UNIDADE 4 O clima e as formações vegetais

Fotografia. Área com terreno arenoso com cactos e arbustos baixos. Ao fundo, céu com nuvens escuras.
Paisagem de uma área de deserto no Arizona, nos Estados Unidos, em 2017.
Respostas e comentários

Ao iniciar a unidade 4, incentive os alunos a observar a foto da página de abertura, questionando-os sôbre quais elementos apresentam contrastes. Verifique se êles percebem que as chuvas são fenômenos extremamente raros no deserto. Comente que, em outras regiões da Terra, elas são muito comuns. Diga que essas e outras características do clima serão estudadas ao longo da unidade.

Comente com os alunos a capacidade dos seres humanos de se adaptar aos mais variados tipos de clima, até mesmo os mais hostis, como o clima desértico ou das áreas polares. Explique a êles que, para sobreviver, os seres humanos desenvolveram instrumentos e técnicas de trabalho, para extrair da natureza os recursos necessários à sua vida, utilizados na produção de alimentos, na fabricação de roupas, na construção de moradias etcétera

Complemente o estudo da página de abertura explicando aos alunos que os elementos naturais estabelecem entre si uma inter-relação. Os regimes fluviais e pluviais, as formações vegetais, as fórmas de relêvo e as características climáticas se interligam de tal maneira que qualquer mudança em algum dêsses elementos pode modificar todos os outros.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho com os assuntos da unidade, proponha aos alunos a estratégia Storytelling. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual.

Utilize um trecho do livro Menino de engenho, apresentado na seção Um texto a mais, na página seguinte. Leve os alunos até o pátio da escola e forme um círculo, com todos sentados no chão. Enquanto você conta a história, valorize a entonação e faça gestos, de modo a prender a atenção da turma. Após contá-la, faça a êles algumas perguntas, por exemplo: “Como é o clima do lugar retratado na história?”; “O rio descrito é temporário ou perene?”; “Qual é a importância dos poços para a população dêsse lugar?”; “Quais atividades êles praticam no rio?”; “As cheias são comparadas com a vida, vocês concordam com essa afirmação?”. Dê a eles um tempo para que caracterizem o lugar contado na história e debatam sôbre êle.

Ao analisar uma paisagem, podemos perceber as relações que existem entre os elementos da natureza. Na paisagem mostrada na página anterior, por exemplo, é possível verificar que a chuva retratada é um momento raro e por isso tão belo, pois a vegetação escassa indica que o clima local é sêco. Trata-se de um deserto nos Estados Unidos.

Iniciando a conversa

  1. Quais elementos naturais estão representados na foto da página anterior?
  2. Converse com seus colegas sôbre como o clima influencia o desenvolvimento das formações vegetais.
  3. O ser humano tem transformado cada vez mais as formações vegetais existentes na superfície do planeta. Conte para seus colegas o que você sabe sôbre êsse assunto.

Agora vamos estudar...

  • a diferença entre tempo e clima;
  • os tipos de climas presentes na superfície terrestre;
  • o que são climogramas;
  • a relação entre o clima e a sociedade;
  • a interdependência entre as formações vegetais e os tipos de clima;
  • as diferentes formações vegetais e sua transformação pêlo ser humano.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas: nas orientações ao professor 

Um texto a mais

Leia o texto a seguir, no qual o autor retrata a inter-relação entre o clima e o regime fluvial do rio Paraíba, que percorre o estado que leva o mesmo nome, no Nordeste brasileiro.

reticências O rio no verão ficava sêco de se atravessar a pé enxuto. Apenas, aqui e ali, pêlo seu leito, formavam-se grandes poços, que venciam a estiagem. Nestes pequenos açudes se pescava, lavavam-se os cavalos, tomava-se banho. Nas vazantes plantavam batata-doce e cavavam pequenas cacimbas para o abastecimento de gente que vinha das caatingas, andando léguas, de pote na cabeça. O seu leito de areia branca cobria-se de salsas e junco verde-escuro, enquanto pêlas margens os marizeiros davam uma sombra camarada nos meios-dias. Nas grandes sêcas o povo pobre vivia da água salobra e das vazantes do Paraíba. O gado vinha entreter a sua fome no capim ralo que crescia por ali. Com a notícia dos relâmpagos nas cabeceiras, entraram a arrancar as batatas e os jerimuns das vazantes.

O povo gostava de ver o rio cheio, correndo água de barreira a barreira. Porque era uma alegria por toda parte quando se falava de cheia que descia. E anunciavam a chegada como se se tratasse de visita de gente viva: — a cheia já passou na Guarita, vem em Itabaiana... reticências

rêgo, José Lins do. Menino de engenho. vigésima quinta edição Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978. página 24.

Respostas

1. A vegetação, o relêvo, o solo e a chuva.

2. Verifique se os alunos reconhecem que a temperatura e a precipitação de cada tipo de clima favorecem o desenvolvimento de alguns tipos de vegetação.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que grande parte das formações vegetais naturais existentes na superfície terrestre já foi alterada pêlas atividades humanas.

CAPÍTULO 11 Tempo atmosférico e clima

Você sabia que tempo atmosférico e clima são diferentes? Por exemplo, olhe por uma janela e veja como está o tempo hoje. Está chovendo? Faz Sol? Está frio ou calor? A sua resposta já explica o que é o tempo atmosférico, ou seja, é o estado momentâneo das condições atmosféricas em determinado local.

Já o clima é definido pêlo registro e estudo do conjunto das condições do tempo atmosférico que ocorrem em determinado lugar durante certo período de tempo, no mínimo 30 anos. Para avaliarmos as condições do tempo são medidos os totais de pluviosidade (quantidade de chuva, granizo ou neve que precipita), temperatura (mais altas ou mais baixas, proporcionando, respectivamente, mais calor ou mais frio), velocidade e constância dos ventos, pressão atmosféricaglossário glossário e umidade do ar (quantidade de água em fórma de vapor presente no ar).

Fotografia. Uma mulher em pé sobre uma estrutura observando um equipamento que está protegido por armários. No chão ao redor dela há neve e ao fundo, árvores secas.
Pesquisadora observando as condições do tempo atmosférico em Moscou, na Rússia, em 2020.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Diferenciar tempo atmosférico e clima.
  • Caracterizar as camadas da atmosfera terrestre.
  • Identificar as zonas térmicas da Terra.
  • Compreender a formação dos ventos pêlas áreas de alta e de baixa pressão atmosférica.
  • Verificar como ocorrem os ventos locais e os que fazem parte da circulação geral da atmosfera.
  • Identificar as principais características e a localização geográfica dos diferentes tipos de clima do planeta.
  • Identificar e ler climogramas.
  • Compreender e exercitar o cálculo da temperatura média.

Justificativas

No decorrer dêste capítulo, será possível aos alunos diferenciar clima e tempo, bem como reconhecer características do clima em diferentes regiões do globo, o que favorece o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero três e ê éfe zero seis gê ê zero cinco.

Os conteúdos abordados são relevantes, já que iniciam o desenvolvimento das noções de climatologia e permitem aos alunos analisar as características do tempo no seu dia a dia.

É importante que êles consigam, por meio do conteúdo de zonas térmicas, identificar os tipos climáticos do mundo, bem como estabelecer relação com os climas do Brasil.

Outro aspecto pertinente é o aprendizado da leitura de climogramas, conhecimento relevante quando se busca conhecer características climáticas de determinado local.


O estudo do tempo atmosférico e do clima contempla a Competência específica de Ciências Humanas 5, pois promove a análise e o entendimento de fenômenos ocorridos no mesmo espaço em diferentes períodos.

Sugestão de avaliação

Para iniciar o estudo sôbre Tempo atmosférico e clima, leve os alunos ao pátio da escola para observar o céu e perceber sensações de vento e temperatura do ambiente, a fim de verificar as condições momentâneas do tempo atmosférico. Então, questione-os sôbre a presença de nuvens no céu, se está nublado ou não, se tem probabilidade de chuva e se está frio ou calor. Aproveite a oportunidade para avaliar a participação de todos. Após as explicações sôbre tempo e clima, ao final da aula, peça aos alunos que escrevam um pequeno texto sôbre as condições atmosféricas observadas, diferenciando tempo atmosférico de clima.

Resposta

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos apresentem no texto informações que caracterizem as condições do tempo atmosférico observadas no pátio da escola, além disso, que diferenciem tempo atmosférico de clima.

Atmosfera terrestre

A interação dos elementos atmosféricos, que são a temperatura, a pressão e a umidade, caracteriza as condições do tempo e do clima em nosso planeta.

A atmosfera terrestre é formada por um conjunto de gases que envolvem o planeta. gases são importantes para a vida na Terra, pois absorvem a radiação solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor e proporcionando uma temperatura favorável para o desenvolvimento da fauna e da flora.

A atmosfera tem camadas, que apresentam variações de temperatura e composição. Observe cada uma delas na imagem a seguir, fazendo a leitura de baixo para cima.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Camadas da atmosfera

Esquema mostrando cinco camadas da atmosfera, na camada 4, há um balão no céu, na camada 5, mais próxima de superfície, há montanhas com o curso de um rio e nuvens.
Fonte de pesquisa: béri, Rogê Atmosfera, tempo e clima. Tradução: Ronaldo Catalgo Costa. nona edição Pôrto Alegre: búkman, 2013. página 3236.

1.

Exosfera – acima da termosfera e sem limite definido. Na exosfera, o ar torna-se tão rarefeito que vai desaparecendo ao atingir o espaço sideral.

2.

Termosfera do final da mesosfera até aproximadamente 500 quilômetros. Nessa camada percorrem as ondas de radiotelefonia. A temperatura aumenta conforme se eleva a altitude.

3.

Mesosfera – do final da estratosfera até aproximadamente 90 quilômetros. A temperatura nessa camada diminui conforme aumenta a altitude, atingindo cêrca de –133 °C aos 90 quilômetros.

4.

Estratosfera – do final da troposfera até aproximadamente 50 quilômetros. Nela encontra-se grande parte do ozônio (O3) presente na atmosfera, gás que absorve parte dos raios ultravioleta do Sol; por êsse motivo, a temperatura nessa camada se eleva conforme aumenta a altitude.

5.

Troposfera entre 0 e aproximadamente 16 quilômetros. Camada inferior da atmosfera onde se encontra cêrca de 75% da massa de gases da atmosfera, do vapor de água e da poluição do ar. É nela que vivemos e onde acontece a maior parte dos fenômenos que caracterizam o tempo atmosférico, como nuvens, chuvas e ventos. Sua temperatura diminui conforme aumenta a altitude, em média 6,5 ​°C​ a cada quilômetro.

Respostas e comentários
  • Ao trabalhar o tema Atmosfera terrestre, convide o professor do componente curricular de Ciências para desenvolver uma atividade em conjunto. Tratem da importância da radiação solar para a produção de substâncias no corpo humano, como a vitamina D, e da função dos gases que envolvem as camadas da atmosfera terrestre para absorver parte dessa radiação.
  • Faça uma breve introdução a respeito do efeito estufa. Comente com os alunos que êsse é um processo natural responsável pêla manutenção da vida na Terra e só é possível graças à atmosfera. Explique-lhes que é por conta dessa camada de gases que a Terra apresenta a temperatura adequada para a vida das plantas e dos animais.
  • Sugira aos alunos que pesquisem sôbre êsse assunto para elaborar um grande cartaz a ser exposto para a comunidade escolar, em fórma de um mural.
  • Para isso determine que cada grupo deverá pesquisar uma camada da atmosfera e solicite que busquem as principais características de cada uma delas. Após isso, providencie uma folha grande de papel kraft, delimite o planeta Terra com um círculo e as camadas de ar com arcos, e oriente os grupos a preenchê-las com desenhos que representem fenômenos que ocorrem nelas. Por exemplo, a Mesosfera protege o planeta dos meteoros, na Termosfera orbitam os satélites etcétera

Algo a mais

  • Mostre à turma o vídeo O ar que respiramos, produzido pêlo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ínpi). êle é relevante para que os alunos possam compreender a importância dos oceanos para a produção de oxigênio e da floresta Amazônica para a manutenção do clima. Depois de assistirem ao vídeo, faça aos alunos alguns questionamentos: “Qual é a importância dos oceanos?”; “Por que a floresta Amazônica não é o pulmão do mundo?”; “Qual é, então, a importância dessa floresta?”; “Por que é importante preservar o meio ambiente?”. Com base nas respostas dos alunos a questionamentos, você poderá verificar se êles entenderam o conteúdo do vídeo.
  • ínpi. Vídeos educacionais. Disponível em: https://oeds.link/ucg6pP. Acesso em: 19 maio 2022.

Os ventos na atmosfera

É na troposfera que ocorre grande parte dos fenômenos que definem o tempo atmosférico, entre êles o vento.

O vento é o ar em movimento. A diferença entre pressão e temperatura interfere no deslocamento do ar de determinada localidade. O esquema a seguir mostra como o vento se desloca em escala local.

De modo geral, os ventos se deslocam das áreas de alta pressão para as de baixa pressão, ou seja, das chamadas áreas dispersoras de ventos em direção às receptoras de ventos.

Deslocamento de ventos locais

Esquema. Bloco com plantações, um rio entre floresta e uma cidade com prédios e vias. No céu há uma seta para esquerda, indicada pela letra A, da esquerda parte uma seta para baixo, acima das casas, seta para direita, indicada com letra B, e na direita seta para cima. Embaixo, A: alta pressão. B: baixa pressão.

Fonte de pesquisa: TEMPO & clima. Rio de Janeiro: Abril Livros, 1995. página 141. (Ciência & Natureza).

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Os ventos também se deslocam em escala global. As três grandes correntes de vento na atmosfera terrestre formam o que chamamos de circulação geral da atmosfera. Veja quais são elas na imagem da página a seguir.

Respostas e comentários

Um texto a mais

O texto a seguir aborda a dinâmica dos ventos alísios na atmosfera e do efeito .

reticências

As zonas de altas pressões subtropicais que se formam nas proximidades das latitudes de 30º norte e Sul do Equador correspondem ao ramo subsidente da célula de Radley. Em altitude, êsse ramo corresponde a uma zona de convergência na qual se situa a corrente de jatos subtropical. Em superfície, a direção dos ventos que daí se originam é de Léste para oeste, sendo estes os ventos alíseos que se dirigem dos Trópicos para o Equador, nos dois hemisférios. São secos quando se formam sôbre os continentes, mas adquirem considerável umidade atmosférica ao se deslocarem sôbre os oceanos tropicais. Quando se encontram na zona de baixas pressões equatoriais, dão origem à formação ; ela recebe também o nome de Zona de Calma Equatorial ou quando o encontro entre os alíseos de Nordeste e de Sudeste se dá entre os 10º norte e Sul de latitude [...]. Quando o encontro se dá em latitudes superiores a 10º, o alíseo que ultrapassa a linha do Equador sofre ação da fôrça de e tem sua trajetória desviada, dirigindo-se para oeste. Essa é a origem do “vento de oeste intertropical” do hemisfério Norte, mais conhecido por monção.

reticências

MENDONÇA, Francisco; -OLIVEIRA, Inês Moreira. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. página 89.

O estudo sôbre a circulação geral da atmosfera explora a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero três ao relacionar os movimentos do planeta a êsse aspecto. Se necessário, retome as explicações sôbre os movimentos da Terra com as informações apresentadas no capítulo 7, nas páginas 90 a 93.

Correntes de ventos globais

Esquema. Globo terrestre com correntes de ventos polares no norte e no sul; correntes de ventos do oeste acima e abaixo e correntes de ventos alísios na região central. Acima setas indicam a rotação do país em sentido anti-horário. Abaixo estão as seguintes informações textuais: Correntes de ventos polares: partem dos polos em direção aos trópicos. Correntes de ventos de oeste: partem dos trópicos em direção aos polos. Correntes de ventos alísios: partem dos trópicos em direção à linha do Equador.
Fonte de pesquisa: TEMPO & clima. Rio de Janeiro: Abril Livros, 1995. página 35. (Ciência & Natureza).

Em razão do movimento de rotação da Terra no hemisfério Norte, os ventos da circulação geral da atmosfera movem-se no sentido nordeste-sudoeste e no hemisfério Sul movem-se no sentido sudeste-noroeste. êsse fenômeno é denominado efeito de ou fôrça de .

Climas do mundo

O clima interage com diferentes elementos naturais. êle influencia, por exemplo, o desenvolvimento da vegetação, o regime dos rios, as fórmas do relêvo, entre outros elementos da natureza. Vamos conhecer na próxima página as características dos diferentes tipos de clima no mundo.

Respostas e comentários

Algo a mais

  • O podcast a seguir é um material a mais de estudo sôbre as correntes globais, uma vez que explica a interferência do movimento de rotação da Terra nessas correntes, bem como a influência dos fenômenos El Niño e La Niña na dinâmica do clima da Terra.
  • Unésp. . Podcast Unésp, 13 fevereiro 2020. Disponível em: https://oeds.link/pw231v. Acesso em: 10 maio 2022.

Tipos de clima no mundo (2019)

Mapa-múndi. Tipos de clima no mundo (2019). Clima equatorial: áreas no sul da América Central, norte da América do Sul, oeste da África, sudeste da Ásia, e ilhas. Clima tropical: norte da América Central, norte, centro-leste e nordeste da América do Sul; centro-sul da África, sudeste da Ásia, e norte da Austrália. Clima subtropical: sudeste da América do Norte, sul da América do Sul, extremo sul da África, sudeste da Ásia, e leste da Austrália. Clima desértico: área no sudoeste da América do Norte, costa oeste e área no sul da América do Sul, porção norte, pequena área no leste e no sul da África, sudeste, centro-sul e pequena área no sul da Ásia, centro-oeste da Austrália. Clima semiárido: áreas no oeste da América do Norte, extremo norte, área no nordeste e no sul da América do Sul, faixas na porção norte, áreas no leste e no sul da África, faixa na região central e áreas dispersas no sul e sudoeste da Ásia, faixa no norte, área no leste e faixa no sul da Austrália. Clima temperado: região central da América do Norte, áreas no interior da América Central, quase todo o norte da Europa, faixa no noroeste, leste da Ásia e interior de suas ilhas, pequenas áreas dispersas no leste e no sul da África; e sudeste da Austrália e toda a Nova Zelândia. Clima mediterrâneo: sul da Europa áreas no interior sudoeste da Ásia, extremo norte e sul da África e áreas no sul da Austrália. Clima polar: Norte da América do Norte, toda a Groenlândia, norte da Europa e da Ásia e toda a Antártica. Clima frio: norte da América do Norte, e da Ásia. Clima frio de montanha: áreas no noroeste da América do Norte, costa oeste da América do Sul, áreas dispersas na Europa, no nordeste, sudoeste, e grande porção no sul da Ásia. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, escala: 2060 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. quinta edição São Paulo: Moderna, 2019. página 20.

Clima equatorial

altas temperaturas e chuva durante a maior parte do ano.

Clima tropical

duas estações bem definidas, o verão com muita chuva e o inverno sêco.

Clima subtropical

altas temperaturas e chuva durante a maior parte do ano. No inverno e no outono, podem ocorrer temperaturas baixas.

Clima temperado

com as quatro estações bem definidas. Nas áreas do interior do continente, os verões são quentes e no inverno chega a nevar.

Clima mediterrâneo

altas temperaturas e pouca chuva no verão. O inverno é bastante chuvoso e as temperaturas são amenas.

Clima desértico

pouca ou nenhuma chuva durante o ano todo. Alguns climas desérticos são frios, como no deserto da Patagônia, e outros são quentes, como no deserto do Saara.

Clima semiárido

altas temperaturas e pouca chuva durante o ano.

Clima frio

temperaturas baixas na maior parte do ano, com verão curto e inverno com intensa precipitação de neve.

Clima polar

temperaturas muito baixas durante o ano todo, e a maior parte das precipitações ocorre em fórma de neve.

Clima frio de montanha

ocorre em áreas de elevada altitude, com predomínio de baixas temperaturas durante grande parte do ano.

Respostas e comentários

Ao tratar dos Climas do mundo, explique aos alunos a relação entre clima e vegetação. O mapa apresentado, além de representar vários climas, servirá de base para o entendimento de que a vegetação também será diversa tal qual o mapa climático. Se achar necessário, leve um mapa da vegetação, para fazer essa correlação brevemente.

Atividade a mais

  • Proponha aos alunos a realização de uma pesquisa para favorecer o entendimento sôbre as diferenças climáticas do planeta e o modo de vida das pessoas em relação ao clima. Para isso, apresente a êles as seguintes localidades para pesquisa: Alasca, Marrocos, Nova Zelândia. Solicite que, em grupo de três alunos, pesquisem sôbre o tipo de clima e o modo de vida das pessoas nesses países. Peça-lhes que anotem e depois produzam um cartaz com fotos ou desenhos representando o modo de vida (casas onde vivem, o que comem, como se vestem, como são os arredores de suas casas etcétera). Depois, oriente-os a apresentar os trabalhos aos demais colegas para um debate sôbre os dados coletados.
  • Garanta que todos respeitem as opiniões dos colegas, sabendo ouvir, conversar e aceitar as diferenças.

Os conteúdos trabalhados contemplam as habilidades ê éfe zero seis gê ê zero três, ê éfe zero seis gê ê zero cinco e ê éfe zero seis gê ê um um, pois permitem que os alunos possam relacionar os padrões climáticos com os diferentes tipos de vegetação, fórmas do relêvo, tipos de solo, redes hidrográficas etcétera

Os climogramas

Cada tipo de clima apresenta características próprias de temperatura e precipitação no decorrer do ano. Alguns são mais quentes, outros são mais chuvosos, uns têm períodos mais frios, outros apresentam épocas mais sêcas. As características de temperatura e pluviosidade (chuvas) de um tipo de clima podem ser registradas em um gráfico chamado climograma. Nesse tipo de gráfico, são representadas a quantidade de chuvas e a temperatura que são verificadas em determinado local no decorrer do ano.

Por meio do climograma, podemos identificar quais são os meses do ano em que as temperaturas permanecem mais baixas ou mais altas e também os meses em que há maior ou menor ocorrência de chuvas. Veja o exemplo a seguir.

Climograma – Goiânia, Goiás

Gráfico. Climograma – Goiânia, Goiás. Gráfico numerado de 1 a 4. O gráfico mostra a precipitação (em milímetros), indicada com o número 1, representada em barras com número 3 e a temperatura (em graus Celsius), indicada com o número 2, em linha ao longo do ano com o número 4. Os valores são aproximados. Janeiro. Precipitação: 225 milímetros; Temperatura: 24 graus Celsius. Fevereiro. Precipitação: 175; Temperatura: 24. Março. Precipitação: 190; Temperatura: 24. Abril. Precipitação: 75; Temperatura: 23. Maio. Precipitação: 20; Temperatura: 22. Junho. Precipitação: 10; Temperatura: 22. Julho. Precipitação: 10; Temperatura: 22. Agosto. Precipitação: 20; Temperatura: 23. Setembro. Precipitação: 40; Temperatura: 25. Outubro. Precipitação: 175; Temperatura: 26. Novembro. Precipitação: 200; Temperatura: 25. Dezembro. Precipitação: 240; Temperatura: 24.

Fonte de pesquisa: CLIMATEMPO. Disponível em: https://oeds.link/oYEABe. Acesso em: 10 março 2022.

1.

Eixo da precipitação: indica a quantidade de chuvas em milímetros (milímetros).

2.

Eixo da temperatura: indica a temperatura em graus Celsius (°C).

3.

Barras: as barras azuis mostram a quantidade média de chuvas que ocorre em cada mês.

4.

Linha: a linha vermelha mostra a temperatura média registrada em cada mês.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Quais são os meses mais chuvosos e os meses mais secos em Goiânia?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Quais são os meses em que as temperaturas se mantêm mais elevadas? E em quais meses elas permanecem mais baixas?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Os meses mais chuvosos são de novembro a abril. Os meses mais secos são de maio a agosto.

Questão 2. Resposta: A temperatura varia pouco, entre aproximadamente 20 graus Célsius e 25 graus Célsius. Nos meses de setembro e outubro, as temperaturas são mais elevadas, e entre os meses de junho e julho as temperaturas são mais baixas.

  • O estudo do climograma contempla a Competência específica de Ciências Humanas 7, pois promove a análise de fenômenos ocorridos em determinado local ao longo do tempo, por meio de diferentes linguagens gráficas.
  • Certifique-se de que os alunos entenderam a representação de cada elemento do climograma. Se achar necessário, leve para a sala de aula uma atividade extra com outros climogramas para análise.

Um texto a mais

Trabalhe com os alunos o tema sôbre as mudanças climáticas e as alterações na vida das pessoas. Para isso, leia o texto a seguir.

reticências as recentes mudanças do clima atribuídas ao aquecimento da Terra têm afetado os sistemas físicos e biológicos do planeta, assim como os sistemas naturais e humanos. As evidências distinguem impactos sôbre os recursos hídricos, a produção agrícola, a biodiversidade, zonas costeiras e sôbre a saúde das pessoas.

Por um lado, os Gases de Efeito Estufa (gê eh eh), responsáveis pêlo desequilíbrio do sistema climático, distinguem-se por serem acumulativos e irreversíveis, permanecendo dentro da atmosfera por séculos. A atmosfera faz com que exista interdependência ecológica entre as regiões do mundo (penúdi, 2007). Dessa fórma, os efeitos dos gê eh eh emitidos nos Estados Unidos podem ser sentidos nos países da África ou da América Latina, e vice-versa.

Apesar de o fenômeno da mudança climática não ser explicado meramente pêla renda, são os países pobres os que devem enfrentar os maiores riscos, embora não sejam responsáveis pêla maior parcela de emissão de gê eh eh. Estes países são mais vulne­ráveis por estarem localizados em regiões mais quentes e de maior exposição a eventos extremos, por dependerem mais da agricultura e dos ecossistemas e por sua restrita capacidade de ajustamento.

CORREA-MACANA, Esmeralda; COMIM, Flávio. Mudança climática e desenvolvimento humano: uma análise baseada na Abordagem das Capacitações de . Economía, Sociedad y Territorio, volume 13, número 43, setembro/dezembro 2013. Disponível em: https://oeds.link/0gGPoX. Acesso em: 10 maio 2022.

Observando o climograma percebemos que o município de Goiânia apresenta um clima marcado por duas estações bem definidas, uma mais quente e chuvosa, entre os meses de outubro e março (verão), e outra mais fria e sêca, entre os meses de abril e setembro (inverno).

Embora essas sejam as características climáticas predominantes em Goiânia, isso não significa que durante o verão não possa haver dias mais frios ou que durante o inverno não possam existir dias mais quentes.

Os climogramas mostram apenas uma média das temperaturas e das precipitações que são registradas em determinado lugar. Essas médias são obtidas por meio de medições diárias realizadas ao longo de vários anos seguidos.

A pluviosidade média de janeiro, por exemplo, foi calculada somando-se a quantidade de chuvas que caiu nesse mês nos últimos anos e, depois, foi dividida pêlo número de anos em que foram feitas as medições.

Veja, a seguir, como calcular a temperatura média diária de determinado lugar.

Para obter a temperatura média é preciso:

1.

medir a temperatura 4 vezes durante um dia, em intervalos regulares de 6 horas;

Hora da medição

Ilustração. Quatro relógios analógicos marcando respectivamente: 6 horas; 12 horas; 18 horas e 24 horas.

Temperatura registrada

Ilustração. Quatro termômetros que registram temperaturas que vão de 20 graus Celsius negativos a 50 graus Celsius positivos, marcando respectivamente: 12 graus Celsius; 23 graus Celsius; 17 graus Celsius e 14 graus Celsius.

2.

somar todas as temperaturas registradas;

12 + 23 + 17 + 14 = 66

3.

dividir o resultado pêlo número de medições realizadas;

66 : 4 = 16,5

4.

a temperatura média do dia foi 16,5 grauscélsius.

Respostas e comentários
  • Ao trabalhar Os climogramas, convide o professor do componente curricular de Matemática para desenvolver o estudo sôbre o cálculo de temperatura média. Se necessário, relembre os alunos de que a média de um conjunto de valores numéricos é calculada somando todos êles e dividindo o resultado pêla quantidade de elementos que foram somados.
  • Aproveite a oportunidade e converse com os alunos sôbre a hora de medição e a temperatura registrada e ressalte que, em relógios analógicos, 18 horas é o mesmo que 6 horas da tarde e 24 horas é o mesmo que 12 horas.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais são as camadas da atmosfera terrestre?
  2. Identifique a quais principais correntes de ventos cada frase se refere.
    1. Partem dos trópicos em direção aos polos.
    2. Partem dos trópicos em direção à linha do Equador.
    3. Partem dos polos em direção aos trópicos.
  3. De acôrdo com o que você estudou neste capítulo, explique a diferença entre clima e tempo atmosférico.

Aprofundando os conhecimentos

  1. Observe o mapa da página 144. Em seguida, escolha um dos climas e descreva suas características no caderno.
  2. Analise o climograma a seguir e responda às questões.

, Alasca (Estados Unidos da América)

Gráfico. Fairbanks, Alasca (Estados Unidos). O gráfico mostra a precipitação (em milímetros) e a temperatura (em graus Celsius) ao longo do ano. Os valores são aproximados. Janeiro. Precipitação: 20 milímetros; Temperatura: 20 graus Celsius positivos. Fevereiro. Precipitação: 20 milímetros; Temperatura: 15 graus Celsius negativos. Março. Precipitação: 10 milímetros; Temperatura: 10 graus Celsius negativos. Abril. Precipitação: 10 milímetros; Temperatura: 0 graus Celsius. Maio. Precipitação: 30 milímetros; Temperatura: 10 graus Celsius positivos. Junho. Precipitação: 50 milímetros; Temperatura: 15 graus Celsius positivos. Julho. Precipitação: 60 milímetros; Temperatura: 18 graus Celsius positivos. Agosto. Precipitação: 50 milímetros; Temperatura: 15 graus Celsius positivos. Setembro. Precipitação: 35 milímetros; Temperatura: 5 graus Celsius positivos. Outubro. Precipitação: 30 milímetros; Temperatura: 5 graus Celsius negativos. Novembro. Precipitação: 20 milímetros; Temperatura: 15 graus Celsius negativos. Dezembro. Precipitação: 20 milímetros; Temperatura: 20 graus Celsius negativos.

Fonte de pesquisa: . World weather information service. Disponível em: https://oeds.link/40raqO. Acesso em: 10 março 2022.

  1. Quais são os meses que registram maior volume de chuvas?
  2. Quais são os meses em que as temperaturas se mantêm mais elevadas? E em quais meses elas permanecem mais baixas?
  3. De acôrdo com as principais características climáticas dessa cidade, qual tipo de clima mostrado na página 144 podemos atribuir? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários

1. Resposta: Exosfera, termosfera, mesosfera, estratosfera e troposfera.

2. a) Resposta: Correntes de ventos de oeste.

2. b) Resposta: Correntes de ventos alísios.

2. c) Resposta: Correntes de ventos polares.

3. Resposta: O tempo atmosférico se refere ao estado momentâneo das condições atmosféricas. Já o clima se caracteriza pêlo conjunto das condições do tempo atmosférico que ocorrem em determinado lugar, observadas e registradas ao longo de um período, no mínimo, 30 anos.

4. Possíveis respostas: Os tipos climáticos são o clima equatorial, o clima tropical, o clima subtropical, o clima temperado, o clima mediterrâneo, o clima desértico, o clima semiárido, o clima frio, o clima polar e o clima frio de montanha. Verifique se os alunos mencionam as características corretas de um dêsses climas.

5. a) Resposta: Os meses de junho, julho, agosto e setembro.

5. b) Resposta: As temperaturas mantêm-se mais altas entre junho e agosto, mas não passam dos 20 graus Célsius. No período entre novembro e março, as temperaturas médias permanecem mais baixas.

5. c) Resposta: Clima polar, pois apresenta clima frio e sêco, registra baixo volume de chuvas durante o ano e temperaturas abaixo de zero na maior parte dos meses.

  • As questões 1 a 3 contribuem para explorar com os alunos aspectos da Competência geral 1 ao promover o uso de conhecimentos construídos sôbre o mundo físico para entender a realidade.
  • Na atividade 4, instrua os alunos a voltar ao mapa da página 133 e a observar novamente a localização de cada tipo climático no mundo. Pergunte-lhes qual êles vão escolher e o porquê. Em seguida, oriente-os a caracterizá-lo.
  • A atividade 5 contribui para explorar aspectos da Competência específica de Geografia 4, uma vez que permite aos alunos solucionar problemas por meio da leitura de diferentes gêneros textuais que contenham informações geográficas, no caso, o climograma. Por meio dessa leitura, êles serão capazes de observar a pluviosidade e a temperatura de determinado lugar e, consequentemente, compreender o clima presente no lugar.

Sugestão de avaliação

Para avaliar o aprendizado dos alunos, proponha que realizem uma pesquisa sôbre tornados e furacões, procurando compreender as diferenças entre êles, os locais de maior ocorrência e as consequências dêsses fenômenos. Diante dos resultados apresentados pelos alunos individualmente, verifique o aprendizado deles sôbre os ventos e a dinâmica da circulação geral atmosférica.

O glossário do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (cêpêtéc) exibe uma diferenciação pertinente dos dois fenômenos. Disponível em: https://oeds.link/Jg7AV0. Acesso em: 11 maio 2022.

Glossário

Pressão atmosférica
: fôrça exercida pelos gases atmosféricos sôbre a superfície terrestre. A pressão atmosférica varia de acôrdo com a altitude. Quanto maior é a altitude, menor é a pressão atmosférica, e vice-versa.
Voltar para o texto