UNIDADE 2 Cartografia: representação do espaço geográfico

Fotografia. Dois rapazes em pé montando um quebra-cabeças com a figura de um mapa. Eles posicionam grupos de peças sobre uma mesa de pingue-pongue.
A imagem retrata duas pessoas montando um quebra-cabeça que apresenta uma representação cartográfica.
Respostas e comentários

Ao iniciar a unidade 2, auxilie os alunos na leitura da imagem. Ela mostra pessoas montando o quebra-cabeça de um mapa. Chame a atenção deles para a identificação das partes que já foram montadas e pergunte se é possível identificar a parte do mundo que ela representa, bem como as que ainda faltam montar para concluir o quebra-cabeça. Enfatize que êle é uma fórma de representação não convencional e que pode não conter informações categóricas e completas sôbre as divisões territoriais do planeta Terra como um planisfério oficial.

Sugestão de avaliação

Antes que os alunos leiam a legenda da foto e respondam às questões da próxima página, resgate os conhecimentos prévios deles pedindo-lhes que fechem os olhos, pensem em nosso planeta e respondam às seguintes perguntas.

a) O que vem à sua mente quando você pensa no planeta Terra?

b) Qual é a fórma do nosso planeta? Como ela pode ser representada? Há diferenças entre modos de representá-lo?

Respostas

a) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que é um planeta com formato semelhante a uma esfera.

b) Espera-se que os alunos respondam: Formato esférico. Pode ser representada por meio de um globo terrestre ou de um planisfério. Sim, há diferença, o globo terrestre consiste em uma representação em miniatura do nosso planeta, ou seja, tridimensional, já o planisfério é uma representação plana, ou seja, bidimensional.

Diariamente estamos em contato com diferentes representações cartográficas, seja na escola, nas ruas, em locais públicos, como mostra a imagem da página anterior, ou ainda nos meios de comunicação.

Iniciando a conversa

  1. Você já viu uma representação como a dessa imagem? Como ela se chama?
  2. Que outro tipo de representação da superfície terrestre você conhece?
  3. Conte para os colegas da sala uma situação em que você utilizou uma representação cartográfica.

Agora vamos estudar...

  • a importância da Cartografia em nosso dia a dia;
  • os diferentes tipos de representação cartográfica;
  • as convenções cartográficas;
  • os diferentes pontos de vista;
  • o significado da escala nos mapas;
  • como se orientar no espaço geográfico;
  • as coordenadas geográficas;
  • a superfície do planeta Terra;
  • movimentos da Terra;
  • o sistema de fusos horários.
Respostas e comentários

Algo a mais

  • Para ampliar os conhecimentos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (í bê gê É) disponibiliza em seu site vocabulários, glossários e dicionários. Para conhecer êsse material, visite a seguinte página.
  • í bê gê É. Vocabulário e glossários. Disponível em: https://oeds.link/oYwbIa. Acesso em: 3 junho 2022.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho com os assuntos da unidade, proponha a eles a estratégia Brainstorming. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Nesta proposta, organize uma roda de conversa com base nas questões propostas na página anterior desta Assessoria e as questões apresentadas nesta.

Respostas

1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que sim, pois eles provavelmente estudaram Cartografia nos anos anteriores. A resposta poderá ser mapa.

2. Espera-se que os alunos respondam que o globo terrestre também é uma fórma de representação do planeta Terra.

3. Resposta pessoal. Algumas possibilidades de resposta são a utilização de mapa turístico e o uso do gê pê ésse ou de outros aplicativos de localização.

CAPÍTULO 4 A Cartografia

Você já percebeu em quais situações de seu dia a dia utilizou conhecimentos de Cartografia? Por exemplo, quando consultou um mapa para encontrar um local ou quando desenhou o caminho de sua casa para explicá-lo a alguém. Alguns profissionais utilizam conhecimentos cartográficos cotidianamente, como taxistas, arquitetos, geógrafos e guias turísticos.

Ao longo do tempo, a necessidade de registrar os caminhos, assim como as características dos lugares em que vivia, levou o ser humano a desenvolver e aperfeiçoar cada vez mais os conhecimentos sôbre as representações do espaço.

Tanto os conhecimentos cartográficos quanto o domínio de suas técnicas são fundamentais aos estudos da Geografia e de outras ciências, pois representações como mapas, globos terrestres e maquetes possibilitam o registro de aspectos políticos, econômicos, populacionais, históricos ou ambientais do espaço geográfico.

Portanto, em nossos estudos nesta unidade, vamos aprimorar nossos conhecimentos sôbre a Cartografia.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Que tipo de informações as pessoas da foto a seguir podem obter observando o mapa?

Fotografia. Um grupo de pessoas em pé observando uma placa com mapa e fotos. Atrás deles há árvores.
Pessoas observando um mapa na Croácia, em 2021.
Respostas e comentários

Questão 1. Possível resposta: As pessoas podem verificar o caminho que devem percorrer para chegar a determinado lugar, verificar a distância entre dois lugares, observar a dimensão de uma área etcétera

Objetivos do capítulo

  • Reconhecer a importância da Cartografia em nosso dia a dia.
  • Conhecer a evolução das técnicas cartográficas ao longo dos séculos e identificá-las no aprimoramento das fórmas de representações do espaço.
  • Compreender a importância de fotografias aéreas na produção de mapas.

Justificativas

Durante o trabalho envolvendo os temas dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de reconhecer elementos cartográficos no seu dia a dia, constatando a importância de conhecê-los e utilizá-los. Conhecerão um pouco da história e da evolução das técnicas cartográficas, compreendendo como o ser humano foi conhecendo e mapeando os territórios, sendo possível identificá-los e estudá-los atualmente.

Um texto a mais

O texto a seguir aborda a importância da abstração para o entendimento dos mapas e seus conteúdos como importante recurso didático no ensino de Geografia.

O processo de aprendizagem exige uma participação do sujeito no meio externo, mediante experiência. Essa experiência pode ser diretamente sôbre os objetos – experiência física –, o que implica uma ação do sujeito no sentido de descobrir as propriedades de tais objetos. A abstração, aqui, está presa às propriedades do objeto. A experiência pode ser, também, indiretamente sôbre os objetos – experiência matemática –, o que implica agir sôbre as ações exercidas pelos sujeitos. A abstração, nesse caso, prende-se não mais às propriedades dos objetos, mas às ações exercidas sôbre eles, isto é, às coordenações das ações ou, ainda, às estruturas mentais do sujeito.

A aprendizagem do mapa depende tanto de experiência física como da experiência matemática. Na prática, é impossível, em relação ao mapa, separar o objeto (mapa) da ação exercida pêlo sujeito sôbre o objeto (representação espacial). Consequentemente, a aprendizagem do mapa é um tipo diferente de aprendizagem, em muitos aspectos. O mapa, em sentido psicológico, apresenta três atributos indissociáveis – redução, rotação e abstração, que se traduzem na representação.

O representável no mapa caracteriza-se sempre: a) pêlo seu tamanho, que é grande em relação ao organismo daquele que aprende – e mais nítida ainda é a diferença, considerando-se a criança; b) pêla sua fórma: pêlo fato de ser curva a superfície da Terra e pêla complexidade das fórmas de objetos perceptíveis, eventos, pessoas e relações entre objetos; e c) pêlo fato de que os objetos, dada a sua complexidade de tamanho e fórma, não permitem que o sujeito os perceba de uma só vez, pois o seu organismo encontra-se mergulhado no mundo e não flutuando sôbre êle, exigindo, para aprender sôbre o espaço terrestre como um todo, trabalhar com a sua representação.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. página 25.

Evolução das técnicas cartográficas

Ao longo do tempo, o ser humano percebeu a importância dos conhecimentos cartográficos em seus estudos sôbre a Terra. Dessa maneira, as técnicas cartográficas utilizadas para representar a superfície terrestre foram sendo aperfeiçoadas.

Observe a seguir algumas representações cartográficas que evoluíram ao longo da história da humanidade.

Mapa A. Bloco de coloração alaranjada com entalhes e partes quebradas.
O mapa A, de é o mais antigo de que se tem conhecimento. êle foi elaborado pelos babilônios provavelmente entre 4500 e 5800 anos atrás e feito em um pequeno pedaço de argila cozida, com cêrca de 8 centímetros. Nele está representada uma região da Mesopotâmia (atual Iraque), onde se observam o rio Eufrates e as montanhas vizinhas.
Mapa B. Mapa romano com os continentes da Ásia, Europa e África compondo uma formação arredondada e irregular.
O mapa B mostra uma reprodução do mapa romano mais antigo de que se tem conhecimento. Elaborado por volta do ano 7 a.C.glossário o mapa representa os conjuntos das terras conhecidas naquela época, como a Europa, a Ásia e a África.
Mapa C. Mapa em formato circular com uma divisão em T em seu interior, na parte superior, a Ásia, na porção à esquerda, Europa e à direita, África. Ao redor do círculo há inscrições.
O mapa C foi elaborado aproximadamente no século sete, pêlo bispo espanhol Isidoro de Sevilha. Mais conhecido como mapa , essa representação foi elaborada com base em concepções religiosas da época, quando ainda se imaginava que a superfície do planeta era totalmente plana. Nele estão representadas somente as terras que os europeus conheciam até então, como a Europa, a Ásia e a África, cercadas por apenas um oceano.
Respostas e comentários

O trabalho sôbre a Evolução das técnicas cartográficas favorece a integração com os temas do componente curricular de História. Explique aos alunos que em cada momento da história as sociedades utilizavam os recursos que tinham à disposição para representar os mais diversos espaços por onde passavam. Leve algumas representações cartográficas e distribua uma a cada grupo de quatro alunos para que analisem e explorem a imagem. Proponha aos alunos que façam um levantamento, por período histórico, dos povos que habitavam cada local daquelas representações e descrevam como eram as casas deles, as cidades, o que comiam, como se protegiam, qual estrutura social havia etcétera Com isso, desperta-se o interêsse dos alunos em verificar as representações cartográficas e o contexto vivido no momento daquela produção.

As primeiras representações mais exatas da superfície terrestre surgiram a partir das grandes navegações realizadas pelos europeus, sobretudo portugueses e espanhóis, durante os séculos quinze e dezesseis. Essas expedições marítimas contribuíram para a melhoria das técnicas de representação cartográfica, pois os navegadores utilizavam a bússola, o astrolábioglossário e outros instrumentos que permitiam orientações mais precisas. Além disso, as viagens eram acompanhadas por cartógrafos que elaboravam mapas cada vez mais fidedignos das terras encontradas.

Mapa. Planisfério histórico mostrando os continentes nas posições atuais com a região da América, Antártica e Oceania com distorções.
Planisfério produzido pêlo belga Mêrcator, em 1587. êsse planisfério foi uma das primeiras representações mais exatas da superfície terrestre.

Ao longo do século vinte, muitos avanços tecnológicos provocaram uma verdadeira revolução nas técnicas cartográficas, possibilitando, assim, a produção de representações cada vez mais detalhadas e precisas da superfície terrestre.

Essa evolução foi marcada pêlo desenvolvimento de instrumentos de orientação e de localização cada vez mais avançados, como o gê pê ésse (Global Positioning System), cuja sigla em português significa Sistema de Posicionamento Global; e também pêla utilização de fotografias aéreas e de imagens produzidas por satélites artificiaisglossário , que permitiram a representação da superfície do planeta de maneira mais precisa, assunto que estudaremos nas páginas seguintes.

Respostas e comentários

Algo a mais

  • Explore o site do í bê gê ÉEduca com a turma. êle pode ser frequentemente consultado nas aulas de Geografia, não apenas por conter informações estatísticas, mas também por apresentar outros conteúdos, incluindo materiais destinados à faixa etária dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. No site, acesse os canais temáticos, como o í bê gê É Educa Crianças ou o í bê gê É Educa Jovens.
  • IBGE. í bê gê É educa. Disponível em: https://oeds.link/9rmTBT. Acesso em: 20 abr. 2023.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Explique a importância das representações cartográficas para a Geografia. Cite um exemplo de como essas representações estão presentes em seu cotidiano.
  2. O desenvolvimento de instrumentos de orientação e de localização marcou a evolução das técnicas cartográficas. Com base nessa afirmação:
    1. escreva dois exemplos de instrumentos que representam essa evolução.
    2. explique o que instrumentos permitiram.
  3. De que maneira as expedições marítimas, durante os séculos quinze e dezesseis, contribuíram para a melhoria das técnicas de representação cartográfica?

Aprofundando os conhecimentos

4. Observe o planisfério elaborado com base em imagens de satélite e compare-o com o planisfério da página anterior. Em seguida, elabore um texto explicando como o avanço das técnicas tornou mais precisas as representações cartográficas. Sua explicação pode ser baseada nas representações das páginas 51 e 52.

Imagem de satélite. Planisfério mostrando todos os continentes atuais em tons de verde e bege.
Planisfério elaborado com base em imagens de satélite. A côr mais escura representa os oceanos e mares. As áreas continentais estão representadas em verde, tons claros representam os grandes desertos da Terra e o branco mostra a extensão das geleiras polares.
Respostas e comentários

1. Resposta: As representações cartográficas contribuem para a realização de diversos estudos, como os econômicos, os populacionais, os históricos e os ambientais. Resposta pessoal. Possível resposta: As representações podem auxiliar na localização de um lugar, no deslocamento de um lugar para outro etcétera

2. a) Resposta: A bússola e o gê pê ésse.

2. b) Resposta: instrumentos permitiram orientação e localização na superfície terrestre cada vez mais precisas, que, por sua vez, possibilitaram representar a superfície terrestre de maneira mais fidedigna.

3. Resposta: Para conduzir as embarcações, os navegadores utilizavam a bússola, o astrolábio e outros instrumentos que permitiam orientações mais precisas. Além disso, havia o objetivo de encontrar novas terras e cartógrafos presentes nessas expedições elaboravam mapas cada vez mais fidedignos das terras encontradas.

4. Resposta nas orientações ao professor.

  • Na atividade 1, os alunos deverão responder oralmente. Se necessário, conduza a participação deles por meio de perguntas ou solicitando-lhes que relatem experiências de localização. Proponha a eles, por exemplo, desafios em que estejam perdidos e que necessitem de instrumentos cartográficos para resolverem os problemas.
  • Nas atividades 2 e 3, organize a turma em duplas. As respostas podem vir em fórma de mapa mental, um organograma simples que sintetiza ambas as respostas.
  • Na questão 4, explore o pensamento computacional com a produção de texto. Primeiramente, solicite aos alunos que dividam as etapas da produção do texto, selecionando as informações mais importantes e escolhendo os assuntos de cada um dos parágrafos, e que escolham elementos e informações que vão auxiliá-los na escrita. Assim, eles desenvolverão aspectos das habilidades de abstração e organização. Oriente-os a manter a estrutura e as características do gênero textual escolhido, reconhecendo os padrões. Com todas as ferramentas organizadas em mãos, a produção do texto ficará mais completa.
  • Aproveite a questão 4 para apresentar outro mapa aos alunos, no qual a Europa não esteja no centro ou que tenha uma estrutura diferente, invertendo o Norte e o Sul, por exemplo. Trabalhe o conceito de eurocentrismo e explique a eles que, historicamente, a produção cartográfica europeia privilegiou a posição do continente na posição central e na parte superior dos mapas, o que serviu para reforçar a importância econômica e central dos países europeus em relação às nações menos desenvolvidas economicamente do Hemisfério Sul.

Resposta

4. Resposta pessoal. Verifique se os alunos identificam que o aprimoramento das técnicas de representação cartográfica ocorreu por meio do desenvolvimento de instrumentos de orientação e de localização, como a bússola e o gê pê ésse, o que possibilitou conhecer novas áreas da Terra. Além disso, devem reconhecer a importância do período das Grandes Navegações na evolução da Cartografia.

Fotografias aéreas

As fotografias aéreas, na maioria das vezes, são produzidas por meio de câmeras fotográficas especiais instaladas no compartimento inferior de uma aeronave. À medida que a aeronave se desloca, as câmeras fotografam automaticamente a superfície terrestre, registrando cada parte da área sobrevoada, como mostra a imagem a seguir.

Imagem com elementos não proporcionais entre si.

Esquema. Na parte superior um avião em duas posições diferentes, seguindo uma linha de voo. Abaixo à esquerda, cidade com casas, edifícios e à direita, área de campo com morros, árvores e plantações. A primeira posição do avião tira a Foto 1 que abrange parte da cidade e parte do campo. A segunda posição tira a Foto 2 com uma pequena porção da cidade e todo o restante do campo.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 27.

As fotografias aéreas verticais permitem que muitos elementos de uma paisagem sejam analisados em conjunto. Por meio delas, podemos visualizar, por exemplo, o traçado das ruas, a disposição das casas, os tipos de cultivo, as características da vegetação nativa, a fórma dos rios etcétera

Por fornecer informações precisas e detalhadas da superfície terrestre, as fotografias aéreas tornam-se um recurso muito importante para a elaboração de mapas. Essas fotografias são utilizadas por empresas especializadas na elaboração dos mais diversos tipos de mapas.

Observe com atenção a fotografia aérea mostrada a seguir.

Fotografia. Vista aérea. Uma rotatória com uma área gramada à esquerda, e casas à direita, com a via passando ao centro.
Fotografia aérea que mostra parte da cidade de , em Israel, em 2021.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Quais elementos você consegue identificar nessa fotografia aérea?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 3.

De acôrdo com os elementos que você observou, trata-se de uma área rural ou urbana?

Respostas e comentários

Questão 2. Possíveis respostas: lago, vegetação, ruas e construções.

Questão 3. Resposta: De uma área urbana.

Um texto a mais

Ao trabalhar o assunto Fotografias aéreas, explique aos alunos que existem várias fórmas de representação espacial. Para que compreendam as diferenças, leve para a sala de aula planisférios, globos terrestres e cartas, para que eles os manuseiem e façam questionamentos e inferências sôbre materiais. êsse estudo pode ser complementado com o texto a seguir, que explica a diferença entre mapas, cartas e plantas.

reticências

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (á bê eni tê) dá a seguinte definição ao têrmu mapa: “Representação gráfica, em geral uma superfície plana e numa determinada escala, com a representação de acidentes físicos e culturais da superfície da Terra, ou de um planeta ou satélite”. Já a palavra carta tem a seguinte explicação: “Representação dos aspectos naturais e artificiais da Terra, destinada a fins práticos da atividade humana, permitindo a avaliação precisa de distâncias, direções e a localização plana, geralmente em média ou grande escala, de uma superfície da Terra, subdividida em folhas, de fórma sistemática, obedecido um plano nacional ou internacional”.

reticências A principal característica da planta é a exiguidade das dimensões da área representada. reticências

Já que a representação se restringe a uma área muito limitada, a escala tende a ser muito grande e, em consequência, a aumentar o número de detalhes. Mas é a prevalência do aspecto da área diminuta que caracteriza a planta. reticências

OLIVEIRA, Cêurio de. Curso de cartografia moderna. Rio de Janeiro: í bê gê É, 1993. página 31.

Algo a mais

  • Acessando o link Ortomosaicos, no site do í bê gê É, você encontrará várias imagens de fotos aéreas e de satélites.
  • í bê gê É. Ortomosaicos. Disponível em: https://oeds.link/DUFLCm. Acesso em: 6 maio 2022.

Imagens de satélite

As imagens de satélite são obtidas por meio de satélites artificiais, que permanecem em elevadas altitudes ao redór da Terra. satélites geram imagens a partir de sensoresglossário especiais que captam a energia refletida pêla superfície terrestre, como mostra a a.

As imagens captadas pelos satélites registram os elementos existentes na superfície, que no caso da Terra podem ser cidades, lavouras, rios, lagos, florestas, fórmas do relêvo e do litoral. As informações coletadas são enviadas para a Terra e transformadas, por meio de computadores, em mapas extremamente precisos. Veja a imagem de satélite a seguir.

Ilustração A. Um satélite sobre a superfície da Terra. Há um foco sobre uma pequena região no planeta.
Imagem representativa da captura de imagem da superfície terrestre por meio de satélite artificial.
Fotografia. Imagem de satélite mostrando o Rio Solimões e o Rio Negro que se unem compondo um único curso. Na margem central do Rio Negro está Manaus e à direita dela, a Floresta Amazônia. No canto superior direito, seta apontando para o norte, e na parte inferior, a escala: 10 quilômetros por centímetro.
A imagem mostra a cidade de Manaus, Amazonas, e áreas vizinhas, captadas pêlo satélite lêndsát 8, em 2022. A côr mais clara, no centro da imagem, mostra a cidade de Manaus; o verde representa as áreas da floresta Amazônica; a côr escura mostra as águas do rio Negro; e a côr bege, as águas do rio Solimões.
Respostas e comentários

As imagens de satélite são utilizadas para diferentes funções no dia a dia de muitos profissionais, como no setor cartográfico, monitorando áreas de queimadas, desmatamentos e captando modificações de correntes marítimas, importantes para a previsão do tempo. Alguns satélites artificiais também servem para transmitir sinais de telecomunicações.

Um texto a mais

O tema abordado na página 55 mostra como as técnicas cartográficas evoluíram, tornando a representação da superfície terrestre cada vez mais precisa, sobretudo com utilização das imagens de satélite. O texto a seguir aborda o sensoriamento remoto como importante recurso didático no ensino de Geografia.

Os novos parâmetros curriculares reforçam a importância do uso de novas tecnologias, como a do sensoriamento remoto, que se destaca da maioria dos recursos educacionais pêla possibilidade de se extraírem informações multidisciplinares, uma vez que dados contidos em uma única imagem podem ser utilizados para multifinalidades. A partir da análise e interpretação de sensores remotos, os conceitos geográficos de lugar, localização, interação homem/meio, região e movimento (dinâmica) podem ser articulados. As imagens são um recurso que permite determinar configurações que vão da visão do Planeta Terra a de um Estado, região ou localidade.

Quanto aos aspectos físicos, pode-se observar a repartição entre terras e oceanos, a distribuição de grandes unidades estruturais, como cadeias de montanhas, localização de cursos d’água e feições relacionadas a estes (meandros, deltas etcétera), o relêvo continental (escarpas, cristas, morros, colinas etcétera) e litorâneo (falésias, dunas, praias, ilhas, golfos, baías etcétera), evolução da cobertura vegetal, a configuração, organização e expansão das grandes cidades, o fenômeno da conurbação, bem como as características e a evolução das áreas agropecuárias.

FLORENZANO, Tereza Galloti. Imagens de satélite para estudos ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2002. página 93.

Produzindo mapas

As fotografias aéreas e as imagens de satélites auxiliam na produção de representações cartográficas, como os mapas, pois permitem que muitos elementos de determinada área sejam analisados em conjunto.

O registro da superfície feito por meio de fotografia aérea ou de imagens de satélites possibilita destacar os elementos e, assim, elaborar um mapa.

Veja, na imagem a seguir, que um mapa está sendo elaborado em um programa de computador. Nele foram traçados os elementos da paisagem da fotografia aérea da página 54. Os elementos que apresentavam alguma semelhança, como as árvores e os gramados, os diferentes tipos de construções, as calçadas e as ruas pavimentadas, foram contornados e pintados com côres iguais.

Para que possamos compreender o significado dos elementos representados no mapa, é necessário observar a legenda que o acompanha.

Fotografia. Um homem de camisa xadrez e óculos sentado em frente a um computador com a ilustração de uma cidade. Na mesa há uma luminária e ao fundo, janelas abertas.
Pessoa trabalhando na elaboração de um mapa.

Veja a seguir como ficou a representação dos elementos que apareceram na fotografia aérea.

Parte da cidade de , em Israel

Mapa. Parte da cidade de Rosh Haayan, em Israel. Uma cidade com áreas construídas à esquerda e em maior quantidade à direita; com ruas ao centro, com uma rotatória acima; gramado em uma porção à esquerda; calçamento ao redor das vias; árvores entre as áreas construídas e a área gramada.
Mapa elaborado com base em uma fotografia aérea.
Respostas e comentários
  • Os conteúdos trabalhados nesta página contemplam a Competência específica de Geografia 4, pois favorecem o entendimento da linguagem cartográfica para que os alunos compreendam sua utilização e inserção em seu dia a dia.
  • Proponha aos alunos um trabalho articulando os conhecimentos dos componentes curriculares de Geografia e de Língua Portuguesa. Para isso, convide o professor dêsse componente curricular a participar da atividade. Explique à turma que muitos clássicos da literatura brasileira apresentam uma espacialização no território do país. Promova um trabalho escolhendo, com o professor de Língua Portuguesa, alguns clássicos literários e identifique com os alunos a espacialização que êle retrata. Essa atividade pode ser auxiliada pêlo Atlas das representações literárias de regiões brasileiras, publicado pêlo í bê gê É. êle apresenta diversas representações cartográficas regionais que mostram a espacialização utilizada em grandes clássicos da literatura brasileira. Confira a publicação disponível em: https://oeds.link/c7oJ9q. Acesso em: 11 maio 2022.

Convenções cartográficas

Os elementos gráficos utilizados na elaboração de um mapa são fundamentais para que possam transmitir diferentes informações por meio dêsse tipo de representação cartográfica. Essas informações podem ser representadas por uma grande variedade de símbolos, côres, figuras geométricas (círculos, triângulos), pontos, traços, linhas, números, letras, entre outras representações.

No entanto, para que os mapas possam ser bem compreendidos, foram criadas as convenções cartográficas, ou seja, algumas fórmas usuais de representar determinadas informações em um mapa. Por exemplo, o uso da côr azul para indicar rios, lagos e oceanos, o verde para as florestas, as linhas contínuas ou tracejadas para as vias de transporte.

Veja a seguir alguns exemplos de elementos gráficos que são utilizados nos mapas.

As convenções cartográficas

Símbolos

Cidades

• Cidades

⦿ Capital do estado

Energia (usinas)

Ícone composto por um círculo vermelho com um estrutura com três abas formando algo semelhante a um triângulo.Energia nuclear

Ícone composto por um círculo azul com um raio.Hidrelétrica

Ícone composto por um círculo verde com uma torre expelindo fumaça.Termelétrica

Indústria

Ícone composto por um círculo marrom com uma cadeira.Mobiliária

Ícone composto por um círculo roxo com um carro.Automóveis

Ícone composto por um círculo verde com uma camiseta.Têxtil

Produtos agropecuários

Ícone composto por um círculo verde com uma espiga de milho.Milho

Ícone composto por um círculo roxo com grãos.Soja

Ícone composto por um círculo roxo com um peixe.Peixes

Ícone composto por um círculo vermelho com um galo.Aves

Ícone composto por um círculo laranja com um boi.Bovinos

Recursos minerais

Ícone composto por um círculo laranja com um losango.Ferro

Ícone composto por um círculo roxo com uma estrutura de quatro lados.Alumínio

Ícone composto por um círculo verde com um diamante.Diamante

Transporte

Ícone composto por um círculo vermelho com um avião.Aeroporto

Ícone composto por um círculo roxo com um navio.Porto

Áreas

Clima

Retângulo laranja.Cerrado

Retângulo rosa.Temperado

Retângulo verde-claro.Tropical

Vegetação natural

Retângulo verde.Floresta

Retângulo vermelho.Campos

Retângulo azul.Caatinga

Linhas

Rios

Linha sinuosa, fina e azul.Rios permanentes

Linha pontilhada azul.Rios temporários

Linha sinuosa grossa e azul.Trechos navegáveis

Vias de transporte

Linha sinuosa com traços.Ferrovia

Linha sinuosa vermelha. Rodovia

Linha sinuosa verde.Hidrovia

Respostas e comentários

O estudo do quadro das convenções cartográficas pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento espacial, principalmente se contextualizado à interpretação de mapas, aqueles presentes na coleção ou outros. Incentive os alunos a refletir sôbre o uso que dariam às diferentes situações a cada mapa analisado. Essa abordagem contribui para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero nove e da Competência específica de Geografia 4.

Atividade a mais

Ao trabalhar o tema Convenções cartográficas, peça aos alunos que desenhem um mapa representando o caminho de casa para a escola. Oriente-os a colocar os itens que são considerados convenções nos mapas para identificar o que estão desenhando, como um desenho de carro representando alguma área com intenso fluxo de veículos, por exemplo, ou seja, empregando côres e símbolos para identificar o conteúdo de sua representação. Depois, peça-lhes que mostrem sua produção aos colegas para que percebam as diferenças de conteúdo e possam interpretar outros mapas, valorizando a diversidade de representações e aumentando o aprendizado.

Interpretando as convenções cartográficas

As convenções cartográficas, como as apresentadas na página 57, geralmente, podem ser classificadas em símbolos, côres e linhas.

  • Os símbolos são utilizados como pontos sôbre o mapa, indicando a localização de elementos, que podem ser representados individualmente no espaço. Exemplos: a localização de cidades, usinas hidrelétricas, portos e aeroportos etcétera
  • As áreas são utilizadas nos mapas para representar a extensão de certos fenômenos na superfície terrestre, por exemplo, onde ocorrem os diferentes tipos de clima ou formações vegetais, as fórmas do relêvo, o território de estados, países etcétera
  • As linhas traçadas sôbre os mapas representam elementos que se apresentam em fórmas lineares, como o traçado de rodovias, ferrovias, o curso de rios, a divisão política entre países etcétera
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 4.

Observe o mapa a seguir e responda às questões no caderno.

Região Sul (2017)

Mapa. Região Sul (2017). 
Paraná, capital: Curitiba; Santa Catarina, capital: Florianópolis; Rio Grande do Sul, capital: Porto Alegre. 
Símbolo Porto: um na costa de Paraná, dois na costa de Santa Catarina, um em um trecho navegável na região central, e dois na região costeira de Rio Grande do Sul. 
Símbolo Aeroporto: três no Paraná; três em Santa Catarina e dois em Rio Grande do Sul. 
Há linhas que indicam rodovias, em vermelho, e ferrovias, em preto, espalhados por toda a região, interligando os três estados. 
As linhas em azul indicam trechos de rios navegáveis, como: na divisa do estado do Paraná com São Paulo e Mato Grosso do Sul; no interior do estado do Paraná; na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina e a Argentina; e no interior do Rio Grande do Sul.
Na parte superior esquerda, mapa de localização do Brasil com destaque para a região descrita e no canto inferior, rosa dos ventos e a escala: 1120 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 141.

  1. O que o mapa representa?
  2. Que elementos foram utilizados para representar os estados da Região Sul?
  3. O que as linhas representam?
  4. Quais foram os símbolos utilizados e o que eles representam?
Respostas e comentários

Questão 4. a) Resposta: O mapa representa as principais vias de transporte da Região Sul.

Questão 4. b) Resposta: côres diferentes foram utilizadas para representar os estados da Região Sul.

Questão 4 c) Resposta: As linhas representam os trechos navegáveis, as rodovias e ferrovias.

Questão 4. d) Resposta: Pontos circulados para representar as capitais dos estados, símbolos de aviões para representar aeroportos e navios para representar portos.

Sugestão de avaliação

Aproveite êsse momento para avaliar os alunos. Para isso, utilize as mesmas questões da página 58, para que elas sejam respondidas com base na observação de um novo mapa. A atividade avaliativa poderá ser feita em duplas a fim de que eles troquem ideias e ampliem seus conhecimentos.

Distribua os atlas para as duplas e peça aos alunos que abram na página de um mapa previamente selecionado. Eles poderão responder em folha avulsa à atividade avaliativa.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Defina e explique como são obtidas:
    1. as fotografias aéreas;
    2. as imagens de satélite.
  2. Descreva o que são essas convenções cartográficas e para que elas servem.
  3. Pesquise, em um atlas, mapas que apresentam outros exemplos de convenções cartográficas (símbolos, linhas e côres) e escreva a informação que encontrou de cada um deles.

Aprofundando os conhecimentos

4. Observe a imagem a seguir.

Fotografia. Imagem de satélite com diversas casas e construções dispostas em quarteirões ocupando a área central, sudeste e noroeste. Ao redor há áreas cobertas por vegetação.
Área residencial no município de Altamira, Pará, em 2022.
  • Identifique:
    1. que elementos podem ser observados nessa imagem?
    2. quais são os recursos mais utilizados atualmente para a obtenção de imagens como essa?
Respostas e comentários

1. a) Resposta: São fotografias obtidas por meio de câmeras fotográficas especiais instaladas no compartimento inferior de aeronaves. À medida que a aeronave se desloca, as câmeras fotografam automaticamente a superfície terrestre, registrando cada parte da área sobrevoada.

1. b) Resposta: As imagens de satélite são obtidas por meio de satélites artificiais, que permanecem em elevadas altitudes, ao redór da Terra. satélites geram imagens a partir de sensores especiais que captam a energia refletida pêla superfície terrestre. As informações coletadas são enviadas para a Terra e transformadas, por meio de computadores, em mapas extremamente precisos.

2. Resposta: São fórmas usuais de representar determinadas informações em um mapa. Servem para que os mapas sejam compreendidos de maneira mais clara e em qualquer lugar do mundo.

3. Resposta pessoal. Os alunos podem destacar os diferentes elementos utilizados nas representações cartográficas, como símbolos de atividades econômicas; linhas indicando redes de transporte, gasodutos, oleodutos e côres indicando extensão de florestas, domínios climáticos, tipos de solo etcétera

4. a) Resposta: Moradias e construções de um bairro residencial e áreas de matas ao seu redór.

4. b) Resposta: Atualmente as fotografias aéreas são obtidas com o uso de aviões especializados, drones e satélites.

  • As atividades 1 e 2 abordam os temas de fotos aéreas e de convenções cartográficas. Elas contribuem para o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 4, pois, compreendendo as linguagens cartográficas e iconográficas, os alunos podem usar êsse conhecimento no dia a dia, auxiliando na resolução de problemas acêrca dêsse tema, como ler um mapa e se localizar em um parque, um museu ou uma cidade.
  • Para ampliar o aprendizado relacionado a fotos aéreas obtidas com diferentes equipamentos, como fotos tiradas de aviões, drones e até mesmo as imagens transmitidas pelos satélites, proponha aos alunos uma atividade em duplas que desenvolverá saberes relacionados à cultura juvenil. Sugira-lhes que criem um podcast simulando uma conversa em que uma pessoa explica à outra o que são imagens de satélite e como são produzidas. Essa atividade proporciona a eles a utilização da tecnologia e de novas fórmas de comunicação social como ferramentas de estudo e aprofundamento do aprendizado.

Glossário

a.C.
: abreviação de “antes de Cristo”, que no calendário gregoriano se refere a datas que antecedem a data estabelecida como a do nascimento de Jesus Cristo.
Voltar para o texto
Astrolábio
: antigo instrumento astronômico utilizado para determinar a altura do Sol e das e medir a latitude e a longitude do lugar onde se encontra o observador.
Voltar para o texto
Satélite artificial
:equipamento, construído pelos seres humanos, que orbita a Terra ou outro astro a fim de captar e transmitir informações.
Voltar para o texto
Sensor
: aparêlhu ou dispositivo capaz de captar, medir e registrar a fórma de um objeto, do terreno ou a ocorrência de fenômenos, a partir da energia por êle refletida.
Voltar para o texto