costumam ser identificados por características marcantes, como o fato de serem produzidas em preto e branco e retratarem a realidade como se você estivesse dentro do momento fotografado. Confira algumas fotos no seguinte link:
  • FUKS, Rebeca. Sebastião Salgado: 13 fotos impactantes que resumem a obra do fotógrafo. Cultura Genial. Disponível em: https://oeds.link/tCE3QP. Acesso em: 20 abr. 2023.

O croqui ou desenho da paisagem

Além da foto, uma paisagem pode ser representada por meio de um esboço de desenho denominado croqui.

O croqui é uma importante fórma de representação utilizada no estudo dos elementos presentes em uma paisagem. Por meio dêsse recurso, pode-se representar uma paisagem com seus elementos naturais e culturais, destacando como se apresenta a natureza em determinada porção da superfície terrestre e como ela tem sido ocupada e transformada pêla sociedade.

O croqui a seguir foi produzido com base na foto mostrada na página anterior. Note que êle representa os três planos da paisagem.

Ilustração de morros, prédios e árvores, e o mar. Com as indicações: Letra A, Primeiro plano, mar. Letra B, Segundo plano, Edifícios, morro e vegetação. Letra C, Terceiro plano, Morros e vegetação.

Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.

  1. Compare atentamente o croqui com a foto da cidade de . Descreva como os elementos presentes na paisagem da foto foram representados no croqui.
  2. Escolha uma paisagem já registrada em foto ou mesmo uma paisagem que você observa todos os dias e elabore um croqui para representá-la. Identifique os planos da paisagem em seu croqui. Depois de pronto, mostre para os colegas.
Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

Algo a mais

  • Ao trabalhar o croqui, é importante perceber, por meio das atividades, e, posteriormente, desenvolver nos alunos, as noções de representação do espaço geográfico. Para isso, leia com eles o livro:
  • ALMEIDA, Rosângela Doin de. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1992.

Respostas

1. Resposta: Os elementos da paisagem foram representados com linhas e côres.

2. Resposta pessoal. Oriente os alunos na escolha das imagens e na elaboração do croqui. Se considerar pertinente, monte um mural com as produções da turma.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Explique o que é paisagem.
  2. Cite exemplos de elementos naturais e de elementos culturais existentes na paisagem do lugar onde você mora.
  3. Cite exemplos de três elementos de uma paisagem que podem ser percebidos pêla audição e três percebidos pêlo olfato.

Aprofundando os conhecimentos

4. Leia e interprete a descrição. Depois, responda às questões a seguir.

reticências

     Para onde ir agora? Diante dele, a floresta era ainda mais densa, mais sombria, mais úmida. Cheia de sons e de muitos cheiros, com folhas macias e ásperas, troncos rugosos e lisos ao contato das suas mãos ou do seu rosto. Tão diferente, tudo, da sua casa e do seu jardim de Cravo Branco!

reticências

ALBERGARIA, Lino de. O relógio do mundo. São Paulo: Atual, 2005. página 14.

Ilustração. Dois galhos com folhas verdes.
  1. Escreva o nome dos sentidos relacionados às percepções citadas no texto.
  2. Identifique os elementos percebidos por outros sentidos, além da visão, nas paisagens citadas no texto O relógio do mundo.
  3. Explique a importância da utilização dos sentidos humanos para observar, perceber, descrever e analisar as paisagens.
Respostas e comentários

1. Resposta: Paisagem é tudo aquilo que conseguimos observar ou perceber por meio dos nossos sentidos em determinado lugar e momento.

2. Resposta pessoal. Verifique se os alunos identificam elementos naturais, como rio, lago, fórmas de relêvo, vegetação, entre outros, e elementos culturais, como casas, lavouras, rodovias, barragens etcétera

3. Resposta pessoal. Os alunos podem responder, por exemplo, que podem ser percebidos pêla audição o som dos automóveis nas ruas, do canto dos pássaros, das ondas do mar, entre outros. Podem ser percebidos pêlo olfato o cheiro da fumaça lançada pelos escapamentos dos automóveis, do perfume das flores, do lixo acumulado nas ruas, entre outros.

4. a) Resposta: Visão, olfato, audição e tato.

4. b) Resposta: A umidade da floresta, os sons, os cheiros, a maciez e a aspereza das folhas, a superfície rugosa ou lisa dos troncos das árvores.

4. c) Resposta: Os sentidos são importantes, pois muitos elementos das paisagens não são apenas visíveis, mas captados pelos outros sentidos do corpo humano.

  • As atividades desta página favorecem a análise do conhecimento dos alunos acêrca dos assuntos trabalhados no decorrer do capítulo. Compare o desempenho deles com outras observações feitas no decorrer do estudo para identificar avanços e ou ou dificuldades. Se necessário, proponha novas análises sôbre o ponto em questão.
  • Caso considere pertinente, peça aos alunos que desenhem em uma folha de papel sulfite a paisagem do lugar onde moram e, com base nesse desenho, respondam às atividades 1 a 3.
  • Antes de realizar a atividade 4, se possível, leve os alunos até a frente da escola, para que percebam a paisagem do lugar. Oriente-os a fazer isso utilizando outros sentidos além da visão. Como alternativa para realizar a atividade, organize os alunos em duplas e oriente-os a contar um para o outro como é a paisagem onde vivem. O colega que está escutando a descrição deverá desenhar a paisagem conforme as informações que ouviu. Quem contou também deverá fazer a atividade com base na descrição que ouvir e, então, ambos poderão comparar os desenhos, analisando se quem vivencia a paisagem e a conhece consegue desenhar com mais detalhes.

Ao ver uma paisagem, podemos interpretá-la, o que pode despertar sensações como gôstos, cheiros e sons. Leia o texto a seguir e confira essa possibilidade.

Um texto a mais

Nossos sistemas sensoriais, como a experiência estética, operam simultaneamente em vários canais. Nas instalações interativas que se configuram como paisagens sinestésicas, a experiência multissensorial possui caráter dinâmico, envolvendo diferentes percepções e forçando o compartilhamento com outros sentidos. As paisagens sinestésicas incluem uma gama de envolvimento sensorial, incluindo côres e interações de áudio. A fusão sensorial é de natureza exploratória, evidenciando a combinação ativa de elementos visuais, sonoros e por vezes táteis. reticências

CAETANO, Alexandra Cristina Moreira. Paisagens sinestésicas: processos criativos com dispositivos de . ín: ENCONTRO NACIONAL ampápi, 2013, Belém, Anais... Belém: 2013, página 12291242. Disponível em: https://oeds.link/Bro2yX. Acesso em: 2 maio 2022.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Elabore um esquema, como o mostrado a seguir, e o preencha com as informações solicitadas.

Ícone 'Modelo'.

Nome

Lugar que gosta

Motivo

Lugar que não gosta

Motivo

2. Leia as informações a seguir.

A.

O petróleo explorado no litoral do estado do Rio de Janeiro é levado para refinarias localizadas em diferentes lugares do nosso país.

Fotografia A. Uma plataforma com torre de metal no mar. Ao fundo há morros e construções.
Plataforma de exploração de petróleo em Niterói, Rio de Janeiro, em 2019.

B.

Na refinaria, o petróleo é transformado em diversos produtos, como a gasolina, que é comercializada em postos de combustível de diversas partes do Brasil.

Fotografia B. Um carro estacionado em um posto de gasolina ao lado de uma bomba. Há um homem em pé ao lado do automóvel.
pôsto de combustível na cidade de Arapongas, Paraná, em 2021.

Agora, responda às seguintes questões.

  1. Qual produto estabelece uma relação entre os lugares?
  2. êsse produto também está relacionado com o lugar em que você vive? De que fórma?
  3. Cite alguns tipos de trabalho realizados pêlas pessoas que fazem parte da relação entre os lugares mostrados.
  4. O exemplo demonstra uma relação entre lugares próximos ou distantes?
Ícone 'Em grupo'.

3. Em pares, conversem e apresentem para o colega um lugar que êle não conheça, descrevendo-o oralmente. Lembre-se de indicar características que tornam êsse lugar semelhante ou diferente de outros e também o que é possível perceber sôbre êsse lugar por meio dos sentidos do corpo.

Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Oriente os alunos a indicar uma resposta sintética, com descrições diretas sôbre os lugares e os motivos.

2. a) Resposta: O petróleo. Os alunos também podem nomear derivados, como a gasolina e o óleo diesel.

2. b) Resposta pessoal. Provavelmente, os alunos responderão que sim, podendo citar os combustíveis de automóveis, ônibus e caminhões, que fazem parte do dia a dia deles.

2. c) Possíveis respostas: Trabalhadores da plataforma de petróleo e da refinaria, motoristas de caminhão que transportam combustíveis, frentistas e outros trabalhadores dos de combustíveis.

2. d) Resposta: Lugares distantes.

3. Resposta pessoal. Oriente os alunos a conversar inicialmente para definirem quais lugares serão apresentados ao colega de dupla. Incentive-os a fazer perguntas sôbre os diferentes lugares descritos por todos.

Objetivos das atividades

1. Identificar lugares que vivenciam e suas percepções com relação a eles.

2. Reconhecer a relação entre os lugares com base no exemplo apresentado, assim como a relação entre êsse exemplo e o seu cotidiano.

3. Descrever uma paisagem mencionando elementos nela presentes que podem ser percebidos por outros sentidos humanos além da visão.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos tenham dificuldade de responder à atividade, apresente a eles o filme O jardim secreto. Nele, uma criança descobre um jardim abandonado perto de onde mora e apresenta-o a dois amigos. Juntas, essas crianças transformam êsse espaço em um lugar especial. Você também pode explorar a imagem do filme, os detalhes da vegetação, a presença das crianças, o que elas fazem no jardim etcétera

2. Caso os alunos tenham dúvidas para responder às questões a, b, c e d, apresente a eles várias fotos que representem as relações entre os lugares citados na atividade, como foto da plataforma de petróleo, de refinaria, de caminhões transportando combustíveis por rodovias brasileiras e, por fim, de pôsto de combustível. Mostre as imagens aos alunos e juntos escrevam um esquema de fluxo no quadro representando as relações entre os lugares. Os alunos podem copiar no caderno, caso considere interessante.

3. Caso os alunos tenham dificuldade em responder à atividade, descreva para eles uma paisagem conhecida por todos, como a da rua da escola. Fale sôbre os elementos naturais e culturais existentes destacando os sentidos humanos que podem ser usados para percebê-los.

Caso considere interessante, realize a estratégia de metodologia ativa One minute paper. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêstemanual. Na sequência, apresente a questão 3 e oriente-os a realizá-la. Se achar conveniente, como última etapa, peça aos alunos que desenhem uma das paisagens, descritas pêla dupla, na fórma de um cartaz. Realize uma rodada de apresentações garantindo que haja um ambiente de respeito.