CAPÍTULO 7 A superfície do planeta Terra

A superfície do nosso planeta é formada por terras emersas, oceanos e mares.

As terras emersas, ou seja, as partes da superfície terrestre que não estão cobertas por água, são constituídas de continentes e ilhas oceânicas. Os continentes são formados por grandes extensões contínuas de terra e recebem as seguintes denominações: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida. As ilhas, por sua vez, são formadas por porções de terra circundadas por água.

Os oceanos e mares são formados por grandes quantidades de água salgada que ocupam a maior parte da superfície terrestre (aproximadamente 70%). Ainda que constituam uma massa de água contínua sôbre a Terra, cada porção dessas águas recebe uma denominação específica: oceano Pacífico, oceano Atlântico, oceano Índico, oceano Glacial Ártico e oceano Glacial Antártico.

No mapa a seguir, é possível observar como os continentes, os oceanos e os mares estão distribuídos pêla superfície terrestre atualmente.

Continentes e oceanos

Mapa. Continentes e oceanos. 
Continentes - Ásia: porção nordeste com China, Índia e Indonésia. 
África: na região central com Egito e África do Sul. 
Oceania: na porção sudeste com Austrália. 
Europa: na porção centro-norte com Reino Unido e Ucrânia. 
América: na porção oeste com Estados Unidos, Nicarágua e Brasil. 
Antártida: na porção sul. 
Oceanos - Oceano Pacífico: porção oeste e leste
Oceano Atlântico: porção central e oeste.
Oceano Índico: porção central e leste.
Oceano Glacial Ártico: porção norte.
Oceano Glacial Antártico: porção sul.
No canto superior direito a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2125 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

Questão 1.

Localize cada um dos continentes e oceanos da Terra no mapa apresentado.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Em qual dos continentes está localizado o Brasil?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 3.

Qual dos oceanos banha o nosso país?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Verifique se os alunos identificam corretamente os continentes da Terra.

Questão 2. Resposta: O Brasil está localizado na América.

Questão 3. Resposta: O oceano Atlântico.

Objetivos do capítulo

  • Verificar que a superfície terrestre é formada por terras emersas (continentes e ilhas), oceanos e mares.
  • Distinguir os oceanos e continentes da Terra.
  • Compreender a origem e os processos de formação dos continentes e oceanos.
  • Conhecer a história geológica da Terra.
  • Compreender os movimentos de rotação e translação da Terra.
  • Compreender como e por que são definidos os fusos horários da Terra e do Brasil.

Justificativa

Ao trabalhar as páginas dêste capítulo, os alunos entrarão em contato com saberes relacionados à identificação da superfície do planeta Terra, reconhecendo e distinguindo as terras emersas (continentes) de oceanos e mares. Também poderão conhecer os fatos que deram origem aos continentes e o passado geológico da Terra. Compreenderão os movimentos de rotação e translação do planeta, bem como sua influência, por exemplo, na criação do sistema de fusos horários.


  • Ao iniciar o estudo do capítulo 7, converse com os alunos sôbre o nosso planeta. Explique que êle é constituído não só pêla paisagem que observamos (que pertence a uma parte da crosta), mas também pêlo seu interior (em que, além da crosta, há o manto e o núcleo), que é dinâmico e responsável pêla formação, deformação, destruição e transformação da crosta/paisagem (em razão de fatores endógenos, como o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos), assuntos que serão estudados nas próximas unidades.
  • Para reforçar saberes relacionados à Cartografia, especificamente elementos que constituem um mapa, é importante oportunizar a apreciação deles sempre que forem visualizá-los ou manuseá-los em sala de aula, identificando e relembrando conceitos sôbre a escala e localizando os principais paralelos e meridianos.

A origem dos continentes e oceanos da Terra

Os continentes e oceanos que compõem a superfície terrestre começaram a se formar há cêrca de 4,5 bilhões de anos, ainda no início da história geológica do nosso planeta.

Veja a seguir uma sequência de imagens que ilustram, de maneira simplificada, como isso ocorreu.

Ilustração 1. Uma cadeia de vulcões com dois deles em erupção. Ambos jorram lava que também está ocupando todo o solo. Ao fundo, montanhas e o céu alaranjado.

cêrca de 4,5 bilhões de anos, o planeta Terra era muito quente, com a superfície coberta por uma massa incandescente e pastosa, formada por rochas e minerais fundidos. Ao longo de milhões de anos, à medida que a Terra foi lentamente esfriando, a superfície do planeta começou a se enrijecer, formando uma camada rochosa, a chamada litosfera.

Ilustração 2. Um vulcão com lava escorrendo por sua encosta. Há muita fumaça saindo dele e espalhada pelo céu. O solo está seco e ao fundo há mais montanhas.

Por meio de erupções vulcânicas, uma imensa quantidade de gases e água em fórma de vapor foi expelida, formando grandes nuvens de chuva. Essas nuvens foram responsáveis pêla grande quantidade de chuva que caiu durante muito tempo sôbre a superfície da Terra.

Ilustração 3. Uma cadeia de montanhas ao redor de um oceano. No céu há nuvens.

Com o resfriamento da crosta, a água dessas chuvas foi se acumulando nas partes mais baixas do relêvo, dando origem aos primeiros oceanos. As porções mais elevadas da superfície formaram as primeiras porções de terra emersa de nosso planeta.

Estas ilustrações são representações artísticas produzidas com base em: PLANETA Terra. Rio de Janeiro: Abril, 2012. página 6-7.

Respostas e comentários
  • Ao iniciar o conteúdo sôbre A origem dos continentes e oceanos da Terra, explique aos alunos que o planeta Terra era uma grande bola de material incandescente que foi se resfriando com o passar do tempo. êsse “resfriamento” possibilitou a ocorrência do processo de diferenciação do interior do planeta em diferentes camadas, conhecidas como crosta, manto e núcleo. A porção que habitamos é a crosta continental, e há também a oceânica. Explique aos alunos que, se pegássemos um ovo como exemplo, a crosta seria a casca dele, o manto seria a clara, e o núcleo, a gema.
  • Explique aos alunos que os oceanos formados no início do planeta foram evoluindo com o passar do tempo geológico e que os agentes de intemperismo foram agindo nas terras emersas, ou seja, nos continentes, expondo rochas, auxiliando na formação de solos etcétera Os agentes erosivos, como as chuvas, os ventos e as geleiras, continuaram sua tarefa, realizando o trabalho de esculpir o relêvo. Com isso, sedimentos (minerais, fragmentos rochosos e vegetais etcétera) foram transportados pelos rios até os oceanos, o que contribui para que a água do mar seja salgada e bastante mineralizada.

Geografia e Ciências

O passado geológico da Terra

No decorrer da sua história, a Terra passou por muitas transformações. Essas sucessivas transformações acabaram destruindo ou ocultando muitos registros do passado geológico, quando havia na superfície da Terra paisagens bem diferentes das atuais.

Para conhecer êsse passado geológico, os paleontólogosglossário procuram reconstituir a história da Terra estudando os fósseis, que são restos ou vestígios de animais e de plantas que ficaram conservados em meio às rochas e em resinas como o âmbarglossário , ao longo de milhões de anos.

Fotografia. Dois homens abaixados em um solo arenoso. Ambos escavam o terreno. Um deles com uma picareta. Ao redor deles há objetos espalhados e em frente uma linha protegendo a área. Ao fundo, montanhas cobertas por vegetação.
Paleontólogos em trabalho de campo em iutá, nos Estados Unidos, em 2021.

êsse trabalho é realizado com ferramentas apropriadas para não danificar os fósseis, como pequenas picaretas e martelos, espátulas, luvas e pincéis. Depois de recolherem o material encontrado, os cientistas trabalham na identificação e na datação aproximada de cada fóssil. Em laboratórios, por meio de técnicas que possibilitam medir a quantidade de certos elementos químicos presentes nas rochas e nos fósseis, é possível calcular, aproximadamente, há quantos milhões ou bilhões de anos esses animais e plantas viveram.

Fotografia. Fóssil de um inseto com corpo cilíndrico em âmbar.
Muitos fósseis, como o dêste inseto, que viveu há milhões de anos, foram preservados no âmbar.
Respostas e comentários

Um texto a mais

Para complementar o estudo sôbre o tempo geológico, sugerimos a leitura do texto a seguir, que trata da importância da Paleontologia no estudo do passado geológico da Terra.

A vida na Terra surgiu há aproximadamente 3,8 bilhões de anos e, desde então, restos de animais e vegetais ou evidências de suas atividades ficaram preservados nas rochas e outros materiais como o gêlo, o âmbar e o asfalto. Estes restos e evidências são denominados de fósseis e constituem o objeto de estudo da Paleontologia.

O têrmu Paleontologia, usado na literatura geológica pêla primeira vez em 1834, foi formado a partir das palavras gregas: palaios = antigo, ontos = ser, lôgos = estudo. Já a palavra fóssil originou-se do têrmu latino fossilis = extraído da terra.

A história dos fósseis é também a história da migração dos continentes, das mudanças climáticas, das extinções em massa e das modificações ocorridas na fauna e na flora ao longo do tempo geológico.

A Paleontologia desempenha um papel importante nos dias de hoje. Já não é mais uma ciência hermética, restrita aos cientistas e universidades. Todos se interessam pêla história da Terra e de seus habitantes durante o passado geológico, para conhecerem melhor suas origens. reticências

CASSAB, Rita de Cassia Tardin. Objetivos e princípios. ín: CARVALHO, Ismar de Souza (edição). Paleontologia: conceitos e métodos. terceira edição Rio de Janeiro: Interciência, 2010. página 3.

Estudando as paisagens do passado

Ao descobrir a idade aproximada dos fósseis, os paleontólogos conseguem identificar as espécies de animais e de plantas que viveram nas épocas mais antigas da história da Terra. Essas informações ajudam a reconstituir as paisagens que existiram ao longo do passado geológico do nosso planeta.

A imagem a seguir mostra a reconstituição de uma dessas antigas paisagens.

Esta ilustração é uma representação artística produzida com base em: PALMER, Douglas. Evolução. Tradução: Ana Catarina Nogueira. São Paulo: Larrússi do Brasil, 2009. página 86-87, 146-147.

Ilustração. Quatro dinossauros grandes e de diferentes tipos reunidos em uma área com solo seco, com um pequeno lago à esquerda. Ao redor do lago há arbustos baixos e ao fundo, árvores altas. Um deles come folhas das árvores, outro de arbustos. Há um deles olhando uma ave no céu e outro de costas para o lago.
Reconstituição de uma provável paisagem que teria existido há aproximadamente 150 milhões de anos, quando os grandes dinossauros viviam na Terra.

Compreendendo as paisagens de hoje

As descobertas paleontológicas são muito importantes para os estudos geográficos. A reconstituição de antigas paisagens terrestres, por exemplo, pode nos ajudar a compreender vários aspectos que observamos nas paisagens atualmente.

Com base em uma paleopaisagem, como são chamadas essas paisagens reconstituídas, podemos conhecer características de determinado ambiente em épocas muito remotas. Por exemplo, o lugar onde hoje existe uma floresta tropical pode ter sido uma região bem mais sêca ou até mesmo um deserto, em épocas passadas.

Isso ajuda a explicar por que podemos encontrar certos tipos de plantas típicas de regiões áridas, como algumas espécies de cactos, em paisagens de clima mais úmido e chuvoso.

Agora, responda à questão a seguir em seu caderno.

• De acôrdo com o que você estudou, escreva um texto explicando como os fósseis são úteis ao estudo da história geológica da Terra.

Respostas e comentários

Resposta da atividade da seção Geografia e Ciências nas orientações ao professor.

Ao trabalhar o tema Estudando as paisagens do passado, explique aos alunos que os geólogos e paleontólogos utilizam conceitos de datação absoluta e relativa para descobrir a idade de rochas, fósseis e outros materiais. Mediante essas informações, é possível reconstruir a história do passado geológico da Terra, incluindo as transformações naturais e a evolução das fórmas de vida ocorridas ao longo da história. Explique, de fórma simplificada, que os estratos rochosos, ou seja, as camadas de rochas sedimentares, podem auxiliar a contar a história da paisagem, principalmente se forem encontrados fósseis em seu interior.

Resposta

Verifique se os alunos percebem que os fósseis são restos ou vestígios de animais ou plantas que ficaram conservados em meio às rochas e em resinas, como o âmbar, ao longo de milhões de anos. êsse fato possibilita conhecer aspectos da história geológica da Terra.

Algo a mais

Para conhecer mais sôbre uma parte da história vivenciada pêlo mundo dos fósseis, faça um passeio virtual pêlo Museu de História Natural de Nova iórque acessando o link disponível em: https://oeds.link/aIjAMM e pêlo Museu Nacional do Rio de Janeiro, no link disponível em: https://oeds.link/EQ7xz1. Acessos em: 7 maio 2022. Nesses locais, é possível visualizar fósseis de dinossauros e de outras espécies de milhões de anos.

A história geológica da Terra

O resumo dos principais acontecimentos ocorridos ao longo da formação do nosso planeta pode ser observado a seguir, na tabela do tempo geológico. Nela, as maiores unidades de tempo estão agrupadas em eras geológicas, que se subdividem em períodos geológicos.

Tabela do tempo geológico

Eras

Períodos

Tempo decorrido (aproximado)

Eventos geológicos e biológicos mais significativos

Cenozoico

Quaternário

de 2 milhões de anos até hoje

ocorrência das glaciações, período em que a temperatura média da Terra diminuiu, provocando acúmulo de gelo nas regiões polares e nas altas montanhas;
surgimento dos ancestrais do ser humano (há cerca de 2 milhões de anos);
início do período geológico atual.

Neógeno

23 a 2 milhões de anos

domínio dos mamíferos modernos (macacos, baleias, cavalos, mamutes);

Paleógeno

70 a 23 milhões de anos

formação das grandes cadeias de montanhas do planeta (Andes, Himalaia);
extinção dos dinossauros.

Terciário

de 70 a 2 milhões de anos atrás

domínio dos mamíferos modernos (macacos, baleias, cavalos, mamutes);
formação das grandes cadeias de montanhas do planeta (Andes, Himalaia);
extinção dos dinossauros.

Mesozoico

Cretáceo Jurássico Triássico

de 230 a 70 milhões de anos atrás

surgimento de aves e mamíferos;
domínio dos grandes répteis (dinossauros);
desenvolvimento das florestas de coníferas gigantes;
separação dos continentes.

Paleozoico

Permiano

Carbonífero

Devoniano

Siluriano

Ordoviciano

Cambriano

de 570 a 230 milhões de anos atrás

surgimento dos primeiros répteis;
aparecimento dos peixes e dos anfíbios;
formação de extensas florestas de pinheiros (coníferas);
desenvolvimento dos primeiros animais invertebrados, como os moluscos.

Pré-cambriano

4,5 bilhões de anos atrás

surgimento dos primeiros seres vivos (bactérias, fungos e algas);
origem dos oceanos;
formação da crosta terrestre (rochas mais antigas);
origem da Terra.

Fontes de pesquisa: POPP, José Henrique. Geologia geral. quarta edição São Paulo: Livros Técnicos e Científicos, 1998. página 91-93. leins, Viktor; AMARAL, Sérgio Estanislau do. Geologia geral. décima quarta edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2003. página 388. SERVIÇO Geológico do Brasil. Breve História da Terra. Disponível em: https://oeds.link/z53iI6. Acesso em : 10 maio 2022.

Respostas e comentários

Professor, professora: Comente com os alunos que, de cima para baixo, a tabela apresenta os eventos, em ordem temporal, do mais recente ao mais antigo.

  • No trabalho com a Tabela do tempo geológico da Terra, oriente os alunos a realizar a leitura da parte inferior para a superior. Seguindo essa orientação de leitura, êles conhecerão os principais eventos dessa história em ordem cronológica, desde os mais antigos até os mais recentes. O trabalho com esta página favorece a exploração de aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê um um.
  • O texto apresentado no site do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro explica as técnicas utilizadas para calcular eventos ocorridos na história geológica da Terra. êle também faz uma analogia ao tempo cronológico, como se pudéssemos analisar as atividades geológicas desde a formação do planeta até a atualidade, em 365 dias, ou seja, em um ano. Nesse tipo de análise, o momento do surgimento da vida humana seria às 23 horas 59 métros 57 segundos do dia 31 de dezembro. Confira o texto no enderêço disponível em: https://oeds.link/jjig69. Acesso em: 11 maio 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Observe o planisfério da página 84 e responda às questões a seguir.
    1. Qual continente está localizado entre os oceanos Atlântico e Pacífico?
    2. Qual o nome dos continentes onde estão localizados o Brasil, Índia, Austrália e Egito, respectivamente?
    3. Qual oceano banha a porção Léste do continente africano, o sul da Ásia e a porção oeste da Oceania?
    4. Qual continente está localizado no extremo sul? Qual oceano banha êsse continente?
    5. Qual oceano banha os países do extremo norte?
  2. Explique a incorreção que existe na afirmação a seguir.

A alimentação dos primeiros ancestrais do ser humano foi profundamente alterada após o surgimento das aves.

Aprofundando os conhecimentos

3. As palavras a seguir apresentam de maneira desordenada as eras geológicas e alguns de seus importantes acontecimentos. Observe-os.

Fotografia. Livro aberto com os tópicos: 
Pré-cambriano; Mesozoico; Formação da crosta terrestre; Origem da Terra; Aparecimento dos peixes e dos anfíbios; Formação das grandes cadeias de montanhas; Formação de extensas florestas de pinheiros; Paleozoico; Domínio dos grandes répteis; Surgimento dos ancestrais do ser humano; Início do período geológico atual; Cenozoico; Separação dos continentes.

Agora, elabore uma linha do tempo, indicando as eras apresentadas no quadro e ordenando os acontecimentos em relação a elas.

Respostas e comentários

1. a) Resposta: Continente americano.

1. b) Resposta: América, Ásia, Oceania e África.

1. c) Resposta: Oceano Índico.

1. d) Resposta: Antártida. Oceano Glacial Antártico.

1. e) Resposta: Oceano Glacial Ártico.

2. Resposta: O evento do surgimento das aves é bem mais antigo que o surgimento dos primeiros ancestrais do ser humano. As aves surgiram em nosso planeta há aproximadamente 70 milhões de anos, na era Mesozoica, enquanto os primeiros ancestrais do ser humano surgiram na Terra somente há cêrca de 2 milhões de anos, na era Cenozoica.

3. Resposta: Pré-cambriano: origem da Terra e formação da crosta terrestre; Paleozoico: formação de extensas florestas de pinheiros e aparecimento dos peixes e anfíbios; Mesozoico: domínio dos grandes répteis e separação dos continentes; Cenozoico: extinção dos dinossauros, domínio dos mamíferos modernos, início da era geológica atual, formação das grandes cadeias de montanhas e surgimento dos ancestrais do ser humano.

  • Ao trabalhar a atividade 1, comente com os alunos que, apesar de os oceanos terem nomes diferentes, êles estão interligados, formando uma massa de água contínua. Explique a êles que as águas dos oceanos apresentam dinâmicas particulares, como as correntes marítimas, as ondas e marés, e características específicas, como temperatura, côr, salinidade etcétera
  • Na atividade 2, ao argumentarem sôbre a inconsistência da afirmativa, os alunos desenvolverão aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 5, pois estarão comparando fatos ou eventos históricos ocorridos em diferentes épocas.
  • A atividade 3 de leitura, análise e comparação das eras geológicas e dos fatos importantes ocorridos nelas, bem como de organização das informações em tempo cronológico em uma linha do tempo, incentivam os alunos a desenvolver o pensamento computacional. Para isso, leve-os a retomar os textos estudados no capítulo, escrevendo as eras e os fatos pertinentes de acôrdo com a sequência, ordenando os períodos e as datas.

Atividade a mais

Para complementar o trabalho proposto, sugerimos a análise do quadro a seguir, que mostra a área e a população absoluta de cada continente. Anote essas informações na lousa e peça aos alunos que realizem comparações.

Continentes

Área (milhões de km²)

População - 2021 (milhões de habitantes)

América

42,5

1 030

Europa

9,9

748

África

30,3

1 373

Ásia

44,9

4 680

Oceania

8,5

43

Antártida

14

(Alguns cientistas de vários países)

Fontes de pesquisa: GOODE’S WORLD ATLAS. vigésima terceira ediçãoEstados Unidos: Rand McNally, 2017. página 315-318. Iunáited NATIONS. uôrold populêichan prospects. Disponível em: https://oeds.link/egYYK4. Acesso em: 18 maio 2022.

Os movimentos da Terra

A Terra, assim como outros astros do Universo, realiza determinados movimentos no espaço sideral. Vamos conhecer quais são êles.

Movimento de rotação

Um dos movimentos que a Terra realiza chama-se movimento de rotação. Nele, o planeta gira no sentido oeste-Léste ao redór de seu eixo imaginário, que a atravessa de um polo a outro. êsse eixo apresenta uma inclinação de aproximadamente 23 graus.

Para realizar uma volta completa ao redor de seu eixo, a Terra leva 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, ou seja, aproximadamente 24 horas. Durante êsse movimento, acontece a sucessão dos dias e das noites, pois na parte da Terra iluminada pêlo Sol é dia, enquanto na parte oposta, sem iluminação do Sol, é noite.

Observe a representação a seguir.

Movimento de rotação da Terra

Esquema. À esquerda, o Sol, à direita o planeta Terra com o eixo imaginário em posição levemente inclinada e indicando o movimento de rotação em sentido anti-horário. No lado direito do planeta é noite e no lado esquerdo, dia. Estão indicados o Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Linha do Equador, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.

Fonte de pesquisa: LUHR, Djeimes F. Earth: the definitive visual guide. Lôndon: dórlin Kindersley, 2007. página 48.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Movimento aparente do Sol

O movimento de rotação nos passa a impressão de que, ao longo do dia, o Sol é que se movimenta no céu.

Isso acontece porque, durante o dia, vemos que o Sol aparece pêla manhã na direção Léste e, com o passar das horas, vai mudando de posição até o poente, na direção oeste. No entanto, quem se movimenta, de oeste para Léste, é a Terra. êsse trajeto que, aparentemente, o Sol realiza chama-se movimento aparente do Sol. Veja o esquema a seguir.

Esquema. Uma cidade com muitas casas e edifícios. No céu o Sol com uma seta indicando um trajeto para esquerda e a indicação: movimento aparente do Sol. Abaixo, o mar e uma seta indica um trajeto para direita, sinalizado como movimento de rotação da Terra, de Oeste para Leste.
Respostas e comentários
  • Ao trabalhar Os movimentos da Terra, explique aos alunos que percebemos esses movimentos por meio da observação dos dias e noites e pêlas estações do ano. É importante deixar isso claro, pois a ideia de movimento parece ter relação com algo imediato, como se estivéssemos rodando um pião, mas se trata de um movimento complexo. Portanto, associando com as estações do ano e com a sucessão dos dias e das noites, os alunos poderão compreender melhor esses movimentos (translação e rotação).
  • O estudo do tema Os movimentos da Terra favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero três proposta pêla Bê êne cê cê ao descrever os movimentos do planeta e sua relação com as características naturais da Terra, como a sucessão dos dias e das noites, a distribuição desigual da radiação solar na superfície do planeta, as estações do ano etcétera

Fusos horários

Em razão do movimento de rotação da Terra, partes da superfície terrestre passam a ser iluminadas pêlo Sol, enquanto outras deixam de receber os raios solares. A partir do movimento de rotação, que provoca a sucessão dos dias e das noites, o ser humano criou um sistema para organizar as diferenças de horários em toda a superfície do planeta: o sistema de fusos horários.

Assim, a superfície do globo terrestre foi dividida em 24 fusos horários. Cada fuso é formado por uma faixa imaginária, com 15° de longitude, que se estende de um polo a outro. Todos os lugares situados em um fuso adotam a mesma hora. Veja o mapa.

Mapa-múndi: fusos horários

Mapa-múndi: fusos horários. 
O mapa mostra os continentes com linhas verticais da esquerda para direita indicadas como: menos 12, menos 11, menos 10, menos 9, menos 8, menos 7, menos 6, menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1, 0, mais 1, mais 2, mais  3, mais  4, mais  5, mais  6, mais  7, mais 8, mais 9, mais 10, mais 11, mais 12. Estão indicados os pontos: Ponto 1, Meridiano de Greenwich em 0; Ponto 2, em menos 3 no Brasil; e Ponto 3, em mais 9 no Japão. No canto superior direito, a rosa dos ventos e no canto inferior esquerdo, a escala:  2140 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 35.

1.

A contagem das horas em todo o planeta é feita com base em um fuso principal, definido pêlo meridiano de Greenwich. A partir dele, todos os demais fusos localizados a oeste apresentam horas atrasadas. Já os fusos localizados a Léste de Greenwich, ao contrário, têm horas adiantadas.

2.

Enquanto em Londres, localizada no fuso de Greenwich, são 12 horas da manhã, em Brasília, que está três fusos a oeste, são 9 horas da manhã.

3.

No mesmo momento, em Tóquio, no Japão, que está nove fusos a Léste de Greenwich, são 21 horas.

Respostas e comentários

Se possível, utilize um planisfério dos fusos horários da Terra para que os alunos possam observar com detalhes os limites deles na superfície do planeta. Peça aos alunos que percebam alguns casos específicos, como o da Rússia, que, devido à grande extensão territorial no sentido Léste-oeste, tem 9 fusos horários, enquanto o estreito território do Chile tem apenas 1 em sua parte continental.

Algo a mais

O estudo do tema Fusos horários pode ser complementado com as informações do site Fuso Horário Mundial, disponível em: https://oeds.link/m46rhA. Acesso em: 11 maio 2022. Nele, há uma tabela contendo os fusos horários e um mapa com diversos pontos e a hora naquele instante em cada país. Mostre essas informações aos alunos em sala de aula ou, se possível, leve-os ao laboratório de informática.

Para evitar transtornos por causa da diferença de horas, muitos países fizeram adaptações nos fusos teóricos (baseados na divisão dos 15 graus) e definiram limites práticos para os fusos horários. Essas alterações fizeram com que os limites dos fusos horários fossem adaptados a alguns limites administrativos dos países, como se observa no mapa da página anterior.

Fusos horários no Brasil

Em razão da grande extensão do seu território, com mais de quatro mil quilômetros no sentido Léste-oeste, o Brasil tem quatro fusos horários.

Todos esses fusos estão situados a oeste de Greenwich e, por isso, apresentam horas atrasadas em relação ao horário dêsse meridiano.

O horário oficial brasileiro é estabelecido pêlo horário de Brasília, no fuso que abrange todos os estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além de algumas ilhas oceânicas, do Distrito Federal, dos estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá. Observe o mapa a seguir.

Fusos horários brasileiros (2018)

Mapa. Fusos horários brasileiros (2018). O mapa mostra o território brasileiro com linhas verticais que indicam o limite prático dos fusos horários, da esquerda para direita determinadas como: Menos 5 horas em relação ao horário de Greenwich: Acre e parte do Amazonas. Menos 4 horas em relação ao horário de Greenwich: Roraima, parte do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. Menos 3 horas em relação ao horário de Greenwich: Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Tocantins, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Menos 2 horas em relação ao horário de Greenwich: Arquipélago Fernando de Noronha. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 405 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 35.

Respostas e comentários

Explique aos alunos que alguns fusos seguem os limites administrativos entre estados e países para facilitar uma série de situações, principalmente as relações comerciais. Isso quer dizer que nem sempre é seguida a linha teórica do fuso, a cada 15 graus. No Brasil, um exemplo dessa situação é o caso do fuso horário que Brasília tem como base, que é o mesmo da Argentina, mas que, teoricamente, deveria ser diferente.

Movimento de translação e as estações do ano

As estações do ano são períodos de aproximadamente três meses que se distinguem por apresentarem certas características de tempo atmosférico.

A ocorrência das estações do ano deve-se à inclinação do eixo de rotação da Terra e também ao movimento de translação, ou seja, o deslocamento que nosso planeta realiza percorrendo uma trajetória ao redór do Sol em um período de 365 dias e seis horas. Ao longo dêsse percurso, cada parte da Terra recebe quantidades diferentes de luz e de calor solar.

Observe a ilustração a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Esquema. A Terra girando ao redor do Sol em sentido anti-horário. Na parte superior, número 1, Terra iluminada; à esquerda, número 2, Terra com o lado esquerdo escuro e o direito iluminado; abaixo, número 3, Terra escura; à direita, número 4, Terra com o lado direito iluminado e o esquerdo escuro.

Fonte de pesquisa: LUHR, Djeimes F. Earth: the definitive visual guide. Lôndon: dórlin Kindersley, 2007. página 48.

1.

Aproximadamente entre 21 de março e 21 de junho, os raios solares incidem de fórma mais igualitária nos hemisférios Norte e Sul da Terra. Essa quantidade equilibrada de luz e calor dá origem ao outono no hemisfério Sul e à primavera no hemisfério Norte.

2.

Aproximadamente entre 21 de junho e 23 de setembro, os raios solares incidem mais diretamente sôbre o hemisfério Norte e têm menor incidência no hemisfério Sul. Nesse período, é verão no hemisfério Norte e inverno no hemisfério Sul.

3.

Aproximadamente entre 23 de setembro e 21 de dezembro, os raios solares incidem de fórma mais igualitária nos hemisférios Norte e Sul do planeta. A quantidade equilibrada de luz e calor dá origem à primavera no hemisfério Sul e ao outono no hemisfério Norte.

4.

Aproximadamente entre 21 de dezembro e 21 de março, os raios solares incidem mais diretamente sôbre o hemisfério Sul e têm menor incidência sôbre o hemisfério Norte. Nesse período, é verão no hemisfério Sul e inverno no hemisfério Norte.

Por causa das estações do ano, as condições atmosféricas da Terra adquirem determinadas características: os dias podem ficar mais quentes ou mais frios, mais secos ou mais úmidos, entre outras. Tais mudanças são sazonais ou periódicas, pois se repetem todos os anos de maneira semelhante.

Além disso, as variações climáticas influenciam no crescimento das flores das plantas, no deslocamento dos animais, no regime dos rios, nos hábitos das pessoas, como o uso de roupas mais quentes no inverno e mais frescas no verão, e também no desenvolvimento de algumas atividades, como a definição da época do plantio e da colheita de certas lavouras.

Respostas e comentários

Um texto a mais

Explique aos alunos que a inclinação do eixo da Terra faz a incidência dos raios solares ocorrer de maneira desigual na superfície do globo, o que explica as temperaturas mais elevadas na região equatorial e as extremamente baixas nas zonas polares. Comente também que outros planetas apresentam características térmicas bem distintas das verificadas na Terra, como destacado no texto a seguir.

reticências Embora duas vezes mais longe do Sol do que Mercúrio, o recordista de altas temperaturas é Vênus, com até 500 graus. Vários veículos espaciais soviéticos e americanos já tentaram entrar na densa atmosfera de Vênus. O máximo que dois deles conseguiram foi funcionar por uma hora na superfície. A pressão em Vênus é 90 vezes a da atmosfera terrestre. Além disso, a atmosfera venusiana é composta de 96 por cento de dióxido de carbono. reticências

Comparado com o de Vênus, o clima de Marte é bem mais ameno. Como acontece com a Terra, seu eixo de rotação está ligeiramente inclinado enquanto se dá o movimento de translação em tôrno do Sol. Isso significa estações diferenciadas. As temperaturas, que no verão marciano podem ultrapassar a barreira de zero grau centígrado, no inverno chegam a 140 graus negativos. Como sua atmosfera também é composta principalmente de dióxido de carbono, os cientistas chegaram a levantar a hipótese de que em Marte ocorre o mesmo efeito estufa de Vênus. Mas lógo verificaram que, como sua densidade é muito menor, o dióxido de carbono apenas retém o calor parcialmente refletido pêla superfície do planeta, sem influir no nível da temperatura.

reticências

CLIMAS do outro planeta. Superinteressante, 31 outubro 2016. Disponível em: https://oeds.link/iXkr1J. Acesso em: 10 maio 2022.

As zonas térmicas da Terra

As estações do ano (primavera, verão, outono e inverno) são mais facilmente percebidas nas zonas temperadas (veja imagem a seguir) do globo terrestre, onde a incidência dos raios solares varia com maior intensidade durante o ano.

Nessas regiões, durante o inverno, as temperaturas permanecem mais baixas e é comum a ocorrência de neve. Na primavera e no outono, as temperaturas são amenas, nem muito frio, nem muito calor. No verão, as temperaturas se elevam e faz muito calor.

Em outras regiões do planeta, porém, as estações do ano são pouco definidas e mais difíceis de serem percebidas nas paisagens. A zona intertropical, que recebe maior incidência dos raios solares, apresenta temperaturas elevadas praticamente o ano todo. Nessas áreas, as estações do ano diferenciam-se basicamente pêla existência de dois períodos: o das chuvas e o das sêcas. Já nas zonas polares, que recebem menor incidência dos raios solares, as temperaturas são muito baixas praticamente o ano todo, em geral abaixo de 0 graus Célsius.

Observe o esquema a seguir e verifique como a incidência dos raios solares varia entre as regiões da Terra e caracteriza as zonas térmicas do globo.

Incidência de radiação solar na Terra

Esquema. O planeta Terra com uma leve inclinação recebendo focos de luz vindos da direita. A área entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio é sinalizada com número 1, Regiões entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer e Círculo Polar Antártico e o Trópico de Capricórnio, é sinalizado com o número 2, Regiões do Círculo Polar Ártico e Antártico, com o número 3. Ao lado, 1: Na zona intertropical, os raios solares incidem diretamente e com muita intensidade. Por isso, essa região apresenta temperaturas elevadas durante praticamente todo o ano. 2: Nas zonas temperadas, os raios solares incidem de maneira pouco inclinada, mas com maior intensidade do que nas zonas polares. Por isso, essas regiões apresentam temperaturas baixas durante o inverno, altas no verão e amenas no outono e na primavera. 3: Nas zonas polares, os raios  solares incidem de maneira muito inclinada e com pouca intensidade. Por isso, essas regiões apresentam temperaturas muito baixas durante praticamente todo o ano.

Fonte de pesquisa: LUHR, Djeimes F. Earth: the definitive visual guide. Lôndon: dórlin Kindersley, 2007. página 48.

Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Para trabalhar as zonas térmicas, use um globo terrestre e uma lanterna demonstrando que o Sol nasce na direção Léste e se põe na direção oeste. Para isso, coloque o globo terrestre sôbre uma mesa e mantenha a lanterna acesa, parada em um ponto específico, iluminando apenas uma de suas faces. Em seguida, gire o globo vagarosamente, da esquerda para a direita, simulando o movimento de rotação da Terra. Ajude os alunos a observar que os continentes representados no globo se iluminam no sentido Léste-oeste.
  • O estudo do tema As zonas térmicas da Terra favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero três proposta pêla Bê êne cê cê ao destacar a distribuição desigual da radiação solar e as diferenças de temperatura na superfície do planeta.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou, qual o movimento da Terra que proporciona as sucessões dos dias e das noites? Como êsse movimento ocorre?
  2. Se alguém lhe dissesse que o Sol realiza um movimento no céu, de Léste para oeste, todos os dias, como você explicaria a essa pessoa que tal movimento não é real, é apenas aparente?
  3. O que são fusos horários? Quantos fusos horários existem no território brasileiro?
  4. Explique a relação entre o movimento de translação da Terra e as estações do ano.
  5. Observe a imagem e, depois, responda às questões.

Zonas térmicas da Terra

Mapa. Zonas térmicas da Terra. Planisfério limitado por faixas horizontais. Letra A, Tropical: Região central entre Trópico de Câncer e do Trópico de Capricórnio. Letra B, Temperada: Regiões entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer e Círculo Polar Antártico e o Trópico de Capricórnio. Letra C, Polar: Parte superior e inferior nas regiões do Círculo Polar Ártico e Antártico. No canto superior direito, a rosa dos ventos e abaixo, a escala: 3650 quilômetros por centímetro.
  1. Quais são as zonas térmicas indicadas pêlas letras A, B e C, respectivamente?
  2. O que explica a ocorrência de temperaturas mais elevadas na zona intertropical e de baixas temperaturas nas zonas polares da Terra?

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava ediçãoRio de Janeiro, í bê gê É 2018. página 58.

Aprofundando os conhecimentos

  1. Observe o mapa Fusos horários brasileiros da página 92 e responda:
  • Uma partida de futebol será transmitida da cidade de São Paulo (ésse pê) para todo o país às 21 horas, horário de Brasília. Em qual horário essa partida terá início em:
    1. Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Cuiabá (Mato Grosso) e Pôrto Velho (Rondônia)?
    2. Salvador (Bahia), Pôrto Alegre (Rio Grande do Sul) e Fortaleza (Ceará)?
    3. Rio Branco (Acre)?
    4. Fernando de Noronha (Pernambuco)?
Respostas e comentários

1. Resposta: O movimento de rotação. Nesse movimento a Terra gira ao redór de seu eixo imaginário de oeste para Léste.

2. Resposta: O movimento de rotação que a Terra efetua nos dá a impressão de que o Sol realiza a trajetória de Léste (direção em que aparece pêlas manhãs) para oeste (direção em que se põe à tarde). Quem se move é a Terra, e êsse movimento que o Sol parece realizar tem o nome de movimento aparente do Sol.

3. Resposta: São linhas imaginárias, com 15o de longitude, que se estendem de um polo a outro, demarcando as horas do mundo. Existem quatro fusos horários no território brasileiro.

4. Resposta: Em virtude do movimento de translação que a Terra realiza ao redór do Sol e à inclinação do seu eixo de rotação, as regiões do planeta recebem quantidades diferenciadas de luz e de calor solar em determinados períodos de tempo ao longo do ano. Esses períodos são as estações do ano.

5. a) e 5. b) Respostas nas orientações ao professor.

6. a) Resposta: 20 horas.

6. b) Resposta: 21 horas.

6. c) Resposta: 19 horas.

6. d) Resposta: 22 horas.

  • Durante a realização das atividades desta página, verifique se há alunos com dificuldades. Se necessário, resgate com êles os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo. Proponha que produzam um texto comentando o que mais gostaram de aprender sôbre a formação do planeta Terra.
  • A atividade 2 propicia o desenvolvimento das Competências específicas de Geografia 2 e 5 da Bê êne cê cê ao trabalhar e utilizar processos para compreender o mundo natural e entender como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.
  • Ao explicar que o movimento do Sol é aparente, usando os conhecimentos prévios de conceitos estudados no capítulo e os exemplos do dia a dia, os alunos exercitarão sua capacidade de argumentação. Se necessário, incentive-os a buscar mais informações nas páginas anteriores do material.
  • Aproveite as atividades 5 e 6 desta página para avaliar o aprendizado da turma sôbre os conceitos trabalhados a respeito das zonas térmicas da Terra e da identificação de fusos horários.

Respostas

5. a) Resposta: A - Zona intertropical, B - Zona temperada e C - Zona Polar.

5. b) Resposta: Nas regiões de baixa latitude, ou seja, próximas à linha do Equador, denominadas zonas intertropicais, os raios solares incidem de fórma perpendicular sôbre a superfície terrestre, provocando temperaturas bastante elevadas. Já nas de elevada latitude, ou seja, nas zonas polares, a incidência de radiação solar é bem menor em razão da curvatura da Terra, tornando as temperaturas muito baixas durante todo o ano; há ocorrência de precipitação na fórma de neve.

Metodologias ativas

Caso considere interessante, faça as atividades desta página por meio da estratégia Quiz. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Utilize ferramentas e ou ou aplicativos de celular ou as execute em fórma de gincana no pátio da escola. Após a realização da atividade, promova uma roda de conversa e, com a turma, analisem os pontos positivos e negativos, além dos aspectos com que esta atividade contribuiu para aprofundar os aprendizados referentes ao conteúdo estudado.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Desenhe cinco exemplos de elementos (símbolos, côres ou linhas) utilizados como convenções cartográficas. Para finalizar, escreva o que êles representam.

Versão adaptada acessível

1. Cite cinco exemplos de elementos (símbolos, cores ou linhas) utilizados como convenções cartográficas. Para finalizar, escreva o que eles representam.

Orientação para acessibilidade

1. Resposta: Os alunos podem citar exemplos de símbolos para representar indústrias, lavouras, cidades etc.; linhas para representar estradas, ferrovias, rios etc.; e cores para representar tipos de clima, vegetação natural etc.

  1. Observe atentamente um planisfério e um globo terrestre. Localize neles o Brasil e outros países que você conhece ou sôbre os quais já ouviu falar. Depois, anote em uma folha de papel avulsa o que mais chamou a sua atenção ao observar essas representações. Em seguida, apresente suas conclusões para a turma.
  2. Observe a imagem e responda às questões.

Brasil político (2018)

Mapa. Brasil político (2018). O mapa representa os estados brasileiros e suas respectivas capitais. No mapa, a distância entre Cuiabá e Salvador é de 4,2 centímetros. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala gráfica: 460 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 90.

  1. A representação é um mapa, uma carta ou uma planta? Explique sua resposta.
  2. Que tipo de escala foi utilizada?
  3. A partir das informações do mapa, calcule a distância, em linha reta, entre as capitais Cuiabá e Salvador.
Versão adaptada acessível
  1. A representação é um mapa, uma carta ou uma planta? Explique sua resposta.
  2.  Que tipo de escala foi utilizada?
  3. Com base nas informações do mapa, junte-se a um colega e calculem a distância, em linha reta, entre as capitais Cuiabá e Salvador.
Orientação para acessibilidade

3. a) Resposta: É um mapa, pois apresenta características políticas de uma área extensa da superfície terrestre, o Brasil, e não há muito detalhamento.

3. b) Resposta: Escala gráfica.

3. c) Resposta: A distância em linha reta é de .1930 quilômetros.

3. c) Professor, professora: A atividade 3, item c, envolve medições em um mapa, portanto organize os alunos em duplas, de modo que eles executem a atividade e troquem ideias sobre os procedimentos necessários para realizar as medições e cálculos que envolvem escalas.

4. Qual é a diferença entre uma maquete e uma planta cartográfica?

Respostas e comentários

1. Resposta: Os alunos podem desenhar símbolos para representar indústrias, lavouras, cidades etcétera, linhas para representar estradas, ferrovias, rios etcétera e côres para representar tipos de clima, vegetação natural etcétera

2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem, por exemplo, a similaridade do contôrno dos países em ambas as representações, a identificação das mesmas linhas de referência, a dificuldade de visualizar dois países de hemisférios distintos, como Léste e Oeste, ao mesmo tempo no globo etcétera

3. a) Resposta: É um mapa, pois apresenta características políticas de uma área extensa da superfície terrestre, o Brasil, e não apresenta muito detalhamento.

3. b) Resposta: Escala gráfica.

3. c) Resposta: A distância em linha reta é de 1 930 quilômetros.

4. Resposta: ambas são representações do espaço, mas a primeira é tridimensional e a segunda é bidimensional, feita a partir do ponto de vista vertical.

Objetivos das atividades

1. Identificar diferentes convenções cartográficas.

2. Diferenciar mapa de globo terrestre.

3. Identificar o tipo de escala presente no mapa.

4. Identificar a diferença entre representações bidimensionais (planta) e tridimensionais (maquete).

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos tenham dificuldades, mostre a êles outros mapas contendo elementos gráficos e as respectivas legendas.

2. Caso os alunos tenham dúvidas, ajude-os a identificar alguns países. Sugira-lhes a realização desta atividade em duplas, de modo que um aluno escolha um país no globo e o outro tente localizá-lo no planisfério, e vice-versa.

3. a) Caso surjam dúvidas, mostre aos alunos outros exemplos de plantas e cartas e incentive-os a compará-las. Se possível, utilize o mapa do município onde está a escola, bem como a planta do bairro, e localize com os alunos os lugares conhecidos.

3. b) Caso os alunos tenham dúvidas, retome o conteúdo sôbre escalas cartográficas, por meio do incentivo à observação dêsse elemento em outros mapas e produtos cartográficos, como uma carta topográfica, comparando êsse formato com a escala numérica.

3. c) Caso tenham dúvidas, faça a medição com os alunos e demonstre o cálculo na lousa. Use também outros valores de mapas diferentes para exemplificar, como um mapa do município onde moram, aferindo a distância de um bairro a outro.

4. Caso os alunos tenham dúvidas, providencie uma maquete para explicar a diferença entre uma representação tridimensional (três dimensões: altura, largura e profundidade) e outra bidimensional (duas dimensões: altura e largura, que pode ser representada sôbre um plano).

5. Observe a imagem.

Planisfério Político (2018)

Mapa. Planisfério Político (2018). 
O mapa mostra a Linha do Equador, Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e o Meridiano de Greenwich. Os seguintes países estão destacados: Estados Unidos, México, Cuba, Brasil, Portugal, Rússia, Irã, Índia, China, Japão, Sudão, Angola, África do Sul, Austrália. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e no direito, a escala: 2530 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

  1. Qual é o principal paralelo terrestre? êsse paralelo divide o planeta Terra em quais hemisférios?
  2. Qual é o principal meridiano terrestre? êsse meridiano divide o planeta Terra em quais hemisférios?

6. Copie o texto substituindo os símbolos pêlas palavras adequadas apresentadas.

oceanos

terras emersas

salgada

água

mares

A superfície do planeta é formada por , e . As terras emersas são aquelas que não estão cobertas por , como os continentes e ilhas oceânicas. Os oceanos e mares são formados por grandes quantidades de água , ocupando a maior parte da superfície terrestre.

  1. Escreva o que diferencia o movimento de rotação e o movimento de translação realizados pêla Terra. Quais são as principais consequência de cada um dêsses movimentos?
  2. Em relação às zonas térmica da Terra, responda às questões.
    1. Em qual zona térmica percebemos mais facilmente as estações do ano?
    2. Em quais zonas do globo terrestre as estações do ano são pouco marcantes, em razão da elevada incidência de raios solares e consequente temperatura alta o ano todo?
    3. Em quais zonas do globo terrestre prevalecem as temperaturas baixas durante grande parte do ano?
Respostas e comentários

5. a) Resposta: Linha do Equador. Divide o planeta Terra nos hemisférios Norte e Sul.

5. b) Resposta: Meridiano de Greenwich. Divide o planeta Terra nos hemisférios Léste e Oeste.

6. Resposta: “A superfície do planeta é formada por terras emersas, oceanos e mares. As terras emersas são aquelas que não estão cobertas por água, como os continentes e ilhas oceânicas. Os oceanos e mares são formados por grandes quantidades de água salgada, ocupando a maior parte da superfície terrestre”.

7. Resposta nas orientações ao professor.

8. a) Resposta: Zona temperada.

8. b) Resposta: Zonas intertropicais.

8. c) Resposta: Zonas polares.

Objetivos das atividades

5. Identificar as principais linhas imaginárias do planeta Terra.

6. Identificar as terras emersas (ilhas e continente) e águas salgadas como elementos presentes na superfície terrestre.

7. Identificar os movimentos de rotação e de translação.

8. Identificar as zonas térmicas da Terra.

Como proceder nas atividades

5. Se a turma tiver dificuldades, disponibilize duas bolas de isopor para cada aluno, canetinhas hidrográficas e tinta guache para que êles possam demarcar em uma bola a linha do Equador e, na outra, o Meridiano de Greenwich. dêsse modo, êles diferenciarão os hemisférios Léste e Oeste e Norte e Sul, colorindo-os com côres distintas.

6. Se os alunos não conseguirem indicar as palavras na ordem correta, utilize um mapa-múndi para apontar os elementos destacados no texto e ressaltar a proporção de terras emersas em relação às massas de água. Outra opção seria mostrar uma imagem do planeta Terra visto de cima, ou disponibilizar para a turma o acesso a computadores, a fim de que utilizem algum sáite ou aplicativo de visualização de mapas e imagens de satélite e percebam as áreas emersas por meio do movimento da Terra com o mouse.

7. Se os alunos tiverem dificuldades na atividade proposta, mostre na seção “Atlas geográfico escolar na internet”, disponível em: https://oeds.link/NSPY0C, dois vídeos que retratam o movimento de translação e as estações do ano.

8. Disponibilize bolinhas de isopor e tinta guache para que delimitem as zonas térmicas, usando côr vermelha nas zonas intertropicais, côr laranja nas temperadas e côr azul nas polares. Posicione uma lanterna acesa no centro de uma carteira, representando o Sol, e oriente os alunos a girar as esferas ao redor da lanterna, mantendo-as inclinadas, de modo que as zonas intertropicais sempre recebam mais calor, as temperadas, iluminação intermediária e as polares, menos luz e calor.

Resposta

7. No movimento de rotação, a Terra gira em tôrno do próprio eixo imaginário. Já o movimento conhecido como translação, é a volta completa que o planeta realiza em tôrno do Sol. O movimento de rotação resulta na existência do dia e da noite; já o de translação, somado à inclinação do eixo terrestre, acarreta o aquecimento desigual da superfície do planeta ao longo do ano, originando as estações do ano.

Glossário

Paleontólogo
: profissão da pessoa que se especializa em estudos de Paleontologia, também chamado de paleontologista.
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Âmbar
: resina produzida por alguns tipos de plantas, principalmente por pinheiros já extintos. Ao longo de milhões de anos, essa resina se solidificou e manteve conservada grande parte do material preso dentro dela, como pequenos animais e partes de plantas.
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