O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Observe as fotos a seguir, identifique e escreva a fórma de relêvo retratada em cada imagem.

A.

Fotografia A. Formação rochosa com o topo plano coberto por vegetação rasteira. Em frente a ele há um vale profundo coberto por vegetação densa.
Paisagem do município de Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, em 2019.

B.

Fotografia B. Vista de cima. O curso de um rio sinuoso com as margens repletas de vegetação. À esquerda, entre a floresta há um lago.
Paisagem do município de Carauari, Amazonas, em 2021.

2. Observe a seguir o segmento AB sôbre o mapa altimétrico do estado do Paraná. Depois, responda às questões.

Mapa altimétrico do Paraná

Mapa altimétrico do Paraná. As cores variam de acordo com as faixas de altitudes, que vão das mais claras nas faixas menos elevadas, às mais escuras e intensas para as altitudes de relevo maiores. Altitude em metros: 0 a 200 metros: compreende a região costeira. 201 a 500 metros: na porção oeste e noroeste. 501 a 800 metros: ocupando áreas de todas as regiões do estado. 801 a 1200 metros: em regiões no centro-sul, com a Serra do Mar e Serra Geral. Acima de 1200 metros. Picos: Paraná (1922 metros), localizado na Serra do Mar e Capão Doce (1340 metros), localizado na Serra Geral. Há a indicação de rios perenes em todo o território, como o rio Paranapanema, na região norte e noroeste, rio Ivaí, na região central e noroeste, e rio Iguaçu, na região centro-sul. Há um segmento indicado pela letra A no noroeste do estado até a letra B na Serra Geral no centro-sul. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, com destaque para a região descrita. À esquerda, a rosa dos ventos e no canto inferior direito, a escala: 110 quilômetros por centímetro.

Fontes: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 175.

  1. Escreva os nomes dos rios e fórmas de relêvo que aparecem no mapa e que são atravessados pêlo segmento AB.
  2. De acôrdo com o mapa, na extensão do segmento AB, no sentido noroeste-sudeste, as altitudes aumentam ou diminuem? Como foi possível obter essa informação?
  1. Com relação ao mapa da atividade anterior, responda às questões.
    1. Quais são as faixas de altitude presentes no estado do Paraná?
    2. Qual é a altitude do pico mais alto do estado? Onde êle se localiza?
Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. a) Resposta: Rio Paranapanema, rio Ivaí, Serra Geral e rio Iguaçu.

2. b) Resposta: As altitudes aumentam, pois as côres mais intensas indicam faixas de altitudes mais elevadas, ou seja, em direção ao sudeste do estado do Paraná, as altitudes de relêvo são maiores.

3. a) Resposta: São 0 a 200 metros; 201 a 500 metros; 501 a 800 metros e 801 a .1200 metros.

3. b) Resposta: .1922 metros. Localiza-se na Serra do Mar.

Objetivos das atividades

1. Identificar diferentes fórmas de relêvo.

2 e 3. Interpretar mapas temáticos, como o altimétrico.

Como proceder nas atividades

1. Como alternativa de atividade prática a ser realizada em etapas, solicite aos alunos que providenciem argila e uma placa de isopor ou papelão grosso. Em seguida, proponha a elaboração de maquetes com diferentes fórmas de relêvo, de modo que uns fiquem responsáveis por criar paisagens com planaltos e outros, de ambientes com depressões, planícies e montanhas. Quando as maquetes estiverem sêcas, peça-lhes que as pintem com tinta guache, utilizando côres semelhantes às que foram observadas nas fotos exibidas anteriormente.

2. Caso os alunos tenham dúvidas, utilize um mapa maior, com informações da altimetria do relêvo brasileiro. Por meio do mapa, incentive-os a identificar outros rios e serras nas demais regiões do país. Caso êles tenham dificuldades, esboce na lousa um perfil de relêvo do segmento AB e utilize giz colorido para destacar os níveis altimétricos, usando côres mais fortes para as altitudes elevadas.

3. Se os alunos apresentarem dificuldades na letra a, sugira que observem a legenda do mapa. Providencie cópias de um mapa do relêvo paranaense ou de outra localidade (estado, cidade etcétera) e solicite a êles que criem uma legenda para o mapa e o pintem com as côres correspondentes. Se êles tiverem dúvidas na letra b, chame a atenção para a legenda e incentive-os a procurar o significado dos símbolos que constam no mapa. Se considerar pertinente, pesquise imagens do Pico Paraná, na Serra do Mar do estado do Paraná, e mostre-as à turma.

Resposta

1. A - planalto; B - planície. Se os alunos não identificarem os respectivos relevos, apresente outros exemplos por meio de novas fotos.

4. Observe a imagem a seguir e escreva um pequeno texto explicando o ciclo da água, conforme indicado na sequência de setas e de números da imagem. Utilize em seu texto as palavras evaporação, condensação, precipitação, infiltração e escoamento.

Esquema. À esquerda, o mar, em frente, uma faixa de areia seguido por uma pequena cidade. Atrás dela, a encosta de um morro coberto por vegetação e com o curso de um rio que deságua no mar. À direita, uma montanha. Por toda a cena há setas e números. O número 1 indica setas acima do mar, da cidade e da vegetação que se direcionam as nuvens acima. O número 2 aponta nuvens sobre o mar com setas que se direcionam às nuvens sobre a cidade, a vegetação e as montanhas. O número 3, de onde parte uma seta para baixo sobre a nascente do rio. O número 4, indica setas do subsolo partem em direção ao mar. Por fim, o número 5, aponta setas do rio desaguando no mar.

Fonte de pesquisa: prés, frênqui êti áli Para entender a Terra. Tradução: Rualdo Menegat êti áli quarta edição Pôrto Alegre: búkman, 2006. página 315.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

  1. Imagine que um colega faz a seguinte afirmação: “De toda a água existente no planeta, apenas 2,5% são de água doce. dêsse total, aproximadamente 70% estão localizadas em lagos e rios.”. Você concorda com essa afirmação? O que você diria ao seu colega?
  2. O Brasil tem 12 regiões hidrográficas. Qual delas é a maior em extensão territorial?
  3. Reescreva as frases a seguir completando-as corretamente com as palavras do quadro.

margem   foz   afluente

  1. Rio é aquele que deságua em outro rio principal.
  2. A parte em que o rio deságua em outro ou no mar é chamada de .
  3. é a área localizada imediatamente ao lado do leito do rio. é a área localizada imediatamente ao lado do leito do rio.
  1. Em sua opinião, por que os mares e oceanos são importantes para o planeta?
  2. Explique os fatores que ocasionam as diferenças de temperatura entre as águas superficiais dos oceanos.
Respostas e comentários

4. Resposta pessoal.

5. Resposta: Espera-se que os alunos digam que não concordam, pois cêrca de 70% das águas doces estão localizadas nas calotas polares.

6. Resposta: Região Amazônica.

7. a) Resposta: Afluente.

7. b) Resposta: Foz.

7. c) Resposta: Margem.

8. Resposta: Porque suas águas são utilizadas para a sobrevivência dos seres humanos e de outros seres vivos, além de serem importantes para as atividades econômicas.

9. Resposta: A diferença ocorre pêlo fato de áreas próximas à linha do Equador receberem radiação solar com mais intensidade do que as áreas mais afastadas, ou seja, que estão perto das áreas polares.

Objetivos das atividades

4. Reconhecer as etapas do ciclo da água.

5. Identificar onde estão concentradas as maiores reservas de água doce do planeta.

6. Reconhecer que a Região Amazônica é a maior região hidrográfica em extensão territorial do Brasil.

7. Identificar as principais partes de um rio.

8. Perceber a importância dos mares e dos oceanos para a vida de diversos seres vivos, entre êles, o ser humano.

9. Compreender a relação entre a latitude e a temperatura das águas superficiais do planeta.

Como proceder nas atividades

4. Caso os alunos tenham dificuldades, mostre-lhes o vídeo sôbre o ciclo da água, que está no site da ãna. Disponível em: https://oeds.link/XTEnqg. Acesso em: 18 maio 2022.

5. Caso os alunos tenham dúvidas, pesquise previamente imagens dêsses cenários e mostre-as a êles. Se na escola tiver êsse recurso, utilize algum site ou aplicativo de visualização de mapas e imagens de satélite para demonstrar a distribuição das águas continentais pêlo globo, destacando exemplos como o rio Amazonas, no Brasil, a região dos Grandes Lagos, na América do Norte, as geleiras etcétera

6. Caso os alunos tenham dificuldade, acesse com êles a página da ãna sôbre as regiões hidrográficas do Brasil, disponível em: https://oeds.link/l7EZOq. Acesso em: 18 maio 2022.

7. Se os alunos apresentarem dificuldades, distribua cartolinas para que, em duplas, façam um desenho das partes de um rio. Escreva as partes dele na lousa e solicite que as representem no desenho. êles podem pesquisar na página 116 do livro.

8. Caso os alunos tenham dúvidas, mostre fotos que retratem usos econômicos das águas oceânicas e também diferentes fórmas de vidas existentes nelas.

9. Se os alunos apresentarem dúvidas, utilize um globo terrestre e uma lanterna para iluminá-lo e demonstrar que nas regiões polares (alta latitude) a incidência de calor é menor, por isso, as águas superficiais são mais frias, bem como perto da linha do Equador (baixa latitude) é maior e, portanto, mais quente.