CAPÍTULO 9 As águas na superfície terrestre

Extensas massas de água recobrem 70% da superfície terrestre, formando oceanos, mares, rios, lagos e geleiras. Os 30% restantes da superfície do nosso planeta são constituídos por ilhas e continentes.

Do total das águas existentes na Terra, 97,5% são salgadas e estão presentes nos mares e oceanos. Apenas 2,5% da massa de água existente na Terra é doce, localizada em rios, lagos, geleiras e em reservatórios subterrâneos. Veja o gráfico.

Distribuição de água no planeta

Gráfico. Distribuição de água no planeta. O globo terrestre mostra: Água salgada: 97,5 por cento. Água doce: 2,5 por cento. Dessa, corresponde a: Calotas polares e geleiras representam: 68,9 por cento. Água subterrânea: 29,9 por cento. Água nos rios e lagos: 0,3 por cento. Outros reservatórios: 0,9 por cento.

Fonte de pesquisa: REBOUÇAS, Aldo da C.; BRAGA, Benedito; TUNDISI, José Galizia. (organizador). Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. quarta edição São Paulo: Escrituras, 2015. página 8.

Conforme representado no gráfico, do total de água doce do planeta, 68,9% encontram-se em estado sólido nas calotas polaresglossário e geleiras. Outros 29,9% encontram-se no subsolo, formando as reservas subterrâneas de água, 0,3% está disponível em rios e lagos, constituindo as principais fontes de água potável, e 0,9%, em outros reservatórios.

Dessa maneira, uma pequena parte da água doce está localizada em áreas de fácil acesso. A maior parte dessa água encontra-se nos aquíferos ou nos lençóis freáticos, ou seja, nos reservatórios subterrâneos de água doce. Por isso, é muito importante pensarmos sôbre a preservação dêsse recurso natural.

Fotografia. Formações rochosas cobertas por neve e cercados pelo mar. O céu está azul com nuvens.
Calotas polares na Antártida, em 2020.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Conhecer o ciclo da água.
  • Compreender a importância da água como um recurso hídrico indispensável para a vida na Terra.
  • Identificar de que maneira as águas continentais são encontradas na superfície terrestre.

Justificativas

Ao longo do capítulo, os alunos serão levados a conhecer o ciclo da água e a sua importância para a manutenção da vida terrestre, estudo que explora a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero quatro. Tal conteúdo permite a êles compreender que a água é indispensável no dia a dia dos seres vivos, bem como chamar a atenção deles para os cuidados com êsse recurso natural, o que favorece a abordagem da habilidade ê éfe zero seis gê ê um dois.

Por fim, o capítulo apresenta de que maneira as águas continentais são encontradas, despertando nos alunos um senso de responsabilidade em relação à proteção de mananciais e fontes hídricas.


  • Verifique se os alunos realizaram corretamente a interpretação do gráfico sôbre a distribuição de água no planeta. Observe se chegaram à conclusão de que a quan­tidade de água salgada no planeta é consideravelmente maior que a de água doce e que a maior parte da dela encontra-se na fórma de calotas polares e geleiras, dificultando, dêsse modo, seu uso pêlo ser humano.
  • O trabalho desenvolvido nesta página contempla a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero quatro, pois apresenta detalhadamente aos alunos o ciclo da água e cada uma de suas etapas.
  • Após os alunos responderem às indagações e trocarem ideias com os colegas, chame a atenção para o gráfico de setores apresentado nesta página. Oriente-os a pensar na importância de adotarmos hábitos de conservação da água e a trocar ideias entre si sôbre êsse assunto, manifestando suas considerações. Comente que apenas 2,5% da massa de água na Terra é doce e, dêsse total, uma pequena parcela está acessível às pessoas. Por meio dêsse exercício, é possível explorar a prática argumentativa dos alunos, já que êles terão de lidar com diferentes opiniões, ouvir atenciosamente o colega e também dar respostas consistentes.

O ciclo da água

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    A água está presente na natureza nos seguintes estados físicos: sólido, líquido e gasoso. O calor proveniente da radiação solar e a fôrça da gravidade desencadeiam o processo chamado ciclo hidrológico ou ciclo da água. Nesse ciclo, a água passa de um estado físico para outro, preservando sempre o mesmo volume total existente no planeta. Veja o esquema a seguir.

    1.

    Evaporação e transpiração: o calor proveniente da radiação solar evapora a água de rios, lagos, mares e oceanos e provoca a transpiração das plantas. O vapor de água resultante dêsses processos se eleva na atmosfera.

    2.

    Condensação: na atmosfera, o vapor de água se condensa, formando nuvens de diversas fórmas e tamanhos.

    3.

    Precipitação: nas nuvens, ao se condensar, a água se precipita na fórma de chuva ou de neve e atinge a superfície terrestre.

    4.

    Infiltração: parte da água que atinge a superfície se infiltra no solo, podendo ser absorvida pêlas plantas ou atingir as reservas subterrâneas de água.

    5.

    Escoamento: parte da água que atinge a Terra escoa pêla superfície, seguindo a declividade do relêvo, até atingir corpos d’água como rios e lagos, de onde parte é levada aos mares e oceanos.

    Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

    Esquema. À esquerda, o mar, em frente, uma faixa de areia seguido por uma pequena cidade. Atrás dela, a encosta de um morro coberto por vegetação e com o curso de um rio que deságua no mar. À direita, uma montanha. Por toda a cena há setas e números. O número 1 indica setas acima do mar, da cidade e da vegetação que se direcionam às nuvens acima. O número 2 aponta nuvens sobre o mar com setas que se direcionam às nuvens sobre a cidade, a vegetação e as montanhas. O número 3, de onde parte uma seta para baixo sobre a nascente do rio. O número 4, indica setas do subsolo partem em direção ao mar. Por fim, o número 5, aponta setas do rio desaguando no mar.

    Fonte de pesquisa: prés, frênqui êti áli Para entender a Terra. Tradução: Rualdo Menegat êti áli quarta edição Pôrto Alegre: búkman, 2006. página 315.

    Respostas e comentários
    • Comente com os alunos que a água do planeta Terra se encontra em diferentes estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Peça-lhes que observem a imagem referente ao ciclo dela. Descreva de que maneira é realizado o processo, destacando as principais etapas: evaporação e transpiração, condensação, precipitação, infiltração e escoamento.
    • Os assuntos desenvolvidos exploram o tema contemporâneo transversal Educação ambiental, pois trabalham com um dos elementos fundamentais para a existência dos seres vivos, a água, a qual tem sido alvo de inúmeras contaminações por dejetos industriais, domésticos e até agroquímicos.

    Atividade a mais

    • Para ampliar o tema, sugira aos alunos uma atividade de pesquisa em grupo. Solicite a êles que investiguem as regiões do Brasil que estão passando por problemas de contaminação da água.
    • Reúna os alunos em cinco grupos, de fórma que cada um fique com uma grande região: Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Sugira que procurem em sites assuntos-chave, como: tratamento de esgôto, poluição das fontes hídricas, maiores poluidores, entre outros.
    • Peça aos alunos que montem cartazes com gráficos, mapas e tabelas encontrados durante a pesquisa.
    • Caso considere interessante, proponha aos alunos que produzam um texto resumindo sua pesquisa por meio de um programa de computador de edição de textos. Dessa maneira, êles poderão criar, alterar, ou seja, editar sua produção textual conforme achar conveniente.

    Águas continentais

    As águas continentais, também conhecidas como águas doces, correspondem a 2,5% do total de água no planeta, como estudamos. Elas estão distribuídas pelos continentes em rios, lagos, águas subterrâneas e geleiras.

    As geleiras

    As geleiras são imensas massas de gêlo permanente formadas pêlo congelamento de águas doces, localizadas em regiões polares e áreas montanhosas. Nas regiões polares, onde as temperaturas são baixas em razão da fraca incidência dos raios solares nas elevadas latitudes, as geleiras são denominadas geleiras continentais ou de latitude. Já em áreas montanhosas, em razão das baixas temperaturas decorrentes da elevada altitude, as geleiras recebem o nome de geleiras de altitude ou alpinas.

    Fotografia. Uma grande geleira cercada pelo mar que reflete sua paisagem.
    Geleira de latitude localizada na Groenlândia, em 2020.

    Os rios

    Os rios são formados por porções de água doce que escoam em cursos naturais na superfície dos continentes. Muitos dêsses cursos já passaram pêla interferência humana. As águas de um rio podem ter origem no derretimento de geleiras, no afloramento de águas subterrâneas ou no escoamento superficial das chuvas.

    Os rios são utilizados pêlas pessoas no abastecimento de água para as populações, fornecimento de alimentos, produção de energia elétrica, entre outras atividades.

    Fotografia. Vista de cima. Uma cidade com muitos prédios e algumas construções com cúpulas. Há um rio largo cortando a cidade e pontes sobre ele.
    Parte do curso do rio Nilo, no Egito, em 2021.
    Respostas e comentários
    • Antes de iniciar o trabalho com o assunto das páginas 110 e 111, solicite aos alunos que pesquisem imagens, um dia antes da aula, de lugares na superfície terrestre onde encontramos água. Lembre-os de identificar o local em que a paisagem se encontra.
    • Inicie a aula questionando qual é a localização que a paisagem retratada. Caso seja um rio ou uma geleira, pergunte o nome aos alunos. Questione-os sôbre qual é o estado físico em que a água se encontra nas imagens: líquido, gasoso ou sólido.
    • Em seguida, peça a êles que descrevam a paisagem pesquisada e comentem de que maneira consideram que o ser humano pode transformá-la e causar problemas ambientais.
    • Cite como exemplo o rio Tietê, que, em seu percurso, principalmente na cidade de São Paulo, tem a água extremamente poluída devido ao excesso de descarga de resíduos tóxicos, como esgôto doméstico e resíduos industriais.
    • O assunto desenvolvido desta página em diante é relativo às águas continentais. Ressalte que a porcentagem é pequena e, por isso, há necessidade de preservar êsse bem tão precioso aos seres vivos.
    • Ao abordar o conteúdo, oriente os alunos a refletir sôbre o uso que o ser humano faz da água doce, conforme é apresentado nas imagens, ou seja, da água proveniente de lagos, rios, águas subterrâneas etcétera Solicite a êles que deem exemplos de seu dia a dia, favorecendo, dessa maneira, o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 2 ao abordar o uso dos recursos da natureza pêlo ser humano.
    • Pergunte aos alunos se existe algum dêsses componentes próximo de onde moram, indagando-lhe qual é a situação dele, se está limpo ou não. Pergunte ainda se êles frequentam êsse lugar com atividades de lazer ou econômicas, como a pesca.
    Os lagos

    Quando as águas provenientes de chuvas, rios, afloramentos de fontes subterrâneas ou derretimento de geleiras se acumulam em determinadas depressões da superfície terrestre, formam-se lagos. Os lagos podem se originar naturalmente ou ser construídos artificialmente. êles variam de tamanho e profundidade, podendo ser de água salgada ou doce.

    Fotografia. Um lago cercado por montanhas e pinheiros. Há uma via com carros à esquerda.
    Lago em , no Canadá, em 2020.
    Ícone 'Atividade oral'

    Questão 1.

    Você conhece algum rio ou lago? êles são bem cuidados ou estão poluídos? Converse com os colegas sôbre o que cada um sabe.

    As águas subterrâneas

    As águas subterrâneas são reservatórios naturais de água doce, localizadas abaixo da superfície terrestre.

    reservatórios de água formam-se quando a água na fórma de chuva cai sôbre a superfície e se infiltra pêlo solo e entre as camadas de rochas permeáveis (rochas porosas), até atingir uma camada de rocha impermeável. Dessa maneira, a água preenche os espaços vazios entre as rochas, ficando armazenada.

    As águas no subsolo

    Esquema. Recorte de um terreno com as seguintes camadas, de cima para baixo: solo e rochas permeáveis; lençol de água superficial; três camadas diferentes de rochas impermeáveis; lençol de água profundo e por último, rochas impermeáveis. Sobre o solo há o ponto A. poço de água que chega até o lençol de água superficial, e ao lado o ponto B. poço subterrâneo que chega até o lençol de água profundo. Ao lado dos poços há uma árvore. Ao lado do esquema, texto: Quando os aquíferos se encontram próximo à superfície, sua captação é mais fácil, sendo  realizada por meio de perfuração de poços A. . Já os aquíferos localizados em camadas mais profundas do subsolo são alcançados por meio de máquinas e equipamentos  especializados B. .

    Fonte de pesquisa: , rid; Mônrou, sem Djeimes. Fundamentos da geologia. São Paulo: Cêngueij lãrnin, 2009. página 308.

    Respostas e comentários

    Questão 1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a expor suas opiniões sôbre por que consideram o rio bem cuidado ou poluído.

    • Peça aos alunos que observem a imagem do esquema apresentado nesta página sobre as águas subterrâneas. Ela representa o perfil estratigráfico de um aquífero, no qual é possível observar as camadas de rochas. Explique que as águas preenchem os espaços vazios entre as fissuras das rochas basálticas ou entre os grânulos das rochas sedimentares e circulam neles.

    Atividade a mais

    Após o estudo sôbre as Águas continentais, nas páginas 110 e 111, proponha aos alunos a troca de ideias a respeito das questões a seguir.

    a) Em sua opinião, o que poderia ser realizado para diminuir a poluição dêsse rio ou lago, caso esteja poluído?

    Respostas

    a) Resposta pessoal. Realize uma conversa e promova atitudes que sejam respeitosas diante de opiniões contrárias.

    Esta atividade contribui para o desenvolvimento das Competências específicas de Geografia 1 e 3, pois, além de exercitar o conhecimento geográfico no entendimento da interação sociedade e natureza, também aplica o raciocínio geográfico na análise da produção do espaço.

    A importância das águas doces

    Questão 2.

    Você já observou a enorme quantidade de atividades que realizamos com a água todos os dias? Conte para seus colegas três dessas atividades.

    A água doce é um componente essencial tanto para a vida de plantas quanto para a vida do ser humano e de outros animais da Terra. Atividades como limpeza residencial, higiene pessoal, lavagem de roupas e preparo de alimentos e bebidas envolvem o uso de água.

    Além do consumo direto, muitos objetos que usamos diariamente, como roupas, calçados e eletrodomésticos, utilizam água em seu processo produtivo nas indústrias.

    Veja no gráfico sôbre o consumo mundial de água nas principais atividades desenvolvidas pêlo ser humano.

    Uso mundial de água (2019)

    Gráfico. Uso mundial de água (2019). 
Agropecuário (ilustração de uma pequena planta): 69%. Industrial (ilustração de engrenagens): 19%. 
Doméstico (ilustração de uma casa): 12%.

    Fonte de pesquisa: UN WATER. The United Nations World Water Development Report 2019: leaving no one behind. Disponível em: https://oeds.link/NA7M8r. Acesso em: 9 março 2022.

    Agropecuária

    A atividade que mais consome água doce é a agropecuária. Nessa atividade, a água é utilizada tanto na criação de animais como na irrigação de lavouras.

    Gasta-se um elevado volume de água para produzir diferentes produtos no campo. Muitas vezes, milhares de litros de água são perdidos com irrigações desnecessárias, em vazamentos ou em instalações precárias nas áreas agrícolas.

    Fotografia. Gado bovino bebendo água, reunido ao redor de uma bebedouro circular. Ao fundo, pasto e árvores.
    Animais bebendo água em uma propriedade rural na Nova Zelândia, em 2020.
    Respostas e comentários

    Questão 2. Resposta: Espera-se que os alunos respondam atividades como higiene pessoal, preparação de alimentos, bebidas etcétera

    Atividade a mais

    Inicie a aula organizando os alunos em semicírculo e peça-lhes que reflitam e respondam às seguintes questões.

    a) Como a água está presente no cotidiano de vocês?

    b) Qual é a importância da água para a sociedade?

    c) Como você contribui para a conservação dêsse recurso?

    Respostas

    a) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem a água presente nas atividades do dia a dia, como cozinhar, escovar os dentes, lavar a louça etcétera

    b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem que a água é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos, bem como para as atividades agropecuárias e industriais.

    c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos apontem se estão colaborando ou não para a conservação dos recursos hídricos por meio de suas atitudes do cotidiano.


    • O trabalho desenvolvido nas páginas 112 e 113 contempla a habilidade ê éfe zero seis gê ê um dois, pois incentiva os alunos a pensar sôbre a importância da água e sua utilização como recurso hídrico.
    • Ao propor o estudo do tema A importância das águas doces, trabalhe a importância da água doce no cotidiano das pessoas e como ela vem sendo utilizada na atividade agropecuária.

    Atividades domésticas

    Depois da agropecuária e da atividade industrial, a atividade que mais consome água é o uso doméstico.

    O consumo de água doce para as atividades domésticas diárias pode variar de acôrdo com as necessidades de cada pessoa e a disponibilidade de água de cada país. Observe no gráfico a seguir a disponibilidade de água per cápita de alguns países.

    Disponibilidade de água per cápita por ano (2018)

    Gráfico. Disponibilidade de água per capita por ano (2018). Disponibilidade hídrica (em metros cúbicos por habitante ao ano). Nova Zelândia: 68942. Brasil: 41281. Rússia: 31053. Suécia: 17449. Estados Unidos: 9383. Sudão do Sul: 4510.

    Fonte de pesquisa: Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. acua-stat. Disponível em: https://oeds.link/M6cr2o. Acesso em: 9 março 2022.

    Indústria

    Conforme o gráfico da página anterior, 19% de toda a água doce consumida no mundo é para uso industrial. Nesse caso, a água geralmente é utilizada para a limpeza das instalações industriais, das matérias-primas que chegam para ser processadas, para o funcionamento dos equipamentos industriais e também diretamente para a fabricação do produto.

    Veja no esquema um exemplo da quantidade aproximada de água consumida na indústria de papel.

    Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

    Ilustração. À esquerda, uma caixa de água com 210 litros de água. À direita, uma caderneta com 1 kg.
    São utilizados 210 litros de água para a produção de 1 quilograma de papel A4.

    SCHYNS, Joep F.; BOOIJ, Martijn J.; HOEKSTRA, Arjen Y. The water footprint of wood for lumber, pulp, paper, fuel and firewood. in. Advances in Water Resources, v. 107, p. 490-501, 17 maio 2017. Disponível em: https://oeds.link/eLWlbh. Acesso em: 11 maio 2022.

    Respostas e comentários

    Destaque aos alunos a maneira pêla qual as atividades econômicas apresentadas nas páginas 112 a 113 vêm utilizando a água e anote na lousa as principais características do uso dêsse recurso em cada uma delas. Ao final, oriente os alunos a anotar essa síntese no caderno. Ao mencionar o uso da água na atividade doméstica, solicite que observem o gráfico sôbre a disponibilidade de água per cápita por ano.

    Atividade a mais

    • Amplie o conhecimento acêrca da importância da água nas atividades domésticas. Para isso, proponha aos alunos que façam uma entrevista com os familiares a fim de levantar dados sôbre o uso da água em sua residência. Nessa entrevista, êles devem buscar informações como: quantos banhos tomam por dia; quanto tempo levam para terminar essa ação; se escovam os dentes com a torneira aberta ou fechada; quantas vezes por semana lavam roupa na casa, se reaproveitam essa água, se costumam lavar o quintal com mangueira ou balde, entre outras ações. Previamente, organize um questionário para os alunos, incluindo essas questões, e peça-lhes que o copiem no caderno. Instrua-os a realizar essa atividade com a participação de todos os membros da família.
    • Em sala de aula, após a pesquisa realizada, é possível organizar com os alunos uma tabela com os dados obtidos, ressaltando qual membro da família gasta mais água. Para concluir a atividade, pergunte a êles como poderiam ajudá-lo a gastar menos água, traçando, assim, um plano de ação.
    • Esta atividade explora noções introdutórias de prática de pesquisa ao trabalhar com a entrevista, já que busca obter informação sôbre uma problemática, bem como conseguir respostas quantificáveis, possíveis de serem interpretadas posteriormente. êsse tipo de atividade em família, além de ampliar as noções de pesquisa, é importante no quesito participação familiar na escola, levando os familiares a se envolver no processo de aprendizagem dos alunos.
    Outras utilizações

    A água doce também é muito utilizada como via de transporte (de pessoas e de mercadorias) e para a produção de energia hidrelétrica.

    Em vários países do mundo, muitos rios e lagos apresentam trechos navegáveis. Geralmente, rios e lagos têm grande profundidade e volume de água e estão em áreas onde o relêvo é plano ou com poucos desníveis de altitude. Isso facilita que pessoas e mercadorias sejam transportadas por embarcações.

    Fotografia. Vista de cima. Uma embarcação extensa e repleta de contêineres, navegando em um largo rio. Ao fundo, na margem, áreas cobertas por vegetação.
    Embarcação de carga navegando em rio da Alemanha, em 2020.

    Alguns rios que percorrem áreas onde o relêvo apresenta grandes desníveis têm suas águas represadas e utilizadas para girar as turbinas de usinas hidrelétricas, produzindo assim energia elétrica.

    Uso racional da água

    O crescente aumento da população mundial e o intenso uso dos recursos hídricos têm provocado a escassez de água nas mais diferentes partes do mundo. E êsse não é um problema distante dos brasileiros. Diferentes regiões do nosso país, mesmo aquelas em que as chuvas sempre foram abundantes, têm experimentado redução das chuvas e a consequente falta de água para o uso da população. No entanto, grande parte dela faz uso racional (sem desperdícios) da água apenas nos períodos de escassez.

    Fotografia. Margem de uma represa com terra seca e árvores ao fundo.
    Represa do Jaguari, no município de São José dos Campos, em 2021.
    Ícone 'Atividade oral'

    O uso racional da água é uma questão sôbre a qual todos nós devemos refletir. Converse com os colegas sôbre êsse assunto.

    Respostas e comentários

    Resposta da atividade do boxe de Uso racional da água nas orientações ao professor.

    • Ao trabalhar o tema Outras utilizações da água, pergunte aos alunos se êles já tiveram a oportunidade de conhecer alguma usina hidrelétrica ou se já avistaram alguma embarcação transportando cargas pelos rios. Em caso afirmativo, peça a êles que compartilhem essa vivência.
    • Verifique se no estado onde os alunos residem existe usina hidrelétrica. Caso haja, solicite a êles que realizem uma pesquisa sôbre a localização, a produção de energia gerada por dia, municípios ou estados abastecidos etcétera Depois, peça que levem as informações para a sala de aula. Com êsse material, proponha a elaboração de cartazes e textos e, depois, organize um mural para compartilhar as informações com toda a comunidade escolar.
    • O estudo do tema Uso racional da água favorece o desenvolvimento da Competência geral 7 por meio da reflexão e da análise crítica da disponibilidade e do consumo de água doce, promovendo a construção da consciência socioambiental e o consumo responsável.
    • Pergunte aos alunos se o uso racional da água faz parte de seu cotidiano e se êles têm consciência de quanto gastam e o quanto poderiam economizar daqui para frente.
    • Com a realização da proposta de Atividade a mais, da página 113 dêste manual, use a pesquisa que os alunos fizeram e oriente-os a compartilhar os resultados em casa.
    • Em seguida, peça-lhes que construam um texto relatando o debate que tiveram com os familiares e a quais conclusões chegaram para resolver os problemas de desperdício de água em casa. Ao desenvolver esta atividade, os alunos estarão praticando o pensamento computacional, já que deverão selecionar as informações relevantes, organizar as ideias e produzir um texto.

    Resposta

    Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que até mesmo em regiões do Brasil onde as chuvas são abundantes há escassez de água.

    Atividades

    Faça as atividades no caderno.

    Organizando os conhecimentos

    1. Onde se encontra a maior parte da água doce existente no planeta?
    2. Em seu caderno, defina o que são: geleiras, rios e lagos.
    3. Substitua as letras em destaque pêlas palavras a seguir e complete corretamente o texto sôbre as principais etapas do ciclo da água.

    O calor proveniente do A aquece a água presente na superfície terrestre, que se transforma em vapor por meio da B. O vapor de água então se acumula na atmosfera na fórma de C. Após a condensação, ocorre a D da água em fórma de chuva. Ao atingir a E, a água escoa pêlo solo ou se infiltra nele, formando as reservas F de água.

    precipitação    evaporação    Sol    nuvens    superfície terrestre subterrâneas

    Aprofundando os conhecimentos

    4. Analise a imagem e responda às questões a seguir.

    Fotografia. Estruturas paralelas despejando jatos de água sobre uma plataforma com vagens.
    Uso de água em uma atividade econômica nos Estados Unidos, em 2020.
    1. Qual atividade econômica está representada na imagem retratada na foto?
    2. De que maneira a água está sendo utilizada nessa atividade?
    3. Qual atividade econômica utiliza mais água para ser desenvolvida? Explique.

    5. Converse com seus pais ou responsáveis sôbre a importância de economizar água no dia a dia. Definam ou reforcem maneiras pêlas quais vocês podem economizar água em atividades domésticas. Conte aos colegas ou escreva um resumo para ler em sala, o passo a passo sôbre uma ou mais maneiras que vocês desenvolveram, em casa, para economizar água.

    Respostas e comentários

    1. Resposta: Calotas polares e geleiras.

    2. Resposta nas orientações ao professor.

    3. Resposta: A: Sol; B: evaporação; C: nuvens; D: precipitação; E: superfície terrestre; F: subterrâneas.

    4. a) Resposta: Indústria.

    4. b) Resposta: A água está sendo utilizada para lavar as vagens.

    4. c) Resposta: Agropecuária. A água é utilizada na agropecuária destinada tanto à criação de animais como à irrigação de lavouras. O que contribui para o elevado consumo de água na atividade agrícola é o grande desperdício dêsse recurso.

    5. Resposta nas orientações ao professor.

    Proponha aos alunos que as atividades de 1 a 3 sejam realizadas em duplas. Oriente-os a copiar o texto da atividade 3 no caderno, substituindo as letras pêlas palavras corretas.

    Respostas

    2. Geleiras: são massas de gêlo perenes formadas pêlo congelamento de águas doces, podendo ser encontradas nas regiões polares (geleiras continentais ou de latitude) e em áreas montanhosas (geleiras de altitude ou alpinas). Rios: são cursos de água que correm de um ponto mais alto do relêvo para os terrenos mais baixos, ou seja, de onde está a sua nascente em direção à sua foz. Lagos: formam-se em área de depressões da superfície terrestre, podendo ser naturais ou artificiais quando construídos por meio do represamento de águas pêlo ser humano. Os lagos podem ser formados por água doce ou salgada.

    5. Resposta pessoal. Verifique se os alunos, pais ou responsáveis percebem a importância de economizar e evitar o desperdício de água diariamente. Incentive o debate e a troca de dicas de economia entre os alunos. Essa atividade permite desenvolver o pensamento computacional ao detalhar o problema na conversa com os pais, esquematizar a estratégia de economia de água passo a passo e tentar contribuir com a resolução do problema, que é a economia de água no dia a dia.

    As atividades 4 e 5 auxiliam o desenvolvimento das Competências específicas de Geografia 1 e 2 ao levar os alunos a utilizar conhecimentos geográficos para entender a relação sociedade e natureza e a fazer uso dêsses conhecimentos para compreender de que maneira o ser humano utiliza os recursos naturais.

    Glossário

    Calotas polares
    : camadas de gêlo que se acumulam na superfície de lugares com baixas temperaturas, como as regiões polares e as altas montanhas.
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