CAPÍTULO 6 A orientação espacial

Frequentamos diferentes lugares e precisamos nos orientar espacialmente para chegarmos até êles. Para isso, podemos utilizar pontos de referência, como já estudamos.

Agora, imagine que você esteja no meio de uma floresta. Como poderia orientar-se espacialmente? Existem determinados locais, como desertos, florestas e oceanos, onde é difícil a identificação de pontos de referência. Nesses casos, podemos nos orientar pelos astros, como o Sol e as constelaçõesglossário , ou por instrumentos, como a bússola e o gê pê ésse (Global Positioning System).

Fotografia. Destaque para uma pessoa segurando um aparelho GPS mostrando vias. Ao fundo, uma floresta.
aparêlhu de gê pê ésse.

Vamos ver a seguir como podemos utilizar cada uma dessas fórmas de orientação.

A orientação a partir do Sol

Tendo conhecimento da direção cardeal em que o Sol surge e em que o Sol se põe no horizonte, podemos identificar as demais direções cardeais e nos orientarmos espacialmente.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Compreender e diferenciar fórmas de orientação no espaço.
  • Compreender como orientar-se com uma bússola.
  • Diferenciar norte geográfico e norte magnético.
  • Identificar os principais paralelos e suas medidas em graus, as latitudes.
  • Identificar os meridianos terrestres e suas medidas em graus, as longitudes.
  • Compreender que as coordenadas geográficas auxiliam na orientação e na localização espacial.
  • Exercitar a localização de um ponto por meio de coordenadas geográficas.

Justificativa

O estudo da Geografia é fundamental para compreendermos o mundo onde vivemos. Neste capítulo, os alunos aprofundarão conceitos relacionados à localização espacial. No decorrer dos estudos, compreenderão como funciona uma bússola e sua utilização, relembrando conceitos de direções cardeais e colaterais. Identificarão o que chamamos de coordenadas geográficas, por meio de estudos das linhas imaginárias, definindo, assim, latitudes e longitudes. Os textos, imagens e atividades promoverão uma maior compreensão do tema selecionado para este capítulo.


Ao iniciar o estudo do capítulo 6, converse com os alunos sôbre as fórmas de orientação utilizadas no dia a dia. Pergunte a eles se conhecem o gê pê ésse, se já fizeram uso dessa ferramenta e o que acharam do resultado. Ressalte a importância dos pontos cardeais. Para isso, posicione-os no pátio da escola, como na ilustração desta página, mostrando como localizar-se em relação ao norte, ao sul, ao Léste e ao oeste.

Ao amanhecer, o Sol aparece no horizonte na direção Léste. Na direção oposta ao Léste está a direção Oeste, onde o Sol se põe ao anoitecer. Sabendo dessas duas direções, identificamos as direções Norte e Sul.

Se nos posicionamos com o braço direito para o Léste e o braço esquerdo para o Oeste, atrás de nós ficará o Sul e à nossa frente ficará o Norte.

Veja a imagem a seguir.

Esquema. Ao centro uma pessoa em pé de braços abertos ao fundo está o Sol, na direção do braço direito da pessoa, no chão uma seta indica o leste, o braço esquerdo aponta para o oeste, suas costas o sul e seu rosto o norte. À direita há uma construção com uma varanda. Ao fundo, um banco e em frente, uma árvore.

A rosa dos ventos

As direções Norte, Sul, Léste e Oeste são conhecidas como pontos cardeais. A partir dessas direções, foram estabelecidos outros pontos, chamados de colaterais e subcolaterais. Tanto as direções cardeais quanto as colaterais e subcolaterais são representadas em uma figura denominada rosa dos ventos.

Ilustração. Rosa dos ventos, estrela de várias pontas que apontam em sentido horário para os pontos cardeais: N, S, L e O. Os pontos colaterais são: N E, S E, S O e N O. Os pontos subcolaterais: N N E, L N E, L S E, S S E, S S O, O S O, O N O e N N O.

Pontos cardeais

Pontos colaterais

Pontos subcolaterais

L − Leste
O − Oeste
N - Norte
S - Sul

NE − Nordeste
SE − Sudeste
SO − Sudoeste
NO - Noroeste

NNE − Norte-nordeste
LNE − Leste-nordeste
LSE − Leste-sudeste
SSE − Sul-sudeste

SSO − Sul-sudoeste
OSO − Oeste-sudoeste
ONO − Oeste-noroeste
NNO − Norte-noroeste

Respostas e comentários

Comente com os alunos que, além do Sol, outra possibilidade de nos localizarmos por meio dos astros é utilizando o Cruzeiro do Sul. Essa constelação pode ser utilizada para a identificação da direção Sul quando observada de um ponto na superfície terrestre e localizado no Hemisfério sul. Ela tem êsse nome por apresentar estrelas dispostas em um formato semelhante ao de uma cruz.

Ilustração. O céu com uma constelação compostas por estrelas que formam uma cruz. São elas: no topo, Rubídea, à esquerda: Mimosa, à direita: Pálida, abaixo: Estrela de Magalhães e ao lado delas, à direita, Intrometida.

Analise no site da Invivo, portal do Museu da Vida Fiocruz, como podemos nos localizar por meio do Cruzeiro do Sul, disponível em: https://oeds.link/ATUaPI. Acesso em: 20 maio 2022.

Orientação pela bússola

A bússola é um importante instrumento utilizado para orientação e localização. Chegou à Europa no século treze, mas acredita-se que sua origem seja chinesa e mais antiga. Com o passar do tempo, foi sendo aprimorada por outros povos, como árabes e europeus.

êsse instrumento é composto por uma agulha imantadaglossário , que gira sôbre o eixo de uma superfície plana, onde geralmente há um mostrador com a figura da rosa dos ventos.

O magnetismo terrestre atrai o ponteiro da agulha imantada, que se volta para a direção norte. Sabendo dessa direção, é possível encontrar as demais direções cardeais e colaterais.

Como utilizar a bússola?

Agora, vamos saber como utilizar a bússola para nos localizar. Veja as orientações a seguir.

  • Não utilize a bússola perto de objetos metálicos, pois êles interferem no magnetismo do ponteiro, alterando a medição correta.
  • Segure a bússola na posição horizontal e espere o ponteiro parar de girar.
  • Sabendo que o ponteiro sempre marcará a direção norte da Terra, gire a base da bússola devagar, até que o mostrador da direção norte coincida com o ponteiro.
  • Com a bússola posicionada dessa maneira, encontramos a direção norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais do mostrador estarão apontando para as direções corretas.
Fotografia. Destaque para uma pessoa em frente ao mar segurando uma bússola na palma da mão.
Pessoa utilizando bússola.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 1.

Com a ajuda do professor e dos colegas, identifique as direções cardeais a partir da sala onde estudam. Em seguida, anote no caderno os nomes dos colegas que estão ao seu redór, classificando cada um de acôrdo com a posição em que se encontra em relação a você, usando as direções cardeais ou colaterais.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificar as direções cardeais. Para isso, utilize a posição do Sol ou, se necessário, uma bússola.

Atividade a mais

Para trabalhar com o tema bússola, leve essa ferramenta à sala de aula para mostrar aos alunos. Deixe cada um manipulá-la e perceba as mudanças que ocorrem quando se movimenta. Escolham juntos alguns pontos da escola para andar com a bússola e analisar as informações de localização. Comente com os alunos que alguns aparelhos celulares têm aplicativos de bússolas.

Norte geográfico e norte magnético

Quando dizemos que a agulha imantada da bússola aponta para a direção Norte, estamos nos referindo ao norte magnético, e não ao norte geográfico, como muitas pessoas devem pensar.

O planeta Terra tem propriedade magnética e, por isso, funciona como um grande ímã.

Na bússola, a ponta da agulha imantada sempre se direciona para o polo norte magnético. dêsse modo, a agulha da bússola se alinha ao eixo norte-sul magnético do planeta, como podemos observar na imagem a seguir.

Fotomontagem. O planeta Terra com uma haste inclinada indicada como eixo norte-sul magnético e dois ponteiros na vertical indicando o eixo norte-sul geográfico.

Fonte de pesquisa: TREFIL, Djeimes; Rázen, róbert M. Física viva: uma introdução à física conceitual. Rio de Janeiro: éle tê cê, 2006. volume 2. página 56.

O polo norte magnético localiza-se a aproximadamente 1 400 quilômetros do polo norte geográfico. A distância entre o polo norte magnético e o polo norte geográfico é chamada de declinação magnética.

Respostas e comentários

Um texto a mais

Para complementar o trabalho sôbre norte geográfico e norte magnético, leia o texto a seguir.

O norte geográfico resulta do movimento de rotação da Terra, enquanto o norte magnético é o resultado do campo magnético gerado pêlo movimento do metal fundido do núcleo externo reticências.

MOLINA, Eder. O que é, o que é? Norte geográfico e norte magnético. Revista Pesquisa fapésp, julho 2012. Disponível em: https://oeds.link/eTcSbO. Acesso em: 11 maio 2022.

Coordenadas geográficas

Para encontrar a localização exata de um lugar (país, cidade) no globo terrestre, foram criados os paralelos e os meridianos, que são linhas imaginárias dispostas sôbre uma representação da superfície do planeta.

Paralelos e latitudes

Os paralelos são linhas que circundam a superfície do globo terrestre no sentido Léste-oeste, como podemos observar na imagem.

Esquema. O planeta Terra dividido em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul, com linhas horizontais indicadas como: 90 graus, Círculo Polar Ártico, 60 graus, 40 graus, Trópico de Câncer, 20 graus e 0 graus ao centro, na linha do Equador, na sequência 20 graus, Trópico de Capricórnio, 40 graus, 60 graus, Círculo Polar Antártico e 90 graus.

1.

Os paralelos mais importantes são o círculo polar Ártico, o Trópico de Câncer, a linha do Equador, o Trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico. A linha do Equador, principal paralelo, circunda a Terra em sua porção mais larga, dividindo o planeta em: hemisfério Norte e hemisfério Sul.

2.

Cada paralelo tem uma latitude, ou seja, uma medida que indica a sua distância, em graus (°), em relação à linha do Equador. A medida das latitudes vai de na linha do Equador até 90° norte e 90° sul nos polos.

Meridianos e longitudes

Os meridianos são semicírculos traçados de um polo a outro do planeta no sentido norte-sul, como é possível observar a seguir.

Esquema. O planeta Terra dividido em Hemisfério Ocidental e Hemisfério Oriental com linhas verticais indicadas como: 80 graus, 60 graus, 40 graus, 20 graus, ao centro, o Meridiano de Greenwich, 20 graus, 40 graus, 60 graus e 80 graus.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 18.

1.

O meridiano de referência () é o de Greenwich, que divide o planeta em: hemisfério Ocidental e hemisfério Oriental.

2.

Cada meridiano tem uma longitude: medida que indica sua distância em graus (°) em relação ao meridiano de Greenwich. A medida das longitudes vai de no meridiano de Greenwich até 180° a Léste e 180° a oeste dêsse meridiano.

Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Para enriquecer o estudo sôbre paralelos e meridianos, latitudes e longitudes, sugerimos a realização de uma atividade prática que ilustra melhor como são determinadas as medidas das latitudes e longitudes na esfera terrestre. Confira, a seguir, como fazer êsse trabalho.
  • Materiais necessários: canetas coloridas, estilete e uma bola de isopor (não muito pequena).
  • Lembre-se de que, ao manusearem instrumentos cortantes, os alunos devem ser orientados sôbre os cuidados a serem tomados para evitar acidentes.

1. Utilizando côres diferentes, trace sôbre o globo a linha do Equador e do Meridiano de Greenwich.

Ilustração. Uma esfera com uma linha vertical ao centro indicada como: Meridiano de Greenwich e outra na horizontal indicada como: Linha do Equador.

2. Com uma tesoura de pontas arredondadas, córte o globo como indicado a seguir.

Ilustração. A esfera com um corte acima da Linha do Equador e à direita do Meridiano de Greenwich.

3. Trace uma reta (com a mesma côr utilizada para marcar o Meridiano de Greenwich) do centro do globo até a linha do Equador, formando um ângulo em relação a ela. A medida em graus dêsse ângulo será a mesma do respectivo meridiano.

Ilustração. A esfera com um corte acima da Linha do Equador e à direita do Meridiano de Greenwich. Está indicado o ângulo como: 45 graus. A leste da linha do Meridiano de Greenwich há uma linha vertical sinalizada como 45 graus L, sinalizado a Longitude .

4. Trace uma reta (com a mesma côr utilizada para marcar a linha do Equador) do centro do globo até o Meridiano de Greenwich, formando um ângulo em relação a êle. A medida em graus dele será a mesma do respectivo paralelo.

Ilustração. A esfera com um corte acima da Linha do Equador e à direita do Meridiano de Greenwich. Está indicado o ângulo como: 45 graus. Ao norte da Linha do Equador há uma linha horizontal sinalizada como 45 graus N, sinalizado a Latitude.

Quando conhecemos a latitude e a longitude de um certo local, podemos determinar suas coordenadas geográficas e descobrir sua localização exata na superfície terrestre.

A coordenada geográfica de um local é identificada no cruzamento entre a latitude e a longitude. Veja o mapa a seguir.

Mapa-múndi: coordenadas geográficas

Mapa-múndi: coordenadas geográficas. O planisfério está destacando: Letra A, Los Angeles (Estados Unidos): latitude 34 graus norte e longitude 118 graus oeste, Letra B, Cidade do Cabo (África do Sul): latitude 33 graus sul e longitude 18 graus leste, Tóquio (Japão): latitude 35 graus norte e longitude 139 graus leste, Cairo (Egito): latitude 30 graus norte e longitude 31 graus leste, Madri (Espanha): latitude 40 graus norte e longitude 3 graus oeste, Moscou (Rússia): latitude 55 graus norte e longitude 37 graus leste, Roma (Itália): latitude 41 graus norte e longitude 12 graus leste, Santiago (Chile): latitude 33 graus sul e longitude 70 graus oeste. Rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2490 quilômetros por centímetro. Abaixo, A: A cidade de Los Angeles está localizada no cruzamento entre a latitude 34° norte (ao norte da linha do Equador) e a longitude 118° oeste (a oeste de Greenwich). Dessa maneira, sua coordenada geográfica é 34° latitude norte e 118° longitude oeste. B: A Cidade do Cabo está localizada, aproximadamente, no cruzamento entre a latitude 33° sul (ao sul da linha do Equador) e a longitude 18° leste (a leste de Greenwich). Dessa maneira, sua coordenada geográfica é 33° latitude sul e longitude 18° longitude leste.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 18.

Questão 2.

Agora, identifique as coordenadas geográficas aproximadas das cidades indicadas no planisfério e anote-as no caderno.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta nas orientações ao professor.

  • Solicite aos alunos que percebam a representação do território do Brasil no planisfério desta página. Em seguida, peça-lhes que identifiquem a linha do Equador e o Meridiano de Greenwich para verificar em quais hemisférios da Terra o Brasil está localizado. Espera-se que eles reconheçam que o território brasileiro se encontra totalmente localizado no Hemisfério Ocidental, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich, e quase todo localizado no Hemisfério Sul, ou seja, ao sul da linha do Equador, tendo uma pequena porção localizada no Hemisfério Norte.
  • O trabalho desta página favorece o trabalho com a Competência específica de Geografia 4, que desenvolve o pensamento espacial.
  • A atividade a mais proposta na página 78 dêste manual propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero nove ao propor a elaboração do modêlo tridimensional.

Resposta

Questão 2. Los Angeles (Estados Unidos da América): latitude 34° norte e longitude 118° oeste, Cidade do Cabo (África do Sul): latitude 33° sul e longitude 18° Léste, Tóquio (Japão): latitude 35° norte e longitude 139° Léste, Cairo (Egito): latitude 30° norte e longitude 31° Léste, Madri (Espanha): latitude 40° norte e longitude 3° oeste, Moscou (Rússia): latitude 55° norte e longitude 37° Léste, Roma (Itália): latitude 41° norte e longitude 12° Léste, Santiago (Chile): latitude 33° sul e longitude 70° oeste.

O tema é reticências

Ciência e tecnologia

O gê pê ésse no dia a dia

O gê pê ésse é uma ferramenta que recebe e envia sinais de informações da superfície terrestre aos satélites que orbitam a Terra. Essa ferramenta identifica a localização geográfica de algo (objeto, local) na superfície terrestre. Com o auxílio de um programa de computador, orienta o usuário a encontrar um enderêço, indicando a direção correta, a rota mais rápida, o tempo gasto no trajeto, entre outras informações.

Atualmente, existem aplicativos, ou programas de computador, que unem as funções de navegação do gê pê ésse e das redes sociais.

Esses aplicativos estão presentes em grande parte dos smartphonesglossário , o que tem tornado frequente o uso dêsses equipamentos. Observe na imagem exemplos de uso dêsse tipo de aplicativo.

Informações por meio de gê pê ésse

Ilustração. Uma cidade com casas e carros trafegando. Há marcadores vermelhos com ícones em lugares específicos: como aeroporto, posto de gasolina, hospital, supermercado, acidente de trânsito. Ao redor há alguns pontos sinalizados. A. um carro amarelo; B. acidente de carro; C. posto de combustíveis; D. um carro azul; E. um ponto verde com o desenho de um cifrão.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender melhor o funcionamento e a utilidade do gê pê ésse.
  • Perceber a difusão dêsse instrumento de localização e orientação.
  • Refletir sôbre a influência dêsse aparêlhu no dia a dia das pessoas.

  • Para complementar o estudo sôbre o gê pê ésse, se possível, leve para a sala de aula e apresente aos alunos êsse aparêlhu. Manuseie-o e mostre a eles o registro da localização geográfica da escola. Caso considere pertinente, realize esta atividade no pátio ou na quadra esportiva da escola.
  • Amplie também os exemplos do uso no cotidiano perguntando se no automóvel ou no aparêlhu celular deles, dos pais ou dos responsáveis há gê pê ésse e qual é o uso que eles fazem dêsse instrumento, em quais ocasiões etcétera
  • O conteúdo sôbre gê pê ésse, na página 80, possibilita o trabalho do tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia. Aproveite essa ocasião para enfatizar que algumas inovações tecnológicas estão ajudando muito em nosso dia a dia, como é o caso do gê pê ésse para fins de localização nos mais diversos meios de transporte, jogos de videogame, aplicativos em celulares etcétera Essa abordagem contribui para explorar a cultura juvenil entre os alunos.

A.

Com informações fornecidas em tempo real por outros usuários, os motoristas podem evitar os congestionamentos e escolher rotas mais rápidas.

Ilustração A. Destaque para o carro amarelo em uma via.

B.

Alertas de acidentes, avisos de mudanças de sentido nas vias ou de engarrafamentos no trajeto tornam o tráfego de pessoas e veículos mais seguro e ágil para todos.

Ilustração B. Destaque para um marcador vermelho com ícone indicando a colisão de dois carros.

C.

Além da localização de postos de combustíveis no trajeto do usuário, é possível saber antecipadamente o preço do combustível antes mesmo de chegar ao pôsto.

Ilustração C. Destaque para um marcador vermelho com ícone indicando uma bomba de gasolina.

D.

O aplicativo também permite o compartilhamento do trajeto ou da localização do usuário com seus contatos. Com isso, é possível informar a localização do usuário ou identificar pessoas que percorrem trajetos semelhantes, facilitando o encontro com amigos que estejam próximos ou a troca de caronas.

Ilustração D. Destaque para o carro azul em uma via.

E.

Por meio do registro pessoal e dos dados coletados pêlo gê pê ésse, é possível armazenar dados das movimentações do usuário e, com isso, conhecer diversas informações, como hábitos, comportamentos, tempo de permanência.

Ilustração E. Destaque para um ponto verde com um cifrão e uma pequena estrela.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

  1. De acôrdo com as informações apresentadas, em quais situações o gê pê ésse pode ser útil no seu dia a dia?
  2. Qual é a sua opinião sôbre o fato de ferramentas como essa armazenarem os dados de seus usuários? Você considera isso uma invasão de privacidade? Converse com os colegas.
  3. Pesquise outros aplicativos que utilizam as funções de navegação do gê pê ésse e das redes sociais. Verifique como eles funcionam e quais são as suas utilidades para as tarefas realizadas no dia a dia.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Oriente os alunos em cada questão, enfatizando a importância de relatarem conhecimentos de vivências pessoais e até mesmo obtidos em livros, filmes ou programas de tê vê. Proporcione um ambiente organizado e respeitoso para que todos possam falar e ser ouvidos, respeitando a opinião dos colegas, ouvindo-os com empatia e procurando falar de fórma clara e objetiva. Durante a atividade, permita aos alunos que fundamentem e esclareçam suas opiniões, incentivando a capacidade deles de argumentação. Os debates em sala de aula são saudáveis e, além de auxiliar na maior compreensão do conteúdo que está sendo ensinado, desenvolvem nos alunos habilidades de relacionamento.

Respostas

1. Espera-se que os alunos percebam que a principal função do gê pê ésse é a localização geográfica na superfície terrestre, por meio da latitude e longitude. Explique a eles que o gê pê ésse é uma ferramenta que facilita muito o dia a dia das pessoas em seus deslocamentos, indicando a presença de congestionamentos, facilitando a localização de prédios comerciais e residenciais, como também possibilitando o relacionamento entre pessoas, a troca de caronas etcétera No entanto, essa prática exige cuidados, como conhecer bem a pessoa com a qual pretende trocar carona, de modo a evitar a exposição a perigos e envolvimento com indivíduos mal-intencionados. O desenvolvimento da tecnologia tem incrementado suas funções, encorajando sua utilização. Incentive os alunos a manifestar sua opinião com base na reflexão e a respeitar a diversidade de ideias.

2. Resposta pessoal. Explique aos alunos que, geralmente, o rastreamento dos dados é autorizado pêlo usuário no momento da instalação do sistema no aparêlhu. Comente com eles que a invasão de privacidade relacionada à utilização dêsses recursos é polêmica e deve ser amplamente discutida para que todos conheçam seus pontos positivos e negativos.

3. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a pesquisar aplicativos que sejam de fácil acesso à população, de preferência gratuitos. Leve-os a entender qual é a relação que esses aplicativos têm com o gê pê ésse e quais são suas vantagens e desvantagens no dia a dia das pessoas.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Explique de que maneira uma pessoa pode se orientar espacialmente com base na observação do movimento aparente do Sol.
  2. De acôrdo com o que você estudou neste capítulo defina:
    1. paralelos;
    2. meridianos;
    3. latitude;
    4. longitude.
  3. O que são coordenadas geográficas?

Aprofundando os conhecimentos

4. Observe o mapa a seguir.

Brasil: coordenadas geográficas

Mapa. Brasil: coordenadas geográficas. 
O mapa mostra o Brasil com destaque para as seguintes capitais: Manaus, coordenadas 3 graus Sul e 60 graus Oeste; São Luís, 2 graus Sul e 44 graus Oeste; Rio Branco, 9 graus Sul e 67 graus Oeste; Cuiabá,15 graus Sul e 56 graus Oeste, Goiânia 16 graus e Sul, 49 graus Oeste; Vitória, 20 graus Sul e 40 graus Oeste; Curitiba, 25 graus Sul e 49 graus Oeste; e Porto Alegre, 30 graus Sul e 51 graus Oeste. À direita mapa de localização, planisfério destacando a região descrita, no canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e à direita, a escala: 485 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 90.

  1. Com base no mapa anterior, identifique e escreva, em seu caderno, quais cidades brasileiras estão localizadas nas coordenadas geográficas apresentadas a seguir.
    • 25° S​, ​49° O​.     
    • 3° S​, ​60° O​. 
    • 20° S​, ​40° O​.
    • 16° S​, ​49° O​.
Respostas e comentários

1. Resposta: Basta observar a direção em que o Sol aparece no horizonte pêla manhã, encontrando a direção Léste, e a direção em que êle se põe, encontrando a direção oeste. Portanto, a partir dessas duas direções, é possível localizar as direções norte e sul.

2. a) Resposta: Os paralelos são linhas imaginárias que circundam a superfície do globo terrestre no sentido Léste-oeste.

2. b) Resposta: Os meridianos são semicírculos traçados de um polo a outro do planeta no sentido norte-sul.

2. c) Resposta: Medida que indica a sua distância, em graus (°), em relação à linha do Equador. A medida das latitudes vai de na linha do Equador até 90° norte e 90° sul nos polos.

2. d) Resposta: Distância em graus (°) em relação ao meridiano de Greenwich. A medida das longitudes vai de no meridiano de Greenwich até 180° a Léste e 180° a oeste dêsse meridiano.

3. Resposta: A medida da latitude e da longitude, indicada em graus, que fornece a localização exata de cada lugar na superfície terrestre.

4. a) Respostas: 25° Sul, 49° oeste: Curitiba; 3° Sul, 60° oeste: Manaus; 20° Sul, 40° norte: Vitória; 16° Sul, 49° oeste: Goiânia.

Antes de realizar as atividades 2 e 3, divida a sala de aula conforme os paralelos, utilizando fitas adesivas ou giz no chão. Posicione alguns alunos em diferentes locais: alguns no Círculo Polar Ártico, que pode ser bem perto da lousa. Outros, entre o Ártico e o Trópico de Câncer; depois, outros entre o Trópico de Câncer e o Equador e assim sucessivamente. Os grupos podem trabalhar com informações sôbre os tipos de clima onde cada um está localizado, antecipando conhecimentos, incentivando a aprendizagem e a curiosidade sôbre as próximas unidades a serem trabalhadas.

Sugestão de avaliação

A realização da questão 4, que trata das coordenadas geográficas, pode ser complementada com outra atividade avaliativa. Para isso, distribua aos alunos cópias impressas de planisférios com as linhas das coordenadas geográficas. Depois, faça uma lista de pontos com coordenadas geográficas na lousa e peça aos alunos que encontrem a localização dêsses pontos no mapa. Confira alguns exemplos.

Pontos / Coordenadas                geográficas A            20º N – 40º O B            40º S – 120º L

Ao final, recolha e corrija a atividade para avaliar o aprendizado dos alunos. Aproveite para verificar se êles têm dificuldades em realizá-la e, se necessário, retome esses conteúdos.

Resposta

Verifique se os alunos identificam que a coordenada A está localizada no hemisfério Norte Ocidental e a coordenada B, no hemisfério Sul Oriental.

  1. Observe novamente o mapa da página anterior e, com base na rosa dos ventos, descubra as direções cardeais e colaterais entre algumas das cidades. Para isso, escreva em qual direção uma pessoa se desloca ao viajar:
    • de Goiânia para Curitiba.
    • de Cuiabá para São Luís.
    • de Pôrto Alegre para Goiânia.
    • de São Luís para Cuiabá.
    • de Manaus para Vitória.
Versão adaptada acessível
  1. Com base no mapa anterior, identifique e escreva, em seu caderno, quais cidades brasileiras estão localizadas nas coordenadas geográficas apresentadas a seguir.· 25° S, 49° O.· 3° S, 60° O.· 20° S, 40° O.· 16° S, 49° O.
  2. Junte-se a um colega, observem novamente o mapa da página anterior e, com base na rosa dos ventos, descubram as direções cardeais e colaterais entre algumas das cidades. Para isso, escrevam em qual direção uma pessoa se desloca ao viajar:· de Goiânia para Curitiba.· de Cuiabá para São Luís.· de Porto Alegre para Goiânia.· de São Luís para Cuiabá.· de Manaus para Vitória.
Orientação para acessibilidade

4. a) Respostas: 25° S, 49° O: Curitiba; 3° S, 60° O: Manaus; 20° S, 40° N: Vitória; 16° S, 49° O: Goiânia.

4 b) Respostas: de Goiânia para Curitiba: na direção sul; de Cuiabá para São Luís: na direção nordeste; de Porto Alegre para Goiânia: na direção norte; de São Luís para Cuiabá: na direção sudoeste; de Manaus para Vitória: na direção sudeste.

5. Observe as coordenadas geográficas indicadas no mapa a seguir.

Planisfério: coordenadas geográficas

Planisfério: coordenadas geográficas. 
O mapa mostra os seguintes pontos: 
A: 20 graus Sul e 60 graus Oeste (entre Paraguai e Bolívia). 
B: 40 graus Norte e 90 graus Leste (China). 
C: 60 graus Norte e 90 graus Oeste (Canadá). 
D: 20 graus Sul e 150 graus Leste (Austrália). No canto superior direito, rosa dos ventos e abaixo, a escala: 2070 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: REFERENCE atlas of the world. nona edição Lôndon: dórlin Kindersley, 2013. página vinte e oito-vinte e nove.

  1. Escreva no caderno as coordenadas geográficas dos pontos indicados no mapa. Veja o exemplo do ponto A: ​20° S​ e ​60° O​.
  2. Qual dêsses pontos se localiza nos hemisférios:

Norte e oriental

Sul e oriental

Norte e ocidental

Sul e ocidental

Respostas e comentários

4 b) Respostas: de Goiânia para Curitiba: na direção sul; de Cuiabá para São Luís: na direção nordeste; de Pôrto Alegre para Goiânia: na direção norte; de São Luís para Cuiabá: na direção sudoeste; de Manaus para Vitória: na direção sudeste.

5. a) Resposta: B: 40º N e 90º L. C: 60º N e 90º O. D: 20º S e 150º L. 

5. b) Resposta: Norte e oriental: B. Sul e oriental: D. Norte e ocidental: C. Sul e ocidental: A.

Na atividade 5, leve para a sala de aula um planisfério e um globo terrestre, observando as coordenadas geográficas nas diferentes representações e ampliando as percepções dos alunos acêrca delas.

Atividade a mais

Para realizar outras atividades com os alunos, resultando no aprendizado de coordenadas geográficas, utilize o jôgo batalha naval. êle incentiva, além dos conteúdos da seção, o raciocínio e as estratégias para a resolução de problemas.

Glossário

Constelação
: grupo de estrelas que, vistas da Terra, aparentam estar próximo umas das outras, e que, ligadas por linhas imaginárias, formam diferentes figuras.
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Imantada
: que recebeu magnetização.
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Smartphones
: aparelhos celulares que permitem acessar a internet, baixar, armazenar e escutar músicas, fotografar, enviar e receber e-mails, entre outras funções.
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