CAPÍTULO 10 Os rios na superfície terrestre
Como estudamos, os rios são porções de água doce que fluem em seus cursos. E os rios fluem, por causa da gravidade, de um ponto mais alto do relêvo, onde está sua nascente, para os terrenos mais baixos, onde se localiza a foz.
A imagem a seguir mostra de maneira esquemática o percurso das águas de um rio sôbre o relêvo terrestre. Observe e identifique os elementos que fazem parte dêsse caminho.
Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.
Fonte de pesquisa: THE WONDERS inside: the Earth. sân : sílver , 2009. página 3233, 7273.
Respostas e comentários
Objetivos do capítulo
- Identificar o percurso das águas de um rio sôbre o relêvo terrestre.
- Reconhecer a relação entre relêvo e hidrografia.
- Identificar os elementos que compõem uma bacia hidrográfica.
- Compreender a importância das águas oceânicas.
- Conhecer os principais oceanos do planeta Terra.
- Compreender os fatores responsáveis pêla poluição dos rios.
Justificativa
Ao longo dêste capítulo, será possível expandir o conhecimento dos alunos acêrca da importância da água e levá-los a compreender a relação entre relêvo e hidrografia como algo presente no dia a dia, abordagem que trabalha com a habilidade ê éfe zero seis gê ê um dois. êsse conteúdo é relevante para o entendimento da turma a respeito de alguns processos que acontecem ao nosso redór e que estão relacionados com o cotidiano, inclusive no que se refere às responsabilidades individuais e coletivas.
Ao estudar sôbre os oceanos do planeta, os alunos serão capazes de compreender a importância econômica dessas grandes massas de água salgada para a humanidade, bem como a relevância da conservação das águas oceânicas.
- Antes de iniciar o estudo dêste capítulo, pergunte aos alunos o que êles sabem sôbre o assunto a ser desenvolvido. Para isso, escreva na lousa o nome de cada parte do rio apresentada na imagem e pergunte o que conhecem sôbre ela.
- No estudo das partes do rio, é possível desenvolver um trabalho articulado com o componente curricular de Ciências. Para isso, comente com os alunos que as águas de um rio, ao realizarem seu percurso, transportam consigo matéria orgânica e mineral. Muitas vezes, êsse material contribui para fertilizar áreas de várzeas, onde, em muitos lugares do mundo, cultivam-se lavouras.
1.
Geleiras: grandes massas de gêlo perene formadas pêlo congelamento de águas doces, podendo ser encontradas nas regiões polares e em áreas de altas montanhas.
2.
Nascente: local onde o rio inicia o seu curso. Pode originar-se do degêlo de neve e do afloramento de água subterrânea.
3.
Rio principal: rio com maior volume de água e onde seus afluentes deságuam.
4.
Cachoeiras e saltos: ocorrem em razão de quedas verticais e variações de altitude do terreno.
5.
Lagos: formam-se em determinadas depressões da superfície terrestre, podendo ser naturais ou artificiais.
6.
Leito: superfície do relêvo que compõe o trajeto percorrido pêlo rio.
7.
Afluente ou tributário: rio menor, localizado na margem direita ou esquerda do rio principal.
8.
Margem: área localizada ao lado do rio, existindo, portanto, duas delas: a margem esquerda e a margem direita.
9.
Foz: última parte de um rio, podendo desaguar em outro rio, em um lago ou no oceano. A foz pode ocorrer de duas fórmas, em estuário e em delta. Quando a foz é formada por um longo canal de descarga da água do rio, chama-se foz em estuário. Quando apresenta uma série de canais e ilhas, chama-se foz em delta, como mostrado na imagem.
Respostas e comentários
- Neste capítulo são trabalhados os rios na superfície terrestre e seus afluentes. Comente com os alunos que a imagem exposta na página 116 ilustra, de maneira esquemática, o percurso das águas de um rio sôbre o relêvo terrestre. Ressalte que os rios escoam em meio às fórmas do relêvo, destacando a influência de cada tipo de relêvo com o de rio, como: o rio planáltico está associado ao relêvo planáltico.
- Para enriquecer o estudo das páginas 116 e 117, leve para a sala de aula recortes de imagens que mostrem paisagens com partes de rios. Distribua entre os alunos e peça-lhes que as comparem com a imagem apresentada no livro, identificando a qual parte cada recorte se refere.
- Caso considere interessante, leve para a sala imagens de obras de arte que retratem rios. Com os alunos, analise-as, identificando as partes retratadas pêlo artista. Essa abordagem favorece o trabalho com a Competência específica de Ciências Humanas 7.
Regime dos rios
O nível e o volume da água dos rios são influenciados, dependendo de onde se localizam, pêla quantidade de chuvas ou pêlo degêlo de neve. Essa variação no nível e no volume dos rios é chamada de regime fluvial. Observe um exemplo de variação do volume de um rio cujo regime depende das águas das chuvas.
O nível e o volume das águas de um rio, como o retratado nas fotos anteriores, variam de acôrdo com a quantidade de chuva. Assim, nas épocas mais chuvosas, os rios recebem maior quantidade de água e, por isso, ocorrem as cheias. Durante as estações mais sêcas, quando chove menos, a quantidade de água nos rios tende a diminuir. Nessa época, ocorrem as vazantes.
A quantidade de chuva que precipita em determinado local varia de acôrdo com o tipo de clima que nele predomina.
Rios temporários e rios perenes
Os rios que secam nos períodos de sêca são chamados rios temporários ou rios intermitentes. Já os rios cujas águas não secam nem mesmo durante os períodos de sêcas são denominados rios perenes.
Respostas e comentários
- Perceba se os alunos compreenderam o que é regime fluvial e a diferença entre rios perenes e temporários.
- Comente que a maior parte dos rios presentes no território brasileiro é composta pelos perenes. Os rios temporários brasileiros estão presentes no Nordeste do país, em razão das elevadas temperaturas e da baixa pluviosidade registrada em algumas localidades da região.
- Explique aos alunos que as alterações acarretadas no volume das águas de um rio em razão de seus regimes fluviais refletem na transformação das paisagens locais. Além disso, a adaptação ao regime fluvial é essencial para a vida de comunidades que residem próximo às margens dos rios, como os ribeirinhos.
Algo a mais
- A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico ( ãna) disponibilizou spots com dicas sôbre economia de água. Confira no site do Ministério do Desenvolvimento Regional.
- ãna. Água é vida. E vida não se desperdiça. Disponível em: https://oeds.link/700G6D. Acesso em: 7 maio 2022.
O relêvo e os rios
Os rios podem ser diferenciados como rios de planície e rios de planalto, de acôrdo com o relêvo sôbre o qual fluem.
Rio de planalto
Os rios de planalto escoam sôbre um relêvo de planalto e, por isso, percorrem terrenos com uma diferença significativa de altitude. Nesse tipo de rio, é comum a ocorrência de cachoeiras e quedas-d’água. O desnível do terreno por onde flui um rio como êsse gera um aumento na velocidade de suas águas, que, por sua vez, carregam grande quantidade de sedimentos (erosão). Isso causa um desgaste no leito do rio e, muitas vezes, um aumento em sua profundidade.
Rio de planície
Os rios de planície escoam por um relêvo plano e, geralmente, formam cursos sinuosos. As águas dêsses rios fluem por terrenos com menor declividade, isto é, com menor diferença de altitude no decorrer do seu curso. Em rios como êsse, é comum o acúmulo de sedimentos nas margens, originando bancos de areia e planícies fluviaisglossário , que ocasionam constantes mudanças em seu trajeto.
Respostas e comentários
Atividade a mais
- Promova uma atividade de pesquisa, com o uso da internet, em que os alunos devem levantar informações sôbre um rio presente no município ou estado onde vivem.
- A turma pode ser dividida em grupos e cada um deve escolher um rio diferente para não haver repetições de pesquisas.
- Auxilie os alunos na realização de uma pesquisa em algum site de busca na internet, procurando informações como localização da foz, extensão, importância histórica para a região, relevância econômica para os municípios próximos etcétera
- No final da pesquisa, os alunos podem produzir um painel com as informações coletadas e apresentar para os demais alunos da escola.
- Esta atividade favorece o trabalho com a Competência geral 5 e proporciona o desenvolvimento do pensamento computacional, já que os alunos deverão realizar um trabalho em etapas, selecionando dados importantes, organizando as ideias e seguindo um roteiro para a produção textual.
Sugestão de avaliação
Apresente as seguintes questões para que os alunos respondam no caderno.
Com base em seu conhecimento sôbre o tema, faça o que se pede.
a) Defina o que é regime fluvial.
b) Cite exemplos de rios de planalto e de planície.
c) Explique a diferença entre os rios perenes e os intermitentes.
Respostas
a) O nível e o volume da água dos rios são influenciados, dependendo de onde se localizam, pêla quantidade de chuvas ou pêlo degêlo de neve. Essa variação no nível e no volume dos rios ao longo do ano é chamada regime fluvial.
b) Os rios de planaltos são caracterizados pêlo relêvo levemente ondulado com a formação de quedas abruptas, como as cachoeiras. Já os de planície são característicos das regiões de planícies e passíveis de navegação, não apresentando cachoeiras e saltos ao longo do seu percurso.
c) Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. Já os perenes são os que têm suas águas fluindo durante o ano todo.
Bacias hidrográficas
Uma porção de terras drenada por um rio principal e seus afluentes é denominada bacia hidrográfica.
A porção mais elevada do relêvo que rodeia a área da bacia hidrográfica é conhecida como divisor de águas. Além de estabelecer o limite entre as bacias hidrográficas, os divisores separam o escoamento das águas provenientes das chuvas para o interior de cada bacia. Veja o esquema desta página.
Esquema de bacia hidrográfica
Fonte de pesquisa: A TERRA. São Paulo: Ática, 1994. página 41.
Regiões hidrográficas
Os rios e lagos presentes em determinada porção da superfície terrestre, como em um estado, país ou continente, formam o que denominamos rede hidrográfica.
O Brasil é o país que possui uma das mais abundantes redes hidrográficas do mundo. Parte de seus rios é aproveitada das mais variadas maneiras, entre elas navegação, geração de energia elétrica, irrigação e abastecimento das cidades. Desde 2003, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, órgão do govêrno Federal, agrupa a rede hidrográfica brasileira em 12 unidades denominadas regiões hidrográficas. Cada região hidrográfica pode abrigar uma ou mais bacias hidrográficas do território brasileiro.
Observe o mapa da página seguinte, que mostra a rede hidrográfica brasileira organizada em 12 principais regiões hidrográficas.
Respostas e comentários
Um texto a mais
Para enriquecer seu conhecimento e complementar o estudo sôbre o tema Regiões hidrográficas, sugerimos a leitura do texto a seguir, que aborda a importância do potencial hidrelétrico do Brasil.
reticências As usinas hidrelétricas aproveitam a diferença de energia potencial existente entre o nível de água de montante e o de jusante. Quando a água cai do nível mais elevado para o menos elevado, dentro de um tubo, esta energia potencial é transformada em energia cinética e de pressão, que por sua vez faz girar a turbina e, junto com ela, o gerador. reticências
O Brasil e poucos outros países, como Canadá, Suécia e Noruega, têm a sorte de possuir numerosos rios com potencial de aproveitamento hidrelétrico. Por esta razão, o parque hidrelétrico brasileiro é um dos maiores do mundo, em têrmus absolutos e relativos: enquanto em têrmus mundiais as usinas hidrelétricas são responsáveis pêla produção de cêrca de 25% da energia elétrica, no Brasil esta cifra tem atingido nos últimos anos 97%. reticências
, Jerson êti áli Hidreletricidade. ín: REBOUÇAS, Aldo da Cunha; BRAGA, Benedito; tundisi, José Galizia ( organizador). Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. segunda edição São Paulo: Escrituras, 2002. página 371372.
- O trabalho proposto nas páginas 120 a 125 contempla as habilidades ê éfe zero seis gê ê zero quatro e ê éfe zero seis gê ê um dois, pois incentiva os alunos a pensar sôbre as principais regiões hidrográficas, favorecendo o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 1, utilizando conhecimentos geográficos para entender a relação sociedade e natureza.
- Comente com os alunos que, na página 120, as bacias hidrográficas são caracterizadas pêla captação de água da chuva que escoa pêla chamada rede de drenagem, formada pelos cursos de água como riachos, córregos, ribeirões, rios e seus afluentes e subafluentes.
- Enfatize que a imagem desta página ilustra uma bacia hidrográfica. Destaque para os alunos que a divisão de uma bacia hidrográfica é marcada pêla formação do relêvo mais elevado. Faça analogia com uma bacia cheia de água, explicando que as bordas dela seriam as respectivas áreas com o relêvo elevado.
Regiões hidrográficas brasileiras (2021)
Fonte de pesquisa: ãna. Disponível em: https://oeds.link/rC9xxc. Acesso em: 4 março 2022.
Regiões hidrográficas |
Área (km2) |
Principal uso das águas (2017) |
---|---|---|
Região Amazônica |
3844.918 |
32% consumo de animais |
Região Tocantins-Araguaia |
918.273 |
44% irrigação |
Região Paraná |
877.514 |
39% irrigação |
Região São Francisco |
636.137 |
77% irrigação |
Região Atlântico Leste |
386.068 |
62% irrigação |
Região Paraguai |
362.263 |
43% consumo de animais |
Região Parnaíba |
311.808 |
54% irrigação |
Região Atlântico Nordeste Oriental |
285.281 |
44% irrigação |
Região Atlântico Nordeste Ocidental |
268.906 |
45% abastecimento humano |
Região Atlântico Sudeste |
213.316 |
49% abastecimento humano |
Região Atlântico Sul |
186.080 |
77% irrigação |
Região Uruguai |
174.128 |
86% irrigação |
Fonte de pesquisa: ãna. Manual de usos consuntivos da água no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/qT6AVH. Acesso em: 28 abril 2022.
Questão 1.
O estado onde você mora faz parte de qual(ais) região(ões) hidrográfica(s)?
Questão 2.
Qual o principal uso das águas da(s) região(ões) hidrográfica(s) onde está situado seu estado?
Respostas e comentários
Questão 1. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificar a região hidrográfica da qual o estado onde moram faz parte.
Questão 2. Resposta pessoal. Professor, professora: Verifique se os alunos identificam corretamente a região hidrográfica do estado onde moram.
- Nesta página é apresentado o mapa das Regiões hidrográficas brasileiras. Auxilie os alunos a perceber como o Brasil apresenta uma abundante rede hidrográfica.
- Verifique se os alunos diferenciaram os conceitos de bacia hidrográfica e rede hidrográfica.
- Comente que as bacias hidrográficas se encontram isoladas umas das outras pêlas fórmas de relêvo. Explique aos alunos que as partes mais elevadas delas que as separam umas das outras são chamadas de divisores de águas, pois quando a água da chuva cai sôbre êsse relêvo, ela pode escorrer tanto para um lado quanto para o outro.
- Explique aos alunos que os governantes têm a responsabilidade de desenvolver programas que contemplem o uso racional das águas superficiais das bacias hidrográficas. Nesse sentido, foram criadas as regiões hidrográficas, que, por sua vez, podem abranger várias bacias hidrográficas.
Algo a mais
- Para ampliar o conhecimento dos alunos sôbre as regiões hidrográficas do Brasil, acesse o site a seguir.
- Agência Nacional de Águas ( ãna). Disponível em: https://oeds.link/AmbCdX. Acesso em: 7 maio 2022.
- Nele, os alunos podem encontrar diversas informações sôbre as regiões hidrográficas do Brasil, como extensão territorial, bacias constituintes, principais rios etcétera, contemplando a Competência geral 5.
Uso das águas nas principais bacias hidrográficas no mundo
Vamos conhecer a seguir o uso das águas de algumas das principais bacias hidrográficas do mundo.
O Mississipi é o principal rio da bacia e um dos mais importantes rios dos Estados Unidos, com aproximadamente .3782 quilômetros de comprimento. Suas águas são utilizadas, sobretudo, como vias de transporte para o escoamento da produção agrícola do país e também para diversos tipos de mercadorias.
Bacia hidrográfica do rio Mississipi (2022)
Bacia hidrográfica do rio Danúbio (2022)
Fonte de pesquisa dos mapas: Iunáited . Disponível em: https://oeds.link/71NJRO. Acesso em: 2 março 2022.
Respostas e comentários
- O trabalho com essas páginas contempla as habilidades ê éfe zero seis gê ê zero quatro e ê éfe zero seis gê ê um dois, pois incentiva os alunos a pensar sôbre a importância de um recurso hídrico, favorecendo o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 1 da Bê êne cê cê.
- Nas páginas 122 a 124, é apresentado o uso das águas das principais bacias hidrográficas do mundo. Realize a leitura com os alunos e verifique quais atividades humanas são realizadas em comum nelas.
- Leve um planisfério físico para a sala de aula e, com os alunos, localize as áreas das bacias hidrográficas apresentadas nestas páginas.
O Danúbio, principal rio da bacia, passa por nove países europeus. Tem grande potencial para navegação, tornando-se assim uma importante via de transporte na Europa tanto de pessoas quanto de mercadorias. Ao fluir por diversas áreas urbanas, o Danúbio também é muito utilizado para o abastecimento público e industrial.
Bacia hidrográfica do rio Nilo (2022)
Fonte de pesquisa: UNITED Nations. Disponível em: https://oeds.link/71NJRO. Acesso em: 2 março 2022.
Respostas e comentários
Um texto a mais
No Brasil, existe um programa desenvolvido pêlo govêrno federal que busca revitalizar bacias hidrográficas que estejam em condições de vulnerabilidade. Leia o texto a seguir e conheça um pouco mais sôbre êsse assunto.
O Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas tem por objetivo recuperar, conservar e preservar as bacias hidrográficas em situação de vulnerabilidade ambiental, por meio de ações permanentes e integradas que promovam o uso sustentável dos recursos naturais, a melhoria das condições socioambientais e a melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os diversos usos.
As ações para a revitalização estão inseridas no Programa de Conservação e Gestão de Recursos Hídricos ( 2012/2015) e será complementado por outras ações previstas em vários programas federais do .
Atualmente, o Programa atua nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Tocantins-Araguaia, Paraíba do Sul e Alto Paraguai (Pantanal).
Diretamente relacionadas com a implementação do Plano Nacional de Recursos Hídricos especialmente com o seu Programa seis: Programa de Usos Múltiplos e Gestão Integrada de Recursos Hídricos, o processo de revitalização apresenta dimensões relacionadas à gestão ambiental da bacia, voltadas ao seu desenvolvimento sustentável, buscando estabelecer a vinculação tanto com as diretrizes gerais da Política Nacional de Recursos Hídricos – , expressas na Lei número 9.433/97, como com as diretrizes da Política Nacional de Meio Ambiente – , Lei número 6.938/1981 e da Política Nacional de Mudança do Clima – , Lei número 12.187/2009, além de buscar resguardar coerência com outras Políticas Nacionais.
Este Programa representa um esfôrço comum de articulação e integração a ser implementado entre os vários órgãos de governos em todas as esferas, onde se coloca o conhecimento da realidade e a participação dos múltiplos segmentos governamentais e da sociedade como instrumentos para a promoção da revitalização e do desenvolvimento sustentável na Bacia.
BRASIL. Ministérios do Meio Ambiente. Bacias Hidrográficas. Disponível em: https://oeds.link/aiJZ4X. Acesso em: 7 maio 2022.
O rio Nilo é o principal rio da bacia e o maior rio do continente africano. Parte das águas da bacia do rio Nilo é utilizada para a irrigação da agricultura desenvolvida, sobretudo no Egito e no Sudão. A atividade agrícola sustenta milhares de pessoas que vivem nas áreas da bacia dêsse rio.
A bacia hidrográfica do rio Amazonas o tem como o principal rio, considerado o mais extenso do mundo, com aproximadamente .6850 quilômetros de extensão. Vários rios que formam a bacia são utilizados como vias de transporte de pessoas e de mercadorias, sobretudo para as populações ribeirinhas.
Bacia hidrográfica do rio Amazonas (2022)
Fonte de pesquisa: UNITED Nations. Disponível em: https://oeds.link/71NJRO. Acesso em: 2 março 2022.
• Com mais três colegas, faça uma pesquisa sôbre a utilização das águas de alguma importante bacia hidrográfica da Ásia ou da Oceania. Depois, elaborem um texto e apresentem-no aos demais colegas da sala.
Respostas e comentários
Resposta do boxe Uso das águas nas principais bacias hidrográficas no mundo nas orientações ao professor.
Algo a mais
- Consulte o Mapa Físico do Brasil no site do í bê gê É.
- í bê gê É. Mapas. Disponível em: https://oeds.link/6xeWn4. Acesso em: 7 maio 2022.
Atividade a mais
• Peça aos alunos que realizem uma pesquisa sôbre outras bacias hidrográficas do Brasil, como a do rio Paraná, do rio São Francisco, do rio Tocantins-Araguaia, do rio Parnaíba etcétera Para a realização da pesquisa, divida a turma em grupos e selecione as bacias de modo que não haja repetições. Durante a pesquisa, procure saber a localização do rio principal, a área da bacia hidrográfica, os principais usos de suas águas etcétera
• Auxilie os alunos na atividade proposta nesta página. Para isso, sugira algumas bacias hidrográficas localizadas na Ásia e na Oceania.
Ásia: Ganges, mêkongui, Amur, Lena, Indus, , Tarim, e rrong ( rédi ).
Oceania: , , , , , e .
Resposta
Auxilie os alunos na realização da pesquisa e incentive-os a mostrar o texto aos colegas. Oriente-os durante essa produção, para que façam a apresentação da melhor maneira, elaborando um breve roteiro para se guiar, usando tom de voz e postura adequados e mantendo a tranquilidade.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
- Qual é a diferença entre a nascente e a foz de um rio?
- Quais são as principais características dos rios de planalto? E dos rios de planície?
- O que são bacias hidrográficas?
- Observe novamente o mapa da página 121 e identifique um dos rios localizados na região hidrográfica a que pertence seu estado.
Aprofundando os conhecimentos
5. Observe a foto a seguir. Depois responda à questão no caderno.
A.
B.
- De acôrdo com o que você estudou nas páginas 116 e 117, identifique qual parte de um rio cada uma das fotos retrata.
- Observe novamente o mapa da página 121 e identifique a qual região hidrográfica pertence o rio São Francisco.
- A foto B mostra uma das fórmas como a água do rio São Francisco é usada. Pesquise outros modos de aproveitamento da água dêsse rio.
Respostas e comentários
1. Resposta: A nascente é parte onde o rio se inicia, já a foz é a última parte do rio, onde êle deságua, seja em outro rio, em um lago ou no oceano.
2. Resposta: Rios de planalto apresentam significativas diferenças de altitude em seu percurso, tornando a velocidade das águas maior, com ocorrência de cachoeiras e quedas-d’água. Rios de planície têm pouca declividade e suas águas fluem mais lentamente, permitindo maior acúmulo de sedimentos em suas margens.
3. Resposta: São porções de terra drenadas por um rio principal e seus afluentes.
4. Resposta pessoal.
5. a) Resposta: A foto A retrata a foz do rio no oceano. A foto B retrata parte do leito de um rio e suas margens.
5. b) Resposta: Região São Francisco.
5. c) Resposta pessoal. Verifique se os alunos identificam que a água do rio São Francisco é usada para irrigação de lavouras, abastecimento da população, criação de animais, geração de energia hidrelétrica, entre outras atividades.
- Na página 125, os alunos realizarão atividades que exigem a utilização de conhecimentos adquiridos ao longo das páginas anteriores. êsse é um momento propício para averiguar se êles têm dúvidas sôbre os conteúdos trabalhados e também para avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
- As atividades desta página exploram aspectos da Competência geral 1 ao levar os alunos a utilizar conhecimentos construídos historicamente sôbre o mundo físico para entender a realidade.
- Caso considere interessante, faça o desenho na lousa de um esquema simples de uma bacia hidrográfica hipotética. Partindo dele, peça aos alunos que realizem as atividades da página.
Sugestão de avaliação
Faça para os alunos as questões a seguir, para que êles respondam oralmente.
1. Qual é o local onde o rio inicia seu curso?
2. Qual nome recebe o rio que apresenta maior volume de água?
3. Qual nome recebe a superfície do relêvo que compõe o trajeto percorrido pêlo rio?
Respostas
1. Nascente.
2. Rio principal.
3. Leito.
• Na atividade 5, descreva com os alunos as paisagens retratadas nas fotos. Durante a descrição, chame a atenção deles para a distribuição dos elementos naturais na paisagem fotografada.
Glossário
- Planície fluvial
- : terreno relativamente plano localizado ao longo do leito dos rios, originados pelos depósitos de sedimentos e inundados com frequência durante as cheias.
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