Águas oceânicas

As águas oceânicas são formadas por grandes extensões de água salgada, distribuídas em mares e oceanos. Veja a seguir algumas caraterísticas das águas oceânicas.

  • Salinidade: os oceanos apresentam em média 35 gramas de cloreto de sódio (sal de cozinha) para cada 1 litro de água, podendo variar de um oceano para outro. A salinidade é proveniente da dissolução de rochas do fundo dos oceanos e também de sedimentos trazidos pêlas águas dos rios.
  • Temperatura: varia de acôrdo com a latitude e a profundidade. As áreas próximas à linha do Equador (baixas latitudes) têm as águas mais aquecidas, pois recebem a radiação solar com mais intensidade que as áreas polares (elevadas latitudes). Já as águas superficiais são mais aquecidas que as águas de regiões profundas dos oceanos, onde os raios solares não conseguem chegar.

Localize cada um dos oceanos no mapa a seguir e conheça algumas de suas características na próxima página.

Oceanos e mares (2018)

Planisfério. Oceanos e mares (2018). 
Os oceanos estão indicados os oceanos com letras: Letra A, Oceano Atlântico. Letra B, Oceano Pacífico. Letra C, Oceano Índico. Letra D, Oceano Glacial Ártico. Letra E, Oceano Glacial Antártico. Os mares estão indicados com números: Número 1 para mar aberto: Mar da Arábia; Mar da China; Mar do Norte; Mar Labrador. Número 2 para mar fechado: Mar do Aral; Mar Cáspio. Número 3 para mar interior: Mar Báltico; Mar Mediterrâneo; Mar Negro; Mar do Japão. No canto superior direito, a rosa dos ventos, e na parte inferior, a escala: 1875 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

Respostas e comentários
  • Para complementar o estudo do tema Águas oceânicas, comente com os alunos que, além do cloreto de sódio (êne á cê éle), existem outros sais na composição das águas oceânicas, como os cloretos de cálcio, magnésio e potássio. êles, porém, encontram-se em menor quantidade.
  • Explique a êles a relação entre salinidade e temperatura nas águas oceânicas. Diga que nas regiões de baixa latitude (regiões tropicais) o processo de evaporação é mais intenso pêla maior insolação e que, com isso, a salinidade da água é elevada. Já nos locais de altas latitudes (regiões polares), a salinidade das águas é menor em função da reduzida evaporação e do derretimento das águas das geleiras.
  • Para explorar o planisfério desta página, comente com os alunos algumas características dos oceanos do planeta, apresentadas a seguir.

Oceano Atlântico: em sentido norte-sul do oceano Atlântico está a Dorsal Meso-Oceânica, considerada a maior cadeia de montanhas oceânicas.

Oceano Glacial Ártico: por causa de sua localização, êsse oceano apresenta parte de suas águas congelada, que, nos períodos de inverno, aumentam de volume.

Oceano Índico: as águas tropicais quentes do oceano Índico proporcionam um ambiente rico em biodiversidade marinha. cêrca de 4 mil espécies de peixes vivem nas águas dêsse oceano.

Oceano Pacífico: em meio às águas do oceano Pacífico encontram-se várias ilhas formadas por atividades vulcânicas há milhares de anos, como as que constituem as Ilhas Galápagos.

Oceano Glacial Antártico: por apresentar temperaturas muito baixas no inverno e no verão, grande parte da água dêsse oceano permanece congelada o ano todo. êle tem uma profundidade média de área congelada de 21 milhões de quilômetros quadrados. No entanto, apresenta rica biodiversidade, embora ainda pouco explorada.

Os mares são porções dos oceanos dispostas nas proximidades dos continentes ou no interior deles. Localize cada um dos mares no mapa da página anterior e conheça algumas de suas características.

1 Aberto: apresenta extensa ligação com o oceano.

2 Fechado: não apresenta ligação direta com o oceano.

3 Interior: apresenta ligação restrita com o oceano.

A.

Oceano Atlântico

Com área de aproximadamente 85 milhões de quilômetros quadrados, é o segundo maior oceano do mundo. Estende-se desde o oceano glacial Ártico até o oceano glacial Antártico. A oeste, está o continente americano e, a Léste, os continentes europeu e africano. êsse oceano banha o litoral brasileiro e faz parte das paisagens do nosso país.

B.

Oceano Pacífico

Com aproximadamente 161 milhões de quilômetros quadrados, é o maior de todos os oceanos da Terra. Localiza-se entre a Ásia, a Oceania e a América.

C.

Oceano Índico

Estende-se por aproximadamente 70 milhões de quilômetros e é o terceiro maior oceano do mundo. êsse oceano se localiza entre África, Ásia, Oceania e Antártida.

D.

Oceano glacial Ártico

Com extensão de aproximadamente 15 milhões de quilômetros quadrados, é o menor dos oceanos. Está localizado no extremo norte da Terra, banha parte da Europa, da Ásia e da América. êsse oceano é parcialmente recoberto por gêlo durante quase todo o ano.

E.

Oceano glacial Antártico

Com uma extensão de aproximadamente 22 milhões de quilômetros quadrados, é o quarto maior do mundo. Está localizado no extremo sul do planeta, o que inclui as águas ao sul da latitude 55° Sul.

Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Peça aos alunos que levem para a sala de aula imagens que retratem algumas características dos oceanos e mares citados na página anterior. Realize uma rodada de apresentações e instrua cada aluno a expor a imagem produzida e a explicar a característica escolhida.
  • Na sequência, reproduza um planisfério em tamanho grande e cole-o em um papel kraft. Identifique com os alunos as linhas imaginárias que cortam o globo, os continentes, os oceanos e os principais mares. Depois, escolham juntos algumas características pesquisadas que serão utilizadas no painel produzido.
  • Em seguida, divida atividades por grupos: alguns deverão pintar os continentes, outros, os oceanos, outros ainda vão desenhar setas e colar as imagens escolhidas próximo de seu respectivo oceano ou mar.
  • Organizem uma exposição do mapa no mural da escola.

Importância das águas oceânicas

Os oceanos e mares são muito importantes para o planeta, pois apresentam grande biodiversidade, tanto de animais quanto de plantas. As algas ganham destaque por produzirem grandes quantidades de oxigênio, gás essencial para a vida humana. Vamos conhecer a seguir alguns usos das águas oceânicas.

Extração animal

A pesca oceânica é uma atividade realizada tanto nos mares próximo ao litoral quanto em áreas mais afastadas da costa, em alto-mar. Essa atividade pode ser realizada de modo artesanal ou industrial.

  • Pesca artesanal: geralmente praticada em áreas próximo ao litoral com o uso de embarcações de pequeno porte e equipamentos simples.
  • Pesca industrial: realizada em áreas afastadas do litoral por meio de embarcações equipadas com instrumentos sofisticados que facilitam tanto a localização de cardumes quanto a retirada de grandes quantidades de peixes do mar. Grande parte dos pescados provenientes da pesca industrial é destinada para fins comerciais dentro do próprio país de origem ou para exportação.
Países com maior produção pesqueira no mundo (2019)

Países

Produção em toneladas

China

82.593.752

Indonésia

23.418.105

Índia

13.277.400

Estados Unidos

5.293.935

Peru

4.929.520

Fonte de pesquisa: éfi á ó. Fishery and aquaculture statistics. Disponível em: https://oeds.link/eRU1Hx. Acesso em: 15 dezembro 2021.

A maior parte dos pescados provenientes da pesca artesanal é voltada para o consumo familiar do próprio pescador ou para o comércio local.

Fotografia. Uma praia com uma pessoa recolhendo peixes de uma rede que está esticada na areia. Ao fundo, um grupo de pessoas enfileiradas puxando uma rede do mar.
Pesca artesanal em Itapema, Santa Catarina, em 2019.
Respostas e comentários

Atividade a mais

  • No filme As aventuras de Sammy, são apresentadas informações sôbre os oceanos por meio das viagens realizadas pêla tartaruga marinha Sémi. É uma interessante opção para enriquecer as aulas ao trabalhar o conteúdo Águas oceânicas.
  • As aventuras de Sammy. Direção: bên , pleiárti piquitiurs, 2010 (85 minutos).
  • Faça um roteiro de perguntas para que os alunos respondam a êle após o filme. Para isso, você pode fazer questionamentos como: “Onde a tartaruga Sémi nasceu?”; “Por quais oceanos ela passou?”; “Qual foi a aventura dela de que você mais gostou?”.

  • Explore a tabela questionando os alunos sôbre os países que têm a maior produção pesqueira do mundo.
  • Comente que o Peru tem a costa banhada pêla corrente oceânica de rrambolti, caracterizada pêla grande presença de plâncton (conjunto de fórmas de vida muito pequenas compostas basicamente de crustáceos e algas marinhas), que favorece a atividade da pesca no país, sendo muito importante para a economia nacional.

Extração mineral e energética

As águas oceânicas fornecem uma grande quantidade de sais minerais. Para a obtenção dêsse mineral, que se encontra diluído nas águas oceânicas, são realizados processos industriais específicos de evaporação da água salgada e separação de seus elementos químicos. Os locais onde acontecem processos são chamados de salinas.

Fotografia. Uma escavadeira em uma área alagada com monte de sal ao redor. Ao fundo, árvores. Há uma pessoa em pé próxima a máquina.
Área de extração de sal em Portugal, em 2021.

Outra atividade econômica realizada em áreas oceânicas é a extração de recursos energéticos, como petróleo e gás natural. A extração dêsses recursos acontece por meio de perfurações profundas, realizadas no subsolo oceânico, onde estão localizadas as jazidas dêsses recursos.

Entre as jazidas de petróleo e gás natural exploradas atualmente, podemos citar as localizadas no Mar do Norte e as do litoral brasileiro.

As águas oceânicas também são muito utilizadas para o transporte, sobretudo de mercadorias destinadas ao comércio entre diferentes países.

Fotografia. Uma plataforma com grua e estruturas de ferro sobre ela. Ao redor, o mar.
Plataforma de extração de petróleo na Malásia, em 2021.
Respostas e comentários
  • Sugira aos alunos uma visita ao site da Petrobras, disponível em: https://oeds.link/EZhFDl. Acesso em: 30 maio 2022. Incentive-os a acessar êsse site e a pesquisar informações relevantes sôbre a exploração do petróleo brasileiro. Sugira que pesquisem, por exemplo, quais são as áreas de operações da Petrobras no território nacional, como é realizada a extração, como se dão o processo de refino, a distribuição do petróleo e as tecnologias e inovações empregadas na exploração. Peça-lhes também que exponham o que acharam mais interessante na visita ao site, inclusive em relação a outros temas, além dos que envolvem o petróleo.
  • Comente com os alunos que a extração mineral e energética das águas oceânicas, como a do sal e do petróleo, respectivamente, são fundamentais para manter a economia de muitos países.

Poluição dos rios e oceanos

Tanto as águas dos rios quanto as dos oceanos vêm sendo poluídas ao longo do tempo por diversas atividades humanas.

Nas áreas rurais, as águas dos rios, por exemplo, são contaminadas por produtos químicos (agrotóxicos) utilizados na agropecuária. Isso ocorre porque parte dêsses produtos aplicados sôbre as plantações é levada pêla água das chuvas até os rios. Além disso, certa quantidade da água poluída infiltrada no solo atinge as águas subterrâneas, contaminando os aquíferos.

Fotografia. Um pequeno avião amarelo sobrevoando uma plantação. Há um jato sendo despejado dele. Ao fundo, vasto campo aberto e árvores.
Agrotóxico utilizado na agricultura no município de Cristalina, Goiás, em 2019.

Já nas cidades, as enxurradas que carregam parte dos resíduos descartados inadequadamente nas ruas, ao atingirem algum rio, poluem as águas.

Outra fórma de poluição nas áreas urbanas são os resíduos industriais e domésticos despejados diretamente nos rios, sem nenhum tipo de tratamento. Essa prática causa intensa poluição nos cursos de água.

Em 2019, de acôrdo com o í bê gê É, aproximadamente 32% das residências do Brasil não tinham coleta de esgôto, o que impossibilitava seu tratamento. Quando isso ocorre, o esgôto com altos níveis de agentes poluidores alcança os cursos de água, contaminando muitos rios e praias em nosso país.

Fotografia. Córrego estreito entre arbustos e área com arbustos. À esquerda, terra e lixo espalhado.
Córrego poluído na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2019.
Respostas e comentários
  • Comente com os alunos que um dos principais problemas ambientais vivenciados pêla sociedade, atualmente, está associado à poluição das águas.
  • Enfatize que inúmeros são os fatores responsáveis por contaminar as águas, como o uso de agroquímicos nas áreas rurais; o descarte inadequado de resíduos sólidos; o despejo de rejeitos domésticos ou industriais sem tratamento nos rios próximo das áreas urbanas etcétera
  • Para aprofundar o estudo do tema destas páginas, comente com os alunos que a poluição das águas do planeta ocorre desde que a agricultura e a pecuária se tornaram práticas humanas. Explique ainda que essa poluição se intensificou com o estabelecimento das cidades e, posteriormente, com o crescimento da atividade industrial, ou seja, a poluição das águas é um problema histórico. Porém, em diversas cidades do mundo, projetos de despoluição de rios urbanos têm integrado a pauta de discussões do poder público, na tentativa de corrigir o problema. Há exemplos de projetos como êsse que já foram executados e tiveram resultados positivos, como o do rio Tâmisa, em Londres, na Inglaterra, e o do rio , em , na Coreia do Sul.

Atividade a mais

  • Se achar conveniente, leve para a sala de aula a discussão da revitalização do rio Tietê, em São Paulo. Comente com os alunos que, assim como os países citados anteriormente, o Brasil também precisa despoluir um rio importante que passa no centro da maior metrópole brasileira – São Paulo. Primeiro, pergunte se êles já ouviram falar nesse rio ou se já o viram pessoalmente. Se possível, leve imagens do rio Tietê para que êles o conheçam.
  • Em seguida, apresente aos alunos as informações do texto Por que São Paulo ainda não conseguiu despoluir o rio Tietê?, escrito por Leticia Mori e publicado no site da BBC News Brasil. Disponível em: https://oeds.link/BOr0Qp. Acesso em: 11 maio 2022. Em seguida, faça à turma alguns questionamentos, por exemplo: “É muito difícil despoluir um rio?”; “Quais são os detalhes que envolvem êsse processo?”.

Muitos rios já alcançam o oceano com águas intensamente poluídas. Além disso, muitas vezes, os esgotos doméstico e industrial de cidades litorâneas são despejados diretamente no mar.

Os maus hábitos de banhistas em praias de todo o mundo também causam danos, sobretudo aos animais marinhos. Os resíduos jogados nas praias e carregados para o mar são confundidos com alimentos pelos peixes e outros animais, que morrem ao ingeri-los.

Outra poluição bastante comum é a contaminação das águas oceânicas causada por embarcações, seja por vazamento de combustível, seja pêlo despejo de resíduos sólidos (lixo) no mar. Os vazamentos de petróleo representam um grande risco para a vida marinha.

Fotografia. Vista de cima. Deques paralelos com embarcações ancoradas. No mar, ao redor há diversas manchas e rastros de óleo. Ao fundo, cidade com muitos edifícios.
Vazamento de petróleo (mancha escura no mar) poluindo parte do litoral de Dubai, em 2018.

A vida ameaçada nos manguezais

Nos manguezaisglossário , a vegetação e a grande riqueza de matéria orgânica propiciam o desenvolvimento de várias espécies de animais marinhos, entre êles caranguejos e peixes. A degradação dos manguezais pode causar um desequilíbrio da vida marinha, pois muitas espécies que se desenvolvem nos mangues são fontes de alimentação para animais que habitam os oceanos.

Fotografia. Mangue com árvores de galhos finos com as raízes expostas sobre a água.
Manguezal no litoral de Guaratuba, Paraná, em 2021.
Respostas e comentários
  • Destaque aos alunos que a contaminação ocasionada pêlo vazamento de grandes embarcações ou até mesmo bases de petróleo está colocando em risco a vida de animais e de algumas vegetações, como os manguezais.
  • Reúna os alunos em duplas e peça-lhes que escolham um tipo de poluição dos rios ou oceanos. Na sequência, solicite a êles que produzam um vídeo explicando como ela ocorre e quais são os locais do mundo onde são mais comuns. Garanta que não haja muitas repetições de temas. Faça sugestões, como poluição industrial em rios, plásticos ou petróleo nos oceanos, contaminação nuclear em oceanos etcétera Oriente-os a colocar mapas, gráficos e infográficos que auxiliem na explicação.
  • Esta atividade explora a cultura juvenil, já que a tecnologia é um tipo de material com o qual os alunos têm familiaridade. Outro aspecto importante é a arte na qual o design é desenvolvido. Esta atividade também explora a Competência geral 5 da Bê êne cê cê, pois êles fazem uso de tecnologias digitais para se expressar.

O tema é reticências

Educação ambiental

A escassez de água na atualidade

Sabemos que 70% da superfície terrestre é coberta por água. Por ser um recurso renovável e ter essa aparente abundância, poderíamos acreditar que as reservas de água nunca se esgotariam no planeta. Entretanto, apenas uma pequena parcela dessa água está disponível para o consumo e, além disso, encontra-se distribuída de maneira bastante desigual pêlo planeta, conforme podemos observar no mapa sôbre disponibilidade de água no mundo.

Atualmente, a água se tornou um recurso escasso em várias regiões, devido principalmente ao aumento do consumo pêla população, que cresceu e também ampliou seus gastos per cápita, e ao desenvolvimento das atividades econômicas. Na imagem a seguir, podemos verificar a quantidade aproximada de água gasta para a produção de alguns alimentos que consumimos.

Infográfico. Quantidade de água necessária para produzir: 
1 quilo de carne bovina (ilustração de um boi) são necessários 15415 litros de água. 
1 quilo carne de frango (ilustração de um galo): 4325 litros. 
1 quilo de arroz (ilustração de um pé de arroz): 2497 litros. 
1 quilo de milho (ilustração de uma espiga de milho): 1222 litros. 
Ao fundo, ilustração de uma mulher de vestido caminhando com um balde na cabeça. À direita há um lago e cactos.

Fonte de pesquisa: WATER Footprint Network. Disponível em: https://oeds.link/tHTDZM. Acesso em: 4 março 2022.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender que a água é um recurso escasso em várias regiões do mundo.
  • Verificar que o consumo de água per cápita é elevado em algumas regiões do mundo.
  • Refletir sôbre a racionalização do uso da água.
  • Compreender que a escassez da água é um problema mundial.

  • O trabalho com essa seção possibilita abordar o tema contemporâneo transversal Educação ambiental, pois evidencia a questão da escassez de água potável no mundo na atualidade, bem como a problemática do seu consumo desigual pêla população mundial.
  • Realize uma leitura coletiva do texto com os alunos. Em seguida, chame a atenção deles para a interpretação do gráfico ilustrado, para que percebam que o consumo de água também está presente nos alimentos que consumimos diariamente.
  • Se achar pertinente, faça com os alunos uma pesquisa sôbre os produtos que êles utilizam diariamente e o consumo médio de água de suas famílias. Peça-lhes que pesquisem essas informações na conta de água da residência. Promova a articulação com o componente curricular de Matemática ao confeccionar um gráfico com dados, incentivando a participação de todos.
  • Incentive os alunos a responder às questões propostas nesta seção e, se possível, registre as respostas. Com isso, no decorrer do trabalho proposto, êles poderão refletir sôbre a importância da água no dia a dia, assunto relacionado ao componente curricular de Ciências. Além disso, poderão perceber que, embora uma parcela da população mundial tenha acesso à água potável (seja por meio da distribuição organizada pêlo poder público, seja pêla compra de garrafas de água em estabelecimentos comerciais), o acesso universal à água apropriada para consumo ainda é uma meta a ser alcançada. De modo geral, em locais mais carentes, a oferta de água potável, bem como a de saneamento básico, é insuficiente ou inexistente.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

  1. Observando o mapa a seguir, identifique uma região que apresente maior disponibilidade de água e uma com menor disponibilidade.
  2. De acôrdo com as informações apresentadas nesta unidade, qual é a relação dos hábitos de consumo e o modo de vida da população atual com a redução de água potável nas reservas?
  3. Em sua opinião, racionalizarglossário o uso da água é um dever apenas de quem enfrenta dificuldades com a escassez dêsse recurso? Por quê?
  4. Tratar dêsses problemas que envolvem a água influencia o seu comportamento no dia a dia? Como? Converse com os colegas e conheça a opinião deles sôbre êsse assunto.

Disponibilidade de água no mundo (2017)

Mapa-múndi. Disponibilidade de água no mundo (2017). A legenda indica a disponibilidade de água em metros cúbicos por pessoa ao ano (2014). Abundante (5000 metros cúbicos ou mais): Oceania, quase a totalidade do continente Americano com exceção do México; norte da Europa e da Ásia, países no noroeste e centro-sul da África. Suficiente (3000 a 4999): México, quase todo o restante da Europa, países no sul da Ásia, centro-norte e noroeste da África. Insuficiente (1000 a 1699): países no centro da Europa, no sul da Ásia, noroeste, nordeste e leste da África. No limite (500 a 999): nordeste, sul e dispersos no noroeste, leste e sul da África. Escassa (menos de 500): norte da África, sudoeste da Ásia. Danos não disponíveis: Groenlândia e Antártica. No canto superior direito, a rosa dos ventos e abaixo, a escala: 2125 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: éfi á ó. acua-stat. Disponível em: https://oeds.link/dBnun1. Acesso em: 9 março 2022.

Respostas e comentários

Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

  • Auxilie os alunos na interpretação do mapa apresentado. Se achar necessário, relembre com êles os elementos do mapa e pergunte, primeiramente, sôbre o que o êle está representando. Interprete com êles cada uma das côres indicadas na legenda e sua correspondência no mapa. Identifique, por exemplo, algumas regiões que apresentam disponibilidade de água em abundância, regiões em que ela é insuficiente etcétera Essa interpretação dirigida ajudará os alunos na realização das atividades propostas.
  • Utilize as atividades da página para explorar com os alunos a prática argumentativa, uma vez que êles deverão assumir uma posição e defender o próprio ponto de vista com base em argumentos construídos por meio dos estudos. êsse tipo de atividade desenvolve neles as capacidades de ouvir de maneira respeitosa, lidar com opiniões diferentes e dar respostas consistentes.
  • A atividade 4 permite aos alunos debater sôbre suas ações no dia a dia, bem como fazer projeções de melhoras no futuro próximo.

Algo a mais

  • O Instituto acatú tem como principal lema o consumo consciente para um futuro sustentável. No site dessa instituição, é possível encontrar informações sôbre diversos temas ambientais.
  • Instituto acatú. Disponível em: https://oeds.link/z3u1in. Acesso em: 7 maio 2022.

Respostas

1. Possível resposta: Há maior disponibilidade de água nos países da América do Sul, América do Norte, em alguns países africanos, norte da Ásia e na Oceania. Há menor disponibilidade nas regiões do norte e do centro da África e no sul da Ásia.

2. O intenso aumento da população e do consumo tem levado à expansão das atividades industriais, que, consequentemente, ampliam a utilização da água para a realização dessas atividades, reduzindo as reservas de água potável.

3. Resposta pessoal. Destaque a importância do engajamento e da conscientização de todos para evitar o desperdício. Explique a êles que êsse deve ser um compromisso de todos, e não apenas de quem já sofre os impactos da escassez da água.

4. Resposta pessoal. Verifique se os alunos compreenderam a importância do engajamento, que influencia ações do dia a dia e também hábitos de consumo, para evitar o desperdício de água.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. O que são oceanos? Quais são os oceanos da Terra?
  2. O que são mares? Como podem ser caracterizados?
  3. Qual é a explicação para a salinidade das águas oceânicas?
  4. Quais são os principais recursos extraídos das águas oceânicas?

Aprofundando os conhecimentos

5. A salinidade do Mar Morto, de aproximadamente 270 gramas de cloreto de sódio em cada 1 litro de água, é explicada por outros fatores, além dos que são comuns aos demais oceanos e mares da Terra. Com mais dois colegas, pesquise em livros, revistas ou na internet quais são fatores e anote-os no caderno.

Fotografia. Pessoas em pé e sentadas no mar com coloração azulada.
Turistas banhando-se no mar Morto, em Israel, em 2021.
Respostas e comentários

1. Resposta: São grandes porções de água salgada que circundam os continentes. Os oceanos são: glacial Ártico, Atlântico, Pacífico, glacial Antártico e Índico.

2. Resposta: Mares são porções dos oceanos localizadas próximo aos continentes. São caracterizados como: aberto, fechado e de interior.

3. Resposta: As águas oceânicas são salgadas em razão da dissolução de rochas do fundo dos oceanos e dos sedimentos trazidos pêlas águas dos rios que deságuam nos oceanos.

4. Resposta: Recursos animais, vegetais, minerais e energéticos.

5. Resposta: O elevado índice de evaporação e a escassez de chuva na região são fatores que intensificam a salinidade do Mar Morto.

  • Aproveite as páginas 134 e 135 para esclarecer as dúvidas dos alunos sôbre os conteúdos estudados. êsse é um momento propício para avaliar o processo de aprendizagem e a participação da turma.
  • Caso os alunos tenham dificuldade em realizar as atividades 1 a 4, apresente as questões a seguir.

a) Que nome damos às grandes porções de água salgada que circundam os continentes?

b) Como chamamos as porções dos oceanos localizadas próximo aos continentes?

c ) A dissolução de rochas do fundo dos oceanos e aos sedimentos trazidos pêlas águas dos rios atribuem quais características aos oceanos?

Respostas

a) Oceanos.

b) Mares.

c) A salinidade das águas oceânicas.

Para finalizar o trabalho, leve para a sala de aula o mapa físico da Ásia e peça aos alunos que encontrem o Mar Morto. Em seguida, questione-os acêrca da atividade 5, orientando-os a relatar o resultado da pesquisa que fizeram.


Peça ao professor de Língua Portuguesa que selecione previamente alguns textos literários que abordem rios ou águas oceânicas para que os alunos interpretem. Explique à turma que muitos autores já se dedicaram a escrever sôbre as águas existentes em nosso planeta, sob diversos enfoques. Essa atividade contempla aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7, pois interpreta diferentes gêneros textuais e também favorece o desenvolvimento da Competência geral 3 da Bê êne cê cê ao valorizar a produção artístico-cultural.

6. Leia e analise as manchetes a seguir. Depois, responda às questões a seguir.

Poluição no oceano: baleia é encontrada morta com 40 quilogramas de plástico no estômago

Disponível em: https://oeds.link/Axl7WN. Acesso em: 9 março 2022.

Plástico corresponde a 48,5% dos itens encontrados no mar do Brasil

Disponível em: https://oeds.link/DitfTe. Acesso em: 9 março 2022.

  1. Qual o assunto principal abordado pêlas manchetes de jornal?
  2. Por que os animais marinhos estão comendo plástico?
  3. Qual a provável origem dos materiais ingeridos pelos animais nos oceanos?
  4. Converse com os colegas da sala de aula sôbre a relação entre o seu dia a dia e a poluição dos rios e mares.
  1. Reúnam-se em grupo e elaborem uma campanha pêla responsabilidade que todos temos de combater o desperdício de água. Essa tarefa pode começar com simples atitudes, como economizar água na escola e em casa. Para isso, vocês podem realizar as seguintes ações:
  • confeccionem cartazes sôbre as consequências do desperdício e colem em diferentes partes da escola;
  • com os professores de Língua Portuguesa e Arte, produzam pequenos panfletos com dicas sôbre como economizar água na escola e em casa;
  • promovam um concurso de frases sôbre a importância de combater o desperdício de água;
  • montem um mural com notícias recentes relativas aos problemas ocasionados pêla falta de água em diferentes lugares do mundo.
Respostas e comentários

6. a) Resposta: A poluição das águas oceânicas por plásticos.

6. b) Resposta: Verifique se os alunos percebem que êsse impacto na vida dos animais marinhos, como a baleia, é consequência da poluição dos oceanos.

6. c) Resposta: O lixo descartado irregularmente nas áreas litorâneas pelos banhistas que chega ao mar e também o descarte de resíduos por embarcações marinhas.

6. d) Resposta: Verifique se os alunos reconhecem que parte do que consomem diariamente, se não tiver o destino adequado, pode alcançar os rios e consequentemente os lagos e mares.

7. Professor, professora: Estabeleçam um prazo para o encerramento da campanha e a divulgação dos resultados, como a economia na conta de água da escola e da casa de alguns dos alunos.

  • As atividades 6 e 7 exploram as Competências específicas de Geografia 6 e 7 e a Competência geral 7, uma vez que propiciam aos alunos o desenvolvimento de uma consciência socioambiental ao debaterem sôbre o assunto das atividades com base em informações estudadas.
  • Antes da realização da atividade 7, promova uma conversa com os alunos perguntando-lhes se pensam que os problemas ambientais são algo distante ou se veem a responsabilidade pêla conservação do planeta como se fosse de outras pessoas, não a elas.
  • Em seguida, enfatize que os problemas ambientais nos afetam diretamente e que a responsabilidade pêla conservação ambiental é de todos nós. Ser responsável é responder pelos próprios atos e suas consequências diante de qualquer problema, inclusive os do desperdício e da poluição das águas.
  • Uma das atitudes que envolvem nossa responsabilidade é cuidar para que o lixo que geramos tenha o destino adequado: por exemplo, jogar papel no chão da escola, atirar lixo pêla janela dos carros, deixar copos e garrafas plásticas na areia da praia, jogar papel de bala nas ruas, jogar sacos de lixo em terrenos baldios são ações que não devem acontecer.
  • Todas essas e muitas outras são atitudes irresponsáveis em relação às águas do planeta, pois, como sabemos, boa parte dêsses resíduos é transportada até o rio mais próximo pêlas enxurradas.
  • A atividade 7 explora o pensamento computacional, uma vez que propõe aos alunos se dividir e organizar as tarefas entre si, bem como seguir um roteiro de ações previamente estruturado.

Sugestão de avaliação

Realize um debate na sala de aula com a questão a seguir.

1. Você se considera uma pessoa responsável pêla preservação da água do planeta? Por quê? Compare sua opinião com a de seus colegas.

Resposta

1. Resposta pessoal. Oriente os alunos a expor sua opinião e a respeitar a opinião dos outros, mesmo que seja contrária à deles. Leve-os a refletir sôbre a importância de adotar atitudes favoráveis aos cuidados com a água do planeta e sôbre a contribuição delas para a preservação da natureza e para o benefício das gerações futuras.

Glossário

Manguezal
:tipo de vegetação caracterizada por plantas e arbustos que apresentam raízes aéreas; desenvolve-se em porções litorâneas onde há o encontro entre a água doce de algum rio e a salgada do mar, criando um ambiente rico em nutrientes.
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Racionalizar
: neste caso, utilizar a água de maneira planejada, prática e eficaz, a fim de obter o máximo de rendimento com o mínimo de gasto, ou seja, evitando desperdício.
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